Mais sobre o livro aqui
Terminei hoje (finalmente) a leitura do livro “Os próximos 100 anos” de George Friedman.
A demora na leitura não teve a ver com a falta de interesse, até porque o livro é efetivamente muito interessante.
É um exercício de futurologia, tendo como epicentro os EUA, mas tem com toda a certeza alguns pontos muitos interessantes e plausíveis, mesmo quando o autor leva o exercício ao limite e fala numa “Guerra das Estrelas” com os EUA e o Japão como principais intervenientes.
Vale a pena ler, e concordando ou não, o leitor tem sempre a hipótese que tentar fazer o mesmo exercício a quase 100 anos de distância e chegar às suas próprias conclusões.
Acima de tudo ficam muitos pontos pertinentes e relevantes que valem a pena questionar.
A ler pelos curiosos e interessados no mundo que nos rodeia, presente e particularmente futuro.
Comentário escrito a 8 de junho de 2010
Nota atual: o livro, escrito em 2009, tem uma passagem na página 154, num capítulo dedicado à Rússia, que diz o seguinte: "A Rússia desintegrou-se em 1917 e, novamente, em 1991. E a força militar do país irá desabar, uma vez mais, depois de 2020."
Pena que a previsão não se tenha concretizado...

Sem comentários:
Enviar um comentário