Hoje deixo aqui um resumo de algumas notícias literárias destes últimos dias.
- Afonso Cruz venceu a V Bolsa de Residência Literária atribuída pelo Camões Berlim (Centro Cultural Português sob tutela do Instituto Camões). O escritor irá escrever sobre o muro de Berlim, tendo por base, em parte as vivências do próprio pai. Será o tema de base do seu próximo livro.
- O escritor e bibliófilo Alberto Manguel irá doar 40 000 livros (!) à Câmara Municipal de Lisboa para a criação de um Centro de Estudos da História da Leitura em Lisboa. De acordo com o que se sabe será o próprio irá dirigir o Centro. Não invejo muita coisa, mas invejo certamente uma biblioteca de 40 000 livros!
- Uma notícia da semana passada dava conta de que desde que Trump chegou ao poder terão sido lançados nos EUA mais de 1000 livros relacionados com o tema Trump Presidente. Para muitas editoras tem sido uma mina, com vários livros a vender acima de 1 milhão de exemplares, e até às eleições há ainda vários para sair, nomeadamente o livro de Bob Woodward “Rage” que chega às livrarias na próxima semana e que, muito atendendo ao autor, vou querer ler.
- Os responsáveis da Editora Cotovia anunciaram que esta irá encerrar no final do ano. Uma notícia triste para o mundo do livro.
- Fiquei muito triste com a notícia da Cotovia :(
ResponderEliminar- Admito que, inicialmente, não tive curiosidade nenhuma em ler livros sobre Trump (parecia-me tudo só mais mexericos), mas agora descobri o 'Too Much and Never Enough' que foi escrito por uma sobrinha dele (ouvi uma entrevista sobre ela de que gostei muito) e fiquei com vontade de ler :)
- "Não invejo muita coisa, mas invejo certamente uma biblioteca de 40 000 livros!" ~eu também!
Sobre Trump tenho muita expectativa no livro de Bob Woodward. É credibilidade garantida.
Eliminar40 000 livros é um género de caixa forte do tio Patinhas para livrólicos! :)
Tão triste a notícia da cotovia :(
ResponderEliminarInfelizmente ainda não li nada de Alberto Manguel, mas tenho vários livros dele na minha lista de livros por ler :)
Sim, infelizmente. Espero que com a redução das vendas não haja mais.
EliminarTambém tenho Manguel em lista de espera... mais um.
Interessante. Há 2 anos li "Embalando a minha Biblioteca" de Alberto Manguel, nunca imaginando que ela um dia viria até Lisboa. Publiquei no meu blogue o que então escrevi sobre o livro.
ResponderEliminarTenho o livro mas ainda não li. Quero ver se é uma das leituras ainda deste ano. Já tive oportunidade de ler o seu post e gostei bastante!
Eliminar