segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Um livro que me ensinou a gostar de livros

MINISTÉRIO dos LIVROS (17).png


Este livro é, acredito, de 1965 ou 1966. É o livro com o qual o meu pai tirou a 4ª classe no final da década de 60.


20210213_112728_resized.jpg


Como já aqui referi, quando eu era pequeno não havia muitos livros em casa. Para ser honesto, praticamente não havia livros, mas havia este. Não consigo ter a certeza se o descobri imediatamente antes de entrar para a escola se imediatamente depois, mas tenho a certeza que foi um desses dois momentos.


20210213_112738_resized.jpg


Para um pequeno de 6 anos este livro era um mundo de informação, de imagens, de conhecimento. Lembro-me de ficar fascinado com as gravuras e de pedir ao meu pai para me ler umas passagens de vez em quando.


Recordo-me de o ter folheado com muito cuidado inúmeras vezes (continua a estar em ótimo estado mais de 50 anos depois) e de me perder com os ossos, os peixes, entre outras figuras que nele surgiam. Foi o primeiro livro que folhei com verdadeiro interesse, e que, por isso, teve um papel importante no meu amor pelos livros.


20210213_112748_resized.jpg


É um livro simples da 4ª classe do meu pai que guardo com particular carinho e que conto um dia destes apresentar ao meu filho porque prova que qualquer livro pode criar um leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário