segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Bem-vinda ao mundo dos livros (e dos seres humanos decentes)

dadad.png


Já quase me tinha esquecido, mas este fim de semana fui resgatar da memória um episódio que presenciei há cerca de duas semanas. História verídica.


Na minha pausa de almoço sentei-me a beber o meu café numa mesa no Centro Colombo. A uma mesa de distância estava um grupo de 6 jovens com idades, diria entre os 17 e 20, não consigo precisar, 6 no total, 2 raparigas e 4 rapazes, respeitando q.b. o distanciamento social.


A conversa andou à volta de vários temas, muita galhofada, e às páginas tantas um dos rapazes terá feito um comentário sobre um livro que estaria em cima da mesa (não cheguei a perceber qual era o livro. A rapariga que o trazia respondeu que estava a lê-lo porque era o livro do mês num Clube de Leitura.


Rizada geral em entre os rapazes e um disse “Clube de quê?... Isso ainda existe? Pensava que só havia disso nos lares dos velhinhos... Tristeza...”


Não consegui ver a cara a rapariga porque ela estava de costas para mim, mas consegui vê-la a colocar-se direita e ouvir (eu a todas as mesas próximas) em alto e bom som o seguinte:


“Ainda há, sim. E atualmente são muito inclusivos, qualquer pessoa pode participar. Por exemplo eu posso ir porque gosto de ler e de aprender, mas vocês também podem. A cada meia hora, as pessoas que gostam de ler fazem uma pausa de falar sobre livros e pessoas como vocês podem beber uma cerveja e arrotar durante 5 minutos. Assim cada um participa com o sabe fazer melhor! É por isso que vais ser burro toda a vida!” A rapariga levantou-se e saiu enquanto o resto do grupo ficou em silêncio


Tive vontade de aplaudir fisicamente, mas fi-lo mentalmente durante vários minutos. Só conseguia pensar: “Miúda, bem-vinda ao mundo dos livros e dos seres humanos decentes, que falta fazem pessoas como tu!”

Sem comentários:

Enviar um comentário