sábado, 31 de agosto de 2019

Fazia desta livraria a minha casa 2

2.jpg


Livraria El Pendulo, Cidade do México, México


 

Novidade - "Caro Evan Hansen" de de Justin Paul, Benj Pasek, Steven Levenson e Val Emmich

sfsfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando uma carta que ninguém deveria ter visto, aproxima Evan Hansen de uma família em sofrimento pela perda de um filho, ele depara-se com a oportunidade de uma vida: o desfrutar do sentimento de pertença. Ele tem apenas de fingir que Connor Murphy, um rapaz manifestamente perturbado que frequentava a mesma escola, era o seu grande amigo secreto. de um momento para o outro, Evan deixa de ser invisível - até mesmo para a rapariga dos seus sonhos.

E os pais de Connor acolhem-no como se Evan lhes pertencesse, desesperados para, através dele, saberem mais sobre a existência enigmática do seu recém-falecido filho. à medida que Evan se embrenha na espiral de revolta, arrependimento e confusão da família Murphy, ele tem consciência de que o que está a fazer é errado.

Mas se está a ajudá-los, o que terá isso de errado?
Agora que deixou de ser atormentado pela ansiedade causada pelo desapontamento nos olhos da sua mãe, este novo Evan encontrou um objetivo. E também confiança. Cada dia da sua vida é surpreendente. Até que surge o risco de tudo vir a ser desvendado e Evan confronta-se com um obstáculo: ele próprio.

Uma pequena mentira leva a verdades complexas nesta emocionante narrativa sobre sofrimento, autenticidade, e capacidade de luta para usufruir do sentimento de pertença numa idade de ligações efémeras e isolamento profundo.

Adaptado a partir do musical Dear Evan Hansen, um dos maiores êxitos em cena na Broadway, os direitos deste livro foram adquiridos por editoras de mais de 15 países.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Leitura - "O Futuro da Humanidade" de Michio Kaku

daddd.jpg


Mais sobre o livro aqui


A leitura de livros na área da ciência é para mim uma necessidade, por isso, periodicamente escolho um título e tenho de o incluir no meu role de leituras. Desta vez a escolha foi um livro que já andava há muito na minha wishlist, “O Futuro da Humanidade” de Michio Kaku. Contrariamente ao que acontece com muita gente nas áreas de governo deste planeta, a futuro da Humanidade é um tema que me interessa.

Novidade - "Wissper - O mistério dos ratinhos" de Nuvem de Letras

kjk.jpg


Mais sobre o livro aqui


Novidades também para os mais pequenos!


Sinopse:


Os livros da Wissper foram pensados para fomentar valores como a amizade, o trabalho em equipa, o respeito pelo ambiente e pelos animais, a resolução de problemas e a generosidade.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Festa do Livro em Belém

flbelem.png


Este ano haverá novamente Festa do Livro em Belém, nos jardins do Palácio de Belém. Tem sido assim desde que Marcelo é presidente. É uma mini Feira do Livro.


Para além de bancas de livros de muitas editoras haverá ainda música, cinema, jogos para os mais pequenos.


A Festa do livro decorre ente 29 de agosto e 1 de setembro e tem entrada gratuita. Este ano quero ver se passo por lá.

Novidade - "Manual do Bom Fascista" de Rui Zink

yuj.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quanto de fascista há em si? Estará o fascismo entre nós ou dentro de nós?

O Manual do Bom Fascista é um compêndio sobre a ascensão do fascismo dividido em 100 lições (ou mesmo mais) acessíveis a aprendizes de todos os níveis. Alguns dirão que este livro é uma chamada de atenção para o crescente poder do neofascismo, convidando a uma reflexão urgente sobre o modo como todos contribuímos para a propaganda desta ideologia. No entanto, talvez o livro seja mesmo apenas aquilo que parece: um manual de instruções para ajudar o leitor a descobrir o bom fascista que há em si, e como o alimentar melhor, quais as vitaminas a tomar, os exercícios a fazer, a fim de o aperfeiçoar. A bem da nação, obviamente.
Com amor e carinho, Rui Zink apresenta-nos um ensaio sobre a ideologia que voltou para assombrar os nossos dias e, se não nos pusermos a pau, os dos nossos bisnetos. Cientificamente concebido como guião, o Manual do Bom Fascista inclui casos que podem ser reais e um fascistómetro para o ajudar a ser um fascista bem-sucedido.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Blog Ministério dos Livros promovido a editora (ou talvez não...)

BLOG.png


Um dia destes recebi um email muito formal, no email do blog, a pedir o contacto de “um dos meus autores” pois a entidade em causa pretendia solicitar os serviços de tal pessoa.


Pensei que se teria tratado de um engano, e respondi cordialmente isso mesmo, que deveria haver algum engano na escolha do destinatário do email.


Obtive como resposta um email ainda mais formal, a roçar o quase atestado de estupidez, com a nota que se não quisesse dar não dava, mas que apenas pretendiam o contacto do dito autor publicado por “esta editora”...


Tendo em conta a nota “esta editora” foi pesquisar e de facto encontrei alguns livros de uma editora que terá existido (penso que já não existe) e tinha o mesmo nome deste blog “Ministério dos Livros”.


Reenviei novo email apenas referindo que este humilde espaço é apenas um blog não uma editora, pelo que, contacto, só o do seu autor...

Novidade - "O Rapto de Edgardo Mortara" de David I. Kertzer

jghjjh.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O extraordinário caso da detenção de um rapaz judeu, de seis anos, às ordens do Vaticano, em 1858, que contribuiu para o colapso do poder temporal do Papa.

Bolonha: crepúsculo, Junho de 1858. Batem à porta da casa de Momolo Mortara, um comerciante judeu. Entram dois oficiais, a mando da Inquisição, para levarem Edgardo, de seis anos de idade, filho de Momolo. Ao ver a criança a ser arrancada dos braços do pai, a mãe desfalece.

Motivo do rapto: Edgardo tinha sido batizado em segredo, por uma criada da família. Segundo a lei dos estados pontifícios, o rapaz passara assim a ser um católico, o que tornava lícito que fosse retirado à família e levado para um mosteiro especial onde a sua conversão seria concluída.

É com esta cena chocante que o historiador David I. Kertzer, galardoado com diversas distinções, inicia o seu relato da verdadeira história de como o rapto desta criança esteve na origem do colapso do Vaticano enquanto poder secular.

Kertzer retrata a angústia de uma família de modestos comerciantes, o ritmo da vida quotidiana no gueto judeu de Bolonha, e explora também, através da evocação das campanhas revolucionárias de Mazzini e Garibaldi, e de figuras como Napoleão III, a emergência da Itália como um estado moderno e nacional.

Comovente e esclarecedor, O Rapto de Edgardo Mortara lê-se como um thriller histórico e dá-nos a conhecer, de forma rigorosa, o modo como esta tragédia humana mudou o curso da História.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Leitura - "Autobiografia" de José Luís Peixoto

asdd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Adoro livros de uma forma generalizada, não é uma novidade e é essa a razão de existir deste blog, mas ainda assim, para mim não deixa de haver livros e LIVROS.


Autobiografia é um LIVRO. Não sei porquê, mas já tinha essa ideia, ou sensação, como queiram chamar-lhe, e ao fim de 10 páginas essa sensação é uma realidade.


Para alguém que sonha escrever este livro é equivalente a (perdoem-me a analogia futebolística) um jogador da 3ª divisão a ver o Ronaldo ou o Messi a fazerem um “hat-trick” numa final da Champions. É qualquer coisa de inatingível.


Sejamos francos: não será provavelmente um livro de opinião unanime e, acredito, que a maioria dos leitores vá para os extremos. Ou se gosta, ou não se gosta. Eu fui para o lado do gosto, muito, e acredito que a maioria também irá.


Peixoto faz malabarismos com as palavras, com a história e com as personagens de uma forma que, eu diria, é brilhante, mais ainda quanto coloca Saramago no centro do enredo. Peixoto faz de forma natural com as palavras aquilo que muitos tentam, de forma forçada, artificial. É quase como se nos permitisse degostar as palavras.


Não vou entrar aqui em detalhes e ser spoiler. Sabendo o quanto o que vou dizer pode ser injusto, arrisco dizer que se só puderem ler um romance de um autor português este ano, leiam este. O melhor livro de ficção que li nos últimos tempos. De longe.


5Estrelas.png


 

Novidade - "Nunca se Perde uma Paixão" de Eduardo Sá

asdddadd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


"Todo o amor é tímido. E excêntrico, talvez. Não se previne nem se explica. Por tudo isso, não sei se deva escrever sobre o amor.
Mas, também a mim, este livro me apanhou desprevenido. E talvez só isso tenha feito, tomado por hesitações, aventurar-me nele. Porque é assim - suponho eu - que, em todos nós, se vive qualquer amor: de forma singular e com a descontração que só se tem diante dos gestos com qualquer coisa de banal. Por isso mesmo, não há como escrever sobre o amor. Será mais ele que nos escreve a nós."


O amor, neste livro, escreve-nos com doçura, deambula, procura caminhos. É um amor que explora, sempre curioso, os caminhos insondáveis do coração. Ou do cérebro, porque se aventura também no reino da biologia, investiga a química real que nos move. Não satisfeito, deita-nos no divã quando calha, faz perguntas, deixa-nos inquietos, abandona nos.


Mas volta sempre e conta-nos pequenas histórias, e percorre a Grande História, e fala da sexualidade, e inquieta-nos. E esse amor que nos escreve, pela mão de Eduardo Sá, é democrático, universal, por vezes travesso. Todos nos revemos nele, todos nos reconhecemos e espantamos: se não é isto o amor, o que será?

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Os livros de Verão de Obama

obama082019.png


Como vem sendo hábito desde que deixou a Casa Branca, Barack Obama divulgou as suas preferências/sugestões literárias para as férias de Verão.


Anualmente há duas pessoas que eu tenho sempre em conta no que diz respeito a recomendações de livros, uma é Bill Gates e a outra é Obama. Há, regra geral, sempre livros de muito interesse e que em muitos casos eu nem conhecia.


Assim, no que diz respeito à lista de Verão de Obama, destaco:


sdd.png


"The Nickel Boys", de Colson Whitehead - livro sobre o qual  já aqui escrevi anteriormente. Novo livro do autor que ganhou em 2017 e 2017 vários prémios importantes, entre os quais o Pulitzer de Ficção e o National Book Award com o livro "Estrada Subterânea".


htg.jpg


"The Shallows", de Nicholas Carr – é um livro já com 10 anos, mas que é considerado por muitos com o livro de referência sobre as consequências da internet no ser humano. Está traduzido também em português: "Os Superficiais".


dsds.png


"Exhalation", de Ted Chiang – autor do livro que esteve na base do filme The Arrival sobre o qual já escrevi aqui. Ficção cientifica para pensar.


250x_jpg.png


"Maid", de Stephanie Land – um livro sobre a experiência de uma emprega de limpeza nos EUA, um relato na primeira pessoa sobre as dificuldades e luta de uma mãe para conseguir uma vida digna para si e para a sua filha.


É preciso ainda referir que Obama sugere a leitura da obra de Toni Morrison escritora falecida recentemente e muito apreciada pelo antigo presidente americano.

Novidade - "O Banquete" de Platão

sdffdf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Nova tradução, feita a partir do grego pela helenista Maria Mafalda Viana.

Este clássico de Platão, composto por volta do ano 384 a.C., constitui-se como a primeira obra literário-filosófica de um conjunto onde se pensa e discute em torno da mesa - neste caso, um banquete citadino, entre amigos, organizado inicialmente para celebrar uma vitória de Ágaton, o anfitrião, nas festas Leneias.

Sócrates, Xenofonte, Aristodemo, Erixímaco e outros conversam sobre assuntos corriqueiros, como as sandálias elegantes de Sócrates, mas também sobre poemas de Homero, a pólis e, sobretudo, o amor.

Um amor enquanto forma de elevação da alma humana, nunca aqui desligado da homossexualidade, que singulariza este diálogo platónico em relação a todos os outros.

Esta nova tradução devolve-lhe toda a sua força simbólica.

domingo, 25 de agosto de 2019

Demasiado "Fod...", ou para quem seja mais suscetível "F*d..."

dsfdsdf.png


 


Ainda a propósito do post de ontem gostaria apenas de deixar a minha opinião relativamente ao excesso de “fod...”, com ou sem asterisco é indiferente, na literatura atual.


Vamos por partes: este leitor não tem nada de pudico e tem uma boa relação com a palavra em causa em contexto próprio, a minha questão é a utilização desmesurada, meio camuflada da palavra com o objetivo de atrair o leitor para alguma coisa.


Aquilo que por um lado é um ato de liberdade acaba por ser, acredito eu, um mero gesto de marketing, que alguns poderão dizer é tão válido como qualquer outro. Posso até aceitar até certo ponto, mas tudo o que é demais enjoa. A questão é que vende...

Novidade - "Eu & Eles" de Kristan Higgins

fsfsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Chastity é uma verdadeira maria-rapaz e tem orgulho nisso. Mas ter apenas amigos do sexo masculino poderá trazer-lhe desvantagens.


Chastity O’Neill é jornalista e regressa à sua cidade-natal com intenções de assentar e desenvolver o seu lado mais feminino. Já tem uma cadela trapalhona e uma casa em seu nome, só lhe falta o marido e os filhos. Contudo, para alcançar o seu final feliz, Chastity precisa de ultrapassar dois obstáculos: a juntar ao facto de ser uma matulona de 1,80m, capaz de intimidar a maior parte dos homens, tem quatro irmãos muito protetores e com manias de macho dominante.


Com a sua vida amorosa completamente estagnada, Chastity está desesperada. Mas ganha um novo ânimo quando, durante a escrita de um artigo acerca dos heróis da terra, conhece Ryan Darling, um cirurgião lindo de morrer! Além dos evidentes atributos físicos, Ryan tem um grande potencial para futuro marido! Só há um problema: o regresso às origens implica também o reencontro com Trevor Meade, o seu primeiro amor.


A verdade é que ela nunca o esqueceu, embora ele pareça sentir-se muito confortável no seu papel de bombeiro preferido da população feminina da cidade.


Mas, para Trevor, ela é apenas uma grande amiga, quase uma irmã…

sábado, 24 de agosto de 2019

O que se lê lá por fora - Brasil

Por vezes gosto de espreitar os tops de vendas de livros lá por fora (já aqui falei por diversas vezes do NY Times) para tentar perceber semelhanças e diferenças com o que acontece por cá. Esta semana espreitei as vendas no Brasil e a primeira cois que salta à vista é que o livro mais vendido é o mesmo há mais de um ano "A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da"  de Mark Manson (tenho quase a certeza que não estou a exagerar) e foi também o mais vendido no ano passado no Brasil e em Portugal (foi também uma das minhas leituras).


De destacar que há dois brasileiros no top 5 o não deixa de ser relevante, independentemente do tema do livro e que 4 dos 5 livros estão enquadrados na área/tema de autoajuda, embora muito honestamente ache que hoje em dia também já se inclui tudo e mais alguma coisa nesta área.


Acho muito curioso espreitar o que se lê lá por fora. Para mim o Brasil não seria necessariamente o exemplo mais próximo de nós no que diz respeito a leituras, mas afinal tem mais em comum do que parece (se compararmos o TOP abaixo com o da FNAC esta semana no campo da não ficção, os dois livros de Mark Manson aparecem ambos no top 6 dos dois países).


 


topbrasil.png


 

Novidade - "Os Lusíadas de Luís de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo" de João de Barros

fdds.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Era uma vez um povo de marinheiros e de heróis, o povo português, o nosso povo, que já lá vão muitos anos — mais de quatrocentos — quis descobrir o caminho marítimo para a Índia. A Índia aparecia então, aos olhos de todos os Europeus, como terra de esplendor e de riqueza, que todos os homens desejavam, mas onde era difícil, quase impossível chegar. Quatro pequenos navios — tão pequenos sobre o imenso, ignorado Oceano! — Quatro naus comandadas pelo grande capitão Vasco da Gama lançaram-se através do Atlântico, só conhecido até ao Cabo da Boa Esperança, dobraram esse Cabo e puseram-se de vela para a região que demandavam.


O vento era brando, o mar sereno. Até então a viagem correra sossegada. Mas os perigos seriam constantes, a travessia arriscada, a viagem longa. E ninguém sabia ao certo o rumo a seguir, pois nunca outra gente se atrevera sequer a tentar tão comprida e custosa navegação.


Só a coragem e a audácia dos Portugueses seria capaz da proeza heróica! Assim inicia João de Barros a sua adaptação em prosa de Os Lusíadas, o poema épico português. Nesta obra, o autor condensa e simplifica a leitura dessa joia da literatura nacional, tornando-a acessível a um público mais jovem, mas interessado em conhecer a sua História e as suas Origens.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Audiobook – uma experiência com “Animal Farm”

51xEZtlYGfL__SX330_BO1,204,203,200_.jpg


 


Já aqui escrevi anteriormente que não sou fã de livros fora do seu formato original, o papel. Gosto de livros na sua essência, gosto pouco dos seus derivados. Livros para mim são objetos que se manuseiam, que podem ser mexidos, apreciados, lembrados quando passamos por eles. Sim, é uma versão de velho quadrado, mas é a minha.


Dito isto, mantendo esta versão como verdadeira, mas não querendo ser híper-quadrado, decidi fazer uma experiência com um audiobook. Porquê? bom, por duas razões em concreto: a primeira é o facto de existirem momentos que até podiam ser aproveitados para ler, mas que logisticamente não é possível, como por exemplo, exercício em bicicleta estática ou elíptica, a segunda é o facto de ter perceção que, por muito que gostasse, o número de livros que nunca vou ler será sempre exponencialmente superior aos que vou ler, por isso, mais vale um audiolivro do que livro nenhum.


Para além das duas razões acima tenho também dois critérios: terão de ser livros que eu não tenho em casa e livros que eu em algum momento já quis ler e não li.


Assim, cumprindo todas estas razões e critérios, comecei ontem a ouvir em inglês “Animal Farm” de George Orwell. Ouvi cerca de 25 minutos e posso dizer que correu bem. Vamos ver que a coisa pega.

Novidade - "Jaime Bunda e a Morte do Americano" de Pepetela

addada.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Depois de Jaime Bunda, Agente Secreto, o James Bond angolano regressa para nos deleitar com as suas proezas detectivescas. Um romance policial satírico em que Pepetela, com o humor e a ironia a que já nos habituou, nos oferece um retrato da sociedade do seu país.

«Então não havia o Afeganistão, a Somália, o Irão ou a Colômbia, países ideais para um americano morrer de morte matada, sem levantar muitas comoções nem pasmos, pois eram territórios já habituados a serem tratados de promotores e antros de horripilantes antiamericanismos? Aí tanto fazia, mais um menos um, não provocava qualquer crise mundial.
Por que iria logo escolher a pacífica Benguela, onde, de memória de gente, nunca nenhum americano tinha morrido, nem mesmo quando os ianques andaram a apoiar, abertamente ou de caxexe, os famigerados terroristas, linguagem oficial de um dos lados, lídimos e heroicos defensores da democracia no dizer do outro lado? Mas foi assim que aconteceu, o engenheiro gringo bateu subitamente a caçoleta na pachorrenta cidade das acácias rubras, para grande tristeza e preocupação dos governantes, locais e nacionais, e perante a indiferença da maioria da população, ocupada na legítima e cada vez mais problemática azáfama de sobreviver.»

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Dava um bom retiro livresco 49

0820194.jpg


Ora, portanto... chegar, olhar para o horizante, puxar de um livro, sentar e apreciar o momento. Tão simples...


 


 

Novidade - "Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil" de Pero Vaz de Caminha

aaaa.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Já pensaste como seria fascinante para uma pessoa do século XVI entrar numa embarcação e ir conhecer realidades completamente novas? Este livro conta como foi a reação dos portugueses ao encontrar, pela primeira vez, terras brasileiras e os índios que lá viviam!
O talentoso Pero Vaz de Caminha conseguiu aliar, nesta obra, a fiabilidade de um relato histórico, contado na primeira pessoa, a um estilo de escrita verdadeiramente fascinante. Queres saber como foi o primeiro encontro do Capitão Pedro Álvares Cabral com os índios? Ou descobrir como é que estes se vestiam, onde dormiam e como se comportavam? Então não deixes de ler este surpreendente e interessante livro!
A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Ler em férias para preparar a rentrée

reentrée.png


 


Bem sei que ainda estamos em pleno período de férias, mas para quem esteja já a pensar na rentrée, ou esteja a aproveitar este período para refletir sobre algumas mudanças a realizar, deixo aqui o link para o artigo do Dinheiro Vivo com sugestões de leitura exatamente com esse propósito.


Pela minha parte destaco dois livros:


“A Força do Hábito” de Charles Duhigg. Este livro esteve no meu radar muito tempo há cerca de dois anos, mas depois foi ultrapassado por outros. É um livro que me parece muito interessante.


“Nudge” de Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein. Este tenho em casa e é uma leitura várias vezes adiada. Tenho muito boas referências do livro.

Novidade - "O livreiro" de Mark Pryor

asdsaad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Neste empolgante romance (que prenderá os leitores da primeira à última página), encontramos a história de um terrível segredo escondido durante décadas nas páginas de um livro há muito desaparecido.


Hugo Marston decide comprar um livro raro numa banca de obras antigas. Poucos minutos depois, Max é raptado. Vivamente surpreendido com o ato, Marston, chefe de segurança da embaixada americana em Paris, nada consegue fazer para impedir o raptor, mas inicia então uma investigação destinada a encontrar o livreiro, recrutando a ajuda do seu amigo Tom, um agente da CIA.


A busca de Hugo revela que Max é, afinal, um sobrevivente do Holocausto que mais tarde se converteu num caçador de nazis.


Estará o rapto ligado ao sombrio passado de Max ou aos misteriosos livros raros que vendia?

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Curiosidades Livrescas

CL.png


 


O livro “A história de uma serva”, de Margaret Atwood (livro que está no meu pipeline de leituras a curto/médio prazo), apresenta um futuro tenebroso, onde mulheres férteis são mantidas escravas da procriação.


Quando questionada, Atwood diz que o livro não deve ser considerado propriamente ficção científica, antes um género de ficção especulativa porque, embora o mundo que ela criou não exista, todas as atrocidades que acontecem nesse mundo ao longo do tempo têm precedentes do mundo real e de alguma forma estarão já a acontecer em algum lugar do mundo no momento em que ela escreveu o livro.

Novidade - "A brincar também se educa" de Inês Afonso Marques

sdfdssdf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


O seu filho tem oportunidade para se deitar na relva do jardim e olhar para o céu? Gosta de ler e desenhar? Tem espaço, entre as tarefas do dia a dia, para trepar árvores e saltar nas poças de água? A sua família perde a noção do tempo entre cócegas, lutas de almofadas, colos e mimos?
Inês Afonso Marques não tem dúvidas: enquanto dá tempo e espaço para o seu filho brincar, está a educá-lo, a ajudá-lo a crescer, a fazer escolhas, a usar a criatividade, a desenvolver a capacidade de raciocínio, a explorar o mundo, a observar- se a si e aos outros, a descobrir as suas emoções, a estimular a curiosidade.


Neste livro prático, dirigido a pais e educadores, a autora, psicóloga que trabalha diariamente com crianças e famílias, desmistifica a ideia da falta de tempo dos pais, explicando que bastam apenas 15 minutos por dia para brincar com o seu filho. Um tempo especial de partilha, descoberta e crescimento. E dá-lhe ideias e sugestões de jogos e tarefas.
Brincar não tem idade, logo encontra aqui ideias para bebés, crianças e até para os que já têm um pé na adolescência. O importante é aproveitar este tempo especial com quem mais ama, ajudando o seu filho a crescer. Afinal de contas, a brincar também se educa!

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Desafio de leitura para 2019 - ponto de situação

ffsf.png


Quando comecei o blog em 2017 tinha estabelecido inicialmente o objetivo de ler 12 livros, 1 livro por mês, mas acabei por alterar o objetivo para 15 livro e, no fim de contas li 16.


Para 2018 estabeleci uma meta mais ambiciosa, 20 livros, e com algum esforço à mistura cumpri rigorosamente o objetivo, li 20 livros.


Quando pensei no desafio para 2019, pensei que 25 poderia ser um número elevado, mas aceitável.


Pois bem, estamos em meados de agosto e já li 20 livros, os mesmos que li o ano passado e conseguirei certamente ultrapassar os 25 até final do ano. Sem pressas, nem novos objetivos.


Ler não é uma competição nem uma maratona. Não fico satisfeitos por ter lido mais ums metros de livros. Fico satisfeito por dois motivos: porque tenho conseguido fazer mais e mais tempo algo que me dá tremendo prazer e porque tenho tirado esse tempo para lazer ao trabalho em excesso que antigamente me consumia muito mais horas.


Não leio por ler. Leio porque, genuinamente, é das melhores coisas da vida.

Novidade - "O Fundamentalista Relutante" de Mohsin Hamid

dasdsadd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Livro do mesmo do autor de "Passagem para o Ocidente", livro que já li este ano e que gostei bastante.


Sinopse:


Uma noite, num café em Lahore, o narrador conhece um homem misterioso. Este convida-o para tomar um chá e conta-lhe uma história. É o relato da sua ida para a América, quando era jovem, e de como abraçou o sonho ocidental. O primeiro da sua turma em Princeton, foi contratado por uma corporação de topo e prospera em Nova Iorque. E a sua paixão pela bonita e elegante Erica é uma promessa de entrada na alta sociedade de Manhattan. Mas, após o 11 de Setembro, a sua identidade sofre uma mudança, revelando fidelidades mais fortes do que o dinheiro, o poder e talvez até mesmo o amor por Erica. Quando anoitece, o narrador assiste ao desvanecer do sonho e da vida daquele homem já menos misterioso, bem como ao desfilar dos seus sentimentos de raiva e traição. Por fim, as razões para aquele chá tornam-se absolutamente claras…


Finalista do Man Booker Prize 2007 e do Commonwealth Writers Prize Livro da década para o The Guardian Melhor livro do ano para o The Washington Post e o San Francisco Chronicle.

domingo, 18 de agosto de 2019

Fazia desta livraria a minha casa 1

dadad.jpg


Inauguro hoje um novo seguimento no blog: “Fazia desta livraria a minha casa”, livrarias espalhadas pelo mundo que facilmente se transformariam na minha casa. E não haveria melhor forma para começar do que com uma livraria portuguesa, no caso a primeira livraria que conheci para comprar livros quando vim estudar para Lisboa, e só por acaso também a livraria mais antiga do mundo, a Bertrand do Chiado.

Novidade - "Por Aqui Não Há Crocodilos!" de Jonny Lambert

sdssd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Todos muito atentos! Vamos com muito cuidado pelo atalho através da enseada sinistra e sinuosa - cheia de espinhos afiados e trepadeiras baloiçantes que podem quebrar...


Mas, pelo menos, não há´ nem um crocodilo! Ainda bem - são assustadores e estão sempre esfomeados. Espera la´... o que e´ aquilo?


Ui! Cuidado com os crocodilos escondidos nesta fabulosa e divertida história, cheia de peripécias!

sábado, 17 de agosto de 2019

Quando se descobre uma escritora porque ela faleceu

190806-think-toni-morrison-se-420p_e22cc716e12aafd


Sendo completamente honesto, até saber da notícia da sua morte na semana passada, pouco mais sabia sobre a escritora Toni Morrison do que o facto de ter ganho o prémio Nobel da Literatura.


Tinha apenas uma muito vaga noção do seu papel nas lutas e conquistas da comunidade afro-americana e não tinha noção que tinha sido professora, e vencedora de outros prémios importantes como o Pulitzer e o National Book Critics Circle Award e que tinha sido galardoada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo Presidente Obama.


Nas suas obras mais conhecidas contam-se “Beloved”, (este eu conhecia de nome mas pouco mais) que lhe garantiu o Pulitzer e “Song of Solomon”, que lhe deu o National Book Critics Circle Award.


Tive oportunidade de ler algumas notícias sobre a sua vida e com isso fiquei a saber um pouco mais sobre a sua importância e a sua obra. Espreitei as páginas disponíveis do livro “Beloved” e fiquei cativado a ler mais. Já estou em cena para tentar adquirir e creio que será uma forte hipótese de leitura a breve prazo. É triste, mas se não posse o infeliz evento da sua morte muito provavelmente continuaria na ignorância.

Novidade - "Socorro! Os Miúdos Estão Offline" de Verity Davidson

fdsf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Pode ser muito útil em tempo de férias.


Sinopse:


Como é possível manter os mais novos afastados dos ecrãs e evitar que eles se queixem que não têm nada para fazer?
Este é o livro que vai ajudar nessa missão!


Está equipado com ideias simples e brilhantes para fazer atividades com os mais novos e criar grandes memórias.


Nestas páginas está toda a inspiração necessária para inventar jogos ao ar livre, diversões dentro de casa, trabalhos manuais e jogos em grupo.


Um guia essencial para os pais, educadores ou animadores.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Book quote

082019.png


Não há muito a acrescentar porque a frase diz tudo. Os livros dever servir para nos ajudar a refletir, sejam eles de que tipologia forem. Um livro de ficção cientifica pode ser um motivo de reflecção tão grande, ou maior do que um ensaio. Sim, “digerir” um livro é tão importante como digerir uma refeição.

Novidade - "O Sangue de Roma" de Simon Scarrow

ghf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Cato e Macro estão de regresso em mais uma emocionante aventura.
O Império Parto invadiu a província romana da Arménia, derrubando o rei Rhadamistus. Este é um monarca ambicioso e impiedoso, mas é leal a Roma. O general Corbulo tem como missão recuperar o poder, ao mesmo tempo que prepara as tropas para a guerra com o poderoso Império Parto.
Mas o exército que lidera não está preparado para um conflito tão violento, e a chegada de Cato e Macro, veteranos de várias campanhas, é saudada por Corbulo.


Restaurar um rei deposto é um jogo perigoso. E a brutalidade de Rhadamistus para com os que o derrubaram é a faísca para uma rebelião que irá testar até ao limite a bravura e a vontade do exército romano. Mas, neste jogo de sombras e interesses, nem todos os inimigos estão no campo de batalha…

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Leitura - "Autobiografia" de José Luís Peixoto

asdd.jpg


Depois de ponderação e análise da oferta disponível, a escolha para próxima leitura acabou por recair numa das minhas últimas compras: “Autobiografia” de José Luís Peixoto. Iniciada ontem.


Acho que já aqui tinha escrito que tenho muita curiosidade em relação a este livro, por isso muito brevemente vou ficar a saber se é justificada, ou não. Acredito que sim.


Mais sobre o livro aqui.

Novidade - "Lendas" de Gentil Marques

dasdsad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Esta obra apresenta uma seleção de lendas populares que te permitirá fazer uma longa e fascinante viagem às origens do nosso país.
Do rico património histórico e cultural português, surgem estas maravilhosas lendas, que contam histórias sobre mouras encantadas, reis corajosos, mulheres destemidas, monstros assustadores, guerreiros valentes, amores profundos e batalhas inesquecíveis!
A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Não gosto de não gostar de livros

ghfhf.jpg


 


Felizmente não me acontece muito, mas ultimamente aconteceu-me duas vezes: não gostar de um livro, ou pela menos não o apreciar como estaria à espera.


Aconteceu-me com “Less” e mais recentemente com “Outono”. Tinha boas expetativas em relação a ambos os livros e estas acabaram por não se concretizar.


Como também não gosto de deixar livros a meio, mesmo não estando a apreciar particularmente, levo o livro até ao fim, na expetativa de até poder mudar pelo menos parcialmente de opinião.


Confesso que há duas coisas que me custam: a primeira é ter criado uma ideia errada do livro, mas mais ainda o facto de ter dedicado precioso tempo a um livro que afinal não gostei tanto quando o podia canalizar para outro melhor.


É verdade que em tudo na vida isto acontece, e vai voltar a acontecer, mas como, regra geral, tenho acertado nas escolhas dos livros que leio e nos últimos tempos tive duas escolhas menos boas, confesso que me deixou a pensar: ou ser mais criterioso nas escolhas ou então aceitar melhor que posso escolher livros que gosto menos.


Enfim, ler também é isto e tenho a certeza que há muita gente que leu os dois livros e os achou muito bons, e que há livros que eu gostei que muita gente não gostou. É assim mesmo, e ainda bem, de qualquer forma quero ver se evito nos próximos tempos. É chato não gostar de livros.

Novidade - "Trajectos Filosóficos" de José Gil

sfsff.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Quando os pirilampos surgem, ao cair da noite, não anunciam as trevas. Quando começa a ficar escuro, as luzes saltitam, aparecem e desaparecem, mudam de sítio, povoam o espaço e, iluminando o ponto em que se encontram, marcam a distância entre a claridade do crepúsculo e o escuro por vir.


Assim fazem os conceitos, pirilampos num lusco-fusco que o pensamento atravessa. Rasgam o espaço, orientando-o aqui e ali, correndo livres, à procura uns dos outros, em conivência íntima inconsciente. A filosofia tenta ligá-los, entrando ao máximo na sua luz, ampliando-a, intensificando-a, traçando os melhores trajectos para se encontrarem.


Abre caminhos, descobre atalhos de um a outro conceito e dentro de cada conceito. Às vezes tece uma rede vibrante de percursos. Do homem ao animal, da indiferença à inexistência de Deus, do destino à história, ou da máquina inteligente ao pensamento, inventam-se trajectos que, no meio do tumulto do mundo, lançam um facho de luz no escuro da noite.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Leitura - “Escola de Espiões” de Denis Bukin

aaadsadadad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Há uma cena no filme “The Bourne Identity” com Matt Damon no papel de Jason Bourne, em que ele está sentado num café com a rapariga que o está a ajudar na fuga a uns tipos que parecem ser os únicos que sabem a sua identidade, (ele não se lembra quem é). Nessa cena ele diz que sem saber porquê decorou todas as matrículas dos carros que estão no parque do café e tomou nota mental do comportamento das pessoas que estão sentadas no mesmo café. Para quem não conhece, Jason Bourne é uma espécie de agente secreto e esta cena, nem sei bem porquê, é uma das imagens de marca que me vem à cabeça sempre que penso em... agentes secretos.


Isto tudo para dizer que conclui o livro a “Escola de Espiões” de Denis Burkin e a imagem acima referida me passou pela cabeça inúmeras vezes.


É efetivamente um excelente livro, alegadamente escrito por um ex-agente secreto, que nos ensina o que precisamos de saber para nos tornarmos espiões, pelo menos de trazer por casa.


O livro é simples, direto e tem uma componente prática que acompanha toda a teoria com inúmeros exercícios para colocar em prática os conhecimentos adquiridos de uma forma foi didática. A base para a todo o livro é uma história real, no mundo do KGB, que o autor aproveita para enquadrar os ensinamentos que pretende passar


Devo dizer que fiz uma parte dos exercícios, mas a partir de um certo nível de dificuldade a coisa complica-se e só com muita prática é que lá chagamos. Mas apreciei cada momento, sem dúvida.


Para quem esteja desse lado e que pense que este livro é exclusivamente para apreciadores e entusiastas do tema espionagem, desengane-se. A maior mais valia do livro (para além do tema em si) é a componente de ensinamento prática que pode ser aplicado no nosso dia a dia em vertentes como seleção de informação, concentração, memorização e foco, em particular em situações de stresse. Se tiverem oportunidade leiam e tirem as vossas conclusões. Eu tirei meia dúzia de notas que vou tentar aplicar. Não vou ser um agente secreto, mas acho que posso pelo menos tentar ser um melhor “agente”.


E mais uma vez o meu obrigado à Bertrand pela oferta.


5Estrelas.png


 


 

Novidade - "A Companhia Negra - Vol. 1" de Glen Cook

dasddd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Durante incontáveis gerações, a Companhia Negra, a mais famosa e temida irmandade de mercenários, serviu grandes senhores. Mas os dias de glória há muito que ficaram para trás. A trabalhar para o governador de uma ilha insignificante, estes veteranos limitam-se a fazer aquilo para que são pagos, enterrando com os seus mortos o desencanto que os atormenta.


Entretanto, depois de séculos de enclausuramento, a Senhora ressurgiu. Alguns acreditam que ela é a única que mantém o mundo a salvo de um mal maior. Outros temem que ela seja a encarnação desse mesmo mal.
Quando surge a profecia de que, algures, nasceu uma jovem que irá livrar o mundo da Senhora e dos seus exércitos impiedosos, a Companhia Negra terá de escolher um lado.
E assim começa uma das sagas de fantasia mais originais e disruptivas de sempre.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Livros - Compras e ofertas de julho

compras 072019.png


Estas foram as minhas compras e ofertas de julho. As duas ofertas que recebi já foram lidas, “A Passagem”, enviada pelo autor e “Escola de Espiões”, oferta da Bertrand. Os outros ficam em lista de espera, com penha minha de não os conseguir ler todos já se seguida. Confesso que “Autobiografia” de José Luís Peixoto é o que me desperta mais curiosidade.


Foi um bom mês de “abate” à minha wishlist já que quatro dos livros constavam dela. Vão ter de ser substituídos por outros...

Novidade - "A ciência do pecado" de Jack Lewis

fsdfs.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Todos os dias enfrentamos uma batalha para nos mantermos afastados das tentações que nos rodeiam. Sabemos que não devemos ceder. Mas porque é tão difícil resistir e fazer o que está certo? Porque é tão difícil manter a dieta, ficarmos contentes pelo sucesso dos outros ou evitar a traição? A Ciência do Pecado apresenta as últimas descobertas da investigação neurocientífica sobre a batalha entre o que sabemos que devemos fazer e o que fazemos efetivamente. Inspirando-se nos sete pecados mortais, o neurobiólogo Jack Lewis apresenta-nos o fascinante tema da tentação: como surge, como lhe resistir e porque todos sucumbimos de tempos a tempos.


E porque os nossos impulsos são, muitas vezes, demasiado fortes para resistir, o autor apresenta estratégias que nos ajudam a geri-los da melhor forma para atingirmos um objetivo muito concreto - dizer não à tentação e melhorar a nossa vida e a nossa saúde.

domingo, 11 de agosto de 2019

Feira do Livro de Sesimbra

feiralivro2019.jpg


 


Para quem por estes dias esteja de férias, ou vá simplesmente até à praia, pelos lados de Sesimbra pode visitar a Feira do Livro.


A feira decorre praticamente dentro da praia, pelo que, fica mesmo à mão de semear. Se não levar um livro para ler aproveite para comprar, e mesmo que leve, há sempre uma zona de oportunidades que vale a pena analisar.


A feira decorre até ao próximo dia 18 de agosto.

Novidade - "O Rinoceronte do Rei" de Sérgio Luís de Carvalho

asdadad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Esta é a história do rinoceronte que chegou a Lisboa em maio de 1515 e que espantou toda a Europa.


Esta é a história do seu tratador indiano e de Esperança, de Modafar o sultão de Cambaia, do impressor morávio do rei de Portugal e do pintor alemão que se embasbacou com o dito bicho e o celebrizou.


Esta é a história do capitão Rusticão de um frade piedoso e do seu cão, de duques homicidas, de índios canibais, de mercadores e de escravos, de imperadores e de papas, de reis invejosos, poderosos e deprimidos e de médicos italianos que escreviam má poesia.


Esta é a história dos lisboetas de quinhentos, dos ricos aos pobres, das viúvas alucinadas aos marinheiros, dos oficiais aos arquitetos.


 

sábado, 10 de agosto de 2019

Os mais no Goodreads - 1º semestre de 2019

ik.png


 


Bem sei que o fim do primeiro semestre já lá vai há muito, mas só agora tiver oportunidade de falar aqui sobre os livros registados como mais lidos pela plataforma Goodreads.


No top global encontramos o livro “Becoming - A Minha História” de Michelle Obama, logo seguido de “Lá, onde o vento chora” de Delia Owens e de “Uma Educação” de Tara Westover.


Tenho os três em casa: o primeiro está em “pré-lista” de espera, o segundo está para breve e o terceiro já foi lido (excelente livro, diga-se de passagem, conforme já tive oportunidade de referir aqui a quando da sua leitura).


Não comprei ainda mas tenho curiosidade no livro “A Paciente Silenciosa” e “Nove perfeitos desconhecidos” que chega ás livraria este mês.


Já no campo da não ficção, repetem-se naturalmente os que estão no top global- “Becoming” e “Uma Educação” e junta-se-lhe “Bad Blood” que também li recente. É um top que também reflete muito do que são as vendas, em particular nos EUA.


Fica a nota e as sugestões de leitura a quem possa interessar. No geral são boas escolhas, digo eu.


 

Novidade - "Memórias, Sonhos, Reflexões" de C. G. Jung

sfs.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Este livro é a biografia de um dos psiquiatras mais influentes dos tempos modernos, e foi realizada a partir dos seus discursos, conversas e escritos. Na Primavera de 1957, quando tinha 81 anos, Carl Gustav Jung decidiu narrar a sua vida.

Memórias, Sonhos, Reflexões é o resultado desse desejo, sendo composto por conversas com a sua colega e amiga Aniela Jaffé e por capítulos escritos pelo próprio Jung, entre outros materiais.

Jung escreveu as páginas finais do manuscrito dias antes de morrer, a 6 de Junho de 1961, o que torna este livro uma reflexão única sobre a vida e a obra do autor.