quarta-feira, 12 de abril de 2023

Leitura - "Sede" de Amélie Nothomb

Cópia de Uma das últimas compras (12).jpg


Mais sobre o livro aqui


Duas curiosidades marcam desde logo esta leitura: o facto de ser a minha primeira leitura desta autora premiada, Amélie Nothomb e o facto de a ter terminado no domingo de Páscoa…


“Sede” é um monólogo de Jesus Cristo onde este reflete sobre a sua vida, as suas paixões, os seus erros, onde nos fala sobre os milagres e traições e sobre os três pilares da humanidade, amar, morrer e… ter sede.


Ficamos a conhecer o seu percurso até à crucificação, os seus sentimentos, as queixas dos beneficiários dos milagres. Jesus conduz-nos por todos esses momentos e no final cada leitor pode tirar as suas conclusões que podem ir do sacrilégio até a uma eventual forma estranha de reconciliação com a fé.


Para mim enquanto ateu é acima de tudo um livro extremamente bem escrito que cruza com mestria o humor e o drama, a comédia e a excentricidade pela voz de Jesus Cristo. Um verdadeiro prazer literário que, no final, deixa-nos com sede de mais.


E certamente que voltarei a ler Amélie Nothomb.

Sem comentários:

Enviar um comentário