quinta-feira, 16 de julho de 2020

Um filme e um autor que nunca li - J.R.R. Tolkien

 


tolk.png


No fim de semana que passou, de entre as muitas opções que havia, a escolha do filme de domingo acabou por recair em “Tolkien”, filme de 2019 que retrata a vida do autor e apresenta as razões e a inspiração para as suas principais obras, “O Senhor dos Anéis” e “O Hobibit”.


Vi todos os três filmes da trilogia “O Senhor dos Anéis” e vi o primeiro filme de “O Hobbit” mas até hoje não li uma linha escrita por Tolkien e não tenho nenhum dos livros em casa. Embora já tenha sentido o apelo para experimentar “O Senhor dos Anéis” nunca aconteceu, em grande medida porque tive receio de me perder na história, isto tendo por base a densidade da história relatadas nos filmes.


O filme da vida do autor, que, diga-se, está muito bem conseguido, reavivou-me a vontade de experimentar “O Senhor dos Anéis”. É como se agora que sei mais sobre do autor e sobre as origens dos livros, tenha mais motivos para o ler. Existe uma base de conhecimento que impulsiona a vontade de conhecer a obra.


É um projeto a considerar mais para o final do ano, mas estou certo que vou mesmo aventurar-me no mundo de Tolkien. o


Uma nota final para referir que, tendo lido os livros ou não, o filme merece ser visto.


 

2 comentários:

  1. O título deste post podia ter sido escrito por mim...
    Não sinto qualquer atracção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso até desiludir-me mas tenho curiosidade. Acho que é necessária uma imaginação extraordinária para criar algo assim.

      Eliminar