quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

O pequeno & os livros - o livro como presente

MINISTÉRIO dos LIVROS (16).png


Vivi os primeiros anos da minha vida sem muitos livros por perto. Os livros, que não os da escola, não era objetos muitos comuns e muito raramente eram escolhidos como presente.


Lembro-me de ter recebidos até aos meus 12, 13 anos de idade 2 ou 3 livros, mas de ter ficado sempre extremamente contente por isso. Não eram um brinquedo, mas foi algo a que sempre dei muito valor.


Lembro-me de já ser adulto e de presenciar o ato de oferecer e receber livros com crianças pequenas e de estes serem tratados como se de meias se tratassem, jogados imediatamente para o lado. Isso chegou a acontecer comigo, em pelo menos dois momentos, com livros que ofereci (e não eram crianças de 6 anos). Resultado, praticamente deixei de oferecer livros, a não ser que soubesse que é algo que a criança apreciava de facto.


Cá em casa, onde mora um pirralho agora com 6 anos, o livro é visto como um presente, é apreciado e recebido com carinho. Continua a ser uma criança, se houver um Lego no lote de presentes é naturalmente preferido no momento de receber, mas o livro é muito bem-vindo, é saudado, e se não for antes, no final do dia será lido e ouvido com toda a atenção. Os livros fazem parte e quando assim é o amor por eles pode começar cedo.


Hoje cá em casa, num dia especial, os livros também serão presentes e eu fico muito feliz por vê-los serem bem-recebidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário