
Um dia destes, enquanto pesquisava informação sobe um livro fui dar a uma notícia que tinha o seguinte título: “How To Read Over 300 Books In a Year with Instaread”. Entrei e li uma parte do artigo até ao momento em que encontrei a seguinte frase (a tradução é minha): “se gostavas de ler mais, mas não tens tempo, o Instaread App consegue ajudar-te a aumento o número de livros que terminas todos os anos.”
Portanto, para algumas pessoas a ideia da dita App é que se considera um livro lido depois de ouvir 15 minutos de um resumo, ou sumário, com as ideias principais... parece que é uma coisa nova desta era do tudo tem de ser rápido ou imediato... um espetáculo... 15 minutos e um livro lido...
Por curiosidade pesquisei mais alguma informação sobre a App e encontrei uma notícia no Sapo Tek sobre o mesmo tema “A “wish list” de livros é longa? Este serviço online lê por si e conta-lhe o mais importante”.
Esta ideia de que tudo de consegue de forma rápida e sem esforço é algo que me atormenta. Ler um livro é LER de facto um livro. Percebo a ideia de poder ser um serviço útil como uma espécie de fornecedor de sinopses alargadas, para ajudar numa escolha, mas dai a considerar que se leu um livro porque se conhecem as ideias chave é aberrante. É o equivalente a considerar que se almoçou depois de ler a ementar e de comer um pedaço de pão com uma azeitona num restaurante.
Se calhar sou eu que caminho para velho e penso pouco fora de caixa, mas poupem-me, ler um livro não é nada disto, aliás, diria que é o contrário disto. E, por muito difícil que possa ser alguma mentes perceberem, ouvir 15 minutos de um livro NÃO É LER UM LIVRO. Se não querem ler, não leiam, mas não insultem quem lê.
Nem sabia da existência de tal coisa. Também já ouvi pessoas dizerem que leram um livro quando, na verdade, o leram na diagonal ou apenas lerão os diálogos e os principais parágrafos.
ResponderEliminarAcho estranho que se considere um livro lido desta forma. Parece que está na moda ler muitos livros quando, pelo menos para mim, o importante são os ensinamentos e os momentos de tranquilidade passados na companhia daquelas páginas.
Mas tal como tu, também devo estar a ficar velha...
Estamos em sintonia!
EliminarBoas leituras!
Definitivamente, não compreendo o mundo em que nos estamos a tornar...
ResponderEliminarQuem optar por esse método, NÃO gosta de ler.
Concordo e confesso que toda a questão me faz alguma confusão.
EliminarBoas leituras!
O teu comentário fez-me voltar ao meu secundário , em que abundavam públicações da Europa América com os resumos dos livros obrigatórios de leitura, como Os Maias, Viagens na minha Terra, Aparição , etc, etc. se há os resumos para quê se perder tempo a ler livros chatos, com mais de 500 páginas? se se incute a jovens de 16 17 anos esta ideia, já vida no século passado,como havemos de esperar que de adultos sejam leitores e críticos do que se lê?
ResponderEliminarNo Secundário atual, ainda há coisas do género.
EliminarConcordo. Mas primeiro é necessário torná-los leitores, depois vem a parte de interpretar / compreeder / questionar / criticar o que se lê. Esta segunda parte é um nível que mesmo muita gente que até lê alguma coisa não conseguiu atingir.
EliminarBoas leituras!
Estamos na era do especialista instantâneo: ouve-se um "especialista" na TV e tornamo-nos, também nós, especialistas. Lê-se a badana do livro e o livro está lido. E contabilizado, ao que sei.
ResponderEliminarSim, é verdade. Temos cada vez menos leitores, mas mais especialistas instantâneos sobre todos os assuntos e mais alguns. Toda a gente sabe qual tudo sobre o Covid, sobre as alterações climáticas, o problema israelo-árabe. Muitas, se pudessem trazer consigo uma legenda, esta diria provavelmente: Fonte CMTV ou Facebook.
EliminarBoas leituras!
Ui!. Que mundo este do faz-de-conta, neste caso faz de conta que lê. O que me doía saber que muitos jovens estudantes tinham "lido" Os Maias, A Aparição e outros livros através dum resumo numa qualquer reader's digest para aluno desbobinar num exame!
ResponderEliminarMuito triste.
Felizmente que ainda há muito boa gente que gosta verdadeiramente de ler e de livros, mesmo que eles tenham mais de 500 páginas.
Boas leituras.
O faz de conta dos dias de hoje chega a todo o lado, até aos livros.
EliminarBoa semana e boas leituras!