terça-feira, 31 de março de 2020

Novidade - "Encontra-me" de André Aciman

00as.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Samuel parte de Florença para Roma para visitar o filho, Elio, talentoso pianista. Mas um encontro inesperado vai modificar a sua vida para sempre. Elio, entretanto, muda-se para Paris enquanto Oliver, professor universitário com mulher e filhos, se vê confrontado com uma viagem de regresso ao continente europeu. Como será o retorno? Como vão estes homens lidar com as emoções do passado que, afinal, continuam tão presentes?

Através de três personagens muito diferentes, Encontra-me fala sobre o poder dos sentimentos profundos.




Críticas de imprensa

 


«Aciman escreve sobre o desejo com franqueza, descrevendo relações eróticas e emocionais com a mesma lucidez. O sexo pode ser terno ou não, a ligação pode ser duradoura ou efémera, mas há sempre várias camadas e uma complexidade subjacente.»
Boston Globe

«Deslumbrante.»
The New York Times


O pequeno & os livros

pequeno.png


Conversa deste fim de semana enquanto líamos pela milésima vez alguns dos dinossauros presentes no seu livro preferido sobre o tema.


- Pai, tens de me comprar mais alguns livros sobre dinossauros;


- Podemos pensar nisso, mas tu já tens vários livros só sobre dinossauros – disse eu.


- Mas tu estás sempre a dizer que quantos mais livros temos mais coisas podemos saber – disse o pequeno depois de uma pausa para pensar.


- Sim... é verdade... – respondi


- Bom eu preciso de saber mais coisas sobre dinossauros, por isso tens de ir comprar mais livros...


Tem razão. Nada a acrescentar...

segunda-feira, 30 de março de 2020

Novidade - "O Guardião - Agente Secreto do Vaticano - Volume I - O Anjo de Malta" de Yves Sente; Ilustração: Francois Boucq

00oif.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Encarregue de adquirir documentos antigos, Vince avisa os seus empregadores do perigo associado a esta transacção.


Inicialmente contratado para proteger os negociantes de arte do Vaticano, Vince é desafiado a integrar o Corpo do Guardiões, uma célula especial dos serviços secretos da Santa Sé.


A sua nova missão será proteger os cardeais que participam no Fórum económico Mundial de Davos

Notas sobre as pessoas dos livros

notas sobre as pessoas dos.png


Não sei se alguém desse lado já viveu a seguinte situação: quando um Pessoa dos Livros (neste caso eu) entra num diálogo com alguém que não lê, e, às tantas se estivéssemos a ver de fora, o que acontece é quem lê estar a justificar o porquê de o fazer, como é que arranja tempo, etc.


Ou seja, tendo por princípio a ideia, que me parece inquestionável, que o normal, o desejável, o recomendável é LER, dou por mim por vezes a ter de justificar esse comportamento perante pessoas que não o fazem. Porque eu tento ler desta forma, neste horário, aproveitando este tempo, porque em vez de fazer isto ou aquilo, leio.


Muitas vezes a resposta é “isso para mim não dá” e eu tento argumentar, e, às tantas, parece que me estou a justificar por algo mau, ou errado, que faço perante alguém que apenas devolve indiferença e, por mais de uma vez, já tive de levar com a boca “parece que estás a tentar evangelizar”.


Pensado bem, se calhar estou, mas o “Deus Livro” é concreto, palpável e pode trazer a “salvação”.

domingo, 29 de março de 2020

Novidade - "Panda - O Meu Quadro de Giz - Formas e Números - Livro de Atividades com Oferta de Conjunto de Giz"

ddad.jpg


Mais sobre  o livro aqui


Uma ideia para entreter os mais pequenos nesta fase (bem sei o jeito que dá).


Sinopse:


Chega uma novidade que os amigos mais pequenotes do Panda vão adorar: um livro de atividades a imitar ardósia com oferta de giz para escrever e apagar a vezes que forem precisas!


Para aqueles que adoram desenhar com giz, agora o Panda dá-lhes um livro para aprenderem as formas e os números da maneira mais divertida possível!

Notícias dos Livros em tempo de pandemia

livros e pandemia.png


Pelo que tive oportunidade de ler, A Livraria Lello, no Porto, vai abrir no próximo dia 1 de abril, aquele que será “o primeiro drive thru livreiro do mundo”, que permitirá aos seus clientes / leitores receber um livro sem sair do carro.


Irá oferecer um livro por dia, que será escolhido e anunciado antecipadamente nas redes sociais, e deverá ser um dos títulos da coleção de clássicos da Lello. Será necessário fazer inscrição, não basta aparecer.


A livraria manterá a sua atividade suspensa, mas quer cumprir a missão de “pôr o mundo inteiro a ler sempre que haja mundo, leitores e o que ler”.


Louvável.

sábado, 28 de março de 2020

Novidade - "Qualquer Coisa de Bom" de Sveva Casati Modignani

00ert.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Após a morte de Alessandra Pluda Cavalli, o marido e os três filhos ouvem a leitura do testamento e ficam em estado de choque. A parte mais substancial do património foi destinada a Ludovica Magnasco, porteira do prédio onde vive a família Cavalli. Ludovica, a quem todos chamam Lula, sente-se igualmente perturbada por este legado, cujo significado não consegue perceber. Lula, que tem tido a sua conta de adversidades, é amada e respeitada por todos os moradores do prédio graças à sua inteligência, bom carácter e jeito para a cozinha. Mas tal não será suficiente para explicar esta inesperada herança. A explicação, com raízes num segredo de família desde sempre muito bem guardado, vai perturbá-la, mas não altera as suas convicções: o dinheiro só nos ajuda a viver melhor se o usarmos também para nos tornarmos úteis ao próximo. A indicar-lhe o caminho certo está agora o acaso, que cruza o seu destino com o do fascinante Guido Montini, um reputado veterinário dedicado a ações de voluntariado. Formam um casal magnífico com todas as condições para fazerem algo verdadeiramente bom.


Com este romance, Sveva Casati Modignani presenteia os leitores com uma história em que os momentos dramáticos se alternam com momentos de humor subtil e passagens plenas de ternura e nostalgia, mas onde prevalece uma sincera solidariedade para com quem nos rodeia e mais precisa de nós.

Leituras pré-blog - "A doença, o sofrimento e a morte entram num bar" de RAP

ooort.jpg


Mais sobre o livro aqui


Leitura de maio de 2017


Já terminei o livro "A doença, o sofrimento e a morte entram num bar" de Ricardo Araújo Pereira. Gostei bastante. Há muito tempo que sou fã de RAP e de praticamente tudo o que ele faz. É um humorista brilhante, mas acima de tudo acho que é alguém extremamente inteligente, e isso nota-se também neste livro. Fiquei a perceber um pouco mais sobre humor e aprendi uma sérei de coisas em que nunca tinha reparado. Excelente leitura.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Novidade - "Coração - Uma História" de Sandeep Jauhar

000012.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Fonte de vida, lugar da alma e das emoções, o coração desde sempre se encontrou no centro de todas as facetas da nossa existência, permanecendo ainda hoje um órgão tão misterioso e tão intrinsecamente ligado aos nossos sentimentos mais profundos, que altera a sua fisionomia quando passamos por um trauma emocional.

Alternando habilmente a descrição de episódios da sua experiência pessoal e profissional com os momentos mais marcantes da História da Medicina e dos seus protagonistas — médicos e pacientes que arriscaram as suas carreiras e vidas em nome da Ciência —, Sandeep Jauhar, reconhecido cardiologista e autor de sucesso, conta a fascinante história do coração, do que conhecemos ao que ainda nos falta conhecer acerca do nosso órgão mais vital.

Um livro em forma de crónica que alerta para os aspetos mais escondidos das doenças, para os limites atuais da técnica, mas também para a importância e impacto que o modo como escolhemos viver tem no nosso próprio futuro.




Críticas de imprensa

 


«Um livro sobre um assunto que nos diz respeito a todos, escrito com uma profundidade e riqueza fora do habitual.»
The Times Literary Supplement

«A exploração do coração, esse músculo maravilhoso, que Sandeep Jauhar leva a cabo une os mais recentes conhecimentos científicos na área com memória e História… Uma narrativa comovente que ecoa o batimento deste órgão, "o nosso principal motor e o seu grande baluarte".»
Nature


Dava um bom retiro livresco 59

bookish-gifts-galactic-valentine.jpg(imagem retirada daqui)


Por estes dias talvez seja o único retiro livresco recomendável. Qualquer local fora do planeta Terra. Pelo menos até deixarmos de ouvir falar em Covid19.


 


 

quinta-feira, 26 de março de 2020

Novidade - "A Tormenta de Espadas - As Crónicas de Gelo e Fogo - Volume 5 (Edição especial limitada)" de George R. R. Martin

dfsfsfss.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Os Sete Reinos estremecem quando os selvagens se aproximam da Muralha numa onda interminável de homens e gigantes. Jon Snow encontra-se entre eles, debatendo-se com a consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, venceu todas as batalhas, mas será capaz de superar as mais subtis, que não se travam pela espada? Na corte de Joffrey, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell.


Mas, no Leste, Daenerys navega na direcção das terras da sua infância. A menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

O Vírus & Os Livros

virus.png


A pandemia afeta tudo e todos e os livros não são exceção. No meio de tudo isto há o mau, mas também há o bom, o fazer bem e o adaptar.


Assim, dentro do mau ou do menos bom saliento:


- Adiamento do lançamento de novos títulos por parte de muitas editoras, e receio pelo futuro tendo em conta o impacto da pandemia e de uma nova crise;


- Adiamento da Feira do Livro de Lisboa para final de agosto ou início de setembro.


Mas há também o outro lado:


- Mais de 40 escritores em isolamento criaram um projeto online, no Facebook, denominado “Bode Inspiratório”;


- Multiplicam-se as iniciativas, publicas e privadas, inspiradas na ideia de ficar em cada a ler;


- E uma última que muito me agradou: a ministra da cultura considerou o livro um bem de primeira necessidade e disse que as livrarias podem estar abertas para vender livros desde que o façam ao postigo.


Enfim, melhores dias virão, mas até lá haja livros para ler!

quarta-feira, 25 de março de 2020

Novidade - "Um Cemitério para Lunáticos" de Ray Bradbury

0045.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Na noite de Halloween, um jovem argumentista de Hollywood recebe uma mensagem anónima para ir à meia-noite ao cemitério contíguo aos estúdios da Maximus Films, onde será surpreendido por uma grande revelação.

Ali depara com a figura arrepiante do antigo proprietário dos estúdios, supostamente morto há vinte anos. Terá visto bem, ou terá sido uma ilusão, uma partida de mau gosto? Em breve, ocorrerão outros estranhos acontecimentos ligados a um misterioso passado e a um monstro que anda à solta.

Na tentativa de resolver todos estes enigmas, contando com a ajuda do detective Elmo Crumley e de uma plêiade de personagens excêntricas da Sétima Arte, o escritor vê-se enredado numa teia de segredos e escândalos que abrem a porta ao leitor ao mundo perdido dos anos dourados do cinema americano.

Escrito com humor e imaginação delirante, Um Cemitério para Lunáticos é um dos romances mais icónicos de Ray Bradbury, um livro inclassificável, algures entre uma autobiografia inventada e um livro policial, que evoca, entre sombras e luzes artificiais, um passado deslumbrante.

Leituras – os primórdios ou os quadradinhos da Disney

asdsd.jpg


 


Um dia destes a arrumar umas caixas com tralha antiga fui dar com dois livros de banda desenhada da Disney todos amarelados. Terão ambos mais de 30 anos. Um deles, um “Almanaque Disney”, ao abrir, praticamente desfez-se. Tio Patinhas, Donald, Irmãos Metralha, estavam lá todos.


É curioso que assim que mexi nos livros foi como se tivesse levado uma injeção de informação na minha memória relativamente a algo que, sendo honesto, não me recordava: o papel que estes livros tiveram na minha formação enquanto leitor.


Eu teria os meus 10 anos e tinha um segundo primo na casa do qual ficava depois das aulas e antes de vir para casa, que tinha sempre pilhas de livros da Disney. Lembro-me dele me ter oferecido dois ou três e, no autocarro a caminha de casa, li logo um. A partir dai lembro-me de ter começado a levar todos os que ele não queria e de ter a escrivaninha do meu quarto repleta de livros que li repetidas vezes. Consegui lembrar-me de inúmeros momentos meus, deitado na minha cama a ler uns quadradinhos antes de ir dormir. Nem tinha ideia de ainda ter estas memórias.


Por vezes questiono-me como é possível esquecermo-nos de momentos importantes da nossa vida, mas consigo ficar feliz por ainda ter a capacidade de me deliciar com estas memórias quando elas aparecem. Esta tem uma ligação direta a este blog e às origens deste leitor.

terça-feira, 24 de março de 2020

Novidade - "Em Casa - Breve História da Vida Privada" de Bill Bryson (reedição)

00012.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Em que consiste de facto a História? Séculos de pessoas no seu quotidiano: a dormir, a comer, a fazer sexo, a tentar viver confortavelmente. E onde acontece tudo isso? Em casa.


Foi este pensamento que inspirou Bill Bryson a fazer uma viagem pela sua própria casa, uma velha reitoria em Norfolk, andando de divisão em divisão a pensar como tinham início os acontecimentos banais da vida. E o que descobriu foram espantosas ligações entre tudo, desde o Palácio de Cristal à Torre Eiffel, do escorbuto à profanação de cadáveres, dos percevejos à Revolução Industrial, da crinolina às retretes, e praticamente tudo o resto que alguma vez aconteceu.


Se Breve História de Quase Tudo nos dava um panorama abrangente do mundo, do Universo e de tudo o mais, Em Casa espreita a vida privada pelo microscópio. Bryson emprega a mesma curiosidade insaciável, o mesmo humor irresistível, a mesma prosa estilizada e o mesmo poder narrativo, o que torna este livro um dos mais lúdicos e esclarecedores acerca da maneira como vivemos.
«As casas não são refúgios da História. São onde a História vai acabar.»

Leitura - "A Nação das Plantas" de Stefano Mancuso

0058.jpg


Mais sobre o livro aqui


Conclui a leitura do livro “A Nação das Plantas” de Stefano Mancuso.


É o segundo livro que leio do autor, depois de no ano passado ter lido “A Revolução das Plantas”.


Começo por referir que é um livro que toda a gente devia ler. Desde logo porque, mais até do que o “A Revolução das Plantas”, é um livro que nos mostra de uma forma simples o que estamos a fazer ao mundo em que vivemos e o que, em vez disso, podíamos fazer.


O autor apresenta-nos a uma Constituição da Nação das Plantas, ou seja, uma Constituição imaginada como se fosse escrita pelas plantas. Estranho? Nem tanto, lendo o livro percebe porquê.


São oito artigos a começar num óbvio (ou não) “A Terra é a casa comum da Vida”. Todos os artigos são explicados e contextualizados, no fundo um misto entre o andamos a fazer mal ao nosso planeta e o que poderíamos de facto fazer. Não é um livro ambientalista no sentido mais restrito do tema, diria antes que tem muito de senso comum que muitas vezes é completamente ignorado, tendo sempre por base algo que muitas vezes negligenciamos e que é a importância, a singularidade e o que podemos aprender com as plantas.


É importante referir que o autor não um qualquer. É um reputado cientista italiano. E não, não é um livro aborrecido e enfadonho, antes pelo contrário. É um livro para ler e aprender de forma bastante fácil.


Mais do que recomendável é um livro a tender para o obrigatório. De tão simples que é, é extremamente completo na fotografia que tira à nossa casa Comum pelos olhos das plantas.


Deixo aqui mais uma vez o meu obrigado à Bertrand por mais uma excelente oferta de leitura.


5Estrelas.png


 

segunda-feira, 23 de março de 2020

Novidade - "Sementes Mágicas" de V.S.Naipaul

0012rf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Willie Chandran é um homem de identidade incerta que, aos quarenta anos, tem atrás de si uma vida de peregrino: saiu da Índia, onde nasceu, viveu em Londres, Berlim e num país africano de língua portuguesa, provavelmente Moçambique.
A meio da vida, instigado pela irmã - e em consequência da sua própria lassitude -, regressa à Índia e resolve juntar-se a um grupo revolucionário clandestino. Mas mais uma vez, como acontecera no passado, Chandran sente-se fora da sua própria história.

Quando volta ao Reino Unido, onde a sua demanda começara trinta anos antes, encontra um país que virou costas ao seu passado e que, como ele, está deslocado da sua própria história. Porém, num momento de grotesca revelação, chega ao entendimento daquilo que poderá, finalmente, libertar o seu verdadeiro eu.




Críticas de imprensa

 


«Aqui, em cada frase, está o supremo ofício, a perceção, a precisão, o estilo.»
Globe & Mail

«Um romance com subtileza, originalidade, emoção despedaçante e uma precisão linguística sem igual.»
The Observer


Um apelo - leiam e ajudem

LEIAM.png


O período que vivemos é complicado para toda agente, seja por razões de saúde, seja por razões económicas.


Para além do óbvio recolhimento, acho honestamente que todos podemos fazer alguma coisa para ajudar. Como disse o nosso Primeiro Ministro, e bem, o país não pode parar, por isso, seja porque compramos, ou encomendamos comida nos restaurantes que continuam a poder servir, seja através das compras de outros bens online, como por exemplo livros, podemos fazer mais alguma coisa da nossa parte.


Sejam ebooks ou livros físicos, a maior parte das livrarias e editoras estão a fazer descontos avultados para conseguir manter alguma atividade neste período, que, com o fecho de todos as livrarias físicas, não se apregoam muito fácil, em particular para as mais pequenas.


Assim, fica aqui a nota: aproveitem para ler com o tempo que tem a mais em casa, mesmo que estejam em teletrabalho e comprem um ou outro livro. Toda a gente ganha.


Cada um sabe da sua carteira, naturalmente, mas há muito livro e ebook a bons preços. Aproveitem, leiam e ajudem.

domingo, 22 de março de 2020

Novidade - "Elevação" de Stephen King

005g.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Castle Rock é uma pequena cidade, cenário de muitos livros de Stephen King, e as notícias correm depressa. É por isso que Scott Carey quer confiar o seu estranho segredo apenas ao Dr. Bob Ellis: anda a perder peso sem emagrecer e a balança regista o mesmo peso independentemente da roupa que usa.
Scott tem duas vizinhas que abriram uma «requintada experiência de jantar» na cidade, mas a população não está convencida. Deidre e Missy Donaldson é um casal de lésbicas que não encaixa muito bem nas expectativas da comunidade. E agora Scott parece estar em guerra com elas, porque os cães do casal gostam de ir fazer as necessidades ao seu relvado.

Scott começa a compreender a vida difícil das vizinhas e tenta ajudar. Enquanto a comunidade se une e se prepara para mais uma comemoração do Dia de Ação de Graças, alianças improváveis são criadas, mostrando que podemos encontrar uma base comum apesar das nossas diferenças tão enraizadas.




Críticas de imprensa

 


«Do lendário contador de histórias Stephen King, uma história aliciante sobre “um homem comum num estado extraordinário, erguendo-se acima do ódio”.»
The Washington Post

«Stephen King, “o nosso recurso renovável mais precioso, que lembra Shakespeare com a maleabilidade da sua obra”.»
Guardian


Fazia desta livraria a minha casa 11

17_一层阅读区_©陈颢_First_floor_reading_ar


Paddy Field Bookstore, Xiadi, China

sábado, 21 de março de 2020

Novidade - "Estar em Casa" de Adília Lopes

weee.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Depois de Bandolim e Manhã, Estar em Casa é o mais recente livro de poesia de Adília Lopes, que completa esta trilogia de forte componente autobiográfica e acompanhada de fotos incluídas pela autora. Agora na sua segunda edição, revista e aumentada.

Sou deste lugar
como as árvores
e as casas

Dia Mundial da Poesia no Ministério

posesia 2.png


Enquanto amante de poesia, deixo aqui o meu mais do que modesto contribudo na comemorada no dia mundial que lhe é dedicado.


 


Dia de celebrar essa bela arte quase terapia


De escrever em verso a tristeza e a alegria


Num mundo atual em estado de agonia


Silenciado à bruta por uma pandemia


 


Reinventa-se a vida que antes se conhecia


Criando uma nova com outra simetria


Enquanto esperamos a antiga harmonia


Viva-se o possível do Dia Mundial da Poesia

Ainda sobre o livro "Desperdício Alimentar"

004gh.jpg


A título pessoal, e em complemento ao que já aqui escrivi, gostaria de deixar duas notas sobre o tema deste livro.


Primeira nota: cresci no seio de uma família onde nunca faltou nada, mas onde havia um tremendo respeito pela comida, já que os meus pais não tiveram a mesma sorte de que (não faltar nada). Cresci com essa consciência e ainda hoje não sei fazer de forma diferente. Não sou nenhum santo e também faço parte da estatística do desperdício, mas acredito que numa escala bem menor, e revolta-me sempre que tenho de atirar comida para o lixo. Faço compras conscientes e programadas, evito excessos, controlo prazos de validade. O pão é talvez o alimento onde acontece desperdício com maior frequência, em particular ao fim de semana.


A outra nota tem que ver com o primeiro momento que tenho verdadeiramente presente de observância de desperdício alimentar estúpido: há cerca de 12 anos, numas férias num resort no sul de Espanha, all inclusive, lembro-me de, depois das refeições, observar os amontoados de comida que as pessoas deixam no prato. Como era em sistema bufett, as pessoas traziam para a mesa pratos e pratos de comida para não comerem nem ¼. Centenas de quilogramas de comida que vi perderem-se nessa semana apenas por estupidez humana. Fez-me muita confusão.


Em resumo, gostaria apenas de reforçar que este é um tema que passa grandemente por cada um de nós. Há “muita coisa” que outras entidades podem fazer, mas há um “imenso” que todos nós podemos fazer todos os dias. Nas compras, no consumo, na gestão diária. Não custa nada, e pode custar muito menos. Se precisarem de um incentivo leiam o livro (podem ler a minha opinião aqui).

sexta-feira, 20 de março de 2020

Novidade - "Os Testamentos" de Margaret Atwood

001rt.jpg


Mais sobre o livro aqui


Chega hoje às livrarias a tradução do livro vencedor do Booker Prize de 2019.


Sinopse:



A obra-prima distópica de Margaret Atwood, A História de Uma Serva, tornou-se um clássico do nosso tempo cuja conclusão conhecemos nesta deslumbrante sequela.
Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro.
Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma terceira, uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.

São estes segredos, há muito enterrados, que irão aproximar estas três mulheres, forçando-as a aceitarem-se e a defenderem as suas convicções mais profundas.




Críticas de imprensa

 


«O evento literário do ano.»
The Guardian

«Um romance selvagem e belo , que hoje nos interpela, em todo o mundo, com uma convicção e uma força extraordinários... As expectativas em relação a Atwood eram muito elevadas e ela superou-as." Peter Florence, presidente dos juízes do Booker Prize.»
The Guardian


Notas soltas (minhas) sobre autores

notas.png


 


- Acho que não se dá o devido valor a José Rodrigues dos Santos (o autor);


- Tenho muita admiração pela forma como Daniel Silva monta uma história;


- Ainda não consegui atingir o alcance dos livros de Ali Smith;


- Preciso de ler mais alguma coisa de Gonçalo M. Tavares para validar a minha opinião sobre o autor;


- Gostava de ter a possibilidade de conversar com Yuval Noah Harari;


- A única coisa que li de Umberto Eco foi “Como preparar uma tese”;


- Fiquei agradavelmente surpreendido com o primeiro livro que li de José Eduardo Agualusa;


- Considero o livro “Lincoln no Bardo” de George Saunders um brilhante exercício de criatividade;


- Margaret Atwood é provavelmente a autora que ando a adiar há mais tempo;


- Sinto um certo receio de ler António Lobo Antunes;


- Acho que Ricardo Araújo Pereira poderia ser um brilhante escritor de ficção.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Novidade - "O Naufrágio das Civilizações" de Amin Maalouf

00157d.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Quando os espetaculares avanços tecnológicos dos nossos dias nos facilitaram o acesso ao conhecimento como nunca antes, quando vivemos mais e melhor, quando o terceiro mundo se desenvolve... Quando, pela primeira vez, se poderia conduzir a humanidade a uma era de liberdade e progresso, o mundo parece seguir na direção oposta, rumo à destruição de tudo o que foi alcançado.

Como chegámos aqui?
Há alguns anos, Amin Maalouf disse que as nossas civilizações estão esgotadas e forneceu os motivos: desconfiança em relação ao Outro, xenofobia, intolerância política e religiosa, populismo, individualismo e a insularidade do nacionalismo, racismo... Hoje em dia fala diretamente de naufrágio iminente. Não há desejo de um passado melhor nas suas palavras, ele está apenas preocupado com o futuro desta era desconcertante, o futuro das novas gerações, que possa desaparecer o que deu sentido à aventura humana.

Tão-pouco se deixa levar pelo pessimismo ou prega o desânimo, apenas faz um apelo lúcido à responsabilidade coletiva, deixando a porta da esperança entreaberta para o mundo se reorientar, pois como escreveu: «Melhor enganar-se na esperança do que acertar no desespero». A América, embora ainda seja a única superpotência, está a perder toda a credibilidade moral. A Europa, que ofereceu ao seu povo e ao resto da humanidade o projeto mais ambicioso e mais reconfortante do nosso tempo, está a fragmentar-se. O mundo árabe-muçulmano atravessa uma profunda crise que mergulha o seu povo no desespero e tem repercussões calamitosas em todo o mundo. Grandes nações emergentes ou renascentes, como a China, a Índia ou a Rússia estão a surgir no cenário mundial num ambiente deletério, onde reina o cada um por si e a lei do mais forte. Uma nova corrida ao armamento parece inevitável. Sem mencionar as sérias ameaças (clima, meio ambiente, saúde) que estão a pesar no planeta e que só poderíamos enfrentar com uma solidariedade global que precisamente nos falta.

Há mais de meio século que o autor observa o mundo e o percorre. Estava em Saigão no final da Guerra do Vietname, em Teerão durante o advento da República Islâmica. Neste livro poderoso e abrangente, faz de espectador engajado e pensador, misturando histórias e reflexões, às vezes contando grandes eventos de que foi uma das poucas testemunhas oculares, e depois elevando-se ao papel de historiador acima da sua própria experiência para nos explicar por que sucessivos desvios a humanidade passou para se encontrar assim no limiar do naufrágio.




Críticas de imprensa

 


«Um olhar claro e lúcido sobre o nosso século.»
Radio-Canada


Um livro entre um pai e um filho

pai.png


Comemora-se hoje o dia do Pai. Um dia do pai diferente, mas ao mesmo tempo único, porque vou conseguir, ainda que involuntariamente, passar o dia inteiro com o meu filho.


Sei que não vou ter a prendinha da escolha porque já não houve tempo para fazer, sei que vai ser mais um dia pesado para uma criança de 5 anos, que é um bichinho da rua e que de repente de viu confinado em permanência a casa, e sei também que preciso de ter mais paciência para as coisas dele, preciso sempre, mas mais ainda nesta fase.


Um dos fatores que mais ajuda por estes dias para acalmar alguma adrenalina são os livros, a leitura dos livros, as perguntas sobre os livros. Acalma-o a ele e a mim também.


Neste Dia do Pai, se estiverem por casa (e muitos estarão) sentem-se 10 minutos com os vossos filhos e leiam uma história. Seja ela qual for. E se puderem, façam-no de manhã e de tarde e à noite. Façam-no como exercício para eles e para vocês.


Um livro entre um pai e um filho é um excelente elemento de partilha e aproximação.


Feliz dia do Pai!

quarta-feira, 18 de março de 2020

Novidade - "A Corrente" de Adrian McKinty;

sd4.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



A manhã começa normalmente. Rachel Klein deixa a filha, Kylie, na paragem de autocarro e segue a sua rotina diária. Mas um telefonema a partir de um número desconhecido para o seu telemóvel muda tudo. Do outro lado da linha, está uma mulher a avisá-la de que tem Kylie em seu poder, no banco de trás do seu carro, e que Rachel só voltará a ver a filha se pagar um resgate… e raptar outra criança.

A mulher diz-lhe que é mãe de um rapazinho que foi também raptado e que, se Rachel não fizer exatamente o que ela lhe diz, o menino morrerá e Kylie também. Rachel faz agora parte da Corrente, um esquema aterrorizador que transforma os pais das vítimas em criminosos - e que, ao mesmo tempo, deixa alguém muito rico.

Rachel é uma mulher comum mas, nos dias que se seguem, vai ultrapassar limites até aí inimagináveis. Terá de fazer escolhas morais impossíveis e praticar coisas terríveis. A Corrente é implacável e totalmente anónima. As suas regras são simples: entregar o dinheiro exigido, encontrar uma vítima e, a seguir, cometer um ato abominável que nunca passaria pela mente de uma pessoa comum.

Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos seus filhos. Mas o que eles não sabem é que podem finalmente deparar-se com alguém à sua altura. Rachel é inteligente, determinada e uma sobrevivente. Será ela a pessoa capaz de quebrar a Corrente?




Críticas de imprensa

 


«Uma leitura arrepiante, intensa e viciante, que irá querer devorar.»
People Magazine, Book of the week

«Será difícil encontrar um thriller psicologicamente tão rico como este.»
Entertainment Weekly

«Com um estilo único e pungente, este é um thriller que justifica toda a atenção mediática à sua volta.»
The Guardian


Curiosidades Livrescas

CL.png


John Green, o autor que se tornou mundialmente famoso com o livro “A Culpa é das Estrelas”, chegou a considerar tornar-se padre.


Como a vida dá muitas voltas ele acabou por encontrar inspiração para escrever, e em concreto para o livro, quando trabalhou como capelão estagiário Nationwide Children’s Hospital, em Columbus, em Ohio, especialmente junto de crianças com doenças terminais.

terça-feira, 17 de março de 2020

Novidade - "Scrum - Manual de Instruções" de J.J. Sutherland

ffsfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Livro sobre um tema que aparece cada vez mais no mundo empresarial.


Sinopse:


Scrum é a arma secreta usada por muitas das mais bem-sucedidas empresas do mundo. Google, Facebook, Amazon e Apple - para referir apenas as quatro gigantes mundiais - recorrem ao programa para acelerar a inovação, afinar o foco nos clientes e diminuir drasticamente o tempo de tomada de decisões.

Scrum é a mais usada framework Agile de desenvolvimento de projetos, e em anos recentes saiu definitivamente do nicho das empresas de software e tecnológicas. J.J. Sutherland e a sua equipa expandiram a aplicação para áreas que vão do sector bancário à mineração, passando pela saúde e biotecnologia.

No primeiro livro do autor, Scrum - A Arte de Fazer o Dobro em Metade do Tempo, escrito a meias com o seu pai Jeff (co-criador do Scrum), J.J. explicou o que era a framework. Em Scrum - Manual de Instruções, o autor recorre à sua vastíssima experiência em campo para explicar a líderes, gestores e funcionários os desafios que terão de enfrentar numa transformação Agile.

E mostra como a framework pode ser usada em qualquer projeto e indústria, desde uma fábrica de automóveis na Europa a uma ONG em África, passando por uma construtora de aviões de combate na Suécia.

Pequena nota sobre os tempos que correm

tempos.png


Este é um blog dedicado aos livros e à leitura, mas é também um blog de alguém responsável e preocupado.


Não venho aqui dar lições de moral a ninguém, nem dizer o que é que cada um deve fazer, porque essa parte as autoridades competentes já fizeram (e fazem) e a informação é clara para todos.


A única coisa que gostaria dizer é o seguinte: se cada um fizer a sua parte, se cada um pensar no todo e não na sua parte, se cada um perceber o que está aqui em jogo, podemos sair disto mais rapidamente e com menos consequências. Resguardem-se, cuidem-se, respeitem os outros, cumpram as regras, as definidas e as do bom senso.


E já agora, se puderem, aproveitem este período para ler, desde logo leiam nos locais / fontes adequadas a informação que interessa sobre o tema (organismos públicos, nomeadamente) e esquivem-se à difusão de informação duvidosa, e depois, se não estiverem a trabalhar, agarrem um livro e leiam, para vocês, para os vossos filhos. Leiam, apenas. Em qualquer momento o livro é um bom refúgio, mas neste me particular, mais ainda.


Por aqui, os livros vão continuar.

Leitura - "Desperdício Alimentar" de Iva Pires

004gh.jpg


Mais sobre o livro aqui


A intenção de ler este livro surgiu depois de ter assistido, ainda em janeiro, ao programa “Linha da Frente” da RTP, precisamente dedicado ao tema do desperdício alimentar.


Não sendo um tema desconhecido fiquei impressionado com alguns números que ouvi e por isso fiquei interessado em saber mais. Foi neste pequeno livro que encontrei mais informação e ainda indicação sobre onde procurar mais conteúdos no mesmo âmbito. Apedar de ser um pequeno livro tem muito informação e está muito bem estruturado.


Os números são brutais: de acordo com dados de 2011, 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados para consumo perderam-se ou forma desperdiçados. É aproximadamente 1/3 do total de alimentos produzidos no mundo.


Este livro ajuda-nos a perceber em que fases é que os alimentos são perdidos ou desperdiçados, os números envolvidos e os motivos, assim como os impactos aos mais variados níveis, desde o económico ao ambiental passando pelo ético e ainda algumas medias já implementada e pensadas para conseguir uma redução.


Um dos principais pontos de alerta é o desperdício ao nível das famílias, sendo simultaneamente um dos mais importantes e de maior crescimento nos últimos anos, muito em resultado da diminuição do custo dos alimentos e do seu peso no orçamento familiar. Nesse campo TODOS temos de fazer mais para diminuir o desperdício.


Trata-se de um livro que recomendo, mas que se pudesse quase que “obrigava” toda a gente a ler, porque mais do que um livro é um alerta. São 3,5 € (se não tiverem nenhum desconto). Leiam este livro se faz favor!


5Estrelas.png


 

segunda-feira, 16 de março de 2020

Novidade - "Léxico da Luz e da Escuridão" de Simon Stranger

00158.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Uma história familiar magistralmente construída, um romance épico e ambicioso. Todo o léxico do amor, da perda, da coragem, da maldade - conciso, essencial, acutilante, poético.

O que faz com que o acanhado filho do sapateiro Henry Rinnan, de Trøndelag, se torne um dos mais odiados criminosos da História da Noruega, um agente duplo que mata noruegueses para os nazis?
E por que motivo uma família de judeus, logo após o fim da guerra, quereria ir viver para o quartel-general de Rinnan, a casa que se tornou o símbolo por excelência das atrocidades cometidas durante a ocupação alemã?

Ao saber que a mãe da mulher tinha crescido na infamante casa que ficou conhecida por Bandeklosteret - o lugar onde a clique de Rinnan se juntava para maquinar, fazer festas e torturar prisioneiros na cave -, Simon Stranger começa a investigar a história dos Komissar, bem como dos seus elementos que morreram e dos que sobreviveram.

Léxico da Luz e da Escuridão foi galardoado com o Prémio dos Livreiros Noruegueses e com o Riksmalprisen, atribuído a escritores de ficção ou não ficção pelo uso excecional da língua norueguesa.




Críticas de imprensa


«Uma leitura compulsiva de histórias de família durante a Segunda Guerra Mundial. Uma prosa que cintila e abrasa.»
Dagbladet

«Apaixonante. Belíssimo.»
Bok 365

«Atemorizante. Feito com mestria.»
Adresseavisen


“Like me - Guia para uma vida miserável nas redes sociais”

350_9789893303542_like_me.jpg


 


Há um espaço de humor que acompanho e que me garante uma boa gargalhada diária (nos tempos que correm dá jeito). Trata-se do blog “Casa da Gorda”, que acabo por acompanhar mais até por via do Instagram.


Sucede que a autora do blog editou um livro a que deu o título de “Like me - Guia para uma vida miserável nas redes sociais” e eu, considerando que sou frequentador / apreciador do espaço, adquiri e já tive oportunidade de ler uma parte.


Tendo em conta o que já li acho que está muito bem conseguido. Um mix muito bem conseguido entre humor e verdade efetiva.


Está disponível apenas em ebook aqui e custa apenas 0,99 €. Recomendo e voltarei ao tema quando concluir a leitura.

domingo, 15 de março de 2020

Novidade - "Criatividade - Como vencer as forças que bloqueiam a inspiração" de Ed Catmull

das.jpg


Mais sobre o livro aqui


Livro muito interessante. Já andei a espreitar o orignal em inglês.


Sinopse:


Criatividade é um livro inspirador que ensina a construir uma cultura criativa e de permanente inovação, qualquer que seja a área de trabalho.

Durante quase vinte anos, a Pixar dominou o mundo da animação. Nasceram na empresa filmes tão adorados como a trilogia Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo, Os Incríveis ou Up - Altamente, que bateram recordes de bilheteira e conquistaram trinta Óscares.

Nesta obra, Ed Catmull partindo da experiência da Pixar e da Disney Animation revela os princípios e as técnicas que tornaram a empresa tão admirada, e rentável, e como podem ser aplicados por outras pessoas e setores.

Criatividade revela de que forma a empresa alcançou o reconhecimento e o sucesso que todos conhecemos, incentivando nos a aprender com as suas lições. Repleto de casos práticos e bons exemplos, este é um livro essencial para quem quer ser mais inovador.

7 dicas & 7 livros

Dica7.png


 

Leituras pré-blog - "Memória de Elefante" de António Lobo Antunes

gdfghh.jpg


Mais sobre o livro aqui


Leitura de 2011


Trata-se do primeiro livro do autor, escrito em 1979 e foi também a primeira obra sua que li.
Confesso que a frase que melhor se pode adequar a esta leitura é “primeiro estranha-se depois entranha-se”.
Não é uma leitura fácil e “leve”. É um livro denso, pesado até. Mas tem um tipo de escrita extraordinário, que, podemos gostar ou não, mas acho que temos sempre que admirar porque não está ao alcance de qualquer um.
A história centra-se num dia da vida de um psiquiatra e trás ao de cima uma panóplia enorme de sentimentos, de recordações, frustrações, mágoas, etc.
Sendo este o seu primeiro livro fico com imensa curiosidade me ler algo mais recente.
Recomenda-se vivamente a leitura deste livro!


Nota: depois deste livro a verdade é que não li mais nada de Lobo Antunes. Tenho várias opções em casa mas ainda não voltei ao autor.  


 

sábado, 14 de março de 2020

Novidade - "Serei sempre o teu abrigo" de Valter Hugo Mãe

0015yt.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«O avô, resumido nos sentimentos, sem talento nas aflições, mais maniento e cheio de medo, só dizia: sossega, menina, sossega. Mesmo velhinhos, ele tratava-a como da primeira vez. Era uma menina.»


Um conto delicado sobre a fragilidade dos avós vista pelos olhos atentos do neto.
Na sensibilidade que só as palavras de Valter Hugo Mãe conseguem atingir, acompanhamos a força do amor dos avós um pelo outro e dos dois pelo neto. O poder dos laços da família e do afeto.

7 dicas & 7 livros

Dica6.png


 

Women’s Prize for Fiction 2020

VnpPchZi_400x400.jpg


Foi conhecida na semana passada a longlist das nomeadas ao Women’s Prize 2020.


Da lista dos 16 nomes (e livros) contam-se Bernardine Evaristo, que foi vencedora do Booker Prize de 2019 em paralelo com Margaret Atwood, e a dupla vencedora do mesmo prémio, Hilary Mantel com o terceiro livro da trilogia “Wolf Hall”, “The mirror and the light”, que saiu na semana passada. Há ainda outra vencedora do Booker Prize na lista: Anne Enright que venceu o prémio em 2007. É uma lista de luxo, digo eu.


Margaret Atwood e Hilary Mantel são duas autoras que quero ler, mas tenho o mesmo problema com ambas: gostava de ler os livros novos, mas não li os anteriores e por isso não tenho enquadramento. Tenho de começar por algum lado e muito provavelmente, a muito curto prazo, vai ser com “A História de uma Serva”, até porque ainda não comprei o “Wolf Hall”.


Lista completa de nomeadas (com link para mais detalhe):


Djinn Patrol on the Purple Line de Deepa Anappara


Fleishman Is in Trouble de Taffy Brodesser-Akner


Queenie de Candice Carty-Williams


Dominicana de Angie Cruz


Actress de Anne Enright


Girl, Woman, Other de Bernardine Evaristo


Nightingale Point de Luan Goldie


A Thousand Ships de Natalie Haynes


How We Disappeared de Jing-Jing Lee


The Most Fun We Ever Had de Claire Lombardo


The Mirror and the Light de Hilary Mantel


Girl de Edna O’Brien


Hamnet de Maggie O’Farrell


Weather de Jenny Offill


The Dutch House de Ann Patchett


Red at the Bone de Jacqueline Woodson

sexta-feira, 13 de março de 2020

Novidade - "As Mãos Sujas" de Jean-Paul Sartre

sfsfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


As Mãos Sujas, a peça mais célebre de Jean-Paul Sartre, nasce da oposição política de um realista e de um idealista.

Um chefe revolucionário colabora com os seus adversários; uma fação do seu próprio partido considera essa tática inoportuna e encarrega um jovem idealista de o assassinar.

7 dicas & 7 livros

Dica5.png


 

Ministérios dos Livros no blog "Somos Livros" da Bertrand

dsfs.png


O Ministério dos Livros foi esta semana alvo de destaque num post do blog “Somos Livros” da Bertrand.


Como parte da Comunidade Bertrand fui convidado a responder a uma pequena entrevista cujo tema, como não podia deixar de ser, foram os livros.


Faço parte da Comunidade Bertrand praticamente desde o seu inicio e tenho beneficiado bastante dessa parceria, nomeadamente por via da disponibilização de muitos dos livros que li nos últimos tempos, razão pela qual acedi com todo o gosto a conceder à entrevista.


Aproveito para deixar aqui o meu agradecimento a toda a equipa da Bertrand com quem tenho contactado ao longo deste período, em particular a Sónia Rodrigues Pinto, que é também autora do artigo/post.


Caso tenham interesse podem ler a entrevista aqui.


Aproveito para deixar aqui o convite a todos os que possam ter um site, um blog, ou uma presença nas redes sociais e que partilhem da paixão pelos livros, a juntarem-se à Comunidade Bertrand.  


Por último gostaria apenas de registar aqui uma resposta em concreto que dei, e que a Bertrand deu destaque, apenas porque muitos dos comportamentos que tenho vistos nos últimos dias lhe dão efetiva razão.


"Tenho muita pena que a leitura não seja encarada como algo fundamental à construção de melhores seres humanos. Acredito genuinamente que crescemos muito enquanto pessoas quando lemos mais."

quinta-feira, 12 de março de 2020

Novidade - "Sob Céus Vermelhos" de Karoline Kan

0015.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Muito na linha de Cisnes Selvagens, de Jung Chang, mas tendo como objeto a China das novas gerações, este é um relato não ficcional e na primeira pessoa, com digressões para o passado (político e familiar) e a observação das múltiplas vertentes sociais e culturais da história moderna da China, em constante mudança.

Karoline Kan está na vanguarda dessa mudança: nasceu em 1989, como segunda filha - ainda durante a vigência da Política do Filho Único - numa China rural. Chegou ao ensino superior e conquistou a autonomia económica sem ter de se casar e fazendo o trabalho que escolheu: escrever para revistas e jornais de prestígio internacional. As grandes referências de Karoline Kan são Jung Chang, Xinran e Xiaolu Guo - todas elas autoras publicadas pela Quetzal.




Críticas de imprensa

 


«Karoline Kan conta histórias familiares emocionantes, além de histórias pessoais comoventes, e serve como um guia envolvente e franco da fascinante geração de que faz parte.»
The New York Times


7 dicas & 7 livros

Dica4.png


 

Book quote

0220203.png


Não tenho muito mais a dizer sobre esta frase, a não ser que é uma verdade monstruosa. Era uma verdade quando foi escrita, há mais de 40 anos, e continua (infelizmente) a sê-lo hoje.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Novidade - "Inteligência Financeira" de Joe Knight e Karen Berman

adadad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um dos melhores guias sobre finanças para não financeiros.
Livro de referência há vários anos nos EUA, numa edição revista e aumentada.


Fornece aos gestores não financeiros de pequenas a grandes empresas, uma melhor perspectiva de como a finança funciona para as empresas e o que realmente importa, melhorando a tomada de decisões.


Acessível, em linguagem clara e repleto de histórias divertidas sobre empresas reais, para entender as nuances, além dos números, e para ajudar a elevar o trabalho diário a um novo nível.

7 dicas & 7 livros

Dica3.png