terça-feira, 17 de março de 2020

Leitura - "Desperdício Alimentar" de Iva Pires

004gh.jpg


Mais sobre o livro aqui


A intenção de ler este livro surgiu depois de ter assistido, ainda em janeiro, ao programa “Linha da Frente” da RTP, precisamente dedicado ao tema do desperdício alimentar.


Não sendo um tema desconhecido fiquei impressionado com alguns números que ouvi e por isso fiquei interessado em saber mais. Foi neste pequeno livro que encontrei mais informação e ainda indicação sobre onde procurar mais conteúdos no mesmo âmbito. Apedar de ser um pequeno livro tem muito informação e está muito bem estruturado.


Os números são brutais: de acordo com dados de 2011, 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados para consumo perderam-se ou forma desperdiçados. É aproximadamente 1/3 do total de alimentos produzidos no mundo.


Este livro ajuda-nos a perceber em que fases é que os alimentos são perdidos ou desperdiçados, os números envolvidos e os motivos, assim como os impactos aos mais variados níveis, desde o económico ao ambiental passando pelo ético e ainda algumas medias já implementada e pensadas para conseguir uma redução.


Um dos principais pontos de alerta é o desperdício ao nível das famílias, sendo simultaneamente um dos mais importantes e de maior crescimento nos últimos anos, muito em resultado da diminuição do custo dos alimentos e do seu peso no orçamento familiar. Nesse campo TODOS temos de fazer mais para diminuir o desperdício.


Trata-se de um livro que recomendo, mas que se pudesse quase que “obrigava” toda a gente a ler, porque mais do que um livro é um alerta. São 3,5 € (se não tiverem nenhum desconto). Leiam este livro se faz favor!


5Estrelas.png


 

2 comentários:

  1. Um livro que será uma boa opção para ler agora e que certamente reflecte muita da paranóia que nos levou ao ponto que estamos a viver agora. Obrigada pela sugestão.
    Almerinda

    ResponderEliminar