quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Notícias do mundo livresco

Notícias.pngHoje deixo aqui um resumo de algumas notícias literárias destes últimos dias.


- Afonso Cruz venceu a V Bolsa de Residência Literária atribuída pelo Camões Berlim (Centro Cultural Português sob tutela do Instituto Camões). O escritor irá escrever sobre o muro de Berlim, tendo por base, em parte as vivências do próprio pai. Será o tema de base do seu próximo livro.


- O escritor e bibliófilo Alberto Manguel irá doar 40 000 livros (!) à Câmara Municipal de Lisboa para a criação de um Centro de Estudos da História da Leitura em Lisboa. De acordo com o que se sabe será o próprio irá dirigir o Centro. Não invejo muita coisa, mas invejo certamente uma biblioteca de 40 000 livros!


- Uma notícia da semana passada dava conta de que desde que Trump chegou ao poder terão sido lançados nos EUA mais de 1000 livros relacionados com o tema Trump Presidente. Para muitas editoras tem sido uma mina, com vários livros a vender acima de 1 milhão de exemplares, e até às eleições há ainda vários para sair, nomeadamente o livro de Bob Woodward “Rage” que chega às livrarias na próxima semana e que, muito atendendo ao autor, vou querer ler.


- Os responsáveis da Editora Cotovia anunciaram que esta irá encerrar no final do ano. Uma notícia triste para o mundo do livro.

6 comentários:

  1. - Fiquei muito triste com a notícia da Cotovia :(
    - Admito que, inicialmente, não tive curiosidade nenhuma em ler livros sobre Trump (parecia-me tudo só mais mexericos), mas agora descobri o 'Too Much and Never Enough' que foi escrito por uma sobrinha dele (ouvi uma entrevista sobre ela de que gostei muito) e fiquei com vontade de ler :)
    - "Não invejo muita coisa, mas invejo certamente uma biblioteca de 40 000 livros!" ~eu também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre Trump tenho muita expectativa no livro de Bob Woodward. É credibilidade garantida.
      40 000 livros é um género de caixa forte do tio Patinhas para livrólicos! :)

      Eliminar
  2. Tão triste a notícia da cotovia :(
    Infelizmente ainda não li nada de Alberto Manguel, mas tenho vários livros dele na minha lista de livros por ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, infelizmente. Espero que com a redução das vendas não haja mais.
      Também tenho Manguel em lista de espera... mais um.

      Eliminar
  3. Interessante. Há 2 anos li "Embalando a minha Biblioteca" de Alberto Manguel, nunca imaginando que ela um dia viria até Lisboa. Publiquei no meu blogue o que então escrevi sobre o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o livro mas ainda não li. Quero ver se é uma das leituras ainda deste ano. Já tive oportunidade de ler o seu post e gostei bastante!

      Eliminar