quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Novidade - "O Reino" de Jo Nesbø

++o.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Quando os pais de Roy e Carl morrem inesperadamente, Roy tem de assumir o papel de protetor do impulsivo irmão mais novo. Porém, quando Carl decide partir para percorrer o mundo em busca de sucesso, Roy fica para trás na pacata vila, satisfeito com a sua vida de mecânico e proprietário da estação de serviço local.

Alguns anos depois, Carl regressa a casa com Shannon, a sua carismática mulher arquitecta. Chegam cheios de planos e entusiasmo para construírem um hotel de luxo na propriedade da família. Carl não quer fazer ricos só ele e o irmão, mas toda a vila.

E é apenas uma questão de tempo até que um triunfante regresso a casa desencadeie uma série de acontecimentos que ameaçam tudo o que Roy mais ama, e os perturbantes segredos de família, há muito enterrados, comecem a vir ao de cima…




Críticas

 


«Tenso, original… especial em todos os aspetos.»
Stephen King


 






Críticas de imprensa

 


«Jo Nesbø continua a ser o rei do crime nórdico.»
Financial Times



 

Uma compra na Bertrand do Colombo, ou a agradável sensação de contactar com pessoas dos livros

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (40).png


Atualmente, e já de há muito tempo a esta parte, a livraria que visito com mais frequência é a Bertrand do Colombo. No último ano muito menos visitada do que no passado, mas ainda assim continua a ser a livraria que, fisicamente, me recebe mais vezes.


É verdade que faço parte da Comunidade Bertrand, que tenho cartão da livraria (que dá muito jeito), mas acima de tudo o que faz com que tenha particular apreço por esta livraria são os seus livreiros.


Na minha experiência, e no que diz respeito às livrarias que frequento, existe uma diferença da Bertrand para outros espaços que passa pela atenção, disponibilidade, conhecimento e gosto pelos livros que é demonstrado pela esmagadora maioria dos seus livreiros.


Na Bertrand do Colombo a minha experiência é 100% positiva em qualquer circunstância, seja num pedido para localizar um livro, num pedido de informação ou no simples momento do pagamento, e sei que é algo geral e permanente por me apercebo disso com outros clientes quando por lá passo.


Estas linhas surgem porque esta semana repetiu-se mais uma boa experiência, neste caso complementada com dois dedos de conversa muito agradáveis (sobre livros e leitura, claro) onde ficou claro que para além de uma profissão os livros são também um gosto de quem ali trabalha. Um verdadeiro prazer trocar dois minutos de ideias com pessoas dos livros.


Se o leitor pretender considerar estas palavras como publicidade não me chateio, mas antes disso é um reconhecimento e um elogio na primeira pessoa para as pessoas da Bertrand do Colombo que fazem mais do que o seu trabalho. Fazem com que a livraria seja mais do que um local onde se compram livros. Obrigado por isso!

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Novidade - "De maneira que é claro..." de Mário de Carvalho

lldf.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Relances breves, aleatórios, reminiscências evocadas entre lacunas e ao correr da pena, mas que a memória quis preservar. A infância entre as ruas da Graça e da Penha de França, as férias em Alvalade, o Liceu Camões e o Gil Vicente, os amigos, os companheiros, o Cavaleiro Andante e o Sitting Bull, os pais, os primos, a consciência política e a surpresa da prisão do pai. A faculdade, os movimentos associativos, a Pide e o PCP, os encontros clandestinos, a prisão e o exílio. Espanha, França, Suécia, e Portugal à espera do 25 de Abril.
Memorabilia: «Factos ou coisas dignos de memória ou que se guardam como lembrança.» Memória hábil, a de Mário de Carvalho, que em fragmentos se nos dá por inteiro.




Críticas de imprensa

 


A escrita é a que já lhe conhecemos bem, cultivando discrição e ironia, rigor, clareza e, aqui mais do que nunca, espírito de síntese. Ou seja: ouve-se a voz de Mário de Carvalho. […] Sem organização cronológica, este volume é um puzzle desarrumado de peças. Uma vida, afinal.


Pedro Dias de Almeida, Visão





Mário de Carvalho vai escrevendo pequenos textos sobre momentos que fizeram a sua vida. Alguns deles são picantes, outros melancólicos, todos especiais.


Francisco José Viegas, Correio da Manhã




Leitura - "A Balada do Medo" de Norberto Morais

Cópia de Uma das últimas compras (25).png


Mais sobre o livro aqui


Antes do desafio lançado pelo Clube de Leitura do PNL para setembro, apenas conhecia a capa deste livro, nada mais. Hoje, terminado o desafio, fica com uma das melhores leituras que fiz este ano. Encarei o livro com algumas reticências, mas elas desapareceram ao fim de meia dúzia de páginas. Não é preciso ler muito para perceber que é um excelente livro.


“A Balada do Medo” não é um daqueles livros em que o autor teve uma ideia, sentou-se e escreveu até terminar essa ideia (sem desprimor, pois há muitos e bons livros escritos dessa forma). É um livro esculpido, trabalhado, ao pormenor e ao detalhe, com minucia, ou pelo menos foi assim que o recebi e interpretei.


Ler a história de Cornélio Santos Dias de Pentecostes, percorrer as suas emoções, sentimentos, medos, foi, antes de mais uma agradável surpresa e depois uma experiência de leitura altamente prazerosa.


Como já referi, a história foi esculpida ao detalhe, no caso a partir de um momento, no mínimo inaudito: ao regressar a casa, depois de meses fora, Cornélio de Pentecoste é confrontado com o anúncio da sua morte. A partir da é a criatividade do autor a dar asas às mais variadas peripécias.


Uma nota curiosa para o facto deste livro me ter feito repetir, em bom, muito do que experienciei com a leitura de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis.


Não quero ser repetitivo, mas apenas posso registar que é uma leitura a não perder, e ao mesmo tempo agradecer ao Clube de Leitura do PNL2027 por mais uma oportunidade de descobrir um grande livro. Muito bom, mesmo.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Novidade - "Último Olhar" de Miguel Sousa Tavares

00o.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Pablo tem 93 anos, viveu a Guerra Civil Espanhola, viveu os campos de refugiados da guerra em França, viveu quatro anos no campo de extermínio nazi de Mauthausen. E depois viveu 75 anos tão feliz quanto possível, entre os campos de Landes, em França, e os da Andaluzia espanhola. Inez tem 37 anos, é médica e vive um casamento e uma carreira de sucesso com Martín, em Madrid, até ao dia em que conhece Paolo, um médico italiano que está mergulhado no olho do furacão do combate a uma doença provocada por um vírus novo e devastador, chegado da China: o SARS-CoV-2. Essa nova doença, transformada numa pandemia sem fim, vai mudar a vida de todos eles, aproximando-os ou afastando-os, e a cada um convocando para enfrentar dilemas éticos a que se julgavam imunes.

Último Olhar marca o aguardado regresso de Miguel Sousa Tavares ao romance. Uma história sem tréguas nem contemplações, onde o passado cruza o presente e o presente interroga o futuro que queremos ter. Da primeira à última página, até decifrarmos o que se esconde atrás do título.

Deixei de ouvir audiolivros (mas, calma, é temporário...)

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (39).png


Tenho um telemóvel com quase 6 anos. A capa já foi, a pelicula sobre o vidro está toda partida, está a ficar sem cor, não tem espaço para guardar mais nada e agora a ligação dos auscultadores deixou de funcionar.


Como já aqui escrevi várias vezes, é nas minhas corridas e a passear os cães que mais oiço audiolivros, pelo que, sem a funcionalidade acima, durante o mês de setembro não ouvi praticamente nada.


Cá em casa há muito que me dão cabo da cabeça para comprar um telemóvel novo, mas eu até agora tenho adiado. No entanto, não posso negar que não sinto falta dos meus audiolivros em particular quando vou correr, por isso esta semana tenho de resolver a questão. Até porque, coincidência (ou não), e apesar de setembro ter sido mês de férias, tenho corrido menos...

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Desafio de Leitura Goodreads

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (38).png


De há vários anos a esta parte que alinho anualmente no desafio do Goodreads para identificar o número de livros que pretendo ler.


Este ano, diz-me o Goodreads, já levo 41 leituras, mais uma do que tinha estabelecido para o ano inteiro.


Não acredito nas leituras ao kg nem ao metro, nem sou obcecado por ler X ou Y número de livros. Sou um viciado da leitura e procuro ler o mais que posso porque isso me faz sentir bem, tão só.


Apesar do que refiro acima, gosto de definir um objetivo, que me pareça razoável, nem muito alto nem muito baixo. Não coloco a fasquia em níveis que sei que não vou alcançar, nem demasiado baixo para estar feito ao fim de dois meses.


A razão pela qual defino este objetivo é a mesma que está subjacente a outros, como correr 3 a 4 vezes por semana, como concretizar um X número de tarefas que defino para um dia, como não beber mais de X cafés por dia, ou como beber X litros de água (este normalmente não cumpro): ajuda-me a ter uma linha de orientação e ajuda-me na minha organização. Funciona para mim, pode não funcionar para outras pessoas.


Este ano quando defini como objetivo ler 40 livros, fi-lo tendo presente algumas circunstâncias que poderiam fazer diminuir o tempo disponível para a leitura. Felizmente, embora tenham ocorrido, fui conseguindo manter intacto o tempo dedicado à leitura e por isso tenha conseguido ler razoavelmente, e acima de tudo, e mais importante, tenho conseguido ler praticamente só livros que me souberam muito bem, seja na ficção, seja na não ficção. Mais do que ter lido 40 livros até agora, li um excelente lote de bons livros.

Novidade - "As doenças do Brasil" de Valter Hugo Mãe

++11.jpg


Mais sobre o livro aqui


O novo e muito aguradado livro de Valter Hugo Mãe.


Sinopse:


A "fera branca" quase exterminou os povos originários do Brasil. Ao longo de séculos, os brancos mataram aqueles que não podiam escravizar. A dada altura, em fuga, muitos negros encontraram ao acaso os povos de peles vermelhas e tantas vezes o entendimento e a paz aconteceram.
Valter Hugo Mãe cria para a Literatura actual duas figuras inesquecíveis: Honra e Meio da Noite, rapazes peculiares que, ao abrigo das aldeias gentis dos abaeté, estabelecem uma cumplicidade para certa ideia de defesa.
Honra é fruto da violação de um branco a uma abaeté. Cresce claro, humilhado por uma pele que diz não ser cicatriz daquele golpe porque é ferida. É sempre ferida.
Esta é uma delicadíssima história de resistentes. Exuberante aventura das palavras e da imaginação em busca da hipótese da paz.

domingo, 26 de setembro de 2021

Novidade - "Acesso Ilimitado" de James Rollins

++3.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A primeira antologia de James Rollins reúne doze histórias emocionantes que aprofundam um pouco mais os caminhos criativos do autor e onde se desvendam novas paisagens e personagens que povoam o seu universo.

Uma coletânea de contos de cortar a respiração, em que se destaca a novela inédita Sun Dogs. Um tiro é o ponto de partida para mais uma aventura vertiginosa do capitão Tucker Wayne (Força Sigma) e de Kane, o seu fiel cão de guerra, passada no deserto de Sonora. A descoberta de segredos apenas conhecidos pelas tribos nativas do Arizona ameaça alterar irreparavelmente o futuro da Humanidade.

As outras onze histórias, cada uma com uma introdução de James Rollins, são igualmente cativantes e oferecem uma visão mais ampla dos universos ficcionais deste grande escritor, que vão desde a parceria improvável de Gray Pierce e Cotton Malone - personagens centrais de James Rollins e Steve Berry, respetivamente - até ao reencontro com Rebecca Cantrell e os Sanguinistas, sem esquecer os segredos da Força Sigma e dos seus personagens antes de serem recrutados por esta força de elite do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

Cheio de aventura, intrigas, história e ciência especulativa, Acesso Ilimitado apresenta de forma exuberante os notáveis poderes criativos de Rollins, sendo uma coletânea obrigatória para os seus inúmeros fãs.

Leituras pré-blog - “As Regras de Moscovo" de Daniel Silva

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (9).p


Comentário escrito em julho de 2014


Terminei (finalmente) o livro “As Regras de Moscovo”. A demora na leitura deve-se a tudo menos à qualidade do livro. Muito bom diga-se.


Fiquei fã porque a trama anda à volta de um tema que gosto bastante: espionagem, serviços secretos e afins tendo como personagem principal Gabriel Allon um ex-agente dos serviços secretos israelitas. Excelente capacidade de escrita e de envolvência do leitor.


Vou certamente ler mais livros do autor, e não sei mesmo se, aproveitando as minhas férias, não vou o primeiro livro onde aparece o herói Allon “O Artista da Morte". A ver.


Foi assim que começou a minha aventura nos livros de Daniel Silva.


Não posso afirmar que este é "o melhor", acredito que é um dos melhores. Foi por aqui que comecei.

sábado, 25 de setembro de 2021

Novidade - "Anna Kadabra - O Clube da Lua Cheia" de Pedro Mañas; Ilustração: David Sierra Listón

++k.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


A Anna está furiosa porque tem de deixar a sua casa, a escola e a cidade onde vive. Vai mudar-se com os pais para Moonville, uma aldeia antiquada no meio de um bosque cheia de lendas e segredos.


Por exemplo:


Quem é o gato misterioso que segue a Anna para todo o lado?
Pode o gato ser de uma bruxa?


Esperem lá um momento… e se a bruxa for ela?

Novidade - "Como se Fazem os Bebés" de Rachel Greener; Ilustração: Clare Owen

++6.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Para fazer um bebé, é preciso um espermatozoide, um óvulo e um útero… mas cada família tem a sua forma especial de começar.


Este é um livro sem tabus e nem explicações complexas.
Através de textos curtos e claros, e com ilustrações muito coloridas e elucidativas, vamos aprender mais sobre as diversas formas de trazer bebés ao mundo.


Um guia inclusivo que é o ponto de partida perfeito para uma conversa aberta entre pais e filhos sobre como eles foram feitos e como a sua família começou.


Uma ferramenta essencial na biblioteca de crianças curiosas pela ciência e pelo corpo humano. Ótimo presente para quem vai ter um bebé na família (ideal para irmãos mais velhos). Complementa de forma sucinta os conteúdos lecionados sobre este tema no 1.º Ciclo. Texto inclusivo que aborda todas as formas possíveis para se "fazerem bebés". As ilustrações bastante gráficas e descritivas ajudam as crianças a compreender melhor o que lhes é explicado.


Inclui guia para pais e educadores disponível online.

Livros que chegam até ao Ministério - "Faz de Conta que És a Minha Avó"

livros que chegam até ao min.png


Trago-vos hoje mais um livro que chegou até ao Ministério dos Livros. Desta vez, o livro, apesar de ser infantil, aborda o delicado tema do Alzheimer e da demência, mas de uma forma lúdica e educativa. A autora é uma escritora luso-brasileira, Lívia Bueno.


CAPA_Faz de conta que és a minha avó.png


Mais informação sobre o livro aqui.


Sinopse:


Toni é um rapazinho muito feliz e uma de suas melhores amigas é a avó Di!


Avó e neto estavam sempre em sintonia e os dias mais felizes para o menino


eram os que ele passava na aldeia na companhia de sua avozinha.


Entretanto, a avó Di fica doente e Toni precisa aprender a lidar com este


problema. Com o apoio dos pais e muita criatividade, o menino descobre uma


maneira incrível de ajudar a avozinha. Juntos, eles conseguem superar as


dificuldades que o bichinho mau está a causar em dona Di.


Ilustrações e capa: Mariana Barbas

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Novidade - "Comer / Beber" de Filipe Melo e Juan Cavia

'o.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Durante a Segunda Guerra Mundial, o polaco Franz Majowski esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu popular restaurante em Berlim. Quatro décadas mais tarde, uma célebre tarte de maçã é o motor da viagem de um homem pelo interior da América.
Paladar e memória cruzam-se nestas duas histórias de magnífica simplicidade, uma delas real e a outra imaginada, em que a comida e a bebida são pretexto de reflexão sobre algo maior.

Comer / Beber é o quarto livro dos multipremiados criadores de Os Vampiros e Balada para Sophie.




Críticas de imprensa

 


«Comer/Beber é invadido por aquilo que há de vulgar e mundano nos nossos dias, embora seja atravessado, em ambas as histórias, por um último reduto de humanidade e dignidade perante as situações mais adversas — que tanto podem ter origem em episódios devastadores na História mundial como nos pequenos dramas pessoais.»
Gonçalo Frota — Público

«Filipe Melo e Juan Cavia formam aquela que é provavelmente a mais talentosa e produtiva dupla da Banda Desenhada portuguesa recente.»
José Mário Silva — Expresso


Dava um bom retiro livresco 82

X-IpW3k4gJp_SxT3auuVNc5C2XqBBqrmGx2Ac8mS3mE.jpg


Aceito que a cor dos sofás seja discutível, mas o resto não é. Está lá tudo, incluindo muito espaço vazio nas prateleiras para poder ser preenchido ao longo do tempo, coisa que muito jeito dá.


Finda a primeira semana depois de férias, apenas posso dizer que fazia já as malas, as minhas e as dos livros.


Bom fim de semana e boas leituras!

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Novidade - "Chopin & Chopin" de Mário Cordeiro

+9.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma ficção sobre as vidas paralelas, de um músico e de um cão.


«- E que nome vai dar ao cão? 
Fiz-lhe um sinal quase impercetível e ela compreendeu que ainda não tinha chegado a altura da decisão. 
- Ele ainda não tem nome? - Voltei a perguntar, não que não soubesse a resposta, mas porque pretendia arranjar uma forma de ganhar tempo. 
Fez-se silêncio e, amavelmente, a Dr.ª Catarina exclamou, adivinhando-me os pensamentos: 
- Tem tempo. Não temos pressa… - depois, quase pediu desculpa - temos é de resolver o assunto até registarmos o chip, mas tenho umas coisas para tratar e já volto. Está bem para si? 
Estava. Estava bem. Sentado na sala de espera do canil municipal de Sintra, eu olhava para o patudo, que me mirava também. Encolhido a um canto, tentando abrigar-se na pequena planta do vaso no outro canto da sala, o cão nem se atrevia a encarar-me. Ou encarava-me, de soslaio, quase tapando os olhos com a patinha e espreitando por entre os dedos. 
Comecei a imaginar nomes, mas havia qualquer coisa. Qualquer coisa em cada nome que não era o nome para este cão. 
Ele continuava a tremer, encolhido. Eu, sentado naquela sala deserta - efeitos da pandemia, em maio de 2020 - não sabia o que fazer. 
Relembrei meu pai, e as sessões de «escolhas de discos» a seguir ao almoço, à hora do café, na minha infância e adolescência. Senti na pele, talvez pelo olhar triste do cão, a Fantasia-Improviso Opus 66. E decidi dar ao cão o nome desse enorme compositor e pianista.»

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- André Carrilho venceu o Prémio Nacional de Ilustração com o livro "A menina com os olhos ocupados".


- Foram conhecidos na semana passadas os finalistas do National Book Award nas várias categorias, poesia, ficção, não ficção, literatura traduzida e literatura para jovens adultos. A lista completa de nomeados pode ser consultada aqui. National Book Award é um dos, senão o mais, importante prémio literário norte-americano. 


- Está a ser desenvolvida para RTP uma série baseada no livro “Codex 632” de José Rodrigues dos Santos. Tem estrei prevista para 2022.


- Irá ser publicado ainda durante o mês de setembro um livro de poemas para crianças, inéditos, de Maria Judite de Carvalho. O livro tem como título "Felizmente as árvores são grandes".

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Novidade - "Crónicas Marcianas" de Ray Bradbury

Mais sobre o livro aqui


sdad.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



«Não precisamos de outros mundos, precisamos de espelhos, não queremos conquistar o cosmo, só queremos estender as fronteiras da Terra até ele», escreveria muitos anos depois destas Crónicas Marcianas Stanislaw Lem, em Solaris, uma das outras grandes obras que ultrapassam em muito as fronteiras da ficção científica e que são, em certa medida, devedoras deste livro fundador de Bradbury, publicado pela primeira vez em 1950, sobre a chegada do Homem a Marte — um território de mares vazios, colunas de cristal e ruínas de cidades axadrezadas, habitado por uma misteriosa civilização — e as suas tentativas de conquistar e colonizar este planeta.

Crónicas Marcianas tornou-se uma das obras mais célebres e traduzidas de Ray Bradbury, oferecendo uma visão da essência contraditória do Homem, dos seus sonhos de infinito e da sua natureza destrutiva. Borges, um dos muitos confessos admiradores desta obra, dedicou-lhe um dos seus famosos Prólogos, no qual se interrogava: «Que fez este homem de Illinois para que, ao fechar as páginas do seu livro, episódios sobre a conquista de outro planeta me povoem de terror e de solidão? Como podem estas fantasias tocar-me de um modo tão íntimo?»

A presente tradução segue a nova edição revista da obra.




Críticas de imprensa

 


«Um clássico moderno.»
The Washington Post


Ler é Essencial - o Ministério dos Livros junta-se à causa

ty.png


O post de hoje é dedicado a uma causa / movimento / campanha a que, como muito prazer, o Ministério dos Livros se junta: Ler é Essencial.


Embora a designação contenha em si mesma a real natureza da iniciativa, transcrevo abaixo o seu objetivo nos reais termos em que foi criada:


“A campanha Ler é Essencial foi desenvolvida pela Bertrand Editora, com o intuito primordial de assinalar a importância do livro como bem essencial e de continuar a promover a cultura e os hábitos saudáveis de leitura no nosso país.”


A iniciativa é aberta a “Todos aqueles que trabalham com o livro, como editores, autores, livreiros, bibliotecas, escolas, entre outros, e todos os leitores podem envolver-se na causa Ler é Essencial.”


Do lado do Ministério dos Livros, à parte de já tentar ter um papel de divulgação permanente dos livros e da promoção da leitura vou procurar envolver-me e dinamizar outras iniciativas de apoio.


Convido-vos a visitar o site lereessencial.pt, a pedir o vosso Manifesto pela Leitura, e a envolverem-se como puderem nesta iniciativa. Acho que vale muito a pena, pelos livros, pela leitura e pelos leitores, atuais e futuros.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Novidade - "Viagens pelo Mundo - Um Guia Irreverente" de Anthony Bourdain e Laurie Woolever

+ol.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Anthony Bourdain viu mais do mundo que qualquer outro. As suas viagens levaram-no aos lugares escondidos da sua cidade natal, Nova Iorque, a casas tribais em Bornéu; da cosmopolita Buenos Aires, Paris e Changai, até à beleza da Tanzânia e à deslumbrante solidão do deserto de Omã - e muitos outros lugares.

Neste livro, a experiência de uma vida é compilada num guia de viagens interessante, prático, divertido e irreverente, que oferece aos leitores uma introdução a alguns dos sítios preferidos de Bourdain. Incluindo conselhos essenciais sobre como chegar, o que comer, onde ficar e, nalguns casos, o que evitar, Viagens pelo Mundo fornece contexto essencial que ajudará os seus leitores a compreender as razões por que Bourdain considerava um local encantador e memorável.

As palavras de Bourdain são complementadas com alguns textos escritos por amigos, colegas e familiares, que relatam inúmeras histórias, incluindo relatos sardónicos de viagens com Bourdain pelo seu irmão, Christopher. Todos enriquecidos com as ilustrações de Wesley Allsbrook.

Para viajantes veteranos, entusiastas da poltrona, Viagens pelo Mundo oferece a oportunidade de experienciar o mundo como Anthony Bourdain.

A minha wishlist atualizada na rentrée

wish.png


Para mim o dia de hoje marca a rentrée efetiva depois das férias. Os miúdos regressam à escola, os últimos adultos ao trabalho, por isso pareceu-me uma boa ocasião para também deixar a minha wishlist atualizada. Uma wishlist de rentrée, mas ainda com muitos livros da época de verão e também cada vez mais livros na wishlist II, uma segunda página quase completa também (mas deixo essa para outra ocasião).


Assim, e em relação às novas entradas, maioritariamente na área da não ficção, destaco as seguintes:


- "O que os Números Escondem" de Tim Harford, um dos livros identificados pelo FMI para melhor comprrender a economia.


- "Uma História do Cérebro" de Matthew Cobb. Livro no campo da ciência recomendado como leitura de verão pelo Prof. Carlos Fiolhais e que me pareceu bastante interessante.


- “Shuggie Bain” de Douglas Stuart. O livro vencedor do Booker Prize de 2020.


- “Numbers Don´t Lie” de Vaclav Smil, a última recomendação livresca de Bill Gates.


- “Peril” de Bob Woodhard e Robet Costa sobre os últimos tempos de Trump e a transição para o presidente Biden.


- “Condenação - A política da catástrofe” de Niall Ferguson. A análise de Niall Ferguson ao que aprendemos e não aprendemos com a pandemia.


- "O Que é a Vida?" de Paul Nurse. Livro de um prémio Nobel da Medicina que predende responder à pergunta "o que significa realmente estar vivo?".


- "Economia de Missão" de Mariana Mazzucato. Um novo livro de uma das mais conceituadas economistas da atualidade.


Depois de nos últimos meses me ter dedicado mais à ficção, quero ver se até final do ano dou primazia à não ficção, até porque estou a acumular muita coisa que gostaria mesmo de ler.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Novidade - "Dormir Num Mar de Estrelas - Vo. 2" de Christopher Paolini

ºº0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Kira Navárez sonhava com vida em novos mundos.
Mas desperta um pesadelo, e a sobrevivência da humanidade depende dela.


Durante uma missão de rotina num planeta não colonizado, a xenobióloga Kira Navárez descobre uma relíquia alienígena. Mas o seu entusiasmo inicial rapidamente se transforma em terror quando o pó que cobre todas as superfícies começa a mexer-se. Já na nave, descobre que algo vive dentro dela, algo capaz de extrema violência.


À medida que a guerra estala entre as estrelas, Kira é enviada numa odisseia de alcance extra galáctico, uma viagem de descoberta e transformação que a levará a questionar o próprio significado da condição humana.


E enquanto ela enfrenta os seus próprios tormentos, a Terra e as suas colónias encontram-se à beira da aniquilação. Agora, Kira pode ser a maior e última esperança da humanidade.

Primeiro dia rumo à liberdade (da leitura)

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (37).png


O título pomposo serve o propósito de ilustrar um dia que considero muito importante: o primeiro dia de escola do pequeno cá de casa.


Já aqui escrevi em muitas ocasiões que o pequeno herdou o gosto dos pais pelos livros, e pelo conhecimento. É algo natural, não imposto, por uma razão simples, é uma criança que tem crescido no meio dos livros a ouvir falar sobre livros. Não tinha de ser uma decorrência, é verdade, mas é algo que sempre fez parte da vida dele.


Até hoje o senhor pequeno foi um leitor passivo, em bom rigor desde que tinha dias de idade que todos os dias ouve uma história, ou (mais recentemente) umas páginas de um livro sobre o espaço, sobre a natureza, o corpo humano, ou sobre algumas das personalidades como Leonardo Da Vinci ou Marie Curie.


A partir de hoje começa a talhar o caminho para deixar essa dependência e ganhar a liberdade de poder ler sozinho. Uma das maiores conquistas do ser humano.


Ontem no banho perguntei-lhe o que o entusiasma neste novo mundo. Como qualquer criança de seis anos respondeu-me: fazer novos amigos, brincar muito, e já a lavar os dentes levantou o dedo e gritou “E ler pai, aprender a ler!”


Hoje é um dia importante e acho que estamos no bom caminho. Tudo de bom para o meu pequeno neste novo capítulo do livro da vida.

domingo, 19 de setembro de 2021

Novidade - A última casa em Needless Street" de Catriona Ward

++p.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Não vai acreditar no que se esconde na última casa em Needless Street…
Esta é a história de Ted, que vive com a filha Lauren e a gata Olívia, numa casa perfeitamente banal, ao fundo de uma rua igualmente banal.
Esta é a história de um assassino. De uma criança roubada. De vingança.
Tudo isto é verdade. E quase tudo isto é mentira.
Pode acreditar que sabe o que se esconde na última casa em Needless Street. Pode até achar que já ouviu esta história em algum lugar.
Mas, na última casa em Needless Street, nada é o que parece.




Críticas

 


Um romance extraordinário.


Gillian Flynn, autora de Em parte incerta





Um romance enervante que conserva os seus segredos inacreditáveis até à última página. O buzz é real. Não lia nada tão bom desde "Em Parte Incerta".


Stephen King, autor de It, A Coisa





Um thriller que está tão bem construído, que tem uma construção narrativa tão boa, tão fenomenal, tão bem feita, que acaba por ser um livro com uma densidade superior à que é normal para um thriller. Uma experiência de leitura singular.


Maria João Covas, Livros? Gosto.





Que livro!! Sabem aquele tipo de livros que assim começamos a ler, nos intriga de tal forma que não conseguimos parar? É este livro. Um livro que nos deixa um gosto amargo na boca. Mas não deixa de ser surpreendente. A forma como a autora captou a essência de Ted e de Dee, e no-la conseguiu transmitir tão perfeitamente, coloca-a no meu top de autores. Muito bom mesmo. Recomendo.


As Leituras da Fernanda





Thriller do ANO. Fiquei doida com este livro! De boca aberta com a audácia da autora.


Cláudia Oliveira, blogue A mulher que ama livros





Criei mil e uma teorias e não acertei nenhuma. Quanto à escrita da autora, adorei! É fluída e envolvente. No final do livro só consegui expressar uma palavra. BRILHANTE! 5 estrelas bem gordas. Recomendo muito.


Paula Couto, blogue Entre os meus livros





Está aqui uma grande história. Diversos personagens, distintos pontos de vista e muitas perguntas por responder. Assassinos, desaparecimentos e segredos, muitos segredos... "Nada é o que parece" é dizer pouco para este livro. Depois de entrarmos, nada volta a ser o mesmo.


Miguel Gonçalves, blogue Capítulo M GeekHouse





Fe-no-me-nal!Viciante, perturbador, intenso, inquietante e muito complexo. São 300 pág. de puro prazer de ler! Estrelas: 6*


Cristina Delgado, O tempo entre os meus livros





Sensacional… Não me recordo de outro romance nos últimos anos que se tenha atrevido a tanto e conseguido tanto.


A. J. Finn, autora de A mulher à janela





Poder-se-ia dizer que inalei este romance, mas confesso que estava demasiado ocupada a suster a respiração.


Joanne Harris, autora de Chocolate






Críticas de imprensa

 


Esta obra-prima do terror carrega uma carga emocional que perdura.


PUBLISHERS WEEKLY




Novidade - "Homens Representativos" de Ralph Waldo Emerson

+er.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Publicado pela primeira vez em 1850, as sete palestras que compõem este livro glorificam figuras históricas que encarnam os princípios e as aspirações da então ainda jovem república americana. Um primeiro ensaio discute o papel desempenhado pelos grandes homens na sociedade. Os restantes seis exaltam as virtudes de seis homens considerados por Emerson como paradigmáticos: Platão, o filósofo; Swedenborg, o místico; Montaigne, o cético; Shakespeare, o poeta; Napoleão, o homem do mundo; e Goethe, o escritor. Com estas reflexões, Emerson avança a hipótese romântica da existência de um espírito geral que se expressa com especial intensidade através de certos indivíduos.

Bibliotecas do Mundo 51

KIE_SHAU-bonus11_S.jpg


KIE_SHAU-Microlibrary_Warak_Kayu-01.jpg


KIE_SHAU-Microlibrary_Warak_Kayu-06-B.jpg


KIE_SHAU-Microlibrary_Warak_Kayu-07-rev1.jpg


Microbiblioteca Warak Kayu - Semarang - Indonésia

sábado, 18 de setembro de 2021

Novidade - "Ana dos Cabelos Ruivos" de Mariah Marsden; Ilustração: Brenna Thummler

0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



O clássico de Lucy Maud Montgomery encontra uma nova expressão nesta novela gráfica a cores, muito apelativa para as novas gerações de leitores.

Quando Matthew e Marilla Cuthbert decidem adotar um órfão para os ajudar na sua quinta, não fazem ideia das boas surpresas e inesperados problemas que os aguardam. Com cabelos ruivos e uma imaginação imparável, Ana Shirley, de 11 anos, vai agitar a quinta Green Gables.

A vida dos dois irmãos nunca mais será a mesma, nem a dos habitantes da pequena vila de Avonlea. Ninguém esquecerá a magia e a beleza de Green Gables, e muito menos esta personagem alegre, corajosa, inteligente e bondosa.

Uma edição que torna acessível o clássico de Lucy Maud Montgomery, com beleza e um estilo moderno, e ao mesmo tempo fiel à época em que se desenrola a história. Narrativa cheia de pureza e valores universais e que promove a coragem, a bondade, a alegria, a superação e a resiliência.




Críticas de imprensa

 


«Uma adaptação encantadora e feliz deste clássico tão apreciado.»
Kirkus Review

«Os recém-chegados ao universo de Ana e os fãs devotos vão devorar esta vibrante adaptação.»
Publishers Weekly


Novidade - "A Aranha Antonieta e o 1 2 3" de Vanessa Namora Caeiro

--9.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Aventureira e divertida, ela é a Aranha Antonieta!


A pequena Antonieta está de partida para a cidade dos Números. De bicicleta e com uma mala mágica cheia de surpresas improváveis, a Antonieta vai em busca dos números do 1 ao 10.


Mas as viagens desta aranha são verdadeiras aventuras! Vem com ela aprender o 1, 2, 3, conhecer pessoas e animais muito engraçados, e escapar com pinta de todos os perigos que estão à espreita...
Álbum ilustrado cheio de cor e de conteúdo pedagógico, onde uma pequena aranha percorre o mundo dos números numa aventura divertida.
O livro permite trabalhar os números até 10, enriquecer o vocabulário das crianças e estimular a sua criatividade.


Inclui uma secção final dirigida a pais e educadores com algumas atividades para trabalhar os números com os mais pequenos, desenvolvida por Sandrina Esteves, professora no Instituto Superior de Educação e Ciências

Sugestão livresca de Fim de Semana - "Todas as Palavras"

35251_47592_92952.jpg


A minha sugestão livresca para hoje remete para o programa “Todas as Palavras” da RTP, mais concretamente para o Episódio 32 do passado mês de agosto. Neste episódio temos duas entrevistas a dois autores portugueses relativamente aos seus mais recentes livros: Paulo Dentinho sobre o "Sair da Estrada" e Luísa Costa Gomes sobre o livro "Afastar-se".


Duas entrevistas que ajudam a conhecer dois livros muito interessantes. Fica a sugestão.


´´e.jpg


"Sair da Estrada"


´´op.jpg


"Afastar-se - Treze Contos sobre Água"

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Shortlist para o Booker Prize 2021

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (36).png


Foi conhecida esta semana a shortlist para o Booker Prize 2021.


São seis obras escolhidas, a saber:


“A Passage North” de Anuk Arudpragasam


“The Promise” de Damon Galgut


“No One is Talking About This” de Patricia Lockwood


“The Fortune Men” de Nadifa Mohamed


“Bewilderment” de Richard Powers


“Great Circle” de Maggie Shipstead


De todos, o que me desperta mais atenção é “Bewilderment” de Richard Powers, vencedor do Pulitzer de Ficção de 2019, e alguém de quem apenas tenho lido críticas excelentes.


O vencedor será conhecido no próximo dia 3 de novembro e irá suceder a Douglas Stuart que venceu no ano passado com o livro “Shuggie Bain”


Podem encontrar aqui o link para o site do Booker Prize.


 

Novidade - "Condenação - A política da catástrofe" de Niall Ferguson

++e.jpg


Mais sobre o livro aqui


Diretamente para a minha wishlist.


Sinopse:



Considerando o annus horribilis de 2020 numa perspetiva histórica, Niall Ferguson explica o porquê da experiência não nos ter preparado melhor para enfrentar as catástrofes.
As catástrofes são difíceis de prever. As pandemias, tal como terremotos, incêndios, crises financeiras e guerras, não se distribuem de modo racional; não existe um ciclo da história que nos permita antecipar a próxima catástrofe. Porém, quando a catástrofe se abate, deveríamos estar mais bem preparados do que os romanos quando o Vesúvio entrou em erupção ou do que os europeus medievais quando a Peste Negra espalhou a morte. Afinal, temos a ciência do nosso lado.




Críticas de imprensa

 


«Uma leitura obrigatória. A pandemia criou uma espécie de miopia no mundo moderno, pois ficámos aprisionados no nosso espaço doméstico e intelectual, privados de apreciar os acontecimentos recentes no seu contexto. O livro de Ferguson é o antídoto perfeito: dá-nos o enquadramento necessário dos eventos recentes, que cada governante, investidor ou cidadão curioso precisa de ler, não apenas para perceber o que aconteceu, mas também para conhecer os desafios do futuro.»
Gillian Tett, Financial Times

«Uma obra que salta com desenvoltura entre continentes e séculos. Está ao nível das obras ambiciosas e ecléticas de autores como Jared Diamond, Nassim Nicholas Taleb e Steven Pinker. Promete um contributo para melhorar a nossa gestão de catástrofes futuras. Inteligente, provocador e brilhante.»
New York Times Book Review


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Novidade - "Açúcar Queimado" de Avni Doshi

++r.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Uma história de obsessões e traição. Uma história de amor envenenada, cujos protagonistas, ao contrário do que seria de esperar, não são dois amantes: são mãe e filha.

Na sua juventude, Tara era uma rebelde. Abandonou o seu casamento infeliz e foi viver para um ashram, uma comunidade espiritual hindu, mendigou nas ruas - porque a família abastada lhe fechou a porta de casa - e passou anos a correr atrás de um artista sem eira nem beira, com a filha a reboque. Hoje, é uma mulher com falhas de memória, que paga o salário da empregada a dobrar e se esquece do gás ligado durante a noite. A filha, agora adulta, vê-se obrigada a cuidar de uma mãe que nunca quis saber dela em criança.
Acutilante e cáustica, Avni Doshi faz-nos questionar não só até que ponto conhecemos as pessoas que nos são mais chegadas, mas também em que medida conhecemos os nossos próprios limites.
Foi traduzido por Tânia Ganho.




Críticas


«Muitíssimo bem escrito, simultaneamente dilacerante e comovente.»
Júri do Prémio Booker 2020


 






Críticas de imprensa


«Uma estreia pujante e perturbadora, com uma dose surpreendente de fel e humor, da primeira à última frase.»
Guardian

«Admirável e inteligente, com uma desarmante franqueza e sentido de humor.»
Sunday Times

«A história de uma família a fervilhar de ódio. Leia-o pela escrita elegante e cuidada, surpreenda-se com a raiva em ebulição.»
Observer

«Um livro de uma extraordinária perspicácia, coragem e sofisticação.»
Washington Post


Leitura - "A Ordem" de Daniel Silva

Cópia de Uma das últimas compras (24).png


Mais sobre o livro aqui


Andava a adiar a leitura deste livro da mesma forma que se adia a ingestão do último pedaço da nossa sobremesa favorita. “A Ordem” é o último livro da saga de Gabriel Allon (já traduzido) que me faltava ler.


Daniel Silva é, já aqui o escrevi anteriormente em várias ocasiões, o mesmo escritor favorito, no sentido em que é o escritor que mais li e sempre com um nível de qualidade altíssimo dentro do seu género literário.


Como muitos outros autores Daniel Silva encontrou uma fórmula: tem um conjunto vasto de ingredientes com os quais trabalha e um ingrediente especial (Allon). Em cada livro cria uma “receita” onde junta ao ingrediente especial outros ingredientes, às vezes todos, outras vezes parte, mas o resultado é sempre um prato delicioso.


Quem já leu os livros anteriores sabe que os níveis de intensidade da ação variam de livro para livro. Sem pretender ser spoiler, arrisco dizer que “A Ordem” será provavelmente o livro mais leve de toda a saga, mas nem por isso perde qualidade, coisa que diz muito da qualidade do autor.


Neste livro o nosso personagem principal goza de uma liberdade que é talvez única, e é onde, apesar de toda a envolvência da ação, o autor o aproxima mais de uma pessoa normal. Apesar disso Gabriel Allon vai estar mais uma vez no centro da ação de mais um momento histórico.


Qualquer livro é um bom livro para se iniciar no mundo do grande espião israelita. Como refere acima, se escolher este, saiba que é fiel aos demais na qualidade não o é no volume de ação. Não é uma crítica é apenas uma nota, porque se ainda não leu, eu acho que deveria ler. Daniel Silva é simplesmente um autor brilhante e Gabriel Allon uma personagem inesquecível.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Novidade - "Uma Estranha Amizade - Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão" de Maria Filomena Mónica

dssdsd.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


«Finalmente, havia as diferenças políticas, que se foram agravando à medida que o tempo passava. Basta atentar na diferença das suas posições aquando do Ultimato inglês. Eça era, sempre fora, um liberal. Ramalho era alguém que de tal forma odiava a democracia representativa que desde cedo começou a sonhar com um governo liberto de um parlamento, tendo acabado nos braços do Integralismo Lusitano, um movimento que, no caso de alguns dos seus mais importantes ideólogos, viria a aderir ao salazarismo. Em suma, a amizade entre Eça e Ramalho nunca foi simples, porque a Weltanschauung de ambos, isto é, as respectivas visões do mundo, não eram coincidentes. É por isso que a amizade entre eles foi sempre estranha.»

Últimos apontamentos sobre a Feira do Livro

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (35).png


De acordo com os dados da APEL cerca de 350 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Lisboa este ano, um número que se aproxima dos valores estimados dos anos pré-pandemia.


Acredito que o número real será menor, no sentido em que haverá muitas visitas repetidas, mas ainda assim é um número importante, num país que lê puco.


Cá por casa fizemos duas visitas à feita. No total foram cerca de 15 os livros novos adquiridos, sendo que eu fui o que menos compras fez. À minha parte foram apenas 3 livros. Em primeiro lugar ficou o mais pequeno.


As duas visitas foram realizadas num sábado e num domingo, com mais gente e maior aglomeração. Gosto de ver a Feira preenchida, mas ao mesmo tempo sei que se fosse em dias com menos gente teria comprado mais livros.


Gosto de ter tempo e espaço para percorrer as bancas, ver as pechinchas, descobrir livros novos, e com muita gente é mais difícil. Mas esse é um problema meu. Ainda bem que havia muita gente, os livros e as editoras agradecem.


É Feira do Livro é hoje muito mais do que os stands de vendas, e mesmo ainda em pandemia este ano já se notou ou pouco mais do cheirinho da festa que é feira, ou de pode ir comprar livros, estar com os autores, passear, comer, tudo num só local, num belo local já agora.


No domingo, último dia de Feira, esperámos 20 minutos para entrar. Passeámos, comprámos livros, comemos gelados, faturas e até um dos elementos caninos cá de casa foi também e pode andar a correr nos jardins do Parque. No final o pequeno perguntou “Pai, amanhã podemos voltar?”. “Agora só para o ano filho!”, respondi. Fez cara triste e depois rematou “Então não se esqueças, ok?”. É este o espírito da Feira do Livro.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Novidade - "Guerra - Como Moldou a História da Humanidade" de Margaret MacMillan

'0.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Será a paz uma exceção? O instinto de lutar poderá ser inato à natureza humana, mas a guerra - violência organizada - acontece na sociedade organizada. A guerra moldou a história da humanidade, as suas instituições sociais e políticas, valores e ideias. Margaret MacMillan, autora do best-seller A Guerra que Acabou com a Paz, apresenta a sua visão pessoal da guerra como uma componente essencial da humanidade.

Analisando as consequências das guerras ao longo da história, da Antiguidade ao presente, a autora revela as muitas faces da guerra: o modo como define o nosso passado, o nosso futuro, a nossa mundivisão e a forma como nos vemos a nós próprios.




Críticas

 


«Uma historiadora de renome decifra uma das forças centrais da história humana. Persuasivo e de leitura acessível, este livro é mais uma proeza extraordinária de Margaret MacMillan!»
Joseph S. Nye, Jr., professor emérito da Universidade de Harvard e autor de O Futuro do Poder


 






Críticas de imprensa

 


«Mais um grande livro de M. MacMillan. Deve ser lido por todos os que desejem compreender como os conflitos armados moldaram, e continuam a moldar, o mundo em que vivemos.»
Robert Gerwarth, Irish Times


Novidade - "Aquilo em que Acreditamos" de Kamala Harris

++8.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Num momento em que a democracia é alvo de um ataque sem precedentes, é imperioso relembrarmo-nos de que o nosso sistema funciona quando aqueles que se preocupam com os Estados Unidos se fazem ouvir e participam. O meu desafio diário é fazer parte da solução, ser uma guerreira feliz na batalha pela alma do país. Desafio o leitor a juntar-se a esse esforço conjunto. Não baixemos os braços quando o momento é para arregaçar as mangas.


Daqui a uns anos, quando este momento tiver passado, os nossos filhos e netos perguntar-nos-ão onde estávamos num momento tão crucial da nossa História, como tudo aconteceu. E não quero contar-lhes apenas como nos sentimos. Quero contar-lhes o que fizemos.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- A escritora britânica Susanna Clarke, foi a vencedora deste ano do Women's Prize for Fiction com o livro "Piranesi”. O livro já se encontra editado em português pela editora Casa das Letras (mais informação sobre o livro aqui).


- O novo livro de Sally Rooney, "Beautiful World, Where Are You?", publicado na semana que passou, já tem data de publicação também em Portugal. Segundo informação no site da editora Relógio D´Água chegará já em outubro. 


- Angelina Jolie tem um novo livro, “Know You Rights and Claim Them”. Trata-se de um livro para crianças sobre os seus direitos escrito em parceria com a advogada de direitos humanos Geraldine Van Bueren.


- A premiada poeta Ana Luísa Amaral terá um livro de poesia editado em outubro pela Assírio & Alvim. Irá chamar-se “Mundo”.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Novidade - "Win" de Harlan Coben

+q.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Os segredos de um homem morto caem nas mãos de Win, um anti-herói em busca de justiça, e levam-no por um caminho muito perigoso.

Há mais de vinte anos, a herdeira Patricia Lockwood foi sequestrada durante um assalto à propriedade da família. Escapou, mas os seus captores também, e as coisas roubadas nunca foram recuperadas. Até agora.

No Upper West Side, um homem é encontrado morto. Ao seu lado, estão dois objetos importantes: um quadro roubado de Vermeer e uma mala de viagem, de pele, com as iniciais WHL3. Pela primeira vez em muitos anos, as autoridades têm uma pista - não só sobre o rapto de Patricia, mas também sobre outro caso que o FBI não conseguiu resolver. o quadro e a mala de viagem apontam para a mesma pessoa.

Windsor Horne Lockwood III - ou Win, como é chamado pelos amigos - não sabe como a sua mala e aquela pintura, que pertence ao acervo da sua família, foram parar junto ao cadáver. Mas, claro, agora já só consegue pensar naquele caso, sobretudo depois de o FBI lhe dizer que o homem que raptou a sua prima esteve envolvido num ato de terrorismo.

Win tem três coisas que o FBI não tem: uma ligação pessoal com o caso, uma enorme fortuna e... a sua visão única de justiça.




Críticas

 


«O grande mestre de ação e suspense da atualidade.»
Dan Brown

«O grande mestre do thriller. Um dos meus preferidos.»
John Grisham

«Coben nunca nos desilude.»
Lee Child


 






Críticas de imprensa

 


«Um thriller viciante.»
Popsugar

«Reviravoltas atrás de reviravoltas. Não se vai desiludir.»
The Sun

«Magistralmente engendrado. Impossível parar de ler.»
Evening Standard

«Escrita fenomenal. Ficamos presos até à última página.»
Heat

«Não há dúvidas: Harlan Coben é o rei do suspense.»
The Real Book Spy


Conversas sobre livros que não favorecem nada os livros

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (28).png


Ouvido recentemente numa livraria. Conversa entre duas “tias” (perdoem-me a expressão), mesmo ao meu lado, na zona das novidades.


- Vou levar este para ler nas férias. Disseram-me que era muito bom!


- Ler nas férias? Que horror! Tenho lá cabeça para isso!


- Eu tenho pouco tempo para ler, mas nas férias leio pelo menos um livro. Este ano li dois. Ajuda a descansar a cabeça e...


- Ler para descansar a cabeça? Nem pensar!


- Mas tu quando vais férias pões fotos no Instagram com livros que eu já vi!


- Um livro quando tem uma capa gira faz uma ótima foto!


- Se o livro for bom dá mais do que um boa foto. Devias ler! Olha leva este que é bem giro. É de leitura leve!


- Esse não... tem uma capa feia!


 


A partir daqui não ouvi mais nada porque foram para a zona da caixa. Mas acho que ouvi o essencial...

domingo, 12 de setembro de 2021

Novidade - "Memórias" de Francisco Pinto Balsemão

++2.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Nestas Memórias, Francisco Pinto Balsemão guia-nos pelas suas origens beirãs, pela extensa família, pelo bairro da Lapa, a Quinta da Marinha, a Duque de Palmela e o mundo das suas viagens; mas leva-nos também ao universo da sua infância, ao Liceu Pedro Nunes, à Faculdade de Direito, à Força Aérea e à sua incursão pelo ensino universitário.
Não fica, no entanto, por aqui: abre-nos as portas das empresas familiares, do Diário Popular, do Expresso, da SIC, e não só; apresenta-nos os meandros da política – no seu melhor e no seu pior –, desde a aventura da Ala Liberal e o PSD, até hoje, não esquecendo alianças e traições.
Muitas, muitas histórias, onde perpassam aventuras e devaneios, mas nas quais sobressaem os amigos e, primordialmente, a Mulher, os filhos e os netos. Aqui se escalpeliza toda uma vida, um percurso ímpar que contribuiu decisivamente para formar o Portugal de hoje. Memórias é uma janela aberta para a vida deste homem e uma visita guiada pelo seu caminho e pela sua obra.




Críticas de imprensa

 


[…] esta é a sua memória do seu tempo, a forma como leu a passagem dos anos e das mudanças, como se recorda dos outros (e quem recorda ou quem esquece), como ajusta contas (porque há sempre contas a ajustar), como corrige um episódio ou como pretende ser recordado por nós, seus leitores.


Francisco José Viegas, Correio da Manhã




Último dia da Feira do Livro

feira-do-livro-2021.jpg


 


Hoje é o último dia da Feira do Livro de Lisboa. Para quem tenha possibilidade e ainda por lá não passou é a última oportunidade para abastecer a estante, ou pelo menos, para comprar “aquele” livro.


Se pensar em ir atrás das oportunidades, pode consultar aqui os Livros do Dia deste último dia de Feira.


De passagem como uma fartura, um gelado ou outra iguaria e sente-se a ler umas páginas do seu novo livro nos jardins do Parque Eduardo VII.


E, já agora, se tiver livros para doar, poderá aproveitar para o fazer também na Feira. Saiba mais aqui.


Da minha parte, conto passar por lá hoje de tarde, em família, para uma última visita, para uma ou duas compras e para sentir aquele ambiente único da Feira do Livro.

sábado, 11 de setembro de 2021

Novidade - "Os Desastres de Sofia" de Condessa de Ségur

++5.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Sofia é uma menina irrequieta que encontra todos os dias uma nova aventura. O problema surge quando estas aventuras, que para ela não passam de brincadeiras inocentes, se tornam em autênticos desastres, que arrastam também o primo Paulo, seu companheiro inseparável. Dores de barriga, quedas e castigos não serão suficientes para a tornar bem-comportada. Será que uma temporada na ilha para onde Briant a convida a conseguirá transformar?


A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!


 

Novidade - "O Lobo que Queria Ir à Escola" de Orianne Lallemand; Ilustração: Éléonore Thuillier

~~6.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Neste livro, o Lobo sonha em ir à escola e, por isso, decide construir uma escola na floresta.
Uma escola fantástica com mesas, cadernos, quadros e tudo o que é necessário!
Mas os amigos do Lobo não estão lá muito animados.
Só que quando o Lobo mete uma ideia na cabeça, nada o detém!


Uma história divertida, e ao mesmo tempo enternecedora, sobre o valor da aprendizagem e da inclusão.