segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Novidade - "Ser Super Mãe É uma Treta!" de Susana Almeida

1g.jpg


Mais sobre o livro aqui


Trata-se do livro da autora do blog Ser Super Mãe é uma Treta, muito apreciado cá em casa. Será garantia de boas gargalhadas certamente.


Sinopse:


A maternidade não é uma coisa perfeitinha, como vemos nas redes sociais, não é fácil, como mentimos umas às outras, não é mágica, como imaginamos antes de engravidar. Ser mãe é a prova de maior resistência física e emocional que existe. E quando insistimos em perpetuar a ideia de que tudo é perfeito, em vez de estendermos a mão às outras mães, estamos a colocar em cima delas o peso da culpa por não conseguirem alcançar essa perfeição.


Quando fui mãe, senti que se tinha instalado no mundo uma política que nos proibia de errar, de nos assumirmos cansadas e de dizermos tudo o que sentimos para lá do amor avassalador pelos nossos filhos, como se todos os ais tivessem de ser silenciados para não sermos julgadas em praça pública. Não contem comigo para isso.


Às vezes, a maternidade é um milagre, outras vezes é apenas uma enorme dor de cabeça. E dizer isto não coloca em causa o amor que sinto pelos meus filhos, porque entre birras, respostas tortas e noites sem dormir, eu sou a melhor mãe do mundo para os meus filhos, da mesma forma que vocês são a melhor mãe do mundo para os vossos. Acreditem, ninguém os atura melhor do que nós.


Então, vamos lá parar com esta merda de fingir que não estamos todas à beira de um ataque de nervos, pegar num copo de vinho e falar sem filtros sobre isto de ser mãe…


«Mães imperfeitas que não têm medo de o assumir, este livro conta a nossa história, não duvidem. Vão ler-se a cada palavra, a cada vírgula. Fôssemos gente de criar grupos de Facebook (Deus nos livre e guarde de tal sorte) e bateríamos recordes de participação.»
Ana Bacalhau, in Prefácio

Leitura - "O Futuro da Humanidade" de Michio Kaku

hh.jpg


Mais sobre o livro aqui


Terminei ontem um dos livros que tinha há mais tempo na minha wishlist “O Futuro da Humanidade” de Michio Kaku.


O livro, como o próprio título indica, trata daquilo que será o futuro do Homem e do planeta Terra, não apenas nos próximos 50 ou 100 anos, mas num horizonte temporal quase sem limite temporal.


Nunca tinha lido nada do autor, e embora tratando-se de um físico, já tinha analisado o suficiente para saber que a linguagem era muito direta e de entendimento fácil, na medida do que o tema o permite.


O autor leva-nos num percurso cujo principio é relativamente simples: mais cedo ou mais tarde teremos de deixar a Terra, não abandonar, mas sair para explorar outros horizontes, ou como quem diz, mundos. É como sair da casa dos pais, é inevitável.


O percurso em si, as etapas, a evolução é uma viagem que o autor nos convida a fazer num misto de realidade e ficção cientifica, literalmente, já que há múltiplas referências a filmes deste género, muitas vezes para lembrar que ideias que apenas existiam nesse campo estão hoje perto da realidade.


O autor não engana ninguém, apresenta cenários possíveis, caminhos potenciais tendo por base o que sabemos e conseguimos hoje, mas acima de tudo com o que é espectável virmos a conseguir no futuro, com a palavra “talvez” escrita inúmeras vezes.


Sendo um livro cuja sustentação é a ciência, a física, a astronomia e outras, devo referir com toda a humildade que há partes que me ultrapassam. Reconheço a minha limitação para conseguir atingir todo o alcance do que o autor apresenta (em particular a parte final quando já estamos perante cenários de civilizações que podermos criar daqui a milhões de anos). Mas é por isto mesmo que eu adoro estes livros, porque aprendo muito de cada vez que leio um novo. Consigo sempre apreender mais informação e da próxima consigo dizer, ok esta parte eu já apanhei.


Dito isto, três notas: não será certamente o último livro que leio do autor; é um excelente livro que qualquer pessoa pode ler desde que tenha interesse neste tipo de tema, ou quem se goste de interrogar para onde vamos. Aventurem-se e, em muitos momentos preparem-se para ficar boquiabertos.


Um último ponto importante. Todo o nosso futuro assenta num pequeno pormenor que "pode" de alguma forma condicioná-lo: passa tão somente por conseguirmos evitar a autodestruição ...


5Estrelas.png


 

Novidade - "As Filhas do Capitão" de María Dueñas

1b.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Nova Iorque, 1936.
O pequeno restaurante O Capitão abre as portas na rua 14, um dos enclaves da colónia espanhola que sobrevive na grande cidade americana.

A morte acidental do seu dono, o libertino Emilio Arenas, obriga a que as suas filhas indomáveis – filhas também da loucura dos anos 20 – assumam as rédeas do negócio, enquanto nos tribunais se resolve a herança.

Abatidas pela súbita necessidade de sobreviver, as temperamentais Victoria, Mona e Luz Arenas abrirão caminho através das adversidades, decididas a transformar um sonho em realidade.

Com uma leitura tão ágil quanto envolvente e emocionante, As Filhas do Capitão conta-nos a história de três jovens espanholas que se veem obrigadas a cruzar um oceano, instalando-se numa cidade deslumbrante, e lutar com bravura para encontrar um caminho.

Baseado numa história real, este romance é também um tributo a todas as mulheres que resistem, mesmo quando os ventos sopram em desacordo, e uma homenagem aos valentes que viveram – e vivem – a aventura, simultaneamente épica e quase sempre incerta, da emigração.

domingo, 29 de setembro de 2019

Só porque hoje é domingo...

d.png


 


 

Novidade - "Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha um Olho..." de Lúcia Vaz Pedro

1v.jpg


Mais sobre o livro aqui


Curioso, divertido ou dramático... não sei bem o que achar...


Sinopse:


À pergunta «Qual a função do apóstrofo?» o aluno responde: «Os apóstrofos são os discípulos de Jesus e andavam sempre com ele.»


A meio da aula há um aluno que levanta uma dúvida: «Professora, como é que Camões conseguia escrever tanto só com um olho?»


Honestidade acima de tudo! o que fazer quando um aluno escreve na pergunta de um teste: «Não estudei. Ou tive uma branca. Não me lembro da matéria. Pode dar nega»?


Analisando o Auto da Barca do Inferno, à pergunta «Indica o símbolo cénico do Judeu e explica a sua simbologia» o aluno responde: «É o body e serve para o judeu não ir nu para o Inferno.» Uma pequena confusão entre bode e body…


Ao pedido de explicação do famoso verso «Vai fermosa e não segura» de Luís Vaz de Camões, os alunos mostram que a imaginação não tem limites… «Este verso quer dizer que ela é bonita e ninguém lhe liga nenhuma», «Se ela não se sentia segura não devia ir», «Lianor ia toda bonita e ia sozinha, ia sem segurança, porque na época não havia seguranças».


Lúcia Vaz Pedro, professora de Português há mais de 25 anos, traz-nos alguns dos erros que foi colecionando em sala de aula, testes e exames nacionais, com a devida correção e explicação. À semelhança de Gil Vicente, o mestre que utilizava o cómico como forma de ensinar os outros, Lúcia Vaz Pedro acredita que é possível rir enquanto se ensina a falar e escrever em bom português.

sábado, 28 de setembro de 2019

Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

6y.jpg


 


José Viale Moutinho foi o vencedor desde ano do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco que é atribuido pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) com o livro "Monstruosidades do Tempo do Infortúnio"


Trata-se de um prémio que visa galardoar anualmente uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa.


Esta é a segunda vez que o autor vence o prémio. 


Mais sobre o livro aqui.


 

Novidade - "Notre-Dame - Uma das maiores obras da civilização europeia" de Notre-Dame

11.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«As imagens deixaram-nos estupefactos e em estado de choque. Fiquei à beira das lágrimas. Algo inestimável morria perante os nossos olhos. a sensação era desconcertante, como se a terra por baixo dos nossos pés estivesse a tremer.»
Ken Follett

Neste curto relato, Ken Follett descreve-nos a emoção que sentiu ao assistir em direto às imagens do incêndio de Notre-Dame e debruça-se de seguida sobre a história da catedral, da sua construção e o papel que teve no destino de toda a nação francesa.

Evoca ainda a influência que Notre-Dame exerceu na escrita de Os Pilares da Terra, certamente o mais conhecido dos seus romances.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Novidade - "Da Terra Metade" de Edward O. Wilson

1f.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um livro essencial para perceber a urgência ambiental, a biodiversidade e as soluções que se adivinham. A mais radical delas, pode conhecê-la nesta obra magnífica. "Da Terra Metade propõe uma primeira solução, uma solução de emergência proporcional à magnitude do problema: estou convicto de que só se colocarmos de lado, de reserva, meio planeta, ou mais, poderemos salvar a parte viva do meio ambiente e alcançar a estabilidade necessária à nossa própria sobrevivência"

Deambular pelas livrarias em tempo de férias

ddad.jpg


 


Uma das vantagens de estar de férias é... ter tempo. Nas minhas férias, e em dois momentos diferentes, consegui dedicar uns largos minutos, sem pressão de tempo nem de outros afazeres, a passear por duas livrarias.


Entrar em livrarias não é propriamente algo que me seja estranho no dia a dia, já que no local onde trabalho tenho essa facilidade, mas é sempre em contrarrelógio.


De qualquer forma é completamente diferente poder fazê-lo tranquilamente. Parar para abrir e folhear este e aquele livro, encontrar um livro que estive várias vezes para comprar e do qual me tinha esquecido, dar com uma novidade que não me tinha apercebido, ler duas ou três páginas de um livro para tentar perceber se vale ou não a pena.


Posso afirmar sem qualquer sombra de dúvida que teve um caráter quase terapêutico, mais ainda porque foi durante a semana e havia pouco movimento. Foi uma massagem ao cérebro que me soube pela vida. A repetir sempre que possível.

Novidade - "A História que Começa em Nós" de Robin Benway

1d.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Coisas boas acontecem, mesmo quando achamos que não as merecemos.


Grace tem 17 anos e foi adotada à nascença. Depois de muita indecisão, e apesar de sempre ter tido uma vida feliz, decide procurar a família biológica e descobre que tem dois irmãos de sangue: Maya e Joaquin.


Maya a mais nova dos três, é uma morena de língua afiada. Adotada por uma família disfuncional e a viver o seu primeiro amor, Maya está sôfrega por encontrar elos de ligação e parecenças com os dois «novos» irmãos que surgem de repente na sua vida.


Joaquin é um estoico pouco interessado em conhecer as irmãs. Depois de vários anos à mercê de famílias de acolhimento, aprendeu da forma mais dolorosa que os heróis não existem, e que, para bem de todos, os segredos e os medos devem manter-se guardados a sete chaves.


Esta história comovente, contada a três vozes carregadas de coragem e esperança, exalta a força do amor e o verdadeiro significado da família nas suas mais variadas formas — como encontrá-la, preservá-la e amá-la.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Novidade - "Elon Musk - O Homem de Ferro" de Jessica Easto

1a.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A profundidade e a amplitude do seu trabalho são extraordinárias, inspiradoras e visionárias. É rebelde e visionário, alguém com a rara capacidade de identificar e lidar com problemas de escala e complexidade quase incompreensíveis, apesar das elevadas barreiras à entrada e do risco de um fracasso quase certo. Profundamente envolvido em todos os aspetos das suas empresas, ele é sobretudo engenheiro por gosto e empreendedor e empresário por necessidade.

A verdade é que, mesmo que todos os empreendimentos de Musk falhassem hoje, os seus esforços já aceleraram o progresso da humanidade em direção à energia sustentável e à civilização multiplanetária. Ultrapassou tantas vezes as expetativas, que é fácil esquecermos o mundo em que começou, um mundo onde não havia qualquer programa de veículos elétricos viável e os programas de lançamento espaciais estavam desatualizados e eram incapazes de transportar seres humanos para o espaço.

Talvez um dos aspetos mais admiráveis do caráter de Musk seja ele demonstrar não se preocupar com os ganhos financeiros. Pode ser uma postura fácil para um multibilionário, mas Musk esteve perto da falência depois de aplicar a maior parte dos seus fundos pessoais na SpaceX e na Tesla durante um período difícil para ambas as empresas. Em vez disso, conforme veremos, ele parece inequivocamente dedicado a contribuir com soluções para a melhoria da humanidade e para assegurar que o futuro da mesma seja brilhante e inspirador.

«Há três coisas importantes na vida: ter vontade de se levantar para ir trabalhar todas as manhãs, desejar obter uma recompensa financeira significativa e ter um efeito positivo no mundo.»

«Acho que o que importa são as ações, e não o que as pessoas vão pensar de mim no futuro. Já estarei morto. Mas será que as coisas que fiz foram úteis?»

«Perdi, sem dúvida, muitas batalhas. Até agora não perdi nenhuma guerra, mas perdi, sem dúvida, muitas batalhas... mais do que as que consigo contar, provavelmente»
ELON MUSK

Não é engano, é mesmo uma parte importante da minha biblioteca

n.jpg


Na semana passada escrevi aqui sobre a casa nova dos meus livros, mas não referi um dos aspetos que eu mais me agrada e que está representado na foto acima.


Não se trata de um engano, é efetivamente algo que me agrada muito e que eu não tinha anteriormente: espaço para fazer crescer a biblioteca.


Até há pouco tempo atrás as pilhas de livros já se acumulavam em vários pontos do escritório / biblioteca devido à falta de espaço. Com a nova organização sobraram várias prateleiras como esta que vão dar pelo menos para alguns meses. Vai depender do ritmo de novas entradas. Depois disso não sei. Vou ter de usar a imaginação para continuar a crescer...

Novidade - "A Outra Margem do Mar" de António Lobo Antunes

dsa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Como vem acontecendo recorrentemente por esta altura do ano, António Lobo Antunes lança um novo livro. Segundo o autor, se bem me recordo, será o antepenúltimo antes da reforma.


Sinopse:


A Outra Margem do Mar recupera o início da sublevação na Baixa do Cassanje, em Angola.

O romance recai, assim, nos incidentes ocorridos antes da guerra colonial, quando grandes plantações de algodão começaram a ser incendiadas, acontecimentos que foram fulcrais para o desenrolar do conflito.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Novidade - "Vigilância Massiva, Registo Permanente" de Edward Snowden

7.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Em 2013, Edward Snowden, aos 29 anos, surpreendeu o mundo quando trouxe à luz alguns dos segredos mais bem guardados da Inteligência americana, a deriva autoritária do Estado e a sua compilação, categorização e uso indiscriminado da informação privada dos cidadãos, incluindo chefes de Estado e de governo.

Em Vigilância Massiva, Registo Permanente, Edward Snowden conta porque o fez, como ajudou a construir o sistema de vigilância massiva e a crise de consciência que o levou a contar tudo e a pôr em xeque o sistema. Em consequência iniciou-se uma caça e captura internacional que ainda hoje se mantém.

Desde a infância, como filho de leais servidores do Estado, até ao seu trabalho em destinos secretos da CIA e da NSA, um protagonista fascinante, engenhoso e com uma mente prodigiosa, transformado ao longo da vida em soldado, analista de Inteligência, agente da CIA e, já no exílio, em ativista na defesa do direito à privacidade.

Este livro denuncia a colaboração entre a espionagem e as grandes multinacionais da era digital, que mostra como somos vigiados e se vende a nossa informação pessoal. Porque, como avisa, «a luta pelo direito à intimidade é a nova luta pela nossa liberdade». «Dizer que não quer saber da sua privacidade porque não tem nada a esconder não é diferente de dizer que não quer saber da liberdade de expressão porque não tem nada a dizer. […] O facto de esta ou aquela liberdade não terem significado para si neste momento não quer dizer que não venha a tê-lo amanhã.»




Críticas

 


«Edward Snowden decidiu, aos 29 anos, desistir do seu futuro para o bem do seu país. Demonstrou enorme coragem ao fazê-lo e a sua história é incrível. Não há dúvida de que o mundo é um lugar melhor e com mais privacidade devido às suas acções.»
John Sargent, CEO da editora Macmillan


A escala do Ministério

5Estrelas.png


 


Desde há algum tempo a esta parte que comecei a incluir nas minhas leituras uma escala de apreciação de 1 a 5, sendo a mesma representada por estrelas.


Como tudo o que acontece neste Blog, esta apreciação reflete aquela que é opinião do Leitor em relação ao livro que acabou de ler, sustentada por um conjunto de argumentos.


A afirmação acima pode parecer uma verdade de La Palice, mas o propósito da mesma é esclarecer algo que às vezes, quando lemos uma crítica literária, parece não ser assim tão claro: ou seja, que aquela crítica reflete apenas a opinião de quem a emite e não do universo.


Acontece-me com frequência acabar de ler a crítica a um livro e ficar com a ideia que aquela opinião é quase conhecimento cientifico, e que deixa uma margem quase nula para que outras pessoas no universo possam ter uma opinião diferente. Há críticos que escrevem com uma aura de infalibilidade e arrogância que parecem fazê-lo de um pedestal. Na maioria dos casos as críticas são negativas, é preciso dizer.


Neste blog não se fazem críticas a livros, emitem-se opiniões baseadas na apreciação do Leitor sobre um livro traduzidas numa escala de 1 a 5. Se as opiniões puderem servir para ajudar alguém a escolher um livro para ler (e pelo que sei já serviram em muitas ocasiões), fico feliz por isso, mas acho perfeitamente normal, que, depois, a apreciação de quem lê possa ser diferente e até agradeço a partilha neste espaço.


A breve prazo aplicarei a mesma escala com efeitos retroativos a todas as leituras desde o início do blog.

Novidade - "Os Otimistas" de Rebecca Makkai

9.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Numa tarde de novembro de 1985, um grupo de amigos reúne-se em Chicago. Bebem cubas-libres ao som de Fly Me to the Moon num ambiente de celebração forçada. Pois Nico morreu. Nico era brilhante e belo. Flores e lágrimas não lhe farão justiça.

A missa fúnebre decorre numa igreja a trinta quilómetros de distância. Apenas a família - que o abandonara anos antes - está presente. É uma cerimónia breve marcada pelo constrangimento.

Jovem e gay, Nico é uma das primeiras vítimas que o vírus da SIDA faz no seu círculo de amigos. Um dos mais próximos, Yale Tishman, acompanhou-o até ao fim e vive agora entre o medo da doença e a urgência de construir um futuro. Mas enquanto a sua carreira floresce, a sua vida pessoal vai ficando cada vez mais limitada. Um a um, Tishman vê os amigos perderem a vida. Até restar apenas Fiona, irmã mais nova de Nico.

Trinta anos mais tarde, reencontramos Fiona, agora em Paris.
Alojada em casa de um velho amigo, Richard Campo, um fotógrafo que documentou de perto a epidemia de Chicago, Fiona relembra a sua juventude. A sua capacidade de amar - a filha que entretanto teve, o marido que abandonou, os amigos que sobreviveram - foi modelada por esses anos.
Todos se afastaram, deixando-a só para enfrentar as consequências de três décadas ensombradas pela perda.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Novidade - "Últimas Notícias do Sapiens" de Silvana Condemi e François Savatier

6.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Pensava-se que tivesse aparecido algures na África Oriental há 200 mil anos e eis que a sua presença é detetada muito antes e em todo o continente. Julgava-se que saíra do seu berço há 80 mil anos, até se terem descoberto, na China, fósseis muito mais antigos. Além disso, a genética mostrou que há 400 mil anos partilhávamos o planeta com outras três espécies do género Homo, hoje desaparecidas e com as quais nos miscigenámos!

É pois urgente fazer o ponto da situação relativamente aos nossos antepassados e ouvir as últimas notícias do Sapiens. Dos australopitecos ao Neolítico, os autores contam-nos a fascinante saga de um estranho primata, transformado para todo o sempre pela evolução e pelo nosso bem mais precioso: a cultura.




Críticas de imprensa:

 


«Uma obra tão agradável de se ler como cientificamente rigorosa, que nos esclarece não só quanto ao passado do ser humano, mas também quanto ao seu futuro.»
La Provence

«Poucas disciplinas foram tão abaladas nestes últimos anos como a pré-história. Eis a crónica de uma transformação assombrosa, que fez aparecer um estranho animal que vive de pé, presente em todo o lado, trazendo com ele uma poderosa cognição e cuja forma mais evoluída, o Sapiens, recebeu a herança de todas as outras. […] Além de nos proporcionarem uma preciosa síntese atualizada dos últimos resultados da investigação, os autores reconstituem, em sentido inverso o percurso desse migrante de demografia galopante que transformou o seu ambiente para todo o sempre.»
L’Archeologue


Curiosidades Livrescas

CL.png


 


Considera-se que a definição de "bestseller" apareceu quando o comércio e a publicidade se começaram a desenvolver. O primeiro uso e aplicação conhecido da palavra a um livro data de 1889, e terá sido feito em referência ao livro “Fools Of Nature” de Alice Brown.

Novidade - "O Jornalista Desportivo" de Richard Ford

5.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Frank Bascombe tem trinta e oito anos, uma namorada mais nova e um trabalho como jornalista desportivo. Para muitos homens da sua idade, isso seria motivo de alegria; porém, o desespero ronda-o a cada volta, lembrando-o das suas recentes perdas: o divórcio, a morte do filho mais velho e o ruir do sonho americano – uma vida pacata, na pequena cidade de Haddam, New Jersey.
Implacável testemunho dos desencantos inevitáveis e da corrosão das ambições, O Jornalista Desportivo é um romance magistral que, ao ser publicado em 1984 – iniciando a que mais tarde viria a ser chamada «Trilogia Bascombe» –, projetou Richard Ford para a primeira linha dos escritores americanos, tornando-o um dos mais sérios candidatos ao Nobel.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Novidade - "A Ditadura da Felicidade" de Edgar Cabanas e Eva Illouz

1.jpg


Mais sobre o livro aqui


Interessante, muito interessante.


Sinopse:



A indústria da felicidade, que movimenta milhões de euros, garante transformar os indivíduos em pessoas capazes de dominarem os seus sentimentos negativos, e de tirarem o melhor partido de si próprias por meio do controlo completo dos desejos improdutivos e dos pensamentos derrotistas.

Porém, não estaremos perante um novo ardil que visa convencer-nos, uma vez mais, de que a riqueza e a pobreza, o êxito e o falhanço, a saúde e a doença são única e exclusivamente da nossa responsabilidade? E se o propósito da chamada «ciência da felicidade» for a criação de um modelo social individualista que renega qualquer ideia de comunidade?




Críticas de imprensa

 


«Eva Illouz e Edgar Cabanas atacam sem contemplações a ditadura da felicidade. Um livro esclarecedor, importante e urgente para compreender a ascensão de uma ideologia difundida no mundo e que está ao serviço dos poderes instituídos.»
Marie Lemonnier, L'Obs

«No seu livro mais recente, os autores denunciam a imposição que nos é feita de sermos felizes. Esta ideologia, de que a psicologia positiva é o braço armado, tem um único objetivo: culpabilizar os indivíduos e exaltar o neoliberalismo. Uma vez mais, os autores querem “pôr a sociologia no local onde domina a psicologia”.»
Virginie Bloch-Lainé, Libération

«Uma crítica justa à tirania de um modelo de felicidade artificial, privado de qualquer contexto social.»
Jean-Marie Durand, Les Inrocks


Menos dois na wishlist, cortesia da Bertrand

20190919_224917.jpg


Na semana passada aconteceu um fenómeno atípico... não comprei um único livro. Nos últimos tempos esta realidade tem sido a exceção, já que, regra geral, seja para mim para a cara metade, ou para o pequeno, todas as semanas compro algum livro.


Sucede que a Bertrand evitou que, ainda assim, mesmo não comprando,  eu ficasse sem ter livros novos, e enviou-me de oferta dois títulos que estavam presentes na minha whislist: “A Revolução das Plantas” de Stefano Mancuso e “1983 - O Mundo à Beira do Apocalipse” deTaylor Downing.


São dois livros da área da não ficção que estavam no topo das minhas prioridades para leitura ainda este ano e com esta oferta esse cenário torna-se mais fácil.


Tenho muita curiosidade em ambos, mas confesso que “A Revolução das Plantas” ocupa um lugar de destaque e por isso irá ser lido em primeiro lugar.


Resta-me apenas dizer: obrigado Bertrand!

Novidade - "O Dia do Assassínio" de Annie Ward

4.jpg


 


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Há sempre dois lados para a mesma história… e para cada pessoa.

Coisas que me assustam: Quando o Charlie chora. Quando o Ian bebe vodca na cave. Ou quando não acorda. Quando alguém mata miúdos numa escola.

Dezasseis anos de amor, aventura e suspeita acabam quando um telefonema histérico para o 112 pede ajuda à polícia, que se vai deparar com uma casa inundada de sangue. A agente Diane Varga está perto e aceita a incumbência de ir à casa e atender o pedido de socorro. Quando sabe que o sargento Shipps também está a caminho, fica muito aliviada, pois não sabe o que a espera.

Quando chega à casa vê um rasto de sangue e entra. Encontra um menino de três anos, Charlie, vivo e um corpo na cave. A mãe de Charlie, Maddie, e a amiga estão cobertas de hematomas e de sangue.

Seis semanas antes do assassínio, quando fazia terapia após um acidente horrível num acampamento, Madeline Wilson aos poucos começa a revelar o medo que sente do marido, Ian, segurança privado, e a preocupação com o bem-estar do filho e a sua amizade com um operacional da CIA.

Dos Balcãs a Inglaterra, do Iraque a Manhattan e, por fim, a uma família normal no Kansas, dezasseis anos de amor, aventura e suspeita culminam em terror.




Críticas:

 


«Bem imaginado e bem construído, além de ser convincente. Cheio de reviravoltas inesperadas, O Dia do Assassínio é uma leitura fascinante.»
Sarah Pekkanen, autora best-seller de A Mulher entre Nós

 





«Angustiante… Descrições evocativas e fortes sentidos de tempo e lugar complementam a trama intrincada e inteligente, que choca e arrepia.»
Publishers Weekly

«Um thriller bem construído... brilhantemente concebido... Patricia Highsmith ficaria orgulhosa.»
Booklist


domingo, 22 de setembro de 2019

Novidade - "Corrupção - Breve História de Um Crime que Nunca Existiu" de Eduardo Dâmaso

3.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito-Santo. Parecem títulos de policiais sumarentos mas são os nomes de alguns dos muitos casos recentes de corrupção no nosso país. Casos reais que vão destapando progressivamente o pântano da corrupção e mostrando os grupos de interesses que há quatro décadas mandam na política e na economia. Os grupos que destruíram grandes empresas, como a PT, e deixaram buracos gigantescos na Banca.
Olhemos a verdade de frente: Portugal tem um grave problema de corrupção.
Mais de quatro décadas depois da viragem democrática, pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados. Nas mais de quatro décadas de democracia, vários membros da chamada elite - de políticos a governantes, passando por banqueiros, advogados e empresários - têm feito fortunas com a incapacidade do país para punir os criminosos. Apesar disso, Portugal vai ignorando mais de 70% das recomendações da União Europeia para combater a corrupção. Porquê?
De onde nasce a corrupção? O que lhe permite alastrar-se como fogo-posto? Porque continuam impunes muitos dos seus mais vis protagonistas?
E como podemos nós, cidadãos comuns, lutar para travar esta epidemia?
Isso é o que veremos neste livro.

Bibliotecas do Mundo 26

stringio_jpg.png


Vennesla Library and Culture House, Vannesla, Noruega

 

Novidade - "Sou do Tamanho do Que Vejo - Antologia de Poesia" de Fernando Pessoa

2.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Fernando Pessoa é uma das personalidades fundamentais da Literatura Portuguesa. Os mais jovens ouvem o seu nome e deparam-se desde cedo com a sua imagem, mas é comum só conhecerem os textos que ele escreveu quando têm de os estudar na escola.

E se ler é maçada, estudar é nada, este livro, ilustrado pelo talentoso Jaime Ferraz, pretende justamente revelar-lhes o poeta e mostrar-lhes como é bom ler só por prazer.

No seu texto introdutório, a escritora Carla Maia de Almeida apresenta-nos este homem complexo e misterioso, cuja obra é hoje conhecida e admirada em todo o mundo.

Edição especial com encadernação em capa dura.

sábado, 21 de setembro de 2019

Novidade - "Operação Ibéria" de Mark Simmons

rwe.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


As missões secretas dos aliados para manter Portugal e Espanha longe da influência nazi.

Audiobook – “Animal Farm”

animal-farm-george-orwell-paperback-book_600x.jpg


 


Conclui a audição do livro (é muito esquisito escrever isto) “Animal Farm” de George Orwell.


Neste caso em concreto tenho de dividir a minha opinião sobre o livro em duas partes: a primeira diz respeito à experiencia de ouvir um audiolivro, uma novidade absoluta para mim, a segundo parte para o livro em si.


Sobre a experiência de ouvir um audiolivro posso apenas dizer que gostei mais do que estava à espera. Mesmo tendo ouvido em inglês foi bastante interessante, com a vantagem que pude ouvir nas mais variadas ocasiões: enquanto corria, antes de ir dormir e até no trabalho. Será uma experiência a repetir nomeadamente pelas razões e nos moldes que já tive oportunidade de referir aqui anteriormente (aproveitar momentos em que é mais fácil ouvir do que ler, ter oportunidade de ficar a conhecer mais livros que de outra forma ficariam por ler/ouvir e serão livro que em algum momento quis ler e acabei por não o fazer. Será uma experiência para repetir.


No que diz respeito ao livro em si: a história no geral eu já conhecia, nomeadamente as suas origens. Orwell terá escrito o livro em 1944 e visava satirizar o ditador Estaline, representado metaforicamente no livro pelo porco Napoleão. O livro tem o seu início com a revolta dos animais de uma quinta, que, depois de expulsos os humanos passam a dominar a mesma, transitando à media que o tempo passa, de uma democracia entre iguais para um ditadura dominada pelos porcos.


Hoje o livro pode ser visto de uma forma mais abrangente como um hino contra qualquer tipo de totalitarismo. Passados 75 anos o livro continua a poder ser lido como se fosse escrito hoje.


Trata-se de um livro simples e brutalmente bem conseguido. Só tenho penda de apenas o ter lido agora.

Novidade - "O Beco da Liberdade" de Álvaro Laborinho Lúcio

4444.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Alguém quer escrever um romance e precisa de uma história. Floriano Antunes, velho jornalista, tem uma boa história que precisa de ser reescrita.
Há cinquenta anos, numa pacata vila do Norte Interior, foi cometido um estranho homicídio. A pena então aplicada ao réu, pela sua brandura, deixou a pairar a dúvida quanto às verdadeiras razões que a terão determinado. Cinquenta anos volvidos, o mesmo juiz, Guilherme Augusto Marreiro Lessa, agora viúvo e reformado, vai responder acusado de outro crime. Nos dias que antecedem o julgamento, Guilherme Augusto recebe em sua casa Floriano Antunes, que se deslocara propositadamente para o entrevistar. O jornalista que, enquanto muito jovem, acompanhara e escrevera toda a história do homicídio, vendo o seu artigo cortado pela censura, encontrava a oportunidade para a retomar, diante do mesmo juiz, agora nas vestes de acusado.


O jornalista acredita saber tudo sobre os antigos factos e intervenientes: a causa da morte, o suspeitado envolvimento amoroso do juiz, a teia de personagens, como Maria Cacilda, viúva da vítima e senhora de poderes divinatórios; Joaquim Quitério, o tolo da aldeia; o subinspetor Gervásio Ventura, da Polícia Judiciária, e o agente Jacinto Correia; Hildebrando Moreira de Castro, notário na reforma e decano no reviralho; a menina Julinha, fiel representante do diálogo de sombras entre as públicas virtudes e os vícios privados; e Narcisa, a misteriosa e fiel governanta da família Marreiro Lessa.


Porém, o encontro dos dois homens e a conversa que mantêm ao longo de dias revelarão contornos bem diversos, trama e personagens bem mais complexas, que os levarão ao mais profundo da condição humana, ao confronto de sempre entre o bem e o mal, a liberdade e a ética, a consciência e Deus. O inesperado, entretanto, não vai ficar por aí, e o dia do julgamento reserva a derradeira das surpresas.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Novidade - "A Sabedoria dos Idiotas" de Nasrudin Hodja

dfggfgd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A Sabedoria dos Idiotas contém histórias usadas pelos grandes mestres do sufismo, resgatadas de manuscritos antigos e contos da literatura oral das tradições culturais persa, afegã, turca e árabe. Os mestres sufis apresentavam-se como «idiotas de Deus». Em árabe, esta expressão descreve alguém que tem a mente no céu e o corpo na terra. Em termos espirituais, poderia considerar-se um idiota aquele que afirma a sua ignorância perante a verdade, pois entende a sua transitoriedade neste mundo.


Nasrudin Hodja é o personagem central destas histórias, e aparece aqui e ali a desempenhar os mais variados papéis: às vezes, é um sábio; outras, um cortesão; outras ainda, um mendigo, um juiz, um professor, um tolo… É múltiplo e indefinível. As histórias de Nasrudin correm o mundo e são muito conhecidas em todo o Médio Oriente. No Ocidente, são-no menos.


Uma das grandes vantagens das histórias é que penetram na consciência sem oferecer muita resistência e, sendo plásticas, podem ser aplicadas a diferentes situações e momentos. A lógica sábia, e por vezes absurda, destes contos é um dos métodos mais engenhosos para quebrar a nossa maneira habitual de pensar e as barreiras da mente.


 

Fazia desta livraria a minha casa 3

3.jpg


Cărturești Carusel Bookstore, Bucareste, Roménia

Novidade - "Memórias Esquecidas" de Jodi Picoult

r.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Delia Hopkins tinha seis anos quando o pai a deixou ser sua assistente num espetáculo de magia. " Aprendi muito nessa noite… Que as pessoas não se evaporam no ar". Uma lição que agora, já adulta, confirma todos os dias: a profissão de Delia, na verdade, é encontrar pessoas desaparecidas com a ajuda do seu cão fiel. Gosta do trabalho e também da vida que leva. Apesar de ter perdido a mãe quando ainda era criança, foi criada pelo pai com amor e agora está prestes a casar com o companheiro com quem vive há muito tempo e de quem tem uma filha. Mas, na véspera do casamento uma coisa inesperada e chocante acontece: o seu pai é preso pela polícia sob a acusação de ter raptado Delia à mãe que esta julga ter morrido num acidente de automóvel.


Numa dramática inversão de situações e de emoções, privada das suas certezas e do seu passado, Delia inicia uma busca dolorosa da verdade que lhe escapa, porque cada um tem a sua verdade, e porque às vezes amar e proteger uma pessoa também pode obrigar a mentir...

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Novidade - "O Quinto Risco - Uma viagem aos bastidores da Casa Branca" de Michael Lewis

sdf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Quando as pessoas que assumem o controlo do nosso governo não fazem ideia de como este funciona, que consequências poderão daí resultar? «A eleição aconteceu», recorda Elizabeth Sherwood-Randall, então secretária adjunta do Departamento de Energia. «E, depois, fez-se silêncio.» Os nomeados de Trump eram poucos e surgiam devagar: os que apareceram não estavam informados sobre as suas novas competências. Alguns até deitaram fora os manuais de informações que lhes haviam sido entregues.

Esta brilhante narrativa de Michael Lewis conduz-nos através dos gabinetes dos executivos de um governo atacado pelos seus próprios líderes. Na área da Agricultura, o financiamento de programas está a ser cortado. O Departamento de Comércio não terá pessoal suficiente para realizar com rigor o Censo de 2020. Na Energia, não é claro se haverá inspetores suficientes para localizarem urânio no mercado negro antes que os terroristas se apropriem dele.

Se há loucos perigosos neste livro, há também heróis - anónimos, obviamente. São as peças essenciais do sistema: os funcionários públicos cujo conhecimento, dedicação e proatividade o mantêm a funcionar. Michael Lewis encontrou-os e perguntou-lhes o que os mantém acordados durante a noite.




Críticas de imprensa

 


«De leitura compulsiva... este é o livro mais ambicioso e importante de Michael Lewis. »
The New York Times

«Magnífico. A sua mensagem é poderosa... recorda-nos as razões pelas quais as boas instituições são importantes e os funcionários públicos qualificados são essenciais, e ainda para que serve verdadeiramente o nosso governo.»
Sunday Times

«Michael Lewis tem um talento especial para fazer parecer simples tudo aquilo que é complexo.»
i magazine

«Fascinante, e por vezes perturbador...»
NPR



 

"Milkman" de Anna Burns - o vencedor do Booker Prize chega hoje

sddasddsa.jpg


 


Chega hoje às livrarias “Milkman” de Anna Burns o vencedor do Booker Prize do ano passado.


Tanto quanto sei o livro esteve previsto para maio, mas a sua publicação acabou por ser relegada para setembro.


Tenho bastante curiosidade em relação ao livro em particular devido ao contexto em que a história decorre: conflito entre as duas Irlandas.


Não sei exatamente quando o vou ler, mas vou, de certeza. E tenha a sensação de que este é daqueles que não desilude. Terei certamente oportunidade para depois falar aqui sou isso.


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Nesta cidade sem nome, ser interessante é perigoso. A irmã do meio, protagonista deste romance, empenha-se em evitar que a sua mãe descubra a identidade do namorado e em não dar explicações sobre os encontros com o leiteiro. Mas quando o cunhado um descobre a situação e começa o rumor, a irmã do meio torna-se «interessante». A última coisa que queria ser. Porque, nesta cidade, ser interessante implica que te prestem atenção e isso é perigoso.

Num original misto de inocência e perspicácia, com um estilo único, torrencial e anónimo muito próprio da oralidade, a narradora partilha com o leitor a sua vida, profundamente marcada pela violência física e psicológica.

Milkman, de Anna Burns, é uma comovente história feita de rumores e falatório, de aceitação e resistência, de silêncio e surdez intencional, que decorre no auge dos conflitos entre as duas irlandas e que espelha o que de pior há no ser humano.


 

Novidade - "O Vento Assobiando nas Gruas" de Lídia Jorge

t.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Vento Assobiando nas Gruas é um livro ancorado sobre dois mundos - um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo instinto selvagem de futuro, e um outro mais antigo, onde a história de uma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África.

Dois mundos, à primeira vista irreconciliáveis, e no entanto, a aproximá-los, por obra do acaso, caminha desde a primeira página a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que, na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos.

Figura central, é precisamente através das mãos de Milene que o leitor entra na primeira página, e é ainda com ela que encerra a última, depois de ter conhecido a suas expensas o caso de um amor, de um crime e de um silêncio para sempre selado.

Por isso mesmo, o seu olhar desprevenido sobre a vida, o bem e o mal, assim como a avaliação que faz deste mundo, constituem a verdadeira matéria orgânica que constrói este livro.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Novidade - "Tudo no Seu Lugar" de Oliver Sacks

df.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Mesmo depois da sua morte em 2015, e através de textos inéditos, Oliver Sacks continua a enriquecer o mundo da ciência e da literatura com fascinantes análises sobre o cérebro humano.

Tudo no Seu Lugar, a segunda obra publicada postumamente e o seu último volume de ensaios, mostra-nos mais uma vez a sua capacidade de impressionar o leitor com a sua mente curiosa.

Sacks foi acarinhado por leitores devido à forma como narra a história neurológica dos seus pacientes e ao seu profundo conhecimento dos casos mais estranhos e inesperados.

Tudo no Seu Lugar é um novo registo das atividades pelas quais ele se apaixonou.


 

Book quote

bp092019.png


 


Acho que toda a gente que tem o hábito de ler frequentemente reconhece esta frase como verdadeira. De uma forma ou de outra todos já lemos livros, bons livros que mudaram alguma (ou muita) coisa na nossa vida.


É um exercício interessante olhar para trás no tempo e fazer esta análise. Sem me alargar muito no tempo tentei fazê-lo, e fiquei deveras surpreendido com o que encontrei: se olhar para os últimos vinte anos da minha vida houve muita coisa que alterei depois de ler um livro, e posso até dizer que a minha relação com a minha mulher deve-se, em grande medida, a um livro.

Novidade - "A Raposa" de Frederick Forsyth

erw.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Adrian Weston, ex-chefe do MI6, Serviço de Informações Secretas britânico, é acordado a meio da noite por um telefonema da primeira-ministra que lhe dá uma notícia perturbante. Os impenetráveis sistemas de informação da NSA, a Agência de Segurança Nacional norte-americana, foram violados por um inimigo desconhecido, imediatamente batizado como a «Raposa». A caçada começa e, surpreendentemente, descobre-se que o responsável pelo ataque é Luke Jennings, um inofensivo adolescente inglês excecionalmente inteligente. Os americanos exigem a sua extradição, mas Weston tem outros planos: se Luke fez o que fez, por que não aproveitá-lo contra as ameaças ao Ocidente? Se foi capaz de quebrar os nossos sistemas de segurança pode fazer o mesmo com os dos nossos inimigos.


Luke, uma vez identificado, torna-se vulnerável, fica inevitavelmente exposto a enormes perigos e transforma-se rapidamente no homem mais procurado do planeta. Perseguido, detido, protegido ou em liberdade, aconteça o que acontecer, o que importa é que não caia em mãos erradas, porque se tal suceder as consequências são imprevisíveis e podem comprometer o equilíbrio mundial.


Uma intriga arrepiante que atravessa continentes e que é pautada pelos novos rumos que, nos dias de hoje, acompanham a espionagem tecnológica.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Novidade - "Isto é Gomorra" de Tom Chatfield

dddsa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Controle a Internet
Controle o Mundo


Azi Bello é um pirata informático de elite que trabalha sozinho e que não dá satisfações a ninguém. Até que a sua existência online colide com o mundo real, e a sua privacidade, cuidadosamente construída, é sacrificada, quando Munira Khan, outra pirata informática, o procura a pedir ajuda.


Munira é uma muçulmana intrigante cujos primos foram recrutados por terroristas. Na sua tentativa de descobrir mais, atraiu a atenção de gente muito perigosa. A história desperta o interesse de Azi, que agora, com Munira, se vê obrigado a fugir e é arrastado para uma conspiração, no coração da qual está Gomorra, um mercado online exclusivo e ultrassecreto onde, com os contactos certos, tudo pode ser adquirido: drogas, armas, identidades… e até vidas e mortes.


Ao embrenhar-se no lado mais sombrio da Internet, Azi constata que os riscos são demasiado altos quando já não se encontra atrás de um ecrã.


Até onde estará ele disposto a ir para desvendar os segredos mais obscuros de Gomorra?

A casa nova dos meus livros

20190916_222929.jpg


 


Uma das alterações mais aguardadas com as obras fiz era a nova casa para os meus livros, ou, como quem diz, uma nova estrutura de estantes para acomodar a minha biblioteca.


As que tinha não eram grande coisa e já estavam mais do que sobrecarregadas por isso decidiu-se cá em casa que era chegada a hora comprar algo mais robusto e que nos permitisse maior arrumação.


Neste momento, e por falta de tempo, a biblioteca foi apenas colocada nas estantes, coisa que é muito diferente de arrumada nas estantes. Essa é uma tarefa que vai demorar e que terá de ser realizada aos poucos.


Para já, sabe-me às mil maravilhas olhar para o resultado final. Entre novos e velhos, a casa nova dos meus livros fica-lhes mesmo bem!

Novidade - "Luanda, Lisboa, Paraíso" de Djaimilia Pereira de Almeida

d.jpg


Mais sobre o livro aqui


 


Livro vencedor do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz 2019


Sinopse:


Chegados a Lisboa, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar?

«Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.»

Luanda, Lisboa, Paraíso, o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas obscuras, em que esperança e pessimismo, desperdício e redenção, surgem lado a lado.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Novidade - "Uma Campanha Americana - Humberto Delgado e as presidenciais de 1958" de Joana Reis

we.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Em 1958, em plena ditadura, as eleições preparavam-se para ser mais uma encenação para manter aparências. Mas, ao contrário do que Salazar desejaria, a corrida para a Presidência da República foi um agitar sem precedentes das águas paradas do Estado Novo: Humberto Delgado, um homem do regime e militar no activo, juntou-se à oposição e candidatou-se, apesar da censura, das intimidações da PIDE e do desfecho previsível e condicionado nas mesas de voto.


Influenciado pelos anos que viveu nos EUA, o «General sem Medo» lançou-se numa campanha com um profissionalismo comunicacional inédito no país, de aproximação às pessoas, com slogans e soundbites que perduraram muito além do período eleitoral - como «Obviamente, demito-o» ou «o medo acabou» -, e encheu praças e auditórios pelo país numa onda de entusiasmo democrático há muito apagado.


Como este livro reconstitui, a campanha de Humberto Delgado foi um verdadeiro «terramoto político», e a maior ameaça que o Estado Novo enfrentou nos seus 40 anos de existência.

E você, já leu 10 minutos hoje?

dasasd.png


Para mim hoje, e, acredito para muita gente, assinala-se a rentrée depois das férias grandes de verão, momento que muita gente aproveita para implementar algumas mudanças.


Foi neste espírito que decidi deixar aqui um apelo / incentivo a todos aqueles que passem por este espaço e que ainda não tenham conseguido encontrar aqueles 10 minutos por dia para ler uma página de um livro.


O meu apelo é simples: escolham 10 minutos do dia, ao pequeno almoço, ao almoço, nos transportes, ao deitar, agarrem num livro e leiam.


Se não tiverem nada em casa com interesse, procurem uma promoção numa livraria ou hipermercado. Há sempre promoções muitas vezes a metade do preço. E há sempre o OLX com bagatelas em permanência. O segredo, digo eu, é escolherem alguma coisa em que tenham algum interesse, seja ficção ou não ficção.


Comecem com 10 minutos por dia. 10 minutos. Tomem-lhe o gosto e a curto prazo esses 10 conseguem esticar-se para 20 ou mais. Comecem por algum lado.


Ler é das melhores coisas do mundo, seja em maior ou menor quantidade. Façam isso por vocês, leiam.


Boas leituras!

Novidade - "Inspeção" de Josh Malerman

fsdf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


J é aluno de uma escola muito peculiar.
J está a ser treinado para se tornar um génio.
J não sabe, mas a sua vida é uma mentira.


Nas profundezas de uma floresta isolada, há uma escola restrita onde 26 rapazes são educados para se tornarem prodígios das artes, ciências e atletismo. Versões melhoradas do ser humano inspecionadas todos os dias, de modo a evitar qualquer tipo de mácula vinda do exterior.


Aos 12 anos, J e os seus irmãos desconhecem o mundo que existe para lá da redoma mantida pelos professores, guardas e disciplina do fundador da escola — que os rapazes conhecem como P.A.I. E enquanto a maioria dos alunos segue à risca as regras da única família que conhece, J começa a detetar pequenas falhas, que aguçam a sua curiosidade. Mas depois das advertências do P.A.I., que o proíbe terminantemente de explorar o que lhe é interdito, J sabe que o castigo para a desobediência é pesado: expulsão definitiva da família… ou pior.


Atormentado pela dúvida e pelo comportamento errático do fundador, J não consegue deixar de se questionar: por que razão os alunos não podem transpor os limites da escola? O que é que há lá fora que eles não podem ver? E, acima de tudo… o que pretende o P.A.I. fazer com os 26 rapazes?


Críticas de imprensa:

 


«Um cruzamento improvável e provocador entre 1984 e O Deus das Moscas.»
Kirkus Reviews

domingo, 15 de setembro de 2019

A minha wishlist por estes dias de setembro

wishlist092019.png


 


Com entradas e saídas esta é, por estes dias, mais ou menos a minha wishlist. Digo mais ou menos porque nunca é exata e porque faltam sempre livros de que me vou lembrando depois.


Nos últimos meses a lista tem sido dinâmica (tenho comprado muita coisa!) embora tenha alguns que se mantém já há alguns meses porque acabam por surgir outros que lhes passam à frente.


Enfim, gosto de ter sempre uma lista orientadora dos livros que quero comprar, embora nem sempre a siga. Dá jeito e se servir a alguém para ter ideias tanto melhor!

Novidade - "Outlander N.º 7 - Vol. II" de Diana Gabaldon

rre.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Embora esteja seguro de que os colonos da América ganharão a Guerra de Independência, Jamie duvida que a vitória garanta a sobrevivência de todos aqueles que ama e teme pelas consequências das suas escolhas. A sua principal preocupação centra-se em William, o jovem tenente do exército britânico, seu filho ilegítimo, que Jamie não quer de forma alguma ter de enfrentar no campo de batalha.
Será que William desconfiará que Jamie é o seu pai biológico?


Claire partilha a certeza de que os Americanos vencerão, mas desconhece o preço a pagar por isso. No que depender dela, tudo fará para proteger a vida e a felicidade do marido, Jamie.
Entretanto, no século XX, Brianna e Roger continuam a acompanhar o desenrolar da história dos pais de Brianna, Claire e Jamie, através das suas cartas, que viajaram pelos séculos até chegarem às mãos da filha.


Será que finalmente Brianna e Roger descobrirão qual o destino de Claire, bem como o que lhes reserva o seu próprio destino?
O que aconteceu a Jemmy?

sábado, 14 de setembro de 2019

Leitura - "Casa de Espiões" de Daniel Silva

sdsaasdada.jpg


Mais sobre o livro aqui


Está concluído o livro “Casa de Espiões” de Daniel Silva, que, como normalmente acontece de vários anos a esta parte, é a minha leitura de férias por excelência.


Já não me é fácil ter palavras para descrever os livros de Daniel Silva. A catalogação faz-se sempre entre o “Muito bom” e o “Excelente”. “Casa de Espiões” entra no campo do “Excelente”.


Quem aqui vem há algum tempo sabe que Gabriel Allon é a minha personagem de ficção favorita e que tenho feito o percurso de leitura de todos os livros em que é ele o personagem principal. Este foi o 17º livro.


Daniel Silva consegue a cada novo livro manter um equilíbrio muito difícil entre a linha de continuidade necessária para o personagem, agora chefe dos serviços secretos de Israel e o reinventar do personagem e dos que o rodeiam. Silva faz isso brilhantemente.


“Casa de Espiões” é livro muito bem conseguido, com uma história muito bem conseguida complementada por uma grande dose de ação. Quase que dá a sensação (e posso estar errado) que Daniel Silva está já a pensar na adaptação para televisão e por isso na necessidade de ter mais algum impacto visual. Silva reabilita Saladino, o terrorista do ISIS não capturado no livro anterior e constrói a história à sua volta, numa colaboração com os serviços secretos da França, Reino Unido e EUA.


Com a certeza de ser altamente suspeito, “Casa de Espiões” é excelente livro e para quem gosta, ou quer experimentar, temas relacionados com espionagem tem aqui uma excelente porta de entrada.


5Estrelas.png

Novidade - "O Dom da Morte" de M. J. Arlidge

xs.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Adam Brandt é um psicólogo forense, bastante habituado a lidar com os membros mais perturbados da sociedade. Mas Adam nunca conheceu ninguém como Kassie.


A adolescente afirma ter um dom terrível — basta-lhe olhar diretamente nos olhos de alguém para saber quando essa pessoa irá morrer. E de que forma isso irá acontecer. Obviamente, Adam sabe que Kassie deve sofrer de algum distúrbio mental. É nesse momento que um assassino em série ataca a cidade. E só Kassie parece saber quem ele vai matar em seguida.


Contrariando a sua intuição, Adam começa a acreditar em Kassie. Apenas não tem consciência de quão fatal a sua fé pode vir a ser…

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Lamento livresco de férias

fssfsf.png


 


Estive de férias uns dias num hotel com muita piscina e sol, aproveitando o bom tempo. Contrariamente ao que aconteceu em junho, desta vez a lotação não estaria muito além dos 50% e os clientes eram, diria, mais de 95% portugueses.


Esta alteração do tipo de clientes traduziu-se também, diria eu, mais uma vez, no tipo de hábitos: não vi um único livro nas espreguiçadeiras, na esplanada do café ou onde quer que fosse.


Poderão alguns argumentar: toda gente estava a ler versões digitais. Lamento, mas não seria o caso. Como é que eu sei? Porque a leitura digital não funciona bem com o dedo permanentemente em formato scroll, próprio das redes sociais.


Não tenho nada a ver com os hábitos dos outros é um facto, mas num espaço que é sobre livros não posso deixar de lamentar que, nem quando tem tempo as pessoas leem. Seja lá o que for. É apenas um lamento, nada mais, cada um lá sabe de si.


Bom fim de semana!