segunda-feira, 13 de julho de 2020

Reflexões Livescas - A pandemia, o teletrabalho e o tempo para ler

REFLEX.png


Ouvi e li algumas pessoas referirem que este período de pandemia e de confinamento foi uma oportunidade para lerem mais ou para reativar hábitos de leitura. Fico mesmo muito contente sempre que ouço isso.


Por outro lado, quando olho para o meu caso tenho precisamente a situação inversa, li muito menos desde meio de março do que tinha lido até essa data. A razão? Dificuldades de separação entre o trabalho e o lazer em situação de teletrabalho.


Trabalhar a partir de casa tem grandes vantagens, mas obrigada a toda uma disciplina para conseguir garantir uma separação entre o trabalho, a vida familiar e o lazer. No meu caso aquilo que acabou por acontecer foi que o trabalho consumiu uma fatia do lazer e muitas vezes no tempo sobrante a disponibilidade para ler também já não é a mesma.


É verdade que tem sido tempos atípicos e que há outros fatores pelo meio, mas a verdade é que não posso imputar a culpa a ninguém que não seja eu. Fui eu que não consegui articular convenientemente as duas realidades. No último mês já melhorou alguma coisa, mas tenho mesmo de assumir uma postura diferente. Tenho de reorganizar as rotinas, e tenho de aprender a dizer mais vezes que não.


A minha sanidade mental depende muito da quantidade de leitura que consigo fazer, por isso é fundamental arranjar mecanismos para conseguir voltar a ler o li nos primeiros dois meses do ano. Para isso preciso de aproveitar as vantagens que o teletrabalho me dá, nomeadamente o facto de não passar duas horas no trânsito todos os dias. Se desse tempo conseguir aproveitar pelo menos 45 minutos já seria um grande progresso!

2 comentários:

  1. Alterar rotinas é sempre dificil. E a pandemia foi/ é um tsunami. Naturalmente tudo ficou posto de pernas para o ar. Sem culpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo no geral, mas, pelo menos no meu caso, existem aspetos que podem ser melhorados. Não é tanto culpa, é antes ganhar consciência de algumas coisas antes que elas nos engulam. Boas leituras!

      Eliminar