domingo, 29 de agosto de 2021

Leituras pré-blog - “Free World” de Timothy Garton Ash

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (7).p


Mais sobre o livro aqui


Leitura de comentário de março de 2010


Terminei a leitura do livro de Timothy Garton Ash “Free World”.


O livro é muito interessante sendo que apenas pequei por estar a lê-lo muito tarde, já que a edição é de 2004 e, por conseguinte, tem, à data alguns aspetos relativamente desenquadrados.


Ainda assim é uma obra que ajuda a entender a encruzilhada do mundo atual, os problemas com que nos deparamos e a necessidade que existe de olharmos para eles numa perspetiva positiva.


Muito focado, intencionalmente, nas divergências / consonâncias Europa / EUA ajuda-nos a perceber melhor este “relacionamento” e dá-nos uma ideia do mundo muito realista.


A única parte do livro menos realista é o seu final. Aceito o otimismo do autor, no entanto acho que para um historiador deposita demasiadas esperanças no ser humano, por muito que isto me custe dizer, e por mais que o futuro dependa daquilo que nós estamos disposto a fazer, não sou tão crente como Garton Ash.

Sem comentários:

Enviar um comentário