domingo, 28 de fevereiro de 2021

Novidade - "O Amante do Vulcão" de Susan Sontag

dsd3dc.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Esgotado há muito, o grande romance histórico de Susan Sontag é uma história sobre um triângulo amoroso, a condição das mulheres, a arte, a política - e Nápoles no século XVIII.

O amante do vulcão referido no título é Sir William Hamilton, diplomata, arqueólogo, vulcanólogo e antiquário britânico - um temperamento erudito e curioso que é também recordado como o marido complacente de Emma Hamilton, amante do Almirante Nelson, famoso pelas suas intervenções nas Guerras Napoleónicas e depois vitorioso na batalha de Trafalgar. A história decorre em Nápoles, onde, de 1764 até 1800, Sir William, conhecido como Cavaliere, foi o embaixador britânico no reino das Duas Sicílias.

O romance é uma espécie de tríptico, dividido entre Hamilton, a sua esposa e Lord Nelson. No amor que irrompe entre Emma e Lord Nelson, o Cavaliere encontra outro daqueles fenómenos naturais da vulcanologia que ele só pode observar, nunca experimentar - Emma, cheia de alegria e uma certa vulgaridade, egoísmo, amor à vida, e crueldade; Nelson, uma fonte de mistério, herói militar e também um homem contraditório e um tirano impiedoso. O resultado, na visão de Sontag, só pode ser prodigioso. Um romance inesquecível.




Críticas de imprensa

 


«O Amante do Vulcão é um romance poderoso de ideias: alimentado pelo feminismo de Sontag, aplica uma lente moderna às preocupações morais, sociais e estéticas do Iluminismo. E é também um inventário terno do desejo.»
The Guardian

«Walter Scott certamente teria aprovado o livro; teria gostado imensamente dele.»
John Banville, The New York Times

«Há uma qualidade operática no livro, e uma grandiosidade, às vezes majestosa, na arte de contar. O estilo é confiante, vigoroso, espirituoso.»
John Banville, The New York Times

«Sontag acrescenta uma textura histórica à sua saga de intriga sexual e amorosa - e leva-nos a conhecer a vida sórdida, cheia de paixão e política.»
Kirkus Review


Conversas Livrescas que vale a pena ouvir

MINISTÉRIO dos LIVROS (22).png


Estes tempos de confinamento obrigam a que as conservas também sejam confinadas. Hoje deixo duas sugestões de conversas sobre livros que valem muito a penas ouvir.


São duas “Conversas Finadas” promovidas pela Junta de Freguesia de Alvalade, com Carlos Vaz Marques como entrevistador e tendo como entrevistados os escritores Afonso Cruz e José Luís Peixoto.


 



 


sábado, 27 de fevereiro de 2021

Novidade - "Revista Dois Pontos N.º 5 - O Espaço" de Carlo Giovani

2sdc.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma missão aeroespacial para mentes exploradoras!


Na primeira Dois Pontos de 2021 navegamos pelo cosmos à descoberta das estrelas, da gravidade, dos astronautas, dos satélites e das constelações.
Dedicamos toda a nossa energia cósmica a partilhar com os leitores os factos e curiosidades do espaço sideral - muito bem acompanhados pelas ilustrações do Carlo Giovani, um talento de outro mundo.


DOIS PONTOS # 5 - O ESPAÇO
- O que é o Big Bang?
- Passo a passo: como dançar o moonwalk
- O que comem os astronautas?
- Que animais já foram ao espaço?
- Como funciona a Estação Espacial Internacional?
- O Jogo da Tabuada do 7
- Atividades e desafios
- Páginas para colorir

Novidade - "A Menina das Estrelas" de Jerry Spinelli

3dfg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Ela é diferente, é divertida e espontânea, autêntica e intensamente original, e tem dois olhos imensos que brilham de espanto para o mundo. Stargirl, a Menina das Estrelas, a nova colega recém-chegada à nossa escola, é um girassol exuberante num campo de malmequeres todos iguaizinhos uns aos outros. Ela traz consigo a frescura de um amanhecer na floresta, das primeiras chuvas a cair no deserto, e, quando sorri, parece que milhões de pequenas estrelas se desprendem dela preenchendo todo o espaço à sua volta.


Ela é tudo aquilo que nós não temos coragem de ser e, depois dela, nada ficará como antes. Não queremos acreditar que exista alguém assim, que desata às gargalhadas quando ninguém disse piada nenhuma; que começa a dançar quando não há música; que canta os parabéns, em pleno refeitório, sempre que alguém faz anos; que fica feliz sempre que algum de nós está feliz. Mas ela é real e todos os dias nos surpreende com algo de novo.


Ainda não sabemos bem como é que toda esta história vai acabar, mas de uma coisa temos a certeza - ela é incrível e tu tens de vir conhecê-la! Ela vai fazer do teu mundo um lugar mágico!

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- Foi ontem anunciado, na abertura da 22.ª edição do festival Correntes d’Escritas, o Prémio Literário Casino da Póvoa. A vencedora foi Maria Teresa Horta com o livro "Estranhezas". Os finalistas eram 11 livros de poesia de outros tantos autores. Mais sobre o livro vencedor aqui.


- A Revista Sábado publica em três volumes a autobiografia de Barack Obama, “A Minha Herança”, escrita na década de 90, antes de se tornar presidente dos EUA. O primeiro volume saiu ontem, dia 25 de fevereiro.


- Um grupo de ex-alunos da Universidade de Aveiro lançou uma plataforma de aluguer de livros online. Chama-se “Book It” e pretende ser um espaço que permita rentabilizar livros já lidos que estão em casa sem utilização.


- Duas notas (menos comuns) sobre livros e futebol. A primeira para sugerir um vídeo no canal de Youtube do Plano Nacional de Leitura do jogador do Rio Ave, Francisco Geraldes, a falar sobre livros e a importância da leitura. A segunda para fazer referência a um gesto solidário do futebolista Fábio Silva que doou 50 livros infantis ao Serviço de Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João. O livro oferecido denomina-se "Quando o mundo perdeu a cor", da autoria de Ana Rute Simões, e enquadra-se no "Movimento Espalhar Magia", cuja missão é oferecer livros a crianças institucionalizadas.


- O New York Times apresentou 16 livros para ter em conta no mês de março. Há muita diversidade e autores conhecidos. Mais infornação aqui.


 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Novidade - "A Lua e as Fogueiras" de Cesare Pavese

2wsde.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Depois de vinte anos emigrado na América, um homem regressa à Itália da sua juventude. Percorre os caminhos da aldeia onde viveu ainda rapaz, atravessa os campos e descobre que à sua volta tudo mudou. Tudo menos a paisagem e Nuto, um velho amigo com quem gosta de falar do passado. Ao seu espírito acorrem as imagens de outros tempos, os primeiros amores, as primeiras experiências de vida, mas entretanto outros acontecimentos intervêm, já não recordações, mas a cega loucura do presente, outros fogos que não são já as fogueiras que os camponeses acendiam, mas incêndios provocados pela raiva ou pelo desespero. Romance que precede em poucos meses o suicídio do autor, em 1950, A Lua e as Fogueiras é uma história sobre a passagem do tempo, as cicatrizes que se acumulam no homem e, em contraponto, a impassibilidade da natureza. Um texto que revela em pleno os talentos de Cesare Pavese.

A minha wishlist atualizada por estes dias

wis02.png


Em resultado do menor volume de compras do último mês, a minha wishlist não sofreu alterações significativas. Há, no entanto, algumas entradas a salientar:


“The God Equasion”, o novo livro de Michio Kaku que chegará em abril (já estou a tentar confirmar com a Editora Bizâncio de esta prevista para breve a tradução);


“Think Again” de Adam Grant, o autor do muito interessante “Os Originais” que ouvi no ano passado. Este já está disponível.


A tradução do último livro de Daniel Silva, “A Ordem”. Compra e leitura obrigatórias. Chega no início de março.


“Elogio da Dúvida” de Victoria Camps. Um livro muito interessante sobre um tema que parece caído em desuso: ter dúvidas...


O premiado livro de Mia Couto, “O Mapeador de Ausências”.


O novo livro de Colson Whitehead, o autor dos magníficos “A Estrada Subterrânea” e “Os Rapazes de Nickel”. O novo livro chama-se “Harlem Shuffle”.


Gosto sempre de ter em perspetiva o futuro das minhas leituras e da minha biblioteca. É por isso que crio e alimento esta wishlist todos os meses. É algo que me dá muito gozo!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Novidade - "A Vantagem do Cérebro Feliz" de Shawn Achor

4rde.jpg


Mais sobre o livro aqui



Toda a gente sabe que, se trabalharmos muito, teremos muito sucesso.
E, tendo muito sucesso, seremos felizes, não é?

Descobertas recentes no campo da psicologia positiva vieram mostrar que esta fórmula, na verdade, está ao contrário: a felicidade é o que impulsiona o sucesso e não o inverso.

Partindo do trabalho que realizou com milhares de executivos de todo o mundo incluídos no ranking Fortune 500 e baseando-se num dos maiores estudos realizados sobre a felicidade e o potencial, Shawn Achor, professor de Harvard, explica de que forma nos conseguimos tornar mais positivos para obtermos uma vantagem competitiva num mundo onde imperam, cada vez mais, a carga de trabalho excessiva, o stresse e a negatividade.

A Vantagem do Cérebro Feliz vai maximizar o seu potencial no trabalho, mas também ajudá-lo a manter uma mentalidade mais positiva em todos os aspetos da sua vida.




Críticas

 


«O autor transporta-nos para a sua sala de aulas virtual, numa viagem em que percebemos, passo a passo, os sete segredos da felicidade. A Vantagem do Cérebro Feliz revela as mais importantes descobertas da psicologia moderna.»
Rom Brafman, coautor dos bestsellers Sway e Click


 






Críticas de imprensa

 


«Shawn Achor escreve com graça, simplicidade e sem pretensiosismo. Uma leitura que muda os nossos preconceitos sobre a área da psicologia positiva.»
The Boston Globe

«Shawn Achor baseia o seu método nos estudos da psicologia positiva, que enfatiza a promoção da resiliência e das atitudes positivas.»
Wall Street Journal


Curiosidades Livrescas - Lisboa, cidade das livrarias

MINISTÉRIO dos LIVROS (10).png


De acordo com os dados disponibilizados pelo World Cities Culture Forum, do qual fazem parte 39 cidades mundiais, como Nova Iorque, Tóquio, Xangai, Moscovo, Dublin, Sidnei e Londres, entre muitas outras, Lisboa (que também é parte) é a cidade de entre as suas congéneres com o maior número de livrarias por cada 100 000 habitantes com quase 42 livrarias!


Confesso que fiquei surpreendido com este número e mais ainda com o facto de Lisboa ocupar o primeiro lugar. Sendo Lisboa a Capital de um país que pouco lê, e fazendo parte desta lista um lote de cidades que na sua esmagadora maioria estão à frente de Portugal nas estatísticas disponíveis de leitores e horas lidas/ano, é um dado curioso.


O ano a que se reportam os dados diferem de cidade para cidade, mas na sua maioria são relativamente recentes, entre 2016 e 2018.


Seja como for, folgo muito em saber que tenho uma maior abundância de escolha do que muitas outras cidades espalhadas pelo mundo.


Aqui fica o Top 5 (nº livrarias p/ 100 mil habit.)



  1. Lisboa 41.6

  2. Melbourne 33.9

  3. Buenos Aires 22.6

  4. Chengdu 21.6

  5. Hong Kong 17.8


Para quem possa ter interesse no tema pode encontrar mais alguma informação aqui.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Novidade - "O Homem Mais Feliz do Mundo" de Eddie Jaku

56.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Eddie Jaku nasceu na Alemanha em 1920 no seio de uma família judaica, sempre carregando com orgulho a sua nacionalidade. No entanto, tudo isso mudou drasticamente em Novembro de 1938, quando foi detido, espancado e levado para um campo de concentração. Depois de sobreviver aos mais desumanos horrores, perder os seus familiares, amigos e o seu país, Eddie fez uma promessa: sorrir todos os dias. Hoje acredita ser o «homem mais feliz do mundo».

Por ocasião do seu 100. º aniversário, Eddie Jaku oferece-nos um testemunho poderoso, desolador e, ao mesmo tempo, derradeiramente optimista de como a felicidade pode ser encontrada até no momento mais sombrio da Humanidade.




Críticas de imprensa

 


«Depois de ler este livro, sinto que fiz um amigo. Uma história bela contada por um homem verdadeiramente surpreendente.»
Daily Telegraph


Audiolivro - "Outliers” de Malcolm Gladwell

Uma das últimas compras (12).png


Mais sobre o livro aqui


“Outliers” é meu primeiro livro de Malcolm Gladwell e dentro de muito pouco tempo será apenas um dos vários livros de Malcom Gladwell que terei lido ou ouvido, tal foi o sucesso que fez junto deste leitor.


Este é um livro que tem um dos ingredientes que mais gosto num livro de não ficção e que vai para além do conhecimento que transmite: é um livro que faz “cócegas no cérebro”, no sentido em que faz acender uma luzinha lá dentro ao apresentar-nos uma ideia, uma situação, um acontecimento através de uma perspetiva que numa me teria ocorrido, que numa imaginaria com tais contornos.


O que pode ter em comum um acidente de avião, o cultivo de campos de arroz na Ásia, e o hóquei no gelo no Canadá? Muito, posso garantir, e tem tudo a ver com a proveniência, a origem de cada pessoa e o impacto que isso pode ter na vida.


Por exemplo, será que aconteceu alguma coisa de especial na vida de Bill Gates que pode ter trilhado o seu caminho? Sim, efetivamente.


Este livro dá-nos uma visão completamente diferente sobre o sucesso, fundamenta-o, justifica-o de uma forma muito menos idílica e muito mais concreta do que muitas vezes lemos e acreditamos. Conceitos a considerar: cultura, oportunidade e trabalho, muito trabalho.


Se gosta de ser surpreendido(a), e que alguém lhe mostre algo que provavelmente nunca tinha considerado, então este livro é para si. Grande livro, grande autor. Para repetir a muito curto prazo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Novidade - "Descentralização e Poder Local em Portugal" de Filipe Teles

4rfg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Descentralização: processo de transferência de competências, hoje exercidas pelo Estado central, para as autarquias. Debatido ao longo do tempo, é um dos temas mais relevantes na ciência política contemporânea e nas políticas públicas, essencial para a revisão do papel dos governos de proximidade e para a reforma da administração local em Portugal. Numa linguagem acessível e informativa, o presente ensaio clarifica o funcionamento do poder local e os motivos que conduzem a processos de descentralização. Esclarece tipos e formas de governação multinível e a diversidade e adequação de alternativas disponíveis para o caso português. Expõe argumentos a favor e contra a distribuição de poder. É um contributo aberto para respostas futuras a uma questão crucial: Portugal é, ou não, um país centralizado?

Últimas entradas na bilblioteca do Ministério

entradas.png


Depois de dois meses mais abastados, o último foi um pouco mais comedido em compras. O orçamento é limitado e nem todos os meses podem ser de grandes compras. Ainda assim não me posso queixar.


Assim, as seis novas entradas foram as seguintes:


- “Estrela Negra a Pairar” de Gary Lachman, uma abordagem curiosa à era Trump, de um ponto de vista menos comum. Uma oferta da Gradiva.


- “Uma História da Leitura” de Alberto Manguel. Um livro que tenho a certeza irei apreciar cada linha. Pelo autor e pelo tema.


- “Apneia” de Tânia Ganho. Um livro do qual tenho lido ótimas críticas e ambos os leitores cá de casa pretendem ler.


- “Os Anos” de Annie Ernaux. Aleitura de fevereiro do Clube de Leitura PNL 2027, já concluído e apreciado.


- “O Quinto Risco” de Michael Lewis. Um livro que já tinha estado no meu radar e que voltou a estar ao ser um dos livros escolhidos por um conjunto de autores como leitura obrigatória para o novo presidente americano.


- “A Era do Capitalismo de Vigilância” de Shoshana Zuboff. Um livro que tem despertado alguma celeuma, e do qual li ótimas críticas. Foi inclusive uma das escolhas de Pedro Mexia no Governo Sombra.


São menos, mas são igualmente livros que considero serem de grande valor. Vão todos incluir a lista de candidatos a próxima leitura.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Novidade - "A Guerra Fria" de John Lewis Gaddis

dddadad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O deão dos historiadores da Guerra Fria apresenta-nos o relato definitivo do confronto global que dominou a segunda metade do século XX.

Baseando-se em arquivos recentemente desclassificados e nas reminiscências dos principais atores, John Lewis Gaddis explica não apenas o que aconteceu, mas porque aconteceu — desde os meses em 1945 em que os Estados Unidos e a União Soviética passaram de aliados a antagonistas, até ao quase holocausto da Crise dos Mísseis Cubanos, passando pelas manobras de Nixon e de Mao, de Reagan e de Gorbachev. Brilhante, acessível, quase shakespearano, a Guerra Fria apresenta-se como a súmula da era que, mais do que qualquer outra, moldou o mundo em que vivemos.

Dormir com livros vs. Adormecer contra os livros

MINISTÉRIO dos LIVROS (21).png


 


O contexto pandémico atual torna difícil identificar pontos positivos que dele decorrem. Por vezes pode até parecer uma “heresia” dizer que há coisas boas a acontecer devido à pandemia.  


No meu caso, um dos pontos positivos que identifico, decorrente do facto de estar quase há um ano a trabalhar a partir de casa, é o facto de isso ter alterado os meus hábitos, e, acredito, em consequência a minha capacidade de leitura à noite.


O facto de hoje não despender duas horas diárias no trânsito, e apesar de uma parte desse tempo ser passado a trabalhar ou com outras tarefas, permite-me ter um menor desgaste diário.


Já aqui escrevi no passado que, nos últimos tempos (anos), à noite, e em particular quando vou para a cama, a leitura passou a ser uma raridade, não pela falta de tempo, mas porque simplesmente apagava ao fim de 5 minutos, literalmente. Caia para cima do livro.


Nos últimos meses, creio que em resultado do que referi acima, esta situação tem-se alterado e tenho conseguido ler mais, sem cair, ao deitar. Ainda ontem consegui estar a ler no final do dia quase uma hora, sem adormecer.


Infelizmente esta alteração não me tem permitido ler mais, no global, porque tenho tido menos tempo ao longo do dia, mas consegui algo importante: retomar um hábito antigo de efeitos terapêuticos.


A ato de ler no final do dia, antes de adormecer foi sempre algo importante para mim porque me permitia acalmar, tranquilizar. A leitura para mim tem esse efeito e nos últimos anos tinha sido perdida. Sinto genuinamente que, quando consigo ler pelo menos 30 minutos antes de dormir, durmo melhor, mais tranquilo.


Não sei se resulta com toda a gente, mas comigo funciona. O ato de ir para a cama, aconchegar a almofada, no silêncio, no quentinho, agarrar num livro e ter uns bons minutos de prazer literário é efetivamente calmante.


Consegui voltar a dormir com livros em vez de adormecer contra os livros. Tem-me sabido muito bem!

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Novidade - "A Imensidão Insubmissa dos Abismos" de João Mendes Rosa

4fg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O novo livro de poesia de um dos mais importantes poetas da nova geração, pleno de significados e significantes místicos e mitológicos.

“Todas as Palavras” - Irene Vallejo

35251_47592_92952.jpg


Hoje deixo-vos um convite para assistirem ao programa “Todas as Palavras” do passado dia 12 de fevereiro, em particular a entrevista de Irene Vallejo autora do livro "O Infinito num Junco". Uma entrevista carregada de paixão pelos livros, pela história e pela leitura que me deixou ainda mais curioso em relação ao livro.


Disponível aqui ou na imagem acima.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Novidade - "Minecraft - Bases Épicas" de Thomas McBrien

ed45.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Dicas para construir as bases mais incríveis de sempre!
És um mestre construtor?


Estás à procura de inspiração para a tua próxima construção épica? Não precisas de procurar mais! Visita as bases lendárias dos Doze, um grupo de mestres construtores que estão prontos a mostrar-te as suas mais espantosas criações, incluindo aeronaves flutuantes e bases submarinas. Fica a conhecer os seus principais truques e dicas para criares bases incríveis com vários temas e segue os seus conselhos para construíres estruturas desafiantes e mecanismos de Redstone complexos.

Novidade - "Tímidos" de Simona Ciraolo

5tg.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Anda aí um miúdo novo. Já deram por ele?


Talvez ainda nem tenham reparado, ele não gosta nada de dar nas vistas.
O Maurício é um pequeno polvo-panqueca muito tímido.
Prefere ficar sossegado no seu canto, sem levantar a mínima onda.
Mas se o vissem quando ele acha que ninguém está por perto, iam surpreender-se!

Bibliotecas do Mundo 45

aatv-kalk-phot-20190925-1-van-36.jpg


Biblioteca Pública de Colónia em Kalk, Colónia, Alemanha

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Novidade - "American Kompromat" de Craig Unger (versão inglesa)

asdd4r.jpg


Mais sobre o livro aqui


Mais uma teoria sobre Trump. Agente russo?


Sinopse:


This is a story about the dirty secrets of the most powerful people in the world—including Donald Trump.

It is based on exclusive interviews with dozens of high-level sources—intelligence officers in the CIA, FBI, and the KGB, thousands of pages of FBI investigations, police investigations, and news articles in English, Russian, and Ukrainian. American Kompromat shows that from Trump to Jeffrey Epstein, kompromat was used in operations far more sinister than the public could ever imagine.
 
Among them, the book addresses what may be the single most important unanswered question of the entire Trump era: Is Donald Trump a Russian asset?
 
The answer, American Kompromat says, is yes, and it supports that conclusion backs with the first richly detailed narrative on how the KGB allegedly first “spotted” Trump as a potential asset, how they cultivated him as an asset, arranged his first trip to Moscow, and pumped him full of KGB talking points that were published in three of America’s most prestigious newspapers.

A um terço de "Uma Terra Prometida"

MINISTÉRIO dos LIVROS (19).png


É assim que estamos em relação ao livro “Uma Terra Prometida” de Barack Obama, a um terço das quase oitocentas páginas, já com bem mais de dois meses passados desde o seu início.


Mais uma vez refiro que esta demora que não tem nada a ver com a qualidade do livro, ou melhor, até tem, mas não pela negativa. De alguma forma tenho estado a fazer com o livro aquilo que, acredito, quem gosta de whisky faz com uma garrafa de 18 anos: vai bebendo aos poucos, para apreciar e para fazer durar a garrafa.


Acontece, porém, que não posso continuar indefinidamente mente com este ritmo, por isso vou fazer um ataque forte para avançar no livro e fazer por terminar até meio de março.


O livro é, no terço que já li, tudo o que esperava dele. Está muito bem escrito, de forma simples e direta, sem narcisismos, sem falsas modéstias, com muitos erros assumidos. Está contada como se fosse uma história, e entre acontecimentos, sentimentos e reflexões é uma narrativa muito bem construída.


Se desse lado estiverem na dúvida para escolher um próximo livro, tem aqui uma excelente proposta. Caso tenham interesse podem encontrar mais informação aqui.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Novidade - "Se com Pétalas ou Ossos" de João Reis

45r.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um jovem autor português instala-se numa residência para escritores em Seul para escrever o seu próximo romance. Em vez disso, deambula pela cidade com a namorada, possivelmente grávida, e entrega-se a todo o tipo de fait divers mais ou menos absurdos, não obstante a pressão dos editores.


Nesta quase variação indolente do escrivão Bartleby, João Reis apresenta-nos uma personagem que parece cair dentro de si numa espiral vertiginosa e quase joyceana, lançando, ao mesmo tempo, um olhar amargo e mordaz sobre os colegas de profissão, os editores e outras figuras do meio editorial português.


Ao deixar-se levar pelo fluxo dos acontecimentos, detendo-se obsessivamente num e noutro pormenor irrelevante, Rodrigo encarna o protótipo do anti-herói desencantado e imperfeito, derrotado à partida pela ficção da vida.

Novidade de Daniel Silva e Gabriel Allon

novidades de daniel silva e gabriel allon.png


 


 


Temos novidades em dose dupla no que diz respeito a Daniel Silva, autor que, não escondo, é um dos meus favoritos.


Por cá já é conhecida a data de publicação do último título do autor que saiu em julho dos EUA. “A Ordem” tem data prevista de publicação para o próximo dia 09 de março, e até ao momento não encontrei nenhuma indicação que refira o seu protelamento devido ao contexto que vivemos.


Nos EUA já é, entretanto, conhecido o título do livro a publicar este ano. Chama-se “The Cellist” e a história está relacionada com o envenenamento de um bilionário russo amigo de Gabriel Allon (acho que é possível adivinhar quem será). Sairá a 13 de julho.


Faltam-me neste momento apenas dois títulos para completar toda a saga de Gabriel Allon, este novo título e o anterior “A Rapariga Nova”. Se não for antes, será a minha leitura de férias em junho (como já vem sendo hábito).


Aos leitores que estejam a ler estas linhas desse lado, recomendo vivamente uma leitura de Daniel Silva. Vale bem a pena!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Novidade - "Por Onde Aquele Rio Corre" de Sílvio A. Abrantes

de45.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Esta é a história de sete irmãos portugueses que emigraram para o Congo Belga em meados do século XX, uns para o mato, outros para a cidade colonial.


O autor, filho de uma das protagonistas deste livro, descreve 35 anos das vivências da família na África Central. Na aventura congolesa, estes irmãos cruzaram-se com personalidades históricas como o general De Gaulle ou o primeiro-ministro Lumumba e viveram eventos que motivaram a fuga de muitos portugueses: os tumultos de 1959, a independência (1960), a revolta dos simbas (1964) e a zairização de Mobutu (1973).


Os acontecimentos da época, na África e no mundo, contextualizam as vivências desta família e de muitos emigrantes portugueses, numa obra ricamente documentada, com dezenas de fotografias, um breve glossário toponímico, uma cronologia histórica e ainda uma lista de conterrâneos que nasceram, viveram ou trabalharam na actual República Democrática do Congo.

Leitura - "Os Anos" de Annie Ernaux

Uma das últimas compras (11).png


Mais sobre o livro aqui


Está terminado mais um desafio do Clube de Leitura PNL2027, com o fim do livro “Os Anos” de Annie Ernaux, a leitura de fevereiro.


Devo começar por confessar que o livro era para mim desconhecido, se em algum momento me cruzei com ele, confesso que não me recordo, mas não foi por isso que deixei de ter interesse, antes pelo contrário.


Não foi necessário ler muitas páginas para perceber duas coisas: não era, por regra o meu género literário de eleições, e, que apesar disso, seria uma leitura cativante que me iria prender.


A primeira coisa que se pode ler quando se procura informação sobre este livro é que se trata de uma biografia impessoal. É aliás a autora que o refere já o no final do livro. A autora leva-nos por um período de quase sete décadas, mais precisamente de 1941 a 2006, percorrendo a sua história pessoal, a história de frança e a história mundial, misturando, vivências, sentimentos, desgostos, esperanças, memórias, fotografias, etc.


Chega a ser impressionante a forma com a autora consegue compilar na sua narrativa todos os elementos que identifico acima, e mesmo quando o leitor não está totalmente familiarizado com alguém referido, ou um determinado acontecimento, a autora consegue na mesma manter o leitor ligado ao sentimento da história.


É uma biografia simultaneamente pessoal e coletiva, onde os pensamentos da “personagem” se confundem com a época, com as suas dúvidas, pensamentos e convicções, em campos como a política, a sexualidade, a emancipação da mulher, a aceitação pelo outro, e forma com tudo é mutável ao longo do tempo.


Um livro diferente do meu quadro normal de leituras, uma agradável surpresa e uma oportunidade para ler algo diferente e cativante. Um excelente livro e uma leitura altamente recomendada. Mais uma vez obrigado ao Clube de Leitura do PNL2027 por me permitir esta descoberta.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Novidade - "Como evitar um desastre climático" de Bill Gates

rf0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Uma compra e leitura obrigatória. Lançamento mundial.


Sinopse:


«Dispomos já de algumas ferramentas necessárias para uma mudança de rumo, e quanto às que não possuímos, o que aprendi sobre clima e tecnologia permite-me acreditar que seremos capazes de as inventar e aplicá-las no terreno, evitando assim, se não perdermos mais tempo, um desastre climático.»
BILL GATES

Neste livro necessário e factual, Bill Gates traça um plano prático, abrangente e acessível, mostrando-nos de que maneira o mundo pode eliminar as emissões de gases com efeito de estufa, a fim e a tempo de evitarmos um desastre climático.
Bill Gates passou a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas. Com a ajuda de peritos no domínio da física, química, biologia, engenharia, ciência política e finança, procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada. Neste livro, além de explicar porque temos de alcançar a neutralidade carbónica, o autor apresenta-nos os passos concretos fundamentais para o êxito desse objetivo.
Oferecendo-nos uma visão esclarecedora dos desafios que nos esperam e apoiado no seu vasto conhecimento em matéria de inovação e do que envolve lançar novas ideias no mercado, Bill Gates indica-nos as áreas em que a tecnologia está a ajudar-nos a reduzir emissões, onde e como podemos tornar a tecnologia atual mais eficiente, onde são necessárias novas soluções, e quem se encontra já a desenvolvê-las. Por fim, o autor dá-nos conta do seu plano, um guia prático e concreto para alcançarmos a neutralidade carbónica, sugerindo não só as políticas que os governos devem adotar, mas o que nós, indivíduos, podemos fazer para nos mantermos todos, incluindo os nossos líderes, responsáveis pelo êxito desta missão crucial.
Alcançar a neutralidade carbónica será tudo menos fácil, porém, se seguirmos o plano traçado ao longo destas páginas, é um objetivo que se encontra certamente ao nosso alcance.

Book quote

Cream and Brown Illustration Social Science Class


Que eu saiba não é conhecido o autor destas palavras (embora existem múltiplas referências a potencias candidatos), mas a verdade é que a ausência de autor não diminui em nada o seu alcance.


Não sei se todas as pessoas dos livros farão o mesmo raciocínio, mas eu ao ler esta frase, para além de a reconhecer imediatamente como verdadeira, fiz também o exercício de tentar perceber, dos que me recordo, os livros em que me perdi e os em que me encontrei.


A primeira pergunta é relativamente fácil. Regra geral eu perco-me em praticamente todos. A outra é mais complexa, até porque existem múltiplas forma de nos encontrar-nos, em sentimentos, em ações, em estados de espírito. Se tiver de apontar um mais recente onde “me encontrei” o primeiro que me ocorre é “Jalan Jalan” de Afonso Cruz. Há nesse livro muitos pontos onde nos podemos encontrar.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Novidade - "O Regresso das Ditaduras? de António Costa Pinto

4c.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Sabia que, entre novas e antigas, as ditaduras comandam hoje mais de um terço do mundo? Pois é, os regimes autoritários estão de regresso, e impõe-se identificá-los e aos seus mecanismos. Cresceram em número, mas sobretudo em variedade. Destacam-se em quase todo o território da ex-URSS, assomam na Turquia e na Hungria e dominam potências como a Rússia e a China ou países com grande importância estratégica, como a Arábia Saudita, as Monarquias do Golfo ou a Venezuela. O presente ensaio apresenta e explica o mapa-mundo actual das ditaduras. Disseca os modos de dominação predominantes e salienta como, cada vez mais, os regimes autoritários "se vestem como democracias". Assinala continuidades e mudanças e permite uma premente visão global do autoritarismo político contemporâneo, confirmando-o no pólo oposto da governação democrática.

Um livro que me ensinou a gostar de livros

MINISTÉRIO dos LIVROS (17).png


Este livro é, acredito, de 1965 ou 1966. É o livro com o qual o meu pai tirou a 4ª classe no final da década de 60.


20210213_112728_resized.jpg


Como já aqui referi, quando eu era pequeno não havia muitos livros em casa. Para ser honesto, praticamente não havia livros, mas havia este. Não consigo ter a certeza se o descobri imediatamente antes de entrar para a escola se imediatamente depois, mas tenho a certeza que foi um desses dois momentos.


20210213_112738_resized.jpg


Para um pequeno de 6 anos este livro era um mundo de informação, de imagens, de conhecimento. Lembro-me de ficar fascinado com as gravuras e de pedir ao meu pai para me ler umas passagens de vez em quando.


Recordo-me de o ter folheado com muito cuidado inúmeras vezes (continua a estar em ótimo estado mais de 50 anos depois) e de me perder com os ossos, os peixes, entre outras figuras que nele surgiam. Foi o primeiro livro que folhei com verdadeiro interesse, e que, por isso, teve um papel importante no meu amor pelos livros.


20210213_112748_resized.jpg


É um livro simples da 4ª classe do meu pai que guardo com particular carinho e que conto um dia destes apresentar ao meu filho porque prova que qualquer livro pode criar um leitor.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Novidade - "Basta de Más Reuniões" de Kevan Hall e Alan Hall

4rf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


As reuniões são provavelmente a área de custos mais mal gerida (ou mesmo a não gerida) das empresas. Atualmente, as reuniões consomem cerca de 40% do tempo de trabalho de especialistas e gestores (os nossos recursos seniores e mais dispendiosos).


A presente obra vai mostrar-lhe como anular as reuniões desnecessárias, cortar a lista de assuntos a tratar e o número de participantes a convocar.


Lembre-se: é possível cortar para metade o tempo gasto em más reuniões. Basta!

Notícias Livrescas

MINISTÉRIO dos LIVROS (3).jpg


- O livro ilustrado "Plasticus Maritimus", da bióloga Ana Pêgo e da escritora Isabel Minhós Martins, ilustrado por Bernardo P. Carvalho, foi selecionado como candidato aos “Prémios Sorcières”, prémio que pretende distinguir a produção literária para crianças e jovens que é publicada em França.


- João Luís Barreto Guimarães venceu um prémio de poesia nos EUA com o livro “Mediterrâneo”. O prémio em causa é o Willow Run Poetry Book Award de 2020 que é promovido pela editora Hidden River Press.


- A partir de amanhã volta a ser possível comprar livros “em todos os espaços que podem estar abertos”, ou seja, as livrarias, onde por acaso até se vendem livros, são as únicas a não poder vender livros.


- BLX à sua Porta: Lisboa também já tem um serviço de entregas de livros ao domicílio neste período de confinamento, para todos os portadores Rede BLX. Mais informações aqui.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Novidade - "As Emoções do Gastão - As Minhas Emoções" de Aurélie Chien Chow Chine

sad3.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Gastão é um pequeno unicórnio como todos os outros, ou quase…
A sua crina tem as cores dos arco-íris e vai mudando de cor consoante as suas emoções!


Em As minhas emoções, o Gastão leva-te numa viagem pelas principais emoções que fazem mudar a cor da sua crina: a felicidade, a culpa, a raiva, o ciúme, o medo, a tristeza, a timidez e o excesso de energia.
Através de 8 pequenas histórias, ele vai ajudar-te a identificar e a gerir as tuas emoções, vai mostrar-te os exercícios de respiração que deves fazer em cada situação, e ainda te oferece uma roda das emoções para recortar.
Vais ver como é fácil exprimires o que sentes!

Novidade - "O Feiticeiro de Champignac | Spirou e os Herdeiros" de André Franquin

45rfgj.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O Feiticeiro de Champignac
Spirou e Fantásio vão acampar nas imediações da pequena aldeia de Champignac, onde são confrontados com uma série de estranhos eventos que parecem ter origem no Conde de Champignac, uma excêntrica personagem local. Aquilo que estava previsto serem umas simples férias tranquilas rapidamente se transforma numa extraordinária aventura, repleta de magia!

Spirou e os Herdeiros
Um velho tio de Fantásio acaba de morrer e deixa toda a sua fortuna a apenas um dos seus dois sobrinhos: Fantásio ou Zantáfio. Segundo as disposições testamentárias, o herdeiro será aquele que conseguir vencer pelo menos duas das três provas que ele imaginou e sobre as quais deixa indicações precisas…

Livros que chegam até ao Ministério - "Valentina"

livros que chegam até ao min.png


O post de hoje é mais uma vez dedicado a um livro que chegou até ao Ministério dos Livros.


int.png


O livro intitula-se “Valentina” e a autora é Carina Romano.


Sinopse:


“A história possibilitará ao leitor calçar o sapato de uma criança da cidade do Porto, simples, humilde e resiliente, que amadurece, confrontada com múltiplos desafios ao longo da sua infância e adolescência. A Valentina, mergulhada em cenários de negligência, permite-se caminhar em direção ao amor que, no final, é a sua salvação. O livro impulsiona a reflexão de diferentes questões e faz-nos acreditar que, se há amor no mundo, há esperança.


A história é baseada em factos reais.


Eu desejo que a "Valentina" conduza à reflexão dos leitores sobre:



  • Efeitos da dependência;

  • Negligência;

  • Violência;

  • Amor;

  • Esperança.


Vamos falar destas coisas!


Quiçá, ajudar alguém, libertar alguém, dar força a alguém, apelar à reflexão crítica e à conscientização e promover hábitos de leitura.”


Aqui fica a nota para quem posso ter interesse. O livro pode ser obtido diretamente junto da autora através da sua página de Instagram: @carinaromano.mybooks.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Novidade - "O milagre de São Francisco" de John Steinbeck

44rft.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Apropriando-se da estrutura e dos temas do ciclo arturiano, Steinbeck imaginou um novo «castelo de Camelot», situou-o numa das colinas pobres que cercam a cidade de Monterey, na Califórnia, e deu-lhe por habitantes um particularíssimo grupo de «cavaleiros». No centro desta história está Danny, cuja casa, tal como o castelo do rei Artur, se torna um local de encontro para todos aqueles que anseiam por aventura, camaradagem e sentido de pertença a um grupo. Homens de diversas origens cujos antepassados vieram estabelecer-se na Califórnia há centenas de anos, alheios às complicações do modo de vida americano, resistem com firmeza ao trabalho honesto e ao oceano de retidão cívica que os cerca por todos os lados. São malandros encantadores, mandriões dedicados a mexericos e bebedeiras, roubos e zaragatas, mas cuja moral grosseira se conjuga com aspirações elevadas e com uma inocência comovedora. Neles, o calculismo e a astúcia misturam-se com a dedicação ao próximo e o altruísmo. O Milagre de São Francisco é um retrato irrepetível destes paisanos simples. Publicado em 1935, constituiu o primeiro grande êxito de John Steinbeck.

Dava um bom retiro livresco 72

fever2021.jpg


Este retiro tem a simplicidade e o bom gosto que um indivíduo a gozar uns curtos dias de férias precisava para se afastar um pouco da realidade. Tem um ar sossegado e tranquilo, dois ingredientes de que necessito como de pão para a boca, ou, melhor dizendo, como de livros para a mente.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Novidade - "O Terceiro Reich em Guerra" de Richard J. Evans

~4rdf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Em 1939, Hitler mobilizou a Alemanha para uma guerra total. O espantoso e aclamado relato de Richard Evans conjura toda uma sociedade mergulhada no conflito — desde generais e soldados da linha da frente a ativistas da Juventude Hitleriana e donas de casa da classe média —, examinando acontecimentos que vão desde a invasão da Polónia e da Batalha de Estalinegrado até aos planos de genocídio de Hitler e o seu eventual suicídio.

O Terceiro Reich em Guerra, último volume do monumental estudo de Richard Evans, é uma obra-prima histórica, mostrando como a Alemanha se apressou a destruir-se a si própria e a todo um continente.

Audiolivro - "A Física do Impossível" de Michio Kaku

Uma das últimas compras (9).png


Mais sobre o livro aqui


Tenho este livro em casa há anos e foi mais um que por diversas vezes esteve na iminência se ser “o próximo”. Não chegou a ser e só agora, por via de audiolivro, teve a sua oportunidade.


Fiquei um apreciador de Michio Kaku depois de ler “O Futuro da Humanidade”, não apenas pelo tema, mas pela sua abordagem: um físico que escreve de uma forma brilhantemente simples sobre temas altamente complexos.


Este “A Física do Impossível” vem confirmar o que referi acima em relação às capacidades do autor. É um livro muito bem escrito, intrigante, desafiador e pleno de conhecimento.


O autor apresenta-nos três categorias de impossíveis e leva-nos por uma viagem que, em muitos momentos, mistura realidade, ficção científica com previsões científicas. Três categorias que vão do impossível de curto prazo até ao provavelmente impossível para todo o sempre em termos de conhecimento e realidade ao nível científico.


Um dos aspetos mais interessantes do livro, ao ouvi-lo hoje, 13 anos depois da sua publicação, é o facto de, passado este tempo, poder constatar que ele está desatualizado e que vários progressos foram feitos em algumas “impossibilidades”. É sinal de que a ciência não para, e todos os dias evolui.   Até sabe bem poder dizer que o livro está desatualizado.


Uma última nota para referir que a palavra impossível é claramente efémera e circunstancial. Imagine-se um Michio Kaku a escrever um livro sobre “A Física do Impossível” em 1800, e consideremos tudo que era impossível nessa data e que hoje é uma banalidade. O autor faz referência a esta realidade no livro, e com toda a razão. Impossível hoje, uma realidade amanhã.


Leiam, ou ouçam, o livro e deliciem-se com os impossíveis da ciência.


 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Novidade - "Os Meninos do Caminho de Ferro" de E. Nesbit

sda5.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando o pai é levado inesperadamente, Roberta, Peter, Phyllis e a sua mãe precisam de deixar uma vida confortável em Londres para irem viver numa pequena casa no campo.


As crianças encontram conforto na estação ferroviária mais próxima e fazem amizade com Perks, o Porteiro, e o próprio Chefe da Estação. 


Todos os dias, correm pelo campo até à linha e acenam ao comboio com destino a Londres. 


Mal sabem eles que o gentil cavalheiro que lhes acena de volta detém a chave do desaparecimento do seu pai... 

O pequeno & os livros - o livro como presente

MINISTÉRIO dos LIVROS (16).png


Vivi os primeiros anos da minha vida sem muitos livros por perto. Os livros, que não os da escola, não era objetos muitos comuns e muito raramente eram escolhidos como presente.


Lembro-me de ter recebidos até aos meus 12, 13 anos de idade 2 ou 3 livros, mas de ter ficado sempre extremamente contente por isso. Não eram um brinquedo, mas foi algo a que sempre dei muito valor.


Lembro-me de já ser adulto e de presenciar o ato de oferecer e receber livros com crianças pequenas e de estes serem tratados como se de meias se tratassem, jogados imediatamente para o lado. Isso chegou a acontecer comigo, em pelo menos dois momentos, com livros que ofereci (e não eram crianças de 6 anos). Resultado, praticamente deixei de oferecer livros, a não ser que soubesse que é algo que a criança apreciava de facto.


Cá em casa, onde mora um pirralho agora com 6 anos, o livro é visto como um presente, é apreciado e recebido com carinho. Continua a ser uma criança, se houver um Lego no lote de presentes é naturalmente preferido no momento de receber, mas o livro é muito bem-vindo, é saudado, e se não for antes, no final do dia será lido e ouvido com toda a atenção. Os livros fazem parte e quando assim é o amor por eles pode começar cedo.


Hoje cá em casa, num dia especial, os livros também serão presentes e eu fico muito feliz por vê-los serem bem-recebidos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Novidade - "O Mundo na Europa - Crises e identidades" de Sheila Khan, Rita Ribeiro e Vítor de Sousa

dsddas5.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A História não se compadece com uma narrativa que a torne monopolista e unilateral. É a luta pelo poder, pela máxima utilização dos recursos naturais e pela capacidade abrangente de edificar uma ideologia que sirva para todos, que traz para a História esta aparência de unicidade e de homogeneidade. Este pensamento não resulta de uma mera abstração. É o olhar observador, reflexivo e interpretativo da historicidade humana que nos empurra para esta assunção: estudar criticamente a Europa e o Mundo exige o exercício de uma linguagem maior e permeável a outras experiências humanas, políticas e históricas.


Este livro parte da convicção de que a Europa no Mundo e o Mundo na Europa não é apenas uma metáfora do fulgor e da força que a globalização e a tecnologia nos permitem. Esta Europa no Mundo e este Mundo na Europa são o resultado de uma longa relação feita de conquistas, lutas, guerras, exploração, violência, subalternização e lutas de emancipação, que representam o arquivo histórico do nosso presente.

Livros 2021 - algumas novidades a ter em conta

MINISTÉRIO dos LIVROS (15).png


Tenho adiado este post porque na prática não sei se, com o atual contexto pandémico, não poderão haver alterações significativas. Falo das novidades, ou se quiserem, de alguns dos livros mais aguardados de 2021, por cá e lá fora.


Assim, e considerando a informação que tenho à presente data, aqui fica um pequeno resumo do que aí vêm:


Por cá:


- Já este mês de fevereiro (dia 16) chega, em lançamento mundial o novo livro de Bill Gates “Como Evitar um Desastre Climático”, um livro bastante aguardado.


- No início de março chega a tradução do último livro de Daniel Silva, “A Ordem”.


- Em abril chega a tradução do livro “Exalação” de Ted Chiang, um dos mais reputados autores de ficção científica da atualidade.


- No mês de maio chegará “Hamnet”, de Maggie O’Farrell, Vencedora do Women’s Prize for Fiction de 2020.


- “Shuggie Bain” de Douglas Stuart, vencedor do Booker Prize de 2020 chegará também ao longo de 2021, pela mão da Alfaguara, mas penso que ainda é conhecida a data.


Lá por fora:


- Em janeiro viram a luz do dia dois livros muito aguardados: o novo livro de Angie Thomas, a autora do muito elogiado “O Ódio que Semeias” e “A Swim in a Pond in the Rain” de George Saunders, o autor de “Lincoln no Bardo” que volta aqui à não ficção.


- Paula Hawkings, a autora de “A Rapariga no Comboio” estará de regresso em agosto com um novo livro, “A Slow Fire Burning”.


- Também Colson Whitehead terá um novo livro. Chama-se “Harlem Shuffle” e sairá em setembro. Serei leitor certamente.


- Em junho chega a continuação da colaboração de 2018 entre Bill Clinton e James Patterson, “O Presidente Dasapareceu”, desta vez com o livro “The President’s Daughter”.


- Também junho chega um novo livro de J.R.R Tolkien, “The Nature of Middle-Earth”.


- Alex Michaelides, autor de “A Paciente Silenciosa”, um dos melhores livros que li em 2019, irá também publicar nova obra: “The Maidens”.


- O físico Michio Kaku (que muito aprecio) irá publicar uma nova obra, “The God Equation”, da qual, tenho a certeza também serei leitor. Chega em abril.


Por agora foi a informação que consegui reunir, logo que tenha mais novidades partilharei aqui.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Novidade - "Cães Maus Não Dançam" de Arturo Pérez-Reverte

6t6.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Nasci rafeiro, cruzamento de mastim espanhol e cão-de-fila brasileiro. Quando era cachorro, tive um daqueles nomes ternos e ridículos que põem aos cãezinhos recém-nascidos, mas já passou muito tempo desde então. Já me esqueci. Há muito que todos me chamam Negro.»

Há vários dias que no bebedouro de Margot, local onde se reúnem os rafeiros do bairro, não há notícias de Teo nem de Boris. Por detrás deste desaparecimento adivinha-se algo tão sinistro que os restantes cães estão em permanente estado de alerta. Seguramente não se trata de nada de bom - é essa a desconfiança de todos e a certeza de Negro, que traz ainda no focinho e na memória as cicatrizes das lutas de outrora. Para ele, a sobrevivência é uma questão de instinto e de experiência. Leal e destemido, Negro embarca então numa perigosa viagem ao passado em busca dos seus dois grandes amigos.

Neste romance negro assombroso, divertido e ao mesmo tempo esmagador, Arturo Pérez-Reverte narra, com a mestria de sempre, as aventuras de um cão num mundo bem diferente do dos humanos. Um mundo que se rege pelas mais elevadas regras - lealdade, inteligência e companheirismo - onde não há lugar para o politicamente correto ou para as convenções sociais. Um mundo em que por vezes há clemência para os inocentes e justiça para os culpados. Pleno de tensão dramática, Cães Maus Não Dançam brinda-nos com uma metáfora sobre a vida e os seus valores (ou a falta deles).

Eu e os audiolivros

MINISTÉRIO dos LIVROS (13).png


Já escrevi sobre a importância que os audiolivros ganharam nas minhas “leituras”, em particular ao longo de 2020 e sobre como, certamente, ganharão muito provavelmente ainda mais importância em 2021.


Em resultado desta realidade tenho sido questionado por alguns leitores em relação à origem dos audiolivros que tenho ouvido, pelo que, aqui fica o esclarecimento.


Basicamente tenho 3 fontes para os audiolivro: comprados nas plataformas (Amazon, Audible), disponíveis gratuitamente em várias plataformas, na maior parte dos casos identificadas no site do PNL2027, e também tenho recorrido a alguns audiolivros disponíveis na plataforma Youtube.


Sobre os recursos identificados no site do PNL2027 deixo aqui o link para quem possa ter interesse. Há conteúdos pagos e conteúdos gratuitos e a escolha grande.


Em relação aos audiolivros disponíveis no Youtube devo referir que já ouvi alguns, como foi ao caso recente de “Hamlet”, que sendo um clássico não coberto por direitos de autor está disponível em inúmeras versões, em várias línguas. Também já ouvi livros mais recentes, em português do Brasil e em inglês. Em relação a estes, sendo certo que os livros estão ao abrigo de direitos de autor, aquilo que garanto sempre é que não ouço num audiolivro do qual não tenha o livro físico.


Neste último caso o que acontece muitas vezes é uma leitura mista, parte livro parte audiolivro, sendo este último reservado para quando faço exercício, ou passeio os meus cães. Nunca ouvi um audiolivro desta natureza do qual não tenha o livro físico.


Os audiolivro são uma excelente forma de aumentar o tempo de leitura porque permitem transformar momentos que não podem ter um livro físico (correr por exemplo) em momentos de leitura. Pode ser uma leitura diferente, mas não nos esqueçamos que a maioria dos leitores começou assim, a ouvir alguém a contar uma história.


Eu já fui um cético, mas acabei convertido, por isso o que posso dizer é: experimentem!

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Novidade - "1984" de George Orwell

r094.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Orwell e o seu Mil Novecentos e Oitenta e Quatro entraram na casa do cidadão e no mundo dos Estados, e não saíram de lá. Nada é não-político, e foi esta pontaria no diagnóstico que tornou mítico este livro. (…) O que Orwell mostrou e previu foi este estado de permanente vigilância: o cidadão que vigia um outro — em perseguições individuais em redes sociais — e a vigilância feita por empresas ou Estados cumprem um programa que muitos pensadores previram e que Orwell conseguiu narrar.
[Do Prefácio de Gonçalo M. Tavares]