quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Leitura - "A Viagem do Elefante" de José Saramago

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (18).


Mais sobre o livro aqui


Já tinha saudades de ler Saramago.


Ler “A Viagem do Elefante” trouxe-me de volta o gozo de deslizar pelas linhas esculpidas a cada palavra. Um verdadeiro prazer proporcionado este mês pelo Clube de Leitura do PNL 2027.


Saramago conta-nos neste livro, num misto de realidade e ficção, a vigem de um elefante oferecido pelo rei D. João III ao arquiduque Maximiliano da Áustria, na companhia de personagens reais e inventados. Fá-lo de uma forma repetida em relação a outras obras suas, com muita ironia, mas também com muita compaixão em relação às fraquezas e defeitos dos homens.


Não sendo, para mim um “Ensaio Sobre a Cegueira”, ou um “As Intermitências da Morte” (estes estão noutro patamar), é de igual forma um grande livro e uma bela história.


No livro consta uma frase que subscrevo e que acho muito adequada: “A Viagem do Elefante” mostra-nos um Saramago em todo o seu esplendor literário”. Mesmo. Vale a pena ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário