segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Novidade - "Segunda Fundação - Fundação - Livro 3" de Isaac Asimov

adad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Depois de anos de conflito, a Fundação está em ruínas - destruída pelo poder mental do Mula, o mutante cuja existência Hari Seldon não conseguiu prever. Mas há rumores de que, algures nos confins da Galáxia, existe uma Segunda Fundação, criada para preservar o conhecimento da Humanidade durante os séculos de barbárie. O Mula não a conseguiu encontrar da primeira vez, mas agora está certo da sua localização.

O destino da Fundação reside na jovem Arcadia Darell, com apenas catorze anos, e a braços com um terrível segredo. Enquanto os cientistas se preparam para um confronto final com o Mula, os sobreviventes da Primeira Fundação dão início a uma busca desesperada. Também eles querem que a Segunda Fundação seja destruída… mas por razões completamente diferentes. Em 1966, a série Fundação foi eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos.




Críticas

 


«O conceito extraordinário e grandioso que está na base da obra de Asimov foi o que originalmente me atraiu para a ficção científica.»
Brian W. Aldiss


A autobiografia de Bill Clinton, "Wolf Hall" e a outra wishlist

bill.png


Já aqui mostrei inúmeras vezes a minha wishlist que inclui os principais livros que tenho debaixo de olho. Normalmente são novidades, ou próximo disso, e livros que ainda estão em pré-venda.


Acontece que, inconscientemente, tenho também um género de “wishlist permanente” de outros livros, normalmente mais velhos, mais caros ou muitas vezes esgotados, cuja compra foi sendo adiada e que meia volta vem à baila, e eu lá vou fazer uma pesquisa para ver se está disponível no OLX, ou noutras plataformas.


Nas últimas semanas tive a sorte de encontrar dois que já perseguia há muito: “A Minha Vida”, a autobiografia de Bill Clinton, que foi editado há vários anos pela editora Temas & Debates, e que está há muito tempo esgotada/descontinuada e "Wolf Hall" que foi editado pela editora Civilização e que também não estava disponível para compra (entretanto vai ser reeditado pela Presença).


Provavelmente não serão uma leitura imediata, mas são daqueles livros (cada um terá os seus) que sinto que teriam mesmo de fazer parte da minha biblioteca. Por um lado a biografia do um homem pode ter feio muita coisa mal, mas no qual continuo a ter muita curiosidade, nomeadamente nos anos da sua presidência e por outro um livro do qual todas as pessoas que conheço que já o leram dizem maravilhas.


O passo seguinte é passar a “wishlist permanente” para o papel, já que hoje só está na minha cabeça e apenas a espaços me vou lembrando dela. Receio que chegue facilmente às dezenas...

sábado, 29 de agosto de 2020

Novidade - "Cidade Infecta" de Teresa Veiga

dasd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Numa pequena cidade do interior, onde a vida segue os trilhos da tradição, a tranquilidade dos moradores é violentamente interrompida pelo assassínio de uma mulher, e as ruas pacatas ganham sombras suspeitas sempre que cai o entardecer. Raquel e Anabela nada teriam em comum, não fosse uma determinação férrea em conduzir a vida familiar e a frequência de um curso de informática.


Mas apesar de diametralmente opostos, ou precisamente por isso, os seus traços de carácter acendem de imediato a chama da amizade. Quanto estão prestes a desvendar uma à outra os seus mais inconfessáveis segredos, eis que se abate sobre Oliveira uma nova e devastadora tragédia.

Novidade - "Histórias do Arco da Velha"

rftg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Antologia de contos infantis organizada por António Botto. Inclui "O menino recompensado", um conto que transmite valores como o altruísmo, a coragem e a resiliência.

A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.

Livros que chegam até ao Ministério – “A Menina Dado”

dadada.png


Hoje, através da rubrica “Livros que chegam até ao Ministério” partilho um livro infantil, “A Menina Dado” que chegou até mim através da sua autora, Alexandra Balugas.


Já tive oportunidade de ler e achei particularmente bem conseguido. Deixo abaixo a sinopse do livro assim como o link para o site da Amazon onde está disponível em formato de papel e ebook. Mais informação aqui.


Sinopse:


Era uma vez uma menina chamada Alexandra Dado. Será que essa menina tinha esse nome porque tinha o corpo em forma de cubo? Não. Ou será que essa menina tinha a cabeça quadrada?


Ela tinha esse nome porque o pai queria que o objeto, o dado, fosse o seu brinquedo mágico, que a ligasse ao mundo dos desejos.


Esta é uma história sobre brincadeiras com dados, livros que guardam cartas, e mensagens sobre o misterioso mundo dos desejos! Ou será que é a vida que é misteriosa?


Enfrentar o mistério permitir-nos-á encontrar uma camada de pó que antecederá a magia. Por outro lado, se o ignorarmos, permaneceremos ao lado do que poderíamos ser e ter.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Novidade - "Rainha Vermelha" de Juan Gómez-Jurado

sdddadad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Antonia Scott não é polícia, nem criminologista. É uma mulher com uma inteligência fora do comum que trabalha na sombra e que já resolveu crimes difíceis. Mas, após um acidente com o marido do qual se sente responsável, decide que não o tornará a fazer.

Jon Gutiérrez é um polícia que cometeu um erro que ameaça acabar com a sua carreira. Tem como missão, convencer Antonia a sair da reclusão para resolver um crime misterioso.

Um fenómeno literário, com mais de 450 mil exemplares vendidos em Espanha, traduzido em 40 países.




Críticas


«Respire fundo antes de começar a ler. Não terá tempo de o fazer até ao fim.»
Javier Sierra


 






Críticas de imprensa

 


«Os leitores vão ficar rendidos perante Antonia Scott. Esta personagem é, sem dúvida, o melhor que apareceu no thriller internacional nos últimos dez anos.»
ABC

«Os livros de Juan Gómez-Jurado estão traduzidos em 40 países e já vendeu milhões de livros. Divirtam-se e leiam um livro diferente.»
El País

«Juan Gómez-Jurado agarra irremediavelmente o leitor.»
Booklist


Audiobook - "Everybody Lies" de Seth Stephens-Davidowitz

81tgb3AaT7L.jpg


Mais sobre o audibook aqui e sobre o livro em português aqui


Mais um audiobook terminado (cinco de viagens de carro para o trabalho ajudaram de sobremaneira).


Tive conhecimento desde livro há já algum tempo e apesar de não ter ficado na minha wishlist ficou, por assim dizer, registado.


Recentemente li uma artigo por acaso onde o livro era mencionado e pensei que seria uma bom livro para ouvir eu áudio.


Sobre o livro em si, devo confessar que me é fácil falar sobre ele, mas não me é assim tão fácil ter uma opinião definitiva.


A lógica subjacente ao livro é que, se analisarmos o “bigdata”, nomeadamente essa colossal fonte que são as pesquisas no Google (por onde o autor passou com funcionário), chegamos facilmente à conclusão que as pessoas mentem porque as suas pesquisas não vão ao encontro daquilo que fazem ou dizem, em temos tão distantes como o racismo ou o sexo. As pesquisas falam mais verdade do que as ações das pessoas.


Há informação surpreendente, outra nem tanto (pelo menos para mim), mas há muitas curiosidades, sendo certo que a maioria da informação centra-se na realidade americana. As suposições / conclusões em relação ao racismo nos EUA também sejam dos pontos mais interessantes dos livro.


Em temos gerais não tenho nenhum problema em recomendar o livro. É um leitura interessante e plena de informação. Confesso, e assumo que tenho alguma dificuldade em aceitar de ânimo leve alguns conclusões que o autor procurar apontar. Aceito que se calhar sou eu que sou demasiado quadrado.


O “bigdata” é uma realidade concreta e factual, que não podemos ignorar e que podemos aproveitar, mas os contornos em que tal é feito é um ponto para mim de difícil opinião. Existe limites, existem terrenos pantanosos e potencialmente proibidos. o autor fala sobre isso mas apenas q.b. e de alguma forma promete mais desenvolvimentos para um segundo livro. É um tema que tenho de amadurecer na minha cabeça.


Se tiver oportunidade leia o livro e tire as suas conclusões. Entretanto já depois de ter começado a ouvir o audiobook o livro saiu em português. Mais informação aqui.


4Estrelas.png


 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Novidade - "Mumtazz" de Alexandra Lucas Coelho

e.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um ano e meio antes de morrer, Mumtazz convidou-me a ir ao Norte ver a sua primeira grande exposição, talvez escrever sobre ela. Eu esperava uma visita de longe, em seguida atravessaria o Atlântico, tinha de ficar para outra vez, respondi. Não houve outra vez é este e o ano em que Mumtazz morreu, 2019. Termina dentro de quatro dias.


Ela completaria 49 anos na última hora do último dia.

Feira do Livro de Lisboa - perda de encanto?

image_processing20200528-6182-1d78c4h.jpg


 


Começa hoje a Feira do Livro de Lisboa. No local do costume, noutras datas, com outras regras, mas vamos ter Feira do Livro. Essa é a parte que interessa.


O post de hoje e a escolha da palavra encanto para falar sobre a Feira do Livro não tem a ver com o contexto em que vivemos e que fará, naturalmente, com que seja uma Feira diferente. Tem antes que ver com uma comparação que dei por mim a fazer já na edição do ano passado em relação ao que era no passado, há muitos anos atrás.


Nessa altura a Feira do Livro era “o” evento do livro. Era aquela altura do ano para a qual se poupavam uns trocos para investir, para aproveitar as pechinchas, os descontos, as promoções que praticamente só ali se encontravam.


Hoje as coisas são bem diferentes. Todo o ano temos descontos e promoções de livros. Sejam os máximos 20% que se consegues nas novidades com menos de 18 meses, sejam os 50%, e às vezes mais que quase todas as semanas estão disponíveis nas livrarias e nos supermercados. Para além disso agora temos o OLX, o Custo Justo, o Trade Stories entre outros que permitem ter acesso a milhares de livros em segunda mão a preços baixo.


Com todas estas mudanças seria normal que muito do encanto da Feira se tivesse perdido. Felizmente não, digo eu. Ir à Feira do Livro continua a ser uma experiência que vale por si mesma.


Ir à Feira do Livro é ir namorar com os livros, fazer-lhes olhinhos, encontrar aquele livro daquela editora que não comprei há uns anos porque era muito caro a agora levo-o por 7,5€, é andar aos ziguezagues de banca em banca, é procurar os livros do dia, é aproveitar aquela promoção especial, é olhar para um livro e pensar “É pá, não posso levar todos, já aqui passo...”, é o equivalente livresco de passear à beira mar, descanso com aquela pessoa especial, é fazer isto tudo num espaço lindíssimo ao ar livre enquanto como a obrigatória fartura.


Portanto, perda de encanto? Nada disso! Este ano lá estarei para cumprir todos os pontos acima. Com muito encanto.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Novidade - "Seja o que For" de Miguel Araújo

sw3.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


No final da II Grande Guerra o escritor inglês J. B. Priestley escreveu um livro chamado Delight, um conjunto de crónicas sobre o prazer de ler o jornal ao domingo de manhã, fumar na banheira ou escutar o som de uma partida de futebol. Era uma Europa que procurava um sentido maior depois de anos terríveis.

Estes textos de Miguel Araújo lançam-nos um convite igualmente tentador. Desafiam-nos a que nos consigamos abstrair da correria da vida, nos desliguemos das catástrofes dos noticiários, e nos reencontremos com os grandes nadas e os pequenos tudos.

Saímos destas páginas decididos a demorar no chuveiro, a comer comida de verdade e a descobrir a humilde filosofia contida no gesto de lavar a loiça. À mão e sem batotas.

Miguel Araújo canta estes segredos em doses de três minutos, com o ritmo e a melodia de qualquer grande canção pop. Porque, seja o que for, bem ou mal, há que viver demoradamente.

Um livro, umas páginas de um livro

da.png


A noite tinha sido difícil para o pequeno e replicou-se, naturalmente, para os crescidos. A esta juntou-se um início de dia com algumas preocupações.


O dia de trabalho foi frustrante, ou se fosse possível identificá-lo com tal, frustrante mais. O cansaço é mais que muito. Também não ajuda.


No final do dia uma corrida deveria ter ajudado a contrabalançar, mas nem por isso. Uma dor num tendão que andava a germinar resolver marcar posição a sério. Corri menos do que gostaria e com dores.


No final tinha passagem prevista no supermercado para compras um item em falta para o juntar. Comprei o que precisava e, ao sair, fiz um desvio na papelaria / livraria. Não foi preciso procurar muito, comprei um livro que já estava previsto para a Feira do Livro e sai.


Do tempo previsto e informado em casa ainda tinha cerca de vinte minutos. A corrida a menos deixou-me essa folga. A caminho de casa sentei-me num banco de jardim e li algumas páginas do livro que acabara de comprar, e no qual não sei quando voltarei a pegar. Abstrai-me do dia que tive, deixei-me levar.


Vinte minutos, vinte minutos apenas, mas com o efeito de horas. Não inverteu na totalidade a polaridade do dia, mas fez com ques as percentagens se equilibrasse. Um livro, umas páginas de um livro. Se isto não faz de um livro um bem imprescindível não sei o que fará.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

"Salazar e Caetano - O Tempo em que Ambos Acreditavam Chefiar o Governo Livro 2" de José António Saraiva

erfgt.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Marcello Caetano instala o seu gabinete no edifício do Parlamento, ficando com vista para o palacete onde vive Salazar, já enfermo. Dá-se assim o facto extraordinário de o antigo e o novo chefe do Governo estarem instalados a oitenta metros um do outro, separados por um jardim!

Marcello, da sua janela, pode ver Salazar sentado debaixo da pérgula onde gosta de estar; e este, quando contempla o edifício da Assembleia, pensando que ainda detém o poder, não sonha que ali à sua frente trabalha o verdadeiro presidente do Conselho. É uma situação nunca vista!

Curiosidades Livrescas - Stephen King vindo do lixo

CL.png


Este post poderia chamar-se “Momentos que definem” e vem a propósito de uma história que já tinha lido no passado, mas que o autor confirmar no seu livro “Escrever”.


Stephen King trabalhou durante um tempo naquele que viria a ser o seu primeiro grande êxito, “Carrie” mas a determinada altura fartou-se do que tinha escrito e deitou o esboço ao lixo. O livro era suposto ser uma história curta, mas alongou-se muito e foi essa uma das razões que levaram King a deitá-lo ao lixo.


A mulher, que sempre acreditou nele, resgatou o documento, sacudiu-lhe os restos de cigarro leu-o, disse-lhe que tinha gostado, acima de tudo porque era diferente do que ele normalmente escrevia, e disse-lhe que queria ler o resto.


Este livro acabou por vir a ser um tremendo êxito e valeu a King o seu primeiro grande contrato: 400 000 dólares em direitos pela publicação em “paperback”. Quatrocentos mil dólares literalmente resgatados do lixo, e possivelmente também uma carreira de escritor.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Novidade - "História da Filosofia Política" de João Cardoso Rosas

ee.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Esta viagem inicia-se na Antiguidade, com Platão, Aristóteles e Cícero, incorporando depois o pensamento cristão, de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino; desenvolve-se no Renascimento, com a escolástica tardia, Maquiavel, Thomas More, Jean Bodin e Altúsio; conhece novas modalidades na época Moderna, com Hobbes, Locke, Espinosa, Montesquieu e Hume, refletindo sobre as grandes transformações do final do século XVIII por intermédio de Rousseau, Adam Smith, Kant, os federalistas americanos, Burke, Comte ou Tocqueville; e entra definitivamente na contemporaneidade com o utilitarismo de Jeremy Bentham e Stuart Mill, e através de Hegel e Marx, para mais tarde repensar, já no século XX, o choque do totalitarismo e do holocausto, através de Karl Popper e Hannah Arendt.


Os pensadores aqui estudados são, por assim dizer, nossos contemporâneos. Mesmo quando viveram há já vários séculos e em contextos sociais muito diferentes do nosso, criaram os conceitos e os esquemas intelectuais com os quais pensamos, ainda hoje, a nossa vida em sociedades politicamente organizadas. É através do seu pensamento que conseguimos aceder ao significado profundo da nossa linguagem política, conseguindo compreender termos como Estado e República, poder e autoridade, justiça e bem comum, realismo e utopia, direitos individuais e contrato social, estado de natureza e estado civil, federalismo e pluralismo, democracia e vontade geral, liberdade e igualdade, utilidade e bem-estar, progresso e tradição, contradição social e luta de classes, revolução e reforma, totalitarismo e liberalismo - e por aí adiante.


É também nestes pensadores que poderemos colher a inspiração e os recursos para refletir, hic et nunc, com a máxima lucidez, sobre os novos desafios que o nosso mundo atravessa, sobre as incertezas do presente e sobre as possibilidades do futuro.

A escala de Richter dos livros

sdfs.png


Acho que a maioria das pessoas que gostam muito de livros já foram, em algum momento, confrontados com aquela célebre pergunta: “Qual é o teu livro preferido?” ou “Qual foi o melhor livro que já leste?”.


Acredito que muitas terão efetivamente uma resposta honesta, mas certamente que muitas têm uma resposta mais ou menos fabricada (conheço algumas). Conheço poucas (e pode ser um problema meu) que não tem resposta para esta pergunta. Eu não tenho uma resposta única e fechada.


Quando andava na Universidade tive um professor que numa entrevista para a revista da instituição respondeu sempre da mesma forma às perguntas sobre os seus gostos favoritos em livros, filmes, locais: respondeu a todos “aqueles que ainda não li/ vi / visitei” e argumentou que era uma resposta honesta porque tinha sempre a expetativa de que o melhor ainda estava para vir, até porque essa expetativa era motivante para continuar a ler livros, a ir ao cinema e a visitar novos locais.


Confesso que naquela altura pensei que era apenas uma forma de fugir às perguntas, mas hoje muito mais velho, sou capaz de me rever na resposta.


No que diz respeito aos livros, apesar de ter tido livros que me marcaram ao longo dos anos, não consigo dizer que há um livro que é o meu favorito, ou o melhor que já li. O mais próximo que tenho dessa realidade talvez seja “O Mundo de Sofia” de Jostein Gaarder, que li em 1995 e que me abriu definitivamente os horizontes do pensamento, algo que considero muito importante e que acabou por estar na origem também do meu amor pelos livros.


De resto prefiro dizer que tenho um género de uma Escala de Richter dos Livros, ou seja, uma escala em que atribuo mentalmente o valor aos livros em função do “abalo” que me provocam. Felizmente leio muitos que estão entre um 6 e 8, talvez tenha lido um ou outro 9 e ainda estou à espera de um 10.

domingo, 23 de agosto de 2020

Novidade - "Os Doentes do Doutor García" de Almudena Grandes

rfi.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Depois da vitória de Franco na Guerra Civil Espanhola, o Doutor Guillermo García Medina continua a viver em Madrid sob uma falsa identidade, a mesma que o salvou de ser fuzilado e que foi um presente de Manuel Arroyo Benítez, um diplomata republicano a quem salvara a vida uns anos antes. Julgando que nunca mais o veria, acaba por encontrar-se com Manuel em 1946, deixando-se recrutar para uma missão secreta e muito perigosa: a de se infiltrar na rede clandestina de evasão de criminosos de guerra fugidos do Terceiro Reich para a Argentina, dirigida por Clara Stauffer, uma poderosa mulher de nacionalidade alemã e espanhola, a partir do pacato bairro de Argüelles.
Ao mesmo tempo thriller e romance de espionagem, Os Doentes do Doutor García é uma emocionante história que parte de acontecimentos reais pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial e o franquismo para construir personagens que representam e evocam um dos momentos históricos mais difíceis do século passado.


 

Melhores livros de ciência

DAADDDD.png


Ando sempre à procura de livros novos no campo da ciência. É uma das áreas que cada vez tenho mais interesse muito devido a um fenómeno curioso: sinto que quanto mais leio sobre assuntos relacionados com ciência mais ignorante me sinto por perceber tudo o que não sei. Não é um fator de desmotivação, antes pelo contrário.


Assim, deixo aqui para quem possa ter interesse algumas listas ondem podem encontrar livros no campo da ciência, muito bem referenciados e recomendados. Eu também já as explorei.


Espero que possam ser úteis.


Ler + Ciência PNL 2027


50 of The Best Science Books


10 of the best non-fiction science books to read right now


The Best Books for the Science Lover


12 Science Books You Should Read Right Now


16 Of The Best Science Books of All Time


9 best popular science books

sábado, 22 de agosto de 2020

Novidade - "Peaky Blinders" de Carl Chinn

~dsfsfsfsfs.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Os Peaky Blinders tal como os conhecemos, graças à série televisiva de grande êxito, estão envoltos em dramatismo, mistério e também terror. a carismática família dos Shelbys, profundamente disfuncional, mas sempre elegante, subjuga os seus inimigos cegando-os momentaneamente com lâminas de barbear inseridas nas palas dos seus bonés achatados enquanto travam sangrentas guerras com outros gangues. Nestas disputas violentas, confrontam-se ainda com terroristas irlandeses e autoridades lideradas pelo astucioso Winston Churchill, então Ministro da Administração Interna da Grã-Bretanha.

Mas quem eram os Peaky Blinders na vida real?
Existiram de facto?
Carl Chinn, conhecido historiador, escritor e comentador de rádio, passou décadas a investigá-los. e desvenda agora a verdadeira história dos famosos Peaky Blinders, um dos quais era o seu próprio bisavô. Tal como os Shelbys, também o seu avô era um corretor de apostas a operar fora da lei nas ruas de Birmingham.

Neste emocionante relato social, Carl Chinn lança luz sobre as lutas raramente noticiadas da classe operária numa das grandes cidades do Império Britânico antes da Primeira Guerra Mundial. A história continua depois de 1918, quando alguns Peaky Blinders se transformaram no infame Gangue de Birmingham. Liderados pelo Billy Kimber da vida real, travaram uma guerra sangrenta com os gângsteres londrinos Darby Sabini e Alfie Solomon pelo controlo de valiosos esquemas de extorsão de dinheiro a troco de proteção dos corretores de apostas nas prósperas pistas de corridas de cavalos na Grã-Bretanha no período do pós-guerra.

Reunindo uma notável diversidade de fontes originais, incluindo imagens raramente vistas de Peaky Blinders reais e entrevistas com parentes dos gângsteres da década de 1920, Peaky Blinders: a Verdadeira História dos Gangues mais Famosos de Birmingham confere uma nova dimensão à verdadeira história do submundo de Birmingham e aos factos por trás da sua ficção.

Novidade - "O Segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares

adadadaa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Então, peixe, vamos fazer um acordo. Tu ficas a morar aqui, constróis a tua casa e fazes a tua vida. Mas ninguém pode saber que tu falas a língua das pessoas e que conversamos os dois. Se souberem que eu falo com um peixe, vão achar que sou maluco e tiram-me daqui. Ouviste?

Este rio tem um segredo e esse segredo é só meu.

A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.

Tops lá por fora

frança.png


dddad.png


Já aqui escrevi e apresentei várias vezes os tops de vendas do NY Times que todas as semanas vou espreitar, por um lado por simples curiosidade, por outro porque é uma forma de ficar a conhecer algumas das novidades mais frescas que vão saindo.


A espaços faço o mesmo exercício tentando encontrar informação relativamente a outros países, aqui imbuído apenas do espírito da pura curiosidade.


Desta vez fui espreitar os tops de vendas das últimas semanas em Espanha e França. Em ambos os tops há uma diferença, regra geral, e em permanência, em relação ao português: nos dez primeiros lugares há sempre uma boa dose de autores nacionais dos respetivos países, como acontece neste caso.


Depois há uma curiosidade interessante: há um livro que se repete dos dois tops e também no português (se considerarmos os tops da FNAC ou da Bertrand), o livro “O Enigma do Quarto 622” de Joël Dicker. Há um outro que também aparece no top em Portugal e em França, “Sol da Meia-Noite” de Stephenie Meyer.


Muitas diferenças, mas também algumas semelhanças, até nos preços. Um exercício curioso, que gosto de fazer.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Novidade - "Tudo Por Amor" de Jodi Picoult

sa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


No seu dia a dia, Nina Frost, delegada do Ministério Público, acusa pedófilos e trabalha com determinação para garantir que o sistema legal, apesar de muitas lacunas, mantém esses criminosos atrás das grades. Quando Nina e o marido descobrem que o seu filho de cinco anos foi abusado sexualmente, ficam despedaçados e sentem-se desamparados face a um sistema de justiça que Nina julgava conhecer muito bem.


De um momento para o outro, as suas convicções desabam, o desejo de justiça pelas próprias mãos vem à superfície e as consequências são imprevisíveis.

Excertos - "Escrever" de Stephen King

EXCERTOS.png


sfsfs.png


Esta pequena e crua passagem é do livro “Escrever” de Stephen King.


Decidi partilhá-la aqui por duas razões: pela mensagem que transmite e pelo tom com que o faz.


Em relação à mensagem pode parecer óbvia para muita gente, mas a ideia que tenho é que muitas vezes que criam fábulas associadas a ideias para livros, pelos próprios escritores ou pelos leitores, quando muitas vezes as coisas são muito mais óbvias e terrenas. King descreve esta realidade com uma mestria e simplicidade extremas neste excerto. Haja depois a capacidade para as colocar no papel, mas essa é outra questão.


Sobre o tom, aquilo que posso dizer é que foi uma das principais razões que me conduziram a adorar o livro. Stephen King escreve de uma forma crua, verdadeira, sem floreados, fazendo do seu livro um manual teórico e prático do que tentar ensinar. Ele não só explica com usa a sua receita de escrita.


Se não está convencido convido-o a ler o livro e depois partilhar a opinião. Não sou de ganhar ao jogo, mas sou capaz de aposta que vai concordar.


Mais sobre o livro aqui.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Novidade - "Os Sete Pilares da Sabedoria" de T. E. Lawrence

adddda.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Descreve a Revolta Árabe contra os turcos, vista por um inglês que nela tomou parte. No que seria aparentemente uma simples crónica militar, Lawrence da Arábia teceu um painel inusitado de retratos, descrições, filosofias, emoções, aventuras e sonhos. Para levar a cabo a sua missão, serviu-se de uma extraordinária erudição, uma memória impecável, um estilo que ele próprio inventou… uma total desconfiança em si mesmo e uma fé ainda maior.»
[E. M. Forster]

Últimas entradas na biblioteca do Ministério - Agosto

20200816_222113_resized.jpg


O final do mês de julho e o início de agosto trouxe consigo algumas compras e ofertas de peso no reforço da “biblioteca ministerial”.


Aqui ficam os principais destaques.


De oferta da Bertrand recebi já esta semana dois excelentes livros, ambos parte da minha wishlist, “O Poder dos Números” de Sanne Blauw e “Ficções” de Jorge Luis Borges, uma reedição da Quetzal e um livro que ando para ler há anos. Muito obrigado Bertrand!


Adquiri uma mas minhas mais antigas entradas na wishlist. “Trump – Debaixo de Fogo” de Michael Wolf, que embora já ultrapassado no tempo por várias outras obras, continua a ser um documento histórico muito interessante.


No âmbito do Clube de Leitura PNL2027 adquiri “Jalan Jalan” de Afonso Cruz, a leitura do mês de agosto. Um livro absolutamente brilhante que estou a adorar. Leitura em curso.


Outra entrada proveniente da minha wishlist foi “Como surgiu o Universo” de Peter Atkins, mais um livro de astronomia, um tema que me interessa sempre muito.


Uma compra curiosa sobre um tema que em atrai particularmente por efetiva curiosidade: “Hotel, os bastidores” de Isabel Brasão, sobre a organização e logística de um hotel. Para ler em breve.


Comprei também, finalmente (um dia deste explico aqui porquê finalmente) “Uma semana no Aeroporto” de Alain de Botton e também um livro que, nunca se sabe, me pode ser útil um dia destes “Quero, posso e mudo de carreira”.


Finalmente duas compras especiais sobre as quais falarei aqui nos próximos dias “A Minha Vida”, a biografia de Bill Clinton e “Wolf Hall” de Hilary Mantel.


Bons livros, boas compras, que vão dar de certeza boas leituras!

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Novidade - "As Fórmulas da Vida e da Morte" de Kit Yates

adadadada.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A matemática está sempre presente na nossa vida, da forma como comunicamos com os outros à forma como viajamos, trabalhamos ou relaxamos. Mas são poucos os que compreendem o seu verdadeiro poder, pois a influência da matemática não se fica pelo dia a dia no escritório ou em casa, estendendo-se aos tribunais e hospitais.


Neste livro extraordinário, Kit Yates explora histórias verídicas em que a utilização - ou a má utilização - da matemática teve um papel decisivo: pacientes incapacitados com diagnósticos errados, empresários falidos devido a algoritmos imperfeitos, vítimas inocentes de erros judiciais ou de falhas de software e até pais que perderam os seus filhos, sempre devido a equívocos matemáticos.


Mas há esperança: para além de o autor nos alertar para os perigos com exemplos reais, também nos oferece ferramentas matemáticas simples que nos ajudarão a tomar decisões acertadas numa sociedade cada vez mais baseada em números.

Audiobook - "Atomic Habits" de James Clear

91JHJgPh6LL.jpg


Mais sobre o livro aqui, e sobre o audiobook aqui


Mesmo nos livros de que gosto muito é raro começar um comentário a uma leitura com a frase: "Este livro é obrigatório. Toda a gente devia ler este livro". Neste caso vou fazê-lo.


Este livro é obrigatório. Toda a gente devia ler este livro


Já aqui escrevi que este livro estava na minha lista de indesejáveis, simplesmente por ter ficado com uma ideia errada, preconcebida, do livro. Pensei, sem qualquer fundamento, que seria mais um daqueles livros que tem um conjunto de frase inócuas e que não se traduzem em nada. Estava completamente errado.


Trata-se de um livro, mas mais do que isso de um manual de instruções para qualquer pessoa que, pretenda, ou tenha interesse em fazer uma mudança de hábitos. O autor, James Clear, dá-nos um guião com exemplos concretos, muito práticos, correntes e facilmente identificáveis, que ajudam qualquer um a perceber como fazer para alterar um hábito, começando por perceber como é que criam, instalam, condicionam e transformam.


No meu caso foi-me ainda mais fácil identificar com as palavras do autor porque me consegui rever em muitos pontos, e reconheci o percurso que é preciso fazer.


Acredito que toda a gente tem hábitos que precisa mudar, ou que precisa aperfeiçoar, por isso considero que este livro é uma leitura muito importante e altamente produtiva.


Ouvi o livro em formato audiobook em inglês, mas sei que vou reler uma boa parte em português, porque vou querer revisitar alguns pontos. Tenho muita pena de não conseguir injetar o livro a minha memória para fazer um upgrade e para garantir que me lembro das suas lições.


Se puderem leiam mesmo este livro. É tempo muito bem empregue. E leiam com o espírito de aplicação prática. Vale a pena.


5Estrelas.png


 

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Novidade - "Ficções" de Jorge Luis Borges

ddd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Uma leitura há muito adiada. Vai ser desta!


Sinopse:



Ficções é uma obra fundamental de Borges; é lá que se encontram os grandes mitos e elementos centrais da sua criação. A arte da narrativa mudou completamente depois deste livro publicado em 1944.

Ficções é talvez o livro mais reconhecido de Jorge Luis Borges, e que inclui contos fundamentais para entender o seu universo, como «O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam», «As Ruínas Circulares» ou «A Biblioteca de Babel». Há narrativas de natureza policial, como «A Morte e a Bússola», a história de um detetive que investiga o assassinato de um rabino; outras, que recriam livros imaginários como «Tlön, Uqbar, Orbis Tertius», reflexão extraordinária sobre a literatura e sua influência no mundo físico; e outras que podem ser consideradas fundadoras do moderno género fantástico, como «O Sul», que, nas palavras do mesmo autor, é talvez a sua melhor história.




Críticas


«Com Ficções, Borges inventou a literatura virtual.»
José Saramago


 






Nota do autor

 


«Talvez me enganem a velhice e o temor, mas tenho a suspeita de que a espécie humana – a única – está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta.»
Jorge Luis Borges


Book quote

bqo82020.png


Tenho muitas citações de gosto particularmente, pela força da mensagem, pela escolha das palavras, pelo simbolismo, pela pura beleza de conterem algo que nos toca.


Existem, no entanto, poucas que aprecie tanto como esta de Jorge Luis Borges. Simples, mas de enorme significando para qualquer amante de livros.


Não acredito no paraíso nem no inferno, mas se acreditasse desejaria que o paraíso fosse o idealizado por Borges, certo de que o inferno seria o pior de todos os locais: um local onde não existiram livros.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Novidadde - "Toda a Gente Mente" de Seth Stephens-Davidowitz

dadadad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Não sabia que ia sair em português, estou a ouvir neste momento o audiobook em inglês. Muito interessante!


Sinopse:


Muito do que pensávamos sobre as pessoas estava completamente errado. A razão? Toda a Gente Mente. Seja aos amigos, parceiros, médicos, inquéritos — ou para si. Mas, na verdade, já não precisamos apenas de confiar nos que os outros nos dizem. Os Grandes Dados, os Novos Dados que a Internet nos oferece, chegaram para revelar a verdade.
Nesta mina de ouro digital podemos descobrir o que as pessoas realmente pensam, querem e fazem.


Toda a Gente Mente dá outra perspetiva sobre o mundo. Com uma nuance: não há limites para as respostas que podemos encontrar, basta fazer as perguntas certas.

Minutos corridos & Minutos lidos

corridos.png


Há algum tempo atrás escrevi aqui sobre como os audiolivros tem vindo a ganhar a importância no meu dia-a-dia e nos meus hábitos relacionados com os livros (para não dizer hábitos de leitura que me soa sempre esquisito quando falo de audiolivros).


Esta crescente importância tem sido fortemente potenciada pelo meu regresso ao exercício físico desde abril, com maior incidência a partir do mês de maio. As duas coisas, corridas e audiolivros tem andado de mãos dadas.


Desde sempre que me habituei a ouvir música enquanto corro, primeiro com os velhinhos MP3 e nos últimos anos através do telemóvel, mas não sou daqueles corredores que precisa de música para me motivar a correr. Precisamente por isso, foi fácil fazer a transição da música para os audiolivros.


Hoje corro mais ou menos 30 kms por semana, divididos por 4 dias, o que equivale a sensivelmente 3 horas de audição. São mais 3 horas (às vezes mais) de “leitura” do que normalmente conseguia fazer.


Tenho comprado alguns e tenho ouvido outros que estão disponíveis no Youtube, mas apenas de já tiver comprado o livro físico, como aliás aconteceu com o livro que terminei no final da semana passada, “Hábitos Atómicos” e sobre o qual irei escrever durante esta semana.


Tem sido uma excelente conjugação que até a mim me surpreendeu. E hoje o que acaba por acontecer é que os audiolivros e as corridas puxam um pelo outro. O audiolivro ajuda a corrida e a corrida ajuda o audiolivro. Funciona, é o que vos digo!

domingo, 16 de agosto de 2020

Novidade - "A Filha do Comunista" de Aroa Moreno Durán

da.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um romance íntimo e político que narra a vida de uma família de emigrantes espanhóis na Alemanha de Leste, traçando em simultâneo um retrato da Berlim Oriental, uma cidade constantemente alerta, através do olhar de uma rapariga que vai crescendo sob a égide da República Democrática Alemã.
A vida de Katia, as suas opções e a irreversibilidades dos seus atos poderiam ter sido contados de inúmeras maneiras, mas a prosa de Aroa Moreno Durán, brilhante e incisiva, devolve beleza ao peso da História e valeu-lhe o Prémio Ojo Critico de Narrativa 2017.

Update da wishilist

wish082020.png


Ponto de situação da minha wishlist. Entre entradas e saídas a lista neste momento tem uma preponderância para a não ficção: dos 32 livros 18 são de não ficção.


Tem sido uma luta para manter esta 1ª Liga de livros já que já quase um número igual numa 2ª Liga.


Uma boa parte das entrada são novidades em inglês, recentes, das principais entradas destaco, “Rage” de Bob Woodward, “Caste – “ de Isabel Wilkerson, “Human Kind – A Hopful History” de Rutger Bregman.


Em bom português inclui, entre outros, “O Poder dos Números” de Sanne Blauw, “Churchill – Caminhando com o Destino” de Andrew Roberts, “Contágio” de David Quammen e “Ficções” de Jorge Luís Borges que vai ser reeditado.


Tenho aqui muito por onde escolher, sendo que é essa sempre a grande dificuldade. Gerir orçamento e desejo de leitura. Enfim, antes muita escolha do que pouca. Mantém vivo o livrólico.

sábado, 15 de agosto de 2020

Novidade - "D. Filipa de Lencastre - A rainha que seguiu a sua estrela" de Isabel Stilwell; Ilustração: Raquel Russo

dadaadaad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Filipa de Lencastre, filha dos duques de Lancaster, neta do rei de Inglaterra, tinha 27 anos quando deixou os castelos frios de Inglaterra para se tornar rainha de Portugal.
Casada com D. João I, foi mãe de seis rapazes e de uma rapariga, que educou para saberem muito, pensarem pela sua cabeça e não terem medo de aventuras. Chamaram-lhes a Ínclita Geração.

Em criança, Filipa gostava de admirar as estrelas do céu, imaginar que o mundo não acabava onde se pensava e ouvir a história dos corajosos cavaleiros da Távola Redonda. Anos mais tarde, foi a sua vez de armar cavaleiros os filhos mais velhos, que partiram rumo a Ceuta para derrotar os mouros e descobrir o que estava para além dos mapas.

Depois de Dona Maria II - a rainha menina, Isabel Stilwell, a autora bestseller de romances históricos, traz-nos o segundo título da coleção Rainhas de Portugal, dedicada aos mais novos.

Livros apaixonantes sobre mulheres inspiradoras que fizeram a História de Portugal.

Novidade - "Pedro Álvares Cabral e a Primeira Viagem aos Quatro Cantos do Mundo" de José Manuel Garcia

dadadada.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Pedro Álvares Cabral ocupa um lugar proeminente na História Universal pelo que é particularmente importante evocar a sua memória quando se celebram os quinhentos anos da sua morte. O facto de ter sido o descobridor do Brasil assegura-lhe o justo protagonismo que tem, mas o significado da sua figura é muito mais importante na medida em que foi o primeiro homem a ter ido aos quatro cantos do mundo.


Com efeito, entre 1500 e 1501 ele conseguiu unir por via marítima os quatro continentes ao ter saído da Europa e aí regressado, após ter passado por África, América e Ásia. Ao realizar estas conexões, Pedro Álvares Cabral tornou-se, juntamente com Fernão de Magalhães, um dos maiores símbolos do início da mundialização, a qual está na origem remota da atual globalização.


Pedro Álvares Cabral, ao identificar um novo mundo, foi o último dos grandes descobridores portugueses do século xv, tendo ainda o sentido muito especial de ter iniciado a criação do Brasil e a profunda e multissecular ligação entre este país e Portugal.»


- Biografia de Pedro Álvares Cabral
- Antecedentes do descobrimento do Brasil: o significado do Tratado de Tordesilhas e a primeira viagem de Colombo à América do Sul
- A viagem da frota de Pedro Álvares Cabral entre Lisboa e a Terra da Vera Cruz: a relação da viagem e a carta de Pero Vaz de Caminha
- A viagem realizada desde a Terra da Vera Cruz até Cananor: escalas em África, travessia do Índico até à Índia, venturas e desventuras em Calecut
- O regresso: de Cananor ao cabo da Boa Esperança, a chegada a Lisboa e as mercadorias trazidas para Portugal
- A difusão feita por italianos das informações sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral
- A memória da viagem de Pedro Álvares Cabral nos cronistas
- A viagem vista do Oriente

Bibliotecas do Mundo 38

dadadadada.jpg


Yusuhara Town Library, Yusuhara, Japão

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Novidade - "Regresso a Casa" de José Luís Peixoto

adaad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Intimidade, confissões, família, memória e pacificação: assim é o novo livro de poemas de José Luís Peixoto.

O novo livro de José Luís Peixoto fala-nos das quatro paredes de uma casa - e de todas as suas recordações em tempo de pandemia. Evoca a solidão, o isolamento, as portas fechadas, mas também a solidariedade das recordações: a mãe, o pai, os aromas, a família, a aldeia, o amor. Há espaço para a recordação da infância como para a peregrinação pelo mundo inteiro, como um Ulisses em viagem perpétua, rodeado de objetos próximos e voltado para dentro, para o lugar onde se regressa sempre: a casa.

«As estantes são ruas. Os livros são casas onde podemos entrar ou que podemos imaginar a partir de fora. Há livros que visitámos e há livros onde vivemos durante certas idades, conhecemos cada uma das suas divisões, trancámo-nos por dentro.
Fomos jovens durante tantos capítulos mas, de repente, um dia, apercebemo-nos de que restavam cada vez menos páginas entre o polegar e o indicador.»




Críticas de imprensa

 


«A poesia de José Luís Peixoto está voltada para o dia a dia, para o nosso real e para a sua disponibilidade, que é onde apenas as coisas são encontradas.»
Fernando Guimarães, Jornal de Letras


Dava um bom retiro livresco 65

082020.jpg


Esta imagem corresponde, mais ou menos, a um sonho que tive no fim de semana passado. Foi a imagem que encontrei que mais se assemelha ao que me lembro do sonho.


No sonho (juro que é verdade) havia uma piscina, uma paria de água quente logo ao lado uma espreguiçadeira (no sonho era de plástico, porque eu sou pobre) e junto a ela uma pilha de livros.


O meu dia a dia era o seguinte: Leitura na espreguiçadeira, passeio na praia, mergulho na piscina, leitura na espreguiçadeira, passeio na praia, mergulho na piscina, leitura...


Se isto não é o retiro livresco de sonho não sei o que será.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Novidade - "O Livro do Pó - Volume 2 - A Aliança Secreta" de Philip Pullman

sasSsSs.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Passaram vinte anos desde os acontecimentos narrados em La Belle Sauvage, primeiro volume da série O Livro do Pó.

Lyra Belacqua é agora Lyra Silvertongue. Já não é uma criança... tem 20 anos e, acompanhada do seu génio Pantalaimon, é forçada a explorar as complexidades e os perigos de um mundo cuja existência desconhecia por completo. A prosseguir a sua própria jornada está também Malcolm. Outrora, um rapaz num barco com a missão de salvar uma bebé do dilúvio, Malcolm é agora um homem com um forte sentido de dever e um enorme desejo de fazer o que é correto.

O mundo deles é familiar e, ao mesmo tempo, extraordinário. Vão ter de viajar até muito além dos limites de Oxford, através da Europa até à Ásia, em busca de algo perdido?

Uma cidade habitada por génios, um segredo no coração de um deserto e o mistério do ardiloso Pó.




Críticas de imprensa

 


«O melhor romance de Philip Pullman até agora. Uma obra extraordinariamente profunda e humana.»
The Observer

«Uma história magnífica repleta de grandes ideias, grandes personagens e grandes mágoas... O livro ideal para os tempos conturbados em que vivemos.»
NPR

«Philip Pullman criou um mundo de fantasia cativante com o seu rigor e elegância estilística. Um livro que ficará na memória durante muitos anos.»
The Guardian

«Uma história desafiante... Uma obra que tece de forma elegante questões que podiam ser atuais, como a crise de refugiados na Europa ou a abordagem aos factos na era da pós -verdade. A prosa de Philip Pullman é, como sempre, gratificante.»
The Times

«A escrita de Philip Pullman é simples, despretensiosa, bela, verdadeira... o desfecho do Livro do Pó chega em boa hora.»
The Washington Post


Leitura - "Escrever" de Stephen King

pol.jpg


Mais sobre o livro aqui


Está concluída mais uma leitura: “Escrever” de Stephen King.


Dois motivos incentivaram esta leitura: a curiosidade efetiva de ler sobre a forma com um escritor de renome faz o seu trabalho, as suas considerações, o seu método e as suas opiniões, mas também retirar da leitura algum sumo que me ajude no meu, muito difícil e quase inexistente processo de escrita.


Os dois objetivos forma francamente atingidos e, em alguns pontos, largamente superados.


O livro foi escrito há mais de 20 anos (e terminado depois de um acidente que quase matou o escritor), no entanto todo o seu conteúdo é perfeitamente atual. Gostei acima de tudo do discurso direto, sem rodeios, da distinção entre o que sabe e o que não sabe, do enfatizar que é o que funciona para ele, mas sem deixar muito claro que existe ingredientes que são absolutamente indispensáveis. Antes dos recursos da linguagem vem a célebre frase “ler muito e escrever muito” que o autor coloca a bold e sublinhado.


É um “livro de receitas” muito bem escrito, ao alcance de todos e com uma enorme quantidade de informação altamente relevante no mundo da escrita. Está lá tudo, haja capacidade para o colocar em prática.


Há ainda, logo no início uma parte biográfica que é igualmente muito interessante e que tem também informação útil para além da componente de história de vida.


Compreendo perfeitamente a relevância que foi dada ao livro e a forma como ainda hoje é reconhecido. Seja porque gosta do mundo dos livros ou porque quer aprender alguma coisa para aplicar, este é um livro obrigatório. Sem qualquer dúvida.


Muito obrigado à Bertrand pela oferta.


Nota: de referir que o primeiro livro que leio de Stephen King é um livro onde ele descreve como escreveu os outros, os de ficção. Fica a promessa de logo que possível ler um desses.


5Estrelas.png


 

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Novidade - "Na Patagónia" de Bruce Chatwin

addadada.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Um dos grandes clássicos da literatura de viagens acessível na Terra Incógnita - um incontornável autor de culto.

A remota Patagónia, um lugar no fim do mundo, entre lagos e planícies devastadas, é habitado por figuras errantes e exiladas, gaúchos ou foragidos à justiça, mineiros solitários ou índios da Terra do Fogo - além dos fantasmas de personagens que desbravaram e ocuparam a terra no passado.

Fascinado por estas paragens desde a infância, o autor atravessa toda a região, desde Rio Negro até Ushuaia, a cidade no extremo sul - banhada pelo Canal Beagle e a meio caminho da Antártida -, captando o espírito do lugar e dos seus habitantes, e conferindo-lhe uma expressão poética e histórica.

Numa escrita prodigiosa, plena de descrições cruas e de personagens intrigantes, Na Patagónia narra as viagens de Chatwin por aquele lugar remoto, contando os encontros e assombrações que o vão acompanhando na sua peregrinação.




Críticas de imprensa

 


«A sua forma de viajar não era sobre ir de um lugar a outro. Era sobre paisagens interiores.»
The Sunday Times


Trade Strories - uma nova plataforma de transação de livros usados

daddadad.png


Já aqui referi em vários momentos que uma parte das minhas comprar de livros tem origem no OLX, não porque tenha particularidade afinidade com a plataforma em causa, mas porque é onde posso encontrar a maior oferta.


Há cerca de duas semanas tive conhecimento de uma nova plataforma, desta feita, e ao contrário do OLX, exclusivamente dedicada aos livros. Trade Stories é nome.


Para alguém que gosta de livros, isto é, naturalmente, uma excelente notícia: um espaço dedicado à transação de livros, basicamente só com “gente dos livros”. Está muito bem conseguido a todos os níveis. É uma excelente iniciativa, muito bem-vinda ao mundo livresco.


De referir ainda que é possível apoiar a iniciativa através de um contributo de 2 €, algo que me parece bastante justo tendo em conta que uma plataforma desta natureza tem de ser mantida.


Já me registei, já fiz uma compra e apenas posso dizer que me vou tornar utilizador frequente. Pelo que consegui perceber está a ter sucesso. Da primeira vez que acedi tinha pouco mais de 1500 livros registados, no início desta semana já ia nos 9250. Espero que continue!


Passem por lá e espreitem: Trade Stories.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Novidade - "Epítome de pecados e tentações" de Mário de Carvalho

fsdffsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Fascínios, inquietações e sobressaltos nas relações entre homens e mulheres. Como elas os vêem. Como eles tantas vezes, as mais das vezes, se enganam. Os amores juvenis e os amores tardios. As tentações a pedirem transgressão e os pecados, veniais, sempre à espreita, entre olhares que se advinham e jogos que se desvendam.
Numa prosa depurada, Mário de Carvalho, uma das vozes mais importantes da nossa literatura contemporânea, regressa à novela e ao conto, num livro que pede total absolvição.


Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários da APE


Prémio PEN Clube Português Ensaio

Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

Prémio Fernando Namora

Prémio Vergílio Ferreira

Grande Prémio de Literatura ITF/DST

Prémio PEN Clube Português Ficção

Grande Prémio APE

Prémio Fernando Namora

Prémio Literário Giuseppe Arcebi

Prémio Pégaso de Literatura

Prémio de Romance e Novela da APE

Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

Prémio Dom Diniz

Prémio Cidade de Lisboa

 

O pequeno & os livros - Mandela e as pessoas más

mand.png


 


Normalmente cá em casa quem lê as histórias de final de dia é a mãe. É uma função quase exclusivamente dela. No entanto há alguns dias a tarefa foi-me delegada pelo pequeno e o livro escolhido foi “Nelson Mandela” da coleção “Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas” da editora Fábula.


Antes de mais importa clarificar que sabemos que o livro se destina a jovens e não exatamente a crianças com 5 anos, no entanto, há uns meses comprámos, da mesma coleção, o livro dedicado a Frida Kahlo depois de o pequeno ter ficado muito curioso ao ouvir a história, com base no mesmo livro, num numa atividade de conto. E ele adora ouvir a história e, como tal, decidimos que faria sentido comprar também o livro dedicado a Nelson Mandela.


Como a história ainda é longa, normalmente é dividida a meio e lida em dois dias. No dia da minha leitura, quando terminei e o aconcheguei para dormir o pequeno perguntou-me:


- “A história do senhor Mandela é toda verdade ou é também a fingir?”


- “É toda verdade.” - respondi


Depois de uma pausa, e já muito ensonado, respondeu-me da melhor forma que conseguiu do alto dos seus 5 anos e meio:


“Agora ainda há pessoas más como as que fizeram mal ao Sr. Mandela e aos outros senhores?”


“Sim filho, há menos, mas infelizmente ainda há” – respondi


Mais uma pausa e, já mesmo a cair para o lado, disse-me:


“Não quero ser nunca uma pessoa dessas!”


Pensamento do autor deste post e pai do pequeno: é precisamente para que isso não aconteça que o pai e a mãe te contam histórias como esta. Um livro de cada vez para que possas ser uma pessoa melhor.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Novidade - "O Ano do Macaco" de Patti Smith

234r.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Com O Ano do Macaco Patti Smith continua a publicar as suas memórias e a estabelecer laços profundos entre o rock e a literatura que nunca deixou de amar. É um grande momento.

O ano do seu septuagésimo aniversário - e de itinerância entre concertos - começa com a chegada de Patti Smith ao motel Dream Inn em Santa Cruz, Califórnia. Nessa madrugada, em que ela transita livremente entre um sono leve e uma vigília povoada de sonhos, tudo parece dotado de vida e voz humanas: os objetos falam, os mortos falam e interpelam a mulher que, enrolada numa manta, deambula pela paisagem.

Muitos serão os encontros e as perdas neste ano Chinês do Macaco e aqui, no terceiro livro de memórias de Patti Smith, haverá poesia, cafés, viagens à boleia, Bolaño, Pessoa e Lisboa; e a sua última estadia com Sam Shepard, amigo de toda a vida, para o ajudar a acabar o seu derradeiro livro (Espião na Primeira Pessoa, publicado pela Quetzal em 2018).

Em pano de fundo, o mundo da política agita-se numa eleição tóxica. Em primeiro plano, o desaparecimento de dois grandes amigos: além de Shepard, Sandy Pearlman. Em Epílogo, o início de 2020, o Ano do Rato, e da nova e estranha era em que agora vivemos.




Críticas de imprensa

 


«As reflexões de Smith sobre um ano doloroso, mas também cheio de encantos, são elegíacas, vitais, mágicas.»
Booklist

«Livro luminoso com uma prosa requintada.»
Publishers Weekly