segunda-feira, 2 de novembro de 2020

O Exibicionismo dos Livros

daddadad.png


Os últimos meses transformaram a realidade de trabalho de muitas pessoas, a minha incluída, em particular no que diz respeito ao teletrabalho e, por conseguinte, à necessidade de realizar reuniões digitais por via dos vários aplicativos disponíveis, onde o meu local de trabalho é também a minha biblioteca / escritório.


aqui escrevi sobre o campeonato das estantes que muitas pessoas consideram existir e por isso fazem comparações entre as estantes que aparecem atrás dos participantes nas reuniões. (as estantes, não os livros), embora esses comentários tenham vindo diminuir com o tempo. Os livros, em si, esses, praticamente nunca foram objeto de comentário.


Mais recentemente criou-se a ideia de utilizar fundos que distorcem, ou eliminam, a realidade atrás de nós para não distrair as pessoas com o que está lá atrás. Tenho recusado essa abordagem e mantenho o meu fundo de biblioteca (os livros, não as estantes), exatamente da mesma forma como fiz desde o meio de março quando viemos todos para casa.


Recentemente, e por acaso por parte de uma pessoa que inicialmente apenas viu estantes, fui subtilmente acusado de exibicionismo porque mantenho o meu fundo real. Respondi que dificilmente serei exibicionista já que as minhas estantes são da IKEA... disseram-me que seria por causa dos livros e não das estantes, e eu respondi que nem tinha dado conta que alguém tinha reparado que havia livros...


Faz-me confusão esta relação que muitas pessoas têm com os livros, tão depressa são algo completamente desconsiderado, como depois são um elemento de exibicionismo. Pelo menos nos outros.


Tenho muito orgulho nos meus livros, mas nunca andei a dizer que tenho X ou Y número, o meu local de trabalho em casa é a minha secretária que está no mesmo local desde muito antes da pandemia, nunca foi mudado, e antes nisso ninguém sabia se tinha muitos ou poucos livros, por isso não vou mudar isso agora porque, para algumas pessoas, passou a ser um elemento de alegado exibicionismo. São livros, e os livros só são um elemento de exibicionismo aos olhos de pessoas ignorantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário