quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Novidade - "A Era do Capitalismo da Vigilância" de Shoshana Zuboff

rftf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Livro que me inspira muita curiosidade!


Sinopse:


Nesta obra, a socióloga norte-americana Shoshana Zuboff revela-nos aquilo a que chama capitalismo da vigilância, um projeto global de modificação do comportamento que ameaça transformar a natureza humana no século XXI, do mesmo modo que o capitalismo industrial alterou o mundo natural do século XX.

Zuboff analisa as consequências do capitalismo da vigilância que se expandiu de Silicon Valley aos mais diferentes setores da economia atual.

Balanço de Leituras de 2020 do Ministério dos Livros

20201.png


20202.png


20203.png


20204.png


Acho que último dia do ano é o dia certo para fazer um balanço das minhas leituras de 2020, mais ainda porque apenas ontem terminei a minha última leitura.


O Goodreads diz-me que este ano li 49 livros, praticamente o dobro dos 25 que tinha previstos, num total de mais de 13 mil páginas. Foi obra!


O ano de 2020 foi, de longe, o meu melhor ano de sempre em termos de leituras. Não é uma questão de número é uma questão de tudo o que consegui ler e que tanto gosto me deu. O número traduz apenas o facto de ter conseguido ler muito do que gostaria, na certeza de que foi, ainda assim, muito mais o que ficou por ler.


Li de tudo um pouco, mais não ficção do que ficção (na proporção de 28 para 21), autores portugueses, estrangeiros, bestsellers e desconhecidos. Não li um único livro que possa dizer que tenha sido uma desilusão. Li algumas coisas que me surpreenderam pela positiva, outra pela negativa, mas não tive desilusões. Sobre as minhas preferências do ano em concreto, na próxima semana falarei em detalhe.


Ainda em relação aos outros objetivos que tinha traçado para este ano, é este o status:


- Ler pelo menos 1 biografia: não concluído. A leitura da biografia de Barack Obama ainda está em curso.


- Ler pelo menos 1 livro de poesia: não concluído e por isso mesmo será uma das primeiras leituras de 2021. Provavelmente Adília Lopes.


- Ler 3 autores estrangeiros que nunca tenha lido: largamente concretizado.


- Ler 3 autores lusófonos que nunca tenha lido: concretizado.


- Ler pelo menos 1 clássico: concretizado.


- Ler pelo menos 2 livros em inglês: concretizado.


- Ouvir pelo menos 3 audiolivros: concretizado.


Apesar de nãos ser um objetivo, outro ponto alto do ano foi o início da minha participação no Clube de Leitura do PNL 2027 que me permitiu ficar a conhecer alguns livros extraordinários e que dinamizou também bastante as leituras do ano.


Não posso também deixar passar sem agradecer à Bertrand e à Gradiva pelo apoio dado ao longo de 2020 por via da disponibilização de muitas das leituras aqui identificadas. O meu muito obrigado!


Num resumo do resumo, resta-me dizer que foi um muito bom ano de livros e leituras que apenas gostaria que se repetisse em 2021. Se há 3 ou 4 anos me dissessem que me conseguiria organizar para ler e ouvir mais de 13 000 páginas num ano, diria que era uma loucura. Hoje não só sei que é possível como também sei que é um prazer enorme!


 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Novidade - "O Corpo Não Esquece" de Bessel van der Kolk

3edcx.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Associamos o stress pós-traumático a pessoas que viveram situações extremas, como veteranos de guerra ou vítimas de violação. Mas basta um acidente de automóvel para nos provocar danos que se prolongarão ao longo dos anos; ou ter um familiar alcoólico; ou testemunhar uma cena de grande violência. O trauma traz consigo um mundo invisível de consequências, diz-nos o Dr. Bessel van der Kolk, como pesadelos, insónias, acessos de fúria ou de pânico. O trauma fica gravado nas entranhas, agarra-se a cada fibra do corpo, molda o próprio cérebro. Por causa dele, perde-se a capacidade de sentir prazer, de estabelecer relações, de confiar. Ou sequer de falar, como se a cada flashback do horror a vítima sofresse um AVC.

O Corpo Não Esquece é uma obra absolutamente superlativa sobre o trauma, as suas consequências e a sua cura. Escrita por um dos maiores especialistas mundiais na área, com um humanismo e compaixão tocantes, recorda a luta da medicina para decifrar o stress traumático; conta as histórias das pessoas que dele sofrem; revela os caminhos percorridos para a cura, desde os remédios tradicionais até aos mais recentes, como o neuroflashback.

Sugere alternativas que visam reeducar o corpo ativando a natural neuroplasticidade do cérebro, como o yoga, a meditação ou o teatro. Baseado em mais de 30 anos de trabalho clínico e de investigação científica, O Corpo Não Esquece mostra o poder extraordinário que o corpo tem para curar a mente.

Os melhores livros de 2020 - algumas listas

DC445.png


Por esta altura multiplicam-se as listas dos melhores do ano, e nos livros não é exceção. Há inúmeras por onde escolher, e apesar de ainda não ter tido oportunidade de analisar em detalhe, selecionei para já algumas normalmente tenho em consideração todos os anos, cá dentro e lá fora.


Para mim estas listas servem para ficar a conhecer melhor livros que me possam ter passado despercebidos, e, no caso das listas estrangeiras, para tentar perceber o que pode vir aí nos próximos meses em termos de traduções.


Para os estimados leitores a quem possa interessar aqui ficam os links para algumas listas, na certeza que nos próximos dias, depois de fazer mais alguma investigação, conta apresentar ainda mais algumas.


Esperam que possam ser úteis.


 


New York Times


Expresso


Time


New Yorker


Finantial Times


The Guardian


Bloomberg

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Novidade - "Alamedas Escuras" de Ivan Búnin

fsfsss.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Alamedas Escuras é um conjunto de contos delicadamente poéticos sobre o amor. Histórias que retratam pequenas epifanias, instantes fugazes marcados pelo prazer sensual da existência e a fragilidade da vida.

Em cada uma delas é-nos contado um episódio da vida de uma personagem completamente diferente e, em todas elas, os heróis de Búnin veem o seu amor testado pelo drama da separação, provocada pela loucura, a guerra, a morte ou, simplesmente, pela ambição pessoal e os acasos da vida.

Em Alamedas Escuras encontramos também a angústia pelo tempo perdido, a dor pelo destino da Rússia, o peso da memória, a beleza dos sentimentos e os recantos mais obscuros da alma humana, que colocam obstáculos à luta pelo que é bom e amado.




Críticas

 


«O magnífico perito da alma de cada palavra.»
Górki

«Não conheço nenhum outro escritor cujo mundo exterior esteja tão intimamente ligado a outro, cujas sensações sejam mais exatas e indispensáveis, e cujo mundo seja mais genuíno e também mais inesperado.»
André Gide

«[Búnin] analisou ao pormenor a alma da Rússia desaparecida e, ao fazê-lo, deu merecidamente continuação às gloriosas tradições da grande literatura russa.»
Professor Wilhelm Nordenson, no banquete do Prémio Nobel, em 1933


Leitura - "Meia-Noite ou o Princípio do Mundo" de Richard Zimler

asd30.png


Mais sobre o livro aqui


Richard Zimler era um dos autores que tinha previsto para 2021, no entanto, a escolha do livro do mês do Clube de Leitura do PNL 2027 antecipou-o através deste “Meia Noite ou O Princípio do Mundo”. Em boa hora.


Do livro conhecia apenas o título, pouco mais, mas com vem sendo hábito aceitei sem pestanejar o desafio do PNL 2027 e mergulhei na leitura. E a palavra será mesmo essa, mergulhei, porque a história a isso convida.


Do ponto de vista de escrita e construção da história apenas posso dizer que fiquei absolutamente rendido. Acho que é um livro brilhante na forma como leva o leitor de uma casa de família no Porto até Nova Iorque passando pelos meandros da escravatura americana.


A história vivida entre o final do século XVIII e o início do século XIX, gira em torno de John Zarco Stewart e Meia-Noite, da relação de amizade que estabelecem e até onde estarão dispostos a ir na busca por repor verdades, desfazer mentiras, lutar contra o que de pior o Homem tem, na procura de um reencontro ou de uma espécie de salvação.


É um romance completo e complexo, no bom sentido do termo. Uma aventura que agarra o leitor aos personagens, à sua densidade, às suas qualidades e defeitos. É um trabalho minucioso em que nada parece falhar.


Mais um grande livro e um autor de grande qualidade que tive oportunidade de conhecer através do Clube de Leitura do PNL 2027.


Lido, apreciado e altamente recomendado!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Novidade - "Falar em Público" de Ana Andrade

adsada5.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Nem todos nascemos com a arte da oratória, o que torna o falar em público num exercício de difícil execução.


- Mas como fazê-lo apesar do medo?
- Ou sem a ansiedade que sempre gera?
- Como encontrar a nossa voz mantendo a autenticidade?
- Como fazer com que o julgamento alheio não nos faça perder o foco?


Este livro está cheio de exemplos, caminhos, contextos históricos e atuais que o farão olhar para a sua necessidade de falar em público de forma menos assustadora.


Com dicas, sugestões e ideias, é um manual essencial para quem quer fazer-se ouvir, mas teme o resultado final.

Ler quando não tenho tempo para ler

DF32.png


Esta fase do ano é quase sempre assim, muito trabalho e muito cansaço também. Há uma certa esquizofrenia para terminar tudo e mais um par de botas antes do final do ano e, no meu caso, uma das coisas que mais se ressente são os livros e as leituras.


Dezembro terá sido o mês do ano, em acumulado, que li menos, e mesmo assim, fui conseguido encontrar umas brechas e ler em períodos que normalmente nem leio: 10 minutos na hora de almoço, 10 minutos numa pausa para lanche, e às vezes até a fazer o jantar. A exceção terá sido o último fim de semana em que sempre consegui dedicar mais algum tempo à leitura.


O objetivo é ler sempre qualquer coisa, e neste último ano não me lembro de um único dia em que não tenha lido 5 minutos, mesmo que tenha adormecido para cima do livro já na cama (aconteceu várias vezes).


E por isso que eu acho que ler alguma coisa não é uma tarefa assim tão complicada. Podem ser só 15 minutos por dia. Ter um livro por perto e ler quarto ou cinco páginas não é uma tarefa impossível. Ler um livro em dois dias pode ser, mas meia dúzia de páginas por dia não é.


É por isso que quando ouço “não tenho tempo para ler”, na maioria dos casos retenho “não tenho vontade /gosto para ler”. Mas dizer isso, nos dias que correm, é menos politicamente correto.

domingo, 27 de dezembro de 2020

Novidade - "Fotografia com Câmara Digital e Smartphone" de Alexandre Barão; Ilustração: Filipe Duarte

assdasdda.jpg


Mais sobre o livro aqui


Parece-me que pode ser muito útil!


Sinopse:


Este livro assume-se como uma obra de referência obrigatória para quem se quer iniciar e desenvolver, no apaixonante mundo da fotografia. Com a capacidade que os smartphones têm de incorporar máquinas fotográficas, assistimos a uma geração que, diariamente, regista e publica milhares e milhares de imagens.


Assim, a fotografia é hoje uma realidade generalizada, ao alcance de todos. Escrita de forma didática, simples, acessível e entusiasta, esta obra ensina as bases do processo fotográfico, desde a composição e o registo da imagem, à sua edição e publicação.


Um livro repleto de conceitos estéticos e estratégias técnicas, destinado a todos os que queiram aprender fotografia.


Um livro a pensar em si:
+ 300 fotografias
+ 100 dicas úteis
+ 80 ilustrações
+ 80 recursos web
+ 20 fotógrafos convidados
+ 20 exemplos de fotografias de várias áreas
15 técnicas criativas exemplificadas
1 apêndice do Centro Português de Fotografia (CPF)


O que pode encontrar neste livro?


- História da fotografia
- Elementos de Cultura visual
- Características da luz e da cor
- Enquadramento e construção de imagens
- Tipos de equipamentos fotográficos
- Tempo de exposição, abertura e ISO
- Fotografar em modo manual
- Técnicas criativas
- Bases de edição
- Sugestões para evoluir na fotografia


Com a participação dos fotógrafos:


André Boto; André Brito; DiArte; Diogo Lage; Frederico van Zeller; Hugo Silva; Hugo Suíssas; João Azevedo; José Fragozo; Luís Godinho; Luís Mileu; Miguel Lopes; Pau Storch; Pedro Gomes; Pedro Nóbrega; Ricardo Garrido; Rita Fevereiro; Rui Guerra; Tânia Neves; Tiago Sales; Valter Antunes.

Notícias do mundo livresco

Notícias.png


Partilho aqui algumas das notícias do mundo livresco desta última semana.


 


logo-fs8-4360e97ef3ab8c914e3550f80701a59aca650ac03


Foi conhecido esta semana o vencedor do Prémio Oceanos 2020: Itamar Vieira Junior, que já havia ganho o prémio Leya em 2018, precisamente com o livro “Torto Arado”, e ainda o prémio Jabuti no passado mês de novembro. Djaimilia Pereira de Almeida foi a segunda classificada e a terceira Maria Valéria Rezende.


logo_fundacao_pt.png


A Fundação Gulbenkian prepara campanha de divulgação das Obras Completas de Eduardo Lourenço. Estão já publicados nove volumes e previstos mais quadro, mas ainda não são conhecidos os moldes em que decorrerá essa divulgação.


v_15640__70020a12e5cdcf9179365683ba44768b.png


Abriu uma nova livraria no Porto, a Térmita. Tem disponíveis aproximadamente 3500 livros, maioritariamente usados, de vários género e edições independentes. Mais sobre o tema neste artigo da NIT e do Público. 


dft.jpg


A Livraria Barata, a lutar com grandes dificuldades para conseguir subsistir, terá conseguido encontrar uma solução, por via de uma iniciativa da Câmara de Lisboa. A livraria história da cidade de Lisboa estabeleceu uma pareceria com a FNAC que lhe irá permitir continuar de portas abertas. Uma boa notícia!


 

sábado, 26 de dezembro de 2020

Novidade - "O Tubarão Sem Dentes" de Gabriela Luís

4edr.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«É certo que os Tubarões têm dentes que nunca mais acabam e quando perdem alguns, eles nascem novamente. Mas para o Sr. Tubarão isso não estava a acontecer e ele estava a ficar esfomeado…»

Leituras pré-blog - “O Príncipe da Neblina” de Carlos Ruiz Zafón

ed456t.jpg


Mais sobre o livro aqui


Nunca tinha lido nada deste autor.


Este é o seu primeiro livro. Data de 1993 e ganhou um prémio literário nesse mesmo ano.


É um bom livro. A história está muito bem conseguida, e é de leitura fácil. Recomendável para período de férias descontraídas.


Faz pensar que não é preciso ser nenhum génio para conseguir contar uma história que outros queiram ler.

 

Como o próprio autor refere pode ser lido por pessoas dos 9 aos 90 anos.

 

Fiquei com curiosidade para ler algo mais recente do autor. Proximamente.

 

(Leitura e notas de outubro de 2012)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Um Natal de Livros

um natal de livros.png


Se não teve ainda oportunidade de fazer todas as suas compras de Natal, e planeia oferecer um livro, aqui fica o resumo das sugestões do Ministério dos Livros, divulgadas ao longo do mês de dezembro.


Feliz Natal!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Feliz Natal do Ministério dos Livros

portnat.png


Hoje quero apenas desejar a todos os leitores que por aqui passem um Feliz Natal.


Espero que entre os presentes a trocar nesta quadra possam estar livros. Livros para os crescidos e para os mais pequenos. Sempre livros.


Que seja uma quadra festiva feliz, passada junto de quem mais gostam, apesar de todos os constrangimentos e limitações.


Boas Festas e Boas Leituras!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Novidade - "Como Reorganizar um País Vulnerável?" de José Reis

44rfr.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Macroeconomia e organização económica, políticas públicas, trabalho, emprego e produção, territórios urbanos, ambiente, famílias, interdependências sociais e desigualdades - estas podiam ser as palavras-chave deste livro, essenciais ao estudo das vulnerabilidades a que não podemos deixar de dar atenção. Mas interessamo-nos também pelas alternativas. e propomo-las, aqui, em diversos domínios.

A incerteza radical que nos rodeia é o convite mais forte para que discutamos e olhemos para o essencial, sabendo que não pode ser nas velhas racionalidades nem nas velhas restrições que encontramos os termos da discussão. É a vida que se nos impõe como maior valor.

Tanto as vidas individuais como a vida que tem de orientar a nossa reorganização coletiva, na economia, na sociedade, no espaço público e político. o processo da vida, que um sábio antigo usava para definir o objeto da sua disciplina, deve ser hoje o mote para tudo.

Book quote

122020.png


E não é mesmo verdade?


No final todos nos tornamos histórias. Muitas serão recordadas, algumas serão contadas, umas quantas, poucas, serão perpetuadas, todas as outras serão, com o tempo esquecidas.


Cada um de nós é uma história. Cada um de nós dava um livro. A história pode ser mais ou menos interessante, dependendo do seu conteúdo mas também da forma como é contada. No fim de contas não são estas as diferenças entre um bom e um mão livro?

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Novidade - "A Íris Selvagem" de Louise Glück

de456.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Louise Glück recebeu o Prémio Nobel da Literatura de 2020. Na justificação da Academia Sueca fala-se da sua "inconfundível voz poética, que, com uma beleza austera, tornou universal a existência individual".


Tanto em Averno (2006) como em A Íris Selvagem (1992), a autora recorre a imagens recriadas da sua herança clássica pelos poetas greco-latinos, o que lhe permite usar imagens universais para abordar a dor e a fragilidade dos seres humanos dos nossos dias. Louise Glück recebeu alguns dos principais prémios literários norte-americanos , tendo A Íris Selvagem sido contemplado com o Pulitzer.

As escolhas de Obama- - os livros de 2020

4RF.png


À semelhança do que acontece com as recomendações de Bill Gates, Barack Obama é o outro nome cujas recomendações livrescas sigo sempre de perto. O motivo é o mesmo, sei que me consigo identificar facilmente com as escolhas.


Este ano, por falta de tempo, confesso que ainda não tive oportunidade de explorar em detalhe, mas já percebi que há alguns livros que já conhecia e que este ano tem feito sucesso e outros que não conhecia mesmo. Há ainda um que já tive oportunidade de ler: “O Crepúsculo da Democracia”, o único que está já traduzido em português.


Nos próximos dias quero explorar um pouco melhor a lista, e para quem possa ter interesse deixo abaixo os links para quem pretenda fazer o mesmo.


"Homeland Elegies" de Ayad Akhtar


"Jack" de Marilynne Robinson 


"Caste" Isabel Wilkerson


"The Splendid And The Vile" de Erik Larson


"Luster" de Raven Leilani


"How Much Of These Hills Is Gold" de C Pam Zhang


"Long Bright River" de Liz Moore


"Memorial Drive" de Natasha Trethwey


"O Crepúsculo da Democracia" de Anne Applebaum


"Deacon King Kong" de James McBride


" The Undocumented Americans" de Karla Cornejo Villavicencio


"The Vanishing Half" de Brit Bennett


"The Glass Hotel" de Emily St. John Mandel


"Hidden Valley Road" de Robert Kolker


"The Ministry For The Future" de Kim Stanley Robinson


"Sharks In The Time Of Saviors" de Kaw Strong Washburn


"Missionaries" de Phil Klay


 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Novidade - "Crónicas da Birmânia" de Guy Delisle

fsdfs4432.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um relato esclarecedor e perspicaz sobre a Birmânia, no momento da passagem do autor pelo país, como acompanhante da sua mulher, numa comissão dos Médicos sem Fronteiras.


Autorretrato genial cativante e bem-humorado de um país e das pessoas que conhece durante esta estadia.

A semente dos livros

DADDDAD.png


Este post é dedicado ao tema sementes. Não as sementes que conhecemos da


agricultura, mas ainda assim com muitas semelhanças.


O meu filho tem (acredito) a sorte de estar a crescer numa casa cheia de livros. Os seus, adequados à sua idade, mas também os dos pais que constituem uma biblioteca com alguma dimensão e com muitos temas para explorar.


Desde que nasceu que os livros tem estado sempre por perto. Quando ele, com meses os tentava rasgar, quando os tirava das estantes e espalhava pelo chão, quando escolhia um ao acaso e simulava que ia ler e quando andas pelas prateleiras a perguntar sobre o que é este e aquele livro. Pode parecer que não tem muito importância, mas os livros estavam lá.


Hoje, para além da obrigatória história no final do dia, os livros vão ganhando cada vez mais espaço. Não faço nada para acelerar o seu processo de crescimento, mas faço o possível para lhe continuar a incutir o bichinho dos livros e do prazer e conhecimento que eles proporcionam.


Quando escrevo estas palavras (domingo à noite) estou a ouvir lá dento a história de Nelson Mandela a ser contada mais uma vez (metade num dia, metade no outro porque ainda é longa). Foi ele que a escolheu, depois de sair do banho, passa pela estante e escolhe a história que quer. É a semente a começar a dar frutos.


Ontem no carro dei conta de que há uma pergunta que surge cada vez mais quando há perguntas sobre um tema desconhecido: “Pai tens algum livro sobre isso lá em casa?”. Esta pergunta, a que às vezes não dou muita importância é talvez o maior sinal de que a sementinha está a crescer. Não falamos de ver na internet, falamos de livros para obter informação.


Só espero continuar a ver a semente a crescer.

domingo, 20 de dezembro de 2020

Novidade - "Descomplicar a Mente" de Rute Agulhas e Alexandra Anciães

asdda4.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um livro que nos ajuda a viajar até dentro de nós mesmos, rumo ao auto-conhecimento. Descomplicar a Mente leva-nos a refletir sobre aquilo que pensamos, que sentimos e que fazemos. Um percurso de descoberta que pretende ajudar-nos a crescer, a melhorar a nossa auto-estima, a gerir o stresse e a vencer a ansiedade e a depressão. Uma viagem focada na prevenção primária e no desenvolvimento de competências, com destino a um maior bem-estar psicológico e a uma vida mais feliz.


É um livro para se ler devagar e sem pressas, pois é preciso tempo para que os exercícios propostos sejam pensados e assimilados.
Com exercícios práticos e áudios guiados.

Fazia desta livraria a minha casa 22

1201.jpg


Livraria da Vila, São Paulo, Brasil

sábado, 19 de dezembro de 2020

Novidade - "Enciclopédia dos Sentimentos" de Felicity Brooks e Frankie Allen; Ilustração: Mar Ferrero

erf55.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Como te sentes hoje? Feliz? Com fome? Talvez estejas a sentir-te triste?
Todos temos sentimentos, mas a forma como os mostramos muda à medida que crescemos.


Um guia que explora os diferentes sentimentos e vai ajudar as crianças mais pequenas a entender melhor o que estão a sentir, ou o que os outros sentem, através das mensagens corporais, expressões faciais ou outros sinais.

Mais algumas sugestões de livros para este Natal

PRESE.png


Estamos a menos de uma semana do Natal, por isso, e para além das sugestões que já aqui deixei por parte do Ministério dos Livros, registo agora algumas listas de sugestões que fui encontrando e que podem ser úteis para a escolha de um livro para oferta, ou para um auto presente.


Observador (necessário acesso Premium)


Visão


NIT


Bertrand


SAPO (para os mais novos)


 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Novidade - "O Fim - A Minha Luta - Livro 6" de Karl Ove Knausgård

dadaa34.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Fim é o último volume da saga A Minha Luta, e nele torna-se evidente o alcance do projecto de Karl Ove Knausgård.

Enfrentando directamente as consequências da transgressão perante a vida pública e privada, subvertendo os seus limites, este sexto volume da sua principal obra dá-nos uma visão perturbadora e apaixonante da mente de um dos escritores mais conceituados da sua geração.

Dava um bom retiro livresco... de Natal

cb05ac75a8a02b683effe60e8769403d.jpg


Acho que está tudo lá: a árvore, as decorações, a lareira, os sofás e... os livros.


É um retiro de Natal com livros. Para servir de inspiração para esta quadra.


Bom fim de semana!


 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Novidade - "O Templo Dourado" de Yukio Mishima

rfedt.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Mizoguchi, rapaz de frágil constituição e gago de nascença, vive complexado, ostracizado do mundo e desde a infância fascinado com o famoso Templo Dourado de Quioto. Quando integra aquele espaço como seu aluno, a perfeição estética da estrutura torna-se para ele uma obsessão, o exemplo da excelência, o objeto único do seu desejo, e o mundo exterior perde ainda mais relevância. Mas à medida que vê desenharem-se nas paredes do templo leves indícios de falhas, Mizoguchi convence-se de que o verdadeiro caminho para a Beleza reside num só ato, de libertadora violência. A partir de um incidente real ocorrido em 1950, O Templo Dourado espelha brilhantemente as paixões e as agonias de um jovem no Japão do pós-Segunda Guerra Mundial, tendo ficado inscrito como um dos mais importantes romances de Yukio Mishima.

Sugestões de Natal - “Uma Terra Prometida" de Barack Obama

nat11.png


A última sugestão para este Natal é uma das minhas leituras atuais. Uma leitura muito aguardada, mas totalmente correspondente às expetativas. Uma leitura de mão cheia. Se tivesse de fazer apenas uma sugestão de Natal, seria este livro.


Mais sobre o livro aqui.


 


Natal 2020 | 20% a 50% com novidades incluídas (17 de dezembro) - Billboard

As recomendações de Bill Gates - 5 bons livros


Há duas coisas que se repetem neste post: a partilha das suas escolhas no que toca a livros por parte de Bill Gates nesta altura do ano, e a minha partilha das mesmas aqui no blog.


Não é novidade para quem aqui vem que tenho sempre em elevada consideração das recomendações de Bill Gates e que já li muitas das suas recomendações.


Nas escolhas deste ano apenas o primeiro livro apresentado era para mim desconhecido, todos os outros eu já conhecia, ou já tenho, inclusive.


Já tenho “O Espião e o Traidor” de Ben Macintyre e, por acaso, mesmo antes de ver a recomendação, já tinha encomendado “Versátil” de David Epstein, recentemente traduzido para português.


Também já conhecia os livros “The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness” de Michelle Alexander e “The Splendid and the Vile: A Saga of Churchill, Family, and Defiance During the Blitz” de Erik Larson. Este ultimo já me tinha despertado a atenção e, agora, com o que pude verificar adicionalmente fiquei com a ideia que será de facto uma excelente leitura.


O único que não conheço é “Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine” de Bijal P. Trivedi.


Para todos os interessados deixo abaixo a lista dos 5 livros recomendados e respetivos links.


São boas recomendações!


"Versátil" de David Epstein


"O Espião e o Traidor" de Ben Macintyre


“The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness” de Michelle Alexander


“The Splendid and the Vile: A Saga of Churchill, Family, and Defiance During the Blitz” de Erik Larson


“Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine” de Bijal P. Trivedi

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Novidade - "A Grande História dos Heróis Gregos" de Stephen Fry

dsds.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Depois de escrever sobre os mitos gregos, Stephen Fry regressa agora com A Grande História dos Heróis Gregos, um livro repleto de histórias dramáticas, divertidas, trágicas e intemporais. O relato das façanhas destes heróis é a prova do que nós, humanos e mortais, somos verdadeiramente capazes desde que usemos as nossas melhores competências e virtudes.

As histórias dos heróis gregos são também as nossas histórias. O destino, a necessidade e a culpa misturam se interminavelmente, tal como acontece na nossa vida. E os problemas continuam tão irresolúveis quanto antes.

Redescubra as emoções, a grandeza e a capacidade de superação dos heróis gregos. Seja uma terna história de amor ou um triunfo heroico, Stephen Fry consegue fazer ressonância com as nossas mentes e corações modernos.




Críticas de imprensa


«Vivo, perspicaz e envolvente. Um livro inteligente que se lê com muito prazer.»
Guardian


Sugestões de Natal - “Hábitos Atómicos" de James Clear

nat10.png


A sugestão de hoje foi uma talvez a maior surpresa que tive nas leituras deste ano. Um livro muito prático, com ideias e técnicas que permitem implementar alterações no nosso dia a dia. Uma leitura extremamente útil.

Curiosidades Livrescas - John Le Carré

CL.png


Esta semana deixou-nos um dos grandes autores de livros de espionagem, John Le Carré, sobre o qual deixo aqui algumas curiosidades.


De seu verdadeiro nome David John Moore Cornwell, usava o pseudónimo de John Le Carré, o mesmo que usou quando trabalhava para os serviços secretos britânicos – MI6. O tom altamente realista dos seus livros não é alheio ao seu conhecimento do meio.


Quando escreveu o seu primeiro romance, no início dos anos sessenta, estava ainda ao serviço do MI6. Algum tempo depois dedicou-se por inteiro à escrita.


Consta que escrevia todos os seus livros à mão e depois a esposa passava-os, primeiro à máquina e mais tarde a computador.


Ao longo da sua carreira de mais e 60 anos escreveu 25 livros de ficção, e um de memórias já em 2016, “O Túnel de Pombos - Histórias da Minha Vida”. O último livro que publicou foi “Agente em Campo” no ano passado. Uma boa parte dos seus livros foi adaptada ao cinema.


Fica um legado de grandes livros e grandes histórias.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Novidade - "Averno" de Louise Glück

dadade3.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma das principais obras de Louise Glück, Prémio Nobel da Literatura 2020

Sugestões de Natal - “Rainha Vermelha" de Juan Gómez-Jurado

nat6.png


A sugestão de hoje vai para um dos melhores policiais que li nos últimos anos, mesmo. Muito bem construído, enquadrada e escrito de uma forma muito "terra-terra". Um livro de ler e chorar por mais (ou seja, de aguardar pela tradução da sequela).


Mais sobre o livro aqui e o meu comentário aqui.

Goodreads Choice Awards de 2020 - os vencedores e os demais

g3.png


 


Foram conhecidos na semana passada os vencedores do Goodreads Choice Awards de 2020 (lista completa acima).


De entre os vencedores gostaria de destacar três em particular: “Uma Terra Prometida” de Barack Obama, que venceu na categoria de “Memórias e Autobiografia”, “Uma Vida no Nosso Planeta” de David Attenborough na categoria de “Ciência e Tecnologia”, e “Caste” de Isabel Wilkerson na categoria de “História e Biografia”, embora haja muito mais categorias e vencedores para descobrir.


Para além dos livros vencedores, o que estes prémios têm de interessante é o facto de nos facultarem uma lista enorme de livros de qualidade das diversas categorias que podemos desbravar. Se analisarmos os principais títulos de anos anteriores vamos verificar que muitos acabaram por ser traduzidos em português, sendo que destaco os que conheço melhor que são os livros da categoria de “Ciência e Tecnologia”.


Convido-vos a espreitar, os vencedores e os demais candidatos, e poderão constatar em primeira mão que há muita escolha interessante.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Novidade - "Poemas Dramáticos e Pictopoemas" de Mário Cesariny

fsff.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Poemas Dramáticos e Pictopoemas, de Mário Cesariny, é o volume que reúne o teatro, poemas dramáticos e pictopoemas do autor. Além das já conhecidas peças Consultório do Dr. Pena e do Dr. Pluma, Um Auto para Jerusalém, Titânia e o guião cinematográfico A Norma de Bellini, este livro inclui ainda três peças nunca antes publicadas em livro: Projecto de Rebelião, O Processo e Projecto não Terminado para Teatro Radiofónico. O prefácio é de Perfecto E. Cuadrado.

«Dizemos “poemas dramáticos”, e devemos assinalar duas questões prévias: que, afinal, e falando do autor Mário Cesariny, tudo nele era e é poesia, incluindo a “literatura” que Verlaine afastou para uma geografia diferente, e incluindo também (segunda questão) a pessoa e a personagem do autor, isto é, o actor Mário Cesariny, histrião maior da República que transformava o mundo à sua volta em palco universal para as suas encenações e representações, onde palavras, gestos, movimentos e silêncios reabilitavam para todos nós — espectadores e parte do sentido final do espectáculo — uma realidade que, à boa maneira pessoana, precisava dessa transmutação alquímica para ser definitiva e absolutamente real.
[...] Parafraseando André Breton: nem limites nem fronteiras no vasto território da Poesia, diverso e uno. Com essa ideia abrangente, decidimos organizar este volume dedicando a segunda parte às justaposições, conjunções, fusões e confusões da poesia plástica e da poesia verbal, da palavra e da imagem.» [do Prefácio]

Sugestões de Natal - “Autobiografia" de José Luís Peixoto

nat9.png


Esta é uma sugestão repetida de outras ocasiões, e acredito que a irei continuar a repetir no futuro. No campo da ficção foi um dos melhores livros que li nos últimos anos. Não me canso de o recomendar. É um trabalho magnífico.


Mais sobre o livro aqui e o meu comentário aqui.

Livros, pijamas e um jogo da Playstation

dadadadr1.png


Estamos no período do ano em que, por regra, se vendem mais livros, algo que depois, segundo a informação disponível, não se traduz num aumento do número de leitores e livros lidos.


O ano passado, mais ou mesmo por esta altura do ano, enquanto esperava numa longa fila para pagar do Continente do Colombo ouvi uma conversa entre duas senhoras idosas em que uma dizia para outra que não sabia o que havia de dar ao neto “Dá-lhe um livro, ou um pijama” dizia uma, “Um livro? Para isso dou-lhe um pijama, pelo menos ele isso usa”.


A ideia de colocar um livro e um pijama no mesmo patamar, com todos o respeito pelas avós, é um cenário que me entristece, mas que sei, repete-se muitas vezes. Não questiono a intenção e a usabilidade de um pijama, que já agora, não me importo nada de receber, mas custa-me ver o livro relegado para a ideia de quase bibelô que se oferece no natal, como uma jarra, umas peúgas, ou algo semelhante.


Não me interpretem mal, mas o livro deveria estar uns furos acima desta realidade. Um livro deveria estar na categoria dos “Presentes”, com letra maiúscula, algo que se oferece porque quem o faz tem uma verdadeira intenção de agradar, e porque sabe que quem recebe valoriza, espera por esse presente, e acolhe-o com algo verdadeiramente importante e desejado.


Bem sei que este é um cenário difícil pelo menos na maioria dos casos (acredito que seja uma realidade para muitos amentes de livros), mas custa-me ver o livro reduzido ou remetido ao lote de coisas que se oferecem quando não se sabe o que oferecer.


Ganham as vendas de livros, ganham em livraria e editoras, que este ano bem precisam, mas não ganham os livros nem os leitores. Sonho com o dia em que um livro tenha a mesma dimensão de um jogo para PlayStation.

domingo, 13 de dezembro de 2020

Novidade - "Outras Inquirições" de Jorge Luis Borges

ddad45.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Outras Inquirições reúne alguns dos ensaios mais brilhantes de Jorge Luis Borges - constituem um diálogo permanente com o mundo e fazem do seu nome uma referência indispensável para a cultura do século xx.


Os textos reunidos em Outras Inquirições abordam temas importantes e quase obsessivos na obra de Jorge Luis Borges: as relações entre o espaço e o tempo, a previsão do futuro, a eternidade, o suicídio e a redenção, o infinito, a existência do inferno, o papel da alegoria, os nomes de Deus, a leitura cabalista da Bíblia, a filosofia e a poesia chinesas, o panteísmo, os clássicos e a sua importância, a lenda de Buda ou a refutação do tempo - e ainda uma lista de autores que sempre amou, de Cervantes a Chesterton, de Coleridge ou Quevedo a Kafka e Oscar Wilde.


Publicado pela primeira vez em 1952, Outras Inquirições é um título que nos devolve o seu génio criador e solitário, onde Borges reúne alguns dos seus mais importantes ensaios, como Magias Parciais do Quixote, Kafka e os Seus Precursores ou Do Culto dos Livros.


Críticas


«Não sei se há literatura, mas sei que baralhar essa disciplina possível é uma urgência.»


Jorge Luis Borges


«Borges foi um amor à primeira vista desde a minha juventude. Perdi o juízo, passei noites e noites a ler os seus livros. Simplesmente, não podia acreditar que existisse uma coisa assim.»


Umberto Eco

Sugestões de Natal - “Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll

nat7.png


Mais uma sugestão para os mais jovens, que também pode ser para os adultos. Uma história intemporal, um clássico que também foi descoberto este ano cá em casa pelo mais pequeno.

Notícias do mundo livresco

Notícias.pngMia Couto venceu o prémio Jan Michalski de Literatura com o livro com "As Areias do Imperador". Criado dela fundação Jan Michalski, o prémio distingue obras da literatura mundial publicadas em francês.


Estão a decorrer até ao final ao dia 31 de dezembro as candidaturas para o Prémio Literário Luís Vilaça, "Apresente o Seu Conto". Para mais informações podem consultar o link  https://www.facebook.com/premioluisvilaca .


Ainda que não seja totalmente nova, a notícia, gostaria de destacar a abertura da livraria Tantos Livros, no espaço da antiga livraria da Europa-América. Um local que quero visitar a muito curto prazo. Mais informações no link do Facebook da livraria: https://www.facebook.com/TantosLivrosLivreiros/ .


A Editora Truz Truz, criada à cerca de um ano vai lançar o seu primeiro livro: um livro infantil "A geração dos bancos de madeira". Mais informação no site da editora.


Paula Hawkins, a autora de "A Rapariga no Comboio" irá lançar um novo livro em 2021. Chama-se "A Slow Fire Burning" e terá lançamento mundial em agosto. Por cá será editado pela Topseller.

sábado, 12 de dezembro de 2020

Novidade - "Síul, Epilif e o Grande Zigomático" de Nuno Artur Silva; Ilustração: Pierre Pratt

ddsd4.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Luís não ria. Nunca ria.
O Filipe ria muito. Estava sempre a rir.
O Filipe fazia truques de magia. Ou melhor, tentava fazer. O Luís gostava de falar sobre o universo e o espaço-tempo.
Esta é uma história sobre tudo isso: o que nos faz rir e o que move a nossa curiosidade; os pequenos truques dos mágicos e a Grande Magia do Universo.
Mais que tudo, é uma história sobre a mais valiosa das magias: a amizade.