quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Leitura - "A Dança da Água" de Ta-Nehisi Coates

f.jpg


Mais sobre o livro aqui


Esta era uma das leituras previstas para este ano. Depois de saber que em julho haveria tradução em português aguardei pela sua chegada em vez de ler em inglês.


Independentemente da relevância que o livro mereceu por via do Clube de Leitura de Oprah Winfrey, seria sempre um livro que teria interesse em ler, desde logo porque há uma forte proximidade temática com outro livro que li (e muito apreciei) há algum tempo: “A Estrada Subterrânea” de Colson Whitehead.


O livro gira à volta das atrocidades da escravatura perpetradas contra homens, mulheres e crianças, com separações, mortes, abusos e todo o tipo de desumanidades. Com um toque de magia o autor procura dar uma janela de oportunidade aos escravos, em particular pela mão de Hiram, para reconstruir famílias e voltar a juntar os que são próximos por laços de sangue, amor e amizade.


“A Dança da Água” é um livro muito bem escrito mas acima de tudo com uma mensagem muito forte associada à escravatura e ao racismo moderno nuns EUA novamente a ferro e fogo sobre o tema.


Deste lado do mundo podemos apreciar o livro, a história, a escrita e fazer um exercício de perceber a real dimensão que o livro tem no contexto norte-americano. Não me atrevo a considerar que posso ler o livro e tirar dele o mesmo que um negro que o leia nos EUA. Posso apenas tentar perceber o seu real significado e tirar o maior ensinamento possível.


É um bom livro, uma boa história assente numa numa realidade nada ficcionada. Para ler, entender melhor o mundo e pensar bem no que ainda hoje andamos por cá a fazer.


21894328_V3uYT.png

Sem comentários:

Enviar um comentário