quarta-feira, 31 de março de 2021

Novidade - "Os Seis Segredos da Inteligência" de Craig Adams

4cv.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Que significa «como pensar»? Significa saber distinguir factos de opiniões, saber distinguir quando a linguagem é utilizada para nos afastar do que é importante.
Há mais de 2000 anos o grande pensador da Grécia antiga, Aristóteles, tinha já descoberto o modelo da mente humana. As mais recentes descobertas da ciência cognitiva demonstram que o modelo de Aristóteles se aplica à subtileza de pensamento, à capacidade de pensar bem. No entanto, até hoje temos usado um modelo educativo demasiado simplista.

Usando o modelo de Aristóteles condensado em seis segredos, o autor revela-nos os padrões para todos os debates e discussões e ensina-nos a não nos deixarmos manipular, independentemente do tópico em debate. Livro muito importante para o tempo em que vivemos, com ele conseguiremos contornar os social media e as fake news. Seguindo os três princípios fundadores da escola aristotélica - dedução, indução e analogia - e combinando-os com os três princípios da verdade - realidade, significado e evidência -, estaremos preparados para argumentar sobre qualquer tema.




Críticas

 


«Uma leitura que proporciona instrumentos para a análise de debates políticos e discussões filosóficas.»
Arlene Holmes-Henderson, King’s College Londres


Leitura - "Uma Terra Prometida" de Barack Obama

Uma das últimas compras (15).png


Mais sobre o livro aqui


Chegou ao fim “Uma Terra Prometida” de Barack Obama, a leitura mais longa dos últimos anos, já que estava a decorrer desde o início de dezembro do ano passado.


Foi uma leitura que deixei propositadamente que se arrastasse, independentemente da sua dimensão (quase 800 páginas em letra pequena e com espaçamento reduzido), por prazer, para ir apreciando, aos poucos, enquanto fui intercalando com outras leituras.


O livro é tudo aquilo que esperava dele, mas mais do que aquilo que se poderia esperar das memórias de um presidente dos EUA. É simultaneamente é um livro presidencial, humano, franco, autocrítico, amargurado e, acredito, muito completo. O erro é aliás um dos pontos fortes deste livro, e o que faz dele também um livro diferente.


Obama assume no seu livro de memórias a mesma postura que muitas vezes assumiu na sua presidência, relatando as suas memórias sem nunca deixar de parte o homem e pai de família que é e a forma como conjugou essa realidade com o cargo de presidente dos EUA, errando, corrigindo, tentando fazer melhor.


O antigo presidente leva-nos desde os primórdios da sua carreira política até quase ao final do primeiro mandato. Apresenta-nos uma visão interna da gestão da crise financeira que começou nos EUA e que todo o seu mandato, e leva-nos pelos principais momento e decisões até à captura de Osama bin Laden. Apresenta-nos os bastidores, as discussões, tensões, indecisões e as querelas polícias entre Democratas e Republicados na Câmara dos Representantes e no Senado, muitas vezes a roçar o baixo nível e a constituir-se muito mais como um playground de interesses do que uma real instituição de apoio e promoção de políticas que promovam as melhorias das condições de vida dos seus cidadãos. O bloqueio permanente dos republicanos é o ponto negativo mais realçado ao longo do livro. E nem Trump é deixado de fora.


Não tenho dúvida alguma que este livro estará entre as minhas escolhas dos melhores livros que li este ano. É um livro sobre as memórias de um presidente, mas não só, é uma oportunidade para conhecer o outro lado da política e da realidade de um presidente cuja eleição será sempre lembrada como um marco histórico. É provável que o mundo estivesse noutra situação que tivéssemos por aí mais Obamas.


Mais rápida ou mais demorada, esta é uma leitura a não perder de forma alguma. E cá fico à espera do segundo volume!

terça-feira, 30 de março de 2021

Novidade - "Mossad - Os Carrascos do Kidon" de Eric Frattini (reedição)

3edp.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Desde a criação da Mossad, em março de 1951, que os seus agentes se dedicam a procurar os inimigos do Estado de Israel nos locais mais recônditos do planeta. A primeira operação «politicamente autorizada» por um chefe de governo - à unidade de Nokmin (Vingadores) - aconteceria em maio de 1960, quando Ben-Gurion permitiu a Isser Harel o rapto e posterior transporte para Israel de Adolf Eichmann, um dos maiores responsáveis pela Solução Final nazi, à data a viver em Buenos Aires sob uma identidade falsa. Eichmann seria condenado à forca em 1962.


O êxito dessa operação levou à criação do temível Kidon (Baioneta), a subunidade de assassinos da Metsada, o departamento de operações especiais da Mossad. O Kidon e os seus membros, tornaram-se a ponta da lança das operações de vingança que Israel levaria a cabo contra os seus inimigos. Este livro identifica todos os agentes do Kidon que, em nome de Israel e com a autorização do primeiro-ministro, executaram, desde 1960 e tão recentemente quanto 2020, criminosos de guerra nazis, terroristas palestinianos e alemães, cientistas dedicados à energia atómica no Iraque e no Irão, líderes da OLP e do Hamas, engenheiros especialistas em armamento, traficantes de armas e, inclusivamente, um magnata da imprensa. Os kidon da Mossad têm vindo a aniquilar com precisão seletiva aqueles que se avolumam como um perigo, real ou potencial, para o Estado de Israel.

Últimas entradas na bilblioteca do Ministério

fff.png


Eis as últimas entradas na biblioteca do Ministério dos Livros, correspondentes mais ou menos ao último mês. Vários foram abates diretos à minha wishlist.


Assim, temos:


- “Klara e o Sol” o muito aguardado e comentado novo livro do Nobel da Literatura, Kazuo Ishiguro, uma generosa oferta da Gradiva. Leitura já em curso.


- “Nada a Temer” de Julian Barnes, autor que ando há muito para ler e “A China Já Ganhou?” de Kishore Mahbubani, um dos melhores livros de no campo da geoestratégia publicado em 2020, ambos oferta da Bertrand.


- “Como Evitar um Desastre Climático” o novo e muito aguardado livro de Bill Gates dedicado às alterações climáticas.


- “Almoço de Domingo” de José Luís Peixoto. Muita curiosidade em ler este livro. Depois de “Autobiografia” a expetativa está lá em cima.


- “O Elogio da Dúvida” de Victoria Camps, um livro muito interessante num mundo de tantas certezas...


- “Pegadas – Em Busca dos Fósseis Futuros” de David Farrier. Um livro muito curioso. Um olhar sobre o nosso futuro.


- “The Splendid and the Ville” de Erik Larson. Um livro de história sobre o qual só tenho lido maravilhas. Uma das recomendações de Bill Gates no final de 2020.


- Duas ofertas da autora Ana Gil Campos, sobre as quais já escrevi aqui, respetivamente “Correria dos Pássaros Presos e “As Intermitências do Cupido”;


Foram as minhas compras. Analise e veja ser alguma pode ter interesse!

segunda-feira, 29 de março de 2021

Novidade - "Arsène Lupin - Cavalheiro Ladrão" de Maurice Leblanc

1as.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Ousado, sedutor e divertido, Arsène Lupin é o criminoso ladrão mais famoso do início do século XX. Responsável por uma série de crimes misteriosos em França, o anti-herói mantém um código de honra muito próprio: atormenta os seus oponentes, ridiculariza a burguesia e ajuda os mais fracos. Um Robin Hood muito francês, portanto. Não se leva muito a sério, a sua arma mais mortífera é a perspicácia e não é um aristocrata que se aclama como anarquista, mas sim um anarquista que vive como aristocrata.


Encarado como a irónica resposta francesa a Sherlock Holmes, este é o primeiro livro de uma série de vinte títulos empolgantes que Maurice Leblanc dedicou a Lupin, uma das personagens mais marcantes do policial de sempre.

Livros e saúde mental

MINISTÉRIO dos LIVROS (31).png


Há alguns dias fiz uma consulta de medicina no trabalho onde um dos pontos mais abordados, foi, naturalmente a forma que encontrei para gerir a nova realidade do teletrabalho em contexto pandémico, e, no fundo, como me sentia psicologicamente.


Expliquei que, independentemente do stress associado ao trabalho em si, tive altos e baixos, mas que não posso dizer que me sinta psicologicamente afetado. Referi que no geral tenho gerido bem a situação.


Foi-me perguntado então quais tinham sido os fatores chave para ultrapassar este período. Respondi, uma forte base familiar, o exercício físico e... os livros. Se em relação à base familiar e ao exercício não houve questões (acredito porque sejam respostas esperadas), já os livros merecerem uma nota da médica, questionando-me em que medida os livros me tinham ajudado.


A minha resposta, que me saiu sem pensar muito no tema, foi que os livros para mim têm a mesma, ou até mais importância, do que o exercício físico em termos de equilíbrio mental, seja em contexto de pandemia ou em situação normal. Foi-me indicado que ainda bem que assim era, mas que (pela sua experiência) para muitas pessoas os livros têm o efeito inverso e são vistos como um peso adicional e não como um refugio.


Cada pessoa é uma pessoa, e eu só posso falar por mim, mas tenho dificuldade em entender o livro como um peso. Não faço ideia de como a maioria das pessoas encarou os livros ao longo do último ano, em particular as que já não liam muito, mas um livro, se bem escolhido, (e há muito por onde escolher) pode ser um fármaco poderoso, para fazer a cabeça sair do loop do dia-á-dia, para encontrar uma realidade alternativa, para aprender alguma coisa de interessante. Funciona todos os dias com a minha cabeça.


Na minha modesta opinião, e muita gente discordará, muito mais do que as Netflix´s desta vida, um livro pode fazer toda a diferença no nosso bem-estar mental. Para quem não acredita, apenas posso sugerir que experimente!

domingo, 28 de março de 2021

Novidade - "O Lugar das Árvores Tristes" Lénia Rufino

555.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Isabel não tinha medo dos mortos. Gostava de passear por entre as campas do cemitério, a recuperar as histórias da morte daquelas pessoas. Quando a falta de alguma informação lhe acicatava a curiosidade, perguntava à mãe...


Quando esta se recusa a dar-lhe uma resposta sobre uma mulher chamada Eulália, Isabel inicia uma busca por esclarecimentos. Só que ninguém quer falar sobre o assunto e, inesperadamente, Isabel vê-se confrontada com uma teia de mentiras, maldade, enganos e crimes que a levam a compreender o passado misterioso da mãe e a forma quase anestesiada da sua existência.


Um romance de estreia profundamente sagaz e envolvente que faz um retrato do interior português preso na tradição religiosa da década de 1970.

O Top dos Nossos Vizinhos

ESPANHÕES.png


Vou muitas vezes, por curiosidade, espreitar os top de vendas de outros países, no sentido de encontrar as semelhanças e as diferenças em relação ao nosso, sendo certo que por cá é difícil encontrar um Top de vendas que seja agregador.


Esta semana fui espreitar Top no nosso vizinho ibérico, e, neste ranking disponibilizado pelo espaço “Todos Tus Libros”, o primeiro e mais significativo aspeto que salta à vista é que no Top 10 há nada mais nada menos do que 10 escritores espanhóis.


A maior parte dos nomes também é conhecido por cá, e com sucesso, mas não posso deixar de achar de forte simbolismo estra presença esmagadora dos escritores espanhóis, que, pelo que me recordo, mesmo que não seja de 10 em 10, é sempre muitíssimo forte.

sábado, 27 de março de 2021

Novidade - "O Bando das Cavernas 32: Piratas Pré-Históricos" de Nuno Caravela

ffsf4.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre.
Eles são o Bando das Cavernas!


O Bando das Cavernas e o Bando dos Que Têm a Mania Que São Bons preparavam-se para participar no desfile de piratas quando um inesperado amigo vindo do espaço tornou o jogo «Confusão Naval», inventado pelo Kromeleque, digamos… demasiado realista.
Resultado: quando deram por si já andavam todos a navegar em barcos piratas, por entre criaturas estranhas, nevoeiros misteriosos e, claro, muitas e muitas gargalhadas!
Diverte-te com eles e… Junta-te ao Bando!

Novidade - "Anne Frank - A menina que o mundo ouviu" de Linda Elovitz Marshall; Tradução: João Cardoso; Ilustração: Aura Lewis

5tg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando o mundo tentou silenciá-la, Anne escreveu o que não podia dizer…
E o mundo inteiro ouviu!
Durante a sua vida, Anne Frank quis muito ser ouvida.
Ouvida a sério, como deveria ser.


As palavras que Anne Frank escreveu no seu estimado diário têm emocionado leitores em todo o mundo há mais de oitenta anos. A sua descrição sentida e sincera dos anos que passou escondida e da vida controlada pelos nazis causou um profundo impacto em milhões de pessoas.


Nesta criteriosa e evocativa biografia, Linda Elovitz Marshall apresenta Anne Frank aos jovens leitores através do amor de Anne pela escrita. a sua determinação em ser ouvida num mundo que se preparava para a silenciar será sempre relevante e inspirará uma nova geração de jovens, especialmente as raparigas, a falar sem receios, fazendo ouvir as suas vozes.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- Entrevista muito interessante do escritor Arturo Pérez-Reverte ao JN que vale a pena ler.


- Um artigo interessante do Público sobre as últimas novidades disponíveis na reabertura das livrarias.


- Três cartoonistas portugueses – André Carrilho, António e Cristina Sampaio - foram escolhidos para integrar o livro “Paper.Pen.Pandemic”, dedicado à atualidade e à Covid-19, publicado por uma editora austríaca Benevento.


- O conhecido autor Ken Follett, publicou em 2019 o livro "Notre-Dame" após o incêndio que afetou a famosa catedral. Ficou agora a saber-se que o autor ofereceu os direitos de autor da obra para recuperação de outro edifício gótico francês, a catedral de Dol-de-Bretagne, na Bretanha.


- O médio americano, Dr. Anthony Fauci, que ficou conhecido como a cara do combate à Covid-19 com Trump, muitas vezes em oposição a este, e que transitou para a administração Biden, irá ser imortalizado num livro para crianças a publicar em junho nos EUA.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Novidade - "O Rapaz do Bosque" de Harlan Coben

sdfsdss.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Um homem com um passado misterioso tem de encontrar uma adolescente desaparecida. Um thriller emocionante.

Há trinta anos, Wilde foi encontrado a viver no bosque, sem qualquer recordação do seu passado. Agora, adulto, ainda não conhece a sua origem. e outra criança está desaparecida.

Ninguém parece levar a sério o desaparecimento de Naomi Pine, nem sequer o seu pai. Mas há uma exceção. Hester Crimstein, advogada criminal televisiva, sabe pelo seu neto que Naomi era constantemente vítima de bullying na escola. Hester pede a Wilde - com quem partilha uma ligação trágica - para usar a sua capacidade única para encontrar Naomi.

Wilde não pode ignorar o desaparecimento daquela adolescente mas, para conseguir encontrar Naomi, tem de aventurar-se de novo no seio da comunidade, um lugar onde os poderosos são protegidos, mesmo quando guardam segredos que podem destruir a vida de milhões - segredos que Wilde tem de desvendar antes que seja demasiado tarde.




Críticas

 


«O grande mestre da ação e suspense da atualidade.»
Dan Brown

«O grande mestre do thriller. Um dos meus preferidos.»
John Grisham

«Coben nunca nos desilude.»
Lee Child

«Adorei este livro.»
Stephen King


 






Críticas de imprensa

 


«A história de O Rapaz do Bosque tem tantas reviravoltas inesperadas, que nem o mais aficionado leitor de thrillers consegue imaginar as muitas surpresas que o fim lhe reserva.»
Associated Press

«O Rapaz do Bosque é um thriller intenso da primeira à última página.»
Library Journal

«Quando pensamos que Harlan Coben não pode superar as nossas expectativas, ele escreve um novo thriller ainda melhor. Não conseguimos parar de ler.»
San Francisco Chronicle

«Prepare-se para mais um page turner. Coben apresenta-nos uma nova personagem que só ele poderia criar: um Tarzan de Nova Jérsia.»
Forbes


Dia do Livro Português

MINISTÉRIO dos LIVROS (29).png


No dia do Livro Português, em vez da habitual novidade diária, deixo três sugestões, de três grandes escritores portugueses que, na opinião do Ministério dos Livros, valem (mesmo) muito a pena.


sar.jpg


"Ensaio Sobre a Cegueira" de Jose Saramago


ed3.jpg


"Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa


rfg.jpg


"Autobiografia" de José Luís Peixoto

Dava um bom retiro livresco 74

Multicolour-sofa-1200x675.jpg


Vaulted-wood-ceiling-1200x674.jpgFotos retiradas daqui


Este retiro deverá ficar situado algures numa montanha, longe da civilização e do universo em geral. Um espaço pequeno, com esta vista, uma lareira, um monte de livros e um fim de semana por minha conta, acho que seria um pequeno Euromilhões para a minha cabeça.


Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 25 de março de 2021

Novidade - "Almoço de Domingo" de José Luís Peixoto

22ssd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Compra e leitura obrigatória no Ministério!


Sinopse:


Um romance, uma biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1031 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família.
Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar — em paralelo com história do país durante esses anos. No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens. Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.

Saudades de "O Livro do Dia" da TSF

MINISTÉRIO dos LIVROS (28).png


O programa acabou há quase dois anos, no entanto, pelo menos para mim continua vivo. Falo do antigo programa de Carlos Vaz Marques na TFS “O Livro do Dia”.


É relativamente comum encontrar um livro mais antigo que me desperta interesse e ir procurar no arquivo do programa se em algum momento foi escolhido / comentado.


Eram pouco mais de dois minutos e meio de programa, mas que diziam muito sobre cada livro escolhido, que colocam a qualidade do livro num patamar que o vendia facilmente ao leitar.


Fui ouvinte durante muito tempo e forma muitos os livros que escolhi depois de os ter ouvido no programa. Alguns não conhecia, outros foram “confirmados” depois do programa.


No último mês do programa, julho de 2019, estão dois livros que li, que recomendo, e que deixo para quem quiser ouvir. Pode ajudar na escolha da próxima leitura.


“Autobiografia” de José Luis Peixoto


“As Crianças Invisíveis” de Patrícia Reis


Para quem possa ter interesse aqui fica também o link geral para o programa.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Novidade - "A Polícia da Memória" de Yoko Ogawa

ssdfsdfs.jpg


Mais sobre o livro aqui


Muito interessante!


Sinopse:


Numa ilha sem nome, situada numa costa anónima, há objetos que começam a desaparecer. Primeiro chapéus, depois fitas, pássaros e rosas — até que a situação se agrava. A maioria dos habitantes permanece desatenta a estas mudanças, e os poucos com poder para recuperar os objetos perdidos vivem receosos da Polícia da Memória, entidade que assegura que o que desaparece permanece esquecido.


Quando uma jovem mulher, que luta por manter uma carreira de romancista, descobre que o seu editor está em perigo, elabora um plano para o ocultar debaixo da sua casa. À medida que medo e sentimento de perda se aproximam, rodeando-os, agarram-se à escrita como modo de preservar o passado.

Audiolivro - "Caste - The Lies that Divide Us" de Isabel Wilkerson

Uma das últimas compras (14).png


Já aqui escrevi sobre inúmeras leituras / audiolivros, e sempre que escrevo sobre mais uma, independentemente das estrelas que lhes atribuo, gosto de tentar encaixá-las numa espécie de ranking, que no topo tem os livros “Obrigatórios”. Pois bem, senhoras e senhores, “Caste” de Isabel Wilkerson é um livro obrigatório.


O tema da discriminação racial continua a ser um tema, infelizmente, atual, sendo que nos EUA atinge toda uma outra dimensão. Mas este livro não é apenas sobre discriminação racial, é mais do que isso, é um livro que descasca o tema e vai ao fundo da questão, cuja parte visível, comentada, exacerbada é, afinal de contas, apenas a ponta do iceberg.


Como o próprio título do livro indica, “Caste”, a ideia de base é o conceito de casta, numa extrapolação do sistema de castas que conhecemos da Índia, que na prática traduz uma hierarquia social, de discriminação social em função do nascimento. A autora explica, enquadra, detalha, exemplifica a forma como esta realidade de aplica no contexto norte americano, nas suas raízes históricas, na sua perpetuação ao longo do tempo e exacerbação novamente com a eleição da Trump em 2016. Há relatos de situações que remontam há décadas, mas também outros muito recentes que nos levam a confirmar que há uma grande parte da Humanidade que de facto não presta.


Este livro dá-nos uma dimensão diferente, completa, na minha perspetiva, de um problema que julgamos conhecer, mas que, afinal, apenas vemos uma parte. Sem exageros, sou capaz de afirmar que ler / ouvir este livro é o equivalente a estamos habituados a olhar para as estrelas a olho nu e de repente espreitamos pelo Hubble.


E desengane-se quem considere que é um livro sobre a realidade americana, independentemente de ser esse o foco, o livro é sobre uma realidade que pode ser enquadrada em qualquer sociedade. Não é uma realidade puramente americana, longe disso.


Não tenho dúvidas de que este será um dos, senão mesmo, o livro mais importante que irei ler este ano. É um livro que nos apresenta um dos principais problemas que ainda hoje assola a sociedade, que tem origem na natureza humana e no que ela tem de pior, de uma forma impar.


O livro não está disponível em português, mas pode se encomendado, por exemplo através da Bertrand. É uma leitura / audição que recomendo de uma forma veemente. Acho que nos faz falta para podermos ser melhores enquanto seres humanos.

terça-feira, 23 de março de 2021

Novidade - "Porque é que Marx Tinha Razão" de Terry Eagleton

2vb.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Em tom aguerrido e controverso, o autor contesta a anunciada morte do marxismo.
Num mundo em que o capitalismo tem sido abalado por graves crises e em que o ódio à esquerda se torna cada dia mais manifesto, este livro é tão urgente e oportuno como ousado e honesto.
Escrito com a argúcia, o humor e a clareza habituais em Eagleton, Porque É que Marx Tinha Razão atrairá um público muito mais vasto do que o restrito público académico.

Curiosidades Livrescas - bibliotecas públicas

MINISTÉRIO dos LIVROS (10).png


Há algumas semanas escrevi aqui sobre um ranking que encontrei, com base em dados disponibilizados pelo World Cities Culture Forum (do qual fazem parte 39 cidades do mundo), segundo o qual Lisboa é a cidade com mais livrarias por cada 100 mil habitantes.


Segundo dados do mesmo Forum, e no que toca a bibliotecas públicas, o cenário já não é tão animador para a nossa capital. De qualquer forma, e se as contas não me falham, Lisboa consegue ficar na primeira metade da tabela, com 3,4 bibliotecas públicas por cada 100 mil habitantes.


No mesmo ranking o Top 5 é ocupado pelas cidades abaixo:



  1. Varsóvia 11.5

  2. Seul   11.0

  3. Bruxelas 10.0

  4. Paris  8.5

  5. Estocolmo 5.9

  6. Milão  5.4


Pior resultado tem Lisboa no que diz respeito ao nº de livros emprestados pelas bibliotecas com apenas 200 mil livros por ano. E se é verdade que em comparação com outras cidades Lisboa tem uma dimensão bem menor (por exemplo em comparação com Tóquio) a verdade é que em número de empréstimo por habitante o resultado também é mau: Lisboa está entre as três últimas cidades da lista, com apenas 0,45 empréstimos de livros por habitante. Para um país com menos poder de compra seria de esperar um número muito mais elevado... se fossemos um país de leitores.


Para quem tenha interesse pode encontrar mais informação aqui e aqui.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Novidade - "Jack" de Marilynne Robinson

sfs0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Jack conta-nos a história de John Ames Boughton, o filho pródigo de um pastor presbiteriano de Gilead, e do seu romance com Della Miles, professora de inglês, também ela filha de um pregador.

Um amor profundo, atormentado e inter-racial, que se move nos paradoxos da América contemporânea.

A minha Biblioteca

MINISTÉRIO dos LIVROS (27).png


Tenho poucos bens materiais, e nenhum de valor significativo, mas se me perguntarem qual é o de maior valor, a resposta é fácil: a minha pequena biblioteca.


Não se trata de uma escolha em função do seu valor monetário, mas sim de uma escolha em função da importância atribuída e do que ela representa para mim.


Desde logo representa um sonho de miúdo, que começou a ser construído há mais de duas décadas atrás. Hoje é ainda um projeto em curso, que, sei, nunca será terminado.


Apesar de não estar organizada ou catalogada, tenho a localização exata de quase todos os livros que a compõem. Há livros com mais de 60 anos e outros que saíram há uma semana. Todos fazer partem.


Em muitas ocasiões a minha biblioteca é o meu jardim zen. É a ela que recorro quando presido de me distrair, de limpar a cabeça. Muitas vezes basta tirar um livro de uma prateleira, folheá-lo, ficar ali a ler umas linhas e a abstrair-me da realidade. Comigo funciona.


Gosto também de sentir o cheiro dos livros mais velhos, com marcas da idade, pensar por onde passaram nos seus mais de 50 anos de vida. São uma das marcas que mais aprecio na minha biblioteca.


Há depois também aqueles momentos em que passo por um livro que queria muito ler, mas já comprei há mais de 2 anos. Ainda ali está e foi ultrapassado por muitos outros. Mudo-o de local e digo para comigo, “vou lê-lo em breve”.


Á medida que voo ficando com falta de espaço para novos livros, penso como será a minha biblioteca daqui a 20 anos. Onde os vou por, é a pergunta que me assalta, isto porque deixar de aumentar a biblioteca está fora de questão. Já comecei a fazer contas aos espaços que tenho entre cada prateleira. Aquele espaço que sobre entre uma fila de livro e a prateleira de cima. Pelas minhas contas, todos os espaços somados, deve dar para um ano. Depois logo se vê...


Enfim, escrever sobre este tema dava pano para mangas, mas acho que desse lado haverá muitos leitores que partilham destas dores. Não importa se a biblioteca tem 200, 500, ou 5000 livros. É sempre a nossa biblioteca.

domingo, 21 de março de 2021

Novidade - "Religião em 30 Segundos" de Russell Re Manning;

4dg.jpg


Mais sobre o livri aqui


Sinopse:


Siquismo, luteranismo, islamismo, judaísmo e espiritualismo?
Com certeza já ouviu falar delas.
Mas sabe o suficiente acerca destas crenças religiosas para saciar a sua sede de esclarecimento ou participar num debate com amigos acerca da diversidade de religiões no mundo?

Religião em 30 Segundos desmistifica as crenças fundamentais das principais religiões, denominações e seitas menos difundidas, explicando-as em meio minuto, em nada mais do que duas páginas, cerca de 300 palavras e uma imagem.

Quer queira compreender as principais diferenças entre luteranismo e calvinismo ou ter uma visão geral da filosofia budista, este livro é a forma mais rápida de percorrer os caminhos e reconhecer as principais características das diversas e fascinantes religiões do mundo.

Viajando do animismo ao zoroastrismo, com uma paragem em sete textos religiosos fundamentais, Religião em 30 Segundos é um guia envolvente para 50 sistemas de crenças.

Dia Mundial da Poesia

mdlr.png


 

sábado, 20 de março de 2021

Novidade - "Raya e o Último Dragão"

ddfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Raya e o Último Dragão é a história de uma demanda épica para levar luz e união de volta à terra de Kumandra.

A Raya é uma guerreira solitária que tem de encontrar a Sisu, o último dragão, e recolher os pedaços da Joia do Dragão: a sua última esperança contra o regresso das forças do mal ao seu mundo.

A narrativa juvenil conta toda esta aventura emocionante, cheia de ação e fantasia.

Novidade - "O Macaco Rabugento Não Quer Dormir" de Suzanne Lang; Ilustração: Max Lang

3cv.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Desta vez, o Quim Panzé, o chimpanzé, está de bom humor!
Hoje vai a uma festa de pijama na árvore dos pais e não podia estar mais entusiasmado com todas as atividades que a família planeou.
Vão pescar térmitas, fazer um banquete noturno e contar histórias assustadoras.
O Quim mal pode esperar para ficar acordado a noite toda!

Será que a falta de sono não o vai deixar rabugento?




Críticas de imprensa

 


«As ilustrações vivas de Max Lang são uma companhia excelente para a mensagem de que não há problema se nos sentimos em baixo.»
School Library Journal

«O incentivo de Suzanne Lang para nos sentarmos com nossas emoções (deixando que elas passem) é quase budista, e será uma excelente biblioterapia para a criança rabugenta, irritadiça e zangada.»br> Kirkus Reviews


Livros que chegam até ao Ministério - “Correria dos Pássaros Presos” e “As Intermitências do Cupido” de Ana Gil Campos

rf77.png


Como já vem sendo hábito, hoje deixo aqui mais dois livros que chegaram ao Ministério dos Livros, pela mão da sua autora, Ana Gil Campos. São eles, “Correria dos Pássaros Presos”, o seu mais recente romance, e ainda “As Intermitências do Cupido”. A autora conta já com 4 livros publicados.


Confesso que fiquei curioso em particular com o livro “Correria dos Pássaros Presos”, que já espreitei e conto ler a breve prazo.


Aqui ficam as respetivas Sinopses:


“Correria dos Pássaros Presos”


Desde que Cândida deixou de usar redes sociais tem a sensação de ter deixado de pertencer ao mundo, vive nele, mas não existe, agora é uma anónima, um vulto que se abandonou a si próprio pela cidade. Retirou-se do mundo virtual para estar mais presente na vida, na dela e na dos outros, mas aconteceu exatamente o contrário. Sente que a puseram de parte, mas foi ela, sem prever, que se colocou assim, ausente, distante, sem existir. O mundo que nos agarra virtualmente a todos é mais vivo, intenso e forte, apoderou-se do primitivo e fez dele seu súbdito, conclui. Talvez este novo mundo seja mais verdadeiro e real do que aquele que lhe antecede. Talvez Cândida queira viver num mundo que já não existe.


“As Intermitências do Cupido”


No Itaim Bibi, um bairro nobre de São Paulo, tudo parece sereno, entregue às rotinas diárias. Sob esta aparência tranquila, porém, as vidas íntimas dos seus moradores são atravessadas por inúmeras aventuras.


Ao longo deste livro, somos convidados a espreitar à janela de cada personagem, partilhando os seus segredos e confidências, sorrindo com as suas conquistas e suspirando com as suas frustrações.


Num registo divertido, Ana Gil Campos traça um retrato plausível e cru do que são as relações amorosas nos dias de hoje, bem mais complexas e problemáticas do que um olhar menos atento consegue captar.


Mais informação sobre a autora e respetivos livros:


anagilcampos.blogspot.com


@anagilcampos

sexta-feira, 19 de março de 2021

Novidade - "O Duplo" de Fiódor Dostoiévski

rf45.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Duplo foi publicado em 1846, poucos meses depois de Gente Pobre, primeiro romance de Dostoiévski, então com 24 anos. Muitas das inquietações do autor estão já presentes neste texto: uma história de um funcionário público obcecado pela existência de um colega, réplica de si próprio, que lhe usurpa a identidade, acabando por levá-lo à insanidade mental e à rutura com a sociedade.

A afirmação da liberdade individual contra instituições e normas existentes é precisamente o tema central do livro, ainda que sobressaia a compaixão pela condição dos humilhados, outra recorrência na obra do autor.

Com uma riqueza de recursos estilísticos admirável - comparada, por Nabokov, à de James Joyce - este é um romance intensamente criativo, que rompe com as convenções literárias.

Leitura - "Os Loucos da Rua Mazur" de João Pinto Coelho

Uma das últimas compras (13).png


Mais sobre o livro aqui


Há livros que conseguem gerar um misto de sentimentos. Ás tantas parece que estamos a detestar o livro porque a história que nos está a ser contada é de tal forma desumana que o sentimento de repulsa tende a resvalar da narrativa para o próprio livro. Mas quando isto acontece é porque o livro é de facto muito bom.


Tive precisamente este sentimento com a leitura de março do Clube de Leitura do PNL 2027, “Os Loucos da Rua Mazur” de João Pinto Coelho, vencedor do Prémio Leya 2017.


O livro é bom, mesmo muito bom, a todos os títulos, na construção da história, dos personagens e na forma como está construída a narrativa. É a narrativa que muitas vezes aflige, na forma como o autor consegue retratar o pior da natureza humana no contexto da II Guerra Mundial, sem sequer abordar o que normalmente representa mais choque, os campos de concentração.


Como se pode ler na sinopse, “quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever.” É pela mão dos principais personagens, o livreiro cego, Yankel, o escritor Eryk e da sua mulher Vivienne, e do livro escrito que ficamos a conhecer o que de pior o ser humano consegue ser para o seu semelhante.


Pior do que o sofrimento que alemães e soviéticos conseguiram infringir numa pequena comunidade polaca, dividida entre cristãos e judeus, foi o sofrimento que a comunidade conseguiu infringir a si própria. É essa a parte dura do livro, mais quando sabemos que se baseia nesse ponto em factos reais.


O final do livro é muito simples e simultaneamente muito humano, conferindo à história a falta de humanidade retratada nos eventos ocorridos na pequena comunidade polaca.


“Os Loucos da Rua Mazur” é um livro poderoso, bem construído e de grande alcance. É um livro para recordar pela sua parte ficcional, mas também pela sua parte baseada na realidade. Esta última é muito importante que seja lembrada. Nunca se sabe o dia de amanhã, e nunca é demais lembrar o pior da dimensão humana.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Novidade - "Subterrâneo" de James Rollins

9ij.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Uma viagem às profundezas da Terra, a um lugar que nunca sonhámos que existisse. Sob o gelo, uma equipa de especialistas escolhida a dedo segue em direção ao centro do mundo. Eles não são os primeiros que se aventuram neste magnífico labirinto subterrâneo. Aqueles que os precederam não voltaram.

Sobre as rochas... através de cavernas imensas... além de um rio negro... não estamos sozinhos. Na escuridão, onde maravilhas de tirar o fôlego e terrores que ultrapassam a imaginação esperam por nós, há revelações que podem mudar o mundo, coisas que nunca deviam ser perturbadas... Continue a caminhar em direção a um milagre impossível, em direção a um mistério mais antigo que o tempo.




Críticas de imprensa

 


«Repleto de ação e informação científica estimulante. James Rollins excedeu-se, uma vez mais, na sua fabulosa capacidade de misturar história, ciência e aventura.»
Publishers Weekly


Livros que chamaram a minha atenção

MINISTÉRIO dos LIVROS (25).png


O post de hoje é dedicado a 4 livros, dois em português e dois em inglês, que, não fazendo ainda parte da minha wishlist, captaram o meu interesse, ou pelo menos chamaram a minha atenção, e que por esse motivo partilho aqui, para o caso de poderem ter interesse para outros leitores. São eles:


4dfc.jpg“A Psicologia da Estupidez - Explicada por algumas das pessoas mais inteligentes do mundo” de Jean-François Marmion


A estupidez é um tema que me aborrece, que me enfurece diariamente, mas que ao mesmo tempo me fascina na sua essência. Por isso mesmo fiquei com muito curiosidade em espreitar este livro. Chega à livraria a 08 de abril.


4cvb.jpg


“Woke - Um guia para a justiça social” de Titania McGrath


Uma sátira sobre a qual tenho lido as melhores críticas, sobre a loucura do ativismo dos tempos modernos. A autora é ficcional, sendo o seu autor real o comediante britânico Andrew Doyle. Fiquei bastante curioso. Disponível a partir da próxima semana, 23 de março.


519zJs1UTQL__SX331_BO1,204,203,200_.jpg


“Fulfillment: Winning and Losing in One-Click America” de Alec MacGillis


Trata-se de um livro em grande medida sobre o efeito Amazon, nos EUA, na forma com afeta a distribuição de riqueza, o mercado de trabalho e a concorrência. Pareceu-me uma abordagem bastante interessante.


fsf.png


“The Maidens” de Alex Michaelides


Trata-se do novo livro do autor de “A Paciente Silenciosa”, um dos melhores thrillers que li nos últimos anos e que, por isso mesmo, cria muita expetativa para esta nova obra. Poderá não ser no imediato, mas estou certo que será uma leitura no futuro. Chega em junho, na versão original em inglês.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Novidade - "Para Além da Ordem" de Jordan B. Peterson

5rf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Depois de defender a necessidade de ordem em 12 Regras para a Vida - o bestseller internacional que vendeu mais de cinco milhões de exemplares em todo o mundo -, Jordan Peterson desafia-nos agora a abraçar a força mobilizadora do caos. Em 12 Regras para a Vida, o psicólogo clínico (e professor universitário) oferecia um antídoto para o caos em que vivemos: combater a instabilidade e a ansiedade contemporâneas recorrendo a verdades universais.

Agora, em Para Além da Ordem, o autor mostra-nos como o Homem, na procura de um sentido, é obrigado a aventurar-se em terrenos desconhecidos - ou seja, tem de se socorrer da curiosidade e da vitalidade criativa que apenas habitam no caos. Peterson exorta-nos a abraçar os dois princípios fundamentais da realidade: pois a ordem, cujo excesso condena à submissão, é a força que ordena a nossa existência; e o caos, que sem controlo promove a disrupção, pode ser o motor para a mudança.

Nos tempos conturbados que vivemos, temos de nos reajustar constantemente a uma realidade em evolução. Daí estas 12 novas regras, inspiradas na mitologia, na filosofia, na psicologia - e com exemplos pungentes retirados da prática clínica de Peterson ou da sua própria vida. Pelo meio, tanto relemos histórias da Bíblia como revisitamos os deuses da Mesopotâmia, analisamos a saga de Harry Potter ou a série Os Vingadores, recordamos a poesia de Blake ou o pensamento de Nietzsche.

E saímos deste livro como saímos do anterior: munidos de conhecimentos que nos permitem procurar um sentido para a existência.




Críticas

 


«Jordan Peterson é universalmente reverenciado – e temido – pelo seu espantoso intelecto e perspicácia emocional.»
Dave Rubin, Responsável pelo talk show The Rubin Report e autor de Don’t Burn This Book

«O mundo precisa de Jordan Peterson.»
Douglas Murray, autor de The Madness of Crowds


 






Críticas de imprensa

 


«Vivemos num tempo em que muitas pessoas jovens (e não tão jovens como isso) se sentem à deriva. Peterson fala acerca das atitudes necessárias para encontrar um caminho. Nunca será um caminho politicamente correto ou aprovado oficialmente, mas será furiosamente prático e ainda assim elevado: esta vida que vivemos tem um sentido.»
Peggy Noonan, Wall Street Journal

«O caminho proposto por Peterson consegue ao mesmo tempo ser duro e idealista – e para milhões de jovens adultos revela-se o antídoto perfeito para o cocktail de paternalismo e acusações em que foram educados.»
David Brooks, The New York Times

«Um dos mais ecléticos e estimulantes intelectuais da atualidade, destemido e apaixonado.»
The Guardian

«É atualmente o mais influente e mediático pensador do mundo ocidental.»
New York Times



 

O pequeno & os livros - Rico de Livros

MINISTÉRIO dos LIVROS (16).png


Um dia destes no final do dia, mais concretamente ao sair do banho, perguntei como de costume ao pequeno qual era a história que queria ler nesse dia. Ele respondeu-me que tinha de ir ver porque ainda não sabia e que queria escolher uma que já não lesse há algum tempo, e, depois de fazer uma pequena pausa, saiu-se com esta:


- “Pai, há uma coisa que eu já sei que vou ser quando for grande!”


- “Boa!” respondi. “E o que vai ser?”


- “Rico de Livros!” disse ele com o peito inchado ainda sem camisola e perante o meu sorriso de surpresa.


- “Rico de Livros? Queres explicar ao pai?”


- “Então, se ser rico é ter muito dinheiro, ser rico de livros é ter muito livros!”


- “Certo. E já agora porque é que queres ser Rico de Livros’” – questionei.


A resposta não saiu logo, mas alguns segundos depois, afirmou:


- “Pai, se eu for Rico de Livros posso saber todas as coisas do mundo!”


Talvez tenhamos de vir a rever as expetativas no futuro, mas o principio está lá, a semente já começa a dar lugar a uma plantinha. Estamos no bom caminho. No caminho dos livros.

terça-feira, 16 de março de 2021

Novidade - "Os Infiltrados - O casal de amantes que liderou a resistência alemã contra os nazis" de Norman Ohler

rfdef.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Eram jovens e bonitos, oriundos de famílias alemãs abastadas e favoráveis ao regime nazi. Contudo, decidiram escolher a oposição. Juntos, no coração do Terceiro Reich — ele enquanto oficial no Ministério da Aviação e ela enquanto funcionária da delegação local da Metro-Goldwyn-Mayer —, fizeram o inimaginável: criaram um movimento de resistência alemã que ganharia contornos de mito, durante e após a guerra, e que despertaria a fúria de Hitler. Desmascarados, foram condenados por alta traição e executados pouco antes do Natal de 1942.

Chamavam-se Harro Schulze-Boysen e Libertas Haas-Heye. Tinham 33 e 29 anos. Todos os vestígios dos seus nomes e as suas memórias foram apagados pelo regime. Norman Ohler reconstrói a história de Harro e Libertas, que é também o retrato da Berlim das décadas de 1930 e 1940 e da passagem da República de Weimar para o Terceiro Reich.

Uma narrativa fascinante e ritmada, escrita com base em diários não publicados, cartas e arquivos da Gestapo, que nos prende do princípio ao fim e nos faz recuperar a fé na humanidade.




Críticas

 


«Uma história surpreendente de resistência antinazi — de amor, de incrível bravura e autossacrifício, cujo desfecho só poderia ser a morte —, contada de forma magistral.»
Sir Antony Beevor, autor de Estalinegrado e A Queda de Berlim


 






Críticas de imprensa

 


«Os entusiastas da espionagem vão ficar fascinados.»
Publishers Weekly


Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- O livro Plasticus Maritimus, da autoria de Ana Pêgo, Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Mendonça é um dos candidatos a Livro Ecológico da Juventude 2021 em França. Pormenor curioso, o júri é constituído por crianças.


- Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escreveram um livro sobre igualdade de género. O livro, intitulado, “O longo caminho para a igualdade-mulheres e homens no século XXI”, surgiu de um desafio da Imprensa Nacional em parceria com a entidade iGen-Fórum de Organizações para a Igualdade.


- Foi conhecida a longlist do Women's Prize for Fiction. A lista inclui nomes como Ali Smith e também, pela primeira vez, há uma autora transgénero na lista de candidatas: Torrey Peters.


- Apesar de já estarmos a meio do mês, aqui fica uma notícia muito detalhadas sobre as principais novidade de março.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Novidade - "A dança das estrelas" de Emma Donoghue

fsfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Tenho lido muito boa crítica em relação a este livro.


Sinopse:



Dublin, 1918.
Numa Irlanda duplamente devastada pela guerra e doenças, a enfermeira Julia Power trabalha num hospital sobrelotado e com falta de pessoal, onde grávidas que contraíram uma gripe desconhecida são colocadas em quarentena. Neste contexto já bastante difícil de gerir, Julia terá ainda de lidar com duas mulheres enigmáticas: a Dra. Kathleen Lynn, procurada pela polícia por ser uma líder revolucionária do Sinn Féin, e uma jovem ajudante voluntária sem experiência de enfermagem, Bridie Sweeney.
É numa enfermaria minúscula, escura e sem condições, que estas mulheres vão lutar contra uma pandemia desconhecida, perder pacientes, mas também trazer novas vidas ao mundo. No meio da devastação, histórias de amor e humanidade no dia a dia de mães e cuidadoras que, de várias formas, acabam por cumprir missões quase impossíveis.




Críticas de imprensa


«A partir de material histórico sombrio, Donoghue criou um romance de coragem que parece um thriller, repleto de sequências e ação emocionantes»


Washington Post





“Não acredita que a história se repete? Leia este livro. É um romance impressionante. A dança das estrelas passa-se quase inteiramente numa única sala e desenrola-se ao ritmo de um thriller.”


New York Times





"O melhor romance de Donoghue desde O Quarto de Jack"


Kirkus Reviews




Livros de volta ao seu habitat natural

MINISTÉRIO dos LIVROS (24).png


A partir de hoje os livros voltam a ser livres. Pode parecer uma frase algo exagerada, mas na prática é isso que acontece, com a reabertura das livrarias.


Depois de um período em que a venda de livros esteve proibida (algo que nunca entendi), depois admitida em todos os locais menos nas verdadeiras livrarias, porque os espaços que não são apenas livrarias podiam vender (por isso algumas livrarias da praça já estavam abertas, por não venderem exclusivamente livros).


Esquecendo agora tudo o que de errado se fez em relação ao livro durante este confinamento, hoje celebremos o facto de termos o livro de volta, livre e, em particular, no seu habitat natural. Aquele local onde verdadeiramente podemos estar com e apreciar o livro. Acredito que quase toda agente que gosta verdadeiramente de livros entendo o que quero dizer.


Se puderem, por estes dias, passem numa livraria, comprem um livro do vosso interesse e iniciem uma nova leitura. Toda a gente ganha, o maior beneficiário pode ser o leitor. Da minha parte conto amanhã, nem que seja por 5 minutos, cumprir com esta ideia.

domingo, 14 de março de 2021

"Dê Livros aos Seus Interesses” - para os apaixonados pelos Livros

15.png


Esta é a última entrada da iniciativa que levei a cabo no âmbito da “Semana da Leitura” do PNL2027, e o tema não podia ser outro que não a paixão principal do autor deste espaço, os livros.


Poder-se-á afirmar que a lista de livros que se podem recomendar a quem é apaixonado por eles é infindável, e precisamente por isso, foquei-nos nos livros dedicados a essa paixão.


Assim, a minha escolha principal vai para um livro que já comecei a saborear e que achei genuinamente muito interessante, “O Infinito num Junco” de Irene Vallejo. É efetivamente muito bom, e altamente recomendável, pelo pouco que li dele e o muito que li sobre ele.


Na mesma linha deixo mais duas sugestões, uma para graúdos e outra para miúdos:


- "A Biblioteca à Noite" de Alberto Manguel


-"É um Livro" de Lane Smith

Novidade - "O Oposto de Sempre" de Justin A. Reynolds

4df.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Quando o Jack conhece a Kate numa festa, sente que se apaixonou a sério: tem a certeza de que serão felizes para sempre. Até que, seis meses depois, a Kate morre. Assim podia ter acabado esta história de amor. Mas a vida tinha outros planos.

A morte da Kate faz o Jack regressar ao passado, ao momento em que os dois se conheceram, dando-lhe uma oportunidade para a tentar a salvar. No entanto, ao fazer uma escolha que se revela fatal para outra pessoa, o Jack tem agora de perceber o que está disposto a fazer - e do que está disposto a abdicar - para salvar aqueles que ama.




Críticas


«Uma das melhores histórias de amor que já li.»
Angie Thomas, autora de O Ódio Que Semeias

«Inteligente, comovente e infinitamente encantador.»
Becky Albertalli


 






Críticas de imprensa

 


«Este romance encantador tem humor nos momentos menos bons e graça nas alturas mais sérias. Escolhas, consequências, lealdade e amor são as algumas das grandes questões que vemos tratadas na história e na doce e genuína voz do protagonista. Uma leitura magnética.»
Booklist

«Uma maravilhosa história de amor e segundas oportunidades na adolescência. Dois protagonistas inesquecíveis, condenados ao amor, à perda e a tentarem encontrar-se sempre mais uma vez.»
Kirkus Reviews

«Um livro que nos conquista pelo humor e pela tristeza.»
Publishers Weekly

«Já pensaste que se pudesses voltar atrás farias as coisas de maneira diferente? Este livro é para ti.»
School Library Journal


"Dê Livros aos Seus Interesses” - para os fanátios da Fotografia

12.png


Esta é uma área em que o meu interesse tem crescido ao longo dos anos, assim como, acredito, o de muitas outras pessoas. Tenho uma máquina que supera largamente as minhas capacidades, mas vou aprendendo. Admiro verdadeiramente uma boa fotografia, e tenho pela de muitas vezes não conseguir melhores resultados.


A minha escolha de referência foi para “Ensaios sobre Fotografia” de Susan Sontag. Diz, quem sabe que este é um excelente livro para quem tem genuíno interesse em fotografia (sim, efetivamente pedi ajuda especializada sobre este ponto).


Mais duas sugestões a considerar:


-"Read This If You Want To Take Great Photographs" de Henry Carroll


-"FOTOPortugal" de Joel Santos e Magali Tarouca

sábado, 13 de março de 2021

Novidade - "A Mensagem Secreta de Aniversário" de Eric Carle

4rf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Prestes a fazer anos, Tim depara inesperadamente com uma emocionante aventura, ao encontrar uma carta cifrada que o levará ao seu presente. Porém, para o conseguir, terá de seguir uma série de misteriosas pistas em forma de lua, estrela ou rocha… Passo a passo, acompanhamos o protagonista ao longo de diferentes momentos da noite e de estranhos lugares que se vão tornando cada vez mais temíveis a cada virar de página. Mas até onde nos levará esta intrigante peripécia?


Publicada pela primeira vez em 1972, «A mensagem secreta de aniversário» é uma obra em cartão duro para primeiros leitores que se destaca pelo formato recortado das suas páginas interiores, que reproduzem parte dos contornos do objeto que representam. Trata-se de uma obra ideal para reconhecer a respetiva forma geométrica - círculo, quadrado, retângulo, triângulo… - e a orientação espacial: em cima, em baixo, subir, descer, atrás, até, através…


Em suma, uma nova abordagem a conceitos úteis para que os mais pequenos aprendam a conhecer o espaço que os rodeia e a desenvolverem-se nele. Sempre com o seu característico e inconfundível estilo artístico, Eric Carle recorre aqui à técnica da colagem, à base de papéis pintados à mão, logrando ilustrações plenas de colorido, dinamismo e expressividade.

"Dê Livros aos Seus Interesses” - para os apaixonados pelos Animais

14.png


 


Cá em casa os animais fazem parte, não só porque há três cães que fazem parte da família, mas porque genuinamente existe interesse, a começar pelo elemento mais pequeno do agregado que adora tudo o que tem a ver com eles.


Este livro “A Vida Secreta dos Animais” é um entre muitos livros que poderia sugerir para quem gosta de tudo o que tem a ver com “bichos”. Tem muito informação curiosa e desconhecida para a maioria das pessoas.


Outras sugestões, não esquecendo os mais pequenos, abaixo:


-"Espreita - Perguntas e Respostas sobre Animais" de Katie Daynes e Marie-Eve Tremblay


-"Animalkind - Remarkable Discoveries About Animals And The Remarkable Ways We Can Be Kind To Them" de Ingrid Newkirk e Gene Stone