
Mais sobre o livro aqui
Mais sobre o audiolivro aqui
“Se este livro tiver o resultado que pretendo, os leitores religiosos que o abrirem serão ateus na altura em que o pousarem”, é assim que o autor apresenta o seu objetivo com este livro no prefácio do mesmo.
E certo que muito dificilmente o conseguirá, até porque, acredito muitos leitores religiosos terão largado o livro logo no prefácio depois de lerem as palavras acima.
No meu caso, ateu confesso, essa questão não se coloca, no entanto, tendo ouvido o livro com toda atenção percebo que o autor apresenta detalhadamente todos os argumentos para justificar o objetivo a que se propõe, desmontando todos os pontos que justificam a existência de Deus e das diversas religiões.
Não vou entrar aqui em discussões de fé e de crenças, vou apenas registar que este livro apresenta-nos de uma forma extremamente lúcida e factual
É um livro que pode ser visto como provocante? Sim se não for levado a sério como deve ser. Pode ser visto como uma ameaça porque muita gente não está disponível para questionar o sempre acreditou, ou julga acreditar, por receio ou por outro motivo qualquer, no entanto isso não tira qualquer mérito ao autor e ao livro. Gostemos ou não, a religião, ou o conflito entre estas e a respetiva intolerância, estão no centro de uma parte muito significativo do ódio e do derramamento sangue da história da Humanidade.
Um livro para ser lido / ouvido sem preconceitos ou ideia pré-concebidas. O que apresenta são factos que chocam com crenças, mas não deixam de ser factos. Depois de o ler, cada um é livre de seguir o caminho que entender, mas é preciso ler primeiro.
Incómodo, provavelmente, corajoso, certamente, muito inteligente, sem dúvida. Um livro de referência que provavelmente vai ser ainda mais valorizado no futuro do que foi até hoje. Dogmas e crenças à parte, este livro deve ser lido / ouvido com toda a atenção. Mais uma leitura essencial.
E por falar em audiolivros, hoje na Bertrand 20% numa seleção dos mesmos. Podem espreitar no link abaixo.

Sem comentários:
Enviar um comentário