
Mais sobre o livro aqui
Sou leitor frequente dos livros de José Rodrigues dos Santos há muitos anos, e inclusive já aqui escrevi sobre isso mesmo à margem das leituras que fui fazendo.
Uma das razões que contribuiu, e muito, para o meu apreço pelos seus livros prende-se com a forma como, em particular nos livros de Tomás Noronha, José Rodrigues dos Santos nos apresenta um tema que quer desenvolver e o encaixa numa história.
Este “Jardim dos Animais com Alma” não é exceção, e é, de todos os seus livros, aquele que tem um tema, e também uma mensagem, mais forte, porque diz respeito a todos nós.
A ideia de base do livro é apresentar-nos os animais numa perspetiva diferente daquela a que estamos habituados, no que toca à sua inteligência e consciência, fazendo uma ligação ao comportamento humano no que este tem de pior e como se revela nas ações nefastas sobre o nosso planeta.
O leitor terá oportunidade de perceber como os nossos comportamentos em relação à vida animal, desde logo na vertente alimentar, contribuem de sobremaneira a degradação ambiental que conhecemos e que vemos (erradamente) associada maioritariamente aos combustíveis fósseis.
A história, ainda que bem construída, é acima de tudo um veículo que nos passar um conjunto de informação que desconhecemos, não estamos alertados, ou, se calhar, preferíamos não saber no que diz respeito ao comportamento animal. É Tomás Noronha que nos passa a mensagem, mas também o autor numa contundente nota final.
É provável que muitos olhem para o que o livro descreve como exagerado, tirado de contexto, no entanto é inquestionável a veracidade do que é referido independentemente da dimensão que tenha. A esmagadora maioria dos dados apresentados são dados científicos.
Não quero entrar em detalhes, mas há uma pergunta que é formulada e para a qual é muito difícil a resposta: porque razão no mundo animal o meu cão que está ali deitado no sofá é uma coisa e a vaca que deu o bife que comi ao jantar e outra completamente diferente? Não tenho argumento válido para isso, e sinto-me efetivamente hipócrita se pensar bem no tema.
Alerta sploiler: este é um livro que deve ler, mas que não sei se vai querer ler, porque, se for bem entendido, o vai obrigar a fazer um profundo exercício de reflexão sobre muito do que tem por adquirido. Eu assumo que me senti hipócrita e que estou empenhado em fazer algo diferente. Provavelmente não conseguirei deixar de ser hipócrita, mas quero tentar ser menos.
Este é um livro no melhor de José Rodrigues dos Santos. Se não gosta muito de ficção, pode ler este livro mesma, e será um dos livros com mensagens mais importantes que irá ler a breve prazo. Pode não gostar, mas isso não que dizer que não sejam verdadeiras.