terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.

BANNER_DiaMundialVozAlta_2022.png


Hoje, 1 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.


Em anos anteriores já qui escrevi sobre minha dificuldade com este tem: tenho efetiva dificuldade em ler em voz alta, e sempre tive. Faço um esforço, mas é a única “área” da leitura que me deixa desconfortável. As palavras e as frases tendem a fugir-me dos olhos quando leio em voz alta.


No entanto, hoje quero escrever antes sobre a importância do tema usando como exemplo o que acontece cá em casa. O pequeno cá de casa habituou-se a ouvir ler em voz alta desde que tinhas dias de idade (para ser honesto já ouvia na barriga da mãe), e não tenho dúvida da importância que essa ação teve no gosto dele pelos livros e pela leitura, agora que já começa a conseguir fazer sozinho as suas primeiras leituras. Foi a leitura em voz alta ao longo dos anos que lhe foi despertando os sentidos para os livros, para as histórias e para a própria leitura.


E se pensar bem, mesmo para mim a leitura em voz alta teve uma importância significativa. Há perto de quarenta anos atrás o meu avô sentava-me num mocho (banco alentejano) ao lado dele e, por entre as suas dificuldades de leitura e a muita vontade, lia-me os resumos dos reinados dos reis portugueses da sua história de Portugal amarelecida.


Se tiverem alguém a quem possam ler, hoje é um bom dia para o fazer. Ler em voz alta é para quem ouve a primeira forma de leitura.


Para mais informações sobre Dia Mundial da Leitura em Voz Alta promovido pelo PNL2027 podem ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário