quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Leitura - "Escrever" de Stephen King

pol.jpg


Mais sobre o livro aqui


Está concluída mais uma leitura: “Escrever” de Stephen King.


Dois motivos incentivaram esta leitura: a curiosidade efetiva de ler sobre a forma com um escritor de renome faz o seu trabalho, as suas considerações, o seu método e as suas opiniões, mas também retirar da leitura algum sumo que me ajude no meu, muito difícil e quase inexistente processo de escrita.


Os dois objetivos forma francamente atingidos e, em alguns pontos, largamente superados.


O livro foi escrito há mais de 20 anos (e terminado depois de um acidente que quase matou o escritor), no entanto todo o seu conteúdo é perfeitamente atual. Gostei acima de tudo do discurso direto, sem rodeios, da distinção entre o que sabe e o que não sabe, do enfatizar que é o que funciona para ele, mas sem deixar muito claro que existe ingredientes que são absolutamente indispensáveis. Antes dos recursos da linguagem vem a célebre frase “ler muito e escrever muito” que o autor coloca a bold e sublinhado.


É um “livro de receitas” muito bem escrito, ao alcance de todos e com uma enorme quantidade de informação altamente relevante no mundo da escrita. Está lá tudo, haja capacidade para o colocar em prática.


Há ainda, logo no início uma parte biográfica que é igualmente muito interessante e que tem também informação útil para além da componente de história de vida.


Compreendo perfeitamente a relevância que foi dada ao livro e a forma como ainda hoje é reconhecido. Seja porque gosta do mundo dos livros ou porque quer aprender alguma coisa para aplicar, este é um livro obrigatório. Sem qualquer dúvida.


Muito obrigado à Bertrand pela oferta.


Nota: de referir que o primeiro livro que leio de Stephen King é um livro onde ele descreve como escreveu os outros, os de ficção. Fica a promessa de logo que possível ler um desses.


5Estrelas.png


 

4 comentários:

  1. Fico sempre impressionada pelas dezenas de livros que King já publicou... Sem dúvida, uma carreira impressionante. Dele, já li «Carrie» e não gostei muito, depois li «O intruso» e gostei bastante. Enfim, há muito por onde escolher para ler King :) Este «Escrever» também está na minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que li "Escrever" quero ler algum de ficção. A vantagem é que tenho muito por onde escolher!

      Eliminar