quinta-feira, 31 de maio de 2018

Novidade - "Três Filhas de Eva" de Elif Shafak

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Um romance impressionante e oportuno.   "Três Filhas de Eva", romance ambientado em Istambul e em Oxford, conta a história de Peri, uma mulher da classe alta turca que já ultrapassou a casa dos 40. O epicentro de todos os acontecimentos é um certo jantar que reúne gente poderosa e rica, numa noite em que vários atentados terroristas abalam a capital turca. Entre o normal decurso do jantar e o seu súbito desfecho (um contraste de dimensões cinematográficas), Peri precisa de contactar com alguém que conhecera e deixara para trás, em Oxford – tal como regressar às discussões que nessa altura mantinha com duas amigas (Shirin e Mona) sobre a dificuldade de ser mulher e muçulmana. O tempo avança e recua entre os anos 80 (os da infância de Peri) e os da primeira década do novo milénio (quando era estudante em Inglaterra). É neste ambiente de tensão que um certo segredo ameaça ser revelado.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Leituras - "Um Gentleman em Moscovo" de Amor Towles

250x.jpg


 


Nova leitura: "Um Gentleman em Moscovo" de Amor Towles. Era um dos obrigatórios para este ano. E cá está já em curso. Promete.

Golden Man Booker Prize

unnamed-2_770x433_acf_cropped.jpg


 


Foi conhecida este fim de semana a shortlist com 5 títulos candidatos ao prémio comemorativo dos 50 anos de existência do prémio Man Booker Prize.


Este ano para além da atribuição do prémio anual haverá lugar a este prémio comemorativo escolhido entre as obras que venceram o mesmo na última metade de século.


São estas as obras candidatas:


- In a Free State (1971), do Prémio Nobel da Literatura V.S. Naipaul


- Moon Tiger (1987), de Penelope Lively


- The English Patient (1992), de Michael Ondaatje


- Wolf Hall (2009), de Hilary Mantel


- Lincoln in the Bard (2017), de George Sanders


Sendo completamente honesto conheço 3 dos 5 livros e tive a oportunidade de ler, muito recentemente, um deles: “Lincoln no Bardo”, por isso a votar só poderá ser neste.


E é preciso dizer que do ponto de vista criativo parece-me muito bem escolhido. É um livro brilhante desse ponto de vista, pelo que, faz sentido o seu reconhecimento.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Novidade - "Pequenos Fogos em Todo o Lado" de Celeste Ng

1507-155.jpg


 


"Pequenos Fogos em Todo o Lado" de Celeste Ng. É um dos livros mais aguardados por este Leitor. Li várias críticas muito boas ao livro e certamente não foi por acaso ganhou o título de melhor livro de ficção para a Goodreads.


Reconheço que, neste momento, é o livro que reúne maior interesse e curiosidade da minha parte. Será para adquirir esta semana na feira do Livro.


Editora: Relógio D´Àgua.


 


Sinopse:


Em Shaker Heights, um pacato subúrbio de Cleveland, está tudo previsto — desde o traçado das ruas sinuosas até à cor das casas, passando pelas vidas bem-sucedidas que os seus residentes levam. E ninguém encarna melhor esse espírito do que Elena Richardson, cujo princípio orientador é obedecer às regras do jogo. A esta idílica redoma chega Mia Warren — uma artista enigmática e mãe solteira — com a filha adolescente, Pearl. Mia arrenda uma casa aos Richardsons. Rapidamente Mia e Pearl se tornam mais do que inquilinas: os quatro filhos dos Richardsons sentem-se cativados pelas duas figuras femininas. Mas Mia traz consigo um passado misterioso e um desprezo pelo statu quo que ameaçam perturbar esta comunidade cuidadosamente ordenada. «Um livro maravilhoso. Divertido, inteligente e sensível.» Paula Hawkins   «Celeste Ng é sempre arguta, desafiante, generosa e original.» Meg Wolitzer «Provavelmente o meu livro favorito do ano.» John Green «Uma história intensa e emocionante.» The Times «Peguei no livro e não o consegui largar.» Jodi Picoult «Um livro espantoso.» Matt Haig

Leituras - "Correr para Vencer" de Phil Knight

21011489_IwSfr.jpg


 


Está concluído o livro “Correr para Vencer”, a autobiografia do cofundador da Nike, Phil Knight.


Antes de mais é preciso dizer que gostei bastante do livro e que este está muito bem conseguido.


A linguagem utilizada é muito clara, havendo muitos momentos em que parece que estamos a ler o diário do autor ao longo dos anos (e provavelmente até estamos).


É um livro de discurso direto, sem subterfúgios, onde se fala das vitórias e das derrotas, avanços e recuos, dos problemas e nas situações de pré-colapso com toda a naturalidade, numa atitude muito americana que bastante aprecio.


O autor expõe-se de sobremaneira no livro, fala sobre as suas angustias, medos, relações familiares, etc., e é extremamente interessante perceber que aquilo que hoje é um monstro internacional (Nike) esteve por diversas vezes à beira de fechar portas, sendo que tal não aconteceu, em grande medida devido à perseverança dos seus gestores e também divido às suas caraterísticas muito particulares.


Os americanos podem ter muitos defeitos, mas tem uma postura perante a vida, perante o sucesso e o fracasso que muito admiro. Este livro retrata de forma muito contundente essa realidade.


Há uma frase ainda no início do livro que rejeitei particularmente: diz o autor que se é parte fracassar que o fracasso chegue o mais rápido possível para ter mais tempo para recomeçar. Isto diz muito e é tão diferente do que vemos no dia à dia.


Trata-se de uma biografia (uma biografia parcial já que acaba, com a exceção de um capitulo final, no início dos anos 80) que vai figurar no top das minhas preferidas. É um livro que tinha debaixo de olho há muito tempo e me deu imenso gozo ler. Sempre tive (desde pequeno) uma grande paixão por marcas desportivas e a Nike sempre esteve no topo, pelo que, a leitura deste livro fez todo o sentido. Excelente leitura.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Novidade - "Coreia do Norte" de José Duarte de Jesus

1507-1.jpg


 


Este livro parte de uma análise da atual Coreia do Norte a partir da perspetiva do autor, ex-diplomata em Pyongyang que recorre um pouco a um passado mais longínquo para definir os valores fundamentais em causa da Coreia do Norte, enquanto país com uma cultura milenar de raiz chinesa. Além de uma breve história da Coreia do Norte, pretende-se dar um enquadramento cultural do país para que se possa compreender o quadro de uma intriga internacional


 

Dava um bom retiro livresco 12

9ef2e38892d08703b407edb12cbb9327.jpg


 


Sim, é um retiro muito minimalista, mas hoje, segunda feira, era mesmo isto que apetecia. Uma cadeira, ouvir água a correr, pássaros e muito silêncio. Era mesmo isto...

domingo, 27 de maio de 2018

Novidade - "A Mente Aprisionada" Czeslaw Milosz

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Czeslaw Milosz – Prémio Nobel de Literatura Escrita por Milosz durante o seu exílio em Paris e publicada em 1953, "A Mente Aprisionada" é uma obra fundamental e um clássico no estudo do totalitarismo. Através de pequenas narrativas biográficas de intelectuais polacos e sua relação com o regime comunista em vigor, Milosz descreve o completo domínio social que este exerceu à época, ao subjugar o espírito e as ideias por meio da «transmissão orgânica» de um pensamento único. Milosz ilumina e resume essa Visão do Mundo e a obediência ao seu Método sedutor e persuasivo num conjunto de textos inovadores, à época polémicos, que anteciparam dissidências e denúncias do estalinismo. O estilo narrativo único, incisivo e sardónico, erudito e eloquente, que conjuga reflexão filosófica e política com descrição biográfica quase ficcional, faz de A Mente Aprisionada uma obra única e incontornável da literatura ensaística, e um dos livros mais influentes e inspiradores alguma vez escritos sobre o tema. «Deu-nos uma descrição da cultura totalitária como mais ninguém o fez.» The Sunday Times «Um livro assustador. Tem de ser lido.» The Guardian

Man Booker Prize International - vencedora Olga Tokarczuk

31KVCB-z8oL__SX326_BO1,204,203,200_.jpg


 


Foi conhecido esta semana a vencedora do prémio Man Booker Prize Internacional, a autora polaca Olga Tokarczuk, autora de “Flights”.


Não conhecia a autoria pelo que pude perceber, apesar de uma vasta obra na Polónia não tem nenhum livro traduzido para português.


O livro é, segundo o site da editora, uma narrativa de viagem — aliás, de várias viagens — através dos séculos e de diferentes personagens e também uma história da anatomia humana, cheia de “reflexões sobre viajar com uma exploração profunda do corpo humano, a vida, a morte, o movimento e a migração”.


Tive oportunidade de ler recentemente o vencedor prémio do ano passado “Um Cavalo Entra Num Bar”, que foi uma agradável surpresa. Vou aguardar por uma tradução para português para fazer o mesmo com a vencedora deste ano.

sábado, 26 de maio de 2018

Novidade - "A Ordem do Dia" de Éric Vuillard

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Prémio Goncourt 2017 A 20 de fevereiro de 1933, um dia comum em Berlim, teve lugar no Reichstag uma reunião secreta na qual os industriais alemães — entre os quais se contavam os donos da Opel, Krupp, Siemens, IG Farben, Bayer, Allianz, Telefunken, Agfa, BASF e Varta — doaram enormes quantias a Hitler para conseguir a estabilidade que ele prometia. A partir desse ano, Hitler preparou uma estratégia para a comunidade internacional para anexar «pacificamente» a Áustria; para isso, enquanto procurava o consentimento ou o silêncio dos primeiros-ministros europeus, manteve uma guerra psicológica com Schuschnigg, o chanceler austríaco, até que a invasão (uma vanglória do lendário exército alemão, que escondia graves problemas técnicos) foi um facto. Esta narrativa revela os negócios e os vulgares interesses comuns que tornaram possível a ascensão do nazismo e o seu domínio na Europa até à Segunda Guerra Mundial, com as consequências que todos conhecemos. "A Ordem do Dia" descreve de forma trepidante e inovadora, em cenas memoráveis, os bastidores da ascensão de Hitler ao poder, numa lição de literatura, história e moral política.

Dias Aderente FNAC

image_content_1504727_20180524215831.jpg


 


Embora esteja ai a Feira do Livro, vale sempre a pena espreitar a FNAC nestes dias (se for aderente), nem se que seja porque é uma das poucas oportunidade do ano para comprar novidades dos livros com 20% de desconto.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Book quote

There-are-books-of-which-the-backs-and-covers-are.


 


Regra geral não sou pessoa de comprar livros pela capa (e contracapa) mas, acredito. como a maior parte dos leitores, também já comprei livros por causa impelido pela qualidade da capa, e desiludi-me. Não foram muitos, mas assumo que já o fiz, por isso posso dizer que já me vi nesta realidade descrita por Charles Dickens.


São livros que dão excelentes bibelots. Excelente capa, mau conteúdo. Ponto.


O meu problema é que por vezes parece que esta realidade vai ganhando dimensão, ou seja, grande preocupação com a capa e menos com o conteúdo.


Agora que acabei de escrever o parágrafo acima fui atingido por um raio de iluminação: não devia estranhar essa realidade, afinal é o reflexo da vida real que nos rodeia todos os dias e tão presente nas redes sociais.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Feira do Livro de Lisboa 2018

untitled.png


 


Começa já amanhã a Feira do Livro do Lisboa. Para mim é um dos locais de eleição para visita, passeio e compras. (voltarei aqui ao tema).


Informações sobre a feira no site oficial - http://feiradolivrodelisboa.pt/

Novidade - "Não Respire" de Pedro Rolo Duarte

1507-1.jpg


 


"Não respire”. Já se encontra disponível o livro póstumo de Pedro Rolo Duarte.


 


Sinopse:


«Há palavras que se tornam estigmas, condenações, tabuletas na testa de quem subitamente é forçado a viver com elas. Mais de 30 anos de jornalismo, a conviver todos os dias com palavras e os seus significados, podem ainda assim deixar de fora esta ideia, na premissa de que as palavras são todas iguais, saem direitinhas no ecrã do computador, e mais perfeitas ainda na impressão do jornal, ou na paginação fria do tablet. Não são e essa foi a primeira surpresa que tive. Um dia acordei com uma palavra mais na vida, e falei dela com os mais próximos como se fosse apenas uma palavra mais. Rapidamente a ilusão desapareceu – como se, na verdade, alguma vez tivesse existido. Um poema não tem vida própria? Tem. Uma carta de amor não é um coração vivo, que bate e se sente? Claro que sim. Porém, como fiz das palavras profissão, nunca deixei que me escapassem da mão. Brinquei, joguei com elas, até as enganei – mas jamais permiti que se libertassem, como um filho aos 18 anos, ou que me dessem problemas, como um adolescente tonto. Fui-lhes fiel e leal – e exigi-lhes o mesmo. Cumpriram. Até agora. Até ao dia em que uma palavra me deixou, a um tempo, carimbado, abalado e quase triste. Reconheço: acarinhado, também. Tudo ao mesmo tempo. A palavra: cancro.»

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Livros e Invejas...

books-1943625_1920-290x185.jpg


 


Não sou pessoa de invejas. Tenho muitos outros defeitos chatos, mas desse acho que não padeço, no entanto, os livros representam uma das poucas exceções.


Se me querem apanhar invejoso é quando acabo de ler um bom livro e penso: porra, que inveja tenho deste tipo/tipa por ser uma imaginação de tal forma grande que lhe permitiu escrever isto. Porra, como eu gostava de ter essa capacidade!


Tenho inveja de quem consegue criar nos outros a ideia de que aquilo que produz é verdadeiramente mágico. É uma inveja boa até porque quando leio um livro é sempre algo porque anseio, ter inveja da pessoa que o escreveu. Se tiver é porque o livro é mesmo bom!


 


 

terça-feira, 22 de maio de 2018

Novidades - "Aqui Estou" de Jonathan Safran Foer

250x.jpg


 


Sinopse:


 


«Aqui estou.» Assim responde Abraão quando Deus lhe ordena que sacrifique Isaac. Mas como é possível Abraão proteger o filho e, ao mesmo tempo, aceder às ordens de Deus? Como podemos nós no mundo de hoje, cumprir os deveres irreconciliáveis de sermos pais, maridos, filhos, mães, mulheres e permanecer fiéis a nós próprios? Aqui Estou é a história de uma família no limiar da crise.

Jacob Bloch vive em Washington, é escritor, descendente de sobreviventes do Holocausto, casado e pai de três filhos. Apesar dos elogios da crítica, os seus livros são um fracasso de vendas e a sua carreira como escritor começa a ser questionada. Mas há algo mais fundamental em causa: o casamento com Julia e aquilo a quer Jacob chama casa.

Ao mesmo tempo que o drama do divórcio iminente se desenrola e alimenta uma crise crónica de identidade, um tremendo terramoto destrói Israel, agravando não só uma situação política delicada como, também, o problema de Jacob e da família. A que lugar pertencemos nós, exactamente? E como podemos regressar a uma casa em escombros?

Safran Foer mergulha o leitor numa reflexão sobre amor, vida, morte, intimidade, família e tradição, a um tempo violentamente universal e absolutamente universal. Brilhante, feroz, comovente, hilariante, Aqui estou é a obra mais inspirada de um dos grandes escritores do nosso tempo.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Novidade - "A Minha Avó Pede Desculpa" de Fredrik Backman

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor - e única - amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente. Quando a Avozinha morre de repente e deixa uma série de cartas a pedir desculpa às pessoas que prejudicou, tem início a maior aventura de Elsa. As cartas levam-na a descobrir o que se esconde por detrás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de um prédio muito especial, mas também à verdade sobre contos de fadas, reinos encantados e a forma como as escolhas do passado de uma mulher ímpar criam raízes no futuro dos que a conheceram. "A Minha Avó Pede Desculpa" é uma belíssima história, contada com o mesmo sentido de humor e a mesma emoção que o romance de estreia de Fredrik Backman, o bestseller internacional "Um homem Chamado Ove".

Leitura e equilíbrio, ou a falta dele...

1bdfc5ff8dea7b8b541285cc00806e71.jpg


 


Por estes dias o tempo anda escasso (e não anda sempre?) e o cansaço anda em alta (não começa a andar sempre?). Quando assim é tudo é lúdico sai prejudicado.


Ando a ler menos do que preciso e muito menos do que gostaria.


Ler tem aquele condão de fazer de um mau dia um dia que até acaba bem, ou de fazer de um dia que vai ser mau um dia razoável porque até começou com uma boa dose de páginas sobre qualquer coisa que verdadeiramente gostamos.


Fico stressado com falta de leitura, é essa a verdade, sendo que quanto mais próximo estou do final de um livro maior é o impacto. Hoje estou assim.


Preciso de um bom bocado de leitura no final do dia para restabelecer algum equilíbrio!

domingo, 20 de maio de 2018

sábado, 19 de maio de 2018

Novidade - "Uma Casa em Mossul" de Paulo Moura

1507-1.jpg


 


Sinopse:


«O Estado Islâmico é, provavelmente, de todas as realidades do século XXI, a mais difícil de compreender. Talvez um dos maiores desafios de sempre. Nas regiões que controla é impossível entrar. Um jornalista só chega quando os jihadistas já partiram, ou foram aniquilados. Chegando antes será ele aniquilado fisicamente ou, se não fisicamente, decerto como jornalista. O Estado Islâmico é uma imagem que se desvanece quando lhe tentamos tocar. Eu quis aproximar-me o mais possível. E foi ali, em Mossul, em noites de calor escaldante, moscas, cavalos e cães selvagens, que escrevi este livro. Quando cheguei a Lisboa editei, acrescentei, organizei o texto, mas o lugar da escrita, o ponto de vista, a minha casa, foi ali, rente ao palco do massacre, na fornalha de Julho e da guerra.»    

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Compra - "Nudge" de Richard H. Thaler

Nudge.jpg


Este livro estava no meu radar há já bastante tempo. Aproveito uma campanha na FNAC e desta vez comprei mesmo. E em bom rigor já estou a lê-lo aos poucos, sem critério definido, vou lendo uma página ou duas por dia. Voltarei a escrever sobre ele dentro em breve.


O autor é "só" um Prémio Nobel da Economia.

Novidade - "Tenho de Saber" de Karen Cleveland

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Ao perseguir uma célula de agentes russos «adormecidos» em território americano, uma analista da CIA descobre um terrível segredo. Vivian Miller é uma dedicada analista de contra-espionagem que tem por missão descobrir os chefes das células de agentes «adormecidos» a operar nos Estados Unidos. Ao aceder ao computador de um possível operacional russo, Vivian tropeça num ficheiro secreto sobre agentes infiltrados em território americano. Depois de mais alguns cliques, tudo aquilo que para ela é importante — o trabalho, o marido e até os quatro filhos — se encontra ameaçado. Dilacerada entre a lealdade e a denúncia, a fidelidade e a traição, o amor e a suspeita, em quem poderá confiar? Um thriller viciante: espionagem, investigação, mentira, traição e segredos que proporcionarão ao leitor uma viagem inesquecível. «Pode haver dois ou três leitores por aí, que terminam o primeiro capítulo desta estreia magnífica e consigam pousar o livro por uma hora. Mas regressarão. E vão devorá-lo como o resto de nós, saltar o almoço, perder o sono, virar as páginas até ao fim, onde ficamos à espera de mais.» John Grisham «Aviso: Se ler o primeiro capítulo, vai ler o segundo capítulo. Se ler o segundo capítulo não jantará, ficará a pé toda a noite, e sentir-se-á cansado no dia seguinte no trabalho... E ete tipo de livro. Soberbo.» Lee Child «Para os que adoram a excitação de encontrar um livro que não conseguem parar de ler.»  Booklist «Karen Cleveland é óptima... uma excitante nova voz no thriller.» Patricia Cornwell

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Novidade - "O Poder" Naomi Alderman

1507-1.jpg


 


Sobre este livro tenho de escrever uma nota. Trata-se de um livro que já “sigo” há algum tempo porque foi um dos livros favoritos indicados por Barack Obama em 2017, e para mim esse, até ao momento tem sido um bom indicador de qualidade.


O contexto da história é invulgar e por isso também cativante. Este é mais um que vou querer ler ainda este ano.


Sinopse:


Quando as raparigas ganham o poder de causar sofrimento e morte, quais serão as consequências? E se, um dia, as raparigas ganhassem subitamente o estranho poder de infligir dor excruciante e morte? De magoar, torturar e matar? Quando o mundo se depara com esse estranho fenómeno, a sociedade tal como a conhecemos desmorona e os papéis são invertidos. Ser mulher torna-se sinónimo de poder e força, ao passo que os homens passam a ter medo de andar na rua, sozinhos à noite. Ao narrar as histórias de várias protagonistas, de múltiplas origens e estatutos diferentes, Naomi Alderman constrói um romance extraordinário que explora os efeitos devastadores desta reviravolta da natureza, o seu impacto na sociedade e a forma como expõe as desigualdades do mundo contemporâneo.

Book quote

quotes_cites_thumb44.jpg


 


Quem nunca sentiu isto na pele que levante o braço!

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Novidade - "A Guerra Fria" de Odd Arne Westad

1540-12.jpg


 


Sinopse:


«A Guerra Fria não decidiu tudo, mas influenciou a maior parte das coisas, com frequência para pior: o confronto ajudou a cimentar um mundo dominado por superpotências, um mundo em que o poder e a violência – ou a ameaça de violência – representavam a bitola pela qual se regiam as relações internacionais, e em que as crenças tendiam para o absoluto: só o nosso sistema era bom. O outro era, inerentemente, maléfico. Estava montado o palco para uma competição intensa, em que o objetivo era, no limite, a sobrevivência do mundo.»

Top de vendas Tuga

top vendas.png


 


Untitledsdd.png


 


Bom, e porque não faz sentido andar a publicar o top de vendas nos States sem colocar o Top de Vendas em Portugal (fonte: Portal da Literatura).


Nota: já não bastava a Tony Carreira o Topo de Vendas nos discos...

terça-feira, 15 de maio de 2018

Novidade - "Um Artista do Mundo Flutuante" de Kazuo Ishiguro

1540-155.jpg


  


Sinopse:


1948. O Japão reconstrói as suas cidades após a hecatombe da II Guerra Mundial e procura olhar o futuro com a confiança possível. Retirado, o mestre pintor Masuji Ono passa os dias a cuidar do jardim na companhia das duas filhas adultas e do pequeno neto, e os serões a beber e a conversar com velhos amigos no barzinho sossegado do costume. Porém, o constante assédio do passado e as memórias de uma vida e carreira profundamente marcadas pela ascensão do militarismo japonês conjuram sombras que ameaçam seriamente a tranquilidade da sua reforma. Uma delicada tragicomédia familiar, que é também um retrato subtil e comovente do Japão do pós-guerra.

Histórias com Livros - Asterix e Lucky Luke

A-Terra-Prometida.jpg


1540-1.jpg


 


Quando penso nas minhas leituras por volta dos 11, 12 anos existem sempre dois nomes que assaltam imediatamente o pensamento: Asterix e Lucky Luke.


Lembro-me de passar horas na biblioteca municipal a devorar todos os livros destes dois heróis (e já eram muitos nesse tempo). Houve um período em que, entre furos e tempo disponível, quase todos os dias por lá passava para ler um bocado.


Desde muito pequeno que as minhas leituras passavam muito pela banda desenhada e sempre foi um género pelo qual tive muito interesse. Um dia destes na FNAC dei por mim a folhear um dos últimos livros do Asterix e quando dei por mim já tinha lido i, terço do livro... foi um daqueles momentos muito semelhantes a ver um algum de fotografias de quando era pequeno. Delicioso.


Não tenho grande vontade que o tempo passe, mas por vezes tenho vontade que chegue o dia em que possa “apresentar” estes tipos ao meu pequeno!

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Autores que nunca li - Lee Child

1540-1.jpg


 


Curiosidade não me falta em relação a este autor mas não tenho um único livro dele, embora tenha dois filmes gravados que tem como personagem central o principal herói dos seus livros: Jack Reacher interpretado por Tom Cruise.
Dentro do mesmo género já livro Brad Thor e James Peterson mas de Lee Child nada. É um género de leitura que me agrada bastante e, pelo que, já tive oportunidade perceber será um autor que não desilude.
Tenho previsto para a próxima feira do livro comprar um dos livros para experimentar. No total são 22 livros (não sei quantos estão traduzidos em português) por isso, acredito que oferta não vá faltar.

domingo, 13 de maio de 2018

Novidade - "O Paraíso e Outros Infernos" de José Eduardo Agualusa

1507-1.jpg


 


Sinopse:


Neste livro, os temas são variados: da literatura portuguesa ou de uma frase de Borges à situação política em Angola, de uma navalha sul-africana à teoria dos sonhos e ao cabelo da sua filha, da lista de inspirações para a sua obra até à beleza da Ilha de Moçambique e à herança portuguesa no Brasil – sempre num registo literário que ultrapassa a fronteira do tempo e da sua contingência. O autor faz desses textos o ponto de partida para um livro mais complexo, misturando fragmentos do seu diário com crónicas publicadas na imprensa, ou seja, para um mapa do conhecimento do presente.

sábado, 12 de maio de 2018

Dava um bom retiro livresco 10

b56ab2186c9d4afc75532de8e46cdebd--reading-nooks-bo


 


É sábado. Sábado é sinónimo de descanso. Descanso é sinónimo de livro. Um livro pede um bom lugar para ler...como este!

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Novidade - "Jogos de Raiva" de Rodrigo Guedes de Carvalho

250x.jpg


 


Sinopse:


Um homem levanta a voz acima da algazarra de conversas. E pede que ponham mais alto o som do televisor do restaurante. É então que todos reparam no que ele vê. Não percebem ou não acreditam. E na rua, no bairro, na cidade, no país, homens, mulheres e crianças vão-se calando. Está por todo o lado, a imagem horrível e hipnotizante. O homem que pediu silêncio leva as mãos à cara e pensa: como chegámos aqui?


A era da comunicação global trouxe inimagináveis maravilhas. Partilhas imediatas de ensinamentos, denúncias e solidariedades. Mas permitiu também que saísse das cavernas uma realidade abjecta. Insultos, ameaças, ironias maldosas. Nunca, como hoje, a semente do ódio foi tão espalhada.


É sobre este pano de fundo que se conta a história de uma família. Três gerações a olhar para um futuro embriagado num estado de guerra. Uma família que esconde, enquanto puder, um segredo.


Jogos de Raiva traça duros retratos sem filtro sobre medos e remorsos, sobre o racismo, a depressão, a sexualidade, o jornalismo, a adoção, a arte e a amizade. E o poder das histórias.


É sobre a urgência da confiança, da identidade e do amor.


É um livro sobre todos nós, à deriva num novo mundo.

Sobre as novidades

21006609_TYhkG.jpg


 


Periodicamente vou aqui registando algumas novidades, novos livros que vão chegando.


Regra geral deixo um pequeno comentário de apreço pelo livro, no entanto este comentário acaba por ser redundante, ou seja, eu não coloco novidades por colocar, coloco apenas os livros que me dizem de facto alguma coisa, que me despertam interesse e que, em muitos casos falo intenção de adquirir.


Assim, e salvo situações em concreto que mereçam efetivamente mais alguma nota, vou começar a registar mais novidades, com o mesmo critério que tenho tido até aqui, mas sem mais comentários, apenas com a respetiva sinopse.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Top de vendas nos States

Untitled.png


 


Para quem tiver curiosidade sobre o quem está atualmente no top de vendas do outro lado do Atlântico.

Leituras - "Correr para Vencer" de Phil Knight

20991730_qNEIr.jpg


 


Ainda não cheguei a meio, mas já não estou longe. Até agora o livro tem correspondido às expetativas. A escrita é simples e muito em formato de diário com pormenores muito curiosos e interessantes sobre o autor e sua iniciação no negócio do calçado. Boa leitura até ao momento.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Compra - Matilde: Vasco, Este é o Bacio! de Mary Katherine Martins e Silva

1507-1.jpg


 


Já aqui escrevi várias vezes sobre o poder dos livros, e sobre como acredito nesse poder.


O post de hoje é sobre uma nova dimensão desse poder e está diretamente ligado ao livro acima indicado que reforçou muito recentemente a biblioteca do pequeno lá de casa.


Não conhecia o livro nem a autora, no entanto, na semana passada a minha cara metade encontrou-o no Continente e pensámos que podia ser uma ajuda para o momento que vivemos e que está diretamente ligado com o tema principal do livro.


O livro é muito bom, está muito bem conseguido, as falas estão muito bem conseguidas e as ilustrações igualmente.


E o melhor de tudo: o livro fez um sucesso tremendo lá em casa. Já foi lido mais de duas dezenas de vezes em menos de uma semana e está a surtir fortes efeitos no tema de fundo – o uso do bacio e o largar das fraldas.


Na parte final tem ainda um Guia de Leitura para Pais e Educadores sobre como proceder nesta fase sempre sensível. Muito claro e bem escrito.


Assim, para quem possa estar nesta situação, ou que a breve prazo venha a estar, devo recomendar de forma muito veemente este livro. Pode não servir para todos da mesma forma, mas tem todos os ingredientes para funcionar.


Sinopse:


A Matilde é uma menina que gosta muito da sua família, dos seus amigos, de brincar e... de já conseguir fazer várias coisas sozinha! Ela está a descobrir o mundo e tem muitas histórias para contar. Com a Matilde, as crianças vão crescer com mais uma amiga ao seu lado! O Vasco, irmão mais novo da Matilde, está a crescer! E não tarda vai largar as fraldas. Será a Matilde quem lhe vai ensinar as vantagens de usar o bacio. Vem aprender quais são! Contém um Guia de Leitura para Pais e Educadores escrito pela autora, com dicas para ajudar as crianças nesta nova fase do seu desenvolvimento.

terça-feira, 8 de maio de 2018

"Minha Bilblioteca" - tesourinhos e alívio do stress

Untitled.png


 


Já escrevi aqui sobre este tema. Descobri uma App muito simples e funcional “Minha Biblioteca” para registar, precisamente, a minha biblioteca caseira.


Não tenho conseguido avançar muito depressa, mas vou registando um ou dois livros todos os dias. Neste momento tenho 100 registos.


O registo é facilitado pela leitura ótica do ISBN que, na maioria dos livros, em particular os mais recentes, preenche automaticamente a maior parte dos dados do livro.


Uma das partes mais engraçadas do registo é encontrar tesourinhas que já nem me lembrava que tinha (em momento oportuno falarei aqui sobre isso). Encontrei livros que compre há mais de 20 atrás e que muito provavelmente não eram mexidos desde essa data...


É um exercício com grande capacidade de descontração e alívio do stress. Recomendo.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Novidades literárias de maio

20917129_PBTl0.jpg


 


Mais uma vez o “Observador” fez um resumo das novidades literárias previstas para maio.


No link abaixo poderão constatar que o mês de maio vai ser relativamente pródigo em novidades. Do meu lado há dois livros que me chamaram à atenção e cuja tradução para português me deixou bastante satisfeito já que são dois livros nos quais tenho bastante interesse. São eles:


“O Poder”, de Naomi Alderman


“Pequenos Fogos em Todo o Lado”, de Celeste Ng


(a breve prazo falarei aqui sobre ambos).


Link para a informação completa no “Observador”

sábado, 5 de maio de 2018

Book Quote

537175.png


 


A frase diz tudo, e se fizermos a matemática, se muitas das vezes que nos perdemos no telemóvel lêssemos antes uma ou duas páginas de um livro seria muito mais inteligente e muito mais proveitoso. Passar o dedo por uma página é sempre melhor do que fazê-lo por um ecrã. Digo eu. 

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Novidade - "O Que Não Podemos Saber" de Marcus Du Sautoy 

502x.jpg


 


Aqui está mais um livro que se enquadra na tipologia dos que me dispertam muita curiosidade. Não será para já mais é mais um para a minha wishlist.


Sinopse


O Universo é infinito?
Sabemos o que aconteceu antes do Big Bang?
No cérebro humano, onde se localiza a consciência?
Há partículas ainda por descobrir além do bosão de Higgs?
No mundo moderno a ciência impera: todas as semanas se anunciam novas descobertas científicas. Será que existem limites para o que podemos saber acerca do nosso Universo?

Nesta viagem aos confins do conhecimento, Marcus du Sautoy investiga o trabalho de pioneiros nas áreas da física quântica, da cosmologia e das neurociências, questionando relatos contraditórios e consultando os mais recentes dados.

É possível virmos a saber tudo, um dia? Ou haverá áreas de investigação que estão para lá das capacidades de compreensão humana? E, se assim for, como lidaremos com o facto de vivermos num universo em que há matérias que estão além da nossa capacidade de conhecimento?

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Livros & Filmes, Filmes & Livros

header2[1].jpg


 


Provavelmente já todos vivemos aquele momento em que, depois de terminarmos um bom livro, pensamos em como se poderia transformar num muito bom filme.


Já aqui escrevi sobre a diferença entre ler o livro e ver o filme. O livro é em 99% dos casos melhor do que o filme. O filme poder ser muito bom, mas nunca é o livro.


Nesta linha de raciocínio, um dia destes dias dei por mim a fazer o raciocínio inverso, ou seja, depois de ver um muito bom filme, ou série, pensar o quão bom seria o livro que lhe poderia ter estado na origem, nos casos em que o livro propriamente dito não existe.


Trocado por miúdos: Imaginemos, por exemplo, um filme que gostei bastante, mas que certamente enquanto livro poderia ser sido de arrasar “Beleza Colateral”. Digo isto porque o existe toda uma camada de sentimentos, de duplas realidades, de fantasias, que enquanto história contada poderia ter tido toda uma complexidade que a imagem não permite.


Outro exemplo, embora mais complexo, é a série americana “This Is Us”. O brilhantismo do argumento leva a pensar que se inspirado num livro este teria de ser brutal (pelo menos para mim). A crueza e a “normalidade” da série, e dos personagens, dão-lhe uma profundidade extraordinária e leva-me a pensar que se alguém tivesse escrito o livro teria todas as condições para um bestseller de grande qualidade.


Sei que sou suspeito porque prefiro sempre o livro à imagem, desde logo porque o livro deixa-me margem para criar as imagens na minha cabeça. Não o faço com muita frequência porque não vejo muita coisa que o justifique, mas nos casos em que isso acontece fico com imensa curiosidade a pensar como seria.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Compra - "Um Gentleman em Moscovo" de Amor Towles

250x.jpg


 


Li (por acaso) duas críticas muito boas a este livro e depois disso li também uma entrevista do autor, Amor Towles. Fiquei cativado. Comprei e vai ser uma das minhas leituras ainda do primeiro semestre deste ano.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Dava um bom retiro livresco 9

l_27098.jpg


Se puderem aproveitem o feriado num qualquer retiro livresco. Maior, mais pequeno, é indiferente. Um local calmo, bem instalado e um bom livro.