segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Novidade - "Adolescência" de Leonor Xavier

qa450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um dia, de repente, por acaso de arrumações entre gavetas, estantes, livros, papéis, cartas, postais, reencontro o meu diário [entre 1956 e 1960]. Nele escorrem os anos em cadernos discretos, desbotados em capa forrada de papel, disfarçados num canto de prateleira, ali ficaram arrumados, esquecidos, longe. Descubro o retrato de uma época, de um desfile de preceitos e costumes, de adjetivos e expressões hoje desaparecidos em jeito de dizer, no quotidiano da nossa fala. Entre casos e circunstâncias, o diário guarda as inquietações, os desacertos, os sofrimentos, as teimosias, as incertezas. Lembrei o ambiente, os modos, os preceitos que conheci nos anos da minha adolescência. No mundo em transformação, pergunto-me sobre o tanto que hoje poderá permanecer, naqueles que hoje passam por esta fase de aprendizagem da humanidade e do mundo.»



Excertos

 


«No país a preto e branco onde vivemos, não há voz nem liberdade de expressão, assim somos formados e educados, os nascidos nos anos 40, adolescentes no rigor da década de 50, jovens adultos na instabilidade dos 60. Existe censura no meu país censurante, onde toda a palavra ou gesto é observado, notado, apontado, julgado pelos outros. Para sim ou para não. O sim é o reparo, a crítica, o maldizer, é o escárnio, o murmúrio. O não é o saber estar sem som, sem exprimir emoção, além de agrado, em modo de conveniência e cerimonioso sorriso.»
Da Introdução


Novidade - "A Primavera Há de Chegar, Bandini" de John Fante

2we.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Retrato da América durante a Grande Depressão, este primeiro romance da saga de Arturo Bandini é uma obra-prima da literatura norte-americana moderna.

Enquanto a América agoniza no meio da grande crise dos anos 30, Arturo Bandini, filho de emigrantes italianos, faz a passagem da infância para a adolescência, numa pequena cidade do Colorado, desoladora no Inverno, com o seu manto de neve. O pai, pedreiro, desespera com a falta de trabalho e procura consolo no vinho e nas mulheres. A mãe, católica fervorosa, é tão submissa quanto autoritária. À espera da primavera, Arturo debate-se com o primeiro amor e sonha libertar-se do ambiente familiar sufocante.

Com Arturo — alter ego de John Fante —, vislumbramos a vida de toda uma comunidade imigrante italiana, pobre, marginalizada e castrada pela religiosidade, imaginamos o que é não ter oportunidades num país que as promete, reconhecemos que a vulnerabilidade dos mais frágeis é inescapável num país que apregoa o sucesso.

Afirmando-se simultaneamente como uma radiografia das dores da adolescência, dos laços de família que se desfazem e dos grilhões que deitam por terra os sonhos dos menos favorecidos, esta é uma trama intensa e comovente.

A Primavera Há-de Chegar, Bandini é o primeiro livro dos quatro que compõem a saga de Arturo Bandini, a grande obra de um nome clássico da literatura americana, mentor de vultos como Charles Bukowski.




Críticas


«Fante foi um deus para mim.»
Charles Bukowski


 






Críticas de imprensa


«O género de escritor que não deixa ninguém indiferente.»
New York Times


Os livros de História dizem que às vezes basta um louco

Cópia de Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (12).pn


Na quinta feira um amigo meu mandou-me uma mensagem com o seguinte texto: “Bem dizia o professor de Europa Contemporânea – Guerra na Europa em larga escala nos dias que correm? Improvável, mas os livros de História dizem que às vezes basta um louco com poder”.


Lembro-me perfeitamente da situação a que se referia. Estávamos em 1998, 2º ano de Relações Internacionais, cadeira de Europa Contemporânea. O conflito nos Balcãs ainda não estava totalmente extinto. A pergunta surgiu de uma colega: “Professor, uma guerra em larga escala hoje seria impensável, certo?” O professor respondeu sem hesitação: “Improvável, mas os livros de História dizem que às vezes basta um louco com poder”. Tinha razão o professor, mas espero que apenas em parte.


Na quinta feira a única coisa que escrevi sobre o que aconteceu na Ucrânia foi no Instagram uma nota numa foto da BBC com Vladimir Putin e uma legenda onde se referia o ataque Ucrânia. A nota que escrevi foi a seguinte “Acho que é impossível qualquer pessoa que conheça um bocadinho de história não estar a sentir um certo arrepio na espinha”


Quer na universidade quer depois ao longo dos anos li suficientes livros de história para ficar assustado com o que está a acontecer. Ler muito sobre história deu-me essa consciência.


Hoje o que está a acontecer na Ucrânia é dramático para todos os ucranianos, que podíamos ser nós, e toca-nos a todos como seres humanos, pelo atropelo aos valores mais básicos. Mas a história mostra-nos que por vezes um rastilho lançado por um louco pode levar a um fogo de proporções incontroláveis, e isso assusta-me muito mais. Os livros de História explicam porquê.

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Novidade - "A Natureza das Teorias da Conspiração" de Michael Butter

2w450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Os EUA foram responsáveis pelos ataques do 11 de Setembro. As vacinas são uma forma de manipulação. A chegada à Lua nunca aconteceu. No mundo atual, as teorias da conspiração parecem proliferar. Mas o que são as teorias da conspiração e por que razão acreditamos nelas? Sempre existiram ou são uma característica do nosso mundo moderno?

Neste livro, Michael Butter fornece uma introdução clara e abrangente sobre a natureza e o desenvolvimento destas teorias. Apesar de serem menos populares e influentes do que no passado, o seu recente renascimento está relacionado com a internet, que lhes dá maior exposição e contribui para a fragmentação da esfera pública. Atualmente, as teorias da conspiração continuam a ser estigmatizadas em muitos ramos da cultura mainstream, mas estão a ser mais uma vez aceites como conhecimento legítimo noutros. É o choque entre estes domínios e as suas diferentes conceções de verdade que tem incendiado o debate atual sobre as teorias da conspiração.




Críticas de imprensa

 


«Michael Butter escreveu o primeiro livro bom sobre teorias da conspiração.»
Die Zeit


Novidade - "O Guardião - Agente Secreto do Vaticano - Volume IV - A persistência do passado" de Yves Sente; Ilustração: Francois Boucq

4'50.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Há doze guardiões em todo o mundo, meu filho. Nem mais um. Agem sempre sozinhos e não se conhecem uns aos outros. Pedimos-te que te tornasses Trias, filho, porque o terceiro Guardião acaba de nos deixar...»

Vince, o terceiro Guardião, persegue os dirigentes da Ordem da Renovação do Templo e tenta opor-se aos seus planos interessando-se pelas atividades do cardeal Dri Origio. Para isso, tem de mergulhar nas páginas mais negras da História… e da sua própria vida!

Poemas de Livros

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (80).png


A um Livro


No silêncio de cinzas do meu Ser


Agita-se uma sombra de cipreste,


Sombra roubada ao livro que ando a ler,


A esse livro de mágoas que me deste.


 


Estranho livro aquele que escreveste,


Artista da saudade e do sofrer!


Estranho livro aquele em que puseste


Tudo o que eu sinto, sem poder dizer!


 


Leio-o, e folheio, assim, toda a minh’alma!


O livro que me deste é meu, e salma


As orações que choro e rio e canto! ...


 


Poeta igual a mim, ai que me dera


Dizer o que tu dizes! ... Quem soubera


Velar a minha Dor desse teu manto! ...


 


Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Novidade - "O Teu Planeta Precisa de Ti" de Philip Bunting

450.jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Pensar em lixo é uma seca (não admira, é uma porcaria!). Mas o facto é que o desperdício faz parte das nossas vidas.
De onde vem o lixo e para onde vai? Quanto tempo leva a decompor-se? o que podemos fazer para o reduzir? Prepara-te para mudar a forma como vês o desperdício e como o combates em casa. Rápido! O teu planeta precisa de ti!

Autor de não-ficção infantil, traduzido em 25 países.

Um guia útil e refrescante para o ativismo ambiental, com informações simples e conselhos adicionais, apresentado de uma forma divertida e otimista.

Escrito de forma clara e rigorosa, é ideal para trabalhar as questões ambientais.

Do mesmo autor de Como Aqui Chegámos?, livro no Plano Nacional de Leitura.

Novidade - "Ana de Avonlea" de Lucy Maud Montgomery

3e.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Aos 16 anos, Ana já é uma menina crescida, mas o cabelo ruivo continua tão explosivo quanto o seu temperamento. nos anos que passaram desde que chegou órfã e sardenta a Green Gables, tem conquistado o amor de todas as pessoas de Avonlea. Quando se torna a nova professora na escola, começa o verdadeiro teste ao seu caráter.


Para além de ensinar o ABC, Ana aprende o quão complicada a vida pode ser quando se intromete no romance alheio, encontra dois novos órfãos em Green Gables, e quando pensa sobre o comportamento estranho do atraente Gilbert Blythe.


Conforme Ana se transforma numa mulher, as aventuras revelam-se divertidas e tocantes.

Top´s de vendas lá por fora - Itália

Cópia de Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (11).pn


Quem aqui passa com frequência já encontrou outros posts dedicados aos tops de vendas de outros países (Espanha, Brasil, França). Confesso que é algo que pesquiso com curiosidade, para perceber semelhanças e diferenças.


Hoje convido-vos a visitar o top de vendas italiano.


italia.png


O título que está em primeiro lugar é também presença nos tops portugueses, “Violeta” de Isabel Allende, de resto, com exceção de Michael Connelly todos os restantes nomes são-nos total, ou quase totalmente desconhecidos, mas com uma particularidade... a maioria são italianos. À semelhança de outros países, os escritores nativos tem muito preponderância no top italiano, um pouco diferente ao que acontece por cá.


Fica a curiosidade e a nota para alguns livros que, possivelmente, até podem vir a aparecer por cá.


Mais informação sobre o top apresentado aqui.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Novidade - "Czarina" de Ellen Alpsten

3450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Catarina I foi a primeira mulher a governar a Rússia por direito próprio.Neste romance empolgante conhecemos a extraordinária história da serva que se tornou czarina.
São Petersburgo, 1725. Pedro, o Grande, está a morrer no seu magnífico Palácio de Inverno. Sem um herdeiro, a Rússia corre o perigo de cair no caos. Mas Catarina, a sua segunda mulher, companheira de tantos anos, não pretende deixar que tal aconteça.


Num jogo perigoso, decide esconder a morte do czar, enquanto planeia destruir os seus inimigos e tomar a coroa para si. Filha ilegítima de um camponês, nasceu no meio de uma pobreza devastadora. Aos 15 anos foi vendida como criada e o seu desespero levou-a a matar em legítima defesa. Viveu inúmeras desgraças até o destino a conduzir ao campo de batalha do exército do czar. Foi aí que a sua extraordinária beleza chamou a atenção de Pedro, o Grande, vivendo com ele, como amante e depois como mulher, uma relação apaixonada e turbulenta. Mesmo no meio do esplendor e opulência da sua nova vida, entre festas, vistosas joias e palácios luxuosos, Catarina sabe do perigo que a rodeia e não esquece que a primeira mulher de Pedro está presa numa cela.


Czarinaé a apaixonante história da ascensão ao poder de uma mulher astuta, ambiciosa e invulgar, que sobreviveu a inúmeros perigos, mas também um retrato vivo do nascimento da Rússia moderna, da brutalidade da guerra e de uma época onde a vida humana valia pouco.

Não dava um bom retiro livresco

Haffenden_House___PARA.jpg


(foto retirada daqui)


Pronto, depois de tantos bons retiros, alguma vez tinha de ser a primeira para um “não retiro”. Esta foto representa um caso em que, para mim, não dava um bom retiro livresco não obstante a vasta biblioteca.


Não me vou alongar em explicações, mas acho que não vale tudo, e neste caso tenho a sensação de estar a olhar para uma montagem. As peças nas encaixam. Os livros não pertencem ali, pelo que, embora pareça ser uma excelente biblioteca, ela não está no local certo. Talvez resulte para alguém, para mim não resultaria.


Alguém tem uma ideia diferente?

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Novidade - "O Dilema Siberiano" de Martin Cruz Smith

123.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Tatiana Petrovna, jornalista de investigação, está embrenhada numa nova reportagem. Arkady Renko, o lendário investigador privado moscovita, e amante de Tatiana, não tem notícias dela desde que partiu há já mais de um mês. E quando não a vê chegar no comboio previsto, Arkady tem a certeza de que algo se passa, não estivessem os inimigos de Tatiana dispostos a tudo para a silenciar.

Desde as margens do lago Baical até Chita, no coração da Dauria russa, Arkady vai colhendo os elementos que lhe permitem desvendar o alvo da investigação de Tatiana: Mikhail Kuznetsov, dissidente político e o novo delfim do petróleo e da riqueza que lhe está associada, um homem agora de regresso a casa e em ascensão - o único capaz de fazer sombra a Vladimir Putin. Embora Kuznetsov aparente ser o candidato perfeito para combater a corrupção que mina o Kremlin e a política russa, a sua aura e reputação sofrem um rude golpe quando Boris Benz, o seu sócio e melhor amigo, é descoberto sem vida.

Numa terra de xamãs e noites gélidas, oligarcas opulentos de petróleo do Norte e monstros marinhos que se diz habitarem o lago mais profundo do planeta, Arkady Renko terá de se servir das suas melhores capacidades de investigação para resgatar Tatiana sã e salva.




Críticas de imprensa

 


«Do interior da Sibéria, um novo thriller de cortar a respiração protagonizado pelo investigador Arkady Renko – “uma das personagens mais envolventes da ficção moderna”.»
USA Today


Prémio Literário Casino da Póvoa para “Afastar-se” de Luísa Costa Gomes

Cópia de as minhas leituras de agosto (12).png


Foi conhecida ontem a obra vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa, no caso “Afastar-se” de Luísa Costa Gomes. O prémio é atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim.


O júri do prémio, constituído por Isabel Lucas, Isabel Pires de Lima, Carlos Quiroga e Carlos Vaz Marques sublinhou “a coerência na diversidade deste livro de contos, género em que a autora se tem destacado ao longo de 40 anos de vida literária, bem como a constante procura da forma adequada que Luísa Costa Gomes persegue em cada conto”.


O livro é composto por 13 contos, selecionados pela autora ao longo de vários anos e que de uma forma ou de outra metem água.


Esta é a primeira vez que o prémio, no valor de 20 000 euros é atribuído a um livro de contos.


O prémio será entregue no próximo sábado dia de encerramento do encontro literário Correntes d'Escritas.


Mais informação sobre os finalistas do prémio aqui.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Novidade - "Os Melhores Anos" de Kiley Reid

1w.jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando Emira Tucker, uma jovem mulher negra, é acusada de forma abusiva por um segurança de um supermercado de ser uma potencial raptora de Briar, a criança branca de dois anos que a acompanha e da qual é baby-sitter, o acontecimento precipita uma surpreendente cadeia de eventos.


Alix Chamberlain, a mãe da bebé, uma blogger feminista com boas intenções, decide-se a resolver o problema e a compensar Emira, aproximando-se dela o mais que consegue. Esta, contudo, numa fase atribulada de entrada na idade adulta, entre indecisões profissionais e sentimentais e prementes fragilidades financeiras, hesita perante os interesses de Alix.


Quando uma inesperada ligação entre as mulheres é estrondosamente revelada, tudo o que pensam a respeito uma da outra, tudo o que pensam a respeito delas próprias, dos mundos que habitam e das diferentes dinâmicas dos privilégios sociais, será dolorosamente colocado em causa.

Leitura - "Canto de Mim Mesmo" de Walt Whitman

Cópia de Uma das últimas compras (37).png


Mais sobre o livro aqui


A leitura deste livro / poema resultou de um impulso, depois de mais de vinte e cinco anos em que não aconteceu por vários motivos, primeiro porque não tinha o livro e depois porque acabou sempre esquecido, ou preterido em relação a outros.


O livro foi-me aconselhado por uma amiga que frequentava um curso de letras e que sabia da minha (à data) inclinação para escreve poesia. “Devias ler. Tenho a certeza de que vais gostar”.


Pois bem, quase vinte e cinco anos depois, e muito por culpa da nova edição do livro que saiu na semana passada, posso confirmar que ela tinha razão. Gostei, embora, se não soubesse o que ia encontrar, talvez tivesse ficado pelo menos surpreendido, porque não é poesia convencional. Walt Whitman é considerado o pai do verso livro, e, depois de ter sido criticado, acabou por ser globalmente reconhecido e aclamado como alguém que influenciou a literatura moderna, incluído o próprio Fernando Pessoal.


Aquilo que mais salta à vista em “Canto de Mim Mesmo” é que se trata de um livro escrito com a alma, à boa maneira do que acontece quando de escreve poesia, mas elevado a um nível superior. A sua poesia é efetivamente, e conforme se pode ler muitas vezes quando se fala sobre esta obra, um hino à vida, à beleza, ao conhecimento e até à morte. Escrito de forma tremendamente pura e bela. Para ler e saborear.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Novidade - "A Nossa Família - Vida, amor, morte e arte dos Neandertais" de Rebecca Wragg Sykes

12.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A Nossa Família baseia-se em investigação de vanguarda para iluminar uma espécie curiosa, conhecedora do seu mundo, tecnologicamente inventiva e ecologicamente adaptável.

Reconhecemos já nos Neandertais muito do que nos define como espécie: planeamento, cooperação, altruísmo, técnica, sentido estético, imaginação, talvez mesmo um desejo para transcender a mortalidade.

Ler é Essencial - partilhar a causa

22161773_MzzHS.png


Em setembro do ano passado falei aqui no blog sobre a campanha / movimento “Ler é Essencial”, e hoje venho deixar um refresh sobre o tema.


O Ministério dos Livros aderiu naturalmente à causa até porque a identificação com a mesma é total.


Nos dias que correm todas as iniciativas que tenham como objetivo a promoção do livro e da leitura são de louvar e de apoiar, e a verdade é que todos podemos fazer alguma coisa, mesmo que aparentemente pequena para apoiar.


Na página da iniciativa poderão encontrar informação sobre como participar e podem ainda solicitar uma cópia do “Manifesto pela Leitura” de Irene Vallejo, uma leitura tão útil como agradável.


Fica o convite para passarem pela página da iniciativa, para subscreverem a newsletter e também para considerarem iniciativas que ajudem a promover esses bens tão preciosos que são o livro e a leitura.


Site Ler é Essencial


Instagram Ler é Essencial

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Novidade - "A Breve Vida das Flores" de Valérie Perrin

21.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Íntimo, poético e luminoso.
O romance protagonizado por uma mulher que, contra tudo e contra todos, nunca deixa de acreditar na felicidade.

Violette Toussaint é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. A sua vida é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar, toda a tristeza pela morte da sua filha vêm ao de cima. É tempo de descobrir o responsável por aquela tragédia.

Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.




Críticas de imprensa


«Um romance maravilhoso.»
Publishers Weekly

«O poder desta história é extraordinário. Há muito tempo que não lia um romance tão bem escrito.»
Wall Street Journal

«As reviravoltas desta história são inesperadas e provocam em nós um carrossel de emoções. Tal como as personagens do livro, sentimos os extremos tocarem-se muito mais facilmente do que esperamos. E a vida acontece, indulgente, pela mão de uma autora de uma elegância estilística notável.»
The Guardian

«Um maravilhoso universo caleidoscópico.»
Kirkus Reviews

«Ler A Breve Vida das Flores é como flutuar em plena felicidade.»
Elle

«Um livro que nos deixa entre o riso e as lágrimas.»
Lire

«Poética e delicada, a história de Julien e Violette contagia o leitor pela generosidade dos atos e por um desejo maior, absoluto, que guia os nossos protagonistas e que todos reconhecemos - paz.»
La Croix

«Um romance que nos devolve a esperança.»
Booklist


A wishlist do Ministério atualizada

11.png


Tem sido cada vez mais difícil atualizar a minha wishlist sem a aumentar. Para manter este já elevado número de escolhas há sempre entradas novas que tem de ser selecionadas e saídas por compras, ou por passagem para uma segunda linha (neste momento já vou com quase duas páginas de livros em segunda linha que mantenho para que não sejam esquecidos).


Então, nesta primeira linha de wishlist, para além dos livros que se mantiveram, temos as seguintes entradas novas:


- “Mortal e Rosa” de Francisco Umbral. Um livro que me despertou muita curiosidade por tudo o que tenho lido. Tem o selo de qualidade colocado por Carlos Vaz Marques.


- “Privacidade é Poder” de Carissa Vélez. Um livro muito atual sobre a realidade da forma como nos expomos, e aos nossos dados no mundo virtual. Foi considerado um dos livros do ano pelo The Economist.


- “Madame Curie” de Ève Currie. A biografia de um grande nome da ciência pela mão da filha. Muito interessante.


- “Um Casamento Americano” de Tayari Jones. Um livro que foi um grande sucesso nos EUA. Vencedor do Women´s Prize For Fiction de 2019.


- “A Violoncelista” de Daniel Silva. Cá constava de wishlist mas agora já é conhecida a edição portuguesa que chegará em março.


- “Não-Coisas” de Byung-Chul Han. O subtítulo do livro é “Transformações no mundo em que vivemos” e é precisamente por pela perspetiva que apresenta que me parece muito interessante.


- “Cadernos da Água” de João Reis. O novo livro de João Reis é um romance distópico, cujo enredo me deixou bastante curioso.


- “Água – Uma biografia” de Giulio Boccaletti. Mais um livro muito elogiado. Uma história da água e da sua importância. Um dos livros do ano do The Economist.


- “Chamadas Telefónicas” de Roberto Bolaño. Um livro de contos desde conhecido autor chileno, e provavelmente a minha primeira leitura do autor.


- “Sete Lições e Meia sobre o Cérebro” de Lisa Feldman Barrett. Um livro que tem a referência de ser muito bom para leigos num tema nem sempre de fácil entendimento.


- “A Nossa Família” de Rebecca Wragg Sykes. Um livro muito interessante sobre os nossos antepassados Neandertais.


- “Vidas Seguintes” de Abdulrazak Gurnah. Livro do laureado com o Prémio Nobel de 2021.


Muita novidade de muita qualidade para ir tentando ler e trazer para a biblioteca nos próximos tempos.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Novidade - "A Liberdade dos Futuros" de Jorge Pinto

4510.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Outrora sinónimo exclusivo de emancipação, a ideia de liberdade tem sido corrompida por uma visão que a concebe apenas como não-frustração e não-limitação — uma concepção egoísta que deve ser contestada. Este livro recupera, à luz dos desafios do século xxi, a ideia republicana de liberdade enquanto não-dominação. E propõe uma política ecorrepublicana que promova o florescimento humano através da construção de uma república não dominadora e ecologicamente sustentável.

Novidade - "Ele e o Outro" de Hermann Hesse

450+w.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Ele e o Outro conta a história de Friedrich Klein, um escriturário de meia-idade que desvia dinheiro ao patrão e foge para Itália. No entanto, Klein não é um criminoso comum, mas um burguês auto-alienado e atormentado, que apenas procura paz e realização pessoal. Enquanto reflete sobre o seu destino, Klein reconhece que a sua principal motivação foi a compulsão e o desejo de matar a mulher e os filhos, e que tal só poderá ser evitado se abandonar totalmente a sua antiga vida. Esta viagem sombria está associada ao nome de Wagner, o famoso compositor, e igualmente a um professor alemão que, em 1913, assassinou a mulher e os filhos.

Apesar da sua fuga, Klein não consegue ultrapassar a sua dor. Em vez de se sentir liberto, sente-se uma vítima dos seus próprios pensamentos e vê o seu cérebro como um caleidoscópio no qual as diversas imagens que rodam são orientadas pela mão de outra pessoa. Ao longo da história, Klein pondera várias vezes suicidar-se. Quando se encontra já em situação de desespero, conhece Teresina, uma jovem loura por quem se sente atraído, ainda que tenha sentimentos ambivalentes. Para Klein, algo em Teresina simboliza a vitalidade mas também uma ligação com o eterno feminino. Mas quando Teresina o questiona sobre o seu passado, ele recusa dar uma resposta clara e direta.




Críticas


«A mais implacável das várias exposições autobiográficas de Hesse.»
Joseph Mileck


Bibliotecas do Mundo 56

louis-kahn-xavier-de-jaureguiberry-library-at-phil


louis-kahn-xavier-de-jaureguiberry-library-at-phil


louis-kahn-xavier-de-jaureguiberry-library-at-phil


Phillips Exeter Academy Library - Exeter - New Hampshire - EUA

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Novidade - "O Livro das Rimas Traquinas" de José Jorge Letria; Ilustração: Luís Manuel Gaspar

!3450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Este livro está cheio de rimas e de ilustrações traquinas.
É altamente recomendado para quem gosta de dar gargalhadas e acredita em coisas impossíveis.


José Jorge Letria é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal. Alguns dos textos incluídos neste livro já foram musicados e todos eles já fizeram rir leitores de todas as idades.


O autor utiliza o humor, os trocadilhos e os jogos de palavras para inventar textos divertidos e estimulantes para pequenos leitores e escritores.


As ilustrações de Luís Manuel Gaspar acrescentam valor e distinção a esta obra, tornando-a mais apelativa para os leitores de todas as idades.

Sugestão Livresca de fim de semana - "Bilblioteca Pública"

bp.png


A sugestão livresca deste fim de semana resulta de uma excelente novidade: um novo programa dedicado aos livros, neste caso na rádio, e em concreto na Antena 1.


O programa chama-se “Biblioteca Pública” e conta com a presença de Dulce Maria Cardoso, Afonso Reis Cabral e Richard Zimler. Passa a marcar presença em antena à quinta feira às 23 horas.


Para quem queira espreitar o primeiro programa que foi para o ar na passada quinta feira, já poderá ouvir aqui.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Novidade - "Sete Lições e Meia sobre o Cérebro" de Lisa Feldman Barrett

5.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Já se perguntou por que motivo teremos um cérebro? Em sete breves ensaios (e ainda uma pequena história sobre o modo como os cérebros evoluíram), esta obra acessível traz-nos lições oriundas da linha da frente da investigação da neurociência. Ficamos a saber de onde vieram os cérebros, de que maneira se estruturam (e porque é importante essa estrutura) e de que modo o nosso cérebro trabalha em conjunção com os outros cérebros para criar tudo o que experienciamos. Atraente tanto para leigos como para especialistas, eis um livro cheio de surpresas, humor e conclusões importantes sobre a natureza humana - que quererá saborear uma e outra vez, como se de uma guloseima se tratasse.




Críticas


«Uma escrita belíssima e revelações sublimes que lhe causarão assombro. Se procura uma síntese sobre o cérebro e a sua magia, este é o livro ideal para si.»
David Eagleman, Universidade de Stanford

«Um livro inteligente e encantadoramente descontraído que analisa as coisas que muitos de nós acreditam saber sobre o cérebro, mas de facto não sabem.»
Daniel Gilbert, Universidade de Harvard


Novidade - "O Imoralista" de André Gide

3djpg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Michel, um jovem erudito e oriundo de uma família protestante, parte para o Norte de África com Marceline, com quem se casa por conveniência. Nessa viagem de núpcias, o abismo parece instalar-se definitivamente quando Michel adoece.

A convalescença é morosa; porém, com a descoberta do valor da vida e das pulsões mais inconfessáveis, transforma-se em ressurreição. Convertido a uma moral que é só sua, livre de qualquer lei, dever ou conformismo, Michel enceta uma procura pelo sentido autêntico da individualidade, cujas consequências se revelarão fatais para si e para os outros.

Publicado em 1902 e de imediato envolto em controvérsia e escândalo, O Imoralista, de André Gide, Prémio Nobel de Literatura, inaugura o século XX com um testemunho confessional sobre a verdade da alma e as possibilidades que operam no Homem, numa alternância devoradora entre a exigência de pureza e a satisfação de prazeres proibidos.




Críticas


«O humanista tem quatro características principais: curiosidade, liberdade de pensamento, crença no bom gosto e fé na humanidade — todas elas estão presentes em Gide… O humanista da nossa era.»
E. M. Forster


 






Críticas de imprensa


«O Imoralista convida a um redespertar da consciência que temos dos nossos limites, a uma redefinição dos mesmos — e a um questionamento da sua razão de ser.»
The Guardian


Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- Entrou em vigor um decreto-lei que veio alterar a Lei do Preço Fixo, alargando o período de novidade dos livros de 18 para 24 meses. Mais sobre o decreto aqui.


- Nos Países Baixos a editora responsável pelo polémico livro “Quem Traiu Anne Frank?” da canadiada Rosemary Sullivan decidiu suspender a sua impressão. Na base da decisão estarão dúvidas e críticas em relação à investigação realizada pela autora. O livro está previsto chegar a Portugal no início de março.


- O escritor João Reis foi nomeado para Prémio Literário Internacional de Dublin. Facto curioso, o livro a concurso tem o título “Bedraggling Grandma with Russian Snow”, foi escrito em inglês e ainda não está disponível em português.


- Aurora Editora é nova editora, do grupo Infinito Particular (a que pertence também a Cultura Editora), que surge com o objetivo de editar obras de autoras femininas, da literatura portuguesa e internacional. O projeto nasce pelas mãos de Helena Magalhães, fundadora do clube de leitura e livraria digital Book Gang.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Novidade - "Privacidade é Poder" de Carissa Veliz

p450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Eles estão a observar-nos. Sabem que estamos a ler estas palavras. Os governos e centenas de companhias espiam-nos, e a todas as pessoas que conhecemos. A cada minuto do dia. Sem a nossa autorização, ou mesmo sem que disso tenhamos consciência, estão a registar a nossa localização, os nossos gostos, os nossos relacionamentos, os nossos medos, o nosso historial médico e a partilhar tudo isto entre eles.

Reivindicar a nossa privacidade é a única maneira de podermos retomar o controlo das nossas vidas e das nossas sociedades. Os governos e as companhias detêm demasiado poder, e esse poder tem origem em nós - nos nossos dados. A privacidade é tanto coletiva como pessoal, e chegou o momento de recuperarmos o controlo sobre ela.




Críticas


«Qual a verdadeira importância de todos os dias cedermos cada vez mais dados pessoais aos gigantes da Internet? Num livro inteligente e alarmante, Carissa Véliz explica que essa importância é desmedida, e que não devemos conformar-nos com a situação. Uma leitura essencial para aqueles de nós que clicam em “concordo” dez vezes por dia.»
Jonathan Wolff, Universidade de Oxford


Novidade - "Mortal e Rosa" de Francisco Umbral

2450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Com o selo de qualidade de Carlos Vaz Marques. Está na wishlist.


Sinopse:


Em linguagem simultaneamente velada e crua, Mortal e Rosa conta a morte de um filho, repassada de sofrimento e transtornada pela alucinação da dor. É sobre a morte do filho único do autor e, mais do que isso, sobre a mundividência desesperada que decorre dessa tragédia, entendida não apenas como tragédia pessoal, existencial, mas como tragédia universal, cósmica, definitiva. Nada faz sentido depois dessa morte e, se nada faz sentido, há que inventar sentidos mínimos, funcionais, numa pantomima de esperança que, sendo máscara, disfarce a verdadeira face do esqueleto que todos trazemos por dentro.


Figura pública fogosa e polémica, Francisco Umbral marcou sociedade e a cultura madrilena do século XX, mas neste romance nada existe senão uma brutal honestidade e autenticidade literária.

Leitura - "O País dos Outros" de Leïla Slimani

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (26).


Mais sobre o livro aqui


“O País dos Outros” foi o meu primeiro livro de Leïla Slimani, e a primeira coisa que gostaria de registar é que, na minha modesta opinião, tudo o que de bom li sobre este livro é absolutamente verdadeiro.


A história centra-se numa saga familiar iniciada por um casal, uma francesa e um marroquino, que se conhecem em França durante a II Guerra Mundial e que acabam por junto ir para Marrocos, ainda colónia francesa. Tudo de desenrola num permanente choque de culturas, onde a ideia de estrageiro é ainda mais marcada por esse facto e pelo facto opressor / oprimido.


Leïla Slimani constrói uma narrativa de forma brilhante, levando-nos aos locais e ao conhecimento dos personagens e das suas perspetivas de uma forma simples, mas ao mesmo tempo profunda. É uma espécie de livro físico no sentido em que nos conseguimos colocar na ação descrita e sentir o que está a ser relatado. Consegue-se ainda tomar o pulso ao período histórico retratado (essencialmente a primeira metade de década de 50) por via da narrativa e das vivências dos seus personagens.


Uma nota também para a tradução de Tânia Ganho que garante sempre um cunho de qualidade.


Em resumo, para mim uma das melhores leituras dos últimos tempos e a confirmação do porquê de este ter constado em várias listas dos melhores de 2021. Mais uma grande escolha do Clube de Leitura do PNL 2027. Fortíssima recomendação de leitura.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Novidade - "Pax English: A Nossa Tribo" de Rodrigo Moita de Deus

3450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Todos nós imaginamos uma tribo como tendo uma base racial, étnica, nacional ou política, mas em África tribo é a língua que falamos.
Existem 7102 línguas no mundo. 7102 tribos.
Um terço delas pode desaparecer nas próximas décadas:
isso seria bom ou mau para a humanidade?
As línguas são o pilar da diversidade cultural, e a diversidade cultural é a base de todos os conflitos.
As línguas dividem as tribos.
Será que as línguas também podem unir as tribos?
Em caso afirmativo, estaríamos a fundir-nos numa tribo global? Estaríamos a construir uma paz em inglês?
Uma Pax English?


  Pax English é um livro sobre a forma como as línguas moldaram países, regiões e conflitos.
E como podem voltar a fazê-lo no futuro.
Pax English. A nossa tribo.

Novidade - "Canto de Mim Mesmo" de Walt Whitman

rf450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Canto de Mim Mesmo é talvez o poema mais importante da obra mais famosa de Whitman, Folhas de Erva, livro, então ignorado e hoje imortal, que revelou um homem de génio.
Canto de Mim Mesmo é um poema inovador, tanto pela forma quando pela linguagem e pelos temas que aborda, tendo-lhe valido inclusivamente ser alvo de censura - tão em voga na altura quanto hoje.
Este grande poema de Whitman é, à sua maneira, um épico americano que celebra a democracia (e, consequentemente, a igualdade) como forma de vida, o ciclo de crescimento e morte como algo natural, a beleza do indivíduo na sua individualidade e no colectivo que é o universo, assim como a natureza, o sexo e a sexualidade como expressão e fusão do eu com os outros e com a natureza.


Este Canto de Mim Mesmo, que faz o elogio do autoconhecimento, da liberdade e da aceitação de «mim mesmo» e de todos os outros, não poderia ser mais actual, num mundo que se fragmenta e se sepulta numa visão de desagregação, o poeta promove a união dos corpos, das almas e do eu.

Dillon, a história deliciosa de um pequeno escritor

01acc1d2ed5a438a6df503dda4a22fec.jpg


Este post é sobre uma história deliciosa que foi conhecida recentemente e que junta dois ingredientes maravilhosos: uma criança e um livro.


A história é sobre um pequeno de 8 anos, Dillon que vive no estado do Idaho nos EUA e que decidiu... escrever um livro.


Colocou mãos à obra e em alguns dias transformou um caderno em branco num livro escrito e ilustrado por si a que chamou “The Adventures of Dillon Helbig’s Crismis” (foto acima). A história tem o próprio Dillon como personagem principal e envolve uma viagem no tempo depois de uma estrela explodir sobre a sua árvore de Natal.


Entretanto, aquando de uma visita com a avó à biblioteca local, o pequeno levou o seu livro, e, às escondidas, sem dar cavaco a ninguém, coloco-o entre outros livros de ficção.


Mais tarde acabou por contar à mãe o que tinha feito, e esta entrou em contacto com a biblioteca. Para sua surpresa os bibliotecários tinham encontrado o livro e tinham ficado tão sensibilizados que catalogaram o livro e colocaram-nos na área das novelas gráficas para poder ser requisitado.


O gesto e o livro do pequeno Dillon atraíram a atenção da impressa local e pouco tempo depois o livro tinha uma lista de espera de mais de 50 pessoas. A história acabou por chegar ao New York Times e pelos vistos há várias editoras interessadas em publicar o livro.


O pequeno escritor diz que quer fazer da escrita profissão e já tem ideias para próximos livros.


Digam lá que não é uma história de mão cheia. Vou ficar atento. Se o livro for publicado vou ser cliente de certeza.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Novidade - "Talvez Devesses Falar com Alguém" de Lori Gottlieb

94.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Da autora bestseller do New York Times, psicoterapeuta e colunista nacional de aconselhamento, este é um livro hilariante, provocador e surpreendente, que nos leva aos bastidores do mundo de uma terapeuta - um lugar onde os seus pacientes estão à procura de respostas (e ela também!). Num dia Lori Gottlieb é uma terapeuta que ajuda pessoas no seu, no outro uma crise faz o seu mundo desabar. Subitamente entra na história Wendell, um terapeuta peculiar mas experiente, em cujo escritório ela "aterra". Com uma sabedoria e humor surpreendentes, Gottlieb convida-nos a entrar no seu mundo como profissional e paciente, examinando as verdades e ficções que contamos a nós próprios e aos outros enquanto oscilamos na corda bamba entre o amor e o desejo, o significado da vida e a mortalidade, a culpa e a redenção, o terror e a coragem, a esperança e a mudança. Este é um livro revolucionário na sua transparência e oferece um passeio profundamente pessoal mas universal pelos nossos corações e mentes.




Críticas


«Um livro que me desafiou a olhar-me sob uma luz inteiramente nova e, ao mesmo tempo, extremamente divertido e absorvente. Uma raridade!»
Katie Couric, jornalista

«Este é um livro ousado, delicioso e transformador.»
Arianna Huffington


 






Críticas de imprensa


«Gottlieb habilmente tece histórias ricas da sua experiência como psicoterapeuta – não apenas para nos entreter ou nos ensinar sobre os outros, mas para nos ensinar de forma bela e subtil sobre nós mesmos.»
>i>Revista Harvard Business School


Novidade - "A Mãe de Frankenstein" de Almudena Grandes

´´450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Em 1954, o psiquiatra Germán Velázquez regressa a Espanha para trabalhar no manicómio feminino de Ciempozuelos, a sul de Madrid. Depois de partir para o exílio em 1939, viveu quinze anos na Suíça, onde foi acolhido pela família do doutor Goldstein.


Naquela instituição psiquiátrica, Germán reencontra Aurora Rodríguez Carballeira, uma mulher inteligente e paranoica, tristemente célebre por matar a tiro a própria filha. Ali conhece também María Castejón, que cuida dela com enorme desvelo e gratidão. A amizade que acaba por nascer entre a jovem auxiliar e o doutor Velázquez leva o leitor a descobrir não apenas a sua origem humilde como neta do jardineiro da instituição, os anos de criada em Madrid e a infeliz história de amor que protagonizou, mas também o que levou Germán a abandonar a tranquilidade suíça e regressar a Espanha. Almas gémeas a fugir dos seus passados, ambos querem dar uma oportunidade a si próprios, porém vivem num país humilhado, onde os pecados se convertem em crimes, e o puritanismo – defendido pelo regime de Franco – encobre todo o tipo de abusos.


Em A Mãe de Frankenstein, Almudena Grandes regressa ao período mais difícil da história de Espanha, destacando as feridas imensas que uma guerra interminável provocou.




Críticas de imprensa


Uma cascata de soberba ficção e verosimilhança, sem fissuras. Um imenso prazer literário.


Babelia





A precisão infalível de Grandes ao evocar a atmosfera de uma sociedade dominada pelo medo combina com o brilho do seu monólogo interior.


The Times





«A precisão infalível de Grandes ao evocar a atmosfera de uma sociedade dominada pelo medo combina com o brilho do seu monólogo interior.»


The Times Literary Supplement





«Um caso absolutamente singular na literatura espanhola.»


La Opinión de Málaga





«Uma cascata de soberba ficção e verosimilhança, sem fissuras. Um imenso prazer literário.»


Babelia





«Grandes desenha uma coreografia entre personagens reais e fictícias marcadas por um enorme rigor histórico.»


El País




Curiosidades Livrescas - o livro mais caro

MINISTÉRIO dos LIVROS (10).png


Podemos encontrar várias listas com os livros mais caros (mais valiosos) do mundo, algumas iguais, outras com registos e critérios diferentes.


Normalmente no top 5 constam em quase todas as listas a “Magna Carta” (21,3 milhões de dólares) “The Gospels of Henry the Lion Order of St. Benedict” (19,3 milões de dólares), mas depois existem várias obras que aparecem numas e não noutras listas.


Seja como for o primeiro lugar para o livro mais cara do mundo é consensual. Trata-se do livro “Codex Leicester” de Leonardo da Vinci que foi adquirido por Bill Gates por 34,3 milões de dólares em 1994. O livro, ou caderno, se quisermos, de Leonado da Vinci é constituído por pensamentos, teorias e observações realizadas. Foi escrito em 1510.


Uma curiosidade: Bill Gates digitazou algumas das imagens do livro e utilizou para sreen savers e wallpapers do Windows 98.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Novidade - "Madame Curie" de Eve Curie

11450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Marie Sklodowska-Curie (1867–1934) foi a primeira cientista mulher a receber aclamação internacional e foi, de facto, um dos nomes cimeiros da investigação científica do século xx. Escrita por Ève Curie, sua filha e reconhecida ativista, esta biografia descreve as suas conquistas na ciência, os seus trabalhos pioneiros em torno da radioatividade e o modo como lhe valeram dois prémios Nobel, da Física em 1903 e da Química em 1911. Mas não se fica por aqui. Narrado de forma apaixonada, neste testemunho estão também as memórias da infância na Polónia, do casamento em Paris com Pierre Curie, seu companheiro de vida e de laboratório, e das polémicas que marcaram os seus últimos anos, antes de morrer vítima do elemento a que havia consagrado toda a vida. Uma história notável e inspiradora.

Novidade - "Chamadas Telefónicas" de Roberto Bolaño

1´´450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Um bom conto - segundo Hemingway - deve ser como um icebergue: o que se vê é sempre menos do que aquilo que se mantém oculto debaixo de água e que é o que dá densidade, mistério, força e significado ao que flutua à superfície. Os contos deste livro cumprem cabalmente esta premissa.

Na primeira coletânea de narrativas curtas de Roberto Bolaño, Sensini, um velho escritor sul-americano exilado, ensina outro escritor mais jovem, também expatriado, os meandros dos prémios literários da província; Arturo Belano, com dezasseis anos, falta às aulas para ir ao cinema e às livrarias e passar as tardes na rua com um misterioso mexicano do Norte, sempre armado; Rogelio Estrada, filho de um comunista chileno, conta a sua vida ligada à máfia russa, em Moscovo; William Burnes, um pacato cidadão norte-americano que protege duas mulheres do que elas chamam «o assassino», vê-se envolvido num «assassínio errado»; Joanna Silvestri, antiga diva do cinema porno, conta o reencontro amoroso com o seu antigo parceiro, Jack Holmes. Estas e outras histórias remetem para outros romances, outros escritores, outras personagens do universo ficcional de Bolaño - um complexo e fascinante organismo vivo, em permanente expansão.




Críticas


«Um escritor que inventou novas formas literárias – e uma voz muito independente e crítica.»
Mario Vargas Llosa

«Um dos autores mais influentes e respeitados da sua geração. Ao mesmo tempo divertido e, de certo modo, intensamente aterrador.»
John Banville


 


Críticas de imprensa







«Desde Gabriel García Márquez que nenhum autor latino-americano tinha redesenhado o mapa da literatura mundial de forma tão marcante como Roberto Bolaño.»
The Washington Post


Últimas entradas na biblioteca do Ministério

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (24).


Apesar de ter existido um forte refreamento das compras no início do ano, foram alguma as entradas na biblioteca do Ministério neste período. Entre compras e ofertas, eis o inventário.


- “O País dos Outros” de Leïla Slimani. Leitura em curso neste momento. A leitura do mês do Clube de Leitura PNL 2027. E um excelente livro, diga-se de passagem.


- “Escavadoras” de Marta Pais Oliveira. Livro vencedor do prémio Revelação Agustia Bess-Luís de 2020, com muito boa crítica. Oferta Gradiva.


- “O Mundo segundo a Física” de Jim Al-Khalili. Leitura já realizada e registada aqui no blog. Muito bom livro para leigos sobre um tema “pesado”. Oferta da Bertrand.


- “As Margens e a Escrita” de Elena Ferrante. Esta compra foi a meia com a leitora cá de casa já que é um livro que interessa a ambos.


- "Talvez Devesses Falar com Alguém" de Lori Gottlieb. Livro que apresentei aqui ontem, e que me deixou bastante curiso. Uma oferta da Self Editora.


- “Uma História de Extremos” de Dan Carlin. Um livro que me despertou interessa pela abordagem interessante que faz. Uma leitura a breve prazo. Oferta Bertrand.


- “Silverview” de John le Carré. O último livro de le Carré e uma leitura que me tem sido muito recomendada.


- “Dez Mitos Sobre Israel” de Ilan Pppé. Um livro que achei interessante para ler algo sobre um país e uma realidade altamente complexas.


- “O Livro da Esperança” de Jane Goodall. Um livro com uma mensagem importante que alguém se valerá a pena ler.


- “Exercícios para Recarregar o Cérebro” de Vasco Catarino Soares. Mais do que um livro uma ferramenta muito útil para nosso cérebro. Muito interessante. Uma oferta do autor e da editora Manuscrito.


No geral foi isto, e foi mais do que contava neste início de ano. Muita coisa interessante e elevado potencial de entrada para o lote das “próximas leituras”.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Novidade - "O Sol Nasce Atrás do Louvre - Nestor Burma - Vol. 2" de Malet e Moynot

355.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Janeiro de 1954, no «ventre» de Paris, o mítico mercado de Les Halles.
Nestor Burma vai à procura de um dos seus clientes regulares, que subiu à capital para andar na ramboia - coisa que a esposa só moderadamente aprecia. Mas aquilo que aparenta ser um simples inquérito de rotina não tarda a azedar com a descoberta dum primeiro cadáver. Um inquérito do detetive de choque no 1º arrondissement da capital.

Novidade - "A Noite de Saint-Germain-Des-Prés - Nestor Burma - Vol. 1" de Malet e Moynot

450 (2).jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Paris, Verão de 1957.


Nunca a fauna das letras e das artes poderia atrais Nestor Burma a Saint-Germain-des-Prés. Mas dois «casos» a rebentar no bairro - um suicídio insuficientemente credível para ser verdade e um avultado roubo de jóias - ele é orbigado a arrastar os chanatos até lá…


Um inquérito do detetive de choque no 6º arrondissement da cidade de Paris.

Livros que chegam até ao Ministério - “Talvez Devesses Falar com Alguém”

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (79).png


Apesar de não ser por regra o meu tipo de leitura, este “Talvez Devesses Falar com Alguém” já me tinha despertado alguma curiosidade.


94.jpg


Esta semana, por cortesia de Self Editora, foi recebido um exemplar no Ministério que acabei por já andar a espreitar e... confirma-se o livro é bastante interessante.


Numa perspetiva muito preliminar aquilo que me ocorreu é que estou a ler sobre algo que identifico muito facilmente à minha volta nos tempos que correm. O livro, com uma boa dose de humor, torna-se interessante por isso mesmo.


Fica a sugestão e a certeza de que vou explorar o livro.

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Novidade - "Dos Lápis, com Muito Amor" de Drew Daywalt; Ilustração: Oliver Jeffers

oe.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Descobre as cores brilhantes e os tons subtis do amor com a ajuda dos teus lápis preferidos.
O presente perfeito para aquela pessoa especial que pinta fora das linhas, com uma mensagem importante: o amor pode ser de todas as cores.

Novidade - "Avó Z" de Daniel Gray-Barnett

12.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma história muito original, de uma avó extravagante e da magia que traz à vida do seu neto normal.

A vida do Alberto é normal, previsível e monótona. Até que, inesperadamente, no dia do seu aniversário, a avó Z chega à cidade e leva-o numa extraordinária aventura. A vida do Alberto nunca mais será a mesma!

Um livro que fala sobre as relações familiares, a liberdade, os sonhos, a singularidade e a imaginação.

Uma obra multipremiada e aclamada pela crítica, com ilustrações arrojadas, cheia de humor, imaginação e magia.

Principais prémios:
Children’s Book Council of Australia Award/ Prémio Novo Ilustrador
Seleção White Raven selection
Seleção Ilustração Anual da Society of Illustrators
Ilustrarte

Sugestão livresca de Fim de Semana - "Era o Que Faltava" com Carlos Vaz Marques

22186459_Ska27.png


carlos-vaz-marques-entrevista.jpg


A sugestão livresca deste fim de semana vai para a entrevista a Carlos Vaz Marques no programa “Era o Que Faltava”.


Ouvir Carlos Vaz Marques é, pelo menos para mim, sempre um prazer, independentemente do tema, e mais ainda quando há livros pelo meio.


A garantia de uma hora bem passada. Ouvir aqui (ou clicando na imagem acima).