quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Audiolivro - "A Física do Impossível" de Michio Kaku

Uma das últimas compras (9).png


Mais sobre o livro aqui


Tenho este livro em casa há anos e foi mais um que por diversas vezes esteve na iminência se ser “o próximo”. Não chegou a ser e só agora, por via de audiolivro, teve a sua oportunidade.


Fiquei um apreciador de Michio Kaku depois de ler “O Futuro da Humanidade”, não apenas pelo tema, mas pela sua abordagem: um físico que escreve de uma forma brilhantemente simples sobre temas altamente complexos.


Este “A Física do Impossível” vem confirmar o que referi acima em relação às capacidades do autor. É um livro muito bem escrito, intrigante, desafiador e pleno de conhecimento.


O autor apresenta-nos três categorias de impossíveis e leva-nos por uma viagem que, em muitos momentos, mistura realidade, ficção científica com previsões científicas. Três categorias que vão do impossível de curto prazo até ao provavelmente impossível para todo o sempre em termos de conhecimento e realidade ao nível científico.


Um dos aspetos mais interessantes do livro, ao ouvi-lo hoje, 13 anos depois da sua publicação, é o facto de, passado este tempo, poder constatar que ele está desatualizado e que vários progressos foram feitos em algumas “impossibilidades”. É sinal de que a ciência não para, e todos os dias evolui.   Até sabe bem poder dizer que o livro está desatualizado.


Uma última nota para referir que a palavra impossível é claramente efémera e circunstancial. Imagine-se um Michio Kaku a escrever um livro sobre “A Física do Impossível” em 1800, e consideremos tudo que era impossível nessa data e que hoje é uma banalidade. O autor faz referência a esta realidade no livro, e com toda a razão. Impossível hoje, uma realidade amanhã.


Leiam, ou ouçam, o livro e deliciem-se com os impossíveis da ciência.


 

2 comentários:

  1. Também gosto muito deste livro! Sem contar com o Sapiens, foi o primeiro livro que li que me despertou o bichinho da não-ficção. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo porquê!
      Recomendo também "O Futuro da Humanidade" se ainda não leu. Muito bom!

      Eliminar