
Este livro é, acredito, de 1965 ou 1966. É o livro com o qual o meu pai tirou a 4ª classe no final da década de 60.

Como já aqui referi, quando eu era pequeno não havia muitos livros em casa. Para ser honesto, praticamente não havia livros, mas havia este. Não consigo ter a certeza se o descobri imediatamente antes de entrar para a escola se imediatamente depois, mas tenho a certeza que foi um desses dois momentos.

Para um pequeno de 6 anos este livro era um mundo de informação, de imagens, de conhecimento. Lembro-me de ficar fascinado com as gravuras e de pedir ao meu pai para me ler umas passagens de vez em quando.
Recordo-me de o ter folheado com muito cuidado inúmeras vezes (continua a estar em ótimo estado mais de 50 anos depois) e de me perder com os ossos, os peixes, entre outras figuras que nele surgiam. Foi o primeiro livro que folhei com verdadeiro interesse, e que, por isso, teve um papel importante no meu amor pelos livros.

É um livro simples da 4ª classe do meu pai que guardo com particular carinho e que conto um dia destes apresentar ao meu filho porque prova que qualquer livro pode criar um leitor.
Sem comentários:
Enviar um comentário