sábado, 31 de dezembro de 2022

Novidade - "A Minha Primeira Enciclopédia"

4dd50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A Minha Primeira Enciclopédia foi especialmente criada para melhorar o entendimento que os nossos filhos têm do mundo.

Com tópicos familiares como o espaço, a história, os animais, as plantas e muito mais, este livro abarca muitos temas entusiasmantes para as crianças pequenas descobrirem e aprenderem.

(Última) Sugestão Livresca de Fim de Semana - "Calendário do Advento"

22186459_Ska27.png


A última sugestão livresca do ano vai para um programa que já aqui recomendei, “Calendário do Advento” de Anabela Mota Ribeiro.


Agora já totalmente disponível (todos os episódios) não posso deixar de voltar a registar a sugestão. São entrevistas curtas á volta do tema do Natal às mais diversas personalidades, muitas vezes à volta de livros. Sem qualquer desprimor para os demais, deixo a minha preferência, entre outras para as entrevistas a Lídia Jorge e ao professor Carlos Fiolhais. Fica a sugestão.


(link abaixo para o programa com o Professor Carlos Fiolhais)


Undddtitled.png

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Novidade - "Maternidade" de Sheila Heti

411150.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Neste livro, Sheila Heti questiona o que se ganha e o que se perde no momento em que uma mulher se torna mãe, abordando a decisão mais importante da vida adulta com o candor, o humor e a originalidade que fizeram dela uma escritora aclamada por toda uma geração.

As Leituras de 2022

01.jpg


Resumo visual do meu ano de leituras (abaixo) com a ajuda do Goodreads. Em bom rigor foram 48 leituras porque há três que não constam aqui. Duas não estão disponíveis para registo, no caso “Uma Estranha Profecia e Outros Textos” de Heinrich von Kleist e “O Abismo” de Max Hastings, e um foi lido / ouvido duas vezes, “Como o Mundo Realmente Funciona”


Foi um bom ano de leituras, embora o último trimestre tenha sido menos “produtivo”. Com um bebé recém-nascido em casa foi um período mais complicado, incluído para a leitura. Apesar disso houve muita e boa leitura ao longo de todo o ano.


Este ano decidi que não ia colocar objetivos, no sentido de ler um listo assim e outro assado. O Objetivo era ler sem agenda, e esse objetivo foi alcançado. Fui lendo ao sabor do vento, entre novidades e livros mais antigos. Li e ouvi (audiolivros) um pouco de tudo e com muita satisfação.


Difícil foi escolher os melhores do ano, mas esse tema fica para o início do ano!


Bom ano e boas leituras!


02.png


03.png


04.png


05.png


06.png


07.png


08.png


09.png


10.png


11.png

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Novidade - "Ameaças e Riscos Transnacionais na Nova Era" de Teresa Ferreira Rodrigues e João Vieira Borges

45011113.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A obra Ameaças e Riscos Transnacionais na Nova Era, tem como propósito final contribuir uma melhor compreensão desta temática estruturante para os Estados e as sociedades, mas também se propõe dar informação relevante para a monitorização e prevenção de riscos e ameaças, através da divulgação de um conhecimento muitos vezes circunscrito a estrategos e estrategistas.

Num período de grandes mudanças a nível internacional, em plena Guerra da Ucrânia e da crise no Indo-Pacífico, a abordagem atualizada e com cariz cientifico das novas e velhas ameaças e riscos, é importante para a reflexão por parte dos especialistas, mas também pelo público em geral. Alguns dos próprios autores comentam, com regularidade, nos diferentes órgãos de comunicação, a Guerra na Ucrânia e outras crises e conflitos contemporâneos.

Da caracterização do Mundo em transformação, à geopolítica global, passando pelas diferentes ameaças e riscos, como os conflitos regionais, a disputa por recursos naturais escassos, a criminalidade organizada, a proliferação de armas de destruição massiva, as ciberameaças e as pandemias, sem deixar de pensar o Mundo em 2040, o livro também constitui uma excelente referência para alunos de relações internacionais, estratégia, e ciência política, entre outras áreas do conhecimento.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- Salman Rushdie, após ter sido alvo de um brutal atentado em Agosto, confirmou recentemente que o seu novo romance sairá em fevereiro de 2023. O título será "Victory City."


- O livro vencedor do Booker Prize deste ano, “As Sete Luas de Maali Almeida” de Shehan Karunatilak irá ser publicado em Portugal em 2023 pela editora Clube do Autor. A data concreta de publicação ainda não é conhecida.


- A Bertrand abriu dia 17 de dezembro uma nova livraria no Porto, mais concretamente no shopping ViaCatarina que fica na conhecida Rua de Santa Catarina.


- O 40º livro de Asterix está previsto para 2023. Irá ter um novo autor, Fabrice Caro, mas irá manter o mesmo ilustrador, Didier Conrad.


- Foi divulgada pela Amazon o lista dos livros mais vendidos este ano no Brasil. Foram estes os 5 primeiros:


1 - É Assim que acaba, por Colleen Hoover


2 - O homem mais rico da Babilônia, por George S Clason


3 - Os sete maridos de Evelyn Hugo, por Taylor Jenkins Reid


4 - Todas as suas (im)perfeições, por Colleen Hoover


5 - A garota do lago, por Charlie Donlea


-

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Novidade - "Obra Poética" de José Afonso

45011.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«A presente edição reflete pequenos ajustamentos de atualização da obra, introduz quatro poemas não publicados nas edições anteriores, agrega os textos de canções e outros poemas, mantendo a sua ordenação cronológica, conforme foi a vontade de José Afonso para a primeira edição. […] Curiosamente, como se a ordem cronológica dos poemas desse um sentido inverso ao destino, o seu primeiro poema, Pela Quietude das Tuas Mãos Unidas, é uma profunda reflexão sobre a tristeza e o mistério da morte, e o último, Alegria da Criação (1985), é uma reflexão sobre a vida e a alegria da criação, sobre aquele sopro inicial que temporariamente nos visita e nos faz renascer através da inquietação e do desassossego.»

Do Prefácio de Jorge Abegão

Os melhores livros do ano - algumas listas

1.jpg


Listas e listas. Estamos naquele momento do ano em que se faz balanços e listas dos melhores do ano e os livros não são exceção. Já aqui deixei as escolhas do New York Times e hoje venho deixo-vos mais algumas que eu normalmente consulto e que servem como referencia para futuras leituras e também para ter uma perceção do que podemos vir a ter nos próximos tempos em termos de tradução (no caso das listas estrangeiras). Acho que vale sempre pena consultar. Acontece-me sempre descobrir alguma coisa de verdadeiramente interessante.


Provavelmente ainda voltarei ao tema nos tempos mais próximos, mas para já ficam 5 listas que achei particularmente interessantes. Podem espreitar abaixo, link em cada imagem (algumas podem estar com acesso limitado).


the-guardian-logo.jpeg


the-new-yorker-logo.jpg


Time-magazine.jpg


expresso.jpg


newss_text_930.jpg

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Novidade - "Direitos Humanos das Mulheres" de Margarida Martins, Mariana Cunha e Paulo Pinto de Albuquerque

45sss0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«É de lamentar que, em pleno século XXI, a discriminação da mulher na sociedade continue a ser uma realidade tanto nos países mais desenvolvidos como nos menos desenvolvidos. Daí que a frase de Hillary Clinton, proferida em 1995 na IV Conferência das Nações Unidas sobre as Mulheres - "Women’s rights are human rights", continue a fazer todo o sentido e a ser considerada uma das frases mais emblemáticas do feminismo moderno e uma das âncoras do desenvolvimento do direito interno e internacional no âmbito da igualdade de género.
Por todas estas razões, é de saudar a publicação da presente obra, pois, apesar de já existir alguma doutrina em Portugal sobre direitos humanos, faltava uma obra específica, abrangente e interdisciplinar, sobre os direitos humanos das mulheres. Ora, essa lacuna fica perfeitamente colmatada com a publicação deste livro, escrito por mulheres dos mais diversos quadrantes políticos, das mais diversas profissões (embora com um predomínio de juristas), de diferentes idades e com as mais diversas opiniões, todas unidas numa causa comum.»

Professora Doutora Ana Maria Guerra Martins
Juíza do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Livros de 2022 - as escolhas de Barack Obama

Unwwtitled.png


A tradicional lista dos melhores livros do ano partilhada pelo antigo presidente americano Barack Obama este ano chegou já muito próximo do Natal e por isso só hoje partilho aqui.


Conforme já referi noutras ocasiões é uma lista que uso também como referência para as minhas leituras porque muitas vezes os livros escolhidos estão em linhas com as minhas preferências.


Assim aqui fica o detalhe da lista (com os títulos em português quando já traduzidos), da qual li apenas um dos livros, “Mar de Tranquilidade” de Emily St. John Mandel. Tenho mais dois na minha wishlist.


“A Luz que nos Ilumina” de Michele Obama


“Mar de Tranquilidade” de Emily St. John Mandel


“Trust” de Herman Dias


“The Revolutionary: Samuel Adams” de Stacy Schiff


“The Furrows: A Novel” de Namwali Serpell


“South To America: a journey below the mason-dixon to understand the soul of a nation” de Imani Perry


“The School for Good Mothers” Jassamine Chan


“Bolo Negro” de Charmaine Wilkerson


“Ducks: Two Years in the Oil Sands” de Kate Beaton


“An Immense World: How Animals Senses Reveal the Hidden Realms Around Us” de Ed Yong


“Liberation Day” de George Saunders


“The Candy House” de Jennifer Egan


“Vidas Seguintes” de Abdulrazak Gurnah


Em www.bertrand.pt

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Novidade - "Não Confie nos Instintos - Use os dados para conseguir o que realmente quer na vida" de Seth Stephens-Davidowitz

4sss50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


As grandes decisões são difíceis. Consultamos amigos e familiares, tentamos entender-nos no meio de conselhos confusos de especialistas online, talvez até possamos ler um livro de desenvolvimento pessoal para nos guiar.

Mas, no final, geralmente fazemos o que nos parece o mais certo, almejando a perfeição através de apostas de alto risco com base apenas no que os nossos instintos nos dizem. e se os nossos instintos estiverem errados?

"Autoterapia" - sugestão de leitura

U44ntitled.png


 


Hoje deixo-vos um convite, uma sugestão de leitura, mais curta, mas igualmente muito interessante.


Falo-vos da newsletter “Autoterapia” onde podem encontrar pequenas histórias / contos e também comentários sobre leituras da autora.


Sou suspeito ao recomendar porque a autora, Cátia Madeira, é alguém muito próximo, mas deixarei de o ser depois de passarem por lá e confirmarem que é uma leitura bastante interessante.


A última newsletter, a 9ª, saiu na véspera de Natal e pode ser lida no link abaixo. Passem por lá, apreciem (podem ler as newsletters anteriores) e subscrevam! Fica a sugestão.  Boas leituras!


Newsletter Autoterapia

sábado, 24 de dezembro de 2022

Novidade - "À Espera do Natal - 25 histórias para contar os dias" de Patrícia Furtado

45ddd0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Faltam 25 histórias até ao Natal!

«Sentiram todos um forte abanão: estavam a ser levados do topo do guarda-fatos para a sala. Ouviram-se os gritinhos de excitação do miúdo de dois anos que ali vivia. Não era para menos, o dia de montar a Árvore de Natal era dos dias mais aguardados do ano, quase tão desejado quanto a Véspera de Natal. Onde iriam ficar colocados? Perto de quem? Que novos enfeites chegariam este ano?»

Este livro é um calendário do advento feito de histórias. Para ler uma por dia, até à chegada do Natal. Mas atenção: não são só as crianças que vão gostar, os pais, aconchegados juntos aos filhos na hora de dormir, vão adorar cada personagem destas pequenas histórias natalícias.

E querem saber um segredo? Algumas delas são verdadeiras…

Foto repetida, nova realidade, família e um Feliz Natal

22211443_KlBZk.jpeg


Esta foto é exatamente a mesma que aqui deixei no ano passado na véspera de Natal. No ano passado escrevi o seguinte:


“A história que conta é simples. Uma acolhedora casa de madeira no campo, neve lá fora, noite de consoada, uma lareira acesa, os filhos e os netos estiveram todos reunidos, jantou-se alegremente, abriram-se presentes, fez-se um brinde, houve correrias e brincadeiras até que todos se recolheram para dormir. Fico eu, a minha poltrona, a lareira quente e um livro, para acabar a noite em beleza. Está la tudo. A família feliz, a casa de madeira, a neve, a lareira e os livros. Perfeito.”


Este ano apetece-me reescrever um pouco a história, começando, no entanto, da mesma forma:


A história que conta é simples. Uma acolhedora casa de madeira no campo, neve lá fora, noite de consoada, uma lareira acesa, os filhos e os netos estão todos reunidos. O avô (este que vos escreve) senta um neto em cada perna junto à lareira, agarra num livro e conta algumas histórias enquanto os pequenos se deliciam enquanto esperam para abrir os presentes. A avó e os pais (filhos) observam com um sorriso de emoção mal disfarçada- Casa cheia de gente feliz e boa disposição.


Quando escrevi no ano passado o agregado cá de casa tinha três elementos. Neste Natal tem quatro sendo um dos elementos muito pequenino, e inevitavelmente há uma certa alteração de perspetiva. Mais do que qualquer outra coisa o Natal é família, não porque tem de ser, mas porque é aquilo que nos faz pertencer a algo. Não quero viver o momento acima apenas porque é Natal, gostaria de o fazer porque tenho uma família onde a amizade e o amor uns pelos outros está lá sempre o ano todo. A noite de Natal é só um reflexo disso mesmo. É uma espécie de projeto em que andamos a trabalhar todos os dias cá em casa para chegar ao dito momento daqui a muito anos.


Um Feliz Natal para todos!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Novidade - "Será o Cozinheiro Boa Pessoa?" de Javier Marías

450sss.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Este livro reúne noventa e cinco artigos escritos por Javier Marías entre 3 de fevereiro de 2019 e 24 de janeiro de 2021. Javier Marías aborda com elegância, lucidez e por vezes também com exasperação alguns dos temas mais importantes da atualidade.

Critica as arremetidas do politicamente correto contra a literatura e a liberdade de expressão, os atentados urbanísticos em Madrid ou Barcelona e verbera atitudes políticas e a hipocrisia tanto de partidos de esquerda como de direita.

Javier Marías deixou-nos em setembro de 2022, pelo que estes são os últimos artigos que publicou.

Leitura - "Os Crimes do ABC" de Agatha Christie

Cópia de Uma das últimas compras (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Confesso a minha dificuldade em escolher as palavras para não me repetir ao falar de mais um livro de Agatha Christie e Hercule Poirot.


“Os Crimes do ABC” repete a receita de todos os outros livros que li: uma história extremamente bem construída, muitas personagens, muitas peças de puzzle e final surpreendente.


Não me canso de repetir que considero extraordinário o talento de Agatha Christie para criar e montar todas as peças do puzzle que constituem cada história. A forma como o faz passa até parece simples (mas não será de todo).


Provavelmente não vou descansar enquanto não ler todas as histórias de Hercule Poirot. Fiquei completamente fã.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Novidade - "Oceano de Plástico" de Paula Sobral

4sss50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


É simples comprovar que o plástico é o maior intruso do Oceano. Basta um curto passeio numa praia para constatar que mais facilmente se encontra um objecto desse material do que uma concha. Estima-se que, no limite, existam já 234 milhões de toneladas de lixo marinho na superfície oceânica. Daí ser tão urgente saber mais e agir para travar este flagelo ambiental. O presente ensaio explica as origens diversificadas da poluição por plástico no Oceano, o modo como é transportada, como se distribui e quais os seus inúmeros impactos. E, porque o lixo marinho à superfície é apenas a ponta do iceberg, o livro alerta para as mudanças prementes no uso do plástico e apresenta iniciativas nacionais e internacionais já em curso para prevenir e reduzir este problema.

Conto de Natal - "Os livros são amigos de papel"

cONTO DE NATAL.jpg


O post de hoje é diferente. Em 5 anos de Ministério dos Livros nunca um post me deixou tão orgulhoso.


Hoje, aqui no Ministério, temos um Conto de Natal de uma autora duplamente convidada. Convidada no blog e muito antes disso convidada para a minha vida há mais de 15 anos.


Sei que qualquer coisa elogiosa que escreva sobre a minha companheira de vida vai soar a suspeito, mas não posso deixar de o fazer, porque é justo e merecido.


Entre todas as coisas boas que tem, e que são muitas, escrever é também uma delas. Já aqui escrevi em várias ocasiões que os livros e a escrita sempre foram algo que nos uniu e continua a unir. Os livros também são cola para o amor. E neste caso tem sido uma cola muito boa.


Dito isto, aqui fica um pequeno presente de Natal pela mão da mulher que fez e faz de mim uma pessoa melhor todos os dias. Não acredito no destino, mas se acreditasse diria que no meu estava escrito o nome dela.


Depois de lerem o conto convido-vos a visitar os dois espaços da autora:


O blog https://exerciciodeescrita.blogs.sapo.pt/ onde podem subscrever a newsletter Audioterapia e a conta de Instagram https://www.instagram.com/catia.madeira/  com um conteúdo muito mais variado, entre o sério e o divertido, onde muitas vezes o autor desde blog também é visado.


----- # -----


"Os livros são amigos de papel"


Feliz natal, Joaquim. A minha filha vem buscar-me e tem um carro novo todo moderno. Quem lhe dizia isto era a vizinha Alzira, parceira de muro há mais de quarenta anos. As moradias pequenas, térreas, de aspeto rústico tinham sido construídas em simultâneo, desde então faziam parte da vida um do outro. Alzira vira Carlos – o filho de Joaquim – crescer, e o mesmo acontecera com Joaquim, que vira os filhos de Alzira passarem de petizes a gente feita, também eles já com filhos e rugas nos cantos dos olhos. Alzira enviuvara primeiro. Arranjava companhia para o dia-a-dia na cadelinha bichon que trazia sempre consigo, na televisão sempre ligada e no grupo de amigas, que todos os anos minguava.


Alzira levava o cabelo armado à força de três frascos de laca despejados na cabeça. Levava o casaco de pele de coelho que o marido lhe havia oferecido há mais de vinte anos. Levava – ou assim parecia a Joaquim – todo o ouro que possuía. Debaixo do braço estava Lolita, a bichon agressiva que fazia as maravilhas de Alzira.


Alzira ia perguntar-lhe se Carlos vinha passar o Natal, mas já não foi a tempo, porque Joaquim foi andando enquanto Alzira falava, talvez porque soubesse que ela precisava sempre de tempo para falar de si, talvez porque adivinhasse a chegada daquela pergunta à qual não lhe apetecia responder.


Carlos tinha emigrado para a Escócia há mais de dez anos. Esperara demasiado por uma oportunidade neste nosso Portugal e quando as portas se foram fechando apareceu a hipótese de rumar ao estrangeiro. Doeu-lhe deixar os pais para trás, mas a vida é assim, faz-se para a frente e hoje em dia, com telemóveis e chamadas de vídeo à distância, sempre podiam fazer de conta que estavam mais perto. Um ecrã não substitui o calor de um abraço, mas ver o rosto de quem se ama mais do que uma vez por semana já é algo pelo qual se sentiam gratos. Carlos acabou por conhecer uma francesa por lá emigrada, casaram e tiveram uma menina, Anna. Um nome que se diz bem em qualquer língua, com dois enes para que se saiba que é estrangeiro.


Carlos tentara convencer o pai a ir para a Escócia. Os preços dos bilhetes estavam uma loucura, era impensável que viessem os três para Portugal, mas para pagar um só bilhete qualquer coisa se arranjava e, nem que dividissem o custo entre todos, Joaquim não passaria a consoada sozinho. Passaria por lá umas semanas, aproveitaria para estar com a neta e regressaria a Portugal no início de janeiro. Mas Joaquim não gostava de se impor, de ocupar espaço, de mexer com a dinâmica de vida do filho.


Eu fico bem, Carlos. Descansa, rapaz. Vou passar a noite aqui com uns amigos que fiz, disse Joaquim ao filho. Carlos quis saber que amigos eram aqueles, como se chamavam, se ele já os havia conhecido em alguma ocasião.


São amigos da biblioteca, sabes que passo lá muito tempo. Não sei se os conheces, é malta mais ou menos para as minhas idades, um tanto ou quanto mais velhos. Mas gente boa, explicou Joaquim.


Então e eles não têm família?, quis saber Carlos. Joaquim alegou que era tudo gente que estava mais ou menos como ele ou coisa parecida. Insistiu que estava contente de ter aqueles amigos e entretanto ouviu Anna chamar pelo pai e soube que a chamada duraria pouco.


Não voltaram a falar no assunto.


Na noite de consoada falaram-se por Skype. Anna corria de um lado para o outro, Carlos quis esperar para conhecer os amigos do pai. Joaquim disse que ainda haviam de demorar, gente velha anda devagar e já não precisa de ter pressa para chegar a parte alguma. Desligaram com os olhos em lágrimas. O abraço que faltava.


Joaquim pôs a mesa para quatro. Preparou bacalhau para um. Em cima das três cadeiras vagas pôs pilhas de livros. À frente de cada prato um papel dobrado que indicava o lugar de cada convidado: Joaquim, Tolstoi, Saramago, Maria Judite de Carvalho. Ao lado do seu prato estavam cartões com dizeres copiados à mão. As passagens de cada um daqueles livros que Lídia, a sua amada esposa e mãe de Carlos, havia assinalado cuidadosamente. Joaquim iria ler cada uma das passagens, num teatro de faz de conta, onde os livros e quem os escrevera conversariam consigo. Riu com algumas passagens, conteve as lágrimas com outras. Abanava a cabeça, a sensibilidade da sua Lídia. Dizia-lhe tanta vez: os livros são amigos de papel, cheios de páginas, capazes de atenuar a solidão e amiudar a dor. Tinha razão como sempre. Por isso Joaquim aceitara tomar para si o vício de Lídia: o vício dos livros. Passavam tardes a ler. Lídia pedia para ir à biblioteca e foi para lá que Joaquim se habitou a ir depois de lhe dizer adeus. As pernas pareciam fazer o caminho sozinhas.


A certa altura Joaquim pensou em ligar a televisão, não para ver um programa, mas para ocupar o lugar do silêncio que se tornava pesado. Indagou o que acharia cada um dos seus convidados. O russo diria qualquer coisa na sua língua arrastada que ninguém entenderia; Saramago acharia mal, porque contemplar o silêncio também tem beleza; Maria Judite acharia que daquele momento sairia um conto maravilhoso.


Terminou de comer o bacalhau e despediu-se dos seus companheiros. Sentou-se na poltrona, pousou nas pernas a manta que Lídia usava para se aconchegar, abriu o último livro que Lídia lhe havia recomendado: Morreste-me, de José Luís Peixoto. Pareceu-lhe que em cada frase aquele rapaz sabia o que ele sentia.


Terminou o livro, fechou-o e passou-lhe a mão pela capa como quem afaga um amigo querido. Esta minha Lídia, disse para consigo. E adormeceu.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Novidade - "Autobiografia de uma Mulher Romântica" de Natália Nunes

450.yhjfif.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




No meio de uma tempestade, Clotilde foge de uma paixão fulminante, muda de cidade e começa a escrever a sua autobiografia, de menina e moça a mulher, para tentar compreender como se deixou arrastar e arrasar pelo grande mito do amor romântico, dois meses apenas depois de se tornar viúva.

A história de uma jovem que contesta e rejeita todos os estereótipos a que o Estado Novo limitava as mulheres, escrita de um modo surpreendente, deslumbrante de cor, cheiro, temperatura e sabor, com um tom quase científico, despojado de preconceitos, num romance que aborda o desejo — erótico, político, pessoal — das mulheres, face a uma sociedade que o reprime.





CRÍTICAS

 


«O romance será também a história da sua salvação, porque as heroínas de Natália Nunes, apesar de todas as vicissitudes, encontram sempre o seu caminho e nisso se distinguem de muitas outras personagens ficcionais criadas pelas autoras do seu tempo, vítimas silenciosas da opressão que sofrem.»
Do prefácio de Teresa Sousa de Almeida


Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- O Prémio Pessoa 2022 foi entregue ao poeta João Luís Barreto Guimarães. O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Expresso e da Caixa Geral de Depósitos. 


- Editora Livros Horizonte juntou à CASA - Centro de Apoio ao Sem-Abrigo para campanha de angariação de fundos para famílias carenciadas. Por cada livro vendido no site da editora reverte 1€ para a organização. A campanha decorre até 6 de janeiro.


- Faleceu o escritor de livros infantis e ilustrador alemão Wolf Erlbruch, considerado um dos maiores artistas de livros ilustrados à escala internacional.  


- Foi lançada no passado mês de novembro uma nova livraria online. Chama-se "De A a Zola" e tem o seguinte endereço eletrónico: www.zola.pt . 


 - "Estantes de Livros em Ucraniano" é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Embaixada da Ucrânia com vista a disponibilizar literatura ucraniana em particular a crianças e jovens. A iniciativa decorre, para já, na Biblioteca Orlando Ribeiro.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Novidade - "A Guerra que Fundou o Império Romano" de Barry Strauss

45gfg0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Após a morte de César, e depois de Marco António ter derrotado os conspiradores que o assassinaram, restavam apenas dois homens fortes em Roma: o próprio Marco António e o jovem Octaviano, herdeiro de César.

Embora fossem cunhados - Marco António era casado com uma irmã de Octaviano -, os dois homens ver-se-iam em lados opostos de uma nova guerra civil: Marco António apaixonara-se por Cleópatra, a mulher mais poderosa do mundo antigo, e juntos conspiraram para tomar o poder.

Em 31 a.C., naquela que foi a maior batalha naval do mundo antigo, Octaviano e o general Marco Agripa opuseram-se a Marco António e a Cleópatra. Mais de seiscentas embarcações e duzentos mil homens (e uma mulher) confrontaram-se ao largo da Grécia. Octaviano saiu vencedor. Pouco depois, Marco António e Cleópatra suicidaram-se e Octaviano tornou-se Augusto. Nascia assim o Império Romano.





CRÍTICAS

 


«Um grande caso de amor, amantes condenados, um trio de rivais titânicos, intriga política mortal, culminando numa batalha sísmica no mar — o historiador Barry Strauss é o narrador perfeito para este episódio épico da construção do um dos impérios da antiguidade.»
Adrienne Mayor, autora de Gods and Robots: Myths, Machines, and Ancient Dreams of Technology

«Barry Strauss pega noutro momento de viragem crucial do mundo antigo e guia-nos habilmente pelos meandros – dentro e fora do campo de batalha – desta luta épica (…). Uma leitura maravilhosa.»
Michael Scott, professor de História da Antiguidade Clássica, Universidade de Warwick


 






CRÍTICAS DE IMPRENSA

 


«Um mestre historiador das guerras do mundo antigo volta a sua atenção para a batalha que lançou as bases do Império Romano. Poucos historiadores conseguiriam dar vida a uma batalha melhor do que Strauss. Deve agora ser considerada a história mais atualizada sobre este tema.»
Kirkus Reviews

«Um relato emocionante da guerra pelo domínio do Império Romano. . . [Strauss] tem um jeito particular para contar detalhes e um dom para explicar com clareza as complexas alianças políticas e rivalidades da época. Os aficionados da história antiga ficarão fascinados.»
Publishers Weekly

«Um relato “esplêndido” de uma das guerras mais importantes e ainda pouco conhecidas da história… cujo resultado determinou o futuro do Império Romano»
The Wall Street Journal

«Barry Strauss tem a rara capacidade de dar vida à história antiga de uma forma que transmite um conhecimento aprofundado mas que é altamente legível (…) [Embora] a maioria dos leitores saiba o resultado de uma das batalhas mais famosas da história, Strauss consegue manter o suspense e a tensão até ao fim (…) Um relato soberbo.»
Andrew Roberts, The National Review


Últimas sugestões livrescas para este Natal - algumas listas

listas (6).jpg


Estamos a poucos dias do Natal e para além das sugestões do Ministério e das adicionais que deixei aqui no passado sábado, hoje deixo as últimas a quem possa interessar, ou a quem ainda procura uma ideia para oferecer um bom livro. São algumas seleções livrescas que encontrei e que acho que vale a pena partilhar.


Visão


Observador


Público


Comunidade Arte e Cultura


Notícias ao Minuto


Sul Informação (livros de ciência por Carlos Fiolhais, provavelmente a minha favorita)


CNN Portugal

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Novidade - "Peste & Cólera" de Patrick Deville

04ddd50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Yersinia pestis. Peste bubónica. Peste negra. São três nomes que significam o mesmo e que apontam para um outro: Alexandre Yersin (1863-1943), discípulo de Pasteur, admirador de Livingstone e de Conrad, cientista brilhante que descobriu em Hong Kong o bacilo que recebeu o seu nome, salvando milhares de vidas. É sobre ele, a sua vida e a imensa época em que viveu que se debruça este «romance sem ficção» de Patrick Deville: uma vida que, ao contrário do previsível, fugiu o mais possível aos laboratórios, levada por uma ambição de conhecimento que foi do microscópico à vontade de engolir o universo — entender o interior do corpo mas também as marés, os motores das máquinas e as raízes das plantas, a reprodução das galinhas e a distância das estrelas. Estreia em Portugal do grande romancista francês Patrick Deville.

«Eis o que é este livro extraordinário: o puzzle de uma vida e de uma época. Os seus temas são grandes e é grande o seu protagonista e são grandes os cenários em que decorre, mesmo quando se revelam microscópicos. Mas era preciso que surgisse um romancista como Patrick Deville, explorador e viajante, para contar esta história como ela merecia ser contada.»
Juan Gabriel Vasquez, Prefácio





CRÍTICAS DE IMPRENSA

 


«Um dos livros mais entusiasmantes do ano.»
Le Monde

«Um romance fascinante sobre um dos mais negligenciados heróis da ciência.»
The Times

«Tremendo romance, que é também um fascinante caleidoscópio da história francesa e do colonialismo. Uma aventura conradiana de descoberta e perda.»
Independent


A wishlist do Ministério atualizada

minm122002.png


Eis a última atualização da wishlist do Ministério em 2022.


Depois das várias saídas resultantes das compras e algumas ofertas do último mês este é ponto de situação. Desta veze há mais entradas de não ficção do que ficção. A saber:


- “Civilizações” de Mary Beard. Um livro que alia o conhecimento à beleza das muitas fotos que o acompanham. É um belíssimo livro.


 - “A Vingança da Geografia” de Robert D. Kaplan. Um livro muito elogiado sobre como a geografia definiu o nosso passado e irá definir o nosso futuro.


- “A Era da Incerteza” de Tobias Hürter. Um livro sobre a importância de alguns grandes cientistas para o desenvolvimento da física, mas também da história mundial.


- “2030” de Mauro F. Guillén oferece-nos uma visão do futuro. Um tema que me cativa sempre muito.


- “Chip War” de Chris Miller. Foi o Business Book of The Year 2022 para o Financial Times. Um livro sobre o impacto e a importância dos “chips” e semicondutores. Pleno de atualidade.


- “Misericórdia” de Lídia Jorge. Tenho lido ótimas críticas a este novo livro de Lídia Jorge. Fiquei com muita curiosidade.


- “Palestina - Uma Biografia” de Rashid Khalidi. Considerado um dos grandes livros sobre a questão palestiniana. Muito interessante.


Esta é a wishlist que me vai levar até ao início de 2023. Se encontrou aqui alguma coisa que lhe interesse, registo que hoje ainda há desconto de 20% na Bertarnd para as novidades. Ainda a tempo do Natal. Link abaixo.


 


Em www.bertrand.pt

domingo, 18 de dezembro de 2022

Novidade - "Oito Horas em Berlim - Blake e Mortimer N.º 29" de José-Louis Bocquet e Jean-Luc Fromental; Ilustração: Antoine Aubin

ddddl450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Primavera de 1963. Algures nos montes Urais, no coração do Império Soviético, uma missão arqueológica descobre sete caixões, no interior dos quais jazem cadáveres cuja pele do rosto foi arrancada. Na mesma altura, em Berlim, um homem é morto ao atravessar o Muro que divide a cidade ao meio. Antes de sucumbir, consegue pronunciar uma estranha palavra: Doppelgänger.

Em princípio, estes dois acontecimentos não estão relacionados. Mas a verdade é que existe uma ligação entre a macabra descoberta e o desertor abatido, e essa ligação dá pelo nome de Julius Kranz, um cirurgião da Alemanha de Leste especialista em manipulações eletrocirúrgicas no cérebro humano.

Mortimer e Blake vão ambos cruzar-se com este cientista maquiavélico e terão a desagradável surpresa de se depararem com um aventureiro sem escrúpulos, que se prepara para montar a maior mistificação da história da humanidade…

Neste 29º volume das Aventuras de Blake e Mortimer, Antoine Aubin coloca o seu traço eminentemente jacobsiano ao serviço de um argumento original de José-Louis Bocquet e Jean-Luc Fromental, que combina a grande aventura, as brumas da espionagem, os desvios da ciência e as motivações ocultas da História.

Publicidade dos livros, da boa, da Bertrand


Não me considero muito influenciável pela publicidade. Provavelmente também o serei, nem que seja a um nível subconsciente. Mas gosto de boa publicidade, daquela que, mesmo que por motivos comercias consegue passar uma mensagem, uma ideia, um conjunto de valores que nos são caros. Este anúncio da Bertramd consegue isso mesmo.


Neste caso não era preciso a publicidade para que eu fosse comprar livros na Bertrand. Já o faço com recorrência (às vezes até com demasiada recorrência). Deixo-o apenas aqui porque acho que está muito bem conseguido e por isso merece ser partilhado.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Novidade - "Hachiko - O Cão que Esperava" de Lluiís Prats; Ilustração: Zuzanna Celej

ooo450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Belíssimo livro premiado de uma história real que tem comovido pessoas em todo o mundo e inspirado criadores de várias formas de arte.
Um dia, Ueno, um professor da Universidade de Tóquio leva um cão para casa para oferecer à filha, mas cresce entre eles uma relação muito especial. Hachiko torna-se o melhor amigo e fiel companheiro de Ueno. Todos os dias ele acompanha o seu dono até a estação de comboio e espera que ele regresse ao fim da tarde. Até que algo de terrível acontece. Ueno deixa de aparecer. Será que voltarão algum dia a reencontrar-se?

Sugestão Livresca de Fim de Semana - "Nada Será Como Dante"

22186459_Ska27.png


Com muita pena minha só muito recentemente descobri este programa, ou melhor, o seu real conteúdo. Falo de "Nada Será Como Dante".


nada_sera_como_dante.png


Trata-se de um programa dedicado aos livros de grande beleza e diversidade onde nos podemos deleitar e aprender. É um verdadeiro prazer assistir aos cerca de 25 minutos de cada programa.


Não sei como é que isto me escapou durante tanto tempo. Passa na RPT2 e no RTP Play estão disponíveis as 4 temporadas do programa. Passem por lá que vale bem a pena (link abaixo ou na imagem).


"Nada Será Como Dante"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Novidade - "2030" de Mauro F. Guillén

010450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Eleito um dos melhores livros do ano pelo Financial Times, 2030 é uma viagem ao fim do mundo tal como o conhecemos.

O mundo está a mudar drasticamente. Estamos preparados para o futuro?

Esta obra apresenta uma análise inovadora feita por um dos maiores especialistas em tendências globais. Em 2030, assistiremos a uma nova realidade:

- Haverá mais avós do que netos;
- A economia global será impulsionada pelo consumidor não-ocidental pela primeira vez na história moderna;
- As mulheres serão as principais detentoras da riqueza global;
- Haverá mais robôs do que trabalhadores e mais computadores do que cérebros humanos;
- Haverá mais moedas do que países.

Todas estas tendências convergirão no ano de 2030 e mudarão o nosso mundo. Este livro ajuda-nos a perceber as mudanças em curso e como lidar com as suas consequências.





CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Arrastado por forças demográficas, o mundo tal como o conhecemos está em vias de desaparecer.»
El Mundo

«Um livro instigante e que vale a pena ser lido.»
Financial Times