domingo, 6 de março de 2022

Leitura Pré-Blog - “Os próximos 100 anos” de George Friedman

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (28).


Mais sobre o livro aqui


Terminei hoje (finalmente) a leitura do livro “Os próximos 100 anos” de George Friedman.


A demora na leitura não teve a ver com a falta de interesse, até porque o livro é efetivamente muito interessante.


É um exercício de futurologia, tendo como epicentro os EUA, mas tem com toda a certeza alguns pontos muitos interessantes e plausíveis, mesmo quando o autor leva o exercício ao limite e fala numa “Guerra das Estrelas” com os EUA e o Japão como principais intervenientes.


Vale a pena ler, e concordando ou não, o leitor tem sempre a hipótese que tentar fazer o mesmo exercício a quase 100 anos de distância e chegar às suas próprias conclusões.


Acima de tudo ficam muitos pontos pertinentes e relevantes que valem a pena questionar.


A ler pelos curiosos e interessados no mundo que nos rodeia, presente e particularmente futuro.


Comentário escrito a 8 de junho de 2010


Nota atual: o livro, escrito em 2009, tem uma passagem na página 154, num capítulo dedicado à Rússia, que diz o seguinte: "A Rússia desintegrou-se em 1917 e, novamente, em 1991. E a força militar do país irá desabar, uma vez mais, depois de 2020."


Pena que a previsão não se tenha concretizado...

Sem comentários:

Enviar um comentário