
Mais um livro que chegou até ao Ministério e que partilho aqui convosco.
Trata-se da biografia da cantora e ativista argentina Mercedes Sosa, “Mercedes Sosa – Uma Lenda”, um nome muito importante da cultura latino americana, da autoria de Anette Christensen.
Confesso que apesar do nome não me ser estranho, desconhecia a dimensão de Mercedes Sosa e no seu impacto na Argentina e um pouco por toda a América Latina.
Sinopse:
Mercedes Sosa entrou na lista negra como uma das pessoas mais perigosas para o regime militar argentino nos anos 1970. Tornou-se referência da resistência e um ícone da democracia, a lutar contra ditadores sul-americanos através da sua voz e a ganhar por isso o apelido de "A voz dos sem voz”.
Durante a sua carreira, fez parcerias com artistas internacionais como Pavarotti, Shakira e Caetano Veloso. O livro traça a jornada espiritual, política e artística de Sosa e apresenta um perfil psicológico que revela como a criação, circunstâncias políticas e tragédias pessoais moldaram sua vida e carreira.
Sosa foi uma artista que transformou o sofrimento pessoal em arte e ativismo por um mundo mais empático e solidário. Sua vida é para todos nós uma inspiração nos tempos conturbados em que vivemos.
Gracias a la vida que me ha dado tanto ...
ResponderEliminarObrigada à vida que me deu tanto
Deu-me o riso e deu-me o pranto
Assim distingo a sorte do quebranto
Os dois materiais que compõem o meu canto
E o canto de vocês, que é o mesmo canto
E o canto de todos, que é o meu próprio canto.
É de Violeta Parra, mas podia ser de Mercedes Sosa
ResponderEliminarSim, é verdade. Obrigado pela partilha!
EliminarBom domingo e boas leituras!