
Foi ontem entregue um dos mais importantes prémios literários a nível internacional: o Booker Prize.
O Vencedor deste ano foi o escocês Douglas Stuart com o livro "Shuggie Bain".
Deve confessar que para mim o autor era até há pouco tempo um perfeito desconhecido. Só a quando da divulgação da shortlist de nomeados para o prémio é que li alguma coisa sobre o autor.
Ao que se sabe o autor demorou 20 anos a escrever o romance, que tem uma natureza muito autobiográfica. O livro relata a história de um filho homossexual, Shuggie, e a sua mãe que sofre de alcoolismo, na Escócia dos anos 80.
Segundo descrito no site do Booker Prize o livro “revela a crueldade da pobreza, os limites do amor e o vazio do orgulho, Shuggie Bain é uma estreia devastadora e comovente e uma exploração do amor impossível de afundar que apenas as crianças podem sentir por pais perturbados”
Depois de ano passado o prémio ter sido atribuído a Margaret Atwood e Bernardine Evaristo, este ano o jurí do prémio fez uma escolha de autores muito diferencias e mais jovem, deixando inclusive de fora Hilary Mantel, que para muitos seria uma vencedora antecipada.
Cá fico à espera da tradução, que certamente chegará, provavelmente lá para o início de 2021.
Mais sobre o livro aqui.
Já é uma história, a escrita da história em duas décadas. Cá estaremos aguardando a sua publicação no nosso país. Tudo a correr bem.
ResponderEliminarSem dúvida, é verdade.
EliminarBoas leituras e bom fim de semana!