quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Dava um bom retiro livresco 38

13.jpg


Eliminava a pele do animal (não faz nada o meu género) mas de resto podia ficar assim. Mesmo não sendo grande fão de preto acho que até fica interessante. Acima de tudo parece ficar num local bem sossegado da casa, coisa que interessa sempre.

Novidade - "As Bênçãos da Civilização" de Mark Twain

123.jpg


 


Sinopse:


O título é de escárnio e dispensa explicações: As Bênçãos da Civilização é uma colecção de ensaios, cartas, discursos e sátiras que revelam Mark Twain como o cronista da desonra americana. Em textos ferozes contra a guerra, o colonialismo e o racismo, escritos entre 1870 e 1908, Twain aborda tanto as infâmias dos Estados Unidos (Cuba arrancada aos Espanhóis, a carnificina nas Filipinas, a segregação de chineses na Califórnia, o linchamento de negros no Sul) como as tiranias das nações europeias no globo.


Do pacifismo profano de «A Oração de Guerra» à candura corrosiva em «O Amigo de Goldsmith de Novo no Estrangeiro», passando pela grotesca personagem do «Solilóquio do Rei Leopoldo», As Bênçãos da Civilização é uma denúncia de patriotismos hipócritas e vocações civilizadoras - com o humor negro e perfurante de Mark Twain, em linhas de uma assombrosa actualidade.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Livros e Filmes - "Molly´S Game"

519SovaqlDL__SX330_BO1,204,203,200_.jpg


 


No passado fim de semana esbarrei num filme que tinha gravado e cujo conteúdo nem conhecia bem, “Jogo da Alta Roda” ou no original “Molly´s Game”, como Jessica Chastain, Idris Elba e Kevin Costner nos principais papéis.


A história, fiquei, entretanto, a saber é biográfica. Retrata a forma como Molly Bloom geriu no início do século XXI um jogo de poker exclusivo com apostas altas, frequentado apenas por celebridades de Hollywood, do mundo do desporto, dos negócios e até da máfia russa.


Vários anos depois foi apanhada pelo FBI. O filme retrata não só o percurso, mas também a fase de defesa de Bloom perante as acusações.


Uma boa parte do filme é narrado pela própria (no caso pela atriz que a representa) e a ideia com que se fica é que se tratam de excertos reais do livro que deu origem ao filme.


De facto, o filme é totalmente, e tanto quando percebi, fielmente, baseado na biografia de Molly Bloom, precisamente “Molly´s Game” e passa a ideia de estar muito bem conseguido.


Apesar de não estar traduzido em português fiquei bastante curioso em relação à história e considerando que o livro custa pouco mais de 10 € e que cá em casa existe mais um elemento com interesse na sua leitura, parece-me que via ser uma aquisição a breve prazo.


Sobre o livro ainda não me posso pronunciar, mas sobre o filme posso dizer que recomendo vivamente!

Novidade - "Maquinas Infernais - Trilogia Engenhos Mortíferos - Livro 3" de Philip Reeve

111.jpg


 


Sinopse:


Num futuro longínquo, pós-apocalíptico, milhares de anos após a Grande Guerra dos Antigos, que praticamente destruiu o mundo em sessenta minutos, as pessoas passaram a viver em enormes cidades-naves movidas por potentes engenhos de tração e protegidas das radiações do exterior.


Todas elas são predadoras, sendo as mais fortes capazes de incorporar as mais fracas e escravizar os seus habitantes, segundo o Darwinismo Municipal .


Tom Natsworthy e Hester Shaw correram múltiplos perigos até encontrarem refúgio em Anchorage, a sumptuosa e decadente metrópole, que se estabeleceu nas costas do Continente Morto (a América do Norte), onde a natureza se regenerara e readquirira uma atmosfera respirável e solo fértil. Aí vivem pacificamente com a filha de 15 anos, Wren.


Contudo, quando os Meninos Perdidos entram de novo em cena, tudo recomeça.


Esta é mais uma fantástica e arrebatadora sequela da série Engenhos Mortíferos, cujo primeiro volume foi adaptado ao cinema por Peter Jackson.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Leitura - "Breves Respostas às Grandes Perguntas" de Stephen Hawking

azz.jpg


 


Nova leitura, "Breves Respostas às Grandes Perguntas". De entre toda a escolha que tenho este era uma prioridade, por isso já está em curso. Do início destaco algo que já tinha identificado nos dois livros anteriores que li do autor: a simplicidade.

Novidade - "Em Tudo Havia Beleza" de Manuel Vilas

aaaaaaar.jpg


 


Sinopse:


Impelido por esta convicção, Manuel Vilas compõe, com uma voz corajosa, desencantada, poética, o relato íntimo de uma vida e de um país. Simultaneamente filho e pai, autor e narrador, Vilas escava no passado, procurando recompor as peças, lutando para fazer presente quem já não está. Porque os laços com a família, com os que amamos, mesmo que distantes ou ausentes, são o que nos sustém, o que nos define. São esses mesmos laços que nos permitem ver, à distância do tempo, que a beleza está nos mais simples gestos quotidianos, no afecto contido, inconfessado, e até nas palavras não ditas.


Falando desde as entranhas, Vilas revela a comovente debilidade humana, ao mesmo tempo que ilumina a força única da nossa condição, a inexaurível capacidade de nos levantarmos de novo e seguirmos em frente, mesmo quando não parece possível. É desenhando um caminho de regresso aos que amamos que o amor pode salvar-nos.


Confessional, provocador, comovente, Em tudo havia beleza é uma admirável peça de literatura, em que se entrelaçam destino pessoal e colectivo, romance e autobiografia. Manuel Vilas criou um relato íntimo de perda e vida, de luto e dor, de afecto e pudor, único na sua capacidade de comover o leitor, de fazer da sua história a história de todos nós.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Leitura - "O Espião Inglês" de Daniel Silva

a4.jpg


 


Já está concluída mais uma leitura e mais um livro de Daniel Silva, neste caso “O Espião Inglês”.


Ainda hoje tenho muitas dúvidas quando alguém me pergunta qual é o meu livro favorito, mas autor favorito não tenho dúvidas é Daniel Silva.


É curioso porque nenhum dos seus livros figuraria num eventual top 5 que decidisse criar dos meus livros favoritos de sempre. Mas a explicação não é difícil. Eu sou fã incondicional do mundo que Daniel Silva criou nos seus romances que tem como personagem central o espião israelita Gabriel Allon. É a continuação da saga que me atrai e que agrada.


Ler um livro de Daniel Silva / Gabriel Allon é puro prazer. E este último não foi exceção, antes pelo contrário, terá sido um dos melhores das 15 histórias que já li e que tiveram Allon como personagem central.


É um livro muito bem construído, informado, plausível até para uma história de espiões. Daniel Silva constrói as suas histórias com grande mestria. Tem uma fórmula base que utilizada de forma muito inteligente. É um verdadeiro mestre.


A todos os que possam ler estas palavras e que naturalmente apreciem este género literário, se não leram Daniel Silva não sabem o que estão a perder!

Novidade - "No Armário do Vaticano" de Frédéric Martel

adssadadad.jpg


 


Sinopse:


Durante quatro anos, Frédéric Martel percorreu os meandros do Vaticano e conduziu uma investigação no terreno em mais de trinta países. Entrevistou dezenas de cardeais e encontrou-se com centenas de bispos e de padres. Este livro revela a face escondida da Igreja: um sistema construído desde os mais pequenos seminários até ao Vaticano, assente, ao mesmo tempo, sobre uma vida homossexual escondida e sobre a mais radical homofobia. A esquizofrenia da Igreja é insondável: quanto mais um prelado é homofóbico em público mais provável é que seja homossexual na vida privada.


«Por detrás da rigidez há sempre qualquer coisa escondida: em numerosos casos, uma vida dupla.» Ao pronunciar estas palavras, o papa Francisco tornou público um segredo que esta investigação vertiginosa explora, pela primeira vez, com grande detalhe.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Novo livro do autor de “A Estrada Subterrânea”

Untitledddd.png


 


Colson Whitehead: em 2017 este autor foi um dos mais falados devido ao seu livro “A Estrada Subterrânea”, ou na versão original “Underground Railroad”.


O livro ganhou dois dos principais prémios literários nos EUA – O Pulitzer e National Book Award e esteve na long list para o Booker Prize e foi sobejamente elogiado por grandes personalidades como Barack Obama.


Aqui neste espaço foi também a minha escolha para leitura do ano 2017.


Estes post surge porque o autor vai lançar um novo livro este ano em julho, e naturalmente a expetativa é grande considerando o êxito obtido com “Underground Railroad”.


O livro tem como título “The Nickel Boys” e a história voltar a girar sobre o tema da segregação racial nos EUA.


Enquanto não chega o novo deixo mais uma vez a recomendação para leitura do livro A Estrada Subterrânea”. Vale muito a pena.

Novidade - "Um Clarão de Luz" de Jodi Picoult

a111.jpg


Sinopse:


Um dia quente de outono começa como qualquer outro no Centro - uma clínica que presta cuidados de saúde reprodutiva a mulheres. Como habitualmente, os seus funcionários acolhem as pacientes que ali se encontram para aconselhamento e tratamentos. de repente, pelo final da manhã, um homem armado entra nas instalações e começa a disparar, causando feridos e fazendo reféns.


O agente de polícia Hugh McElroy, especialista em negociar a libertação de reféns, estabelece um perímetro de segurança e traça um plano para comunicar com o atirador. ao olhar sub-repticiamente para as mensagens recebidas no seu telemóvel, apercebe-se, horrorizado, de que Wren, a sua filha de apenas quinze anos, se encontra no interior da clínica.


Wren não está só. Ela vai partilhar as horas seguintes, sob um clima de grande tensão, com outras pessoas : uma enfermeira em pân ico, que tem de se autocontrolar para salvar a vida de uma mulher ferida; um médico que põe a sua fé à prova como nunca antes acontecera; uma ativista pró -vida, que se tinha feito passar por paciente e é agora vítima da mesma raiva que ela própria sentia; uma jovem que quer abortar. e o próprio atirador, completamente transtornado, a querer ser ouvido.


Uma narrativa que equaciona a complexa temática dos direitos das mulheres grávidas e dos direitos dos seres que elas estão a gerar, além de refletir sobre o significado de ser boa mãe e bom pai.


Um romance desafiador, absorvente e apaixonante.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Prémio Livro do Ano 2018 da Bertrand

Formulario_Livro_Ano_2018.png


Está a decorrer para os leitores da Bertrand (penso que para poderem votar de receber um email da editora) a votação para livros do ano 2018.


Eu já votei, embora me tenha sentido bastante diminuído ao fazê-lo porque da panóplia de livros apresentados nas várias categorias, Ficção Lusófona, Autores Estrangeiros, Reedição de Obras Essenciais e Poesia, li apenas dois livros e ambos de Autores Estrangeiros, mais concretamente: “Um Gentleman em Moscovo” de Amor Towles e “Um Cavalo Entra Num Bar” de David Grossman. Entre os dois a minha escolha foi para “Um Gentleman em Moscovo”, que, conforme ti oportunidade de referir aqui nas minhas escolhas de 2018 foi um dos meus livros favoritos.


Apesar de ter lido apenas dois livros da lista apresentada identifiquei pelo menos três que continuam na calha para leitura em 2019. Como de costume ando sempre com leituras em atraso...

Novidade - "A Sexta Extinção" de Elizabeth Kolbert

a12.jpg


 


Não se trata de uma novidade efetiva mas de uma reedição. É mais um dos livros que está na minha pilha (literalmente) em lista de espera. É "só" um vencedor de um um Pulitzer.


Sinopse:


Leitura recomendada por Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates e Barack Obama, entre outras personalidades mundiais.

Nos últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções em massa, nas quais a diversidade da vida no planeta se reduziu drástica e subitamente. Atualmente, e pela primeira vez na História, decorre um processo de extinção em massa provocado por uma única espécie: o Homem. Nos últimos dois séculos, provocámos danos irreparáveis no clima e ecossistema global; como consequência direta, mais de um quarto de todos os mamíferos da Terra está hoje em vias de extinção, tal como acontece com 40% dos anfíbios, um terço dos corais e dos tubarões, um quinto dos répteis e um sexto das aves.

Considerado um dos livros de divulgação científica mais relevantes dos últimos anos, A Sexta Extinção é leitura recomendada por personalidades como Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates ou Barack Obama. Neste seu valioso trabalho, Elizabeth Kolbert combina os resultados de uma extensa investigação no terreno com a história das ideias e o trabalho de geólogos, botânicos e biólogos marinhos, produzindo um documento inédito e, mais do que isso, um apelo urgente para que, repensando o nosso papel no planeta, não deixemos como derradeiro legado uma sexta extinção.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Compro livros no OLX mas apenas em mãos

GettyImages-513744764-5a8223b231283400362d5c34.jpg


 


Já aqui referi inúmeras vezes que a maioria das minhas compras de livros é realizada por via do OLX. Compro livros completamente novos e livros já usados. É-me indiferente desde que estejam estimados. Estarem estimados é um critério que tenho porque como eu trato muito bem os meus livros não compro livros que não esteja bem tratado.


Todas as compras que fiz até hoje foram realizadas com entrega em mãos. Nunca fiz uma compra que implicasse transferência bancária com envio posterior de um livro por falta de confiança no processo. Pagar primeiro e receber depois é sempre arriscado neste tipo de negócio. A coisa pode correr mal por várias razões.


Confesso que não consigo ter confiança em vendedores que não entregam em mãos em local algum e insistem que enviam apenas pelo correio quando nos disponibilizamos para recolher um livro em qualquer local.


Um dia destes procurei ultrapassar este meu receio porque encontrei uma vendedora que tilha um lote livros em que tinha mesmo interessa. Questionei como funcionava, disse-me que só enviada pelo correio. Então pedi-lhe um contacto para perceber melhor o processo já que iria fazer uma transferência para uma desconhecida. Pelo menos falar com a pessoa pelo telefone. Precisei de insistir duas vezes um pedido de resposta e por fim a pessoa em causa respondeu que não facultava.


Ora bem, a questão é: Se o método já não é totalmente fiável e a pessoa ainda se recusa a ser contactada telefonicamente, o potencial comprador não tem alternativa senão pensar mesmo que se trata de um esquema. A quem está a vender não basta ser sério é preciso também parecer sério.


Moral da história: ainda estou à espera para comprar dois ou três livros que quero mesmo, mas pelo menos não perdi dinheiro. Vou continuar a fazer os meus negócios em mãos.

Novidade - "Football Leaks" de Rafael Bushmann e Michael Wulzinger

250x.jpg


 


Sinopse:


Um anónimo apaixonado por futebol.


18,6 milhões de documentos confidenciais.


Durante sete meses, seis jornalistas e repórteres de imagem trabalharam em conjunto com especialistas informáticos e advogados para darem ao mundo um olhar sem precedente sobre os meandros da indústria do futebol.


Um livro explosivo, chocante sobre os negócios clandestinos nos bastidores do futebol mundial.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

As crónicas de MEC e livros, mais uma vez...

Book vs Internet.jpg


 


Não é a primeira vez que aqui falo das crónicas de Miguel Esteves Cardoso (MEC) e certamente não será a última. Apesar de ser leitor assíduo, só aqui falo delas quando tem que ver com livros, como foi o caso da crónica de dia.


A crónica é extremamente simples e ao mesmo tempo profunda (na minha opinião, claro) no sentido em que relata de forma crua a dicotomia livros vs. internet e como o acesso fácil a informação faz com que não utilizemos os livros, em particular os de consulta, como os dicionários.


Registo em particular esta frase: “Alguns (livros) já gemem quando são abertos. Passam-se anos sem mostrar as folhas. A culpa é minha, não é da Internet.”


Se tiverem oportunidade leiam. É brilhante. Nome da crónica é “A culpa é minha”. Disponível aqui.

Novidade - "O homem das castanhas" de Søren Sveistrup

aaa1.jpg


 


Sinopse:


Uma tempestuosa manhã de Outubro. Num tranquilo subúrbio de Copenhaga, a Polícia faz uma descoberta terrível. No recreio de um colégio, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada, e falta-lhe uma das mãos. Pendurado por cima dela, um pequeno boneco feito com castanhas.

A jovem e ambiciosa detective Naia Thulin é designada para desvendar o caso. Com o seu colega Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol, descobrem uma misteriosa prova sobre «o homem das castanhas», nome com que os media baptizaram o assassino. Existem evidências que o ligam a uma menina que desapareceu um ano antes e foi dada como morta: a filha da ministra Rosa Hartung.

Mas o homem que confessou o assassínio da menina, um jovem que sofre de uma doença mental, já está atrás das grades e o caso há muito tempo fechado. Quando uma segunda mulher é encontrada morta e, junto dela, mais um boneco de castanhas, Thulin e Hess suspeitam de que possa haver uma ligação entre o caso Hartung e as mulheres assassinadas.

Mas qual é a relação entre as duas mortes? Thulin e Hess entram numa corrida contra o tempo. O assassino tem uma missão e está longe de a terminar.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Book quote

book qoute2.png


Quem já escreveu, ou tentou escrever, alguma coisa sabe que esta frase é verdadeira. O problema, pelo menos no meu caso, é gerir as primeiras ideias, mas uma vez atingido esse objetivo, diria que o Sr. Steinbeck tem toda a razão.


 

Novidade - "Filhos da Terra" de António Manuel Hespanha

abaaa.jpg


 


Sinopse:


A história da expansão portuguesa contada às avessas: não do ponto de vista da metrópole, mas sim do ponto de vista daqueles que partiram e se instalaram nas margens do império português


António Hespanha, um dos grandes historiadores de Portugal, alcança neste livro um feito singular: conta uma história que todos conhecemos - a da expansão portuguesa - revelando-nos a perspectiva que até aqui ignorámos. É a perspectiva de quem deixou o país para não voltar e dos descendentes que, ao longo dos séculos, formaram as comunidades de «portugueses» no Brasil, em África e no Oriente.


E é também a perspectiva desses lugares remotos, fora do controlo da coroa, das populações nativas e dos outros estrangeiros que deixaram testemunho sobre esta gente assimilada. Nesta nova historiografia, o «império na sombra» ganha uma visibilidade luminosa. Ele é, na verdade, o império da gente comum, dos que escolhiam as margens ou eram relegados para elas, dos que precisavam de arriscar para sobreviver nos negócios, dos que cruzavam as barreiras da casta e da raça no convívio, nos negócios ou nos amores, dos que trocavam o vernáculo pelo pidgin, dos que partilhavam fidelidades políticas ou religiosas impartilháveis, dos que viviam no fio da navalha da vida de renegados ou de soldados de fortuna.


Filhos da Terra alheia-se da história institucional e do discurso da metrópole para nos contar como é que a gente comum emigrou, como se adaptou a contextos «exóticos», de que modo os locais olhavam para estes «portugueses», e de que modo a sua posição e o seu poder relativos foram variando em cada lugar. Um livro que é também um exercício crítico de forças mitificadoras do nacionalismo português e do carácter benigno da colonização portuguesa. Uma história social da expansão, em vez de uma história que se esgota numa cronologia de descobrimentos, numa prosopografia de heróis e santos, ou numa contabilidade de conquistas, de canhões e de convertidos.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Livros tugas que ganham prémios lá fora

az.jpg


 


Encontrei este fim de semana uma notícia muito agradável: um livro português venceu um prémio numa feira do livro internacional, mais concretamente na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, Itália.


Trata-se do livro ilustrado "Atlas das viagens e dos exploradores", de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, da editora Planeta Tangerina que venceu o prémio de “Não-Ficção”.


O livro é uma compilação de várias biografias de personalidades que exploraram o mundo ao longo dos séculos contribuído através da sua exploração para o dar a conhecer aos outros.


Uma curiosidade: fiquei ainda a saber que a Planeta Tangerina, foi eleita em 2013, na mesma feira do livro, a melhor editora da Europa de literatura para a infância e juventude. Muito bom!


Os meus parabéns aos autores e à editora!

Novidade - "Páginas Esquecidas" de Agostinho da Silva

aqq.jpg


 


Sinopse:


«Procurando fornecer ao maior número possível de pessoas os conhecimentos bastantes, "uma informação quanto possível certa e objetiva sobre o que no mundo significa progresso", publicou Agostinho entre 1938 e 1947, em 125 cadernos, num total de cerca de três mil páginas, uma síntese do saber humano. Nascidos sob o desígnio de abranger o maior número possível de áreas do saber, estabelecendo, de forma sólida, os alicerces de uma cultura geral, os Cadernos de Agostinho contribuíram em grande escala para a formação integral dos jovens e adultos de todas as classes sociais, em suma, da massa geral da nação.» (Do Prefácio de Helena Briosa e Mota)


Inclui:
Uma nota autobiográfica;
Seis palestras radiofónicas;
Cadernos de Divulgação Cultural (textos para a mocidade e juventude; cadernos de informação cultural; introduções aos grandes autores; guia de leitores);
Fac-símiles, fotos e ilustrações.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Eu nunca li Harry Potter

aaddf.jpg


 


Na semana passada comemoram-se 20 anos da primeira edição de Harry Potter em português.


É verdade que quando surgiu o primeiro livro eu já não era um adolescente, mas no início ainda tive curiosidade e por várias vezes estive para ler “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Nunca aconteceu, e apesar de ter visto várias pequenas partes dos filmes, também nunca vi um filme inteiro. Acredito que deve ser dos poucos portugueses dentro dos quarentas que nunca leu ou viu nada de Harry Potter. Não sei se lamento, mas hoje, adulto continuo com alguma curiosidade.


Confesso que tudo o que tem que ver com feiticeiros e afins nunca me atraiu muito, e deve ser por isso que nunca aconteceu. É provável que dentro de algum tempo isso possa mudar, ou não tivesse eu um petiz em casa.


(A imagem é da edição comemorativa dos 20 anos).

Novidade - "Janela Indiscreta" de Mário Augusto

dasa.jpg


 


Sinopse:


Ao longo de 30 anos de carreira na televisão, Mário Augusto realizou mais de duas mil entrevistas de cinema, sendo o jornalista português que mais estrelas entrevistou. Com algumas, a convivência e os reencontros enriqueceram as conversas, que foram muito para além do mais recente filme ou escândalo de Hollywood.


Nos 15 anos do Janela Indiscreta, Mário Augusto selecionou as suas melhores entrevistas a 25 dos maiores nomes da indústria cinematográfica.
Ilustrado com caricaturas certeiras de André Carrilho. Tal e qual!

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Bibliotecas do Mundo 17

Sherman-NYPL_img.jpg


New York Public Library - Nova Iorque

Novidade - "Pais Apressados, Filhos Stressados" de Mário Cordeiro

as.jpg


O título é sugestivo, bem pensado para os nossos dias, diria eu, e o autor merece toda a credibilidade.


Sinopse:


Nunca houve, na história da Humanidade, tanta qualidade de vida como hoje. Mas, infelizmente, o ritmo de vida moderno tornou-se insustentável. Ainda de madrugada, sempre sob a tirania do relógio, começamos a correr de um lado para o outro. Com os filhos atracados, mais o computador e o telemóvel, entramos numa espiral trituradora que nos devora a alma, a saúde e o bem-estar. Os filhos dão-nos trabalho, como é normal, só que o sentimos como extenuante, indesejável, e são muitos (demais!) os momentos em que nos apetece fugir para uma ilha deserta. Pais apressados, subjugados pela ditadura do fazer e do ter, esquecem-se do ser e do estar, e as crianças sofrem e acabam stressadas com estes péssimos modelos.

Pais Apressados, Filhos Stressados convida-o a refletir sobre tudo o que pode fazer para mudar a sua vida. Pequenas ou grandes decisões que vão ter um enorme impacto na sua qualidade de vida, e também na da sua família. A primeira decisão? Ler este livro e preparar-se para a mudança.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

"Sem Filtro", ou sem nada, ou outra coisa qualquer...

add.jpg


 


Acho que nunca falei aqui sobre futebol e hoje só o faço por causa de um livro, mais concretamente por causa do livro ao antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, “Sem Filtro”, que ontem saiu para as livrarias.


Quando soube do livro cheguei a começar a escrever um post cujo tema era livros a não comprar, mas arrependi-me a tempo porque me fui apercebendo que o livro poderia ter o seu interesse, nem que fosse no campo da comédia.


Tendo o livro saído ontem, hoje, como tive tempo, andei a circular pela internet e basicamente devo ter conseguido encontrar o livro todo, aos pedaços, com todo o tipo de afirmações sobre toda a gente e a única coisa que fica com certeza são pontos de interrogação sobre que pessoa é esta. Uma coisa é certa percebe-se perfeitamente o extremar de posições entre que o odeia e quem ainda hoje o venera. É um tipo de pessoa que não se enquadra em meios termos.


Não sei que vale penas comprar o livro, mas, a julgar pelo que li, e pelos minutos que vi da entrevista que o autor (vamos chamar-lhe assim) deu ontem à TVI 24, pode ser um documento lúdico interessante.


Se me aparecer a 5€ ou menos no OLX ainda sou capaz de comprar, se o livro não aparecer todo transcrito na impressa entretanto...

Novidade - "Miguelistas e Liberais" de Ron B. Thomson

 


aq.jpg


 


Sinopse:


Miguelistas e Liberais analisa a crise política e económica que se iniciou com a Guerra Peninsular e a fuga da corte para o Brasil e que foi agravada pela revolução de 1820 e pela redação da primeira Constituição portuguesa. Seguiu-se a contrarrevolução, a reivindicação do trono por D. Pedro (imperador do Brasil) em favor da filha, D. Maria da Glória, e a contestação desta por parte do seu irmão, D. Miguel, o Usurpador, que precipitou a chamada Guerra dos Dois Irmãos e que culminou no exílio de D. Miguel. A Concessão de Évora Monte marcou o fim da Guerra Civil, mas não trouxe a desejada estabilidade porque as reformas liberais, apoiadas apenas por uma pequena elite urbana, pouco impacto tiveram na sociedade portuguesa, maioritariamente agrária, que se manteve imune quer a pressões internas, quer às influências externas.


Em Miguelistas e Liberais, Ron B. Thomson demonstra que o liberalismo em Portugal foi um fenómeno urbano, de elite, esclarece as razões para o seu fracasso e explica como foi possível aos liberais ganharem a guerra mas perderem o povo.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Novidade - "Porque Dormimos?" de Matthew Walker

saadadd.jpg


 


Sinopse:


O sono é um dos aspetos mais importantes da nossa vida, mas também um dos mais incompreendidos. Questões tão essenciais como por que razão dormimos ou por que motivo as consequências para a saúde são tão devastadoras quando não dormimos só recentemente foram compreendidas.

Apresentando descobertas científicas revolucionárias e sintetizando décadas de investigação e prática clínica, Matthew Walker, um dos maiores especialistas mundiais sobre o sono, demonstra-nos que o sono está na base de tudo o que somos física e psicologicamente:

* Melhora a nossa capacidade para aprender, memorizar e tomar decisões lógicas
* Harmoniza as emoções
* Recarrega o sistema imunitário
* Regula o metabolismo e o apetite
* Cria espaço no cérebro para a criatividade
* Melhora o humor e os níveis de energia
* Previne o cancro, a doença de Alzheimer e a diabetes
* Abranda os efeitos do envelhecimento e aumenta a longevidade

Fascinante e acessível, Porque Dormimos? é um livro fundamental, esclarecedor e extremamente acessível para nos compreendermos melhor à luz da ciência mais avançada.

"Os Incríveis" do mais pequeno...

aaaaaad.jpg


 


Cá em casa toda a gente gosta de livros (acho que já escrevi isto antes). O elemento mais novo da família tem vindo a alterar os seus gostos à medida que vai crescendo. Passou pelos livros do Pedro, da Martine entre outros e agora anda mais virado para livros que retratam filmes, e mais concretamente o filme “Os Incríveis”.


Não só vê o filme com muita frequência como pede ao deitar para ouvir a história. A história não é pequena e o que acontece muitas vezes é que chega apenas a meio e o pequeno já entrou na terra dos sonhos.


Trata-se de uma história muito bem conseguida (assim como o filme) que inclusive dá gosto ler. O pequeno adora e os pais não desgostam!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Os benefícios da leitura...

Reading.png


Para que não restem dúvidas sobre os benefícios da leitura (para quem ainda as tenha...) aqui fica um quadro ilustrativo que recebi através da Penguin Randon House.


Se fizer uma sondagem a 100 leitores assíduos diria que 99 concordam com estes benefícios. Se eu fosse um dos inquiridos concordaria a 100%!

Novidade - "A Capital" de Robert Menasse

aaax.jpg


 


Sinopse:


Bruxelas é o coração da União Europeia e também deste romance.

Robert Menasse leva-nos numa viagem ao interior da vida política europeia através de cinco histórias interligadas, que abordam o quotidiano da capital europeia a partir de diferentes perspetivas.

A Capital segue de perto o destino dos seus personagens nos frequentes encontros que têm entre si, expondo as suas vidas profissionais e mergulhando nas suas coloridas vidas privadas, longe de escritórios e salas de reuniões. Ao mesmo tempo, constrói uma ponte narrativa entre diferentes épocas e nações, entre o inevitável e a ironia do destino, entre a burocracia mesquinha e os grandes sentimentos.

O olhar penetrante de Menasse, cheio de humor e ironia, torna a leitura deste romance tão irresistível quanto importante nos atuais tempos de ressurgimento de nacionalismos, desde o Brexit até à Declaração de Independência da Catalunha.

Um livro provocador, oportuno e importante: um apelo para que se relembre o que está no centro do «projeto de paz europeu» e se tenha a coragem de o levar ao próximo nível.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Leitura - "O Espião Inglês" de Daniel Silva

a4.jpg


 


É quase religioso... nos meus períodos de férias a leitura de um livro de Daniel Silva é obrigatório.


“O Espião Inglês” é o senhor que se segue na minha tentativa de conseguir ler todos os livros do autor que tem como personagem principal Gabriel Allon.


Já aqui o disse, e repito, é um dos meus autores favoritos de ficção. Senão mesmo o favorito.

Novidade - "Os Cinco Pilares da Pide" de Irene Flunser Pimentel

asdddd.jpg


 


Sinopse:


A prestigiada historiadora Irene Flunser Pimentel apresenta-nos um retrato rigoroso de cinco das principais figuras que marcaram a PIDE/DGS pelas suas actividades, atitudes e tomadas de decisão: Barbieri Cardoso, Álvaro Pereira de Carvalho, José Barreto Sacchetti, Casimiro Monteiro e António Rosa Casaco.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Novidade - "Os Blumthal" de José Milhazes

aeed.jpg


 


Sinopse:


O destino cruel de pessoas que lutaram por uma sociedade melhor e acabaram vítimas dos dois piores sistemas totalitários do século xx.

Em Os Blumthal, José Milhazes reconstitui as vidas dos avós de sua mulher, Siiri. Conta como os jovens idealistas Erich Sõerd e Leida Holm Blumthal participaram activamente na introdução da revolução comunista na sua Estónia natal, e depois foram ultrapassados pelos acontecimentos do mundo conturbado e muito violento do século XX e acabaram vítimas, primeiro do regime nazi, e depois do regime soviético.

Só possível após uma grande investigação, que integrou a consulta de vários arquivos em vários países e de fontes histórias variadas - e de entrevistas à própria Siiri Milhazes -, esta obra revela a dramática saga familiar dos Blumthal e dos Sõerd em tempos de totalitarismo.

Um livro actual e que não vai deixar ninguém indiferente, Os Blumthal é o novo livro de José Milhazes.

Dava um bom retiro livresco 37

30-creative-ideas-how-to-make-the-library-at-home-


Talvez um pouco de branco a mais para mim, mas tem um ar extremamente acolhedor. Por estes dias, a gozar em merecido descanso não me importava nada de passar umas horas nestas almofadas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Novidade - "Vox" de Christina Dalcher

aaf.jpg


 


Sinopse:


Estados Unidos da América. Um país orgulhoso de ser a pátria da liberdade e que faz disso bandeira. É por isso que tantas mulheres, como a Dra. Jean McClellan, nunca acreditaram que essas liberdades lhes pudessem ser retiradas. Nem as palavras dos políticos nem os avisos dos críticos as preparavam para isso. Pensavam: «Não. Isso aqui não pode acontecer.»


Mas aconteceu. Os americanos foram às urnas e escolheram um demagogo. Um homem que, à frente do governo, decretou que as mulheres não podem dizer mais do que 100 palavras por dia. Até as crianças. Até a filha de Jean, Sonia. Cada palavra a mais é recompensada com um choque elétrico, cortesia de uma pulseira obrigatória.

Leitura - "O que o CEO Quer que Saiba" de Ram Charan

dada.jpg


 


As minhas leituras normalmente enquadram-se em três categorias diferentes: as que são puramente de lazer, as que juntam ao lazer à aquisição de conhecimento e aqueles que mesmo não sendo puro lazer visam obter conhecimento útil para o meu quotidiano de trabalho. O livro que terminei ontem insere-se nesta última categoria.


“O que o CEO quer que saiba” de Ram Charan é um livro sobre gestão, e mais concretamente sobre gestão à americana, uma gestão virada, sem qualquer subterfugio para a lógica de fazer dinheiro.


É um livro curto e cru. Muito direto. Com uma mensagem muito clara sobre o que é preciso para ter sucesso no mundo dos negócios, independentemente da posição que o leitor possa ocupar dentro da empresa.


O livro anda à volta de quatro conceitos chave: caixa, rotação de inventário, crescimento rentável e satisfação dos clientes. O autor liga-os de uma forma tão simples no livro que quase se torna difícil perceber como é que tantas empresas falham.


Dentro do género foi um dos livros mais curtos e completos que já li. Se é verdade que é muito virado para a lógia mais americana de fazer negócios não é menos verdade que os conceitos que apresenta são universais e são apresentados com uma invulgar simplicidade e clareza.


A ler porque qualquer pessoa que queria conhecer um pouco melhor os alicerces da gestão de uma empresa, que pode ser a sua.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Compra - "Breves Respostas às Grandes Perguntas" de Stephen Hawking

azz.jpg


"Breves Respostas às Grandes Perguntas" foi a minha primeira compra de fevereiro. Este era uma das prioridades e será uma leitura ainda deste mês de fevereiro. Trata-se do último livro de Stephen Hawking  editado já depois da sua morte.

Novidade - "O Susto" de Agustina Bessa-Luís

a1.jpg


 


Sinopse:


«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, o Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. o protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. a sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. Quanto ao romance em si mesmo, a descrição que nele é feita da relação entre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa, crucial para ambos, em particular para o segundo, que aparece no romance como personagem nada fugaz (Álvaro Carmo), parece ter passado inapercebida pela generalidade da crítica, não obstante ser a mais arguta análise dessa relação alguma vez publicada.»
[Do Prefácio de António Feijó]

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Prémio Costa - “The Cut Out Girl"

Costa-Book-Awards-Logo.jpg


aas.jpg


 


É uma notícia já com alguns dias, mas só agora tive conhecimento dela. Este ano o vendedor do Prémio Costa (ou Costa Book Awards) para Livro do Ano foi um professor de Literatura Inglesa de Oxford, Bart van Es, com o livro “The Cut Out Girl: a Story of War and Family, Lost and Found” sobre a história da sobrevivente do Holocausto.


O “Costa Book Awards” é um prémio literário que reconhece livros com origem em escritores sediados no Reino Unidos e Irlanda e contempla várias categorias.


Não existe indicação sobre a tradução da obra para português.


Mais informação nesta notícia do "Publico".

Novidade - "A Noite Passada" de Alice Brito

aa.jpg


Sinopse:


Um romance de amor poderoso num Portugal que ansiava pela liberdade.


Tendo Lisboa como ponto de partida, a autora conta-nos a história de uma jovem, Amélia, de famílias respeitáveis, que põe o futuro e a honra a perder quando se deita com um agente da PIDE de modos delicados e linguagem sedutora, mas capaz das maiores crueldades.


Um livro imperdível, com uma escrita fluida, que lembra a aclamada série da RTP, Conta-me como Foi, cheio de histórias de heróis e vilões anónimos, preconceitos e modas arrojadas, e o grande sonho da liberdade.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Vending Machine que dá livros!

190130090349-01-book-vending-machine-exlarge-169.j


(foto retidarada do site da CNN)


Há ideias e ideias e depois existem pequenas ideias que podem ter um grande impacto pela originalidade e propósito associado.


Esta notícia é um bom exemplo disso. Uma escola primária nos EUA decidiu substituir numa máquina automática (vending machine) as bolachas por livros, Os livros são oferecidos a alunos que tenham bons comportamentos.


Não sei se esta ideia é totalmente nova nem isso interessa muito. A verdade é que é uma ideia que muito bem conseguida. De alguma simplicidade, mas com um potencial alcance muito grande.


Adoraria ver esta ideia replicada por cá. DE bom grado contribuiria com livros para preencher a máquina!


Mais algum detalhe da notícia aqui e aqui.

Novidade - "Sangue e Fogo: A História dos Reis Targaryen - Livro 1: Parte 2" de George R. R. Martin

asdf.jpg


 


Sinopse:


A emocionante história dos Targaryen ganha vida neste trabalho magistral do autor de As Crónicas de Gelo e Fogo.
A Casa Targaryen governa Westeros. O Velho Rei e a Boa Rainha morreram. Os herdeiros do Dragão perfilam-se para a sucessão numa época aparentemente tranquila. Mas as sementes da guerra ameaçam estes tempos de paz e a ambição levará a uma batalha feroz pela posse do tão ambicionado Trono de Ferro.


Porque foi a Dança dos Dragões tão devastadora para os Sete Reinos? Quem é o legítimo herdeiro do Dragão? E que papel desempenhou a Casa Stark nesta luta de poder? Estas são algumas das questões a este livro dá resposta pela mão de um reconhecido meistre da Cidadela e das quarenta e seis ilustrações a preto e branco.


Sangue & Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Bibliotecas do Mundo 16

800px-Vista_de_la_Biblioteca_Vasconcelos.jpg


Biblioteca Vasconcelos - Cidade do México

Novidade - "Os Amores Difíceis" de Italo Calvino

a3.jpg


 


Sinopse:


Em Os Amores Difíceis, o mestre da narrativa italiana tece histórias nas quais os enganos e as ilusões do amor - incluindo do amor-próprio - são dissipados em instantes mágicos de reconhecimento, e em que cada personagem descobre verdades ocultas sob a superfície da vida quotidiana.

Um soldado tímido sente dificuldades de comunicação ao tentar seduzir, com manobras mudas, uma formosa viúva que se senta ao seu lado durante uma viagem de comboio; uma respeitável senhora vive o drama de perder a parte de baixo do biquíni ao nadar no mar quando a praia está repleta de gente; um leitor oscila entre a realidade densa da ficção e a fantasia erótica da realidade; um míope enfrenta as ambiguidades do uso de óculos; uma mulher casada descobre o adultério e o mundo no bar da esquina; um bandido e o sargento que anda no seu encalço passam a noite na cama da mesma mulher.

Histórias que revelam o profundo sentido de composição de Calvino, atento aos mínimos detalhes, e onde ecoam influências de Maupassant e Tchékhov.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Novidades literárias de Fevereiro

CRC-New-books-banner.jpg


 


Já são conhecidos os principais lançamentos previstos para o mês de fevereiro. Deixo abaixo dois links para notícias com bastante detalhe.


Do que li, destaco a reedição de “O Doente Inglês”, de Michael Ondaatje quem venceu o Golden Man Booker Prize, “A História da Origem. A Grande História de Tudo. Do Big Bang ao Futuro da Humanidade” de David Christian e . Mas há novidades para todos os gostos.


Organize a biblioteca para lá caberem os lançamentos de fevereiro


Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro


 

Novidade - "História da Origem" de David Christian

sadsad.jpg


 


Este livro foi uma das recomendações de Bill Gates como leitura de Verão no ano passado. Já tinha dado uma vista de olhos na versão em inglês e pareceu-me de facto muito interessante. Mais uma que vai para a wishlist.


Disponível a partir de hoje.


Sinopse:


A maioria dos historiadores estuda os segmentos mais curtos de tempo, dando destaque a datas específicas, figuras e documentos.

Mas como seria estudar toda a história, desde o Big Bang até à atualidade - e até ao futuro distante?
Se analisássemos o tempo no seu todo, como mudaria a perceção que temos do universo, da Terra e da existência humana?

Essas foram as questões que David Christian se propôs responder quando começou a explorar a ideia de Grande História, a nova e mais entusiasmante abordagem para compreendermos onde temos estado, onde estamos e para onde vamos. Neste livro, o autor leva-nos numa viagem empolgante através dos 13 800 milhões de anos que conhecemos como história.

Concentrando-se em acontecimentos definidores (limiares), tendências marcantes e questões profundas sobre as nossas origens, David Christian expõe as linhas escondidas que interligam tudo - desde a criação do planeta até ao advento da agricultura, à guerra nuclear e mais além. com análises impressionantes sobre a origem do universo, o começo da vida, a emergência da vida humana e o que o futuro nos pode trazer, esta obra redefine o lugar do Homem no cosmos

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Novos Talentos FNAC - na Escrita, claro está!

talentos.png


Estão a decorrer as inscrições para o programa de Novos Talentos FNAC, nomeadamente, e no que ao meu interesse diz respeito na área de Escrita.


Este Leitor irá participar com uma história antiga que já tinha na cabeça e que já começou a passar para o papel, algo extremamente difícil para mim já que tenho sempre a ideia de que a minha escrita desilude largamente a minha imaginação.


A todos a quem possa interessar podem encontrar mais informação aqui. Força nisso e mãos à obra para colocar cá para fora aquela história!

Novidade - "Carta à Minha Filha" de Maya Angelou

a2.jpg


Sinospe:


Maya Angelou tinha 17 anos quando, de uma relação fortuita e infeliz, nasceu o seu primeiro e único filho. Foi a maior dádiva de uma relação sem amor, mas teria muitas outras ao longo de uma vida extraordinária. E teria muitas filhas também: as milhares de mulheres de todo o mundo que nela encontraram uma referência, uma permanente fonte de inspiração.
Uma delas chamava-se Oprah Winfrey. E foi a pensar nela, nos recados e mensagens que lhe enviou ao longo de décadas, que Maya Angelou decidiu fazer este livro. Reuniu aqui, em 28 textos, que sintetizam décadas de experiência - e a sabedoria acumulada ao longo delas.
Numa voz sempre poética, terna e calorosa, a autora fala de si, da sua infância e adolescência, e de um caminho onde todos os obstáculos foram sendo superados. Nesta pequena obra, onde cada palavra conta, devolve-nos as suas memórias, a sua relação com o mundo, discute o papel da raça e do racismo, do medo, do amor, do papel da mulher.
Carta à Minha Filha é um livro que não se explica, que não se resume. É uma voz vertida no papel, que nos envolve, aquece e guia.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Lidos de janeiro

Untitled.png


Janeiro foi um bom mês de leituras. Acho que pela primeira vez na minha vida adulta li quatro livros num mês. O objetivo seria ler dois para não começar logo a fugir no primeiro mês ao objetivo de ler vinte e cinco livros ao longo de 2019.


Tenho noção que pode ter sido um mês atípico e que nos próximos muito provavelmente não vou conseguir repetir o número, mas, com naturalidade com continuar com a mesma rotina.


Em abono na verdade eu não fiz nada de muito diferente. Tentei cumprir a rotina de todos os dias ler pelo menos meia hora e ao fim de semana pelo menos uma hora. Sei que tive dias de ler mais do que meia hora, mas o tempo a mais foi roubado ao trabalho que muitas vezes fazia ainda em casa. Infelizmente continuo a fazer, mas dedico muito menos tempo, sobrando mais tempo para ler antes de ir dormir e de manhã muito cedo.


Não pretendo fazer maratona literárias para dizer que li dez livros num mês, até porque simplesmente não posso, mas pretendo continuar esta nova rotina porque assim consigo ler mais e como resultado ter menos livros que ficam por ler. É uma boa sensação!