Mais sobre o livro aqui
Está concluída mais uma leitura: “Escrever” de Stephen King.
Dois motivos incentivaram esta leitura: a curiosidade efetiva de ler sobre a forma com um escritor de renome faz o seu trabalho, as suas considerações, o seu método e as suas opiniões, mas também retirar da leitura algum sumo que me ajude no meu, muito difícil e quase inexistente processo de escrita.
Os dois objetivos forma francamente atingidos e, em alguns pontos, largamente superados.
O livro foi escrito há mais de 20 anos (e terminado depois de um acidente que quase matou o escritor), no entanto todo o seu conteúdo é perfeitamente atual. Gostei acima de tudo do discurso direto, sem rodeios, da distinção entre o que sabe e o que não sabe, do enfatizar que é o que funciona para ele, mas sem deixar muito claro que existe ingredientes que são absolutamente indispensáveis. Antes dos recursos da linguagem vem a célebre frase “ler muito e escrever muito” que o autor coloca a bold e sublinhado.
É um “livro de receitas” muito bem escrito, ao alcance de todos e com uma enorme quantidade de informação altamente relevante no mundo da escrita. Está lá tudo, haja capacidade para o colocar em prática.
Há ainda, logo no início uma parte biográfica que é igualmente muito interessante e que tem também informação útil para além da componente de história de vida.
Compreendo perfeitamente a relevância que foi dada ao livro e a forma como ainda hoje é reconhecido. Seja porque gosta do mundo dos livros ou porque quer aprender alguma coisa para aplicar, este é um livro obrigatório. Sem qualquer dúvida.
Muito obrigado à Bertrand pela oferta.
Nota: de referir que o primeiro livro que leio de Stephen King é um livro onde ele descreve como escreveu os outros, os de ficção. Fica a promessa de logo que possível ler um desses.


Fiquei curiosa.
ResponderEliminarAcho que pode ser uma boa escolha!
EliminarFico sempre impressionada pelas dezenas de livros que King já publicou... Sem dúvida, uma carreira impressionante. Dele, já li «Carrie» e não gostei muito, depois li «O intruso» e gostei bastante. Enfim, há muito por onde escolher para ler King :) Este «Escrever» também está na minha lista.
ResponderEliminarAgora que li "Escrever" quero ler algum de ficção. A vantagem é que tenho muito por onde escolher!
Eliminar