Mais sobre o livro aqui
“O País dos Outros” foi o meu primeiro livro de Leïla Slimani, e a primeira coisa que gostaria de registar é que, na minha modesta opinião, tudo o que de bom li sobre este livro é absolutamente verdadeiro.
A história centra-se numa saga familiar iniciada por um casal, uma francesa e um marroquino, que se conhecem em França durante a II Guerra Mundial e que acabam por junto ir para Marrocos, ainda colónia francesa. Tudo de desenrola num permanente choque de culturas, onde a ideia de estrageiro é ainda mais marcada por esse facto e pelo facto opressor / oprimido.
Leïla Slimani constrói uma narrativa de forma brilhante, levando-nos aos locais e ao conhecimento dos personagens e das suas perspetivas de uma forma simples, mas ao mesmo tempo profunda. É uma espécie de livro físico no sentido em que nos conseguimos colocar na ação descrita e sentir o que está a ser relatado. Consegue-se ainda tomar o pulso ao período histórico retratado (essencialmente a primeira metade de década de 50) por via da narrativa e das vivências dos seus personagens.
Uma nota também para a tradução de Tânia Ganho que garante sempre um cunho de qualidade.
Em resumo, para mim uma das melhores leituras dos últimos tempos e a confirmação do porquê de este ter constado em várias listas dos melhores de 2021. Mais uma grande escolha do Clube de Leitura do PNL 2027. Fortíssima recomendação de leitura.

Sem comentários:
Enviar um comentário