quinta-feira, 31 de março de 2022

Novidade - "O Mundo Antes de Nós" de Tom Higham

451110 (1).jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Há 40.000 anos, não éramos a única espécie humana no mundo. Existiam igualmente os Hobbits (Homo floresiensis) na ilha das Flores, na Indonésia; os Denisovanos na Sibéria; o Homo luzonensis nas Filipinas; e o Neandertal no que é agora a Europa e partes da Eurásia.
Neste livro, Tom Higham apresenta-nos a mais recente investigação científica que permitiu transformar o nosso conhecimento sobre a história humana.
Aliando investigação arqueológica e novos métodos laboratoriais, o autor desvenda as mais recentes descobertas sobre estas espécies humanas e explora o que poderemos descobrir das suas ligações genéticas.
Um relato envolvente do nosso conhecimento atual sobre as origens humanas que levanta novas e interessantes possibilidades — particularmente no que diz respeito ao contacto (se existiu) que estas outras espécies podem ter tido connosco antes da sua extinção.





CRÍTICAS

 


«Se ler um livro sobre as origens humanas, tem de ser este.»
Ian Morris, autor de O Domínio do Ocidente


Novidade - "Blackout" de Simon Scarrow

450222 (1).jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O inimigo pode estar mais perto do que imagina…

Berlim, 1939. A Alemanha está em guerra e os nazis apertam o seu cerco aterrador. Na capital, a paranoia é intensificada por um rígido e forçado blackout que mergulha a cidade numa opressiva escuridão a cada noite que passa.
Quando uma mulher é encontrada brutalmente assassinada, o inspetor Horst Schenke é pressionado para resolver o caso rapidamente. Com a desconfiança a pairar sobre si por não se ter juntado ao Partido Nazi, Schenke vive sob permanente suspeita - pois a deslealdade é uma sentença de morte.
Enquanto a investigação o leva a ficar mais próximo do sinistro coração do regime, Schenke apercebe-se de que o perigo está em todo o lado - e de que as fações antagónicas do Reich podem ser tão mortais como o assassino que assombra as ruas.

O pequeno e os livros - "Obrigado livros!"

MINISTÉRIO dos LIVROS (16).png


Para mim é tremendamente gratificante observar o efeito que os livros já vão tendo junto do membro mais pequeno cá de casa.


No fim de semana que passou, enquanto jogávamos em família ao “Quiz", foram muitas as ocasiões em que o pequeno tinha a resposta porque se recordava de informações, algumas delas avultas, de livros que lhe foram lidos nos últimos tempos. Em alguns casos fiquei surpreendido como se lembrou ou como relacionou informação de vários livros.


Mais importante de que eu e a mãe nos termos apercebido, é que ele próprio também se apercebeu e ficou genuinamente contente por perceber que os livros o ajudaram a responder às perguntas. Registo um “Obrigado livros!” dito pelo pequeno, como uma frase muito importante para o futuro!

quarta-feira, 30 de março de 2022

Novidade - "Arsène Lupin e o Segredo de Sarek" de Maurice Leblanc

4050 (1).jpeg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Véronique d’Hergemont, a heroína desta história de Maurice Le Blanc, cuja ação tem lugar em França em 1917, está determinada a saber o que de fato levou à morte do pai e do filho catoze anos antes. Essa determinação leva-a à misteriosa ilha de Sarek onde descobre aterrada as suas iniciais gravadas em vários locais e até o desenho do que parece ser o seu rosto numa imagem de mulher crucificada. Véronique vai deparar-se com uma profecia tenebrosa que acaba por se abater sobre si e só o auxílio precioso e inesgotável de Arsène Lupin a salvará de um destino sinistro.

Leitura . "A Vida Não é Útil - Ideias para salvar a humanidade" de Ailton Krenak

Cópia de Uma das últimas compras (38).png


Mais sobre o livro aqui


Este livro tornou-se uma leitura porque caiu-me literalmente em cima (não é a primeira vez que me acontece).


Na sexta feira no final do dia estava a arrumar alguns livros nas prateleiras e este estava por cima de outros que retirei e acabo por cair. Lembrei-me que o comprei a com a clara intenção do o ler de imediato, depois de ler uma notícia sobre o autor, o pensador e ambientalista Ailton Krenak, mas tal acabou por não aconteceu.


Como estava com tempo (final do dia), sentei-me e comecei a ler. Como é um livro pequeno, quando dei por mim ia quase a meio.


Este pequeno livro é acima de tudo uma mensagem e um grito de revolta contra o mundo que conhecemos e do qual temos extrema dificuldade em abdicar. É ainda um livro que coloca o ser humano num patamar muito mais baixo daquele em que nos autocolocamos. Somos, em resumo o mal do planeta Terra.


O autor coloca em causa todo o modelo de sociedade ocidental assente no capitalismo consumista e por consequência na exploração de recursos. Paralelamente desconstrói a ideia da utilidade da vida (m sentido lato), colocando-a a uma dimensão muito abaixo da que apregoamos.


“Ninguém come dinheiro” é uma frase que também se pode ler neste livro, e acaba por ser um bom resumo para os perigos que corremos no futuro. É simples: se não existirem alimentos podemos ter todo o dinheiro do mundo que não servirá para nada.


Em bom rigor este é um livro incómodo para todos aquele que como eu vivem no mundo dito desenvolvido, consumista, no sentido em que nos alerta para a insustentabilidade a longo prazo do modelo. Ninguém gosta de pensar nisso, mas a verdade é que, exageros à parte, especialmente em relação ao modo devia que devíamos adotar, existe um enorme fundo de verdade, e de preocupação, nas ideias do autor. E há um ponto importante em que o autor tem muita razão: a mundo de amanhã depende de todos nós e não só de governos e empresas.


Este é um livro que, no mínimo, nos deve por a pensar seriamente sobre o mundo que temos e fazemos e sobre o mundo dos nossos filhos quando tiverem a nossa idade. A única ideia que não serve é a que tem servido até aqui... a de que já cá não estaremos para ver. Se puderem leiam e vão perceber o que quero dizer.  

terça-feira, 29 de março de 2022

Novidade - "Atlas da Guerra Fria - 1947-1990: Um conflito global e multiforme" de Sabine Dullin, Jérémie Tamiatto e Stanislas Jeannesson

00450 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A Guerra Fria, com a ameaça da guerra atómica, apavorou profundamente as gerações que a viveram, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até 1990. A iminência de uma guerra nuclear podia destruir o planeta.

Este livro, com mais de 120 mapas e infografias, faz o retrato vivo desse conflito que dividiu a Europa e o mundo em dois blocos, numa tensão de cortar à faca, à beira de degenerar numa guerra mundial:

- A rivalidade entre os Estados Unidos e a URSS - a democracia liberal contra o comunismo.
- As grandes etapas - a constituição dos blocos, os confrontos periféricos, as crises e as contestações, o degelo e a Détente.
- Um conflito global - ideológico, político, estratégico, económico, cultural - que se imiscuiu na vida quotidiana dos indivíduos.
- O fim da Guerra Fria, na sequência do desmoronamento do bloco de Leste, deixando os Estados Unidos sem um rival explícito.

A cartografia, com várias escalas, revela as diferentes dimensões da Guerra Fria, que se estendeu a todos os continentes, da Coreia a Cuba, do Afeganistão a Angola.

Novidade - "Doce Introdução ao Caos" de Marta Orriols

2w1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Dani - guionista - e Marta - fotógrafa com ambições artísticas - vivem juntos há cerca de dois anos quando descobrem que Marta está grávida. A notícia mergulha-os num pântano de dúvidas que os afeta quer como indivíduos, quer como casal.

Dani, órfão de pai, terá de enfrentar a promessa que fez a si mesmo há muitos anos de nunca abandonar um filho. Marta, que nasceu no seio de uma família liberal, não sente qualquer vontade de ser mãe e tem planos de ir viver para Berlim e realizar os seus sonhos. Que fazer então com a dor que nasce de um sentimento que não se sabia que existia? Como dar voz a um desejo reprimido? Serão os projetos profissionais tão válidos como o desejo de constituir família?

Explorando as emoções mais íntimas, Marta Orriols - autora do celebrado Aprender a Falar com as Plantas - convida-nos a analisar as contradições que se colocam diante da hipótese de ter um filho, propondo-nos que fujamos do pensamento simplista para observarmos os limites da vontade, do instinto e da liberdade. Esta é uma história com muitos matizes que confirma o grande talento narrativo da autora.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- A Rede de Livrarias Independentes lançou uma plataforma online onde será possível comprar livros novos e usados diretamente às livrarias aderentes (quase 70 no total). O projeto resulta de uma colaboração entre o Ministério da Cultura, através da Biblioteca Nacional de Portugal e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a ReLI. Uma excelente notícia. Pode espreitar aqui.


- O livro vencedor do “Prémio Leya” de 2021,       de José Carlos Barros, chega livrarias no próximo dia 12 de abril.


- A livraria Lello irá inaugurar no final do mês uma sala que será dedicada a livros raros, primeiras edições e livros objeto. A sala terá o nome de Gemma e terá uma programação própria, exposições etc. Mais sobre o tema no site da Lello.


- A editora Assírio & Alvim escolheu o passado dia 21 de março, dia Mundial da Poesia, para assinalar o lançamento da sua atividade no Brasil. A editora comemora 50 anos de atividade este ano.


- A atual leitura do Ministério, “Quem Traiu Anne Frank?” foi retirado pela editora das livrarias na Holanda depois de terem surgido muitas críticas às descobertas e conclusão apresentada pelo livro, a de que foi um judeu que denunciou a família de Anne Frank (por aqui estou a tentar tirar as minhas conclusões através da leitura do livro).

segunda-feira, 28 de março de 2022

Novidade - "Esta Ferida Cheia de Peixes" de Lorena Salazar Masso

++450111 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Este é o livro da subida de um rio. Uma mãe branca, com o seu filho negro, sobe o rio Atrato, na Colômbia. Vai levar o filho que criou à mãe negra biológica. Quererá a mãe negra reclamar agora a criança?

É uma viagem, mas é também uma reflexão sobre a beleza e a dor da maternidade. O que é uma mãe? Uma mãe - diz-nos este romance - é uma coisa que dói. É ferida e cicatriz, é fingir que vences o medo.

Na viagem, surgem os outros protagonistas da história: o rio, que abençoa e afoga; o sentimento profundo de pertença a uma paisagem; as relações de cumplicidade das mulheres; a violência terrível da selva colombiana; a dificuldade de se ser mulher e mãe num mundo cheio de perigos.

Um fulgurante romance de estreia que cheira a verdade. Uma prosa comunicativa e um lirismo que criam uma atmosfera viciante. Esta Ferida Cheia de Peixes oferece-nos um mundo às vezes sonhador, por vezes muito realista, em que a ternura das imagens toca o leitor, abrindo-lhe feridas difíceis de sarar.





CRÍTICAS


«Lorena Salazar escreveu música e verdade. Um belo livro.»
Marta Sanz (escritora espanhola)


 






CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Um brilhante romance de estreia.»
Vogue

«Um surpreendente romance de estreia de Lorena Salazar Masso. Brilhante e repleto de sororidade. Impressionante.»
El Cultural



 

Novidade - "O Africano da Gronelândia" de Tété-Michel Kpomassie

45ws0 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Tété-Michel, um jovem negro, filho de uma família tradicional africana, com oito mães, as oito esposas do progenitor, nascido num bairro periférico da cidade de Lomé, fez-se a si próprio descobridor. O ‘esquimó africano’, como foi cognominado num documentário que a BBC lhe dedicou, rompeu com uma trágica sina secular, fugindo de casa aos 16 anos [em 1958], para só regressar aos 27. O Africano da Gronelândia é, a vários títulos, um livro como nenhum outro. A minúcia colocada na observação do quotidiano (as viagens de trenó, a caça às focas, a aurora boreal) e o detalhe com que Tété-Michel descreve a forma como se integrou numa sociedade radicalmente diferente daquela de onde veio (com a troca de casais à vista de todos, a prática do sexo na presença dos filhos, o problema do alcoolismo) fazem-nos descobrir como o mundo pode ainda ser um lugar surpreendente.» - Carlos Vaz Marques, Prefácio


 

Wishlist atualizada com muita coisa nova

12Untitled.png


Wishlist refeita após muitas saídas no último mês. Algumas já depois de ter registado aqui as entradas na biblioteca do Ministério na passada semana.


Assim, e sendo sempre difícil a escolha do que passa para a primeira linha, registam-se as seguintes entradas:


- “Como Prevenir a Próxima Pandemia” de Bill Gates. O novo livro de Bill Gates que chega no início de maio já em versão traduzida.


- “A Chanceler” de Kati Marton. A biografia de uma das mulheres mais importantes da Europa do século XXI.


- “Atlas da Guerra Fria” de Sabine Dullin, Jérémie Tamiatto e Stanislas Jeannesson. Um livro de história que ganhou uma dimensão de atualidade com o momento presente que vivemos.


- “O Homem que Morreu Duas Vezes” de Richard Osman. Sucesso de vendas no Reino Unido e muito elogiado. Fiquei curioso embora ainda não tenha lido “O Clube do Crime das Quintas-Feiras”.


- “Portrait of an Unknown Woman” de Daniel Silva. O novo livro de Daniel Silva com data de lançamento marcada para julho deste ano.


- “O Colibri” de Sandro Veronesi. Livro vencedor de um dos mais importantes prémios literários italianos, “Prémio Strega”.


- “China versus América – Um Alerta” de Olliver Letwin. Um livro sempre atual, mas mais ainda no presente estado do mundo.


- “Nas Faças Mal” de Henry Marsh. Um livro que não conhecia, mas cuja credibilidade de recomendação que recebi me deixo deveras curioso.


- “O Silvo do Arqueiro” de Irene Vellejo. Romance da autora de “O Infinito num Junco”. Só por isso merece entrar diretamente para a minha wishlist.


- “A Ciência do Ódio” de Matthew Williams. Mais um livro do qual recebi muito boa recomendação. Um tema sempre polémico e atual.


Muita coisa nova. Muita coisa com (na minha opinião) muito interesse! 

domingo, 27 de março de 2022

Novidade - "O Direito ao Sexo - Feminismo no Século XXI" de Amia Srinivasan

aaa450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Arguto e profundamente humano, O Direito ao Sexo renova a maneira como discutimos, ou evitamos discutir, os problemas e a política do sexo. Das relações entre alunos e professores à legalização da prostituição, dos incels (celibatários involuntários) ao movimento #MeToo, este livro relata-nos a história e o futuro do feminismo, escrito num tom e numa abordagem de grande seriedade intelectual.

Não sabemos qual será o futuro do sexo - mas talvez possamos imaginá-lo, com a ajuda deste livro espantoso de Amia Srinivasan. Ela explica o que significa o sexo no nosso mundo atual, animada pela esperança de um mundo diferente. Recupera uma antiga tradição feminista que não receava ver no sexo um fenómeno político. E debate um conjunto de relacionamentos problemáticos, entre discriminação e favoritismo, pornografia e liberdade, violação e injustiça racial, punição e responsabilização, alunos e professores, prazer e poder, capitalismo e libertação.

O Direito ao Sexo - Feminismo no Século XXI é uma provocação e uma promessa, que renova muitos dos nossos debates políticos mais urgentes e leva a que nos interroguemos sobre o que significa sermos livres.




Críticas


«Acompanhar Amia Srinivasan no seu labor de destrinçar, questionar, refletir, contextualizar e aprofundar questões feministas contemporâneas é abrir a mente a novas e muito necessárias maneiras de ver o mundo. A sua poderosa reflexão é servida por uma linguagem também ela poderosa, que cai com a força de um raio sobre o cerne de uma questão. Uma leitura obrigatória.»
Emily Dziuban, Booklist «Neste livro, a autora assume alguns dos grandes desafios sobre políticas sexuais do nosso tempo. A elegância, a energia e o cuidado escrupuloso com que escreve confirma a sua crescente reputação como uma das mais importantes pensadoras feministas.»
Jacqueline Rose


Novidade - "Uma Luz na Noite Escura - A Solidão e a Capacidade de Estar Só" de João Carlos Melo

«450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A solidão é o mal do século: a epidemia da COVID-19 criou desertos de solidão quase intransponíveis. Com o acesso de cada vez mais pessoas às novas tecnologias podemos estar em contacto virtual com todo o mundo, sem estarmos realmente com alguém. É cada vez mais fácil passarmos longos períodos isolados. Mas o ser humano é um animal social. Impõe-se então perguntar: Sabemos lidar com a solidão? É possível estar só e ser-se feliz? Que prejuízo pode ter para o nosso bem-estar a falta de contacto com outras pessoas?


O autor dá-nos a conhecer casos de experiências de isolamento sob matizes variados, quer de figuras heroicas, quer de pessoas anónimas, introvertidas e extrovertidas, alegres e tristes, enérgicas e calmas, mais fortes ou mais frágeis do ponto de vista psicológico, solitárias e sociáveis. Genuíno Madruga na sua volta ao mundo, João Garcia no topo do monte Evereste, Michael Collins a orbitar a Lua e tantos outros. Estes homens pioneiros e corajosos partilham uma capacidade incomum: a de estarem sozinhos consigo próprios sem sentirem solidão. Mas o que é afinal a solidão? Como é que ela se distingue de estarmos sós? Como evitar sofrer quando a solidão nos toca?

Bibliotecas do Mundo 57

b1.jpg


b2.jpg


b3.jpg


b4.jpg


Biblioteca de Filosofia - Berlim - Alemanha

sábado, 26 de março de 2022

Novidade - "O Fantasma das Cuecas Rotas" de Isabel Ricardo; Ilustração: Pedro Pires

2w450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Fantasma das Cuecas Rotas é um livro muito divertido, com um fantasminha muito brincalhão que, um dia, rasgou as cuecas, ficando para sempre a chamar-se: «Fantasma das Cuecas Rotas».

Direcionado para crianças dos 3 aos 10 anos, este livrinho encantador diverte-as e ao mesmo tempo tem uma componente pedagógica, mostrando-lhes que somos todos diferentes, mas todos iguais.

Novidade - "Histórias para Ler Todos os Dias" de Lucy Brownridge; Ilustração: Chloe Giordano

452220.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um livro de histórias para ler em voz alta antes de ir dormir.


Diz-nos a ciência que ouvir histórias lidas em voz alta ajuda ao desenvolvimento das crianças.


Adormeça os mais pequenos com estas adaptações de histórias tradicionais, contos de fadas e fábulas provenientes de todos os cantos do mundo.


Cada conto, com o comprimento perfeito para ler todos os dias antes de dormir, veicula uma importante mensagem de empatia, amizade e amor pelo mundo que nos rodeia.


Descubra 20 contos tradicionais de todo o mundo.


Este volume inclui histórias tradicionais, contos de fadas e fábulas de todo o mundo, desde a Roma Antiga à China, passando pela Síria, Camboja ou Irlanda.


Combinadas com imagens das encantadoras ilustrações bordadas à mão em tecido de Chloe Giordano, estas são as histórias perfeitas para criar laços com as crianças - todos os dias.

Tops de vendas lá por fora - Índia

Cópia de Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (18).pn


Desta vez a minha curiosidade levou-me até... à Índia. No país que, de acordo com muitas das estatísticas disponíveis, mais lê, quais serão os livros no top de vendas?


Não foi fácil de encontrar algo, e os dados já tem algumas semanas, mas acabei por localizar uma lista que me pareceu minimamente fiável.


Na prática são duas listas, uma em inglês e outra em hindi.


1122.png


222.png


Encontramos livros desconhecidos, mas também outros bem conhecidos e bestsellers por cá. O facto mais interessante, embora talvez não surpreendente, é que os livros que “ensinam a ficar rico” são muito procurados.


Acho sempre muito interessante conhecer estes dados!

sexta-feira, 25 de março de 2022

Novidade - "O Estranho Mundo do Confinamento - Histórias Curtas" de Leonor Duarte de Almeida e Maria do Céu Machado

451110.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Esta estranha história desenrola-se de meados do século XX aos nossos dias. Emoções, paixões escondidas, incoerências, evolução civilizacional e o seu retrocesso constituem a trama do livro. Questões de «confinamentos» vários - sociais, políticos, económicos, educacionais e de cultura - são abordadas tendo como pano de fundo a pulseira electrónica da pandemia.»
Leonor Duarte de Almeida


«Em plena pandemia, está é a história de quatro gerações de uma família lisboeta: as memórias dos mais velhos, os pesadelos dos mais frágeis, a insegurança das relações e a ambivalência dos adolescentes suspirando por autonomia e independência que acrescente risco ao seu dia-a-dia.»
Maria do Céu Machado

Novidade - "O Fim dos Homens" de Christina Sweeney-Baird

450111 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




O ano é o de 2025, e um misterioso vírus irrompeu na Escócia - uma doença letal que afeta apenas os homens. Amanda MacLean é a primeira a alertar para a emergência do fenómeno, a sua voz, porém, é ignorada e reduzida a histerismo. Quando o apelo é finalmente levado a sério, é já demasiado tarde. O vírus torna-se global - e também uma pandemia política. Todas as vítimas são homens. O mundo transforma-se. O mundo da mulher.

O que se segue é o relato imersivo das mulheres a quem cabe lidar com as consequências do vírus e que nos é revelado através de uma narrativa na primeira pessoa. Além da doutora MacLean, Catherine, uma socióloga determinada a documentar os factos por trás da «peste masculina»; Dawn, analista de informação cuja tarefa é auxiliar o governo na formação de um novo modelo de sociedade; e Elizabeth, uma das muitas investigadoras que trabalham desesperada-mente no desenvolvimento de uma vacina eficaz. Através da voz destas mulheres, e de outras mais, deparamos com um sem-número de mudanças que a ausência de homens provocou nas sociedades como as conhecemos, desde o universo pessoal - a perda de um companheiro ou de um filho - ao universo socioglobal - as alterações laborais, a fertilidade ou o novo conceito de família.





CRÍTICAS

 


«De uma inteligência feroz, um romance impossível de largar.»
Paula Hawkins


Livros que chegam até ao Ministério - "Energia e Civilização" de Vaclav Smil

Cópia de Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (17).pn


Mais sobre o livro aqui


Vaclav Smil é um dos autores favoritos de Bill Gates. É fácil encontrar elogios rasgados à sua obra, tendo inclusive direito a recomendações exclusivas no blog de Gates – Gatesnotes – como aconteceu recentemente com o livro “Os Números não Mentem”.


“Energia e Civilização – Uma História”, livro que chegou esta semana até ao Ministério, gentilmente cedido pela Bookbuilders, é provavelmente uma das obras mais importantes do autor, e também ela foi alvo de uma nota por parte de Bill Gates que vale a pena ler (aqui).


Pelo que conheço e já tive oportunidade de ver, trata-se de um verdadeiro tratado sobre a relação da energia com a evolução da sociedade humana.


Ao mesmo tempo é um livro que ganha grande atualidade com a situação atual decorrente da guerra na Ucrânia e a dependência face ao petróleo e gás russo.


Dito isto, são vários bons motivos para considerar seriamente esta leitura. Desde lado está já programada para os próximos tempo.


Agradeço à Bookbuilders a oferta.  

quinta-feira, 24 de março de 2022

Novidade - "Os Refugiados Judeus de Hitler - Esperança e ansiedade em Portugal" de Marion Kaplan

4''50 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse: 




Este livro fascinante descreve as experiências dramáticas dos refugiados judeus, quando fugiam do regime de Hitler e, depois, viviam num limbo em Portugal, até conseguirem chegar a refúgios mais seguros no estrangeiro. Ao chamar a atenção não só para as convulsões sociais e físicas que esses refugiados enfrentaram, Marion Kaplan também salienta os seus sentimentos, ao abandonarem a sua casa e a sua história, ao mesmo tempo que tinham de suplicar a bondade de estranhos. O ditador de Portugal, António de Oliveira Salazar, aceitou o número mais elevado de judeus em fuga para o Ocidente - foram dezenas de milhares - mas, depois, lançou a sua polícia secreta contra aqueles que não seguiram o seu caminho com a rapidez esperada. Todavia, o povo português deixou nos refugiados uma recordação duradoura de compaixão e generosidade.





CRÍTICAS


«O livro mostra que o tema dos refugiados e o papel de Portugal e dos portugueses durante a Segunda Guerra Mundial já saltou fronteiras. O facto de a autora não ser portuguesa acrescenta novos conhecimentos, pois, ao escapar tanto à elegia elogiosa como à crítica preconcebida, apresenta várias facetas e contradições de um país através do qual refugiados em trânsito se salvaram, mas enfrentaram dificuldades. Num mundo que parecia esta dividido em lugares onde os judeus não podiam viver e nos quais não puderam entrar, foi em Portugal que muitos se refugiaram, em 1938. Depois, após junho de 1940, transformou-se no único caminho de evasão em massa na Europa ocidental.»
Irene Flunser Pimentel, historiadora


Novidade - "A Rapariga que Desapareceu" de Leslie Wolfe

11.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A sua filha... onde se encontrava a sua filha...? Pânico. Silêncio terrível.

O único som que ouvia era o do próprio coração, a bater freneticamente contra o peito. Saiu a correr da sala e deteve-se bruscamente no cimo da escada enquanto olhava em volta, para todos os lados. Ficou atordoada, o sangue gelou-se-lhe. Estava desesperada. A sua filha?... alguém a tinha levado.
Depois do desaparecimento de uma menina de apenas oito anos, a agente especial do FBI Tess Winnett foi chamada ao local para investigar um dos raptos mais sinistros que alguma vez lhe passara pelas mãos.
Como fora possível desaparecer uma criança à vista de tanta gente?

Ao iniciar a investigação, as pistas surgem a conta-gotas. Entretanto, os pais da menina são confrontados com um pedido de resgate de soma avultada. As primeiras vinte e quatro horas são críticas. A cada momento, o enredo entrelaça-se mais.
Desesperada por respostas e dolorosamente ciente de cada minuto que passa, Tess tem de fazer uma escolha: confiar no instinto e seguir as pistas que parecem indicar uma ligação com o crime organizado… ou ceder às exigências dos raptores e ao desespero dos pais e viabilizar o pagamento do resgate.
As hipóteses de encontrar Paige com vida diminuem a cada segundo. Fazer a escolha errada selará o seu destino.

Excertos - ainda o livro "A Civilização do Peixe-Vermelho"

Cópia de Cream and Brown Illustration Social Scie


Considerem por favor o teor desta passagem do livor “A Civilização do Peixe-Vermelho” de Bruno Patino e tirem as vossas conclusões.


A minha conclusão é simples: é uma afirmação cirúrgica, verdadeira, palpável e de grande importância, em particular na consciência de todos devemos ser do seu impacto, para, não evitar comer gato por lebre do dia-a-dia.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Novidade - "Pensamento Branco" de Lilian Thuram

´´0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Este livro conta a história do pensamento branco, da sua origem e do seu funcionamento, da forma como cria divisões e se espalhou pelo mundo até se tornar universal, ao ponto de contaminar o próprio ar que respiramos. O pensamento branco é, há séculos, uma norma, uma fossilização de hierarquias, de esquemas de dominação, de hábitos que nos são impostos. Diz aos brancos e aos não-brancos o que devem ser, qual o lugar que ocupam. Tal como o longo domínio dos homens sobre as mulheres, o pensamento branco está profundamente enraizado nas nossas mentalidades e manifesta-se quotidianamente. É fundamental que o questionemos se queremos avançar para outro paradigma.
Não se trata de culpabilizar ou de acusar, mas sim de compreender os mecanismos do pensamento branco, de estarmos conscientes e construirmos novas formas de solidariedade. Não estará na hora de alargarmos os nossos pontos de vista para nos considerarmos todos, finalmente, seres humanos?»
LILIAN THURAM

Novidade - "À Beira do Fim" de Brad Thor

º450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A recompensa mais avultada do mundo cai agora como um machado sobre a cabeça do maior espião americano. A sua única hipótese de sobrevivência é ser mais astuto e mais rápido - e ganhar tempo suficiente aos seus inimigos para descobrir a verdade.


Porém, para levar a cabo a sua mais perigosa missão até ao momento - uma missão que já ceifou as vidas de pessoas muito próximas do nosso herói, tal como a sua mulher - Scot Harvath vai precisar de ajuda. E não será pouca.


Sem saber em quem confiar, Harvath encontrará um aliado improvável numa agente dos serviços secretos noruegueses, Sølvi Kolstad. Tão astuta como ele, tão… letal como ele e igualmente decidida, Sølvi não só tem todas as competências técnicas para a missão, como partilha um passado cruel, interrompido demasiadas vezes. Tal como Harvath.

Leitura - "Contra Mim" de Valter Hugo Mãe

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (32).


Mais sobre o livro aqui


“Contra Mim” de Valter Hugo Mãe foi a leitura do mês do Clube de Leitura do PNL 2027. Para mim foi ouro sobre azul já que acabou por antecipar a leitura de um autor que andava a adiar há muito.


Nos últimos tempos, inclusive cá em casa, li e ouvi muitos comentários positivos em relação à escrita de Valter Hugo Mãe. Em resultado disso tinha expectativas elevadas, e posso já adiantar que acabaram por ser cumpridas.


“Contra Mim” é um livro pessoal, já que se trata de um relato biográfico do início de vida do autor, um pedaço de memórias que o autor partilha com os seus leitores.


O autor leva-nos a passear os seus anos de infância e juventude, guiando-nos pelas suas angustias, medos, vivências, processo de crescimento e pela forma como foi construindo o mundo mais com base no que observava e sentido do que com o que lhe era explicado.


Somos também presenteados com a origem da sua escrita, onde tudo começou, quando o autor começou, cedo, a juntar as palavras que mais gostava e achava mais curiosas, processo que, no limite nos trouxe até “Contra Mim”.


Ler Valter Hugo Mãe resultou em mais um daqueles momento em que me pergunto porque demorei tanto tempo a experimentar um autor. A sua capacidade de escrita, muitas vezes uma espécie de poesia disfarçada de prosa é cativante, pensada para passar uma ideia de uma forma própria, mas indo ao encontro do leitor. Tudo isso fará com que, embora tenha começado tarde, não vou demorar muito a voltar a agarrar um livro seu.  Diretamente para os meus favoritos. 


Uma última nota para referir que gosto particularmente da última frase que consta da sinopse do livro: “Este livro é uma criança às páginas. Um escritor em menino.” Um excelente resumo, de facto.        

terça-feira, 22 de março de 2022

Novidade - "Os Celtas - Da Idade do Bronze aos nossos dias" de John Haywood

4w50 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Através de uma análise cuidada das muitas fontes disponíveis, John Haywood apresenta-nos a história de um povo que ao longo dos tempos deu mostras de uma extraordinária capacidade de resistência e de adaptação.

Acompanhar a história dos Celtas é percorrer o fio da história de grande parte da Europa, da Idade do Bronze aos nossos dias. Já Heródoto afirmava que o Danúbio «tinha a sua fonte no país dos Celtas».

Com o passar dos séculos, foram forçados a avançar pela Europa, rechaçados primeiro pelos Romanos, depois pelos povos germânicos; mas deixaram a sua marca na cultura, nos costumes e, em alguns casos, na língua.

Novidade - "Uma Porta Estreita" de Joanne Harris

111450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:





Durante os seus quinhentos anos de existência, nunca o elitista Liceu de St. Oswald permitiu a entrada do sexo feminino. Mas os ventos da mudança sopram com mais intensidade do que nunca. Pela primeira vez na história da respeitável instituição, uma mulher ocupa a função de reitora e os portões vão finalmente abrir-se de par em par para receber alunas.

Pode dizer-se que Rebecca Buckfast derramou sangue, suor e lágrimas (em sentido literal) para conseguir alcançar a chefia do liceu. Aos quarenta e três anos, está finalmente a colher os frutos da sua ambição. Mas tem ainda um potente inimigo a defrontar: a velha guarda, encabeçada pelo temível e quixotesco professor de Latim, Roy Straitley.
E a situação não melhora com as notícias do aparecimento de um corpo.

Mas Rebecca está determinada a deixar a sua marca. Mesmo que para isso tenha de enterrar os segredos do passado suficientemente fundo para que nem ela os recorde.
Pois este é o seu momento…
E ela está para ficar.

Nesta teia que se vai tecendo entre Rebecca e Straitley, quem é a aranha e quem é a mosca? E quem sairá vitorioso? Um romance de suspense psicológico explosivo e absolutamente surpreendente pela mão da talentosa Joanne Harris.





Críticas de imprensa


«Prepare-se para um tremendo twist.»
Times

«Maravilhoso e inquietante.»
Guardian



“Quem Traiu Anne Frank?” - mais importante do que a polémica, um documento histórico

Cópia de Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (16).pn


“Quem Traiu Anne Frank?” de Rosemary Sullivan foi um dos livros que gerou mais polémica neste início de ano.


A razão para a polémica prende-se com a resposta à pergunta formulada pelo título do livro, no caso, que fui um cidadão judeu que terá denunciado o esconderijo de Anne Frank e da família aos nazis para salvar a sua própria família.


Esta conclusão não foi aceite de ânimo leve, em particular junto da comunidade judaica, tendo sido considerada especulativa e sensacionalista.


A autora do livro e os investigadores associados defendem-se com a indicação de que a investigação foi suportada por técnicas modernas e novos elementos, tendo sido desenvolvida de forma profissional e profunda.  Rosemary Sullivan é uma autora reputada, com obra publicada no campo da biografia (o seu livro mais conhecido será “A Filha de Estaline”), poesia e não ficção, e é também professora na Universidade de Toronto. Neste livro a sua escrita dá corpo a uma investigação complexa e demorada. 


O livro, que esteve no top 5 do New York Times, despertou-me interesse, não pela polémica, mas porque, de acordo com algumas críticas que li, é um bom documento para perceber como foi viver sobre a alçada do regime nazi.


Assim, e polémicas à parte é um livro que faço intenção de ler a curto prazo. Certamente tirarei as minhas conclusões sobre a polémica, mas acima de tudo penso que ficarei com mais conhecido sobre este período negro da história.


Desse lado, se lerem, sintam-se à vontade para partilhar a vossa opinião.


Agradeço a oferta à Harper Collins.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Novidade - "História de Roma - Da fundação à queda do Império" de Indro Montanelli

qq450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma história sui generis, exata mas divertida, da criação de Roma e do seu Império, dos seus ditadores, imperadores e políticos que, já nessa altura, tinham comportamentos que parecem ser do nosso tempo.

No seu estilo característico, o autor pegou na história douta e solene da Roma Antiga e transformou-a numa narrativa para o grande público. Esta é uma história dos homens de ontem para os homens de hoje, simples, animada e polémica.

Novidade - "A Ilha das Árvores Desaparecidas" de Elif Shafak

40050.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Estamos na ilha de Chipre e corre o ano de 1974. Dois adolescentes, de dois lados opostos de uma terra dividida, encontram-se numa taverna. Aquele lugar, na cidade a que chamam casa, é o único em que Kostas, grego e cristão, e Defne, turca e muçulmana, se podem encontrar secretamente e esquecer, por breves instantes, os problemas do mundo lá fora.

Naquele refúgio, bem ao centro, despontando por entre as telhas, cresce uma figueira. É ela que testemunha tudo: os silêncios e as confissões; a felicidade dos encontros e a melancolia das partidas; o início da guerra civil e a destruição da cidade - e a separação de Kostas e Defne.

Passam vários anos. Estamos agora em Londres. Ada nunca conheceu a ilha onde nasceram os seus pais e tem muitas perguntas sem resposta. A história da família está envolta em segredos, palavras proibidas e ruturas. a única coisa que a liga à terra da mãe e do pai é a Ficus carica que cresce no jardim de sua casa.

Esta é a história de um amor proibido, num cenário de raiva e violência que tudo quer destruir à sua volta, mas é também a história que dá voz às gerações passadas, tantas vezes silenciadas pelos conflitos. Profundamente humanas, plenas de falhas, dúvidas, generosidade e contradições, as personagens de Elif Shafak emergem de uma escrita arrebatadora, numa mistura de sonho, dor, imaginação e amor.




Críticas


«Um belíssimo romance.»
Margaret Atwood

«Um romance clarividente sobre o amor, a perda e as raízes. Um bálsamo para os conturbados tempos em que vivemos.»
David Mitchell


 






Críticas de imprensa


«Um livro que resgata a ternura - e até a felicidade - das ruínas da História do século XX.»
Economist

«Uma história mágica sobre a natureza, a humanidade e o amor. Nestas páginas contemplamos algumas das grandes questões sobre identidade, História e o sentido da vida.»
Time


Últimas entradas na biblioteca do Ministério - março 2022

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (31).


O último mês voltou a ser muito proveitoso em novas entradas na biblioteca do Ministério, quer em quantidade quer em qualidade. Essencialmente em qualidade.


Entre compras e ofertas distribuídas entre ficção e não ficção, eis o panorama geral do reforço da biblioteca.


- “Gulag – Uma História” de Anne Applebaum. Provavelmente uma das mais importantes edições desde início de ano. Um livro tremendamente elogiado e que valeu à autora um Pulitzer.


- “Explicar os Humanos” de Camilla Pang. Uma visão na primeira pessoa de alguém que luta para compreender o mundo em que vive. Tremendamente elogiado e vencedor do prémio de Melhor Livro de Ciência da Royal Society de 2020.


- “O Caminho para o Fim da Liberdade” de Timothy Snyder. Um livro muito importante para compreender o presente que vivemos. A encruzilhada entre a Améria a Rússia e a Europa. Não podia ser mais atual.


- “Quem Traiu Anne Frank?” de Rosemary Sullivan – um livro polémico, ou muito provavelmente um dos mais polémicos deste início de 2022. Essencialmente por mexe com um tema sensível. Muito curioso em relação ao livro.


- “A Mais Breve História da Rússia” de José Milhazes. Uma “compra de impulso” no momento que vivemos, mas com certeza de qualidade por ser escrito por quem sabe e conhece.


- “A Civilização do Peixe-Vermelho” de Bruno Patino. Recebido de oferta da Gradiva e já lido e registado aqui no blog. Um livro com uma análise e mensagem muito importante sobre o presente e a nossa dependência do digital. Muito bom.


- “A Cidade das Palavras” de Alberto Manguel. Ler e ouvir Alberto Manguel é sempre um enorme prazer, pelo que, não será diferente com este livro.


- “Privacidade é Poder” de Carissa Véliz. Um dos livros do ano para o The Economist, sobre um tema atual e preocupante: o uso abusivo dos nossos dados pessoais.


- “Mortal e Rosa” de Francisco Umbral. Um livro sobre o qual tenho lido maravilhas. Esta edição tem tradução e recomendação de Carlos Vaz Marques. Não tenho dúvidas de que será uma leitura a curto prazo.


- “Chamadas Telefónicas” de Roberto Bolaño. Um livro de contos de um autor que tenho adiado há muito. Uma oportunidade para o ler a curto prazo.


- “7 Lições e meia sobre o cérebro” de Lisa Feldman Barrett. Um livro que me foi apresentado como tremendamente acessível sobre o tema complexo. Fiquei com curiosidade.


- “Não-Coisas” de Byung-Chul Han. Um livro muito interessante. Uma reflexão sobre a transição de uma era das coisas tangíveis para uma era das não-coisas (digital).


Qualidade e diversidade, haja tempo para leitura!


Para quem tenha interesse em algum destes livros informo que hoje é dia de descontos na Bertrand. Abaixo o meu link de afiliado.


Em www.bertrand.pt

domingo, 20 de março de 2022

Novidade - "50 Anos de Poesia - Antologia Pessoal (1972-2022)" de Nuno Júdice

49i50 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando se celebram os 50 anos de poesia de Nuno Júdice, a sua antologia pessoal.


Um livro onde se espelha o melhor de uma carreira com muitos e premiados livros.

Novidade - "Cabra-Cega" de Roger Vailland

''.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Uma das mais marcantes leituras do final da minha adolescência. Outros tempos na nossa Terra que o romance, apaixonante, de Roger Vailland, de alguma forma evocava. A valentia, a dignidade, a coragem, o desejo, a traição, num turbilhão de empolgante leitura. Um livro que é também um retrato de Vailland, intelectual, libertino, resistente, militante clandestino nos anos de brasa da ocupação alemã. Um homem que mesmo na fase em que foi comunista nunca deixou de pensar pela sua cabeça e de ser umhomem de liberdade. Uma leitura que recomendo muito vivamente.»
João Barroso Soares

«Cabra-cega é actual mesmo no ‘datado’! Revela, vivo, dramático, a frustração que seria a desses jovens intelectuais, como Marat/Vailland - herói e libertino -, dos ideais de liberdade e de progresso como os viveram, nessa aventura de vida e de morte que foi a Resistência (Vailland entraria para o PCF em 52 e sairia em 56, depois do relatório Khrushchev e da invasão da Hungria): a divisão do socialismo, a grande decepção que foi o comunismo. Como as gerações posteriores descobririam, a sociedade então imaginada viria a ser realizada não pelo comunismo e com ele, mas pela democracia liberal, desde a prosperidade a um mundo que até nas conquistas da ciência, nas liberdades, nas emancipações, no progresso seria aquele por que combateram na Resistência. Drôle de Jeu é sobretudo, porventura, a reflexão que continuaria a ser a da minha geração, sobre o amor, a esperança, a vida, o sentido dos combates, sobre tudo, num tempo em que se inscreve a raiz de tanto do presente. Lê-se (reli-o) num ápice.»
Guilherme Valente

Poemas de Livros

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (80).png


Os meus livros


Os meus livros (que não sabem que existo)


São uma parte de mim, como este rosto


De têmporas e olhos já cinzentos


Que em vão vou procurando nos espelhos


E que percorro com a minha mão côncava.


Não sem alguma lógica amargura


Entendo que as palavras essenciais,


As que me exprimem, estarão nessas folhas


Que não sabem quem sou, não nas que escrevo.


Mais vale assim. As vozes desses mortos


Dir-me-ão para sempre.


 


Jorge Luis Borges, in "A Rosa Profunda"

sábado, 19 de março de 2022

Novidade - "A Menina e o Dinossauro" de Hollie Hughes e Sarah Massini

1+1450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Naquela noite, as estrelas brilharam ainda mais, com tantos sonhos que passeavam pelo ar. Então, um dinossauro muito dorminhoco preparou-se para acordar.


A Mariana mora numa vila à beira-mar. Vai muitas vezes à praia e gosta de fazer escavações na areia, mas fica sozinha, sem amigos para brincar…


O que procura a Mariana debaixo da areia, junto ao mar? Serão ossos de dinossauro que ela quer encontrar?


Então, certa noite, a Mariana adormece a desejar, do fundo do coração, que o seu dinossauro ganhe vida... e o sonho transporta-a para um lugar mágico, sobre o qual os adultos nada sabem… Shhh, não podemos contar.

Novidade - "O Conto do Pedrito Coelho" de Beatrix Potter

63450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Era uma vez quatro coelhinhos chamados Flosi, Mopsi, Rabinho-de-Algodão e Pedrito, que vivem com a mãe num belo bosque, próximo de uma grande horta. Apesar do aviso da Senhora Coelha, o Pedrito decide ir até à horta do Senhor Gregório encher a barriguinha com alfaces, feijão e rabanetes. O senhor Gregório avista-o e corre atrás dele para o apanhar! O Pedrito está metido num grande sarilho. Será que consegue escapar? Como? Haverá um esconderijo? Onde está o portão? Neste clássico de Beatrix Potter, o Pedrito salta para a sua primeira aventura e para os corações dos leitores.

Dia do Pai... em dose dupla

20220319_102347_resized.jpg


Dia do Pai, esse ofício tantas vezes difícil que a escolha mais fácil seria... não repetir :).
Por estes lados não é o caso, e cá vamos a uma segunda viagem, preparando-a com o apoio do pequeno residente e com literatura adequada, neste caso uma releitura!
Um Feliz dia do Pai, a todos os pais, de primeira, ou mais viagens!

Sugestão livresca de Fim de Semana - Portal da Literatura

22186459_Ska27.png


A sugestão livresca deste fim de semana vai para um convite à exploração do Portal da Literatura.


fb-linkpreview.png


Trata-se de um portal onde poderão encontrar conteúdos muito diversos sobre livros e literatura, desde novidades, notícias, biografias de escritores, pensamentos e muitos outras áreas de interesse.


Fica a dica para quem não conhece. Explorem que encontram por lá muita matéria de interesse.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Novidade - "Água: Uma Biografia" de Giulio Boccaletti

#450.jpg


Mais sobre o livro aqui


Está na wishlist do Ministério.


Sinopse:



A água é um bem essencial para a Humanidade. A sua posse, gestão e distribuição ao longo dos milénios moldou a civilização numa história que abrange continentes e que não se faz apenas de geografia e engenharia, mas essencialmente de política e estratégia. Dos primeiros agricultores sedentários até às grandes obras de engenharia atual que alteram o curso de rios e permitem armazenar este recurso fundamental, a água acompanhou de perto a história do Homem. Ela foi responsável pela ascensão e queda de impérios, por conflitos políticos que duram até hoje e por grandes crises ambientais. É impossível compreender o mundo atual sem conhecer a nossa relação com a água. Nesta biografia reveladora, Giulio Boccaletti oferece-nos uma visão fascinante onde podemos perceber melhor a relação da sociedade com a água e a sua total dependência daquela que é a substância mais elementar do planeta.
Um dos melhores livros de 2021 para o The Economist.




Críticas de imprensa

 


«Uma análise fascinante que vai unir os interesses de ambientalistas, historiadores, cientistas políticos e economistas.»
Library Journal


Novidade - "Doce Tóquio" de Durian Sukegawa

4520 (1).jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Apenas as cerejeiras denunciam a passagem do tempo. Primeiro com os seus pequenos botões, depois com as delicadas pétalas que voam ao vento… Numa pequena pastelaria perdida nas ruas de Tóquio, os dias sucedem-se sempre iguais. É aí que Sentarô confeciona dorayaki, um doce tradicional japonês ao qual não dedica grande atenção. Sentarô parece, aliás, ter desistido da vida. Abandonou o sonho de ser escritor, bebe demasiado e não tem amigos.

Mas tudo está prestes a mudar.

No seu caminho surgem Tokue, uma senhora idosa que se entrega à preparação de dorayaki de alma e coração; e Wakana, uma menina solitária que se debate com os seus próprios fantasmas. Aos poucos, os improváveis companheiros descobrem que têm muito a oferecer uns aos outros. Mas Tokue esconde um passado turbulento que, inevitavelmente, vem ao de cima… com consequências devastadoras.

Doce Tóquio é uma história comovente sobre a fragilidade humana, o poder redentor da amizade e a beleza das coisas simples. Numa prosa límpida e bela, Durian Sukegawa fala sobre o nosso propósito na vida, exortando-nos a parar, a escutar e a observar, sempre. Um livro que encanta leitores de todas as idades, intemporal e pleno de sabedoria




Críticas de imprensa

 


«Simplesmente delicioso.»
The Guardian

«Uma soberba declaração de amor aos nossos cinco sentidos.»
Elle


Dava um bom retiro livresco 89

House_1101_H-arquitectes.jpg(imagem retirada daqui)


Este retiro não tem nada de espampanante. É uma sala, com um sofá de leitura e muitos livros.


Aquilo que mais gosto nele é o facto de ser genuíno, no sentido em que se nota que é usado. Vejam o enrugado do sofá... obra de um leitor que ali passou muito tempo.


Bom fim de semana!