sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Novidade - "É Ok Querer Ser Rico" de Jason Brennan

991.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:


Moralizadores de dedo em riste dizem que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Presumem que ganhar muito dinheiro implica explorar outras pessoas e que a melhor maneira de quem ganha muito salvar a face é doar grandes somas.

Em É OK Querer Ser Rico, Jason Brennan mostra que esses moralizadores fazem uma leitura ao contrário. Argumenta que, em geral, quanto mais dinheiro se ganha, mais se faz pelos outros, e que até um assalariado médio está a retribuir produtivamente à sociedade simplesmente por fazer o seu trabalho. Além disso, a riqueza liberta nos para termos a melhor oportunidade de levar uma vida autenticamente nossa.

Brennan também procura demonstrar de que modo as sociedades baseadas no dinheiro criam melhores cidadãos, mais confiáveis e mais cooperativos. Com base nos novos historiadores do capitalismo, argumenta que as nações ricas se tornaram ricas devido às suas instituições saudáveis e não às suas horríveis histórias de escravidão ou colonialismo. Ao mesmo tempo que defende que quanto mais dinheiro se tem mais se deve ajudar os outros, Brennan também observa que não nascemos com uma dívida perpétua para com a sociedade. Não só é ok tornar-se rico, como o é gostar de ser rico.

E as melhores leituras de 2021 são... ainda não sei bem...

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (69).png


Na sequência do registo de ontem onde registei aqui as todas as minhas leituras do ano, hoje era suposto apresentar as leituras que mais me encheram as medidas, as melhores das melhores, mas tive de adiar. A razão? A melhor de todas, apesar de tudo, quando falamos de livros: muita qualidade a dificultar de sobremaneira a escolha.


Há vários dias que ando às voltas com as minhas melhores leituras deste ano e a verdade é que não consegui ainda escolher as melhores das melhores. Tenho vários livros que coloco num mesmo patamar e estou a achar injusto deixá-los de fora. Mesmo que selecione os 3 melhores nas áreas de ficção e não ficção, continua a não ser fácil.


Dito isto, vou aproveitar o fim de semana para fechar o tema e no início de 2022 apresentarei aqui as milhas escolhas. A única coisa que espero é que para o ano volte a ter o mesmo problema. Será bom sinal.


Boas Leituras e Bom Ano para todos!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Novidade - "Segunda Casa" de Rachel Cusk

3.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma mulher convida um prestigiado pintor para passar uma temporada com ela e a sua família, na casa que acabam de construir numa remota zona costeira. Profundamente impressionada com a sua pintura, espera que o particular olhar do artista ilumine com uma nova luz a sua própria existência e os mistérios da paisagem.


Ao longo desse verão, a presença do pintor vai revelar a distância que separa a realidade das ficções que vamos construindo e as subtis dinâmicas de poder que existem nas relações entre homens e mulheres.

As Minhas Leituras de 2021

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (68).png


Final de ano, tempo de balanço e retrospetiva em termos de leituras.


Diz o Goodreads que este terá sido o meu melhor ano de sempre em termos de leituras, 54 livros e quase 15 000 mil páginas. O que o Goodreads não diz, mas que também é verdade é que foi também muito provavelmente o meu melhor ano de sempre em qualidade de leitura.


Li e ouvi muito, mas, acima de tudo, li e ouvi com muita qualidade. Li autores que não tinha lido, li livros que nunca tinha prestado atenção e que adorei, voltei a ler autores que não lia há muito tempo, aprendi de sobremaneira com livros de não ficção, converti-me em definitivo aos audiolivros. Foi um grande ano de leituras. Diversificadas, instrutivas, a puxar a reflexão, divertidas. Houve de tudo um pouco.


Em resumo e de uma forma gráfica, eis o meu ano em livros (no final a lista de todos os livros com link para quem pretenda saber mais sobre os mesmos).


livro1.png


livro2.png


livro31.pnglivro4.pnglivro5.png


livro6.pnglvro7.png


livro8.png


"Hamlet" de William Shakespeare


“Olive Kitteridge” de Elizabeth Strout


"Quem Mexeu no Meu Queijo?" de Spencer Jonhson


"Apanhados pelo Vírus" de David Marçal e Carlos Fiolhais


"Dias e Dias" de Adília Lopes


“Onde as Cores Têm Sabor” de Ricardo Tomaz Alves


"A Física do Impossível" de Michio Kaku


"Os Anos" de Annie Ernaux


"Outliers” de Malcolm Gladwell


"Os Loucos da Rua Mazur" de João Pinto Coelho


"Castas - As Origens do Nosso Descontentamento" de Isabel Wilkerson


"Uma Terra Prometida" de Barack Obama


"Klara e o Sol" de Kazuo Ishiguro


"Um Crime no Expresso do Oriente" de Agatha Christie


"Woke" de Titania McGrath


“O Infinito num Junco” de Irene Vallejo Moreu


"How to Lead" de David M. Rubenstein


"Sentir & Saber" de António Damásio


"Da Meia-Noite às Seis" de Patrícia Reis


“No Início, Eram Dez…” de Agatha Christie


“As Leis Fundamentais da Estupidez Humana” de Carlo M. Cipolla


"O Amor nos Tempos de Cólera" de Gabriel García Márquez


"O Silêncio" de Don DeLillo


"A Anomalia" de Hervé Le Tellier


"The Bomber Mafia" de Malcolm Gladwell


"O Vício dos Livros" de Afonso Cruz


"A Rapariga Nova" de Daniel Silva


"Memórias de Adriano” de Marguerite Yourcenar


"Dez Lições para Um Mundo Pós-Pandemia" de Fareed Zakaria


"Sr. Salário" de Sally Rooney


"A Biblioteca da Meia-Noite" de Matt Haig


"Os Anjos Bons da Nossa Natureza" de Steven Pinker


"Unidos - 10 escolhas para um agora melhor" de Ece Temelkuran


"Loba Negra" de Juan Gómez-Jurado


"A Máquina do Ódio" de Patrícia Campos Mello


"Três Contos" de Eugenio Carmi e Umberto Eco


"O Terrorista Elegante e Outras Histórias" de Mia Couto e José Eduardo Agualusa


"Blink" de Malcolm Gladwell


"Palavra do Senhor" de Ana Bárbara Pedrosa


"Frankenstein em Bagdad" de Ahmed Saadawi


"A Ordem" de Daniel Silva


"A Balada do Medo" de Norberto Morais


"Pensar, Depressa e Devagar" de Daniel Kahneman


“Fahrenheit 451” de Ray Bradbury


"Os Livros que Devoraram o meu Pai" de Afonso Cruz


“O Assassinato de Roger Ackroyd” de Agatha Christie


"Filosofia para Crianças" de Jordi Nomen


"Manhã" de Adília Lopes


"Como Falar para as Crianças Ouvirem e Ouvir para as Crianças Falarem" de Adele Faber e Elaine Mazlish


"O Jardim dos Animais com Alma" de José Rodrigues dos Santos


"Peril" de Bob Woodward e Robert Costa


"A Viagem do Elefante" de José Saramago


"Essencialismo" de Greg McKeown


"Obras Completas Maria Judite de Carvalho - Volume 1 - Tanta gente, Mariana | As palavras poupadas" de Maria Judite de Carvalho

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Novidade - "Viver a Minha Vida" de Emma Goldman

9+.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:


VIVER A MINHA VIDA (1931) é a sua trepidante autobiografia, um vertiginoso fresco histórico onde se cruzam revolucionários, como Piotr Kropotkine, Jack London, Louise Michel, Voltairine de Cleyre e John Reed, a par de diversas geografias — Viena, Londres, Nova Iorque, Estocolmo — e de acontecimentos marcantes como o massacre de Haymarket e a revolta de Cronstadt. É também o percurso de uma mulher corajosa, uma resoluta activista com o dom da palavra, que percorreu o mundo e ousou desafiar autoritarismos — pai, mentores, companheiros e Estado —, lutando contra a moral mesquinha em tempos violentos. Emma Goldman soube escolher o seu norte e concebeu o anarquismo não como uma «paixão triste» que exigia uma cega obediência, mas como uma aventura movida pela alegria, na qual «todos os seres humanos nascem com o mesmo direito de participar no banquete da vida».

As Listas dos Melhores Livros do Ano 2021

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (66).png


O post de hoje é dedicado às listas dos melhores livros do ano, ou pelo menos a algumas delas. 


As listas dos melhores do ano para mim servem dois propósitos fundamentais: ajudam a confirmar os livros que podem vir a ser leituras futuras, em particular os que se repetem em várias listas, e são uma oportunidade para ficar a conhecer livros que me tinham passado ao lado.


Para quem possa ter interesse aqui ficam então algumas seleções livrescas dos melhores de 2021.


Bertrand


Expresso


New York Times


Folha de São Paulo


The New Yorker


Time Magazine (Ficção)


Time Magazine (Não Ficção)


The Boston Globe


The Guardian

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Novidade- "A Era do Nós - Proposta para uma Democracia do bem comum" de João Ferro Rodrigues

0p+.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:



Nas últimas décadas, apesar do ritmo intenso da globalização e do advento das redes sociais, que ligou pessoas de todo o mundo de uma forma inimaginável no século passado, a Humanidade tem caminhado no sentido de uma crescente atomização social. Vivemos mais sós, trabalhamos remotamente, os núcleos familiares e sociais em que nos movemos são cada vez mais reduzidos e menos diversos.

A maioria da população existe numa bolha restrita, pouco representativa da multiplicidade que o mundo abarca, e os outros, a sua realidade e experiências, são matéria de quase ficção. As crianças, em particular, têm um contacto extremamente limitado com a realidade do seu território, incomparavelmente menor do que tiveram as gerações anteriores.

A partir desta constatação, João Ferro Rodrigues tenta resumir as causas desta bolha social, elencando as suas consequências no bem-estar de cada um de nós e no futuro da sociedade. E, num exercício de cidadania e progressismo, procura, acima de tudo contribuir com propostas concretas, com soluções práticas para que tenha início uma nova era. Uma era do bem comum democrático e inclusivo, impulsionadora de confiança nas nossas comunidades. Uma era do nós.




Críticas

 


«Nesta sua reflexão politicamente comprometida, João Ferro Rodrigues conduz-nos, num registo coloquial e sugestivo, através de referências atualizadas da teoria económica, da biologia, ou da história recente, para fundamentar a sua convicção quanto à urgência de recuperar os valores do bem comum. João Ferro Rodrigues enriquece corajosamente a sua reflexão com um elenco de propostas concretas de alcance transformador. Um contributo generoso, comprometido com o seu tempo, que merece ser escutado por decisores políticos e que interpela o cidadão comum.»
Teresa Patrício Gouveia

«Este livro chama-se apropriadamente "A Era do Nós", mas bem que podia ser “Uma carta aberta aos jovens do meu país”. O que aqui está é uma síntese notável, que guia o leitor ao longo da discussão dos dilemas sociais, económicos e políticos do nosso tempo, temperada com propostas exigentes, que rompem com os dogmas vigentes e com as clivagens políticas tradicionais. Tudo marcado por uma ideia chave – o homem superou as dificuldades sempre que levou mais longe a sua propensão comunitária, por uma exigência crítica que escasseia e por um louvável otimismo, um dos ativos mais desvalorizado nos tempos que correm. Este é um livro progressista sobre os nossos tempos e com propostas viáveis para encararmos em conjunto os tempos que nos esperam.»
Pedro Adão e Silva


Leitura - "Obras Completas Maria Judite de Carvalho - Volume 1 - Tanta gente, Mariana | As palavras poupadas" de Maria Judite de Carvalho

Cópia de Uma das últimas compras (32).png


Mais sobre o livro aqui


Maria Judite de Carvalho estava nos meus autores a “ler em breve” há muito tempo. O Clube de Leitura do PNL 2027 deu-me a oportunidade de não adiar mais e acabou por fazer com que fechasse o ano com chave de ouro.


Todas as críticas e recomendações que e li e recebi sobre a escrita da autora foram confirmadas. É um verdadeiro prazer literário. A sua escrita aliada à crueza das suas histórias fazem deste primeiro volume das suas Obras Completas um livro obrigatório.


Da minha parte, não obstante ter gostado muito do “Tanta Gente, Mariana”, se tiver de indicar preferências, encaminho-as para dois contos mais curtos: “Viagem” e “A Sombra da Árvore”. Em ambos os casos são contos frios, fotografias detalhadas, ficcionadas, mas com tanto sabor a realidade, em particular no seu final. No geral, acho que todos os textos são peças de escrita de enormíssima qualidade, mas estes dois disseram-me algo mais.


Não foi uma sugestão de Natal deste ano porque ainda estava muito no início do livro, mas fica como forte recomendação para uma leitura de 2022.


Mais um obrigado ao Clube de Leitura do PNL 2027 por me te apresentado a este livro e a esta autora. Este ano perdi a conta aos bons livros que descobri através do Clube.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Novidade - "Poemas que Resolvem Problemas" de Chris Bleakley

1.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Os algoritmos são os métodos invisíveis que os computadores aplicam para processar informação e tomar decisões. Hoje, as nossas vidas são geridas por algoritmos. Eles determinam as notícias que vemos. Influem nos produtos que compramos. Sugerem os nossos parceiros. Podem até estar a determinar o resultado das eleições nacionais. Estão a criar e a destruir indústrias inteiras. Apesar das crescentes preocupações, poucos sabem o que são algoritmos, como funcionam ou quem os criou.


Poemas que Decifram Enigmas conta a história dos algoritmos desde as suas origens na Antiguidade até aos dias de hoje e mais além. O livro apresenta aos leitores os inventores e os eventos inspiradores por trás da génese dos algoritmos mais importantes do mundo.

Livros no Sapatinho

Cópia de Cópia de Cópia de MINISTÉRIO dos LIVR


Cá em casa, felizmente, entram livros novos praticamente todas as semanas, no entanto, isso não quer dizer que não possam ser também um presente de Natal.


Na semana passada, para além de me ter auto-oferecido vários livros, entre eles “Estado de Terror” de Hillary Rodham Clinton e Louise Penny, “Olhar para Trás” de Juan Gabriel Vásquez e “Ecologia” de Joana Bértholo (a leitura de janeiro do Clube de Leitura do PNL 2027), decidi fazer uma encomenda conjunta de 3 livros para colocar na árvore de Natal.


A ideia era ter, entre os presentes individuais, um presente livresco familiar, um livro para cada elemento da família cá de casa, e foi isso mesmo que acabou por acontecer.


Na noite de Natal o presente foi aberto e cada um teve o seu livro, uma escolha de acordo com o respetivo gosto. Para mim “Uma Cidade nas Nuvens” de Anthony Doerr, para a cara-metade “Sinopse de Amor e Guerra” de Afonso Cruz e para o mais pequeno “A história do Pedrito Coelho” de Beatrix Potter.


Toda a gente ficou contente, o pequeno inclusive, embora não tenha sido, naturalmente o presente mais apreciado.


Não temos muitas tradições fixas de Natal cá em casa, mas vou fazer por tornar esta permanente, um presente de livros no sapatinho para toda a família.


Em www.bertrand.pt

domingo, 26 de dezembro de 2021

Novidade - "Rua de Sentido Único | Crónica Berlinense | Infância Berlinense por Volta de 1900" de Walter Benjamin

Mais sobre o livro aqui


2.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:


Rua de Sentido Único, Crónica Berlinense e Infância Berlinense por volta de 1900 são peças fundamentais do projecto de crítica da modernidade da multifacetada obra de Walter Benjamin. As três obras, das quais apenas a primeira foi publicada em forma de livro em vida do autor, são conjuntos virtualmente inesgotáveis de textos poético-ensaísticos.

Nestes, a grande metrópole moderna, representada pela cidade de Berlim, é o cenário que oferece à presença de espírito do crítico inúmeros indícios, rastos, sinais, que lhe permitem ir muito além da aparente solidez de um mundo com fissuras potencialmente catastróficas.

A abertura incondicional aos espaços da modernidade subverte a noção de interioridade e de subjectividade. É assim que os textos se constituem em local de produção de imagens de pensamento, privilegiando o foco em lugares e objectos mais do que em pessoas e acontecimentos.

Como se no mundo das coisas e dos espaços, por mais insignificantes que pareçam, houvesse uma vida secreta que só um olhar excêntrico, materializado, sobretudo nas duas últimas obras, no olhar da criança, consegue captar.

Tomando por base a edição crítica em curso de publicação desde 2008, a tradução de António Sousa Ribeiro incorpora um grande número de textos e fragmentos até ao momento inéditos em português.

Livros e Árvores de Natal, ou Árvores de Natal de Livros

.png


84NE9W1.jpg


arv.png


books-tree.png


c_XHE-KwakFl8F3RY4CN9rLFvwQAza4OXu49CFiHGMc.jpg


CzPpbxGWQAAn_3p.jpg


diy-book-christmas-tree-342167.jpg


H1XNUO-Dtwk9qu2QfV-tiiwzEMPIHmA4g8zi9cbi4cQ.jpg


very-merry-vintage-syle-make-christmas-tree-316260

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Livro de Natal - "A Noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner Andresen; Ilustração: Jorge Nesbitt

+po.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:


A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3.°, 4.°, 5.° e 6.° anos, para apoio a projetos Natal.

Dava um bom retiro livresco 86 - especial de Natal

maxresdefault.jpg


Esta imagem personifica uma espécie de sonho de Natal, pelo menos para mim.


A história que conta é simples. Uma acolhedora casa de madeira no campo, neve lá fora, noite de consoada, uma lareira acesa, os filhos e os netos estiveram todos reunidos, jantou-se alegremente, abriram-se presentes, fez-se um brinde, houve correrias e brincadeiras até que todos se recolheram para dormir. Fico eu, a minha poltrona, a lareira quente e um livro, para acabar a noite em beleza. Está la tudo. A família feliz, a casa de madeira, a neve, a lareira e os livros. Perfeito.


Neste ou em qualquer outro sonho ou realidade, faço os mais sinceros votos de que tenham um excelente Natal!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Novidade - "Energia e Civilização" de Vaclav Smil

+09.jpg


Mais sobre o livro aqui


Sinopse:



Uma obra fundamental para a compreensão da evolução das sociedades humanas.

Vaclav Smil é o maior especialista contemporâneo em questões de energia. Ao longo dos anos, os muitos livros que escreveu têm abordado o modo como os cientistas, os estrategas económicos e os governos veem as questões ambientais.

Energia e Civilização - Uma história é, como o nome indica, uma obra muito abrangente, que demonstra como as fontes de energia determinaram a evolução das sociedades humanas - desde a Antiguidade até aos nossos dias - e, dessa forma, permitem extrapolar a nossa futura evolução.

Desde as civilizações pré-agrícolas até à actualidade dependente dos combustíveis fosseis, Smil traça a explicação dos ciclos de evolução e dos seus ritmos, demonstrando precisamente que estes estão inerentemente interligados com as evoluções e o acesso a novas tecnologias que permitem explorar as mais diversas fontes de energia.

Este livro contém inúmeras ilustrações, quadros e gráficos.

A edição portuguesa conta com o apoio da empresa Iberdrola.




Críticas


«Aguardo por novos livros de Smil como algumas pessoas anseiam por novos filmes da Guerra das Estrelas. No seu mais recente livro, Energia e Civilização – Uma história, explica de um modo profundo e abrangente de que forma as inovações da capacidade humana de transformar energia em luz, calor em movimento, têm sido as principais motivações por detrás do nosso progresso cultural e económico nos últimos 10 000 anos.»
Bill Gates, Gates Notes, Best Books of the Year

«Tudo o que nós, humanos, alguma vez fizemos tem dependido sempre da nossa capacidade de obter energia e Vaclav Smil é o mais importante pensador mundial sobre este processo. De certeza que Energia e Civilização será o guia do século XXI mais importante para esta questão fulcral.»
Ian Morris

«A análise magistral de Smil explica de que forma a energia tem sido central para criar e manter a civilização. Fundada na ciência, sensível às diferenças culturais, e riquíssima em todos os pormenores, esta é a obra definitiva sobre um assunto vital.»
David E. Nye


 






Críticas de imprensa


«Devia ser leitura obrigatória para todos os seres humanos.»
Nature


LIvros e Filmes : "A Journal for Jordan"

22184444_SIbth.png


´3.jpeg


Mais sobre o livro aqui


Já não me consigo recordar ao certo quando me cruzei com este livro, sei que foi há vários anos atrás, e creio que terá sido por via do New York Times.


Lembro-me de o ter tido inclusive durante algum tempo debaixo de olho, por ter achado a história extremamente interessante, no entanto, como tantas vezes acontece, acabou por ser substituído por outros.


Soube recentemente que o filme inspirado no livro vai chegar aos cinemas nos EUA no dia de Natal pela mão do grande Denzel Washington como realizador e, com isto, o livro voltou também para a ribalta.


O livro, no original, “A Journal for Jordan: A Story of Love and Honor” é um livro de memórias escrito pela jornalista Dana Canedy.


Em 2005, o noivo de Dana Canedy, o primeiro sargento Charles Monroe King, começou a escrever o que se tornaria um diário de mais de duzentas páginas para seu filho, caso ele não voltasse para casa da guerra no Iraque. Ele acabou por ser morto por uma bomba na estrada em outubro de 2006. Nessa altura o seu filho, Jordan, tinha sete meses.


Na sinopse pode ler-se que o livro “é uma carta brutalmente honesta de uma mãe para seu filho sobre o pai que ele perdeu antes mesmo de poder falar. É também um conselho e orações de pai para o filho que ele nunca conhecerá.”


Gostaria bastante de ler o livro e tenho a certeza de que vou ver o filme.



 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Novidade - "Anos de Chumbo e Outros Contos" de Chico Buarque

++342.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:


Uma jovem que vai à praia com o tio e acaba por ir longe demais. Um grande artista alvo de sabotagem. Dois irmãos em conflito. Uma mulher que perdeu tudo. Um homem que passeia por Copacabana com Pablo Neruda e outros notáveis. Um fã fervoroso da escritora Clarice Lispector. Um casal numa primeira viagem que tem tudo para dar errado. Um lar incendiado pela traição.


Imersos na atmosfera muito particular da ficção de Chico Buarque - marcada pelo sagaz poder de observação e pelo contraste entre o lírico e o cómico -, os contos que compõem este volume ilustram a sordidez e o patético da condição humana. São oito narrativas em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio compõem um surpreendente labirinto de vidas cruzadas.


O impressionante domínio da linguagem do autor é posto ao serviço da concisão da forma e da denúncia da barbárie do presente: a estreia de Chico Buarque no conto é arrebatadora.

Notícias Livrescas

Notícias livrescas.png


- Já é conhecido o título do novo livro de Daniel Silva, a sair em julho de 2022. Trás de volta Gabriel Allon e terá como título “Portrait of an Unknown Woman”.


- A biografia de António Guterres (“O Mundo Não Tem de Ser Assim”), atual Secretário Geral da ONU, que em Portugal já vai na terceira edição, irá ser lançada no Reino Unido em maio e durante o verão nos EUA.


- Na semana passada, uma edição rara de uma banda desenhada do Super-Homem foi vendida num leilão online por... 2,6 milhões de dólares. Tinha sido adquirida em 1939 por 10 cêntimos.


- Ricardo Araújo Pereira, humorista e autor de vários livros, irá passar a escrever as suas crónicas semanais no jornal Expresso, depois de 17 anos ao serviço da revista Visão.


- A Jornalista Catarina Gomes foi a vencedora do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís com o romance “Terrinhas”.


- A editora Minimalista lançou um livro de contos de 24 autores, “Contos minimalistas” é o título da obra. São 12 contos dos autores “minimanistas” que estiveram na génese da editora e mais 12 de autores convidados. Mais informação pode ser encontrada no site da editora.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Novidade - "O Poder da Destruição Criadora" de Philippe Aghion, Simon Bunel e Céline Antonin

+98.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:



A destruição criadora, uma ideia proposta por Joseph Schumpeter nos anos 1940, inspirada por sua vez nos escritos de Karl Marx sobre a obsolescência do capital, é o processo pelo qual as novas tecnologias vão substituindo as existentes, que se tornam obsoletas.

Este livro convida a repensar a história e os enigmas do crescimento através do prisma da destruição criadora e a pôr em causa um grande número de ideias preconcebidas, entre as quais:

Porque é que as revoluções tecnológicas e a automatização criam mais emprego do que aquele que destroem.
Porque não é o imposto o único meio de tornar mais justo o crescimento.
Porque não é a industrialização uma fase indispensável no processo de desenvolvimento.
Porque não é a taxa de carbono a única alavanca de um crescimento mais verde.
Porque é que, com políticas públicas adequadas, a destruição criadora não prejudica a saúde e a felicidade.
Porque é que a inovação precisa do mercado, do Estado, mas também de uma intervenção ativa da sociedade civil.




Críticas

 


«Este livro é uma leitura essencial para empresários e políticos por múltiplas razões. Destrói ideias preconcebidas e muitas vezes veiculadas por populistas à esquerda e à direita do espectro político.»
Carlos Moedas, ex-Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação



 

Neste Natal, mais do que livros, ofereça leitura

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (64).png


Estamos na semana da corrida final aos presentes de Natal. Todas as lojas estão cheias, incluindo as livrarias, o que é, naturalmente de saudar.


O último trimestre do ano é o mais representativo nas vendas de livros, e o período do Natal o mais forte (segundo os dados que tenho). Visto isoladamente, este fenómeno de vendas de livros na quadra natalícia até faz parecer que Portugal é um país que lê. Sabemos que não é bem assim.


A ideia que tenho, e que já confirmei em diversas ocasiões, a última das quais a semana passada (falarei sobre isso na próxima semana para não quebrar o espírito natalício), é que, para muita gente, o livro é “um novo tipo de meias” enquanto presente porque responde à pergunta “o que oferecer?” e fica sempre bem a quem oferece, porque afinal é suposto estar a fomentar um hábito reconhecidamente positivo.


Então qual é o problema? O problema, acredito, é que muitas pessoas que oferecem livros não são leitoras e quem os recebe também não é. É apenas um presente que vai para um local diferente das meias e com menos utilidade.


Recentemente esta ideia foi-me confirmada por uma livreira. Muitas pessoas procuram livros sem qualquer critério. “É um livro. Sobre o quê? Não interessa, quem quer ler lê qualquer coisa, certo?”, parece ser uma ideia frequente.


Faço notar que não defendo, de forma nenhuma, que de deveriam oferecer menos livros, antes pelo contrário, acho que se deveriam oferecer mais. Aquilo que defendo é uma maior atenção ao tema, ou seja, um cuidado adicional quando se oferece um livro. Da mesma forma que se procura acertar no tamanho da camisola, devia-se procurar acertar no livro, um livro sobre algo que alguém possa ter interesse é o equivalente ao número certo da camisola.


Pode parecer difícil, mas muitas vezes não é. Podem bastar duas coisas: saber um pouco sobre os gostos e interesses da pessoa e pedir ajuda a um(a) livreiro(a). Eu acredito que há um livro para toda a gente, e oferecer um livro sobre algo que quem recebe gosta pode ser meio caminho andado para potenciar a leitura.


Em resumo, o meu desejo para este neste Natal é que quem pretenda oferecer um livro faça um esforço adicional e tente oferecer leitura. Pode parecer a mesma coisa, mas é algo bem diferente.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Novidade - "Diários - 1950-1962" de Sylvia Plath

~9w.jpgMais sobre o livro aqui


Sinopse:


Destes diários de Sylvia Plath fazem parte apontamentos excluídos de publicação até 1998 por Ted Hughes, seu marido e executor testamentário. Há textos escritos ao longo de doze anos, desde a época em que Sylvia Plath era estudante universitária até 1962, o ano anterior à sua morte. E também desenhos e poemas, testemunhando a vida e a obra de uma das principais poetas de língua inglesa do século XX, autora de Ariel e The Colossus.

Revelando uma consciência precoce da sua vocação de poeta, Plath afirmava aos dezoito anos: "estou a dar uma justificação à minha vida, à minha viva emoção, aos meus sentimentos, ao transformar tudo isto em letra impressa", organizando de forma provisória "o meu patético caos pessoal".

Livros - Os Melhores do Ano

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (65).png


Estamos naquele momento do ano em que começam a brotar por todos os lados as listas dos melhores do ano. Os livros não são exceção e há já por aí muitas listas, nacionais e estrangeiras, pelo que, o Ministério irá apresentar por aqui algumas nos próximos tempos.


Mas hoje vou começar por identificar aqui alguns dos livros já traduzidos em português e que aparecem em várias das listas dos melhores do ano que já tive oportunidade de consultar. Assim, temos (mais informação no livro e no título do mesmo):


3.jpg


"Klara e o Sol" de Kazuo Ishiguro


2.jpg


"A Promessa" de Damon Galgut


1.jpg


"Sob um Céu Branco" de Elizabeth Kolbert


4.jpg


"Silverview" de John le Carré


5.jpg


"Uma Cidade nas Nuvens" de Anthony Doerr


6.jpg


"Mundo Belo, onde Estás" de Sally Rooney


7.jpg


"1000 Anos de Alegrias e Tristezas" de Ai Weiwei


8.jpg


"Encruzilhadas" de Jonathan Franzen


Para quem queira considerar como opção para este Natal e oferecer como presente a alguém a quem algum destes livros encaixe como presente ideal, por ser uma leitura ideal, hoje ainda há bons descontos (ver info abaixo).


Em www.bertrand.pt