
Em abril deixou-nos, vítima de Covid19, o escritor Luis Sepúlveda. Na circunstância não o referi aqui, mas, apesar de nunca ter lido nada do escritor, ele está diretamente ligado ao nascimento do blog Ministério dos Livros.
Já aqui escrevi por diversas vezes sobre os motivos que em levaram a criar o blog, sendo que, um dos mais importantes foi a minha necessidade de aumentar o conhecimento sobre o mundo dos livros, ou, mais concretamente, sobre os livros propriamente ditos e sobre escritores.
Pouco tempo antes de ter criado o blog, numa conversa com duas ou três pessoas falou-se, já não me lembro bem porquê, sobre o livro “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, e eu, não me perguntem porquê, e podem gozar à vontade, apesar de conseguir reconhecer o escritor, tinha para mim que este era não chileno, mas... moçambicano. Não sei se em algum momento o confundi com Pepetela, o que é facto é que tinha essa ideia errada.
Sucede que, uma das pessoas que estava na conversa, apesar de pouco ou nada ler, aproveitou o momento para me corrigir (e até aqui nada a apontar), mas fez questão de repetidamente tentar deixar claro que era uma falha inadmissível para alguém que diz ler com frequência. “Não saber uma coisa tão simples sobre um escritor conhecido...” disse por fim.
Não rebati a provocação. Assimilei e guardei para mim que, independentemente da origem do comentário, tinha efetivamente de aprender mais sobre algo que sempre me disse muito e, sendo completamente honesto, foi nesse dia que a ideia de criar um espaço que me ajudasse a conhecer mais sobre livros, escritores e seus derivados, ganhou efetivamente forma.
Mais de dois anos de meio depois, mesmo não tendo lido ainda nada de Luís Sepúlveda, posso pelo menos reconhecer o facto de, ainda que indiretamente, ter ajudado este leitor criar este espaço e a saber hoje um pouco mais sobre livros. É qualquer coisa.
Foi uma boa aprendizagem e uma excelente decisão. Quanto ao escritor Luis Sepúlveda, que na sua juventude fez parte do corpo de segurancayde Salvador Allende, recomendo que omleua, pois todos os seus livros são aliciantes e rapidos de ler. Continue a presentear-nos, com seus postais...
ResponderEliminarPeço desculpa pelo anonimato, mas meu nome é João Lopes. Cumprimentos!
EliminarObrigado pelo seu comentário. Devo confessar que depois de colocar o post fiquei a pensar para comigo que, considero o que tinha acabado de escrever, é vergonhoso que tanto tempo depois ainda não tenha lido nado do autor. Tenho de corrigir isso rapidamente! Boas leituras!
Eliminar