quarta-feira, 5 de abril de 2023

Leituras de Março

Cópia de as minhas leituras de agosto (1).jpg


Março foi um mês relativamente fraco de leituras em quantidade, embora, felizmente não se possa dizer o mesmo em qualidade.


Começo pela leitura que ontem registei aqui no blog, “E Por Fim” de Henry Marsh, uma leitura aguardada com expetativa e completamente correspondida. A vida (e a aproximação da morte) em reflexão de uma forma muito crua e real. Um testemunho de grande sobriedade, mas também um ensaio e reflexão sobre a forma como vivemos e moremos (ou gostaríamos de morrer). Um livro obrigatório, muito interessante, pela mão de quem tem saber de experiência feito enquanto pessoa, médico e agora paciente. Obrigatório, conforme tive oportunidade de referir.


O primeiro livro do mês foi “Temos de Falar sobre Putin” de Mark Galeotti. Uma excelente leitura, objetiva, despretensiosa, informada clarificadora e credível. Um excelente complemento e um descodificador de muita coisa que fui lendo nos últimos tempos. Temos um Putin apresentado como alguém com síndrome da grandeza da Rússia e que vive num mundo de irrealismo. Recomendo.


Por fim um audiolivro que terminei no domingo, “A Desilusão de Deus”. Um livro que caiu como uma luva para um ateu como eu e que já andava a ser adiado há muito. Um livro brilhante de desmontagem do tema “Deus” e da religião no geral. A propósito do autor no início do livro é “relativamente ambicioso”, tornar ateus todos os seus leitores religiosos. Certamente não o conseguiu, no meu caso não foi necessário, mas os argumentos que utilizado são claros e cristalinos. Um livro importante, mas que tem de ser lido / ouvido com obrigatória abertura de espírito (comentário completo sobre o livro no final da semana aqui no blog).


Não muitas, mas todas boas sugestões de leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário