
O título pomposo serve o propósito de ilustrar um dia que considero muito importante: o primeiro dia de escola do pequeno cá de casa.
Já aqui escrevi em muitas ocasiões que o pequeno herdou o gosto dos pais pelos livros, e pelo conhecimento. É algo natural, não imposto, por uma razão simples, é uma criança que tem crescido no meio dos livros a ouvir falar sobre livros. Não tinha de ser uma decorrência, é verdade, mas é algo que sempre fez parte da vida dele.
Até hoje o senhor pequeno foi um leitor passivo, em bom rigor desde que tinha dias de idade que todos os dias ouve uma história, ou (mais recentemente) umas páginas de um livro sobre o espaço, sobre a natureza, o corpo humano, ou sobre algumas das personalidades como Leonardo Da Vinci ou Marie Curie.
A partir de hoje começa a talhar o caminho para deixar essa dependência e ganhar a liberdade de poder ler sozinho. Uma das maiores conquistas do ser humano.
Ontem no banho perguntei-lhe o que o entusiasma neste novo mundo. Como qualquer criança de seis anos respondeu-me: fazer novos amigos, brincar muito, e já a lavar os dentes levantou o dedo e gritou “E ler pai, aprender a ler!”
Hoje é um dia importante e acho que estamos no bom caminho. Tudo de bom para o meu pequeno neste novo capítulo do livro da vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário