segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A semente dos livros

DADDDAD.png


Este post é dedicado ao tema sementes. Não as sementes que conhecemos da


agricultura, mas ainda assim com muitas semelhanças.


O meu filho tem (acredito) a sorte de estar a crescer numa casa cheia de livros. Os seus, adequados à sua idade, mas também os dos pais que constituem uma biblioteca com alguma dimensão e com muitos temas para explorar.


Desde que nasceu que os livros tem estado sempre por perto. Quando ele, com meses os tentava rasgar, quando os tirava das estantes e espalhava pelo chão, quando escolhia um ao acaso e simulava que ia ler e quando andas pelas prateleiras a perguntar sobre o que é este e aquele livro. Pode parecer que não tem muito importância, mas os livros estavam lá.


Hoje, para além da obrigatória história no final do dia, os livros vão ganhando cada vez mais espaço. Não faço nada para acelerar o seu processo de crescimento, mas faço o possível para lhe continuar a incutir o bichinho dos livros e do prazer e conhecimento que eles proporcionam.


Quando escrevo estas palavras (domingo à noite) estou a ouvir lá dento a história de Nelson Mandela a ser contada mais uma vez (metade num dia, metade no outro porque ainda é longa). Foi ele que a escolheu, depois de sair do banho, passa pela estante e escolhe a história que quer. É a semente a começar a dar frutos.


Ontem no carro dei conta de que há uma pergunta que surge cada vez mais quando há perguntas sobre um tema desconhecido: “Pai tens algum livro sobre isso lá em casa?”. Esta pergunta, a que às vezes não dou muita importância é talvez o maior sinal de que a sementinha está a crescer. Não falamos de ver na internet, falamos de livros para obter informação.


Só espero continuar a ver a semente a crescer.

4 comentários:

  1. Parabéns. Vão daí sair frutos. Sei do que falo, por experiência própria.

    ResponderEliminar
  2. “Pai tens algum livro sobre isso lá em casa?” ~ isto aqueceu-me o coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta já tinha surgido várias vezes antes e eu não tinha dado a devida importância. Sabe muito bem ouvir!

      Eliminar