terça-feira, 11 de agosto de 2020

O pequeno & os livros - Mandela e as pessoas más

mand.png


 


Normalmente cá em casa quem lê as histórias de final de dia é a mãe. É uma função quase exclusivamente dela. No entanto há alguns dias a tarefa foi-me delegada pelo pequeno e o livro escolhido foi “Nelson Mandela” da coleção “Pequenos Livros sobre Grandes Pessoas” da editora Fábula.


Antes de mais importa clarificar que sabemos que o livro se destina a jovens e não exatamente a crianças com 5 anos, no entanto, há uns meses comprámos, da mesma coleção, o livro dedicado a Frida Kahlo depois de o pequeno ter ficado muito curioso ao ouvir a história, com base no mesmo livro, num numa atividade de conto. E ele adora ouvir a história e, como tal, decidimos que faria sentido comprar também o livro dedicado a Nelson Mandela.


Como a história ainda é longa, normalmente é dividida a meio e lida em dois dias. No dia da minha leitura, quando terminei e o aconcheguei para dormir o pequeno perguntou-me:


- “A história do senhor Mandela é toda verdade ou é também a fingir?”


- “É toda verdade.” - respondi


Depois de uma pausa, e já muito ensonado, respondeu-me da melhor forma que conseguiu do alto dos seus 5 anos e meio:


“Agora ainda há pessoas más como as que fizeram mal ao Sr. Mandela e aos outros senhores?”


“Sim filho, há menos, mas infelizmente ainda há” – respondi


Mais uma pausa e, já mesmo a cair para o lado, disse-me:


“Não quero ser nunca uma pessoa dessas!”


Pensamento do autor deste post e pai do pequeno: é precisamente para que isso não aconteça que o pai e a mãe te contam histórias como esta. Um livro de cada vez para que possas ser uma pessoa melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário