terça-feira, 31 de agosto de 2021

Novidade - "Um Fogo Lento" de Paula Hawkins

00001.jpg


Mais sobre o livro aqui


Cá está o muito aguardado, novo livro de Paula Hawkins.


Sinopse:



O livro mais aguardado do ano.
O novo êxito da autora bestseller mundial.

Um homem é encontrado brutalmente assassinado em Londres, dentro de um barco, o que levanta uma série de questões sobre três mulheres que o conheciam.

Laura é a jovem problemática que foi vista pela última vez com a vítima. Carla é a tia inconsolável, ainda de luto por outro familiar falecido pouco tempo antes. E Miriam é a vizinha bisbilhoteira que encontrou o corpo coberto de sangue, mas que claramente esconde segredos da polícia.

Três mulheres com ligações distintas a este homem. Três mulheres consumidas pelo ressentimento que estão ansiosas por se vingarem do mal que lhes foi infligido. E, quando toca a vingança, mesmo as melhores pessoas são capazes dos atos mais terríveis.

Até onde irão estas mulheres para encontrar a paz de espírito?
E durante quanto tempo podem os segredos arder em fogo lento antes de irromperem em chamas descontroladas?

Com a mesma força com que cativou dezenas de milhões de leitores em A Rapariga no Comboio e Escrito na Água, Paula Hawkins desenvolve brilhantemente uma história inesquecível de segredos, assassínio e vingança.




Críticas

 


«Em Fogo Lento tem todas as reviravoltas que um grande thriller deveria ter, mas é também profundo, inteligente e imensamente humano… Paula Hawkins é a herdeira de Patricia Highsmith.»
Lee Child


Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- Já são conhecidos os 54 semifinalistas do Prémio Oceanos. Portugal conta com 20 livros escolhidos. A lista completa pode ser encontrada aqui.


- Uma boa notícia para os aderentes aos audiolivros (com é o meu caso) A venda de audiolivros beneficia de taxa reduzida do IVA, tal como sucede com os livros em papel e ebooks.


- Paul McCartney irá publicar um novo livro autobiográfico onde constarão 154 músicas inéditas dos Beatles assim como histórias nunca contadas.


- O FMI divulgou uma lista de 5 livros a ler para descomplicar a economia. Mais informação nesta notícia do Jornal de Negócios.


- Uma notícia pelas piores razões: a Hungria decidiu restringir a venda de livros infantis de temática LGBTQ+, em alguns casos os estabelecimentos estão mesmo proibidos de o fazer se estiverem próximos de escolas ou igrejas. Andamos para trás no tempo...


- Já estão nas livrarias os primeiros títulos da coleção de Clássicos da Penguin em português, 65 anos depois do seu nascimento no Reino Unido. São sete para já, sendo que a editora planeia editar 12 novos a cada ano.


 

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Novidade - "Os Números da Guerra de África" de Pedro Marquês de Sousa

0012'.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma luz nova e objetiva sobre a guerra de África: está aqui a verdadeira realidade dos números


Com novos dados sobre a guerra de África (1961-1975), o tenente-coronel Pedro Marquês de Sousa dá-nos a realidade do que foi a mobilização dos militares portugueses e a dos movimentos independentistas, as baixas militares e civis, as despesas do Estado Português, a quantidade de armas, de aeronaves, de navios, de viaturas.


Toda a logística dos três ramos das Forças Armadas, fruto de uma investigação ampla e rigorosa, enriquecida com tabelas, gráficos e mapas.


O impacto que a guerra de África teve na sociedade, na economia e na história dos povos de quatro nações justifica esta obra, que regista a quantidade de seres humanos envolvidos militares, guerrilheiros e civis, os mortos, os feridos e os dados estatísticos sobre os combates, revelando a evolução das operações militares nas três frentes, Angola, Guiné e Moçambique.

Fui em família à Feira do Livro e não comprei nenhum livro... para mim

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (32).png


No sábado que passou fui em família à Feira do Livro e não comprei nenhum livro... para mim. Dentro dos dois sacos que trouxemos vieram, no entanto, 11 livros, divididos entre os dois outros livrólicos cá de casa.


A magia da Feira do Livro muda com o tempo. Há dez, quinze anos atrás podia passar (e passei) quatro ou cinco horas seguidas a circular entre editoras e alfarrabistas, encontrando pechinchas, gerindo da melhor forma o orçamento disponível, agora grande parte da magia é ver o pequeno a procurar livros para ele.


Atualmente meu contacto com os livros é muito maior ao longo de todo o ano. Compro muito mais livros durante o ano e guardo menos para a Feira, no entanto, tenho um pequeno para educar e prosseguir a iniciação ao mundo dos livros, e Feira do Livro é um momento sublime para tal.


Embora a esposa do Ministério também tenha aproveito para abastecer a estante com várias oportunidades a muito bom preço, a visita foi acima de tudo um momento mais dedicado à pesquisa e seleção de livros novos para o pirralho que desde que soube que vinha à feira que andava todo entusiasmado.


Eu aproveitei para passar na Gradiva e agradecer em pessoa o apoio que esta editora tem dado ao Ministério dos Livros através da disponibilização dos seus livros. Aqui fica, também por escrito o meu muito obrigado.


Sei que voltarei pelo menos mais uma vez, e aí, provavelmente com outra atenção, para também fazer algumas compras. Desta vez, e nem por isso com menos encanto, a visita foi dedicada à iniciação ao mundo livresco!

domingo, 29 de agosto de 2021

Novidade - "Tango 1 - Um oceano de pedra" de Phillipe Xavier e Alexis Matz

013.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Depois de roubar milhões a um cartel de drogas, John Tango mudou-se para um vilarejo remoto na Bolívia, acreditando ter encontrado o local perfeito para se aposentar. Mas o acaso muda tudo, o seu novo vizinho e o seu filho também parecem estar a fugir de um passado complicado.


Quando estes são atacados por três homens armados, Tango sai em sua defesa e mata os atacantes.

Leituras pré-blog - “Free World” de Timothy Garton Ash

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (7).p


Mais sobre o livro aqui


Leitura de comentário de março de 2010


Terminei a leitura do livro de Timothy Garton Ash “Free World”.


O livro é muito interessante sendo que apenas pequei por estar a lê-lo muito tarde, já que a edição é de 2004 e, por conseguinte, tem, à data alguns aspetos relativamente desenquadrados.


Ainda assim é uma obra que ajuda a entender a encruzilhada do mundo atual, os problemas com que nos deparamos e a necessidade que existe de olharmos para eles numa perspetiva positiva.


Muito focado, intencionalmente, nas divergências / consonâncias Europa / EUA ajuda-nos a perceber melhor este “relacionamento” e dá-nos uma ideia do mundo muito realista.


A única parte do livro menos realista é o seu final. Aceito o otimismo do autor, no entanto acho que para um historiador deposita demasiadas esperanças no ser humano, por muito que isto me custe dizer, e por mais que o futuro dependa daquilo que nós estamos disposto a fazer, não sou tão crente como Garton Ash.

sábado, 28 de agosto de 2021

Novidade - "Mouschi, O Gato de Anne Frank" de José Jorge Letria; Ilustração: Danuta Wojciechowska

0012.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Morta no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945, Anne Frank é uma das figuras trágicas de século XX. A sua história, conhecida apenas pelas páginas do seu diário, publicado em 1947, é aqui recontada através de Mouschi, o gato que viveu com ela no anexo de Amesterdão, onde esteve escondida com a família entre 1942 e 1944.


Mouschi existiu realmente e foi levado para o anexo por um companheiro de cativeiro de Anne Frank. A rotina de um grupo de pessoas refugiadas do terror nazi e a esperança numa libertação que acabou por não chegar são assim narradas neste livro por um animal de estimação, cujo relato imaginário, mas rigorosamente factual, lhe conferiu o direito de se converter em personagem literária, daquelas que vêm para ficar.

Novidade - "Mimi e Rogério - O Melhor Amigo da Mimi" de Valerie Thomas e Korky Paul

011.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Esta é a história de como a Mimi conheceu o gato Rogério. Quando a Mimi se muda para a sua grande casa, está tudo muito silencioso.


Primeiro, a Mimi convida as suas irmãs a ficarem dias consigo, depois, uns estranhos animais de companhia, e segue-se o caos. A Mimi teme ficar sozinha para sempre até que avista um gato preto desgrenhado.


É uma aventura ternurenta da Mimi e Rogério.

Fazia desta livraria a minha casa 32

Libreria-bookstore-by-SelgasCano-London-UK.jpg.crd


Libreria_Two.jpg


wrrydbih5tg.jpeg


"Libreria" - Londes - Reino Unido

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Novidade - "Sobre o Amor" de Charles Bukowski

''9.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Haverá pior escritor do que Charles Bukowski para escrever sobre o amor? E, em simultâneo, haverá melhor escritor para o fazer? Nestas páginas vemos o poeta debater se com as complicações e complexidades do amor, o sentimento que a todos toca. Alternando entre a amargura e a ternura, o romantismo e o desbragamento, Bukowski expõe as várias faces do amor, em todo o seu espectro de sentimentos e manifestações: a entrega e o egoísmo, a abnegação e o narcisismo, a miséria e a redenção, acima de tudo o seu mistério. Compilados por Abel Debritto, biógrafo do autor, estes poemas revelam um Bukowski brilhante, mordaz, brincalhão, metafísico, até sentimental. o amor é o prisma pelo qual o grande poeta americano observa o mundo e o partilha connosco: uma observação por vezes doce, por vezes ácida, sobre esse sentimento tão inescapável quanto fugidio, tão belo quanto cruel.

Últimas entradas na biblioteca do Ministério

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (8).p


Agosto foi um mês mais contido em compras, pelo menos até agora (temos Feira do Livro). No lote de entradas, para além das compras, contam-se também três ofertas da Gradiva que muito agradeço.


Para além das compras e ofertas há aqui a referir uma generosa oferta recebida pela biblioteca do Ministério dos Livros de um conjunto de clássicos de uma antiga coleção do jornal “Público”.


Então, em termos de novas entradas temos (para além dos clássicos):


- “Palavra do Senhor” de Ana Bárbara Pedrosa. Leitura já terminada cujo comentário deixarei aqui na próxima semana. Muito interessante, diga-se.


- “Apeirogon” de Colum MacCann, um livro que me foi vendido pelo autor na entrevista que vi dele no programa “Todas as Palavras” da RTP.


- “Três Contos” de Engeio Carmi e Umberto Eco, ligo também este mês. Um livro de grande beleza.


- “Frankenstein em Bagdade” de Ahmed Saadawi. Livro galardoado com o Prémio Internacional de Ficção Árabe e fez parte da shortlist do Booker International Prize 2018. Já em leitura, neste momento.


- “As Canções das Árvores” de David G. Haskell, um livro sobre um tema que me vem cativando cada vez mais, as plantas e as árvores.


- “A Balada do Medo” de Norberto Morais, que será a leitura de setembro do Clube de Leitura do PNL2027.


- “A Tragédia de um Povo” de Orlando Figes, um dos mais antigos elementos da minha wishlist foi adquirido deste mês. Tenho ótimas referências deste livro.


- “A Arma Perfeita” de David E. Sanger. Um livro de grande atualizada sobre a chamada ciberguerra.


Até esta data do mês de agosto foi isto. Vamos ver o que acresce com a ida (ou idas, se tiver oportunidade) à Feira do Livro.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Novidade - "O Ser e o Nada - Ensaio de ontologia fenomenológica" de Jean-Paul Sartre

0912.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Ser e o Nada, escrito durante a ocupação nazi, é um dos textos fundamentais do século XX. O livro que marcou como nenhum outro uma época a braços com o desmoronamento de uma civilização é, ao mesmo tempo, a bíblia do existencialismo, o último grande sistema filosófico.

Para Sartre, o sentido das nossas vidas não é predeterminado nem por Deus nem pela natureza. Não há nenhuma essência que preceda a existência: o que nos define não é dado a priori, mas decorre das escolhas que fizermos. Primeiro existimos, e só depois nos definimos. Não existe natureza humana à qual tenhamos irresistivelmente de obedecer: estamos condenados a ser livres e somos os únicos responsáveis pelos nossos destinos.

Vamos à Feira, do Livro, claro!

Cópia de novidades de daniel silva e gabriel allo


Tem início hoje a Feira do Livro de Lisboa. Fora do seu período “normal” de final de maio e início de junho, mas continua a ser a Feira do Livro.


Se a matemática não me falha esta será a minha 25 Feira do Livro consecutiva. Com mais ou menos visitas, mais ou menos demoradas, acho que não falhei nenhuma ao longo destes 25 anos.


Os tempos são outros, hoje há mais do que livros (e ainda bem), mas o encanto para quem lá vai é o mesmo. passear demoradamente por entre os expositores, folhear e voltar a folhear, encontrar aquele livro, aquela pechincha, sair com não sei quantos casos, e, no meu caso, a minha fartura da praxe.


Hoje a ida reveste-se de um caráter ainda mais especial, acontece em família e é o pequeno que pede para ir. Bom presságio.


Ir à Feira do Livro é um acontecimento por si só. Que se mantenha por muitos e bons anos!


Se puderem passem por lá que vale muito a pena. Se costumam ir sabem que é verdade, se não foram ainda, vão ficar a saber!


Mais informação sobre a Feira aqui.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Novidade - "O Eterno Marido" de Fiódor Dostoiévski

'0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Dostoiévski, considerado um dos grandes iniciadores da literatura moderna, é também, em muitos aspectos, um precursor do pensamento de Freud pela compreensão das motivações profundas e não conscientes, do sofrimento psíquico, da linguagem dos sonhos, dos laivos de loucura que caracterizam os comportamentos.

Como em O Idiota, aqui o ciúme é o tema-chave; mas, enquanto naquele livro os conflitos são vividos por caracteres dotados de força interior, em O Eterno Marido, esse sentimento é elaborado em função de uma personagem frágil, propensa a uma passividade que o expõe ao ridículo, e as suas tentativas de abafar os ressentimentos e alcançar a felicidade a todo o custo acabam por se exteriorizar assumindo os contornos do crime.

Contudo, mais do que esta compreensão que Dostoiévski possui em relação aos comportamentos, fascinam-nos o seu alcance filosófico e a sua intuição poética, que nos deixam perante o enigma do psiquismo humano como mistério insondável. O Eterno Marido, publicado pela primeira vez em revista em 1870, só um ano depois seria editado em livro.

Audiolivro - "Blink" de Malcolm Gladwell

Uma das últimas compras (24).png


Mais sobre o livro aqui


Os livros de Malcolm Gladwell terão sido uma das mais importantes descobertas literárias que fiz este ano. Apesar de já ter em casa vários dos seus livros há algum tempo ainda não tinha lido/ouvido nenhum e só este ano "inaugurei" o autor.


“Blink”é, à semelhança dos dois outros livros que li/ouvi, uma obra tremendamente interessante. A ideia de base do livro assenta no que é descrito, e bem, na sinopse, como o “pensamento que não é pensado”, as escolhas e ações que fazemos instantaneamente, num “blink”, e que muitas vezes não nos apercebemos ou desvalorizamos.


Gladwell leva-nos, como é seu hábito, pela descoberta do que há por detrás do “blink”, das decisões que tomamos, pelo como sabemos determinadas coisas que nem temos consciência, pela forma como o nosso cérebro trabalha (algo que me interessa muito), sempre ilustrado com exemplo escolhidos a dedo que ajudam o leitor a perceber os argumentos do autor.


É um livro que nos dá informação, que enquadra e nos habilita para alterarmos a forma como pensamos, decidimos. É impossível não ficar a pensar no que lemos quando formos colocados em situações que o autor descreve.


Em resumo: excelente livro, uma grande fonte de conhecimento e uma oportunidade única para olharmos para o que fazemos com outros olhos, especialmente se temos permanentemente muitas decisões para tomar. Obrigatório.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Novidade - "Vamos Todos Morrer" de Hugo van der Ding

+0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Joana d'Arc, Pablo Escobar, Maria Antonieta, Santo António, Rosa Parks, Napoleão, Ada Lovelace, Saramago, Lucrécia Bórgia, Jesus Cristo, Sartre, Lady Di, Bob Marley: todos mortos. Não vale a pena esperar outra coisa da vida a não ser o seu fim. Porém, como dizia Camões, há aqueles que se vão da lei da morte libertando e, em vez de irem fazer tijolo, fazem História nem sempre pelas razões mais nobres, mas é, provavelmente, para o lado que dormem melhor.

Com as suas notas necrológicas dignas de antologia, Hugo van der Ding demonstra, todas as manhãs, na rubrica Vamos Todos Morrer da Antena 3, e, agora, com este livro, que nem a História tem de ser um relato aborrecido e soporífero dos grandes feitos e acontecimentos, nem o entretenimento tem de ser um atentado a todos os nossos neurónios.

Até ao fecho do presente livro, das 141 almas que foram desta para melhor e cujas venturas são aqui descritas, nem uma reclamou do obituário que lhe calhou em sorte.

(Pequenos) Apontamentos livrescos do Ministério em férias de verão - uma nova espécie de leitor

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (23).png


Nova espécie descoberta este fim de semana que passou na Costa de Caparica: “Banhista-Caminhante-Leitor”.


Estava eu a construir um castelo com o pequeno quando avistei um banhista, um senhor na casa dos 60 anos, que caminhava sozinho junto da água (aproveitando a maré baixa), de forma muito tranquila, enquanto lia um livro. Embora pouco importe, o livro era uma das obras da Harvard Business School editados pela Actual Editora.


Foi a primeira vez que avistei esta “espécie” de leitor, mas folgo em saber que existe. Acredito que, pela forma como o fazia, será um comportamento habitual. Da minha parte tenho a certeza que irei experimentar este “habitat” um dia destes!

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Novidade - "O Antropoceno - Uma Crítica" de John Green

++0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



O Antropoceno é o período de tempo que corresponde à era geológica que vivemos atualmente. A humanidade tem vindo a reconfigurar o planeta, bem como a sua biodiversidade, e John Green faz uma análise crítica dessa intervenção, usando para isso uma escala de cinco estrelas.

Nesta notável coletânea de ensaios, que surgiram a partir do seu revolucionário podcast, o autor bestseller fala-nos dos seus temas mais queridos. Desde obras de arte famosas ao cometa Halley, do ar condicionado aos gansos do Canadá ou à Internet, nada lhe escapa.

Divertidas e sofisticadas, as suas opiniões registam as contradições da condição humana. Enquanto espécie, somos a um tempo demasiado poderosos e desprovidos de poder, paradoxo que se evidenciou durante a recente pandemia, a qual - como não podia deixar de ser! - nos afastou e ao mesmo tempo nos uniu.

O talento de John Green como contador de histórias está bem patente ao longo das páginas deste livro. De coração aberto, o autor celebra, sem ironias, o ato de nos apaixonarmos pelo nosso mundo. Trata-se de um livro que não podia vir em melhor altura. O certo é que nos fará refletir sobre as nossas prioridades, e não deixará ninguém indiferente.




Nota do autor


Demorei toda a vida, até agora, para me apaixonar pelo mundo. Quero sentir o que há para sentir enquanto cá estou. Esta é a minha tentativa de o fazer.


Voltei à Buchholz não sei quantos anos depois e fui acompanhado

Cópia de novidades de daniel silva e gabriel allo


 


Recentemente, devido a uma deslocação ao dentista, tive oportunidade de fazer um pequeno passeio a pé numa zona central de Lisboa e de passar por ruas onde não transitava há anos (apesar de, a espaços, passar lá muito perto).


Acompanhado do meu pequeno rebento acabámos por passar numa livraria que, em tempos, foi por mim muito frequentada: a livraria Buchholz.


Nos meus tempos de universidade, juntamente com Bertrand do Chiado era um espaço de visita frequente, em particular na procura de livros estrangeiros. Muitas horas passei a virar páginas naquela livraria, e agora dei por mim a perceber que há anos que não entrava ali.


Expliquei ao pequeno que o pai antigamente passava por ali muitas vezes e que era uma das livrarias de que mais gostava (e continua a gostar). Desta vez não andei a ver livros estrangeiros. Fomos os dois diretamente à secção infantil / juvenil que explorámos por mais de meia hora.


“Olha este aqui pai!”, “Este dos animais é muito giro!”, “Este eu já tenho!”, foram as frases mais ouvidas. Música para os meus ouvidos.


Foram 30 minutos muitos especiais, de passado, presente e também futuro. Mais uma lição de iniciação aos livros e a tudo o que eles têm de bom. E o pequeno vai interiorizando.


No final perguntou-me “Podemos voltar outro dia?”, “Claro que sim!”, respondi por ele e por mim também!

domingo, 22 de agosto de 2021

Novidade - "Retaliação" de Brad Thor

~123e.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Em textos antigos, há histórias sobre homens aparentemente imortais que surgiram das sombras. Esses homens eram considerados parte anjo, parte demónio. A sua lealdade estava com as suas famílias, amigos e reis. Se alguém, por sua conta e risco, se cruzasse com estes homens, embarcaria numa viagem sem regresso. Eram destemidos; homens leais que ao longo da história se imortalizaram com as mais diversas designações: espartanos, viquingues, samurais…


Homens como estes ainda hoje combatem na sombra, homens como Scot Harvath que, longe de casa e cercado pelo inimigo, tem de lutar para poder regressar.
Sem qualquer apoio e sem saber onde está, vai precisar de tudo o que aprendeu para sobreviver.
Mas a sobrevivência não é suficiente. Harvath quer vingança.
Carregado de ação, intriga, lealdade e traição, um novo romance de Brad Thor, que, página após página, nos prende até à derradeira frase.

Bibliotecas do Mundo 50

e38fc7303f18a3d564c4c25b31ef8007.jpg


6fe575235cec91a2d7c00fffa09a9e83.jpg


e5ac9dc09f9cff3fa4c96e1ceee1d82e.jpg


Biblioteca Central de Calgary – Calgary - Canadá

sábado, 21 de agosto de 2021

Novidade - "A Suspeita - Um Mistério de Hercule Poirot N.º 17" de Agatha Christie

esdee.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Três jovens mulheres partilham um apartamento em Londres. A primeira trabalha como secretária, a segunda é uma artista, e a terceira - que pediu ajuda a Poirot - desapareceu, convencida de que era uma assassina.

Embora não tenha sido encontrado nenhum corpo ou sequer indícios de crime, a jovem está atormentada. Poirot terá de fazer uso de toda a sua perspicácia para perceber se a rapariga desaparecida é inocente, culpada ou simplesmente louca...

Hercule Poirot é o personagem mais famoso de Agatha Christie. Este agente reformado da polícia belga é um detetive brilhante, pomposo e de aparência extravagante. Os seus métodos de investigação são únicos e infalíveis.

Não há mistério que resista às famosas celulazinhas cinzentas de Poirot.

Novidade - "O Atlas dos Cães" de Ester Dobiášová, Jana Sedlackova e Štepánka Sekaninová; Ilustração: Marcel Kralik

1c.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Aposto contigo que não consegues adivinhar quantas raças de cães existem no mundo. Neste livro podes encontrar todas.


Descobre a natureza e as características do mais pequeno chihuahua ao mais peludo komondor. As raças são apresentadas de forma divertida e podes aprender quais os cães que são mais dedicados aos donos, os mais corajosos, qual ladra mais e o que ressona mais alto enquanto sonha com um belo osso.


E, se gostas de histórias para adormecer, podes ler o Correio Diário Canino, o espetacular jornal dos cães presente ao longo do livro. Nele, constam muitas histórias, entrevistas e relatos sobre as vidas de heróis caninos famosos e até alguns desconhecidos!

Livros para ajudar a aprender algo novo

penguin.png


Deixo-vos hoje uma sugestão interessante. Não é originalmente minha, mas sim da Penguin Random House.


Trata-se de uma lista de 21 livros que tem por objetivo ajudar a aprender algo novo. É uma lista bastante diversificada que vai desde óleos essências, passando pela corrida até à história das mulheres no Oeste.


Muita coisa interessante seja ainda para as férias de verão, ou para qualquer outro momento. Aprender algo novo é sempre bom.


Podem encontrar a lista aqui ou no link da imagem acima.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Novidade - "Você nunca mais vai ficar sozinha" de Tati Bernardi

12.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando anunciou à mãe que estava grávida de uma menina, Karine, 35 anos, nascida numa família tacanha e disfuncional do Belenzinho, autora insatisfeita de guiões para cerimónias de prémios, hipocondríaca, ouviu esta frase: «Você nunca mais vai ficar sozinha.» Se a constatação lhe soa a promessa de felicidade eterna ou a condenação a uma prisão perpétua, varia consoante o dia e o exame marcado ao longo da sua rotina pré-natal. Num romance com altas doses de humor, neurose e cinismo, e uma prosa inteligente e cheia de humanidade, Karine vai conversando com a sua enfermeira preferida sobre traumas de infância, o medo do fim - da juventude, da liberdade, da individualidade -, solidão, prisão de ventre, o peso do corpo e das expectativas, a intensa relação com a mãe e o complexo, assustador e comovente caminho para a maternidade.

Dava um bom retiro livresco 80 - Especial verão

Tropical-Paradise.jpg


O(a) respeitado(a) leitor(a) pode olhar para esta fotografia e pensar: mais do mesmo em relação o último retiro. É verdade, é uma espécie de continuação, mas eu explico.


Eu, leitor pobre que sou, o que pode fazer é olhar para fotografias como esta, agarrar num livro, colocar um som de ondas do mar e imaginar-me naquela rede durante uma tarde, enquanto sentando no sofá de casa. Leio um livro de verdade enquanto fantasio com um retiro imaginário. Não é a mesma coisa que estar lá, mas pelo menos tenho o livro...


Boas leituras e bom fim de semana!

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Novidade - "Milagrário Pessoal" de José Eduardo Agualusa

3ed2.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Iara é uma jovem linguista portuguesa. O seu trabalho é recolher as palavras novas que aparecem todos os dias e transpô-las para o dicionário. Uma tarefa nem sempre gratificante - até porque, na maior parte das vezes, se trata de neologismos de pouco interesse, em geral oriundos do inglês. Mas um dia faz uma incrível descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a subverter a nossa língua, a nível global, de forma insidiosa, porém avassaladora e irremediável. Maravilhada, perplexa e assustada, a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, com um passado sombrio — e os dois partem em busca de uma coleção de misteriosas palavras, que, a acreditar num documento do século XVII, teriam sido roubadas à «língua dos pássaros».


Milagrário Pessoal é um romance de amor e, ao mesmo tempo, uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à atualidade, percorrendo os diferentes territórios onde ela se fixou. Trata-se de uma fábula em torno da história da língua, refletindo sobre a natureza da palavra, sobre suas origens e o seu poder.

Carlos Vaz Marques, os Livros e "O Livro do Dia"

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (31).png


Uma das notícias da semana é a saída de Carlos Vaz Marques da TSF depois de mais de 3 décadas. Saiu a mal pelas razões que o próprio teve oportunidade de explicar na sua conta do Instagram.


Carlos Vaz Marques é alguém por quem tenho uma grande estima e cujo trabalho acompanho há muitos anos. Fui ouvinte do programa “Pessoal e Transmissível”, fui ouvinte, e hoje sou espetador do “Governo Sombra”, fui espetador de “Os Herdeiros de Saramago”, mas acima de tudo foi ouvinte praticamente diário do programa “O Livro do Dia” desde o seu início, creio que em 2012.


Já aqui escrevi sobre o programa em duas ocasiões, uma quando ainda ia para o ar e outra depois de ter terminado, e sempre para registar a importância que o mesmo teve nas minhas escolhas de leitura. Foi muitas vezes Carlos Vaz Marques que, em pouco mais de dois minutos de programa, me “vendeu” em definitivo uma leitura que já tinha debaixo de olho, ou outras que nem conhecia.


É precisamente pelo que escrevi acima que gostaria o ver no futuro associado a um projeto, radiofónico ou televisivo, dedicado os livros. Bem sei que somos um país que lê pouco, mas fazem falta programas sobre livros e também que saiba falar deles. Vaz Marques sabe, pelo que, para além do "Governo Sombra", espero que essa pudesse ser uma possibilidade em aberto. Desta lado estará sempre um espetador / ouvinte.


Para quem possa ter interesse fica o link para as edições do Livro do Dia.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Novidade - "Matemática para Pessoas com Pressa" de Chris Waring

11qas.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Matemática: Um bicho de sete cabeças? Nada disso. Prepare-se pare ver o mundo com outros olhos em 3, 2, 1...

Quantas vezes já ouvimos dizer que a matemática é a disciplina mais difícil e complexa?
Muitas, certamente. Mas quanto dessa afirmação é uma ideia feita, um preconceito passado de geração em geração, enraizado pelas nossas memórias de escola?

Em Matemática para Pessoas com Pressa, Chris Waring mostra-nos como é possível - e fácil - aprender e gostar de matemática. de forma simples e acessível, percebemos como esta disciplina está presente no dia a dia e é essencial para tornar a nossa vida não mais difícil, mas mais fácil.

Em cada capítulo, o autor dá-nos a teoria e, depois, demonstra a sua aplicação na realidade quotidiana, com problemas e soluções. O efeito é imediato: coisas que nos pareciam absolutamente incompreensíveis tornam-se, instantaneamente, não só percetíveis, como fáceis de identificar.

Se até agora a matemática era um bicho de sete cabeças, com este livro, será, provavelmente, já a partir de hoje, uma das nossas melhores amigas.

Leitura - "O Terrorista Elegante e Outras Histórias" de Mia Couto e José Eduardo Agualusa

Cópia de Uma das últimas compras (21).png


Mais sobre o livro aqui


“O Terrorista Elegante e Outras Histórias” de Mia Couto e José Eduardo Agualusa foi a leitura do mês de agosto do Clube de Leitura PNL 2027.


A melhor forma que encontro de descrever este livro é a seguinte: imagine o(a) leitor(a) uma sobremesa composta por três camadas com três dos ingredientes que mais gosta, no meu caso chocolate, natas e bolacha, que vão sendo deglutidas, calmamente, com enorme prazer. Foi exatamente isto, e foi delicioso.


O livro é composto por três histórias, “O Terrorista Elegante”, “Chovem amores na rua do matador” e “A Caixa Preta”, todas diferentes, mas com traços comuns de escrita, escrita essa rica e cheia de condimentos. Não posso deixar de referir que a minha preferência vai para “Chovem amores na rua do matador”.


Como já vem sendo hábito, foi mais uma escolha do Clube de Leitura PNL 2027 que me encheu completamente as medidas. Uma leitura extremamente agradável, um livro muito bem escrito e uma oportunidade para ler pela primeira vez (ainda que acompanhado), Mia Couto.


A última frase da sinopse que acompanha este livro faz um sumário perfeito daquilo que o leitor pode encontrar, “Dois dos maiores autores de língua portuguesa juntam-se para proveito e alegria dos seus leitores.” Nem mais. É isto mesmo. Apreciem.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Novidade - "Um Filósofo em Nápoles" de Martin Mittelmeier

++9.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



No início do século XX, a paisagem romântica do golfo de Nápoles atraía escritores, poetas e filósofos. Figuras como Bertolt Brecht e Maksim Górki e personalidades ligadas à Escola de Frankfurt, como Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, afluíam a Capri e Sorrento.

Martin Mittelmeier descreve como a experiência napolitana de Adorno o ajudou a criar as bases do seu pensamento filosófico da maturidade, tendo sido inspirado quer pelo mundo natural quer pelas conversas como intelectuais como Walter Benjamin e Alfred Sohn-Rethel.

A original fusão conseguida por Martin Mittelmeier entre filosofia e relato de viagens aprofunda o nosso conhecimento da intelligentsia europeia do início do século XX e convida-nos a redescobrir um dos pensadores mais influentes da história: Theodor Adorno.




Críticas de imprensa

 


«Uma brilhante encenação de ideias.»
Die Zeit

«Mittelmeier demonstra convincentemente que a fase napolitana da vida de Adorno, não sujeita a restrições ou regulamentos académicos, coloriu o seu pensamento filosófico posterior, visto por vezes como difícil e hermético.»
New Books in German


Novidade - "Frágil" de Jodi Picoult

09q.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Até onde estaria disposto a ir para garantir o futuro de um filho?
Quando Willow nasce com osteogénese imperfeita, uma doença grave que a faz ter ossos extremamente frágeis, os seus pais, Charlotte e Sean, ficam arrasados - a menina vai sofrer centenas de fraturas ao longo de uma vida de sofrimento e dor. Se por acaso tropeçar e cair, pode ter uma fratura exposta e passar os seis meses seguintes em tratamentos que a impedirão de andar.


Depois de anos de cuidados constantes com Willow, a família está à beira da falência. Uma dupla de advogados propõe à mãe, Charlotte, uma oportunidade de salvação: processar a obstetra por acompanhamento médico indevido e por não ter diagnosticado a doença de Willow a tempo de poderem optar por fazer um aborto. A indemnização pode assegurar a Willow um futuro tranquilo, mas, para a obter, Charlotte tem que processar a doutora Piper Reece, a sua obstetra e melhor amiga, e afirmar perante o júri que gostaria que a sua filha nunca tivesse nascido...


Uma família ligada pela tragédia, pela vontade desesperada de impedir que os seus laços se rompam e, acima de tudo, pela imensa capacidade de amar, numa história inesquecível sobre a fragilidade da vida e até onde estamos dispostos a ir para a proteger.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- O projeto Stuff Out que começou com uma plataforma digital para transação de livros em 2ª mão abriu um espaço físico em Lisboa, no Príncipe Real. Conta com mais 3000 exemplares de vários géneros. Mais detalhe nesta notícia do “Público”.


- De acordo com a organização a Feira do Livro de Lisboa 2021 será a “segunda maior edição da história” da iniciativa, sendo apenas suplantada pela Feira de 2019 em número de pavilhões. O certame decorre entre 26 de agosto e 12 de setembro.


- Segundo dados os Eurostat o preço dos livros aumentou 12% desde 2011 na União Europeia, em comparação com 14% dos preços totais ao consumidor. Mais detalhes sobre este tema nesta noticia do Jornal Económico.


- Já é conhecido o título do novo livro de Bob Woodward, “Peril”, desta vez em parceria com o também jornalista Robert Costa. O livro acompanha o período final de Trump e a gestão da pandemia e o início da presidência de Biden.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Novidade - "Um Ano de Cão" de Allison Hilborn-Tatro

00p.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Às vezes, tudo o que a nossa vida precisa é de um pouco de desordem e de duas shih tzus mimadas.

Allison é uma terapeuta bem estabelecida e uma ex-alcoólica e ex-toxicodependente em recuperação. A sua vida ordeira não admite variações nem perturbações: acorda todos os dias às cinco da manhã, à tarde passeia o cão, um ladradoodle chamado Buddha (com uma personalidade a condizer com o nome), e às nove da noite já está a dormir. Há seis anos que não tem uma relação ou, sequer, um encontro.

Quando Dennis, o vizinho que conhece do parque de cães, morre deixando duas shih tzus obesas e doentes à procura de um lar, Allison adota-as num impulso. E essa decisão, apesar de lhe virar a vida de pernas para o ar e de ameaçar a delicada estabilidade por que Allison tanto lutou, vai acabar por a salvar.




Críticas

 


«Uma escrita divertida e brutalmente honesta. Apaixonei-me de alma e coração pelo livro Um Ano de Cão
Gayle Brandeis, escritora

«Um livro de estreia hilariante e delicado.»
Guy Winch, terapeuta, autor de How to Fix a Broken Heart


Arrumação, organização e também alguma frustração...

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (29).png


Nos últimos meses fui criando algumas pilhas de livros por arrumar, uns recentemente comprados / oferecidos, outros retirados das prateleiras. A ideia era criar uma espécie de fila de espera para próximas leituras, mas, na prática, tem sido pouco mais do que pilhas de livros por arrumar.


Este fim de semana que passou decidi que precisava de fazer alguma coisa com as pilhas, pelo volume que já tinham e também porque, às tantas já não sabia bem que livros as compunhas. Assim, ajeitei prateleiras, arrumei uma boa parte, mas consegui ter tempo também para dedicar a folhear e a ler alguns trechos de uma boa parte deles, na maioria dos casos para lamentar ainda não os ter lido.


De tudo o que folheei deixo aqui alguns destaques de livros que terei, de alguma forma, de conseguir ler a breve prazo.


“Exalação” de Ted Chiang – do melhor que se pode ler em matéria de ficção científica. Anda a ser adiado há vários meses.


“Pensar, Depressa e Devagar” de Daniel Kahneman – estava previsto para este mês. Tenho as melhores referências deste livro, sempre com o cunho de obrigatório.


“O Mapeador de Ausências” de Mia Couto – um livro premiado de um autor premiado. Está em stand by porque estou a ler também do autor (juntamente com José Eduardo Agualusa, “O Terrorista Elegante e Outras Histórias”.


“Nada a Temer” de Julian Barnes – mais um autor que ando a adiar apenas de ler apenas bons comentários sobre os seus livros e a sua escrita. Para breve também, espero.


“Como Evitar um Desastre Climático” de Bill Gates – um livro atual de um autor que tenho sempre em grande conta e que faço sempre por ouvir / ler. Este tem de ser lido até final do ano.


“O Clube do Crime das Quintas Feiras” de Richard Osman – um caso sério de popularidade na Inglaterra; um policial que desperta muita curiosidade;


“A Era do Capitalismo de Vigilância” de Shoshana Zuboff – outro livro que tenha registado como obrigatório, com recomendações em larga escala.


“Apeirogon” de Colum McCann – a história de amizade entre um israelita e um palestiniano contada por um autor de renome. Só com este argumento está “comprado”.


Enfim, podia continuar quando indefinidamente... o mais difícil, como sempre, é a gestão mental... porque sei que não conseguirei ler todos a breve prazo... mas, irei ler tudo o que me for possível. E isso basta-me.

domingo, 15 de agosto de 2021

Novidade - "Visões do Império | Visions of Empire" de Miguel Bandeira Jerónimo e Joana Pontes

+2.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma recolha polifacetada de fotografias que, acompanhadas de breves textos de contextualização, colocam em perspectiva a história, os eventos e os actores mais relevantes do império colonial português.

Recuperam-se passados coloniais diversos e oferecem-se pistas para novas reflexões, mais apuradas, sobre as suas reverberações contemporâneas.

Novidade - "A Grande Guerra pela Civilização" de Robert Fisk

1zx.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Médio Oriente é, desde há décadas, palco de guerras sangrentas, numa espiral de violência que parece não ter fim. Nesta obra, Robert Fisk retrata-nos os diversos conflitos, a sua génese e os seus intervenientes, em descrições por vezes de um realismo atroz - a crueza dos combates, a luta sem quartel, o cinismo das decisões.

A Grande Guerra pela Civilização é, pois, uma obra compósita, misto de crónica, relato de correspondente de guerra, evocação memorialista, de alguém que viveu e noticiou sobre a região durante mais de 30 anos. «Brilhante … escrito de forma poderosa.»
Independent on Sunday


 

Leitura - "Três Contos" de Eugenio Carmi e Umberto Eco

Cópia de Uma das últimas compras (20).png


Mais sobre o livro aqui


“Três Contos” é a prova de que um livro pode ser beleza, em toda a linha. É assim que consigo definir este pequeno, grande livro de Eugenio Carmi e Umberto Eco.


É uma mistura da beleza das palavras e dos sentimentos que elas despertam com a beleza das ilustrações que as acompanham. Uma bela mistura.


São, como o próprio título indica, três contos, com uma mensagem comum, como referido no livro “sobre o respeito e a esperança, para quem ama ler com a imaginação.” Uma frase de cirúrgica e totalmente verdadeira.


Um livro para uma leitura breve, mas também para uma reflexão prolongada. Um pequeno livro para grande leitura.

sábado, 14 de agosto de 2021

Novidade - "Maria Mete Medo" de Natalina Cóias

22w.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A Maria Mete Medo,
Era uma menina triste.
Não brincava, não corria…
Nada disso ela queria!
Gostava era de meter medo
A quem por ela passava.
Abria a grande bocarra,
Fazia caretas feias
E a todos assustava!

Novidade - "A Música dos Ossos" de David Almond

~0r.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Ela acordou durante a noite. que música era aquela?
Que coisas selvagens e estranhas existiam ali?

Sylvia, corajosa e rebelde, muda-se da cidade de Newcastle para a agreste Northumberland. Sente-se uma estranha naquela paisagem imensa, silenciosa, aparentemente vazia, mas depois encontra Gabriel, um rapaz desconhecido mas que lhe parece muito familiar. Enquanto percorrem juntos as florestas e as zonas montanhosas, Sylvia vê a natureza com novos olhos. Toma consciência de que o passado se encontra a toda a sua volta e profundamente enraizado no seu interior.

Da asa de um milhafre morto, a dupla cria um osso oco - o tipo de flauta que era usado em rituais, no passado distante. Sozinha, e no decorrer de uma noite mágica, Sylvia descobre o seu eu antigo e reencontra-se com o mundo pré-histórico. Volta ao estado primitivo, transformada numa versão mais intensa de si própria. Regressa à cidade pronta para enfrentar as oportunidades e os desafios do mundo moderno.

Este é um romance fascinante que explora a ligação entre o nosso passado antigo e as lutas contemporâneas, e o poder da natureza para nos renovar e incentivar.




Críticas de imprensa

 


«David Almond é um exímio contador de histórias.»
The Independent

«Os livros de David Almond estão, como toda a grande literatura, acima de qualquer classificação.»
The Guardian

«Um escritor com uma visionária intensidade.»
The Times

«Tão lírico quanto hipnótico. Maravilhosamente escrito.»
The Daily Mail

«Um livro que não tem uma única página aborrecida.»
The Times Children’s Book of the Week

«Um livro absolutamente notável. Vai tornar-se um clássico da literatura.»
The Irish Times

«Tão belo e lírico, que é de cortar a respiração.»
The Bookseller


Livros que chegam até ao Ministério - "Mimi & Eunice"

livros que chegam até ao min.png


O post de hoje é dedicado a mais um livro que chegou até ao conhecimento do Ministério dos Livros. Trata-se de um livro de banda desenhada, “Mimi & Eunice” da autoria da cartoonista norte americana Nina Paley.


CAPA FRENTE_MIMI E EUNICE.jpg


Sinopse:


Mimi e Eunice é um apanhado de tiras de banda desenhada que evidenciam a relação conflituosa da criação artística. Com diálogos curtos e diretos, as personagens Mimi e Eunice convidam todos nós a pensar sobre o tema de forma inteligente e bem-humorada.


Da autoria da cartoonista norte-americana, animadora e ativista da cultura livre Nina Paley. As tiras possuem um estilo gráfico simples que abordam temas como propriedade intelectual, ironia, hipocrisia e a política, com um tom sarcástico e humorado.


Disponível em várias lojas e plataformas online, em formato físico e digital. Pontos de venda em: fabd.weon.pt

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Novidade - "Futebol e Fascismo" de Cristóbal Villalobos Salas

1qwa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O futebol é um jogo, uma paixão, uma forma de integração social, um negócio; e, portanto, uma ferramenta eficaz para o controlo sobre as massas. Graças à sua capacidade incomparável de criar mitos, a modalidade tem sido explorada desde o início como uma arma de propaganda ideológica e, mais recentemente, comercial.


Os primeiros a perceber o seu imenso poder foram os regimes totalitários do século XX, que, na sua ânsia de permear todas as camadas da sociedade, usaram esse desporto popular como um rudimentar, mas poderoso, instrumento de marketing político.

Curiosidades Livrescas - Uma estrada de livros

MINISTÉRIO dos LIVROS (10).png


No Reino Unido existe uma autoestrada (M6) que foi construída com recurso a mais de 2,5 milhões de cópia antigas de romances da editora Mills & Boon. Os livros foram usados na preparação da camada superior da estrada já que a celulose ajuda na conservação do asfalto e também atua como elemento absorvente do som.


A ideia terá sido utilizar os livros sem aproveitamento / em fim de vida e torná-los uma espécie de ingrediente secreto na conservação da estrada.


Apesar das vantagens indicadas, a empresa responsável pela construção teve de afirmar em várias ocasiões que não havia nenhum problema com os livros da Mills & Boon...


Uma vida diferente para os livros, uma estrada livresca!

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Novidade - "Personalia" de José Pacheco Pereira

0od.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Caibo mal apenas na pequena caixa [dos políticos] em que me metem. Durante quase toda a minha vida escrevi (e falei) sobre assuntos que se consideram fora da política. Não sei pesar bem as quantidades e muito menos as qualidades, mas é um número substancial, desde crítica de arte, uma parceria com Óscar Lopes no suplemento literário do Comércio do Porto, escritos diversos no Diário de Lisboa, no &etc e noutros jornais esquecidos, até à participação no primeiro happening da Sociedade Nacional de Belas-Artes, a uma espécie de sessão de vanguarda com o Jorge Lima Barreto e o Ângelo de Sousa, a traduções de Emily Dickinson, René Char, Henri Michaux, Bertolt Brecht, a ensaios sobre Rilke e Bashô, a discretas aulas de cosmologia e filosofia das ciências em várias escolas, a conversas públicas sobre arte, como uma sobre o homem da capa deste livro, John Frederick Peto (há muitos anos em Serralves), ou sobre Giorgio Morandi (algures no Bairro Alto).
Significa esta enumeração que desejo algum reconhecimento intelectual por essa obra? Não há obra nenhuma, apenas fragmentos. E aqui têm a resposta tão arrogante como muita outra coisa: sei demais para ter qualquer ilusão sobre essa fama. Eu próprio não dou muito valor a tudo isto, porque já vi muita coisa, e já li muita coisa.
E sou, digamos assim, especialista do efémero.»

(As últimas) listas e sugestões para livros neste verão

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (8).png


Porque ainda estamos em pleno verão, porque há muito boa gente que não foi de férias, aqui fica mais um lote (provavelmente o último) de várias escolhas livrescas para o descanso de verão. Como de costume, a seleção é diversificada. Há muito por onde escolher.


PNL2027


GQ


Visão (para os mais pequenos)


Book Riot


CBS News


Sul Informação (livros de ciência escolhidos pelo Prof. Carlos Fiolhais)


Barnes & Noble