quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Leitura - "Frankenstein em Bagdad" de Ahmed Saadawi

Cópia de Uma das últimas compras (23).png


A leitura deste livro não estava prevista para já. Recebi-o de oferta da Gradiva e acabei por (como muitas vezes faço) ler as primeiras páginas. Acontece que neste caso não parei nessas primeiras páginas.


Trata-se de um livro muito bem escrito, com uma grande base de criatividade e imaginação, algo que já lhe granjeou vários prémios, nomeadamente o Prémio Internacional de Romance Árabe.


A história decorre no mundo surreal (entre o imaginado e o real) da cidade de Bagdade, e oscila, como pode ler-se na sinopse entre “a tragédia e o absurdo, o horror, o patético e o cómico, num cenário de ruínas e resiliência humana…”.


A relação entre personagens, no seu papel e personificação de realidades diferentes da história e da cidade é outro ponto forte do livro. Um livro em cenário de guerra, sendo que neste caso não sabemos o que pode ser ficção e realidade.


Este livro constituiu uma das mais agradáveis surpresas literárias que tive nos últimos tempos. Um livro inesperado que poderia ter passado despercebido. Ainda bem que isso não aconteceu, e também por isso deixo aqui o contive para considerarem esta leitura. Fica a minha recomendação de descoberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário