
Todos os anos, mais ou menos por meados de novembro, acontece-me este fenómeno, que, acredito, será partilhado por uma boa parte da comunidade livónica.
Por um lado, assistimos ao crescimento diário do lote de novidades que vão saindo, ou que estão prestes a sair até final do mês, por outro aumentam exponencialmente as nossas wishlists e, por conseguinte, o lote de livro que, sabemos, não vamos conseguir ler tão depressa.
Aos poucos vou convivendo melhor com a ideia de que compro mais livros do que aqueles que consigo ler. Uma forma de gerir melhor essa situação é definir, antes do objetivo leitura, o objetivo biblioteca, ou seja, eu tenho uma biblioteca que estou a construir e todos os livros que compro tem como destino o aumento da biblioteca. Destes seleciono alguns que passam à categoria de leituras.
Apesar desta forma de gestão, não deixa de ser uma época em que me sinto como o meu filho quando vai à Toys R Us, há sempre tantos brinquedos que ele gosta... e quer... é exatamente assim que me sinto quando analiso as novidades, ou livros que estão em pré-venda...
Nos próximos dias (ou, se conseguir, já amanhã) deixarei aqui a minha wishlist atualizada que, apesar das minhas compras e ofertas do mês passado, quase duplicou. Já sei que não vou conseguir chegar ao final do ano sequer com um terço da lista em casa, mas tenho pelo menos o registo dos livros que pretendo para os próximos tempos, sendo que, a cada dia podem aparecer mais.
Acho que não é ter mais olhos do que barriga, nem mais livros do que capacidade para lê-los. É só uma forma de estar. Precisar de livros é uma forma de estar. Eu preciso de livros, e isso é algo que muito dificilmente vai mudar até ao fim dos meus dias.
Compreendo bem como te sentes. Mas cheguei a uma fase em que decidi não comprar mais livros. Acabo sempre por comprar mais um ou outro... é inevitável. Mas o meu objetivo é ter na biblioteca os livros que quero ler mais do que uma vez. Não gosto de ver uma casa sem livros, mas também não gosto de ter livros que poderiam estar a alegrar outros leitores e estão ali nas minhas estantes a envelhecer, sem a oportunidade de voltar a brilhar :)
ResponderEliminarRespeito a perspetiva. Boa semana e boas leituras!
EliminarUma das vantagens desta pandemia, é não andar nas lojas às compras. No campo dos livros foi bastante benéfico porque ao não comprar tantos (é impossível não comprar alguns) estou a despachar muitos dos que tenho pendurados à espera de vez. Isso está a deixar-me satisfeita.
ResponderEliminarBoa semana.
Obrigado pela partilha. Boa semana e boas leituras!
Eliminar