quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Pensar, uma citação, ou uma pequena homenagem a Eduardo Lourenço

edulou.png


Eduardo Lourenço deixou-nos ontem aos 97 anos. Ao longo da minha vida li dois livros seus, mas ouvi-o em inúmeras ocasiões sempre com o mesmo interesse, e não poucas vezes retive dos seus comentários frases marcantes.


De todas as que podia ter escolhido para uma justa homenagem lembrei-me desta que recordo perfeitamente numa entrevista ao Expresso há uns anos. É uma frase simples, mas que provavelmente resume a sua vida melhor que qualquer outra, para além do que, no oposto, identifica também aquilo que falta ao mundo em geral por estes dias, pensar.


Não sei se posso dizer isto desta forma, mas acho que quando um pai do pensamento morre ficamos todos um pouco órfãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário