segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Ler quando não tenho tempo para ler

DF32.png


Esta fase do ano é quase sempre assim, muito trabalho e muito cansaço também. Há uma certa esquizofrenia para terminar tudo e mais um par de botas antes do final do ano e, no meu caso, uma das coisas que mais se ressente são os livros e as leituras.


Dezembro terá sido o mês do ano, em acumulado, que li menos, e mesmo assim, fui conseguido encontrar umas brechas e ler em períodos que normalmente nem leio: 10 minutos na hora de almoço, 10 minutos numa pausa para lanche, e às vezes até a fazer o jantar. A exceção terá sido o último fim de semana em que sempre consegui dedicar mais algum tempo à leitura.


O objetivo é ler sempre qualquer coisa, e neste último ano não me lembro de um único dia em que não tenha lido 5 minutos, mesmo que tenha adormecido para cima do livro já na cama (aconteceu várias vezes).


E por isso que eu acho que ler alguma coisa não é uma tarefa assim tão complicada. Podem ser só 15 minutos por dia. Ter um livro por perto e ler quarto ou cinco páginas não é uma tarefa impossível. Ler um livro em dois dias pode ser, mas meia dúzia de páginas por dia não é.


É por isso que quando ouço “não tenho tempo para ler”, na maioria dos casos retenho “não tenho vontade /gosto para ler”. Mas dizer isso, nos dias que correm, é menos politicamente correto.

Sem comentários:

Enviar um comentário