terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Novidade - "Temporada de Furacões" de Fernanda Melchor

dd.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Nesta obra multipremiada de uma das vozes mais entusiasmantes da literatura sul-americana, o romance policial e a história de terror se encontram para traçar um retrato de um México sem lei nem esperança.

A Bruxa está morta. Um grupo de crianças encontrou o seu corpo mutilado a flutuar num canal de irrigação. Esta descoberta macabra leva a polícia de La Matosa, um lugar perdido no México, a procurar os envolvidos no crime.

Cada um contará a sua versão dos acontecimentos, abrindo as portas de um inferno de violência e abandono, onde as drogas, o sexo, a pobreza e o desespero convivem com a superstição e a mitologia, traçando o retrato assustador de um México sem lei nem esperança.

Aclamado pela crítica internacional, que o compara a obras de Cormac McCarthy e de Roberto Bolaño, com ecos da melhor tradição da literatura sul-americana, de Gabriel García Márquez a Juan Rulfo, Temporada de Furacões é um romance originalíssimo, escrito no limite da oralidade, que subverte as convenções da crónica e do romance negro, revelando um lirismo inesperado.





CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Um romance deslumbrante de uma das mais entusiamantes novas vozes da literatura mexicana.»
The Guardian

«Um compósito de raiva e de angústia inteiramente singulares.»
The Wall Street Journal

«Um romance que se afunda como chumbo no abismo da nossa alma.»
Los Angeles Review of Books


Leitura - "O Mundo Pelos Olhos da Língua” de Manuel Monteiro

Cópia de Uma das últimas compras (5).jpg


Mais sobre o livro aqui


A primeira coisa que me ocorre para escrever é que, depois de ler “O Mundo Pelos Olhos da Língua” tenho de ter muito mais cuidado com aquilo digo e que escrevo.


Terminada a leitura do livro tenho uma sensação semelhante (Manuel Monteiro que me perdoe) ao ato de levar o carro à oficina para revisão, mas pensando que está tudo bem e depois há pneus carecas, discos de travão gastos e até aquele barulho que já parecia normal, mas que afinal é um problema no escape, ou seja, provavelmente não escrevo e falo assim tão mal, mas estou longe de falar e escrever de forma exemplar.


“O Mundo Pelos Olhos da Língua” permite-nos uma aprendizagem da primeira à última página. Mesmo nos casos (felizmente muitos) em que estou “dentro das regras”, aprendo sempre alguma coisa. Os temas são muito e variados, e muitas vezes, mais do que explicar a forma correta, o autor leva-nos inclusive a momentos de reflexão que vão para além da linguagem e da sua utilização correta.


Se quer melhorar a forma como fala e escreve, compreender melhor a nossa língua, este é um livro para si. O saber não ocupa lugar, e neste caso, tudo o que aprender pode colocar em prática no momento seguinte. Um livro excelente que entra para a categoria dos obrigatórios.  


P.S. Imagino Manuel Monteiro a ler este teu texto e de caneta em punho a encontrar erros e a riscá-los. Espero que não sejam muitos!   

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Novidade - "O Retrato de Casamento" de Maggie O'Farrell

4yu50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A autora de Hamnet visita agora a Itália renascentista para nos dar um inesquecível retrato ficcional da jovem duquesa Lucrezia de’ Medici, cuja vida decorre numa corte turbulenta. Estamos na Florença de 1560 e Lucrezia, a terceira filha do grão-duque, sente-se confortável com o lugar obscuro que ocupa no palácio, entregue às suas ocupações artísticas. Mas, quando a sua irmã mais velha morre na véspera do casamento com o soberano de Ferrara, Modena e Reggio, Lucrezia é inesperadamente lançada na ribalta política.

O duque de Ferrara não perde tempo para a pedir em casamento e o seu pai é rápido a conceder autorização. Mal saída da infância, Lucrezia entra numa corte que lhe é estranha, com costumes que lhe são desconhecidos e onde a sua chegada não é bem recebida por todos. Começa por não perceber se o seu marido Alfonso é o esteta sofisticado, amigo de artistas e músicos, que aparentava ser antes do casamento ou um político impiedoso que as próprias irmãs receiam. Enquanto posa para uma pintura que lhe promete que a sua imagem perdurará nos séculos seguintes, vai-se tornando evidente que a sua principal obrigação é gerar um herdeiro que garanta o futuro da dinastia de Ferrara.

Livros em Destaque no Ministério

pp.jpg


Hoje no segmento de livros em destaque no Ministério trago quatro livros, todos no campo da não ficção, todos com muito interesse.


40050.jfif


O primeiro, e atual leitura é o livro “Mega-Ameaças” de Nouriel Roubini. Trata-se de um livro virado para o futuro e para as ameaças em que todos incorremos, de natureza climática, demográfica, económica, etc. É um livro assustador e ao mesmo tempo, infelizmente, muito pragmático e realista. Basicamente diz-nos que vamos em direção a um precipício e que será muito difícil parar. Uma assustadora e excelente leitura.


45dd0.jfif


Em segundo lugar, referência para um livro sobre o tema complexo, mas ao mesmo tempo muito interessante, pelo menos para mim, a morte. Neste livro, “Depois da Morte”, Bruce Greyson leva-nos pelos caminhos da morte da sua relação com o fim de consciência. Muito interessante.


1450.jfif


O terceiro livro é “Como Perder uma Eleição” de Luís Paixão Martins. Um livro do homem que ajudou a conquistar três maiorias absolutas em Portugal tem obrigatoriamente de ser interessante. Neste caso, mais do que falar das vistorias, o autor aponta-nos para os erros que podem levar ao fracasso. Está na calha para ser uma das próximas leituras.  


45xx0.jfif


Por último destaco “O Fim da Genética” de David B. Goldstein. Um livro cuja base é a ideia de que a genética como hoje a conhecemos estará a chegar a fim, como todos os potenciais ganhos e enormes riscos que tal acarreta. Um livro com muito interesse.

domingo, 29 de janeiro de 2023

Novidade - "Fundação e Terra" de Isaac Asimov

+450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Golan Trevize escolheu o futuro — Gaia, um superorganismo com uma consciência comum. Um mundo onde a privacidade não é apenas indesejável como incompreensível. Mas será a escolha certa para o destino da Humanidade? Apesar de Trevize sentir que sim, isso não é suficiente. Ele tem de saber.

Trevize acredita que a resposta se encontra no local onde a Humanidade tem as suas raízes: a lendária Terra… se esta ainda existir. Porque ninguém tem a certeza da sua exata localização. Tal como ninguém consegue explicar porque não foi preservado qualquer registo do planeta «perdido». É um enigma que Trevize está determinado a resolver, uma jornada que vai empreender a qualquer custo.

Em 1966, a série Fundação foi eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos.





CRÍTICAS


«O conceito extraordinário e grandioso que está na base da obra de Asimov foi o que originalmente me atraiu para a ficção cientídica.»
Brian W. Aldiss


Bibliotecas do Mundo 65

6606fd97c928bcd8c543fd1968bbe529.jpg


centrallibrary.jpg


EApsUXxXoAAmR8-.jpeg


Central Public Library – Cidade do Cabo – África do Sul

sábado, 28 de janeiro de 2023

Novidade - "Nelson Mandela" de Maria Isabel Sánchez Vegara; Ilustração: Alison Hawkins

45110.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O pequeno Nelson cresceu sofrendo na pele as divisões raciais na África do Sul e o tratamento injusto do seu povo. Já adulto, protestou veementemente contra o Apartheid, um sistema que separava as pessoas com base na cor da sua pele. Até que, um dia, foi preso.

Apesar da sua longa caminhada para a liberdade, o Nelson nunca desistiu da luta pela justiça e pela igualdade. Foi o primeiro presidente Negro da África do Sul, tornando-se um ícone mundial.

Números sobre os livros vendidos em Portugal em 2022

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de


Na quinta feira deixei aqui no blog a notícia sobre as vendas de livros em Portugal em 2022. Hoje deixo mais algum detalhe sobre o tema.


- Número total de livros vendidos 12.725.898 livros;


- Volume de vendas: 175.017.322 Euros;


- Preço médio por livro: 13,75 Euros


- Preço médio por categoria: 17,44 Euros não-ficção, 16,29 ficção, 11 Euros infantil-juvenil e 3,95 Euros campanhas/exclusivos.


- Em percentagem de vendas: 33,9% infantil – juvenil, 31,6% não-ficção, 31,3% ficção e 3,2% campanhas/exclusivos.


- Locais de venda: 69,3% vendidos em livrarias, 30,7% vendidos em hipermercados.


Em 2022, em termos práticos o mercado livreiro já recuperou para valores inclusive acima de 2019, o ano antes da pandemia quando o volume de vendas andou na ordem dos 150 milhões de Euros.


De forma geral são boas notícias, sendo a melhor, acredito, o aumento nas vendas de infantil-juvenil que é onde estão dos futuros leitores. Quando ao resto, não sei se há mais gente a ler ou se os que leem compraram mais livros. Espero que seja a primeira.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Novidade - "A Casa do Outro Lado do Lago" de Riley Sager

45errr0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Casey Fletcher é uma actriz recém-viúva que tenta escapar a uma série de má publicidade retirando-se para a paz e sossego da casa do lago da sua família no Vermont.
Armada com um par de binóculos e várias garrafas de bourbon, Casey passa o tempo a observar Tom e Katherine Royce, o glamoroso casal perfeito que vive na casa do outro lado do lago.

Um dia, no lago, Casey salva Katherine de se afogar, e as duas travam uma amizade fulminante. Mas quanto mais se conhecem - e quanto mais Casey observa a casa de vidro - mais claro se torna que o casamento de Katherine e Tom não é tão perfeito como parece. E, quando Katherine desaparece repentinamente, Casey suspeita imediatamente de que Tom está envolvido. O que ela não se apercebe é que a história é muito mais complexa do que parece à primeira vista - e que segredos chocantes podem espreitar por baixo das superfícies mais plácidas. Quão bem conhecemos realmente alguém?





CRÍTICAS


«Magistral trabalho de um storyteller, voyeurismo, homicídio e mentiras.»
Alex Michaelides, autor bestseller de A Paciente Silenciosa e As Musas


quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Dava um bom retiro livresco 107

returo.png


Isolado, minimanista, quentinho e com muitos livros. Não precisava de mais nada hoje.


Bom fim de semana!

Novidade - "Galileu em Pádua" de Alessandro de Angelis

4dfg50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando, aos 28 anos, Galileu Galilei obtém a prestigiante cátedra de Matemática da Universidade de Pádua, tem tanta fama de cientista genial como de pessoa conflituosa. Não se licenciou, bebe demasiado, frequenta bordéis; um pequeno poema grosseiro contra os professores custou-lhe a renovação do contrato em Pisa, enquanto em Bolonha mentiu sobre o seu currículo. E, no entanto - sem descuidar os prazeres da vida, que adorará partilhar com o amigo Sagredo -, em Pádua, Galileu fará a sua entrada no milieu da cultura e da política mundial; verá nascer os seus três filhos; e apontará o cannocchiale para o céu nas suas primeiras observações, que mudarão a história do mundo.

Alessandro de Angelis revela um Galileu pouco conhecido, imperfeito, memorável, num livro que, assentando numa rigorosa pesquisa história, joga com os mundos da ficção e da não ficção e narra os dezoito anos desregrados e tempestuosos que Galileu definirá como os melhores da minha vida.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


-  A APEL revelou que em 2022 venderam-se em Portugal quase 13 milhões de livros, o que representou um crescimento de 12,8% face a 2021. O género campeão de vendas foi a literatura infantil-juvenil com quase 34%.


- Foram conhecidos os livros mais vendidos em Portugal em 2022. Na área da Ficção o vencedor foi o último livro de José Rodrigues dos Santos, “A Mulher do Dragão Vermelho. Na não ficção o mais vendido foi “A Mais Breve História da Rússia” de José Milhazes.


- A Porto Editora irá lançar dois novos livros com obra inédita do falecido escritor Luís Sepúlveda, um deles de poesia. Os livros serão lançados no Festival Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim deste ano.


- Bret Easton Ellis, o autor de “Psicopata Americano”, irá publicar este ano um novo livro depois de 13 anos. O título no livro é “The Shards” e terá alguma inspiração autobiográfica.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Novidade - "O Mestre da Fuga - O homem que fugiu de Auschwitz para avisar o mundo" de Jonathan Freedland

45er0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Um herói complexo. Uma história esquecida. A primeira testemunha a revelar toda a verdade sobre o Holocausto.

Em abril de 1944, Rudolf Vrba, de 19 anos, e Fred Wetzler tornaram-se os primeiros judeus a fugir de Auschwitz. Passaram sob cercas eletrificadas e por torres de vigilância fortemente armadas, escaparam a milhares de homens das SS e aos seus cães enraivecidos, percorreram pântanos, montanhas e rios em direção à liberdade. A missão de Vrba: revelar ao mundo a verdade do Holocausto.

Na fábrica da morte de Auschwitz, Vrba tornou-se uma testemunha ocular de quase todas as fases arrepiantes do processo industrial de genocídio nazi. Quanto mais via, mais convicto ficava da necessidade de avisar os judeus da Europa acerca do destino que os aguardava. Vrba reteve cada detalhe na sua memória, arriscando tudo para recolher os primeiros dados da Solução Final. Após a sua fuga, essa informação formaria um inestimável relatório de trinta e duas páginas que chegaria às mãos de Roosevelt, de Churchill e do papa e que acabaria por salvar mais de 200 000 vidas.

Mas a fuga de Auschwitz não foi a sua última. Depois da guerra, continuou a fugir do seu passado, do seu país de origem, do seu país adotivo, e até mesmo do seu próprio nome. Poucos sabiam da ação verdadeiramente extraordinária que tinha levado a cabo.

Graças ao trabalho de Jonathan Freedland, podemos conhecer finalmente o heroísmo de Rudolf Vrba. Ele passará a ocupar o merecido lugar ao lado das personalidades cujas histórias definem o capítulo mais sombrio da história.





CRÍTICAS


«Uma leitura emocionante, uma narrativa redentora e uma obra de importante pesquisa histórica do Holocausto... não consegui largar o livro antes de acabar de lê-lo.»
Simon Sebag Montefiore, autor de Jerusalém – A biografia e Os Romanov

«Um clássico instantâneo da literatura do Holocausto. Magnificamente investigado e escrito, é ao mesmo tempo uma história apaixonante e profundamente comovente. Fui incapaz de parar de ler.»
Sir Antony Beevor, autor de A Segunda Guerra Mundial, O Dia D e Rússia – Revolução e Guerra Civil (1917-1921)

«Se pensa que sabe tudo sobre o Holocausto, este livro de Jonathan Freedland, imersivo, devastador e, em última análise, redentor, será uma revelação. (…) Escrito com o ritmo urgente e envolvente de Freedland, O Mestre da Fuga é profundo no pensamento e sem limites na sua humanidade. Um clássico moderno na literatura sobre a maior atrocidade.»
Sir Simon Schama, autor de História dos Judeus

«Um livro brilhante e arrebatador, com lições universais e oportunas sobre o poder da informação — e da desinformação. Será possível deter o genocídio em massa dizendo a verdade?»
Yuval Noah Harari, autor bestseller de Sapiens – História Breve da Humanidade e Homo Deus – História Breve do Amanhã


Leitura - "Vida Mortal e Imortal da Rapariga de Milão" de Domenico Starnone

Cópia de Uma das últimas compras (4).jpg


Mais sobre o livro aqui


Uma leitura muito agradável e refrescante é a primeira coisa que me apetece dizer sobre este livro.


Foi uma leitura sugerida pela editora Guerra & Paz que me levou (em boa hora), a espreitar o livro e a agarrá-lo.


O autor, o premiado Domenico Starnone, leva-nos numa história que tem como ponto central a infância, e em particular a imaginação e os sentimentos que nela crescem, assim como a relação com a morte e a perda. Uma história bem construída que foge ao tradicional e que leva o leitor pela mão enquanto vive a realidade dos seus personagens.


Deixo uma nota aos eventuais leitores para não estranharem a opção do tradutor em deixar muitas palavras e expressões no italiano/napolitano original. E algo que é necessário para dar corpo à história.


Uma excelente descoberta. Um livro prazeroso que facilmente fica na nossa memória. Leitura recomendada.   

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Novidade - "O Homem Sentimental" de Javier Marías

00450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Decorreram quatro anos desde que o cantor lírico León de Nápoles viu pela primeira vez, no comboio entre Veneza e Madrid, Natalia Manur, acompanhada pelo marido, um abastado banqueiro, e pelo misterioso Dato. É nessa carruagem e entre estas quatro personagens que começa uma história de paixões levada até às últimas consequências. em torno dos protagonistas, gravitam outras figuras: uma prostituta sempre com pressa, uma antiga estrela da ópera, um meticuloso viúvo, um velho amor. Quem será, no fim de contas, o homem sentimental? Um artista e pensador, ou um homem de negócios e de ação?

Frequentemente comparado com obras de Proust e de Unamuno - pelo refinamento literário e pela engenhosa construção das personagens e do enredo - O Homem Sentimental é um romance de amor em que o amor não é visto nem vivido, mas antes intuído e relembrado, como se a sua essência fosse a melancolia e o mistério.

Uma história cujo ritmo se acelera progressivamente, atravessada pela habitual ironia fina de Javier Marías, que a conduz a um imprevisível desfecho.





CRÍTICAS


«Usando três vértices – diz-nos Marías, como se se tratasse do auge literário de um princípio geométrico – cria-se um mundo de figuras e de relações infinitas.»
Juan Benet


 






CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Falar da mestria de Javier Marías é um lugar comum, mas é indisputável. Este é um romance excelente. Subtil na análise psicológica, preciosista no desenvolvimento narrativo, inesperado no desenlace.»
Manuel Alvar, ABC


O pequeno e os livros - livros e "Porquinho Mealheiro"

22303211197_FdefO.jpeg


Desde que estreou em agosto o programa “Porquinho Mealheiro” apresentado por Vasco Palmeirim tornou-se um sucesso cá em casa, em particular por causa do pequeno.


Para quem não conhece “Porquinho Mealheiro” é um concurso familiar de cultura geral, onde 5 elementos da mesma família têm de responder a perguntas das mais variadas áreas com o objetivo de ganhar algum dinheiro (recomendo, já agora).


O pequeno adora o concurso porque gosta de tentar responder às perguntas, e a verdade é que, para um miúdo de 7 anos, acerta em muita coisa que muitos adultos não sabem.


Porque é que isto é tema? Porque o miúdo conseguiu perceber sozinho uma coisa muito importante: a maior parte das respostas para as perguntas que ele consegue responder vieram dos livros, seja do Atlas, seja dos livros sobre o espaço, história, factos, curiosidades, etc. E mais interessante ainda é o facto de ele reter aspetos e pormenores não essenciais dos livros que depois o ajudam a responder. “Eu li qualquer coisa sobre isto no livro sobre o Fernão de Magalhães” (por exemplo).


É muito gratificante para mim enquanto pai que incentiva aos livros e à leitura assistir a esta realidade, mas é mais ainda vê-lo reconhecer sozinho nos livros a fonte de informação e conhecimento privilegiada, porque isso é combustível para as leituras seguintes. Que assim se mantenha.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Novidade - "O Apartamento em Paris" de Lucy Foley

45feff0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Um bonito prédio de apartamentos, nas ruelas de Montmartre. Um lugar de escadas sinuosas, portas fechadas e olhares atentos que espreitam de todas as janelas. Um lugar de morte. Um residente está desaparecido. E outro detém a chave do seu desaparecimento.

Jess precisa de começar do zero. Está sem dinheiro, sozinha, acabou de deixar o emprego, em circunstâncias pouco claras. Ben, o seu meio-irmão, não ficou muito contente quando ela lhe perguntou se podia ficar em sua casa por uns tempos, mas não foi capaz de lhe dizer que não. De certeza de que tudo ia correr bem.

Quando ela chega a Paris, descobre que o meio-irmão mora num apartamento, que ela nunca imaginaria que ele tivesse dinheiro para pagar. E, mais intrigante ainda: as chaves e a carteira de Ben estão lá, mas ele não.

Os dias passam, Ben continua desaparecido e as questões acerca da sua vida começam a surgir na cabeça de Jess. Os vizinhos são um grupo eclético e não muito simpático. A socialite, o tipo porreiro, o alcoólico, a porteira. Jess não sabe em quem confiar. Todos são vizinhos. Todos são suspeitos. E todos sabem algo que não estão a contar.

A wishlist do Ministério atualizada - primeira de 2023

f.png


Eis a minha primeira wishlist de 2023 com algumas alterações, a primeira e mais saliente é a sua redução quase para metade.


Na prática a wishlist não diminuiu, simplesmente houve um reajuste com uma redução dos livros que pretendo adquirir e ler mais no curto prazo com uma passagem dos demais para uma “segunda liga”. Não ficam esquecidos ficam apenas em segunda prioridade. É uma forma de centralizar esforços e de não me dispersar tanto por um lote muito grande de livros.


Assim, e no que respeita à atual wishlist, com todas as saídas do final do ano, há a destacar algumas entradas:


“Por Onde Irá a História?” de Miguel Monjardino. A leitura de um nome importante da Política Internacional sobre nosso mundo, presente e futuro.


“Galileu de Pádua” de Alessandro de Angelis conta a história dos melhores anos de Galileu.


“Mundos Perdidos - Uma Viagem pelos Ecossistemas Extintos da Terra” de Thomas Halliday. Um livro muito interessante sobre o passado da vida na Terra.


“O Apartamento em Paris” de Lucy Foley. Um thriller que fez sucesso lá fora com muito boa crítica. Curiosidade também em ler esta autora.


“O Mito do Capitalismo - Monopólios e a morte da concorrência” de Jonathan Tepper e Denise Hearn. Um livro com uma visão muito interessante sobre a realidade económica mundial.


“Não Confie nos Instintos” de Seth Stephens-Davidowitz. Um livro que me despertou interesse por ser do mesmo autor de “Toda a Gente Mente” que achei bastante pertinente.


Entre as novidades e os repetentes ficam algumas ideias para quem possa estar à procura da próxima leitura!


 


Em www.bertrand.pt

domingo, 22 de janeiro de 2023

Novidade - "Jutlândia - As Grandes Batalhas Navais" de Jean-Yves Delitte

45r0.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


31 de Maio de 1916. Após mais de dois anos de espera e várias oportunidades perdidas, a Marinha Real Britânica, cuja Grande Frota foi comandada pelo Vice-Almirante John Jellicoe e cujo esquadrão combatente foi comandado pelo ViceAlmirante David Beatty, forçou os alemães a um grande confronto naval no Mar do Norte, ao largo da costa dinamarquesa da Jutlândia.

A Jutlândia foi o último grande confronto marítimo da Primeira Guerra Mundial. Apesar das suas perdas muito pesadas, superiores às dos alemães, os ingleses reafirmaram a sua hegemonia marítima nos mares do mundo e a Alemanha, demasiado consciente de ter escapado ao desastre, decidiu confinar nos seus portos a maior parte dos seus navios.

Livros que Chegam até ao Ministério - “O Homem que Diminuía”

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de


Hoje volto à rubrica “Livros que Chegam até ao Ministério” para vos deixar um livro de um jovem escritor, Jorge Moreira.


O livro, “O Homem que Diminuía”, é o seu primeiro romance, no entanto o autor não é um novato no mundo da escrita já que em 2018 foi selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores com o conto "A Ilha Medieval".


Ainda não li, mas já espreitei. O teu parece-me interessante e a escrita bem conseguida.


Deixo de seguida a sinopse e quem tenha interesse pode obter mais informação clicando na capa abaixo.


45drdd0.jfif


Sinopse:


«De que maleita padecia o Homem? À medida que envelhecia, diminuía.»

Em O Homem que Diminuía, o protagonista, acabado de transitar para a vida adulta, vê-se a diminuir. Pesava-lhe a perda do Irmão e a rotina dum trabalho alegórico ao comunismo soviético. Curvava-o o barulho que crescia dentro de si, mas que nunca ouvia. E apesar de sempre conectado, o Homem estava desligado. Porquê Homem?
Porque cómodo, pelo menos o Homem sabia o que fazer. Porque distraído, pelo menos o Homem não se questionava. Assim, lá ia o Homem diminuindo, até que, certa manhã, dera consigo no mais pequeno dos anões. E de tão pequeno que estava só lhe sobrava espaço para o que realmente importava.

sábado, 21 de janeiro de 2023

Novidade - "Sami, o rapaz que sobreviveu a Auschwitz" de Walter Veltroni

4dedd50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Aos 8 anos, Sami (diminutivo de Samuel) foi expulso da escola por ser judeu. Com apenas 14 anos foi deportado da ilha de Rodes, na atual Grécia, para Auschwitz-Birkenau, na Polónia, juntamente com o pai e a irmã. Chegaram em agosto de 1944 e em janeiro de 1945 os campos foram libertados. Sami foi o único da família que sobreviveu. Dedicou a maior parte da sua vida de adulto a divulgar o que se passou e como tem sobrevivido a essa experiência. Em 2005, Sami regressou a Birkenau, com um grupo de alunos italianos e acompanhado por Walter Veltroni. Em 2018, o autor percebeu a importância de fazer chegar este testemunho ao público jovem. Escreveu o livro em discurso direto, como se fosse o próprio Samuel, numa conversa com os leitores.

O livro, numa edição traduzida com o apoio do Centro para o Livro e a Leitura do Ministério da Cultura italiano, inclui fotos da família de Samuel, do próprio e do seu regresso a Birkenau. Nas palavras de Samuel Modiano: «Para que ninguém esqueça. Para que os erros do passado não se repitam.»

Leituras do Pequeno - "Como aqui Chegámos"

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de


“Leituras do Pequeno” é uma rubrica nova que inauguro hoje aqui no blog. A ideia é simples, com um pequeno leitor cada vez mais ativo cá em casa a ideia é partilhar aqui algumas das suas leituras e respetivos comentários (curtos, para já) em relação às mesmas.  No fundo passo a ter a colaboração do elemento mais novo da família, uma espécie de “Mini-Ministério dos Livros” disponibilizando para quem possa ter interesse leituras para os mais novos. Escusado será dizer que o faço com muito orgulho no pequeno leitor!


Aqui fica a primeira leitura.


Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (3).j


Mais sobre o livro aqui


Comentário do pequeno:


Este livro é pequeno mas é interessante.
Este livro é bastante colorido, fixe e bom.


 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Novidade - "O Mito do Capitalismo" de Jonathan Tepper e Denise Hearn

4g50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Nas últimas décadas, passámos de um mercado livre e competitivo para uma economia em que poucas empresas dominam indústrias-chave. Vivemos na ilusão da escolha, mas, para a maioria das decisões cruciais, como a internet de alta velocidade, os seguros de saúde, as redes sociais ou até os bens de consumo, contamos apenas com uma ou duas empresas.

Diariamente, os trabalhadores transferem um pouco do seu salário para monopólios e oligopólios que não cessam de crescer. A solução para esta tragédia é a aplicação de legislação de concorrência rigorosa que devolva aos mercados a competitividade que gera crescimento económico, postos de trabalho, melhores salários e igualdade de condições para todos.

Numa sociedade cada vez mais desigual, com um crescimento económico anémico e os trabalhadores envolvidos numa guerra de poder desigual, O Mito do Capitalismo é um livro fundamental para compreender os riscos de uma economia dominada pela minoria.





CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Este é um livro verdadeiramente importante. Leia, aprenda e aja.»
Martin Wolf, Financial Times


“Então... não me digas que já leste isso tudo?”

20221112_162112_resized.jpg


“Estás numa biblioteca pública, ou quê?


“Onde é que arranjaste esse fundo? Se queres um fundo com livros há fotos bem mais giras na net”


“Esse fundo é para te dar um ar mais inteligente?”


“Essas prateleiras ficam muito feias com os livros desalinhados e encavalitados!”


“Acho que é o campeão das estantes da empresa!”


“Vais abrir alguma livraria?”


“Isso é só dinheiro empatado”!


“Para que é que queres tanto livro?”


e a minha favorita...


“Então... não me digas que já leste isso tudo?”


Podia referir mais algumas, mas estas foram as frases que mais se destacaram ao longo dos últimos quase três anos (sim, fui tomando nota), proveniente de algumas pessoas com quem interagi profissionalmente por videoconferência.


A imagem que podem ver acima é mais ou menos a imagem que veem as pessoas com quem tenho reuniões na maioria das vezes. Desde o início da pandemia quando as reuniões por Webex se tornaram o pão nosso de cada dia, que não esbati ou alterei o fundo. Foi sempre este quando estou a trabalhar no escritório.


Acho tremendamente curioso o facto de os livros despertarem poucas paixões em tanta gente, mas ao mesmo tempo conseguirem despertar comentários negativos e até pejorativos. Podia ser só indiferente, como se de um cortinado ou um quadro se tratasse, mas muitos livros são algo que parece causar urticária. Sim, porque escusado será dizer que quem fez os comentários acima há muito tempo que não abre qualquer livro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Novidade - "Como Perder uma Eleição " de Luís Paixão Martins

1450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O que há de comum entre Costa, Cavaco e Sócrates? Ganharam eleições (chegando à maioria absoluta) com Luís Paixão Martins ao lado.

Luís Paixão Martins sabe como se ganham eleições. Esteve ao lado de José Sócrates, Aníbal Cavaco Silva e António Costa quando estes três protagonistas políticos alcançaram vitórias eleitorais históricas. A experiência fê-lo perceber que para ganhar eleições é preciso começar por identificar como não as perder. Numa viagem inédita aos bastidores da política portuguesa, Como Perder Uma Eleição aponta oito receitas para o desastre. Uma lição de comunicação eleitoral a que não faltam ironia, más práticas e boas histórias.

Segundo vislumbre sobre as novidades de janeiro

2.jpg


Em complemento às novidades de janeiro que apresentei no início do mês, acho que faz sentido deixar mais alguma referência que, entretanto, foram conhecidas. São mais 6 livros a que vale a pena dedicar atenção.


450.ggjfif.jfif


Dia 24 chega um livro muito curioso, “A Mandíbula de Caim” de Edward Powys Mather, sob o pseudónimo de Torquemada. Trata-se de um policial interativo onde é o leitor que tem de encontrar a combinação certa do mistério. Muito curioso!


00450.jfif


No dia 23 chega às livrarias mais um romance do recentemente falecido escritor Javier Marías, “O Homem Sentimental”, um dos seus primeiros romances, datados dos anos 80.


2450.jfif


Também dia 24 chega o livro “Esperança e Medo - Dois Conceitos de Liberdade” de Isaiah Berlin que reúne o essencial do seu pensamento sobre liberdade.


45ddd0.jfif


Pela Fundação Francisco Manuel dos Santos chega “Sociedade de Consumo e Consumidores em Portugal” de Mário Beja Santos. Mais um livro de grande atualidade da FFMS. Disponível dia 24.


4rt50.jfif


“Galileu em Pádua” de Alessandro de Angelis é a aposta da Gradiva para janeiro. O livro fala sobre os melhores anos da vida de Galileu. Disponível dia 24.


45feff0.jfif


Um novo thriller de Lucy Foley, “O Apartamento em Paris” chega também dia 24. É a autora do muito bem cotado “The Guest List”.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Novidade - "Retrato do Artista quando Jovem" de James Joyce

4ddpd50.jfif


Mais sobre o livro aqui 


Sinopse:


«O artista, como o Deus da criação, permanece no interior, ou atrás, ou para além, ou acima da sua obra, invisível, subtilizado, evaporado da existência, indiferente, entregue à limpeza das unhas.»

Parte do tríptico a que pertencem também Ulisses e Finnegans WakeRetrato do Artista quando Jovem aborda a formação espiritual do adolescente irlandês Stephan Dedalus e o processo de rebeldia em relação à rígida educação católica a que está sujeito. Se em Ulisses a descoberta se faz sobretudo pelo tempo, aqui é o espaço que representa o campo de exploração. Dublin surge como a cidade labiríntica cujas ruas, pontes, passeios e portas simbolizam os meandros do subconsciente de um jovem incompreendido e magoado, em busca da sua liberdade. Inteligente, irónico e pleno de sensibilidade, este foi o primeiro romance publicado por James Joyce, em 1916, anunciando uma originalidade que marcaria para sempre a história da literatura.

Leitura - "Terrinhas" de Catarina Gomes

Cópia de Uma das últimas compras (3).jpg


Mais sobre o livro aqui


“Terrinhas” foi um livro que me deixou com água desde a sua publicação, tanto pelo facto de ter sido o livro vencedor do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís de 2021, como pela descrição contida na sua sinopse.


As primeiras páginas confirmaram o interesse, porque o livro é de facto muito bom e porque diz muito a este leitor que também é da terrinha e reconhece em grande medida as realidades, os sentimentos descritos na história e a lógica do confronto entre mundo rural e o mundo urbano.


Há várias formas de ler um livro e uma das mais intensas acontece quando o vivemos e nos relacionamos com ele. Comigo aconteceu isso mesmo com este “Terrinhas” e as batatas da terra. Há nesta história muito bem imaginada e muito bem escrita, muito da minha infância, vivida e ouvida, do meu avô Manuel e da minha avó Ilda. Houve muito regresso às memórias, algumas adormecidas há décadas. Só por isso o livro já teria valido a pena.


Confesso que não sei onde termina a criatividade e onde começa algum eventual conhecimento pessoal da autora sobre a realidade relatada, mas a verdade é que o livro está extremamente bem construído a todos os títulos. Percebe-se que foi pensado para que tudo encaixe e para levar o leitor para lá das palavras. 


Não sei quantas leituras vou fazer este ano, mas já sei que “Terrinhas” vai constar entre as melhores. Um verdadeiro prazer percorrer e viver as páginas deste livro!

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Novidade - "Perder o Paraíso - As nossas mentes precisam da natureza" de Lucy Jones

sss450.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Uma elegia ao poder curativo da natureza, algo de que precisamos mais do que nunca, num mundo dominado pela ansiedade e pela iminente catástrofe ecológica.
Hoje, muitos de nós vivem dentro de quatro paredes, desligados como nunca do mundo natural, mas a natureza continua profundamente arraigada na nossa linguagem, cultura e consciência. Que acontece, pergunta a aclamada jornalista Lucy Jones, quando perdemos a nossa ligação com o mundo natural?

Com sensibilidade e rigor, este livro é uma viagem arrebatadora por uma investigação nova, que estuda o como e o porquê de a ligação com o mundo natural poder afetar a nossa saúde de maneira drástica. Desde as escolas florestais do leste de Londres até ao Banco Mundial de Sementes de Svalbard, passando por florestas virgens, laboratórios californianos e divãs de ecoterapeutas, Lucy Jones transporta-nos à vanguarda da biologia, neurociência e psicologia humanas, e revela novas formas de compreender o nosso relacionamento cada vez mais disfuncional com a Terra.





CRÍTICAS


«Fascinante! A ligação entre saúde mental e o mundo natural é forte e profunda. Boas notícias para quem está doente: apaixonarmo-nos pelo mundo que nos rodeia pode ajudar-nos de uma forma extraordinária. E quem se apaixona pela natureza pode protegê-la! Um círculo virtuoso que pode fazer uma diferença enorme na luta por um planeta viável.»
Bill McKibben


Literatura Fantástica? normalmente não, mas... (a propósito do livro "Rainha das Sombras")

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de


Quem por aqui costuma passar sabe mais ou menos quais os géneros literários que pode encontrar com maior frequência nas leituras, sugestões e recomendações do Ministério. Fantasia / Literatura Fantástica não costuma ser um desses géneros.


Embora não seja grande fã da expressão “não negue à partida uma ciência que não conhece”, existem livros, géneros e autores que eu nego à partida e não leio, nem divulgo. No entanto, existem outros, que estou disponível para experimentar. O campo da Literatura Fantástica é um desses casos, ou não fosse eu um apreciador de Tolkien.


O livro que me leva a falar sobre este tema é “Rainha das Sombras” de Sarah J. Maas, gentilmente enviado pela Marcador. Apesar de não ser nem de perto nem de longe uma leitura “óbvia”, não posso deixar de registar a minha curiosidade e a vontade e espreitar o livro, isto porque a autora venceu nos últimos 3 anos consecutivos a categoria de “Fantasia” dos Goodereads Choice Awards. Alguma coisa deverá estar a fazer (escrever) bem.


Posso até nem vir a ser um apreciador incondicional, mas logo que possível vou experimentar! Não vou negar à partida esta ciência que ainda não conheço.


Desse lado alguém já leu algum livro da autora? Alguma nota a registar?  

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Novidade - "Crónicas de um Livreiro" de Martin Latham

4fddd50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:




Esta é a história da nossa relação amorosa com os livros, quer os organizemos nas nossas prateleiras, inalemos o seu cheiro, rabisquemos nas suas margens ou apenas nos enrosquemos com eles na cama.
Em parte história cultural, em parte carta de amor aos livros e em parte memórias relutantes, estas são as crónicas de um livreiro que honra o seu ofício.





CRÍTICAS DE IMPRENSA


«Se vasculhar uma livraria é a sua ideia de paraíso, este livro dar-lhe-á um prazer muito parecido com o que espera encontrar no Céu.»
Jake Kerridge, Sunday Express


Últimas entradas na Biblioteca do Ministério - janeiro 2023

20230115_121244_resized.jpg


O mês de dezembro e o inicio de janeiro foram períodos (mesmo) muito generesos em termos de entrada novas na biblioteca do Ministério. A torre acima diz isso mesmo.


De muitos dos livros aqui identificiados já fui falando em vários momentos aqui no Ministério (ver por exemplo o post sobre os livros em destaque da semana passada) e creio que praticamente todos foram apresentados como novidades nos últimos tempos.


Todos, com excecão de um, “Rainha das Sombras”, sobre o qual falarei aqui durante esta semana, são livros que faziam parte da minha wishlist, ou são pelo menos de certeza do meu interesse, e são todos livros tremendamente interessantes, por isso mesmo, estamos perante uma grande colheita.


Há livros de muitos gérenos e para os mais variados interessens, da literatura aos livros de entrevistas, passando pela ciência (várias) e pela fantasia, aé à economia.


Não posso deixar de agradecer a todos a editoras que contribuiram para este lote de entradas na Biblioteta do Ministerío: Planeta, Gradiva, E-Primatur, Marcador, Clube do Autor, Saída de Emergência e Guerra e Paz. Muito obrigado!


Para quem possa ter interesse em explorar algum título em particular fica a lista completa abaixo. Há muito por onde escolher.


Boas leituras!


“Mega-Ameaças” de Nouriel Roubini


"O Mundo Pelos Olhos da Língua" de Manuel Monteiro


“Zoobiquidade” de Drª Barbara Natterson-Horowitz e Kathryn Bowers


“Contos e Novelas - Volume III - Toda a ficção curta de Camilo Castelo Branco” de Camilo Castelo Branco e Hugo Pinto Santos


“A Era da Incerteza” de Tobias Hürter


“Perguntas que Somos” de Paula Perfeito


“2030” de Mauro F. Guillén


“Como Falar com um Negacionista” de Lee McIntyre


“Vida Mortal e Imortal da Rapariga de Milão” de Domenico Starnone


“Irmãs de Prometeu - A química no feminino” de João Paulo André


“Rainha das Sombras” de Sarah J. Maas


“As Últimas Colheitas” de Philip Limbery


“Perder o Paraíso” de Lucy Jones


“Rússia” de Antony Beevor


“O Sentido da Vida” de Irvin D. Yalom


“Depois da Morte” de Bruce Greyson


“A Flor e o Peixe” de Afonso Cruz


“O Acontecimento” de Annie Ernaux


“A Vingança da Geografia” de Robert D. Kaplan


“Uma Pequena Vida” de Hanya Yanagihara


“Mentes Digitais” de Arlindo Oliveira


“Civilizações” de Mary Beard


“O Fim da Genética” de David B. Goldstein


“Uma História Laica do Médio Oriente” de Jean-Pierre Filiu


cb0b214f.gif


 

domingo, 15 de janeiro de 2023

Novidade - "Spirou - A Esperança Nunca Morre... - Primeira Parte" de Émile Bravo

4ddd50.jfif


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Janeiro de 1940. Um inverno particularmente rigoroso abateu-se sobre Bruxelas. Enquanto todos aguardam com apreensão a chegada iminente da guerra, Fantásio alista-se no exército belga. Colocado no forte de Ében-Émael, aguarda impacientemente o início dos confrontos com a certeza absoluta de que os exércitos francês e britânico esmagarão o exército alemão…

Quanto a Spirou, continua a ser paquete e a viver o mais normalmente possível. O seu encontro com Félix, um pintor judeu alemão cuja obra foi considerada degenerada pelos nazis, e Felka, a sua mulher, vai dar a conhecer a Spirou a questão judia e a complexidade da situação internacional.

Quando a guerra eclode, Fantásio tenta servir a pátria o mais heroicamente possível. Spirou, por seu turno, tenta compreender a complexidade da situação através de encontros com personagens profundamente humanas e procura tornar-se útil mantendo-se fiel aos seus valores.

Escrita por uma das figuras mais destacadas do atual panorama da banda desenhada em França, esta é uma obra de grande fôlego (sendo este volume o primeiro de quatro), que constitui um verdadeiro romance literário em BD onde se misturam ação, humor, verdades históricas e reflexões filosóficas.