quarta-feira, 31 de julho de 2019

Livro do dia TSF - "As crinaças Invisíveis" de Patrícia Reis.

yry.jpg


Façam-me um favor e ouçam a edição abaixo do Livro do dia da TSF. Trata-se do livro “As crianças invisíveis” de Patrícia Reis.


Desde que fui pai há tema que tocam de forma diferente e tudo o que tem que ver com crianças tem uma dimensão diferente. Muitas vezes evito notícias, livros, séries que tem por base crianças que sofrem algum tipo de privação, abuso, etc. mas muito provavelmente não vou conseguir fugir de ler este livro.


Ouçam e tirem as vossas conclusões. Mais sobre o livro aqui.

Novidade - "A Filha Esquecida" de Armando Lucas Correa

dad.jpg


 


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


No auge do nazismo, uma mãe é forçada a fazer uma escolha impossível.


Em 1939, Amanda Stenberg e o seu marido, Julius, veem os seus sonhos destruídos quando os nazis atacam Berlim, levando Julius para um campo de concentração. Desesperado por salvar as filhas, Viera e Lina, Julius ainda consegue garantir um lugar para ambas num navio de refugiados com rumo a Cuba. No último instante, porém, Amanda decide embarcar apenas a filha mais velha, Viera: uma decisão que a assombrará para o resto da vida.


Amanda foge com Lina para o sul de França, mas a sua liberdade é interrompida pela chegada das forças nazis. Ambas acabam por ser levadas para um campo de trabalho forçado, onde Amanda se vê obrigada a fazer um sacrifício sobre-humano para salvar a filha mais nova.


Sete décadas depois, um passado doloroso é desenterrado.


Em 2015, Elise Duval, uma francesa de 80 anos que chegou a Nova Iorque depois da Segunda Guerra Mundial, recebe um telefonema de uma mulher que deseja entregar-lhe cartas de um tempo e de um país que ela se forçou a esquecer.


Baseado num episódio real.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Livros para férias - algumas sugestões que vão surgindo - III

1495148183-1495148183_goodreads_misc.png


 


E como não há duas sem três, aqui ficam mais algumas sugestões de livros para férias que encontrei em várias publicações:


Observador - (João Carlos Espada) - Livros para férias (I): Civilidade e liberdade duradoura


The Guardian - Summer reading: booksellers recommend…


Observador - Ficção, banda desenhada e histórias de outros mundos: escolhemos 29 livros para o verão


NYT - Text on the Beach: Great Summer Reads


Conversas à Quinta: Um clássico de regresso: as sugestões de livros para ler nas férias


Vai de férias? Temos 10 sugestões de livros para levar


 


 


 

Novidade - "Koiza" de David Walliams

adadad.jpg


Mais ao sobre o livro aqui


Sinopse:


Esta é a história de uma criança que tinha tudo mas, ainda assim, queria mais – uma koizinha mais.
Sim, Magda tinha tudo. Mas “tudo” não era suficiente. E quando informa os pais de que quer uma KOIZA, os pais até tentam, mas o problema é que não fazem ideia do que é uma KOIZA…
É assim que o Sr. e a Sra. Manso partem para as catacumbas da biblioteca da cidade, em busca da misteriosa MONSTROPÉDIA. Lá encontrarão tudo sobre o paradeiro das criaturas mais raras do universo. Resta saber se a KOIZA também lá vive…
Uma fantasia deliciosa e muito tola sobre dois pais perfeitamente simpáticos e uma filha absolutamente monstruosa – com a participação especial de... uma KOIZA!
Do autor bestseller de Avozinha Gângster.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Leitura - "A Passagem" de Horácio N. Medina

asdsd.jpg


 


Li quase de uma assentada e terminei ontem o livro de poesia “A Passagem” de Horácio N. Medina, que me foi gentilmente enviado pelo autor.


Confesso com toda a honestidade que fiquei surpreendido quando fui abordado para receber, ler e fazer uma review, ou comentário, como preferirmos chamar-lhe, a este livro, desde logo por se tratar de uma situação nova para mim.


Acedi a fazê-lo por duas razões: primeiro porque acho que é de valorizar um autor que procura dar a conhecer o seu trabalho sem receio da crítica e por outro porque me deu a oportunidade de ler um livro de poesia.


A minha relação com a poesia é complexa: sempre me vi como um “pseudo-criador” amador de poesia (para mim, apenas, embora como o autor também tenha participado nos volumes de poesia da Chiado Editores “Entre o Sono e o Sonho”), e não tanto como um consumidor.


Ler poesia é para mim um exercício difícil porque tenho dificuldade em concentrar-me no que estou a ler sem tentar descascar as camadas de cada ver. Tenho para mim a ideia que ler os poemas escritos por alguém é ler uma parte da sua alma, porque em nenhum outro género o autor coloca tanto de si num texto como na poesia.


O próprio autor tem, acredito eu, mais ou menos o mesmo o mesmo entendimento. Num nos poemas do livro podemos ler o seguinte:


Porque escrevo não sei.


Que deverei saber eu da minha literatura?


E os que leem, que deverão saber eles de mim?


Ler é encher a lama


Escrever é a libertação


Estas cinco linhas são para mim o resumo perfeito do meu entendimento da poesia e agradou-me encontra-los no livro. São como luz que brilha mais no meio de todos os outros poemas.


Ler este livro de Horácio N. Medina é, acredito, olhar para o seu interior através de linhas que para ele fazem todo o sentido e que o leitor pode tentar interpretar, na pessoa do autor ou na sua própria visão.


O meu compromisso com o autor foi o de fazer uma critica honesta, por isso, com toda a honestidade, registo foi uma leitura muito interessante. É um livro que cada um pode ler à sua maneira. É essa a beleza da poesia. É o que nós quisermos que ela seja.

Novidade - "Vento do Norte - A vida do Infante D. Henrique, o Navegador" de Ernle Bradford

bdfgd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Antes de Colombo, antes de Vespucci, antes de Drake, viveu D. Henrique, o Navegador. Algoz de corsários, explorador intrépido, criador de embarcações e muito mais, o Infante foi um dos maiores inovadores da era dos Descobrimentos, ainda que a importância do seu contributo para o nosso mundo tenha sido, frequentemente, ofuscada em benefício de outras figuras históricas daqueles tempos. Ernle Bradford traz à luz a emocionante e gloriosa história desta personagem notável da história portuguesa e mundial que ajudou a ultrapassar as barreiras marítimas que separavam continentes.


Ignorando a indiferença e as críticas de alguns, D. Henrique, o Navegador, iniciou uma era admirável de audaciosas expedições a territórios em cuja existência quase ninguém acreditava. A sua coragem e pensamento inovador alterariam para sempre o rumo da História.

domingo, 28 de julho de 2019

Top de vendas do New York Times

NYT.png


 


De há muito tempo a esta parte que todas as semanas espreito os livros que estão no top do New York Times.


É uma forma de ficar a saber de algumas novidades e de perecer quais os livros que estão a ter maior aceitação.


No top desta semana destaco quatro apontamentos:


“The New Girl”, o novo livro de Daniel Silva no top dos mais vendidos na ficção,


Em segundo lugar o livro “Where the Crawdads Sing”, já traduzido para português como “Lá onde o vento chora” de Delia Owens, livro que está há quase um ano no top dos mais vendidos. Será uma das minhas aquisições ainda este mês.


“The Nickel Boys” de Colson Whitehead, autor vendedor de um Pulitzer e do Nactional Book Award com o livro “Underground Railroad”


No campo da não ficção destaco um livro que já li “Educated”, traduzido para português como “Uma educação”, de Tara Westover que está no top há praticamente ano e meio.


São todos excelentes opções de leituras!

Novidade - "Sabotagem" de Arturo Pérez-Reverte

dsadd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Será o Guernica, tal como o conhecemos, o verdadeiro quadro que Picasso pintou?
Na primavera de 1937, Espanha está em guerra civil. Porém, longe dos campos de batalha também se luta, ainda que na sombra. Lorenzo Falcó tem a seu cargo uma missão dupla, desta feita em Paris: desacreditar o herói comunista Leo Bayard perante os seus camaradas soviéticos, e evitar a todo o custo que o quadro que Picasso está a pintar seja exibido na Exposição Universal de Paris.
Embora soprem já os ventos da guerra que assolará a Europa, a música continua a tocar; e a arte, os negócios e a vida social ocupam os intelectuais, os refugiados e os ativistas.


 Acostumado ao perigo e à ação, Falcó move-se agora num mundo em que a luta é ideológica. É um mundo que lhe é estranho e no qual terá de recorrer aos seus métodos muito próprios.
Mestre do politicamente incorreto, Pérez-Reverte termina com Sabotagem a trilogia protagonizada pelo anti-herói Falcó. E volta a brindar-nos com um belíssimo romance de espionagem. Um retrato fiel da época pleno de diálogos mordazes, situações rocambolescas e aventuras trepidantes.

sábado, 27 de julho de 2019

Dava um bom retiro livresco 46

c18907845f3883ca7f6c40a3205e02cb.jpg


Porque férias não são apenas praia, aqui fica um retiro mais "nature". Não me importava nada de uns dias de tranquilidade com esta vista. Bom fim de semana, e boas férias de for caso disso!

Novidade - "Os Grandes Desastres" de Lucy Jones

adaddaa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma história fascinante de desastres naturais, do seu impacto na nossa cultura e das formas de pensar sobre os que estão por vir.


Terramotos, inundações, tsunamis, furacões, vulcões — todos são consequência das mesmas forças que dão vida ao planeta. Quando estas forças excedem a nossa capacidade de lhes resistir, tornam-se grandes desastres.
Moldam as nossas cidades, elevam líderes, e derrubam governos e influenciam a maneira como pensamos, sentimos, lutamos, nos unimos e rezamos. A história dos desastres naturais é a história da humanidade.


A erupção vulcânica em Pompeia e o terramoto de 1755 em Lisboa desafiaram e reforçaram as visões predominantes da religião; o furacão Katrina e o tsunami de 2004 dizem-nos muito sobre governos e globalização. Com a população em regiões perigosas a crescer e o aumento global das temperaturas, os desastres naturais são cada vez mais inevitáveis. Mas as catástrofes humanas podem ser prevenidas!


Lucy Jones, doutorada em geofísica pelo MIT, oferece-nos uma perspetiva do nosso passado, como preparação para enfrentar grandes catástrofes no futuro. Ao analisar as respostas aos desastres ao longo da História, demonstra como é importante preparar as comunidades e saber responder da maneira mais eficaz possível.


 

sexta-feira, 26 de julho de 2019

A minha wishlist (novamente) atualizada

wish072019II.png


 


Este é um post que se vai tornando habitual: a atualização da minha wishlist.


Mais uma vez tive de escolher para caberem todos. Ficaram os mais desejados...


O objetivo deste post é acima de tudo servir-me como referencial para os que gostava de ler a seguir e ainda não tenho e ir riscando o que vou comprando.


Tenho quase a certeza que por mais livres que compre vou ter sempre um mural como este para apresentar.


Dentro deste lote não é fácil escolher um Top 3, mas diria que muito provavelmente estará lá “Autobiografia” de José Luís Peixito, “Lá onde o vento chora” de Delia Owens e “O Futuro de Humanidade” de Michio Kaku. Próximas aquisições muito provavelmente.


 

Novidade - "O Comboio da Noite" de Martin Amis

sdfdsdf.jpg


 


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Mike Hoolihan, uma mulher polícia de uma cidade americana, depara-se com a morte suspeita da jovem Jennifer Rockwell. Mike conhecera-a: era muito bela, inteligente, amorável, gregária, uma criatura extraordi-nariamente adorada por toda a comunidade. Encontrá- -la morta em casa, com um tiro na cabeça, foi um choque tremendo, e maior ainda foi a perplexidade quando todos os indícios apontaram para o suicídio. Até mesmo o facto suspeito de terem sido disparados não um mas três tiros pôde ser rapidamente explicado.


Quando Mike se preparava para dar o caso por encerrado, o pai de Jennifer, antigo polícia e chefe de Mike, pede que esta olhe para o caso uma segunda vez. Tom Rockwell fora o amigo que a ajudara a reabilitar-se de um hábito alcoólico quase fatal - e não iria descansar enquanto não encontrasse uma explicação satisfatória. Porém, à medida que Mike vai investigando e sabendo mais sobre Jennifer Rockwell, a possibilidade de encontrar uma motivação linear vai-se tornando cada vez mais remota, e a verdade por trás daquela morte voluntária é cada vez mais perturbadora.


Ao invés dos livros que o precederam (e que, no geral, fomentam o distanciamento crítico do leitor), este romance de Martin Amis promove a proximidade e a empatia com a sua narradora e protagonista, faz com que o leitor sinta e sofra com ela, enquanto a narrativa segue a receita clássica de uma boa história americana de detetives.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Longlist do Booker Prize de 2019

sfssff.jpg


Foi conhecida ontem a Longlist de candidatos deste ano ao Booker Prize. De entre alguns nomes mais ou menos conhecidos sobressaem dois consagrados: Salman Rushdie e Margaret Atwood.


A maior parte dos títulos confesso que não conheço, ou não lhees tinha prestado grande atenção. Vou ter de dedicar algum tempo pata ficar a conhecer melhor. Pelo que consegui verificar, apenas um está, para já, traduzido em português.


Aqui fica a lista completa:


1.The Testaments, Margaret Atwood (Canadá). Vintage, Chatto & Windus;


2.Night Boat to Tangier, Kevin Barry (Irlanda). Canongate Books;


3.My Sister, The Serial Killer, Oyinkan Braithwaite (Reino Unido/Nigéria). Atlantic Books;


4.Ducks, Newburyport, Lucy Ellmann (EUA/Reino Unido). Galley Beggar Press;


5.Girl, Woman, Other, Bernardine Evaristo (Reino Unido). Hamish Hamilton;


6.The Wall, John Lanchester (Reino Unido). Faber & Faber;


7.The Man Who Saw Everything, Deborah Levy (Reino Unido). Hamish Hamilton;


8.Lost Children Archive, Valeria Luiselli (México/Itália). 4th Estate;


9.An Orchestra of Minorities, Chigozie Obioma (Nigéria). Little Brown;


10.Lanny, Max Porter (Reino Unido). Elsinore


11.Quichotte, Salman Rushdie (Reino Unido/Índia). Jonathan Cape;


12.10 Minutes 38 Seconds in This Strange World, Elif Shafak (Reino Unido/Turquia). Viking;


13.Frankissstein, Jeanette Winterson (Reino Unido). Jonathan Cape.


(para mais informação sobre os livros clique no respetivo título)

Novidade - "Os Meus Sentimentos" de Dulce Maria Cardoso

assd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


É uma noite de temporal. A noite do acidente.
Há uma gota de água suspensa num estilhaço de vidro que teima em não cair. Há um instante que se eterniza.


Reflectida na gota, Violeta mergulha nessa eternidade e recorda aquele que pode ter sido o último dia da sua vida. Na verdade, as memórias desse dia contam toda a história de Violeta, a protagonista de Os Meus Sentimentos: os pais, a filha, a criada, o bastardo, e em todos a urgência da vida, que prossegue indiferente, como a estrada de onde ainda agora se despistou. Nessa posição instável, de cabeça para baixo, presa pelo cinto de segurança, parece que tudo se desamarra. O presente perde a opacidade com que o quotidiano o resguarda, e Violeta afunda-se nos passados de que é feita, uma espiral alucinada de transparências e ecos.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

O esvaziamento do conhecimento obtido nos livros

brain_hacking.jpg


 


Não sei se isto acontece com toda a gente e se toda a gente lhe dá a mesma importância que eu, mas há algo que me acontece com os livros que me irrita profundamente: o esvaziamento do conhecimento e da informação.


É profundamente lamentável que nós humanos (eu pelo menos) não sejamos capazes de reter tudo aquilo que lemos.


Acontece-me com muita frequência dar por mim a fazer um esforço tremendo para me lembrar de algo que li, até muito recentemente, num livro, sendo que isto é válido quer para livros de ficção como para livros de não ficção.


E pior, isto acontece com livros que gostei bastante, não apenas com livros apenas mais ou menos interessantes.


Sinto-me tremendamente limitado quando isto acontece. Porque é que eu não sou capaz de reter mais informação, mais conhecimento? Confesso que se existe algo que me deixa bastante agastado  é a minha falta de capacidade para reter informação!

Novidade - "A Invenção Ocasional" de Elena Ferrante

dfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Para os fãs de Elena Ferrante!


Sinopse:


"No Outono de 2017, o Guardian propôs-me que escrevesse para as suas páginas uma coluna semanal. Senti-me lisonjeada e, ao mesmo tempo, assustada. Nunca fizera uma experiência desse género e receava não ser capaz. Depois de muitas hesitações, fiz saber à redacção que aceitaria a proposta se me fosse enviada uma série de perguntas, a cada uma das quais, por sua vez, eu responderia respeitando os limites do espaço que me fosse fixado."
[Da Introdução de Elena Ferrante]

O resultado deste convite foi A Invenção Ocasional, uma colecção de cinquenta e um textos, uma polifonia de temas, composta nas variadas dimensões da vida. O livro "começa por acaso no dia 20 de Janeiro de 2018 pela narração sempre incerta de uma primeira vez e termina por acaso no dia 12 de Janeiro de 2019 focando-se sobre uma última vez".

Fala-nos de acontecimentos que permaneceram na memória da autora ou que se desenvolvem no presente, episódios, imagens, gestos, intuições, relações e leituras, que no seu conjunto compõem um mosaico em movimento onde o imaginário das mulheres de hoje ocupa um importante lugar.

As ilustrações são de Andrea Ucini.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Leitura - "A Passagem" de Horácio N. Medina

asdsd.jpg


 


"A Passagem" de Horácio N. Medina. Esta é uma leitura não prevista. Surgiu através de um convite para ler e ficar a conhecer, convite esse a que eu acedi.


Trata-se de um livro de poesia, um género que eu leio menos, mas que sempre me foi próximo, ainda que mais na vertente de emissor do que de recetor.


Está em curso em paralelo com a leitura de “Outono” de Ali Smith.

Novidade - "Um Inverno, Sete Sepulturas" de Christoffer Petersen

jhgghj.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Na remota comunidade ártica de Inussuk, no final de cada verão, são cavadas sete sepulturas antes que o solo congele. À medida que o inverno se aproxima, a questão que se coloca é se serão em número suficiente. Neste primeiro livro de uma série que tem a Gronelândia como cenário, aparece a figura de David Maratse, um polícia prematuramente reformado que pretende levar uma vida calma, caçando e pescando, observando as baleias e os icebergs que se deslocam lentamente pelo fiorde.


Mas quando, durante a pesca, encontra o corpo da filha desaparecida da primeira-ministra Nivi Winther, torna-se o principal suspeito e, em simultâneo, o investigador do homicídio mais célebre da Gronelândia.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Eu leio porquê?

dqd.jpg


 


Esta é uma pergunta que eu normalmente não me coloco, mas que às vezes surge, especialmente como reação a algum comentário ou consideração de terceiros.


À primeira vista a minha resposta à pergunta é a mais simples possível: eu leio porque sim. Faz parte. Não sei “não ler”.


Mas se pensar mais a fundo no tema sou capaz de encontrar várias razões para ler, quatro provavelmente.


A primeira é o conhecimento. Eu leio porque é a minha forma predileta de obter conhecimento. Porque gosto de obter conhecimento sobre as mais variadas áreas.


A segunda será o lazer, porque me descontrai, descansa e porque me dá gozo ler.


Em terceiro lugar é a descoberta que mistura um pouco das duas anteriores.


E em quarto lugar por um motivo mais difícil de explicar, mas que resumiria como a necessidade de não me sentir estúpido, e /ou burro. Este motivo tem ligação ao primeiro e terceiro motivos, mas acontece em situações muito específicas, regra geral com raízes profissionais. Em certos dias, chegar a casa e ler qualquer coisa inteligente é a única forma de por algum equilíbrio no meu dia pautado exatamente por comportamentos inversos e a esse.


Por muito que me custe, sinto que, uma boa parte das leituras de não ficção que fiz nos últimos anos tiveram tanto do primeiro motivo como do quarto. Se por um lado isso não é muito positivo a verdade é que o resultado final acaba por sê-lo, por isso do mal o menos.


Em resumo, e seja qual for o motivo, o facto é que leio, tenho pena de não conseguir ler mais, e hoje em dia não sei viver sem essa componente na minha vida!

Novidade - "Os Jogos da Minha Infância" da Editora Guerra & Paz

dadds.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Diversão garantida para toda a família!
Dos 8 aos 80.


Lembra-se dos jogos que fazia quando não havia tecnologia por todo o lado?
O jogo do galo, a cabra-cega ou a macaca garantiam horas de animação!


Com este livro, vai poder recordá-los e jogá-los em família ou com amigos.


Temos os jogos para dentro e fora de casa que passaram de geração em geração, óptimos para ocupar pequenos e grandes nas férias e nos tempos livres, de forma didáctica e muito divertida.

domingo, 21 de julho de 2019

Os 50 anos da chegada do Homem à Lua

Passaram ontem (este post vem com atraso), os 50 anos da chegada do homem há Lua.


Em jeito comemorativo, deixo aqui tês livros, muito diferentes, mas todos alusivos ao tema:


O primeiro é “Artemis” de Andy Weir. Uma história de ficção cientifica cujo cenário de fundo é precisamente a Lua. Está na minha lista de espera.


rrwwr.jpg


O segundo é a biografia do primeiro homem a pisar a Lua: “O Primeiro Homem” de James R. Hansen. Um livro que já estive para comprar várias vezes mas que ainda não aconteceu. Ganhou novo interesse com algumas coisas que fui vendo e lendo nestes dias a propósito do biografado.


250x.jpg


O terceiro é um livro sobre o evento em si: First On The Moon. “The Apollo 11 50th Anniversary Experience”. Um documento histórico muito interessante.


daada.png


Há muitos mais livros que falam direta ou indiretamento da "conquista" de Lua. Escolhi estes três para comemorar a data.


 


 

Novidade - "Refugiado" de Alan Gratz

sdsfd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Três crianças diferentes. Uma missão em comum: FUGIR!
JOSEF é um rapaz judeu que vive na Alemanha nazi, na década de 1930. Com a crescente ameaça dos campos de concentração, ele e a sua família embarcam num navio rumo ao outro lado do mundo…
ISABEL é uma rapariga cubana em 1994. Com motins e distúrbios a proliferarem no seu país, ela e a sua família partem num bote, esperando encontrar segurança na América…
MAHMOUD é um rapaz sírio em 2015. Com a sua pátria dilacerada pela violência e destruição, ele e a sua família encetam uma longa viagem em direção à Europa…


Estas três crianças protagonizam angustiantes viagens em busca de refúgio. Vão todas deparar-se com perigos inimagináveis - desde afogamentos a bombardeamentos e traições. Mas há sempre a esperança do amanhã. E apesar de Josef, Isabel e Mahmoud estarem separados por continentes e por décadas, factos chocantes acabam por ligar as suas histórias no final.

sábado, 20 de julho de 2019

Ai está o novo livro de Daniel Silva - "The New Girl"

daa.jpg


 


Já está disponível (em inglês) o novo livro de Daniel Silva, que é como que diz, o novo livro de Gabriel Allon: “The New Girl”.


Devo confessar que não vou comprar em inglês porque ainda tenho de ler mais dois livros até chegar a este, mais concretamente, falta-me ler “A Casa de Espiões” e “A outra mulher”.


Se correr conforme planeado, este ano nas minhas férias em setembro vou ler a “A Casa de Espiões”, no inicio de 2019 leio “A Outra Mulher” e em junho o que acabou de sair que já estará traduzido. Se correr tudo desta forma, para o ano já estarei em condições de ler, logo no lançamento em inglês, o novo livro.

Novidade - "Decadência - O declínio do ocidente" de Michel Onfray

addadada.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Da ideia de Jesus, anunciada no Antigo Testamento e progressivamente sustentada por imagens ao longo dos séculos de arte cristã, a Bin Laden, que declara guerra de morte ao nosso Ocidente esgotado, é o fresco épico da nossa civilização que aqui proponho. Nele encontramos: monges loucos do deserto, imperadores cristãos sanguinários, muçulmanos a construir o seu paraíso à sombra das espadas, grandes inquisidores, bruxas montadas em vassouras, julgamentos de animais, índios de penas com Montaigne nas ruas de Bordéus, a ressurreição de Lucrécio, um padre ateu que anuncia a morte de Deus, uma revolução jacobina que mata dois reis, ditadores de esquerda e depois de direita, campos de morte castanhos e vermelhos, um artista que vende os seus excrementos, um escritor condenado à morte por ter escrito um romance, dois rapazes que evocam o islão e degolam um pároco em plena missa - sem esquecer mil outras coisas…»

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Leitura - "Outono" de Ali Smith

ffsf.jpg


 


Teve de ser. Estava à demasiado tempo na wishlist para agora ficar mais ainda em lista de espera, por isso, sem grandes hesitações, "Outono" é a leitura que se segue. Já em curso.

Novidade - "Mulheres Espias em Tempo de Guerra" de Ann Kramer

 


fg.jpg


 


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Espiar em tempo de guerra é arriscado e perigoso.


Como Marthe Richer disse sobre as suas atividades de espionagem durante a Primeira Guerra Mundial, «a qualquer momento pode-se ser preso e ir ao encontro da morte». Apesar do perigo, foram muitas as mulheres que trabalharam como espias durante as duas guerras mundiais. Algumas sobreviveram, mas foram mais as que não regressaram a casa.


De Mata Hari a Odette Sansom, raramente as mulheres que se dispuseram a espiar para os seus países receberam o devido reconhecimento. Com frequência banalizadas em livros e filmes, estereotipadas como femmes fatales ou ingénuas, a verdade é bem diferente. Trabalhando sob identidades falsas como correios ou operadoras de rádio, o seu contributo foi inegável. Oriundas de todos os estratos da sociedade, muitas exibiram qualidades inesperadas.


Algumas provaram ser excelentes líderes, como Pearl Witherington, ou possuir tremenda descontração, como Nancy Wake; muitas outras, como Noor Inayat Khan, mostraram uma coragem excecional durante privações terríveis.


Ann Kramer dá-nos a conhecer mulheres notáveis, os motivos pelos quais aceitaram uma missão tão arriscada e as tarefas que desempenharam. Com base em depoimentos e arquivos pessoais, este livro é uma leitura fascinante.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Curiosidades Livrescas

CL.png


 


Segundo um estudo realizado em 2017 pela Universidade de Kingston existe uma relação direta entre ler ficção e as competências socias dos humanos Pessoas que leem ficção são mais empáticas, tem uma mente mais aberta para os pontos de vista dos outros e são mais positivas.

Novidade - "O Cardeal do Kremlin" de Tom Clancy

asdadsa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Nos mares tempestuosos da América do Sul, um alvo desaparece no meio de um clarão esverdeado. Nas montanhas soviéticas, junto da fronteira do Afeganistão, um misterioso conjunto de pilares e cúpulas ergue-se na escuridão da noite. Para as duas superpotências mundiais, a prioridade é lançar o primeiro sistema antimíssil da Guerra Fria, e os dois homens encarregados de avaliar a capacidade soviética para o fazer sabem-no bem: o coronel Mikhail Filitov, da URSS, um militar da velha guarda olhado com desconfiança pelo novo círculo de tecnocratas, e Jack Ryan, um famoso analista da CIA.


Ambos usam todos os meios para chegar à verdade, mas Filitov consegue-o primeiro… e é aí que tudo ameaça desmoronar-se. Porque Filitov, conhecido pelo nome de código Cardeal, é o agente americano mais graduado no Kremlin, e está prestes a ser assassinado pelo KGB. Cabe a Jack Ryan salvá-lo, num alucinante jogo de gato e rato, onde já não é apenas a sobrevivência de Filitov e Ryan que está em jogo, mas também a do mundo.


 

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Leitura - “Bad Blood” de John Carreyrou

9781509868087.jpg


5Estrelas.png


Mais sobre o livro aqui


Terminei (finalmente) já hoje de manhã o livro “Bad Blood” de John Carreyrou.


Demorei muito mais tempo do que o previsto a terminar, mas apenas por razões associadas a falta de tempo. Nada que ver com falta de interesse no livro.


Aliás a primeira nota, e mais importante, é para registar que percebi perfeitamente o sucesso alcançado pelo livro. É um extraordinário trabalho de investigação jornalística concretizado num livro que podia perfeitamente ser um triller ficcionado.


O autor conta de facto uma história, pormenorizada, detalhada, contextualizada que faz com que o leitor consiga criar o filme a sua cabeça. Um filme real, que se parece com uma história de ficção com vilões e heróis. Elizabeth Holmes e Sunny Balwani (o "namorado") são dois grandes vilões a operar através de um dos maiores logros dos tempos modernos: a empresa Theranos.


“Bad Blood” é a história da ascensão e queda de Elizabeth Holmes e da sua empresa, Theranos, que prometeu e convenceu investidores que iria revolucionar o método de realização dos testes ao sangue, esse meio de diagnóstico por excelência. Tudo assente numa enorme fraude mantida a todo o custo até ao último momento e por todos os meios.


É um livro que vale efetivamente todo o interesse e destaque que recebeu. Uma excelente leitura, sem qualquer dúvida.


Duas notas adicionais sobre o livro:


Foi o primeiro livro que li em inglês em muito tempo. Soube-me muito bem e a determinada altura foi quase como se estivesse a ler em português. Lição a tirar a: não vale a pena ter receio de comprar livros em inglês.


Já se sabe que o livro será adaptado ao cinema e que a atriz que irá desempenhar o papel de Elizabeth Holmes será Jennifer Lawrence. Muito bem escolhida, diria eu. Fico à espera com muita curiosidade.


 

Novidade - "Não matarás" de Julia Navarro

dadd.jpg


 


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Não Matarás tem início numa Espanha acabada de sair da Guerra Civil. O bairro de los Austrias, em Madrid, é o cenário onde se inicia a amizade que acompanharemos entre Fernando, Eulogio e Catalina. Embora as feridas da guerra recém-terminada se façam sentir, as expectativas de uma vida melhor não se apagam e continuam a existir pessoas boas que se recusam a aplicar a lógica perversa dos vencedores e dos vencidos, continuando a ajudar os que caíram em desgraça.


Com Fernando, Catalina e Eulogio, partiremos para Alexandria, qual Babel do seu tempo, onde nem a proximidade da guerra consegue perturbar a coexistência pacífica entre as múltiplas nacionalidades e religiões. Com eles conheceremos uma França ocupada pelas tropas nazis.


A rendição alemã e o final da guerra desencadeiam um projeto de regresso a Espanha que todos querem concretizar com a maior brevidade. Será possível?
Um conjunto de personagens comprometidas com o seu tempo numa história emocionante, comovente e multifacetada, numa Europa em mudança e num mundo que sucumbe à insensatez da guerra.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Book quote

dsad.png


 


“Os livros são coisas que se apanham” é uma frase com uma força brutal. É genuinamente verdadeira, e cheia de sentido para quem sofre da doença.


Os livros são mesmos coisas que se apanham e que não nos largam. Para a vida, diria eu.

Novidade - "O Sol na Cabeça" de Geovani Martins

adda.jpg


 


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Nos morros, cada novo dia é modulado pelo vaivém do narcotráfico, pela ameaça constante da polícia e pelas limitações da pobreza, da violência e da discriminação.


Mas estas também são histórias de amizade, amor e alegria: o prazer dos banhos de mar, as brincadeiras de rua, a adrenalina das pinturas murais, os namoros fugazes.


Histórias de esperança e desespero, que dão rosto e alma aos invisíveis da Cidade Maravilhosa, que é também uma cidade partida.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Pequenos sinais livrescos

sinais livrescos.png


Acredito que todos os pais acham que os seus filhos são especiais (se não acharem diria que há algo de errado). Este pai não é exceção.


Entre outras especialidades, uma que muito me agrada é ao interesse que o pequeno já demonstra pelos livros, pelo conhecimento. Gosta dos livros dos crescidos, faz perguntas, quer saber. Diz que quer aprender a ler depressa...


Uma das melhores formas de o por em sentido quando faz asneira é dizer-lhe que se não se portar bem vai ficar sem história à noite. Reação normalmente imediata: parar e dizer, “mas eu quero história”. Ele gosta genuinamente dos livros e das histórias. De os espalhar na cama para escolher a história (ou histórias) que quer ouvir.


Se criar uma criança fosse como construir uma casa eu diria que estamos a construir uns bons alicerces. Agora é só continuar a erguer paredes direitas.

Novidade - "O Mundo Secreto - Volume II" de Christopher Andrew

dsd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Este livro conta a história da espionagem durante o século XX, desde a Primeira Guerra Mundial até ao presente mundo da desinformação, passando pela Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e a WikiLeaks.


Escrito pelo mais reputado especialista da actualidade na história dos serviços secretos, este segundo volume conclui a obra que reúne 3000 anos de operações secretas. Um livro que já se tornou um clássico.


 

domingo, 14 de julho de 2019

Novidade - "A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens" de Frederico Lourenço

asd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Do lado dos Troianos, alinhados com todos os seus chefes, levantou-se um grito enorme: era como o grito dos grous que ressoa do céu quando fogem ao inverno e às desmedidas tempestades e com gritos se lançam no voo até às correntes do Oceano. Porém os Gregos não se deixaram impressionar: avançavam em silêncio, respirando força, cada um desejoso de auxiliar o companheiro.»


Esta é uma das passagens mais emocionantes de A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens, de Frederico Lourenço, que também traduziu para a nossa língua o original de Homero - um dos textos fundamentais da nossa civilização. Como escreve o próprio Frederico Lourenço, a Ilíada «propõe uma circunstância redentora para a vida humana: levarmos os nossos objetivos até ao fim, custe o que custar, doa a quem doer, e nunca abdicarmos do bem supremo pelo qual devemos lutar com unhas e dentes (ou, melhor dizendo, lanças e espadas): a nossa própria autoestima».

sábado, 13 de julho de 2019

Livros para férias - algumas sugestões que vão surgindo - II

1495148183-1495148183_goodreads_misc.png


Porque vão surgindo mais, deixo aqui mais alguma sugestões que identifiquei de livros para as férias (e não só). Continua a haver para todos os gostos. Já dediquei algum tempo a analisar e encontrei algumas coisas interessantes que não conhecia.


Boas leituras!


Oprah Winfrey's Summer 2019 Reading List


Forbes : sumner reads 2019


The Times


Spectator


 

Novidade - "A Vingança" de John Grisham

xz.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Pete Banning era um cidadão modelo de Clanton, cidade do Mississippi - herói condecorado da Segunda Guerra Mundial, patriarca de uma destacada família, proprietário de terras, pai, vizinho e membro fiel da Igreja Metodista. Numa fria manhã de outubro, levantou-se cedo, foi para a cidade e a sangue-frio disparou a matar sobre o seu pastor e amigo, o reverendo Dexter Bell. A única declaração que Pete fez sobre o sucedido - ao xerife, aos advogados, ao juiz, ao júri e à sua família - foi: «Não tenho nada a dizer.» Não tinha medo da morte e estava disposto a levar para o túmulo as suas motivações.


Neste romance intenso, John Grisham transporta-nos numa viagem incrível e plena de suspense à descoberta da verdade, desde o sul dos Estados Unidos até às selvas das Filipinas e à Guerra do Pacífico. De um hospício claustrofóbico e cheio de segredos somos arrastados até um tribunal onde um advogado tenta desesperadamente ilibar um homem que procura tudo menos a sua salvação.


 

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Dava um bom retiro livresco 45

mare-sfondo-hd-fresh-relaxing-beach-wallpaper-wall


Eu diria que este retiro não precisaria de grande legenda... certo? ... para quem hoje vai de férias que seja uma inspiração. Imaginem a tranquilidade, o som das ondas do mar e... um livro!


Boas leituras e se for o caso boas férias!


 

Novidade - "Astrofísica para Jovens com Pressa" de Neil deGrasse Tyson e Gregory Mone

dsff.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Qual é a diferença entre uma estrela e uma supernova?
O que é exactamente a matéria… e a matéria negra?
Em que consiste a «perspectiva cósmica»?

Dos elementos básicos da física às grandes questões acerca da natureza do espaço e do tempo, o grande comunicador e exímio divulgador de ciência Neil deGrasse Tyson dá a conhecer os mistérios do cosmos com o humor e a vivacidade que o caracterizam.

Uma adaptação para jovens do grande sucesso Astrofísica para Gente com Pressa, repleta de fotografias a cores, infografia e explicações mais pormenorizadas que tornam acessíveis mesmo os conceitos mais densos.

Com o assombro contagiante de Tyson pelo espaço longínquo, Astrofísica para Jovens com Pressa apresenta este campo empolgante e os princípios da investigação científica a todos os jovens leitores.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Dormir para cima dos livros

5dbdc5f0d2c0607f41cf574c197b0761.jpg


Estou a passar uma fase difícil de leitura que resulta de um conjunto de fatores: menos tempo, outras preocupações que consomem tempo e cansaço.


À noite (ainda ontem foi a última vez) leio dois parágrafos (literalmente) e cai para cima do livro (literalmente também). Tenho tido dias que nem uma página leio.


Ainda para mais isto acontece num período em que saíram, num curto espaço de tempo, quatro ou cinco livros que quero mesmo ler. Ou seja, estamos em total contraciclo.


Preciso mesmo de fazer alguma coisa para alterar isto... voltar para casa acredito que vá ajudar!            

Novidade - "Os Imortalistas" de Chloe Benjamin

ds.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Se lhe dissessem a data da sua morte, como construiria a sua vida?
1969, Lower East Side, em Nova Iorque corre a notícia sobre a chegada de uma mulher mística: uma adivinha que garante predizer a data da morte das pessoas.
Os irmãos Gold, quatro adolescentes na cúspide do autoconhecimento, escapam-se para ouvir a sua sorte.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Balanço de leituras do 1º semestre

1s 2019.png


Terminado que está o primeiro semeaste de 2019 é momento de fazer um primeiro balanço das leituras realizadas.


Em número estou francamente acima do que tinha perspetivado. Quando defini como meta ler 25 livros este ano sabia que não seria fácil. Ter uma media de dois livros por mês num contexto de muita falta de tempo é difícil, mas ao mesmo tempo, se consigo tempo para outras coisas menos importantes, também tenho de conseguir tempo para ler.


Pois bem, a meio do ano tenho 16 livros lidos, ou seja, estou cerca de 3,5 livros adiantado... mas apesar disso não conto abrandar o ritmo.


Estabelecer uma meta não tem para mim nenhum cunho de competição. É antes um objetivo a que me proponho, uma orientação para tentar ter sempre uma referência. Ajuda, pelo menos no meu caso.


Adicionalmente, também consegui cumprir todos os restantes objetivos que me tinha proposto no primeiro semestre, a saber:


- Ler pelos menos 2 livros de autores lusófonos - Cumprido


- Ler alguma coisa de poesia - Cumprido


- Ler pelos menos 3 novos autores que nunca tenha lido no campo da ficção - Cumprido


- Ler 2 livros de Daniel Silva (este é repetidos de anos anteriores) - Cumprido


- Tentar ler equiparadamente o mesmo número de livros de ficção e não ficção - A ser cumprido


No que diz respeito a favoritos já sei que este ano no final do ano vou ter um problema nas escolhas, por já o estou a ter no final do primeiro semestre.


Na ficção o livro que me agradou mais até ao momento foi “A Sociedade dos sonhadores involuntários”. No campo da não ficção é mais difícil. “Factfulness” é um excelente, logo seguido pelo livro “Como morrem as democracias”, mas tenho de deixar um lugar de destaque também para “Pedra de afiar livros e outras histórias”. Não vai ser fácil no final do ano...


Os livros de Daniel Silva, como sempre, entram num campeonato à parte porque, por defeito, são sempre favoritos. Ainda assim, é preciso referir que “A viúva negra” é com certeza um dos três melhores da série.


Em resumo foi um bom primeiro semestre que eu espero seja seguido por um excelente segundo semestre!

Novidade - "Como Funciona o Fascismo" de Jason Stanley

ser.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Em anos recentes, a curiosidade quanto ao termo fascismo transformou-se num fenómeno mundial. Mas o que levou a isso? Jason Stanley, filho de refugiados da Segunda Guerra Mundial, explica fenómenos como a presidência de Trump, o Brexit, o movimento italiano Cinco Estrelas e a liderança autoritária de Erdogan, entre outros - dando a conhecer os 10 pilares fundamentais do fascismo, entre os quais a ideia de reviver um passado mítico e glorioso; a política da lei e da ordem baseada na ideia de grupos minoritários criminosos; e a valorização do «trabalho duro» em prejuízo de sistemas de bem-estar social.


Toda uma linguagem e crenças que separam as pessoas entre «nós» e «eles». Refletindo sobre história, filosofia, sociologia e teoria crítica da raça, este é um livro pertinente e atual que expõe como Estados democráticos estão a sucumbir a discursos populistas. A história mostra-nos o imenso perigo de subestimar o poder cumulativo das táticas fascistas, que deixam a sociedade cada vez mais vulnerável aos apelos da liderança autoritária. E somente quando as identificamos é que podemos resistir aos seus efeitos mais danosos e regressar aos ideais democráticos.


O fascismo não é coisa do passado.
Infiltrou-se no presente.
E pode ser o futuro se nada fizermos para o impedir.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Dormir num hotel rodeado de livros

hotel_homem_literario_obidos_02.jpg


 


São vários os artigos disponíveis sobre este tema: hotéis onde é possível ficar hospedado e dormir rodeado de livros.


O conceito naturalmente agrada-me muito e existem espaços que são de facto espetaculares, a começar pelo nosso “The Literary Man” em Óbidos.


Para todos os interessados, para quem possa estar a planear uma viagem, deixo a sugestão de leitura para alguns artigos onde pode encontrar opções um pouco por todo o mundo!


"Cama e livros. O hotel que é uma livraria abriu em Nápoles"


"Hotéis pelo mundo onde pode dormir com os livros"


"Hotels for Book Lovers"


"Dormir entre livros em Óbidos, incluindo no hotel que é uma biblioteca"


 

Novidade - "Animais que Ficaram para a História" de Raquel Oliveira e António Lopes

sf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Bucéfalo, um cavalo negro, de proporções incomuns, aparentemente indomável, ajudou Alexandre, o Grande, a construir o seu vasto império. O cão Alão foi determinante para a conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques. Merengo, o cavalo preferido de Napoleão Bonaparte, conferiu-lhe uma grandeza física que foi muito além do seu pequeno porte. Portugal do século XVI deixou-se maravilhar com a chegada de um soberbo rinoceronte que não teve um final feliz. Stubby e Chips conquistaram o respeito dos humanos graças à coragem demonstrada nas duas guerras mundiais. Por causa disso, os seus pequenos corpos caninos ficaram cobertos de medalhas.


Na ciência, há nomes incontornáveis como o de Dolly ou Laika, a primeira cosmonauta canina. Nas artes do espetáculo seria injusto esquecermos a Lassie ou o Chico, o papagaio da fadista Amália Rodrigues. Já na literatura, a relação entre autores e gatos é conhecida, mas nada iguala o envolvimento de Hemingway com as suas máquinas de ronronar. E na política há muitos exemplos inspiradores: Nelson e Jock, os gatos de Winston Churchill, Bo, o cão de água português que viveu na Casa Branca, ou Charlie, o surpreendente sharpei que ocupou o Palácio de São Bento enquanto Aníbal Cavaco Silva foi primeiro-ministro.


Estas são algumas das histórias que encontra nas páginas deste livro, onde os animais que ficaram para a história são os verdadeiros protagonistas.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Novidades literárias de julho

CRC-New-books-banner.jpg


 


Andei a vasculhar informação sobre as novidades literárias de julho.


Algumas já aqui referi e apresentei, nomeadamente os livros “Normal People” de Sally Rooney, traduzido literalmente como “Pessoas Normais”, e "Where the Cawdads Sing” traduzido em português como “Lá, onde o vento chora” da autora Delia Owens.


Adicionalmente são de destacar, na minha opinião:


“Autobiografia” de José Luís Peixoto


“Sol na Cabeça” do brasileiro Geovani Martins


“Humanos. Uma breve história dos erros mais catastróficos da humanidade”, de Tom Phillips


“A Queda do Muro de Berlim”, de Ricardo Martín de la Guardia


Mais informação aqui.

Novidade - "No Bunker de Hitler" de Joachim Fest

dsad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma destruição de proporções inigualáveis marcou os últimos meses do Terceiro Reich, na Primavera de 1945. Aos inevitáveis horrores de uma derrota, somou-se a recusa de Adolf Hitler em se render até que o último homem caísse. Esta é uma vibrante reconstrução dos momentos que antecederam a queda de um dos mais infames regimes políticos da história, dando particular atenção à terrível Batalha de Berlim e à atmosfera claustrofóbica do bunker do Führer durante os últimos dias da guerra. Com uma prosa cativante, o historiador alemão Joachim Fest narra como, indiferente ao destino dos alemães, Hitler ordenou a destruição de infra-estruturas essenciais e atirou as tropas para a morte, mesmo sabendo da certeza da derrota. Descreve a paranóia crescente que marcou o estado mental do Führer, até ao suicídio, e os esforços para destruir o seu corpo antes que o Exército Vermelho chegasse a Berlim. Explica ainda como Hitler continua presente no pensamento das últimas gerações e como o seu poder tem aumentado assustadoramente à medida que a distância temporal cresce.