sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Leitura - “Elon Musk: O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro” de Ashlee Vance

250x.jpg


 


Terminei ontem o livro “Elon Musk - O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro” de Ashlee Vance. A biografia autorizada de Musk.


Aqui há uns meses participei numa aula na Nova SBE (School of Business and Economics) dedicado ao tema da liderança onde cada um dos “alunos” tinha de apresentar um pequeno trabalho sobre um líder retratando a sua personalidade e forma de gestão / liderança.


Confesso que Musk seria para mim o trabalho ideal exatamente porque tinha bastante curiosidade na pessoa e no líder. Não se proporcionou nesse momento, mas proporcionou-se agora, em parte levado pela maior exposição de Musk nos tempos mais próximos.


O livro é bom, muito bom, muito bem escrito e situa-se num limbo certamente muito difícil para poder ser considerada uma biografia autorizada considerando algumas informações e relatos que faz do biografado.


Depois de ler o livro a ideia com que se fica é que o título talvez não seja tão presunçoso como poder parecer à primeira vista. Musk será efetivamente um génio que está a fazer por inventar o nosso futuro. Os seus três grandes pilares – Space X, Tesla e SolarCity estão na vanguarda da redefinição do nosso futuro.


A leitura do livro, e de todo o percurso de Musk, ajuda-nos ainda a enquadrar melhor aquilo que vamos ouvindo e vendo nos últimos tempos, do melhor, o lançamento do foguetão mais potente do mundo, ao pior, com as polémicas com o salvamento das crianças numa gruta na Tailândia e a recente intenção de retirar a Tesla da bolsa. Ler o livro ajuda-nos a perceber melhor de onde vem tudo isto.


Musk pode-nos parecer muita coisa ao longo do livro: insensível, bruto, mau gestor, com falta de escrúpulos e noção da realidade das pessoas que o rodeiam, mas no limite ele tem sempre como objetivo criar um maior desígnio para a humanidade e faz-nos pensar que um mundo com mais meia dúzia de Musks poderia ser um mundo bem diferente, algo que não de pode dizer de muita gente a face da Terra.


Ainda disse um dia que a medida que permite aferir se estamos perante um louco ou um génio é o sucesso. Pois bem, se é verdade que Musk será um pouco louca, a verdade é que usando este critério será claramente um génio.


Em resumo é uma leitura obrigatória.


 


Sinopse:


Elon Musk é visto em Silicon Valley como o mais excitante, imprevisível e ambicioso empresário da atualidade - uma mistura de Steve Jobs e Bill Gates. Para muitos, este visionário pode mesmo vir a ter um impacto na humanidade sem paralelo. Este é o livro que conta a sua história.

Elon Musk construiu a sua fama e fez fortuna com algumas das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia, como a PayPal, vendida à eBay por 1,5 mil milhões de dólares, investindo depois em projetos com potencial para revolucionar o mundo. A Tesla Motors, no fabrico de carros elétricos, a SpaceX, na indústria espacial, e a SolarCity, nos painéis solares, estão a transformar os seus segmentos industriais, provocando um salto evolutivo no setor empresarial americano.

A insistência de Elon Musk nestas áreas de alto risco, tocando em poderes fortemente instituídos, valeu-lhe assombros de falência e ruína; da sua resiliência e visão nasceria, porém, uma das maiores reviravoltas da história empresarial dos EUA, sendo hoje visto como um visionário de sucesso.

Para escrever esta biografia, o experiente jornalista Ashlee Vance (New York Times e Bloomberg Businessweek) obteve a autorização oficial e a colaboração do próprio Elon Musk, com quem teve inúmeras entrevistas e conversas ao longo dos mais de 2 anos em que acompanhou a sua vida. Em paralelo, as conversas com 300 pessoas das esferas pessoal e profissional de Musk permitiram mostrar todos os ângulos que compõem a história deste gestor e empreendedor genial, que está a dedicar a sua vida a inventar um futuro melhor.


 

Novidade - "Areias Brancas" de Geoff Dyer

250xssss.jpg


 


Sinopse:


Em Areias Brancas, Geoff Dyer encontra-se de novo em viagem, atravessando o Globo, da Polinésia Francesa ao norte da Noru-ega. Em Pequim, na Cidade Proibida, com uma guia que poderá bem não ter sido guia; com amigos, no Novo México, onde D.H. Lawrence teve a sua «maior experiência do mundo exterior»; ou com Don Cherry nas Torres Watts, em Los Angeles - nestes e em muitos outros lugares, aqui (como em grande parte da sua extensa obra), Geoff Dyer entretece ficção e não ficção, arte, literatura e episódios da sua história pessoal para construir uma narrativa de viagem muitas vezes hilariante, e sempre inquiridora das grandes questões que se nos põem quando saímos de dentro de nós próprios. Uma prosa reverberante de inteligência, graça e de uma imensa comicidade.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Book quote

untitled.png


 


Afirmação exagerada? não creio. O conceito de aprender é muito abrangente. Há sempre qualquer coisa que podemos aprender num livro... na pior das hipóteses aprendemos que devemos escolher melhor os livros que queremos ler e/ou comprar...

Novidade - "A Mensagem na Garrafa Departamento Q - Livro 3" de Jussi Adler-Olsen

250xxasd.jpg


 


Sinopse:


Jussi Adler-Olsen regressa com um novo caso neste perturbador thriller da série Departamento Q.

O detetive Carl Morck segura na mão uma garrafa que contém uma mensagem escrita com sangue - um pedido de ajuda de dois jovens irmãos, prisioneiros em parte incerta, perto do mar.


 

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Obrigatório: "21 Lições para o Século XXI" de Yuval Noah Harari

250x.jpg


 


Tenho muitos livros como opção de leitura até final do ano mas tenho apenas um que é mandatório: "21 Lições para o Século XXI" de Yuval Noah Harari, e diria que existem muitas outras pessoas exatamente com a mesma ideia que eu.


Depois de ler "Homo Deus" é-me impossível não ler este livro.


A boa notícia é que estará mas livrarias a partir de amanhã.

Novidade - "A Terra de Naumãn" de H. G. Cancela

250xe.jpg


 


Sinopse:


«Este ano não houve Troca de Ovos. Todos os solstícios da estação seca, durante setenta gerações, as comunidades reuniram­-se no Planalto de Naumãn. no alto das escarpas de granito, onde arde o fogo, erguem­-se as muralhas com sete Portas. Éramos seis comunidades. Cada comunidade acedia ao espaço ritual pela sua Porta. a sétima, aprendíamo-lo desde a primeira vez que pisávamos o Planalto, era para aqueles que viriam. Uma promessa de posteridade. a garantia de que, depois de cada dia, haveria outro dia, depois de cada ano, haveria outro ano, depois de cada comunidade, haveria outras comunidades. Nós, Naumans de dedos hábeis, respeitamos o passado, mas veneramos o Futuro. no solstício em que perfazia catorze anos, eu, Alva, da comunidade de Uila, fui com os outros Naumans do mesmo ano conduzida ao Planalto. Enquanto subíamos as rampas que conduziam às Portas, todos levávamos os olhos vendados por uma faixa de sete voltas, tantas quantos os meses em que se divide o ano.»

terça-feira, 28 de agosto de 2018

III edição da Festa do Livro em Belém

39062966_2350459554972076_5666503847154024448_n.jp


 


 A III Festa do Livro em Belém, com o patrocinio do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá decorrer de 30 de Agosto a 2 de Setembro, nos Jardins do Palácio de Belém.


Este ano a feira conta com a presença de cerca de 50 editores e quase 80 mesas.


Vou fazer por passar por lá com o resto da família. Pode ser um interessante programa de fim de semana!

Novidade - "Monteperdido" de Agustín Martínez

250xddd.jpg


 


 Sinopse:


Um thriller psicológico absorvente e de ritmo cinematográfico.
Ana e Lucía, duas amigas de onze anos de uma pequena aldeia dos Pirenéus, abandonam a escola e vão para suas casas. Mas nunca chegam ao seu destino.
Cinco anos mais tarde entre os despojos de um acidente de carro, num desfiladeiro próximo a Monteperdido, aparecem o corpo de um homem e uma adolescente gravemente ferida e desorientada.
É Ana, uma das meninas que desapareceu há muito tempo.
Enquanto toda a aldeia tenta assimilar o rumo dos acontecimentos, o caso é reaberto.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O pequeno gosta de livros...

1540-1.jpg


Martine-Anda-de-Bicicleta.jpg


 


Cá por casa as preferências na literatura infantil vão variando um ponto com o passar do tempo.


Neste momento existem duas preferências muito vincadas: O Bingo e Rolly que é uma série que passa no canal Disney Júnior e os livros da Martine, a nossa antiga Anita.


Aquilo que mais me deixa feliz é que não há dia em que não haja pelo menos uma história ao deitar, sendo que ao fim de semana normalmente até há mais.


Pode ainda vir a mudar (espero honestamente que não), mas para já o pequeno parece ter herdado o gosto pelos livros do pai e da mãe.

Novidade - "Desaparecer na Escuridão" de Michelle McNamara

 


250xdd.jpg


 


Sinopse:


Este livro tem o enredo, suspense e intensidade de um policial. Trata-se, no entanto, de um livro de não-ficção. McNamara morreu de forma trágica a meio da investigação que procurava identificar o Golden State Killer, responsável por uma onda de violações e assassinatos na Califórnia que se prolongou por mais de dez anos. A Polícia arquivou o caso. Mas McNamara continuou a investigação pelos seus próprios meios. Desaparecer na Escuridão é o relato de anos de investigação sobre a mente de um criminoso impiedoso.

É também o retrato da obsessão de uma mulher pelo fim da impunidade de um assassino. Este livro está destinado a tornar-se um clássico da literatura policial. Os direitos de adaptação para série de televisão foram adquiridos pela HBO.

domingo, 26 de agosto de 2018

Compra - "Onde Estamos" de Emmanuel Todd

250x.jpg


 


Este era um dos livros que fazia parte da minha wishlist. Está adquirido (a bom preço, diga-se) e quero ver se é lido até final do ano. Vou ter de fazer escolhas, para variar, entre tudo o que queria ler e o que vou conseguir ler.


Sinopse:


Esta obra sonda as profundezas menos conscientes da vida social, às quais Emmanuel Todd dedicou toda a sua vida de investigador, para encontrar a explicação para o que se nos afigura atualmente como a grande desordem do mundo. Apenas pelo entendimento da dinâmica de longa duração dos sistemas familiares, da articulação desses sistemas com a religião e a ideologia, e das ruturas induzidas pelo progresso educativo poderemos compreender o efeito de divergência que afeta as nações desenvolvidas: o paradoxo de um Homo americanus simultaneamente inovador e arcaico, o fenómeno Trump, a falta de realismo das potências alemã e chinesa, a eficiência russa, a renúncia japonesa, as recentes metamorfoses da Europa e o Brexit. Esta revisitação magistral da história da humanidade permite-nos antever com lucidez o que nos espera no dia de amanhã.


 

Novidade - "Castelo do Homem Ancorado" de J.K.. Huysmans

1507-1ddd.jpg


 


Sinopse:


O livro atravessa-se de sonhos, compraz-se com a descrição das mais delirantes formas da incomunicabilidade, do drama do homem vivo que come e é comido. «Solteiro, misógino, com um azedume que lhe chegava das rotinas de manga-de-alpaca no Ministério do Interior, assim foi sentido J.-K. Huysmans nos seus trinta e três anos de vida literária. Muito afamado na prosa, houve muito perto dela a legenda de uma audácia com que entreteve à mesa dos cafés de Montmartre um discurso onde se cruzavam as ironias e as frustrações do celibatário. No seu Livre des Masques, Rémy de Gourmont regista-o numa dessas cavaqueiras: «Inventava as metáforas mais atrevidas para traduzir experiências e preocupações sexuais, e as mais sujas também. São castos os seus livros, se os compararmos com as conversas que ele animava.» Na literatura, onde deixou o seu nome flamengo semi-inventado (o verdadeiro era Charles Marie Georges Huysmans [Paris, 5 de Fevereiro de 1848 – Paris, 12 de Maio de 1907]) bebido numa ilustre cepa de pintores da Flandres, foi exemplo de um notável domínio da palavra. E com essa frase «pintada», que pretendeu sentir como metamorfose em escrita da pincelada flamenga, pretendeu terçar armas pelo «naturalismo» — quase uma obrigação, um preço exigido pela sua convivência apertada com Émile Zola. [...] Em 1887, com um intervalo de poucos meses publicava Un Dilemme, novela nada menos do que fuliginosa, e este En Rade (que à letra significa apenas «ancorado» mas o título português complica, por razões estéticas e comerciais, chamando-lhe O Castelo do Homem Ancorado). A sua inspiração ainda vagueia numa fronteira que não se declara aberta ao satanismo, mas é nitidamente banhada pelos seus reflexos. [...] "O Castelo do Homem Ancorado" é, no entanto, um estranho casamento. Faz a sombra de um cenário gótico entender-se à força com uma anedota naturalista de tédio urbano. O habitual discurso celibatário do autor corre agora por sonhos com um traçado baudelaireano, interroga-se com angustiada nevrose sobre as naturezas do mundo onírico.» Aníbal Fernandes     

sábado, 25 de agosto de 2018

Bibliotecas do Mundo 1

BibliotecaMafra%2003_JG14_HR_Credit%20TurismoLisbo


(imagem retirada daqui


Há alguns dias escrevi aqui sobre o livro de um autor italiano que fotografou as mais belas bibliotecas do mundo. Estão lá algumas, mas existem muitas outras igualmente espetaculares.


Assim, nos próximos tempos irei mostrar aqui bibliotecas do mundo segundo um critério muito próprio... o meu gosto.


Já aqui referi várias vezes que para mim uma biblioteca é um género de local quase de culto, por isso faz todo o sentido por um lado procurá-las e por outro mostrá-las aqui.


Para que não restem dúvidas O Leitor é alguém que subscreve integralmente uma frase célebre de Jorge Luís Borges “Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca”.


A primeira, como não podia deixar de ser é nossa. A Biblioteca de Mafra. Quem já lá esteve sabe a verdadeira dimensão e beleza daquele espaço. É espetacular.

Novidade - "Dicionário do Diabo" de Ambrose Bierce

1507-12.jpg


 


Sinopse:


Nova edição de um grande clássico da literatura. Ilustrações de Ralph Steadman. «O que significa Dicionário do Diabo? É um dicionário escrito do ponto de vista do Diabo? Ou do ponto de vista de um autor tido como diabólico? Ou diabólico é o espírito que anima este Dicionário? Todas estas leituras são possíveis. Este Dicionário anuncia logo no seu nome que não se pretende informativo, como os dicionários comuns. O que interessa a Bierce não é descrever o mundo tal como é. Bierce critica os fundamentos da sociedade do seu tempo: o patriotismo, o colonialismo, o militarismo, o clericalismo, a demagogia democrática. E os vícios humanos de todos os tempos: o oportunismo, a hipocrisia, a estupidez e a vigarice. No entanto, o seu principal alvo é a manipulação das palavras e dos sentidos. Bierce distorce o sentido das palavras porque as palavras adquiriram sentidos distorcidos. É assim quando define o comércio como ‘saque’, o catecismo como ‘adivinhas teológicas’ ou o amor como ‘uma demência temporária que se cura com o casamento’. "O Dicionário do Diabo" é um manual de guerrilha contra o conformismo. Uma guerrilha moderadamente convicta dos seus poderes mas ainda assim apostada na inconveniência e na crítica sem tréguas.» Pedro Mexia, Prefácio

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Dava um bom retiro livresco 21

45-small-home-library-ideas-enchanting-home-librar


 


 Para muita gente este local será apenas uma divisão desarrumada, um caos. Para mim é sonho. Adorava ter um  espaço assim. Não sei explicar. Entrar num espaço carregado de livros, a cheirar a livros tem um efeito brutal na minha pessoa em termos de criação de paz interior.

Novidade - "Rising Star: The Making of Barack Obama" de David J. Garrow

1507-2.jpg


 


Espero que venha a ser traduzido em português. Obama é sempre um tema de interesse.


 


Sinopse:


The definitive account of Barack Obama’s life before he became the 44th president of the United States – the formative years, confluence of forces, and influential figures who helped shaped an extraordinary leader and his rise – from the Pulitzer Prize-winning author of "Bearing the Cross". Barack Obama's keynote speech at the 2004 Democratic National Convention instantly catapulted the little-known state senator from Illinois into the national spotlight. Three months later, Obama would win election to the U.S. Senate; four years after that he would make history as America’s first black president. Moving around the globe, from Hawaii to Indonesia to the American Northeast and Midwest, Rising Star meticulously unpacks Obama’s life, from his tumultuous upbringing in Honolulu and Jakarta, to his formative time as a community organizer on Chicago’s South Side, working in some of the roughest neighborhoods, to Cambridge, where he excelled at Harvard Law School, and finally back to Chicago, where he pursued his political destiny. In voluminous detail, drawn from more than 1,000 interviews and encyclopedic documentary research, Garrow delivers the most authoritative account of the ambition, the dreams and the all-too-human struggles of an iconic president. «Impressive… deeply reported.» New York Times Book Review «Engages, absorbs and mesmerises.» Library Journal

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Novidade - "Mesmo Antes da Felicidade" de Agnès Ledig

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Dois anos no top dos livros mais vendidos. Um dos livros mais amados pelo público feminino nos 10 países onde está traduzido. Há muito que Julie deixou de sonhar. Caixa num supermercado, mãe solteira, aos 20 anos passa os seus dias num trabalho mal pago à mercê de um patrão abusador. Para dar o melhor que pode ao seu filho de três anos, Lulu, a caixa Julie encaixa tudo isto e muito mais, se for preciso. Ma um dia o seu destino cruza-se com o de Paul, um cliente sexagenário que se comove com a sua situação e lhe estende a mão. Aos seus olhos, Julie é uma mulher inteira, interessante, respeitável e respeitada. É este homem que, comovido com a sua história, a convida a ela e a Lulu para a sua casa de praia na Bretanha. Desconfiada de tanta generosidade, acaba por aceitar para que Lulu veja o mar e faça castelos de areia. Será que a felicidade encontrou finalmente o caminho da vida de Julie? Ou estará o destino apenas a preparar-se para lhe puxar o tapete – outra vez?    

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

'Sapiens' de Yuval Noah Harari vai ser adaptado

250x.jpg


 


Segundo se soube recentemente o livro “Sapiens” de Yuval Noah Harari vai ser adaptado em formato documentário pela mão do realizador Ridley Scott.


“Sapiens” é um dos livros que tenho para ler ainda este ano. Só não o li logo a seguir ao “Homo Deus” (vontade não me faltou) para ter tempo para assimilar o seu conteúdo, mas vou lê-lo muito em breve.


Mais alguma informação em "Após oito milhões de leitores, Ridley Scott vai adaptar 'Sapiens' de Yuval Harari"

Palavras para quê... era mesmo isto...

Untitled.png


 


Notícia disponível aqui.

Novidade - "Babilónia" de Yasmina Reza

250x44.jpg


 


Sinopse:


Babilónia aqui (como no salmo) é o tempo presente, lugar ou momento de perda, distante de um passado ideal.
Tudo começa com uma festa de primavera em casa de Elisabeth e Pierre. Os convidados são sobretudo casais de meia-idade e, de entre eles, os vizinhos de cima formam o mais singular: o homem, Jean-Lino, de ascendência italiana e judaica, é uma pessoa comum, tímida, que conversa frequentemente com a vizinha de baixo; a mulher, Lydie, é uma figura exuberante que canta jazz num bar e é terapeuta em variadíssimas disciplinas new-age. Ainda que tão diferentes, parecem ser um casal relativamente equilibrado e feliz. A noite avança e com ela a festa, bem como a nossa observação dos convivas e seus comportamentos, acentuados pelo álcool, pelo desejo ou pela ocasião social.

De madrugada, muito depois de a festa acabar, Jean-Lino acorda os vizinhos de baixo e anuncia-lhes o que aconteceu.
Podemos dizer que toda a obra de Yasmina Reza (dramatúrgica e ficcional) é uma tentativa de resgatar a existência humana da sua pequenez e insignificância, da solidão e do abandono, da sua falta de sentido. E, enquanto nos faz observar (quase radiograficamente) os outros, faz-nos ver como somos e rir de nós próprios.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Histórias com Livros - "DarkMarket" de Misha Glenny

DarkMarket.jpg


 


Há livros que lemos que nos deixam de cabelos em pé. Histórias de crime ou de terror que nos levam a ir dormir a olhar por cima do ombro, mas que são apenas ficção.


Depois há outros, como este que nos deixam de cabelos em pé por outras razões: porque somos confrontados com toda uma realidade que não conhecemos, mas que acontece mesmo debaixo dos nossos narizes, e, onde podemos ser envolvidos a qualquer momento.


Não sou o total leigo no que diz respeito a conhecimento sobre o submundo da internet e em particular aquele que está relacionado com transações e fraude associada a cartões de crédito e afins, mas este livro dá-nos toda uma outra dimensão da coisa, regra geral desconhecida do comum mortal.


Lembro-me de que quando li o livro (há uns dois anos atrás) fiquei boquiaberto com algumas das realidades descritas pelo autor. Coisas saídas de filmes, mas muito reais. É um daqueles livros que às tantas já não sabemos bem se aquilo que o autor nos está a contar é verdade ou boa ficção.


Sem que tivesse noção disso quando o li, este livro acabou por me vir a ser muito útil (por razões dentro da legalidade, note-se) algum tempo mais tarde.


“Darkmarket” de é um livro que aconselho a todos os que tem curiosidade sobre o lado negro da internet e ao mesmo tempo gostam de ter informação que os ajuda a evitar serem apanhados nela.


 


Sinopse:


Parte das nossas vidas é vivida online - o banco, as compras, o trabalho, os encontros amorosos -, mas será que nos tornámos complacentes? Partilhamos a informação pessoal, os nossos pensamentos e movimentos com um ecrã sem rosto, sem ter qualquer ideia do que se encontra para lá dele. DarkMarket mostra a verdade chocante sobre o que se esconde por trás do computador: uma rede criminosa secreta que invade a nossa privacidade e ameaça a nossa segurança diariamente. Glenny acompanha o percurso dos principais protagonistas - os criminosos, os especialistas em segurança internacional, a polícia, os viciados em crack, a família real saudita e, sobretudo, as vítimas - revelando a escala real desta nova ameaça global. O resultado é um livro que não vai conseguir parar de ler. DarkMarket é um livro absorvente que apresenta uma investigação exemplar. Obrigatório para qualquer pessoa que utilize um computador: o livro essencial para qualquer pessoa que queira compreender o mundo em que vivemos. “Não irá conseguir parar de ler […] Este é um livro fascinante, com uma investigação excelente.”Sunday Times “Uma narrativa extremamente interessante e inteligente, que mantém o suspense até à última página.”Wall Street Journal

Novidade - "O Cérebro em 30 Segundos" de Anil Steh

250x444.jpg


 


Sinopse:


Perceba rapidamente o que se passa dentro da nossa cabeça.

Grandes especialistas nesta área explicam as 50 teorias mais fascinantes da Neurociência.

Cada tema está resumido numa página de texto e numa imagem.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

As bibliotecas mas bonitas do mundo...

xl-listri_libraries-cover_05763.jpg


 


Ao longo de vários anos um fotografo italiano de nome Massimo Listri, viajou pelo mundo e fotografou um sem número de bibliotecas. Como resultado editou um livro intitulado "As bibliotecas mais bonitas do mundo" que contém duas portuguesas: Mafra e Coimbra.


Não conheço a de Coimbra, conheço apenas a de Mafra e diria que tinha obrigatoriamente de constar. É um local absolutamente fascinante.


 


13993000681382195375biblioteca.jpg


 


imagens_bjuc1.jpg


 

Novidade - "O Cônsul Desobediente" de Sónia Louro (edição de bolso)

250x1.jpg


 


Sinopse:


"Não participo em chacinas, por isso desobedeço a Salazar!"
Aristides de Sousa Mendes, cônsul brilhante, marido feliz, pai orgulhoso, teve a sua vida destruída quando, para salvar 30.000 vidas, ousou desafiar as ordens de Salazar.

Nascido numa família com laços à aristocracia, cursa Direito em Coimbra e opta por uma carreira consular. Vive nos locais mais exóticos de África e nos mais cosmopolitas da Europa. Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, é procurado por milhares de refugiados para quem um visto para Portugal é a única salvação.

Infelizmente, Salazar proibira a concessão de vistos a estrangeiros de nacionalidade indefinida e judeus. Sob os bombardeamentos alemães, espremido entre as ameaças de Salazar, as súplicas dos refugiados e a sua consciência, Aristides sente-se enlouquecer. E então toma a grande decisão da sua vida: passar vistos a todos quantos os pedirem. Salvará 30.000 inocentes, mas destruirá irremediavelmente a sua vida.

Esta é a história de um herói com uma coragem sem limites. Só é possível compreender o seu feito se nos colocarmos no seu lugar: destruiríamos a nossa vida e a da nossa família em nome da caridade e do amor ao próximo?

domingo, 19 de agosto de 2018

Compra: "Como Será o Futuro e Porque Depende de Nós" de Tim O'Reilly

250xdddd.jpg


 


Na mesma linha de "Homo Deus" de Yuval Noah Harari, mais um livro sobre o amanhã, tema sobre o qual me vou interessando cada vez mais. É mais um exercício sobre o futuro para ler a breve prazo.


Li o ínicio do livro e fiquei bastante curioso. Tem uma abordagem diferente de Harari mas igualmente interessante.

Novidade - "Caminho Acidentado - E se pudesse recomeçar e fazer tudo diferente?" de Richard Paul Evans

250x.jpg


 


Sinopse:


Charles James é a personificação do sonho americano: apesar de uma infância de pobreza e sofrimento, consegue criar uma fortuna invejável graças ao retumbante sucesso profissional. Mas nem tudo é perfeito na sua vida.

Charles fica abalado quando descobre que um dos seus clientes se suicidou por sua causa, ainda que indiretamente, e pelo seu modo de vida moralmente duvidoso. Começa então a questionar as suas escolhas e a colocar em causa o tipo de homem em que se tornou.

Assombrado pelo próprio sucesso, apenas uma reviravolta do destino pode mudar a sua vida e dar-lhe uma segunda oportunidade. E é precisamente isso que acontece.

A questão é: o que fará Charles com essa dádiva? Saberá realmente aproveitá-la?

Uma jornada épica que não irá esquecer tão cedo.

sábado, 18 de agosto de 2018

Book quote

cdc9f4eaac295aaef5355d832760e417--kate-dicamillo-r


 Nem mais! Eu vou tentando fazer a minha parte no que diz respeito a este tema!

Novidade - "Coração Negro" de Naomi Novik

250x.jpg


 


Sinopse:


«O nosso Dragão não devora as raparigas que leva, independentemente das histórias que possam ser contadas fora do nosso vale. Ouvimo-las, por vezes, de viajantes que por aqui passam. Falam como se estivéssemos a fazer sacrifícios humanos e como se ele fosse um dragão verdadeiro. Claro que isso não é verdade: ele pode ser um mago imortal, mas não deixa de ser um homem, e os nossos pais juntar-se-iam e matá-lo-iam se ele quisesse devorar uma de nós a cada dez anos. Ele protege-nos contra o Bosque e nós estamos-lhe gratos, mas não assim tão gratos.»

Agnieszka adora a sua pacata aldeia no vale, as florestas e o rio cintilante. Mas o maléfico Bosque permanece na fronteira e a sua sombra ameaçadora paira sobre a vida da jovem.
O povo depende do feiticeiro conhecido apenas por Dragão para manter os poderes de Bosque afastados. Mas o Dragão exige um terrível preço pela sua ajuda: uma jovem deve servi-lo durante dez anos, um destino quase tão terrível como perecer a Bosque.

A próxima escolha aproxima-se e Agnieszka tem medo. Todos sabem que o Dragão irá levar a bela, graciosa e corajosa Kasia, tudo aquilo que Agnieszka não é, e a sua melhor amiga no mundo. E não há forma de a salvar.

Mas Agnieszka teme as coisas erradas. Porque quando o Dragão chega, a sua escolha surpreende todos...

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Para saber um pouco mais sobre Daniel Silva e os seus livros

News.jpg


 


Daniel Silva foi escolhido como o autor do mês para a revista "Estante da FNAC". No link abaixo é possível encontrar algumas notas muito interessantes sobre o autor e sobre os seus livros.


 


"Autor do mês: Daniel Silva, o americano que trata os espiões por tu"


 

Novidade - "Espião na Primeira Pessoa" de Sam Shepard

250xddddd.jpg


 


 Sinopse:


Espião na Primeira Pessoa é, num primeiro plano, a observação pelo narrador de um homem de idade, um vizinho do outro lado da rua. O velho enigmático que observa será, afinal, ele próprio, num tempo perto do fim - e que desse presente aprisionado parte em digressões pela memória, mas também pelo espaço e pelo tempo remanescentes.

O registo não é realista - é por vezes surreal -, o fluxo da consciência corre livre e anarquicamente, e a identidade é móvel ou constantemente transmutável (o narrador é quem vê, mas também é o outro, o objeto do escrutínio). Mesmo assim, o resultado é muito lúcido: o homem que olha de perto os passos (ainda que mentais), as sensações e reflexões que antecedem o fim do seu caminho.

Sam Shepard trabalhou neste livro até poucos dias antes da sua morte, em julho de 2017, provocada por uma esclerose lateral amiotrófica. Já perto do fim, ditava com esforço e as suas duas irmãs transcreviam. O trabalho final de edição e revisão do livro foi feito com a ajuda de Patti Smith, antiga amante e amiga de mais de 40 anos.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A minha wishlist de compras para os próximos tempos

dad.png


 


Esta é, assim por alto, a minha wishlist de compras para os próximos tempos relativamente a livros já editados. Vai ter de ser aos poucos, mas até final do ano quero ver se já estão todos disponíveis nas estantes lá de casa.


Não posso ficar muito tempo a pensar nisso senão a lista não para de aumentar (só neste minuto em que estou a escrever já me lembrei de um que falta...).

Novidade - "A Grande Guerra no Atlântico Português" de António José Telo e Augusto Salgado

250xsss.jpg


 


Sinopse:


Em 1914-18 a mais intensa corrida naval de todos os tempos chega à sua conclusão lógica, com o choque das maiores armadas que o Mundo tinha visto até então. É um confronto à escala mundial, mas o seu centro está no Atlântico Norte, onde se enfrentam as quatro maiores armadas de então: a Britânica (2.529 mil t de navios de combate), a Alemã (1.177 mil t), a Americana (934 mil t) e a Francesa (703 mil t), tudo referente a Janeiro de 1914.

A zona mais intensa de combates é o Mar do Norte, palco da maior batalha de couraçados de sempre (Jutlândia, 1916). No entanto, a Jutlândia foi a única batalha onde, aparentemente, se concretizou a visão prevalecente antes do que seria um embate entre as grandes marinhas, visto como o choque dos castelos de ferro - uma expressão de W. Churchill. Tanto no Atlântico como no Mediterrâneo só a Jutlândia foi uma batalha de grandes dimensões entre couraçados e saldou-se por um resultado inconclusivo, não se tendo repetido.

Livro que versa sobre aspectos inéditos sobre a guerra no mar, nomeadamente no espaço Atlântico português. Contém factos novos sobre a 1ª guerra e Portugal. Livro profusamente ilustrado com imagens a cores e a P/B de alta qualidade que tornam este livro verdadeiramente indispensável para todos aqueles que gostam destes temas.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Tsundoku ou simplesmente uma biblioteca?

19%20meses%20de%20prateleiras%20de%20livros%20Mar


 


Dei com uma notícia que fala sobre uma palavra que os japoneses criaram para identificar o ato de comprar livros e não os ler (pelo menos não no imediato). Os japoneses pelos vistos chamam-lhe tsundoku que será uma junção dos termos tsumu (“empilhar”) e doku (“ler”).


Ora bem, este tema faz-me alguma confusão porque eu compro muitos livros que não leio, melhor que não leio no imediato, e que, assumo, posso não conseguir vir a ler. A este ato eu chamo criar uma biblioteca.


Se eu leio, com sorte, 20 livros por ano e compro mais de 50 sobram pelo menos 30. Não compro por comprar, compro porque me interessa, porque gosto de ter opções de leitura e porque tenho a secreta esperança de que um dia vou ter tempo para os ler todos.


Nota importante, para mim livro é tudo menos um objeto de decoração. Para isso existem quadros e jarras. Um livro é um elemento muito importante para ser confundido com decoração.


A notícia pode ser encontrada aqui: "Compra livros e não os lê? Os japoneses criaram uma palavra para isso"

Novidade - "Confabulações" de John Berger

250x44.jpg


 


Sinopse:


«Uma língua falada é um corpo, uma criatura viva […]. E o lugar onde esta criatura reside é tanto o que não se diz quanto o que se diz.» O trabalho de John Berger revolucionou o modo como entendemos a linguagem visual. Neste novo livro, o autor escreve sobre a linguagem em si, e como se relaciona com o pensamento, a arte, a música, a narrativa e o discurso político contemporâneo. O livro inclui ainda os desenhos, notas, memórias e reflexões de Berger, que vão desde Albert Camus ao capitalismo global. Confabulações mostra-nos «o que é verdadeiro, essencial e urgente».

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Leitura - "“Elon Musk: O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro” de Ashlee Vance

250x.jpg


  


“Elon Musk: O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro” de Ashlee Vance.


Comprei este livro há quase um ano atrás. Não sei se Musk estava tão na berra como agora (provavelmente não) mas a curiosidade da minha parte é a mesma. O livro foi sendo adiado várias vezes, mas desta vez vai ser a minha próxima leitura.

Novidade - "A Coroa do Demónio" de James Rollins

250xddd.jpg


 


Sinopse:


Ao largo da costa do Brasil, uma equipa de cientista descobre um horror ímpar, uma ilha de onde toda a forma de vida foi erradicada, consumida e possuída por uma espécie que está para lá da imaginação. O mais inexplicável é que esta ameaça tem origem num terrível segredo enterrado há um século: um conjunto de ossos conservados em âmbar.

O artefacto foi escondido por um grupo de cientistas liderado por Alexander Graham Bell para proteger a humanidade. Mas claro que nada fica enterrado para sempre. Um horror ancestral, latente na medula desses ossos conservados, está de novo à solta, agora numa arma de incalculável força e malignidade, pronta para ser usada num mundo incauto. Para travar a sua expansão, o comandante Grayson Pierce, da Força Sigma, tem de sobreviver a um ataque direto na ilha de Maui. A Força Sigma, foi criada para chegar sempre primeiro, mas, desta vez, pode ser que não consiga vencer a corrida contra o tempo.

O comandante Grayson Pierce será obrigado a fazer uma escolha impossível. Para erradicar esta ameaça de extinção e expor todos os envolvidos, terá de unir forças com o maior inimigo da Força Sigma, a recém-ressuscitada Guilda, mesmo que isso signifique sacrificar um dos seus.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Leituras - "O Velho e o Mar" de Ernet Hemingway

21125426_53U4m.gif


 


Está concluído “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway.


É uma obra pequena e de grande simplicidade, no bom sentido, e ao mesmo tempo de grande qualidade. Diria que é preciso ser-se muito bom para escrever algo assim.


Em muitos momento é a linguagem simples que nos permite estar no barco com Santiago, o velho pescador. Hemingway coloca-nos lá e explica-nos o que é o sacrifício e a coragem humanos sem rodeios e de forma quase poética.


A todos quantos possam ler este post, leio por favor este livro.


A primeira coisa que me ocorreu quando terminei o livro foi: eu sou de facto um iletrado no que diz respeito aos clássicos e não devia ser. Não fazem sentido as minhas dúvidas em ler autores e livros clássicos, por isso, até final do ano vou querer ler pelo menos mais um, a escolher ainda porque oferta não falta.


 


Sinopse:


Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado.


Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.


 


 

Novidade - "República Luminosa" de Andrés Barba

250x11.jpg


 


Sinopse:


«A palavra roubo, a palavra ladrão, a palavra assassinato. Estamos rodeados de palavras que, até agora, só eram ditas num sussurro.»

San Cristóbal, uma pequena cidade tropical fechada entre a selva e o mar, é subitamente invadida por um violento grupo de trinta e duas crianças de origem desconhecida, cuja linguagem ninguém entende, que espalha o terror na sua pacata população.

República Luminosa é a crónica desses dias, carregada de factos, provas e rumores acerca do modo como, durante esse ano e meio em que as crianças tomaram conta da cidade, San Cristóbal se viu obrigada a reformular a ideia de ordem e violência e a própria noção de civilização.

Tensa, angustiante e com a mesma nitidez de Conrad em O Coração das Trevas, a coragem narrativa de Barba e o seu talento para a criação de uma fábula sombria e metafísica brilham inegavelmente ao longo das páginas deste romance desconcertante.

domingo, 12 de agosto de 2018

Dava um bom retiro livresco 20

189b78ab3083c3d0c46107a19282aab9.jpg


Acolhedor e fresquinho. Ideal para contrabalançar os dias quentes do verão. 


Diria que muitas vezes precisava que um médico me receitasse um medicamento destes.  

Novidade - "Campo de Sangue" de Dulce Maria Cardoso

250xddd.jpg


 


Sinopse:


Um romance misterioso e arrebatador, que conta a peculiar vida de um homem acusado de homicídio através da sua relação com quatro mulheres: a amante, que lhe envia postais do mundo inteiro e que acha que o dinheiro tudo compra; a mãe, que despreza o filho; a dona da pensão onde ele vive, tomada pelo pânico de perder o negócio mas deslumbrada com a ideia de se tornar famosa graças a um crime; uma rapariga angelical, grávida mas infeliz, e incapaz de distinguir entre o bem e o mal.

Numa sala de espera, enquanto estas quatro mulheres aguardam para prestar depoimento, vai-se desfiando a cadeia de acontecimentos que as colocou ali.

sábado, 11 de agosto de 2018

Book quote

358088-J-K-Rowling-Quote-If-you-don-t-like-to-read


 


Acredito nesta ideia. Todos nós gostamos de alguma coisa, e considerando que há livros sobre todas as coisas, é tudo uma questão de procurar.

Novidade - "O Cobrador" de Seth C. Adams

dddd.jpg


 


Sinopse:


Esta é a noite. Chegou a hora.

Quando entrei na floresta pela primeira vez, era pouco mais do que uma criança. Tinha 13 anos, acabara de me mudar para uma pequena vila no Arizona, e o único amigo que tinha era o meu cão, o Bandit.

Foi assim que conheci os meus amigos, com quem formei o Clube dos Intrusos. O Bobby Gordo, o Jim e a Tara. Eles tornaram-se os meus melhores amigos. Tivemos alguns encontros desagradáveis com miúdos mais velhos armados em vilões, e com um polícia que provavelmente não devia ser autorizado a ter armas nem a usar distintivo. Tirando isso, divertimo-nos imenso.

Foi também assim que encontrámos um carro abandonado, bem no meio da floresta, onde ninguém ia. Ninguém exceto nós. Foi aí que as coisas começaram a piorar. No banco da frente, uma fortuna em notas. No porta-bagagens, um cadáver. Parecia ser um mistério divertido para resolver.

Mas depois… chegou o Cobrador.
Ele sabia o nosso segredo.
E as coisas nunca voltariam a ser iguais.

O nosso verão de inocência tornou-se um pesadelo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Mais um livro sobre Trump(a)...

unhinged-9781982109707_hr.jpg


 


Há mais um livro a sair nos EUA Trump, desta vez de uma ex-colaboradora, mais concretamente ex-diretora de comunicação. O livro tem o título  “Unhinged" e a autora é Omarosa Manigault-Newman.


A base do livro parece ser a ideia da autora segundo a qual o presidente tem um problema mental. A minha primeira reação foi, ok e agora por favor as novidades.


Pelo que percebi a autora não transborda credibilidade, o que também não é de estranhar considerando que foi amiga e colaboradora de Trump.


No meio disto tudo o que é triste é que ninguém sabe o que é verdade, o que é mentira, o que serve para ganhar dinheiro, o que é apenas vingança. Enfim, é o mundo o que temos, e embora pereça uma paródia, tudo isto acontece no país mais poderoso mundo.


Mais alguma informação nesta notícia do “Expresso” – “Mais um livro contra Trump. Ex-diretora de comunicações fala do “claro declínio mental” do Presidente dos EUA”

Novidade - "Fim de Turno" de Stephen King

22.jpg


 


Sinopse:


Bill Hodges, que agora gere uma agência com a colega Holly Gibney, fica intrigado com a letra Z escrita a marcador na cena de um crime para que são chamados.
À medida que se vão acumulando casos idênticos, Hodges fica espantado ao perceber que as pistas apontam para Brady Hartsfield, o célebre «assassino do Mercedes» que eles ajudaram a condenar. Devia ser impossível: Brady está confinado a um quarto de hospital num estado aparentemente vegetativo.

Mas Brady Hartsfield tem novos poderes letais. E planeia uma vingança, não só contra Hodges e os seus amigos, mas contra a cidade inteira.
O relógio bate de formas inesperadas…

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Leituras - "O Velho e o Mar" de Ernet Hemingway

velhoemar.gif


 


Nos meus objetivos de leitura para 2018 estava a leitura de um clássico.


Pois bem, aqui está ele, “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway. O critério foi simples, foi o último a ser comprado (na semana passada) e por isso ficou logo aqui de lado.

Novidade - "Morrer com Dignidade" de João Semedo (Org.)

350x.jpg


 


Sinopse:


Do Movimento Morrer com Dignidade, com testemunhos de: Aranda da Silva, Daniel Bessa, Edite Estrela, Francisco George, Francisco Louçã, Francisco Pinto Balsemão, Júlio Machado Vaz, Maria Filomena Mónica, Mário Nogueira, Rogério Alves e Rui Rio.

Discute-se no nosso país a despenalização da Morte Assistida, mas um aspeto é evidente: morre-se mal em Portugal. Em muitos casos, a morte é um processo solitário de violenta agonia e degradação física.
Neste livro, da autoria do movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade, e organizado pelo médico e político João Semedo, defende-se que cada pessoa deve poder assumir a opção que entender sobre os últimos momentos da sua vida: continuar a sofrer ou acabar com esse martírio. Seguindo-se este enquadramento profundamente democrático, ninguém é obrigado e ninguém é impedido, o único critério é a escolha de cada um.

Inclui:

- Prefácio de Gilberto Couto (médico) e posfácio de Lucília Galha (jornalista)
- 33 questões fundamentais sobre a morte assistida
- Depoimentos de personalidades destacadas da sociedade portuguesa
- Textos dos autores dos projetos de lei em debate no Parlamento: Maria Antónia Almeida Santos, deputada do PS; José Manuel Pureza, deputado do BE; André Silva, deputado do PAN; Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, deputados do PEV.
- Textos de juristas sobre a consagração da despenalização na lei portuguesa: Rafael Gonçalves, José Eduardo Martins
- Sugestões de leitura.

Os direitos de autor deste livro revertem por inteiro para a ONG Médicos do Mundo

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Leituras - “Homo Deus - História Breve do Amanhã” de Yuval Noah Harari

250x11dss.jpg


 


Terminei ontem o livro “Homo Deus” de Yuval Noah Harari.


Escrevi aqui no início que tinha as mais elevadas expetativas sobre o livro e primeira coisa que posso afirmar é que foram inteiramente correspondidas.


O livro é mesmo muito bom, e não é difícil perceber o porquê de todo o frenesim à sua volta e à volta do autor, cuja primeira obra, “Sapiens” foi ainda mais aclamada, inclusive junto das mais altas esferas: de Bill Gates a Zuckerberg passando pelo ex-presidente Obama.


O autor leva-nos numa viagem pelo nosso amanhã, depois de nos puxar um pouco atrás ao nosso ontem, ao ontem do Homo Sapiens, e mostra-nos que o Homo Sapiens, tal como o conhecemos está à beira da extinção para dar lugar a uma nova espécie, o Homo Deus que muito provavelmente não será humano como nos.


A leitura do livro traz-nos um misto de curiosidade e medo em relação ao futuro porque desde logo transporta-nos para uma realidade que parece um pouco de ficção cientifica, mas relativamente à qual se percebe que as sementes já estão espalhadas por aí.


Ideias como criação de algoritmos que nos conhecem melhor do que nós mesmos, uma nova religião (num conceito diferente de religião daquele que costumamos ter) denominado Dataísmo, o atingir da felicidade plena e da imortalidade. O autor tentar fazer uma ligação entre quatro realidades tecnologia, política, sociedade e religião apresentando-nos possíveis futuros.


O futuro é já ali e hoje mais do que em qualquer momento do passado, pouco sabemos sobre ele. Ninguém sabe verdadeiramente como será o mundo daqui a 50 anos, no entanto, muito do que o autor refere faz-me sentido, e, por conseguinte, assusta-me.


Se tem uma mente inquieta, que gosta de pensar o pouco mais além, se precisa criar na sua cabeça algumas bases sobre o mundo me que viverão os seus filhos e netos é muito importante que leia este livro.


Para mim é uma obra que entra diretamente para o topo dos melhores livros que já tive oportunidade de ler. Muita qualidade e muito conhecimento. A combinação perfeita.


 


Sinopse:


Chegámos ao próximo passo evolucional: Homo Deus.

Homo Deus explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial. Sucessor do bestseller internacional Sapiens: História Breve da Humanidade, coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano?

A guerra desapareceu.
É mais provável cometer suicídio
do que morrer num conflito armado.

A fome está a desaparecer.
É mais alto o risco de obesidade do que de fome.

A morte tornou-se um simples problema técnico.
Não alcançámos a igualdade — mas estamos perto de alcançar a imortalidade.

A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses.
O que nos reserva o futuro?